Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo é o time da virada!

Já que seguimos sem Galo, naquela relação entre tapas e beijos – conhecida também como de amor e ódio – fico daqui nesse home office aproveitando um final de semana prolongado pra ler um pouco mais sobre o nosso time do coração. Habitualmente, passo em dois ou três sites para seguir o noticiário.

Nestes últimos dias, quase 50 (virou cinquentena), leio e releio. Recebo os mesmos prints por dezenas de vezes, entro em sites que não me eram frequentes. Já disse, não vou perdoar os três feriados que perdi tampouco os jogos adiados. Quero tirar o atraso!

Se tiver de ser em Sete Lagoas, como sugeriu o prefeito Kalil, vou me empenhar pra ir. Com cuidados, evidentemente. Na ocasião, fui a todos os jogos naquela cidade. Até em amistoso quando o treinador ainda era Dorival Júnior, no início da temporada de 2011, nessa mesma Arena do Jacaré. Foi frente ao River Plate do Uruguai, numa quarta-feira à noite e com TV aberta para toda Minas Gerais.

E o time tinha Tardelli, Ricardinho, Jobson, Berola e – acreditem – Patric. Que deu uma patricada. Foi um jogo horroroso, empate em um gol, mas eu não perco mesmo. Portanto, se tive de jogar lá, eu quero ver. Assim seja!

Pois, entre essas mensagens que recebo, uma delas me chamou a atenção. Saiu no G1 e recebi do bom amigo Carlos Victor – colega de academia dos tempos do Minas Tênis Clube – que confirma que o Galo é o time da virada.

Uma pesquisa, bem detalhada entre os times brasileiros nas últimas cinco temporadas, mostrou as equipes que por mais vezes – percentual e números absolutos – viram partidas que saíram atrás no placar.

Que o Galo é o time da virada, todos nós sabemos e até incentivamos nossos jogadores a buscar o resultado, isso acontece há décadas. Mas, confesso que fiquei surpreso, ao notar que nessas últimas temporadas continuamos à frente desse quesito.

Observem, em 189 partidas disputas, começamos perdendo 86 vezes. Dessas, em 16 ocasiões, revertemos o resultado. Vale dizer, 18,6% de jogos que o Galo virou o placar.

Pra se ter uma ideia, depois do Galo vem o Paranaense, que em 190 jogos, saiu perdendo 83 vezes e virou 13 vezes, num total de 15,7%. Seguem o Flamengo com 190, 67, 10 e 14,9%; Inter 152, 54,8, 14,8% e Corinthians 190, 68, 10, 14,7%.

Entre os dois mineiros, no mesmo ranking, estão dois times da série B nacional. Os azuis disputaram 190 jogos, saíram perdendo 96 vezes e só reverteram em 13 oportunidades, com isso 13,5%.

Já o coelho, que ficou menos tempo na primeira divisão em 76 partidas, saiu atrás no placar em 45 oportunidades e reverteu em apenas dois jogos, ou seja, apenas 4,4% de viradas.

Em tempo: Antes que os afoitos não Atleticanos se afobem em me chamar de velhinho, informo que a diferença de uma partida do Galo. Foi aquele jogo frente à Chapecoense, que por ocasião do lamentável acidente ocorrido em 2016, não foi disputado.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

14 thoughts to “O Galo é o time da virada!”

  1. Não entendo porque a FMF não convoca os Presidentes dos Clubes de MG, exige o teste rápido do CONVID-19 e reinicia o campeonato somente com jogadores com TESTE NEGATIVO, e sem público. (Os clubes que já estão praticamente falidos teriam oportunidade de ter alguma receita com televisão e com Marketing)

  2. Estatística interessante, mas que tbm diz que estamos saindo muitas vezes atrás no placar. E nem sempre será possível a virada. Gostaria que o Galo fosse o time do equilíbrio! Outra coisa, acho horrível o canto atual da torcida: “ o Galo é o time da virada, o Galo é o time do amor”. É imitação barata do canto da torcida do Vasco. Nos bons tempos, cantávamos: “O Galo é o time da virada, o Galo é o time VINGADOR”. Mais original e faz referência ao nosso hino. Bom domingo para todos! SAN

  3. bom dia Eduardo e massa. mas um grande texto Eduardo. também vê no globo esporte.com. o galo é líder das viradas deixando para trás o flamerda é os gambás. eram para ser mais líder das viradas se a cbflixo não tivesse nos prejudicando a décadas. bom domingo aos amigalos e se cuida-se do vírus. volta galo está nos fazendo muita falta. vai galoooooo.

  4. Ê, Duduco, era pra estarmos aqui hoje comemorando uma vitória sobre o urubu, talvez 2×1 de virada. [risos] Ou lamentando uma derrota com gols perdidos pelo Di Funto. Mas, tudo é no tempo de Deus.
    O Galo é o Time da virada, o Galo é o Time do amor! Que saudades da minha Torcida cantando, empurrando o Galão. Já me habituei ao isolamento, só não me acostumo a viver sem meu Galo e sem o calor da Massa. Vontade de passar raiva assistindo jogos.
    Ainda bem que tenho Ricardo Guimarães e Menins, os Donos do Galo, pra alegrar minha CAMrentena.
    A propósito, querido RG, cadê a relação dos empregados do CAM? Quem são, funções e salários. Veja o senhor que ao acionar o Clube judicialmente, o fisioterapeuta Frank cobra horas extras feitas para tratar, nas dependências do CT (aquele que o senhor doou o terreno e ajudou a construir), pacientes do Lasmar.
    Lasmar ganha 200mil/mês do Clube, e ainda leva pacientes particulares pra tratar lá? Esse DM é a casa da mãe Joana.
    Na intervenção que fez, o senhor foi rápido pra demitir Kalilzinho, Chiquinho, Neguete, etc.. Ok. Nesse pacote, não entendi a saída dos seguranças Jorginho e Lúcio Fabio; ouvi rumores que me recuso a reproduzir.
    Todavia, a sogra do Nepô, o fisioterapeuta que 7 importou de SP para o pai falar bem de Settinho e outros. Principalmente: a desgraça do maria do marketing, que dia vão sair??? Ah, querido RG, o senhor que é “o banqueiro malvado”, me dê mais essas alegrias.
    Melhor que isso, só o senhor, e os Menins (Donos do Galo) anunciarem que 7 NÃO será candidato à reeleição. Sim, porque ele e alguns incautos confundem desaprovação a algumas atitudes de Kalil, com apoio a esse presidente medíocre. Aqui o ÚNICO apoio é ao CAM.

    P.S.: Bom dia a todos. Booooommmmm diiiiiaaaa José Antônio, que dia vai nos contar a sua história?

  5. >>>> GALO é GALO o resto é bo**a,meu amigo temporão! Das viradas que eu vi ,destaco três: **Maracanã (Rio de Janeiro) – Campeonato Brasileiro de 1986
    botafogo 2 x 0 GALO >> botafogo 2 x 4 GALO. Elzo, Sérgio Araújo, Jorge Valença e Reinaldo Xavier.
    Tomamos 2 a 0 em menos de 15 minutos de jogo, o GALO virou para 4 a 2,num dos grandes “maracanazzos” q pude presenciar.
    *** GALO x sardinhas em 2008 pelo Campeonato Brasileiro de 2008
    santos 2 x 0 GALO >> santos 2 x 3 GALO afogamos as sardinhas dentro do aquário com gols de Jael, Márcio Araújo e Raphael Aguiar.
    ***Em casa foi contra o coritiba Campeonato Brasileiro de 2008
    GALO 0 x 2 coritiba >> GALO 3 x 2 coritiba. Viramos após sair atrás por 2 gols com gols de Gedeon, Petkovic e Eduardo.
    Agora a maior virada_ de mesa_ de tds os tempos ainda continua sendo a do florC …esta é insuperável.
    SAN e fiquem bem!

  6. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    bota prolongado nisso, um fim de semana de cinquenta dias é um “fim de ano”, ahahahahahhahahahahahah… Já perdi a noção dos dias nem sei quando é sábado, domingo, feriado, segunda…. Todo dia é igual!!!!!!
    A estatística é uma ferramenta poderosa, principalmente nas mãos de quem sabe usá-la… Alguém já disse que “números sob tortura confessam o que a gente quer ouvir”….
    Temos que analisar sobre quem foram feitas essas “viradas”, onde e em que ocasiões… Preferiria que fossem menos viradas mas que fossem feitas em partidas que nos dariam títulos…
    Parece que ontem seria a estréia do Galo no Brasileirão 2020 contra o time da Globo do Rio na casa deles…. Que essa pandemia vá embora logo!!!! já fez o seu comercial!!! Some daqui e deixe a gente voltar a ser feliz!!!!!
    Um ótimo domingo (?) ou sábado, ou sexta, ou segunda, ahahahahahahahaha a todos e se cuidem….

    1. Para mim as duas melhores foram as da Copa do Brasil 2014. Galo 4 x 1 Corinthians e a melhor de todas Galo 4 x 1 Flamengo. Com direito a locutor carioca engolindo sua empáfia.

  7. Bom dia Massa e Guru

    O galo sempre foi o time da virada porque sempre teve uma torcida que obrigava o time e os jogadores a não desistir. Tá na hora de virar este jogo. Queremos ser o time que não permite virada e para isto será necessário que Sampaoli cumpra a sua promessa na chegada, de que o time é que tem que empurrar a torcida e não contrário.

    Nota: revendo jogos das quartas e semi final da copa Brasil 2014, vi que entraram em campo e foram importantes Carlos, Dodô, Marion e até Ed Carlos! Meus Deus o futebol tem razões que a própria razão desconhece!

    1. Prezado JBHGalo.

      O Sampaoli quer com prioridade um atacante que tenha capacidade de pressionar os zagueiros e atacar com velocidade. Conclusão : Pastor, Di Santo e Tardelli nao tem condições de exercer essa função. O técnico também quer um zagueiro que tenha velocidade e saiba sair jogando. Conclusão: Nenhum dos zagueiros do Galo tem esse perfil. Ocorre que nosso Galo não está em condições financeiras de atender. E se não houver contratações o nosso calvário seguira: mero coadjuvante nas competições maiores. Ter um técnico sem elenco nao resolverá

    2. O Carlos então, foi muito importante.
      E o Ed Carlos marcou o 4º gol contra o Corinthias, inesquecível.
      O melhor foi a dancinha após o jogo, pagando na mesma moeda o Mano.
      Boas Lembranças.

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    O post de hoje é a confirmação de que o galo realmente é o time da virada. Desta vez sem achismo! Com confirmação estatística. Seria interessante uma pesquisa, para o mesmo período, da virada do galo em dois jogos contra o mesmo adversário, onde perde o primeiro jogo por um placar e vence o segundo com placar maior.
    Saudações atleticanas e bom fim de semana!
    Hoje e sempre galo!

    1. Em 2006 nosso time era de horroroso p mais ou menos,um dos piores GALOS q tive oportunidade de ver, porém,foi um dos times_ por ser ruim de dar calo nos olhos_ q realizou uma das viradas mais legais entre muitas. GALO x fortaleza>> terceira fase da Copa do Brasil de 2006.
      Primeiro jogo_ Mineirão_ 2 x 0 fortaleza
      https://youtu.be/Lo0d2WRoWuM
      Segundo jogo_ Castelão_ GALO 3 x 1
      https://youtu.be/1cGj0Jzbymc
      Abraço e Saudações Atleticanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *