Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tempo de reconhecimento

Passadas as competições da temporada, com títulos em três das quatro que participamos, sendo que a única a ter escapado chegamos às semifinais e fomos eliminados – pelo regulamento – invictos. Nesse momento do ano, com a proximidade do Natal e Ano Novo, tempo que sugere reflexão temos muito a agradecer aos profissionais que nos brindaram com esse ano maravilhoso.

A começar pelo treinador Cuca e toda sua comissão técnica, onde eu destacaria Isidoro (nosso patrimônio), Cuquinha (fiel escudeiro do comandante), Eder (ídolo eterno), Eudes (fechando o trio de auxiliares) Lucas Gonçalves (encantou a muitos), Cristhiano Nunes (quanta energia), Belmiro (nosso amuleto) doutores Rodrigo e Otaviano.

E ainda todos os demais como treinadores de goleiros, preparadores físicos, CIGA, analistas de mercado e de desempenho, relação com a imprensa, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, dentistas, logística, administrativo, massagistas, auxiliares de campo, roupeiros, seguranças e podóloga. Todos, indistintamente, somados aos demais funcionários da Cidade do Galo e também da sede, foram fundamentais para o sucesso da temporada.

Entre os jogadores, por mais que se destaque o Hulk – que representou a garra e a raça do Vingador – sem seus companheiros nada seria possível. Todos têm nosso reconhecimento. Éverson, Rafael, Matheus Mendes e Jean; Mariano, Guga, Aranha e Dodô; Nathan Silva, Junior Alonso, Rever, Igor Rabello e Micael.

Seguem: Allan, Jair, Zaracho, Nacho, Tchê Tchê, Alan Franco, Nathan, Hyoran, Dylan Borrero, Calebe e Neto. Fechando o elenco ainda o próprio Hulk, Diego Costa, Vargas, Keno, Savarino, Sasha, Savinho e Echaporã. Que elenco! E ainda tem boas especulações para 2022. Alguns saem, outros chegam, mas todos esses – comissão técnica e jogadores – têm seus nomes gravados para sempre na história Atleticana.

E agora, um reconhecimento sincero e especial. Aos 4Rs. Sem eles, capitaneados por Rubens Menin – completam ainda Rafael Menin, Ricardo Guimarães e Renato Salvador – nada disso teria acontecido. Além dos títulos, fechamos o ano com uma receita recorde e até mesmo acima da previsão orçamentária. Eles devolveram ao Atleticano a autoestima, que andava em baixa. O Torcedor do Galo, por mais que tenham nos judiado, jamais abandonou o time, porém andava descrente em dar votos de confiança.

Depois de gestões seguidas, com intervalo no mandato do Kalil e as conquistas da Libertadores, Recopa e Copa do Brasil, amargamos administrações – dentro e fora dos gramados – amargas aos nossos sonhos. Pois que, desde o ano passado, ainda sob a presidência do Sete Câmara, os benfeitores do Galo assumiram à frente e delegaram ao Sérgio Coelho a missão de comandar essa nova era Atleticana. Nosso elenco, avaliado em 700 milhões de reais, confirmam e avalizam essa consideração.

O resultado, previsto para a partir de 2022, antecipou e já fez a festa da Massa pelas ruas da cidade, de toda Minas Gerais e até de parte do Brasil e no mundo. O sócio torcedor, GNV, não para de crescer. Quase o dobro do segundo colocado. A gestão profissional de Sérgio Coelho/Zé Murilo e toda a diretoria, com o aporte e a confiança desses benfeitores, nos brindou com os três títulos – Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil – e um elenco de qualidade.

Nosso endividamento histórico, com planejamento, vem sendo amortizado e em breve deverá estar todo liquidado. Com a proximidade da inauguração da Arena (Estádio) do Galo, nosso patrimônio e marca tendem a crescer ainda muito para assegurar um bom futuro administrativo, financeiro e técnico. Vale dizer, mais títulos.

Essa combinação perfeita que começa no apoio incondicional e reconhecido pelo Torcedor dos nossos benfeitores – dois Menins, Guimarães e Salvador -, da diretoria, comissão técnica, jogadores, funcionários e com o apoio incondicional do Torcedor só pode dar certo. ObriGalo a cada um dos envolvidos. A Massa sabe reconhecer. Somos chatos sim, mas não otários que acreditam na mentira que é mais fácil e cômodo que buscar a verdade.

Aqui é Gaaalooo, hoje e sempre Forte e Vingador!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Tempo de reconhecimento”

  1. Ñ quero saber Fenómeno ñ. Quero saber quem vai nos pagar os quase 30 milhões da multa cone. Safe. Ronaldo ou Cruzeiro Velho? Ehhh

  2. boa tarde Eduardo e massa. grande texto Eduardo. vamos sim comemorar e muito o triplete. ano mágico do galo que continua assim ganhando títulos. Vitórias. etc. mas uma vez obrigado 4RS .obrigado diretoria cuca e jogadores. obrigado galo por ter nascido alvinegro. simplesmente um 2021 mágico. a galoolooo.vai galoooooooooooo.

  3. Bom dia a todos! Faço minhas as palavras do Tiago Freitas, parabenizando ao grande Eduardo, baluarte de nossa resistência! Não é fácil conviver com ofensas, discordâncias, e chatices do nós, Atleticanos! E também concordo com o escriba, só não concordo em denominar os 4R’s de mecenas. São Atleticanos apaixonados, bem sucedidos, sérios, e que resolveram por ordem na desordem, com uma gestão profissional, sem apadrinhamentos, picuinhas e conversinhas. Só querem o bem do Galo! e também a todo o elenco, que deixou de lado a vaidade por um bem maior. Não é fácil conviver e administrar tantos egos. Parabéns Cuca! E queremos mais em 2.022! Dá-lhes Galo!

  4. ERNEST ,

    o Ricardo Guimarães patrocinou meio mundo com seu banco .

    Creio existir uma diferença entre patrocínio e investimento .

    Mas , a vida segue seu curso .
    O que tinha pra dizer eu postei em resposta ao DOMINGOS e seria repetitivo aqui .

    Espero que leia lá e voltemos a conversar .
    É sempre um prazer .

  5. Bom dia,

    Muito boa a live do Breno Galante ontem, sempre escolhendo muito bem os participantes.
    Podemos nomear o ano de 2021 como o ano da competência, onde foram apresentado ao Galo a formula mágica de se transformar os resultados, simplesmente utilizando da competência no gerenciamento.
    A excelência foi percebida em todos os setores e se transformou em resultado dentro e fora de campo.
    O caminho está demarcado, agora é o continuar com o “Trem” nos trilhos.
    Não se consegui sucesso sem a tal da competência.
    Parabéns a todos, inclusive a massa atleticana que demonstrou estar ligada a esse sucesso, se deixando aprender que faz parte desse gerenciamento de resultados e não apenas se encostar em alambrados e querer saber apenas da bola rolando, afinal o futebol hoje depende exclusivamente do suporte que é dado por todas as áreas envolvidas.
    Aos românticos do apenas correr atrás da pelota fica a lição, a bola rola muito mais redonda quando o jogador só preocupa única e exclusivamente com ela, existe até um comprometimento maior por parte dos jogadores quando eles mesmos não querem ser a ponta fraca nos resultados.
    Hoje aqui no Galo o jogador chegará sabendo que aqui é para ser campeão ou não tem lugar para ele, aqui é Galo P@@ra!
    Boa semana de Natal a todos!

  6. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Que fim de ano maravilhoso.
    Um adendo.
    Seu Blog, sua dedicação a este espaço merecia sim títulos para comemorarmos aqui.
    Portanto ilustre escriba, receba também meus parabéns pelas conquistas esse ano.
    Aquele seu vídeo demonstrando cada detalhe das roubalheiras ao longo dos anos, foi de grande valia e coragem, tenho pra mim que aquele vídeo chegou as mais altas cúpulas do futebol.
    Parabéns, pela dedicação ao Galo, e aos serviços prestados ao longo dos anos ao nosso Galão da Massa mais lindo do mundo.
    Parabéns por intermediar os conflitos aqui e sempre estar buscando mostrar que somos todos atleticanos na mesma proporção, cada um do seu jeito.
    Viva ao Galo, viva nosso ilustre escriba.
    Este nosso espaço merecia demais estes textos do Galo campeão.
    O Atleticano pediu um time com raça e brio, ganhou uma seleção que joga por música com muito amor e honra ao manto alvinegro.
    Aqui é Galo porra.
    Forjado na dor na injustiça e no amor.

  7. Bom dia a todos. Diria que acompanho o relator nos parabéns, mas não esqueçamos da massa. Essa torcida maravilhosa do GALO.
    Somos nós, quem cobramos é apoiamos o time.
    Fiquemos atentos pra aqueles reforços que irão chegar, se agregam ao ambiente do clube e joguem sabendo a torcida que tem.
    Foco. Foco na estratégica de busca por novos títulos e estabilização financeira do clube. Essa onda não pode passar assim . Devemos aprender os casos ocorridos com grandes clubes do mundo ( vide barcelona) e manter o clube com saúde financeira .
    Vamos galo, ganhar o 2021 inteiro!!!!!

  8. Saber reconhecer e valorizar o trabalho alheio é para poucos.

    Ter gratidão é algo ainda mais nobre.

    Todos nós (ou quase todos) seremos eternamente gratos ao excelente ano, graças ao grupo dos 4R, ao Cuca e ao elenco do Galo. Quem discorda disso é recalcado ou muito canalha.

    1. Ora, ora, temos um candidato a déspota! Será que já não chega os da vida real? Quem não concorda com ele é recalcado ou canalha… vejam só!!!

  9. Só uma correção, a autoestima do Atleticano jamais esteve em baixa, somos sabedores e conscientes “porque” o Bi não saia da gaveta dos árbitros e demais envolvidos, o Galo sempre foi gigante!

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    E VIVA O GALO.
    E VIVA OS MAIS DE 10 MILHÕES DE ATLETICANOS.
    E VIVA OS 4 R.
    E POR FIM UM PEDIDO ::
    QUE OS 4 R , CONTINUEM SÓ NO GALO . DEIXEM O RONALDINHO CUIDAR LÁ DO TIME DO OUTRO LADO DA LAGOA.

  11. Bom dia, Massa e Guru,

    Havia aqui neste espaço, tempos atrás, um torcedor que pregava a todo o momento e em todos os comentários o FORA MECENAS. Mas, parece que como não houve adesão às suas pregações o dito cujo sumiu.
    Alguns ainda, vieram com o argumento de que os Mecenas queriam tomar posse do clube e pergunto: e daí? Como estaríamos sem o aporte deles? Como iriamos contratar? Como iríamos pagar os salários dos jogadores? Como iríamos pagar as dívidas na FIFA e não sermos penalizados como foi o ex rival? Pior, quem iríamos pôr no comando do clube e que tivesse a coragem de pôr o dedo na ferida e fazer mudanças radicais na administração?
    Se eles estão investindo e vão ter o investimento de volta? Tudo normal, pois assim é tudo neste mundo.
    Com a palavra aqueles mestres cucas (Não nosso técnico, que pregaram o FORA MECENAS, mas nunca deram sugestões ou alternativas a eles.
    Então meu caro Guru, reconhecimento mais que merecido, pois caso contrário estaríamos certamente ao lado das Chapecoenses, CSA´s, Tombenses, e outros ai curtindo a séria B.
    Enfim uma célebre frase, mas um pouco modificada: Ótimo com eles, uma desgraça sem eles!

    1. Sem nenhuma sombra de dúvidas, se não fossem os 4Rs estaríamos na série B, e vamos torcer para que continuem com os investimentos nos anos seguintes.

  12. Eduardo e Canto do Galo, bom dia!!!

    Eduardo, parabéns pelo seu “Parabéns” a todos que possibilitaram a Campanha 2021, quiçá a mais importante da vida do CAM.

    Como “a gratidão é a virtude das almas nobres” (Esopo), obrigado a você, uma alma nobre atleticana, primeiro, pelo Canto do Galo (CdG); segundo, pela maneira de como você vê, enxerga e defende o Atlético; terceiro, por fazer do CdG um pedacinho da arquibancada de todos os estádios por onde o Galo joga.

    E por oportuno, agradecer a todos os AmiGalos do CdG pela oportunidade de convivência aqui neste espaço sensacional. Sem conhecer a 99% dos Atleticanos que por aqui frequentam, com alguns na condição de “figurinha carimbada”, tenho a todos em grande conta, a despeito de concordar ou não com um ou com outro e vice-versa.

    Mesmo sem conhecer é como se conhecesse a cada AmiGalo e isso é o grande barato do blog.

    Viva o CdG!!!

    E viva o Galooooooooooooo!!!

    Ps: Eduardo, o agradecimento e reconhecimento, se estende, além de você, a toda sua Equipe Blogueira, escribas ou não, pelo esforço diário de fazer o Canto do Galo cantar!!!

  13. Ontem o DOMINGOS SÁVIO deixou uma preocupação no ar a respeito das congratulações do Menin ao clube azul no tocante à sua (do clube) transformação em empresa .

    Há algum tempo eu postei aqui uma notícia que li não sei onde ( acho que no twitter ) que o grupo que assumiu o Atlético poderia ter interesse em investir financeiramente nos azuis .

    Essa informação não foi adiante , mas o DOMINGOS agora deixou uma pulga atrás da orelha .

    1. Prezado Barata, olha esse negocio de vender o clube para uma pessoa ou um grupo de pessoas, na minha visão, pode resolver a questão do endividamento , mas sepulta aquele sentimento de pertencimento do clube a um coletividade. Agora, o Cruzeiro é do Ronaldo. Ele pode vender para o Menim, ou quem quiser…. Em Minas Gerais já temos o Vila Nova funcionando como barriga de aluguel de um time do Ricardo Guimarães que por sua vez atua como um dos integrantes do Conselho que manda no Galo. Como o Galo e o Vila Nova irão disputar a mesma competição, na minha opinião, isto daí contraria as regras da Fifa. Mas sao novos tempos…..Vamos ver onde isto vai parar…

      1. Pois é , DOMINGOS , você disse tudo : ” … sepulta o sentimento do pertencimento do clube a uma coletividade … ” .

        São os NOVOS tempos , não é isso?

        A imposição dessa realidade segrega de maneira contundente a sociedade, em todos os segmentos.

        Queira você ter uma opinião contrária a toda essa avalanche global sobre valores e preceitos que o mínimo que recebe de volta é um tsunami de agressões verbais e insultos incontroláveis .

        A turma “pirou” , caro DOMINGOS .
        As referências dessa gente num debate são idiotice , recalque , canalhice , inveja , estupidez …

        Só pensam nisso , enquanto idolatram e incensam seus ídolos de barro , tratados com o Deus MECENAS .

        O autor do post de ontem foi certeiro e de uma felicidade enorme ao retratar o que temos hoje em dia “no cenário esportivo mundial” .

        É PRACABÁ !!!

    2. Prezado BARATA,

      O Pedrinho BH, um empresário de sucesso, e muito cruzeirense, investe e patrocina o CAM e vida que segue.

      Se o Menin ou outro do mecenato atleticano, por meio de suas empresas, investir e patrocinar o rival, devemos, penso, tratar isso como normal no mundo empresarial.

      E vida que segue…

      Penso eu.

      Mas compreendo “@ sua pulga atrás da orelha”…

      1. ERNEST ,

        o Ricardo Guimarães patrocinou meio mundo com seu banco .

        Creio existir uma diferença entre patrocínio e investimento .

        Mas , a vida segue seu curso .
        O que tinha pra dizer eu postei em resposta ao DOMINGOS e seria repetitivo aqui .

        Espero que leia lá e voltemos a conversar .
        É sempre um prazer .

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Justa homenagem caro blogueiro. Mas o que aconteceu neste ano, muito se deve ao trabalho desenvolvido em 2020. Se chegamos a outro patamar, devemos também ao Sampaoli que exigiu da direção do galo mudança de atitude. Sem o Sampaoli o Galo com certeza não teria aberto os cofres.
    Obrigado Sampaoli!

    1. Muito bem lembrado: Sampaoli fez uma limpa. Colocou numa barca a turma do chinelinho e exigiu e trouxe a base que hoje aí está. Elevou o futebol para “ôto patamá” como virou moda falar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.