Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo faz bem

Foto: Bruno Cantini

Embora tenha ficado uma semana parcialmente distante deste nosso espaço, evidente que não me desliguei um instante do blog e menos ainda das coisas relacionadas ao Galo. Mesmo viajando, bem ali no Rio de Janeiro, acompanhei noticiário, especulações e, sobretudo, manifestações dos Atleticanos e daqueles não Atleticanos. Concluí que o nosso time do coração faz bem ao nosso e aos corações adversários, uma vez que essa gente não tira o pensamento dos nossos temas. É muita paixão! Pura!

Vejamos. Voltamos da paralisação da Copa do Mundo e, logo na primeira partida, fomos derrotados. Um resultado que incomodou ao Torcedor e colocou em risco futuras pretensões para a temporada. A reação do Atleticano, incluindo o blogueiro e colaboradores deste espaço, foi imediata. Reclamações, considerações e alertas foram aqui expostos, como se numa verdadeira catarse. Em meio a isso, vieram manifestações de adversários, confirmando que pensam muito mais no Galo que em seus próprios times. Não é sem motivo que Belo Horizonte é o nome fantasia da “Cidade do Galo”.

Pois bem, como a capital mundial do Galo não admite o time capitulando, vamos para São Paulo hoje em busca da reabilitação. O treinador Thiago Larghi pode ter certeza que temos entre as nossas principais características a paciência. Quem tem idade próxima a minha, estou com exatos 60 anos, já viveu toda espécie de emoção – favoráveis ou não – acompanhando o time Atleticano.

Foto: Bruno Cantini

Comemoramos o verdadeiro e real primeiro campeonato brasileiro de futebol, ganho no campo e não “via fax” em troca de favorecimentos questionáveis da CBF. Assistimos o Galo ser prejudicado, pode se dizer “roubado” mesmo, pela ação inescrupulosa da mesma entidade. Desde suspender jogador, no caso Reinaldo para não entrar na decisão de 1977, até árbitros questionáveis como Aragão, Wright, Arnaldo, o mineiro Resende, Simon e tantos outros similares. Decisões administrativas em prejuízo sejam na confecção da tabela e até em adiamento de partidas.

Digo isso seguro de que o desequilíbrio que o time vem mostrando nos jogos, jamais será suficiente para abalar a relação Torcida/equipe. Tanto é que ele próprio, o treinador, assumiu e pode experimentar o que estou afirmando. Depois de um início que oscilou com boas e más atuações, conseguiu equilibrar o time e nos fez chegar a três vitórias consecutivas. Isso depois de duas derrotas e um melancólico empate em casa. Nas seis partidas mencionadas, cinco delas foram em Belo Horizonte.

Confio que Thiago Larghi conseguirá tirar o que tem de melhor de cada jogador, bastando para isso que ele e os profissionais não cometam mais erros como aconteceu em Porto Alegre. Inaceitável ver jogadores fora de suas posições e características, escalação e substituições mal feitas, atletas amarrando o “barbantinho” na bola sem dar passe ao seu companheiro. O Grêmio é passado. Ficou e não tem retorno. Agora é partir pra cima do Palmeiras em busca de pontuar, preferencialmente, três e com alguma reserva que seja apenas um ponto na partida de hoje. Só assim o Atleticano será motivado a lotar o Horto em busca da vitória sobre o Paraná. Que façam a sua parte, mostrando raça no ranger dos dentes, sangue nos olhos e amarrando as chuteiras com as veias. Juntos com a Massa, chegaremos lá.

Em tempo: quero convidar o caro amigo e leitor Atleticano a acompanhar pela TV Galo, amanhã, segunda-feira, dia 23 de julho, a partir de 20hs, minha participação nas comemorações do quinto ano da conquista da Copa Libertadores de 2013.

Foto: Divulgação | Instagram

Inscreva-se no canal da TV Galo no YouTube e relembre esta conquista épica! Acesse: youtube.com/tvgaloweb. Vamos nessa! #Galo!

Afinal, caros, nesta década, neste século e neste milênio, só o Galo – entre os mineiros – ganhou a Copa Libertadores. Os outros são os outros e só, afinal já se passam mais de vinte anos.

36 thoughts to “O Galo faz bem”

  1. Por isso estamos nesta situação. Perdemos por falhas individuais. O time jogou de igual para igual contra um dos melhores elencos do Brasil. Agora alguns torcedores querem crucificar o técnico. Pelo amor de Deus. Quer ser Campeão Brasileiro? Só com trabalho de longo prazo e a diretoria acertando mais do que errando. Vamos ter paciência! Não esqueçam que o Nepumoceno deixou o Galo cheio de dívidas.

  2. Tiago Larghi não vai conseguir tirar leite de pedra. Esse Juninho é horroroso. Elias e PATRIC nem é bom falar. Perdeu hoje por falha individual. Larghi não tem culpa.

  3. Victor 007, tem licença para falhar. Está na hora de dar uma outra passadinha lá no Grêmio e comprar o goleiro que queriam nos vender quando compramos o Victor. São Victor do Horto já é história. Por enquanto, boa história. Se não for para o banco, e rápido, sua linda história vai se perder. E esse destempero ridículo do 007 Câmara? O zagueiro faz o que fez, o Victor entrega todas… e a culpa é do árbitro? Liguem logo para o Cuca. Ainda dá tempo de pegar uma vaguinha de sexto ou sétimo.

  4. Infelizmente já deu pro Vitor, toda bola alçada na área e um Deus nos acuda. Temos outras deficiências, mas a maior delas está no gol.

  5. Não mais temos condições de almejar mais alguma coisa em 2018 e também perdemos (ou descartamos por opção da diretoria) nossa ultima chance de ganhar algum título no ano. Esse tecnico não teve capacidade de ver que nunca algum time ganhou alguma coisa sem um legítimo camisa dez. Também nunca ganhará um título sem um homem gol ou centro avante perigoso na área adversária para atormentar a defesa adversária. Nosso centro avante além de veterano e inoperante, não oferece mais nenhum perigo ao adversário e somente faz alguns gols sem importância em momentos sem importância (nunca faz gols decisivos ou em jogos importantes. Só fez alguns poucos gols em jogos perdidos ou já ganhos. Nosso tecnico não tem moral ou capacidade para testar ou procurar uma opção entre os jovens para a posição. Também deslocou o Luan de sua posição e o escalou na posição que nunca lhe é peculiar (a de camisa dez). Na mesma posição, em poucos minutos jogados contra o Palmeiras, o uruguaio Terans (contratado para jogar na posição e deixado na reserva), jogou o suficiente para mostrar o erro desse aprendiz de tecnico. O pior, é que não há mais tempo ou condições de recuperação. Com o prejuízo adquirido com esses dois erros, não dá mais para apoiar esse interino. Nos deu grande prejuizo, e estamos cada vez mais perto dos cinquenta anos sem o título do brasileirão.

  6. Tomamos vinte e dois gols em quatorze jogos (o mesmo número que o Mequinha). Nossa defesa e nosso tecnico são pessimos. Somente o Vítoria entre os vinte times do campeonato tomou mais gols que o nosso time. Pode? Afirmar que temos condições de ganhar a taça ou que esse aprendiz de tecnico faz um bom trabalho, é sinal de total desconhecimento ou de ignorância do futebol.

  7. O Galo faz bem.
    Os árbitros fazem mal.

    Árbitro Péricles Bassols Cortez (PE) inventou falta para o Palmeiras depois que o Galo empatou.
    Matou vários contra-ataques.

  8. Desculpem aos Atleticanos, mas, enquanto o Vitor for goleiro desse galo eu me abstenho de falar mal de qualquer jogador que jogue na defesa. Estou fora, só acompanho vocês que escrevem, mas, não tenho como aguentar isto. Mais um jogo sem nenhima defesa e duas falhas. Primeira falta no canto dele e a segunda estava boiando quando o segundo lance era dele.
    Como disse ao amigos, tô fora. Se ele sair ou contundir eu volto a comentar.

  9. O QUE QUE O VÍTOR ESTÁ FAZENDO?TALVEZ AMANHÂ VOU ME DESPEDIR TEMPORARIAMENTE DE VOCÊS POR NÃO AGUENTAR MAIS ESTE IMBECIL DO TREINADOR.não podemos nos iludir,pois começar com o Elias,tirar o Luan,de novo,e deixar o Ricardo Oliveira andando em campo é muito para mim.isto sem falar no Patrick,Fábio Santos.o Denilson é muito bom e sequer fica no banco.na quarta é contra o Paraná e como é mais fácil estes encostos vão continuar como se estivessem bem.não se iludam,se continuarmos com este treinador não iremos a lugar nenhum.querem apostar que o Terans nem vai entrar jogando?

  10. Boa tarde Eduardo e massa. Eu repito com está defesa vamos levar uma tareia do Palmeiras. O apelido do Thiago desde o jogo contra o grêmio é pardal aprendiz e teimoso que vai cair com está defesa furada,se não ganhamos hoje é na quarta contra o Paraná ele cai.não aguento MAIS burrice e teimoso. O pardal não mudou a defesa é vamos continuar com Gabriel. Patrick. Fábio Santos e Elias no meio.aja paciência com este aprendiz. Fui um dos que apoie sua efetivação mas depois de tanta burrice me cansei.alias o Tadeu está contratando mais um dos seus renegados da seleção sub 20.Nathan que passou aqui em Portugal e não deixou saudades. É muito amadorismo. Vai galoooooo.

    1. Tanta burrice????? Mas são só dois jogos e neste ele perdeu por falhas individuais. Colocar quem no lugar dos zagueiros se a diretoria não contrata e os que tem no elenco já foram testados e não aprovaram?

  11. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Jogo de hoje muito complicado, com o time entrando em campo debaixo de muita pressão.
    Mas com essa defesa, fica a preocupação de um novo vexame e de voltar para casa goleado.
    Eh Galo… mostre a sua cara e faça a Massa feliz, pelo menos hoje.
    Saudações Alvinegras,

  12. Bom dia,

    Hoje torço como todos, mas, principalmente pela sabedoria do nosso treinador.
    Não está tão ruim assim para fazer um time melhor, retornando o Leo silva e não tirando o Juninho, colocando o Emerson, já da uma melhorada.
    Gostaria de ver o Luan jogando na posição do Elias e assim entrando com o Bruninho, é o que temos para hoje.
    Ou como sempre deu certo, Luan no segundo tempo em substituição ao Elias ou Galdezani.
    Com isto estou fixando o Denilson na esquerda e o Chará na direita.
    Para semana que vem tem o Nathan e com sua chegada espero parar de ler aqui e em outros lugares pedidos pelo Cazares, vejo como página virada e desejo boa sorte.
    E gostaria também de ver um novo goleiro ter oportunidade.
    Espero como todos Atleticanos por um reforço para ser titular da nossa defesa.
    Boa sorte e competência é o que desejo ao Galo hoje.
    Bom Domingo a todos.

  13. Vendo as escalações dos dois times fica difícil esperar uma vitória hoje, a diferença é grande. Vamos torcer, mas acho improvável.
    Perdemos os jogadores que poderiam decidir as partidas e estamos com um time sendo remontado no meio da competição. Isso prejudica qualquer aspiração maior na tabela. A torcida precisa ter paciência.
    Estamos pagando agora o preço da irresponsabilidade de administrações anteriores.
    Saudações e bom domingo.

  14. Bom dia, Eduardo. Já disse aqui uma vez e repito agora. Vamos torcer com a paixão, mas vamos analisar com a razão. Não foi a derrota para o Grêmio que me desanimou. A derrota mostra, ou melhor, escancara, a repetição dos mesmos erros. O Galo perdeu peças importantes para este jogo, se tivesse um bom elenco teria opções boas para, no mínimo, voltar com um empate. E não investir num bom elenco é a tônica de toda administração. Portanto, repetição do mesmo erro. O Galo tomou gols devido à nítida fraqueza da zaga. Ou seja, time que tem Gabriel, Léo Silva (embora não tenha jogado), ou qualquer zagueiro do atual elenco que escalar, vai continuar tomando gols bobos. Para não falar dos horríveis Elias e Patrick. Qualquer um dos dois, e zero, é a mesma coisa. E o que o burrosLarghi faz? Continua escalando os dois, embora tenha outras opões. E, para finalizar, o quê a Diretoria anunciou? Um meia, que chega essa semana, um meia que não parou em time nenhum, daí já dá pra ver que draga ele é. E o Galo precisando de dois bons zagueiros e bom lateral direito. E não é de hoje, é de muito tempo. Então, sejamos racionais ao analisar o Galo. Analisamos pelo conjunto da obra, e não por causa de uma única derrota. Só um time tem a defesa mais vazada que a do Galo. Então, realmente, o Galo faz a alegria de todos os times que jogam contra ele, pois todos sabem que irão fazer gols até de olho fechado. Logo mais é torcer para perder de pouco, e assim será até o dia que tivermos uma diretoria responsável e que respeita as instituição CAM e que também respeitem a com nós, torcedores, razão dessa instituição existir. Saudações alvinegras.

  15. Bom dia Amigos ! Permita me discordar do comentário do amigo Rogério acima . Acreditar que Gabriel vai jogar bem hoje é na minha opinião utópico . Eu sinceramente nunca vi uma partida de alto nível deste pseudo jogador . Como venho dizendo a alguns meses no blog não entendo tanto insistência como um atleta que falha regularmente e compromete a equipe . O Palmeiras vem com jogadores de baixa estatura no ataque , mais pode ter certeza que ganharão as bolas pelo alto . O Patrick é limitado tecnicamente ,mais pelo menos corre . O Elias já jogou futebol de alto nível em sua carreira , mais a impressão é que veio para o Galo para apenas receber seu alto salário

    1. Parece que cê acabou de ver o jogo e comentou. Eu não seria leviano de falar que vi (tava vendo UFC), mas pelo que escreveram em tempo real mais o comentário do Kadu Done foi isso aí.

  16. Fora Patric, Elias e Gabriel.

    Todo jogo leva gol de cabeça.

    O time só melhorou depois que o Elias saiu e entrou o Blanco. Agora o Thiago volta com o erro.

  17. Só um comentário: durante os 90 minutos do jogo com o Grêmio o time deu um único chute a gol. E foi para fora. Salve Pastor! Outro: eu tinha um amigo torcedor do América, que sempre que o seu time perdia mais uma, ele dizia “você vai ver o América é no ano que vem.” E no ano que vem tudo estava como antes. Me lembrei desse amigo – que já se foi – vendo a atuação do Chará: “você vai ver o Chará é no próximo jogo.”

  18. Bom Dia!como acompanho o Galo desde 1965,morro do pitimba do Sete,sinceramente não estou entendendo a postura deste arremedo de técnico(escrevi várias vezes que não gosto e muito menos confio nele)
    em manter Patrick,Fábio Santos e Elias no time.quando houve a parada para o torneio de verão na Rússia,o time estava na vice liderança.na volta ele poe alguns jogadores no banco e volta com outros que saíram por deficiência técnica.ao contrario de muitos,respeitando,claro,suas opiniões,acho que se jogarmos com dois volantes a zaga seria muito mais segura.notem que o Galo não tem esquema nenhum de jogo,muito menos um plano B para ser usado durante as partidas.o individuo que escala está totalmente perdido.e a diretoria só traz atacantes para um time que tinha o melhor ataque e uma das piores defesas do campeonato.não dá para entender.

  19. Vamos torcer , mas com Elias e PATRIC nenhum esquema dá certo. É torcer para a volta de Léo Silva e Adílson. Adílson , Zé Wellison e Cazares dá liga mas estão vendendo CAZARES. E Emerson na lateral.

  20. o mau de nos atleticanos e que se iludi muito façil ta vendo que nosso time e mediano sem zaga sem meio sem lateral direito e muitos falam em titulo . esse time ai sim de 2012 a 2014 nos Representavam . desde 2012 nossa diretoria num investe pesado na zaga so do meio pra frente. e outra tiago largui falou que num preçisa de contratações na zaga, vai cair junto com gabriel , patrick e elias. que num e volante sim meia . devolvam meu galo volta cuca ou abel braga , volta kaliu. meu medo e o galo se apequena dnv com contratações de serie b . esse alexandre gallo tbm e esse presidente nos envergonha . devolvam meu galo oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

  21. Vamos colocar em destaque ou recuperar mais esta nova leva de jogadores contratados pelo Galo. Somos o time que mais revela jogadores desacreditados no mercado, como foi com: Guedes, Jô, R10, Tardelli, Marques, Bigode, Dario, etc…..
    Não duvidem do Atlético Mineiro, Galo Vingador.

  22. Olá amigos, toda vez que vejo videos das nossas conquistas eu me emociono muito já que elas foram especiais, diferentes de outros clubes, então estive pensando, será que não seria uma boa colocar os jogadores para assistirem a esse programa especial da TV galo, para que principalmente aqueles que chegaram agora possam sentir o quanto a nossa torcida é especial, e que o simples fato de ser atleticano já lhe proporciona um sentimento inigualável, inexplicável, que somente os atleticanos entendem.

  23. Bom dia massa e Guru. Um bom resultado hoje somente será possível se algumas peças da equipe fizerem pelo menos o mínimo, e vou dar nome aos bois. Gabriel, F. Santos e Elias. Isto porque por maior boa vontade que possamos ter, o futebol de Patric nunca vai ser mais do que o que ele apresentando nos jogos. Quanto aos três mencionados, estes já entraram na lista negra da torcida, e por motivos mais do que convincentes. Gabriel por ser afoito e se posicionar mal, F. Santos pelo famoso “cerca Lourenço”, e Elias, ah Elias, contestado desde que chegou, a preguiça em pessoa, sem alma sem raça e principalmente sem tesão de jogar bola. Futebol são 11 contra 11 e não 11 conta 8, e se estes 3 não se explicarem as coisas ficarão muito difíceis para nós.

    1. Creio que estes 3 que voce citou ,caro JBHGALO, vão jogar bola hoje.
      Eduardo, eu também jamais esqueci a manobra da CBF para tirar o Reinaldo da descisão do Brasileiro de 77.
      E todos os roubos absurdos dos juízes para nos prejudicar e tirar nossas chances de título nacional ao longo destes anos, desde 1971.
      Hoje vai dar Galo.
      Vai ser 2×1 com gol de estreante.
      Só não sei qual.
      Vai Galo dar uma ferrada no porco em pleno chiqueirinho deles.

      1. O Galo está perdendo, mas está jogando muita bola e encarando o Palmeiras de igual para igual.
        Nosso gol de empate é questão de tempo.
        Vai Galo.
        Quero gritar gol.

      2. Acabamos de ser prejudicsdios mais uma vez pelo juiz.
        O Terceiro gol do Palmeiras foi irregular.
        É brincadeira?
        O Eduardo tinha falado sobre isso hoje.
        É por isso que a gente perde pontos e não ganha campeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *