Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo e seus tempos

Caríssimas e caríssimos campeões pela segunda vez do Brasileiro e da Copa do Brasil, permitam-me abrir espaço a um Atleticano da gema que supera a muitos entre nós,  tanto no tempo de devoção às nossas cores quanto por sua inestimável colaboração ao Glorioso. Ao final deixo algumas pinceladas sobre suas participações na vida do Galo. Sigam com ele!

João Baptista Ardizoni Reis

O Clube Atlético Mineiro sofreu  o maior desrespeito de sua história ao ser abandonado pelo presidente no ano do  centenário. Muitos anos antes, Paulo Curi diante de circunstâncias constrangedoras renunciou com dignidade. Vago o cargo em outubro de 2008, Alexandre Kalil  se candidatou, venceu as eleições e se tornou Presidente da Diretoria Executiva, depois de ter sido  diretor de futebol, presidente do Conselho Deliberativo,  conheceu as entranhas do clube e do ambiente (pesado) do futebol. Fez boa gestão, incluindo-se entre os grandes presidentes.   Lembremos de alguns.

Em 1929, foi construído o Estádio Antonio Carlos.  Leandro Carlos Moura Costa  o  construiu . Foi o melhor ?  Vender o mesmo terreno, 90 anos passados foi a via da nova Arena , caso contrário nada de estádio.  Há ali um belíssimo prédio chamado Diamond  Mall.  Afonso de Araujo Paulino sofreu as mais duras criticas por insistir em construí-lo. Por isso,  conservar e construir o mais valioso patrimônio do clube teria sido o melhor presidente?

A cereja do bolo, sem a qual não haveria estádio? Todos queremos e esperamos desde 1971  outro Campeonato Brasileiro.   Nelson Campos era o presidente. Seria ele o melhor ? E o Walmir Pereira que formou o grande time vice campeão invicto de 1977 e iniciou a caminhada para  o hexa. Seria o melhor? Elias Kalil levou  o time ao hexa campeonato mineiro, único em Minas Gerais na era profissional. Na sua gestão,  foi para a seleção brasileira o maior numero de jogadores do Clube Atlético Mineiro de uma só vez. Projetou o clube no exterior   trazendo prestigio e dinheiro sem precedentes. Seria ele o melhor?

E o Ricardo Guimarães salvando o clube da falência e da extinção,  seu maior credor particular,   nunca exigiu pagamento imediato do crédito. No ano 2001, não fosse ele o Galo teria sido a Raposa de hoje!.. Será ele o melhor presidente de todos os tempos?  E o Alexandre Kalil  com quem, aos quarenta e oito do segundo tempo, com muita sorte (que o Elias Kalil não teve) foi o presidente do  nosso maior troféu.   De sobra, ganhou a  COPA BRASIL  vencendo Flamengo, Corinthians e Cruzeiro de enfiada, o que é  praticamente impossível  de ser repetido.   Seria ele o melhor presidente entre todos?   Copa Brasil e Libertadores podemos ganha-las novamente.  Desde que não haja brincadeiras…

Agora, o Clube Atlético Mineiro entrou em nova era. O Midas/Mecenas Rubens Menin comanda grupo da melhor qualidade e as expectativas são as mais animadoras. Temos na presidência do clube Sergio Coelho, Atleticano da melhor cepa. Todos vencedores . Não vieram para arrumar a vida através do Clube Atlético Mineiro. Com eles duas conquistas, pela segunda vez cada, Brasileiro e Copa do Brasil, além do 46º título Mineiro.

Não é bom  destacar  qualquer presidente em desrespeito a  todos  e à memória de muitos.   Nada de turíbulo e incenso.  Melhor de todos só uma: a GRANDE TORCIDA,  a  MASSA!

*imagens extraidas da TV Galo

Conselheiro grande Benemérito do CAM         

Filho de Sócio 1936    – Sócio atleta 1954 – ex-Sócio Vila Olímpica – Sócio Labareda –

Conselheiro 1980 – Conselheiro Benemérito 1991 – Conselheiro Grande Benemérito 2007  – 

Diretor Jurídico (1999/ 2000) –  Vice-Presidente Diretoria Executiva (2001/2003) – Presidente do Conselho Deliberativo (2007/2009)  

10 thoughts to “O Galo e seus tempos”

  1. DOMINGOS ,

    os azuis estão desesperados .
    Ouviram tanto falar em Rs do nosso lado que correram atrás de um R também pra ver se ajeita a coisa por lá .

    Se o cara não tiver alguém bancando alto vai ser mais uma varada d’água.

    Sei lá , pra mim o time deles acabou .

  2. Bom dia! Sem dúvidas, não foram os títulos, nem os jogadores que me tornaram um torcedor apaixonado, mas…a Massa!!
    O que era o Tardelli sem a Massa? Apenas um bady boy inconsequente, mas com a Massa e o Galo, se tornou ídolo e chegou à seleção. Depois achou que podia voar sem a Massa e sem o Galo. Simplesmente virou pó.
    R10 caiu na desgraça ao aportar na carniça. Chegou ao ponto de ser rejeitado por todas as torcidas, mas quando caiu nos braços da Massa se tornou novamente o bruxo que encantou o mundo.
    Hulk era na seleção um jogadorzinho muito mais ou menos, mas ao ser abraçado pela Massa se tornou o maior jogador do Brasil.
    Que Diego Costa reflita sobre isso.

    1. Tchau e benção para Diego Costa. Que faça como o Sampaoli: pague a multa e vá para o Corinthians, Celta de Vigo ou onde quiser. Esse cara já passou do limite

  3. Estamos vivendo o melhor momento do Galo nesses 113 anos de glória!!
    Ótimo time e vencedor e a política do time pacificada.
    Agora é manter o planejamento profissional e fazer alguns ajustes para 2022.
    Meus ajustes para 2022
    Everson – Rafael
    Mariano – Contratar o Bustos
    Nathan Silva – Mateus Mendes
    Alonso – Rever
    Arana – Dodo
    Alan – Contratar Vidal
    Jair – Guilherme Castilho
    Zaracho – Nathan
    Nacho – Calebe
    Hulk – Ademir
    Diego Costa – Sasha
    Keno – contratar Douglas Costa
    Contratar Bustos, Vidal e Douglas Costa de graça.
    Vender Guga, Savarino, Rabelo e Vargas.
    Lembrando que Rabelo e Vargas podem sair de graça se perder essa janela.
    Vai Galo, bica bicudo!!

  4. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Eu fico vendo um jogador comprando o cruzeiro na baixa por 400 milhões, logico que esperando recuperar o clube e vender, no futuro, pelo triplo do preço, pois com diz o Barata: galinha na manguara nao tem preço. No Galo o processo é inverso, antes de transformar em clube empresa ou se quiserem, vender o clube, fizeram um planejamento de sanear as dívidas, dar prestigio internacional ao clube, construir um estádio próprio e depois, se for o caso vender, na alta, por um preço adequado. Os quatro R, poderiam ter adquirido o Galo por 400 milhões. Mas, preferiram recuperar o clube e depois se for colocado a venda, adquirirem pelo preço que vale. Mas enfim , cada um tem os ” R” que escolhemos…

        1. Rubens Menin ligando para Ronaldo cumprimentando pela aquisição do Cruzeiro, Diego Costa curtindo a publicação do Ronaldo no Instagram..Sei nao viu….

  5. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O melhor presidente do CAM de todos os tempos, conforme no bem escrito de hoje (de João Baptista Ardizoni Reis), é algo difícil de definir. Entre os não citados tem também o Sette que em alguma medida contribuiu para o momento presente.

    Talvez o melhor presidente tenha sido justamente um não-presidente, no caso o Menin, que não o sendo direito é reconhecido como de fato pela MASSA.

    Se se olhar em volta, veremos que o Cruzeiro e o América já não mais são clubes de futebol, motivo por que agora têm donos.

    Olhando em volta e refletindo em cima do texto excepcional de hoje, das circunstâncias e da conjuntura atual, e para os vizinhos, penso que o melhor talvez seja manter o CAM como está.

    O melhor lá na frente, penso, poderá ter sido manter o CAM como Clube Atlético Mineiro e não como SAF.

    E assim, por meio de uma política administrativa pé no chão, procurar ir pagando as dívidas para tornar o Clube financeiramente sustentável no médio e longo prazo, eis que, com a Arena MRV e uma gestão e governança austera, que já existem, manter-se como Clube e não como SAF.

    Se por acaso o Ronaldo Fenômeno tivesse comprado ontem o Atlético, e não o Cruzeiro, a minha primeira providência seria parar de torcer para o Atlético SAF.

    Porém continuaria a referenciar para sempre o CAM, o Clube que morto estaria, como fazemos com alguém querido da família que já morreu.

    Ou seja, continuaria referenciando o passado, mas sem dizer amém para a SAF ATLÉTICO.

    Que a liderança do CAM pense muito bem antes de querer transformar o CAM em SAF.

    Eu não gostaria de ver isso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *