Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo é o Rei do Terreiro

De olho agora, exclusivamente, dentro das quatro linhas do gramado, o Galo tem sua primeira missão na semifinal. Considerando que a vantagem é do adversário, o ideal seria vencer e fazer diferença de gols. O América, pelo regulamento, tem a vantagem de dois empates ou vitória e derrota com igual diferença de tentos nas duas partidas.

Já vi o Galo, em muitas decisões, sair em desvantagem e reverter. Como também, ao contrário, presenciei a perda títulos e classificações tendo essa mesma situação favorável. Então, o que nos interessa ao final dessas duas partidas frente ao coelho é assegurar a classificação. Nada melhor que com uma bela, convincente e ampla vitória na tarde de hoje no Mineirão.

Passando pelo América e chegando às finais, vamos para a 14ª decisão consecutiva da competição. Isso mesmo, superando o coelho, o Galo será o único mineiro presente em 14 decisões consecutivas do Campeonato Mineiro. Nesse período, 13 anteriores, vencemos seis vezes e fomos sete vezes vice-campeões. Entre as conquistas dois outros clubes venceram e na condição de vice foram quatro diferentes equipes.

Além destes números, atualmente com 44 títulos mineiros (39 vices), nem de longe somos ameaçados pelo segundo colocado que ostenta 38 conquistas. Porém, sequer se habilitou para a disputa do quadrangular decisivo. Na minha vida de arquibancada, pude comemorar vários deles, desde os anos 70.

O adversário de hoje já foi 16 vezes campeão mineiro e entre os outros dois concorrentes, um único da Caldense e Tombense nenhum título. Hegemonia Atleticana nas Alterosas. Indiscutível!

Em busca de figurar pela 84ª vez entre os dois primeiros e até chegar a 45ª conquista estadual – em 105 edições -, o time comandando por Sampaoli poderá ser o mesmo que superou a Patrocinense. Esta reta final do Mineiro, além de possibilitar consolidar essa predominância, tem sido interessante para a preparação do time visando o Brasileiro de 2020.

Sendo o único entre os clubes de Minas Gerais na série A, o Galo tem a responsabilidade de mostrar ao Brasil e ao mundo que aqui também tem futebol e organização dentro e fora do campo. Para isso, apesar da paralisação, a diretoria e nossos benfeitores – destacadamente Rubens e Rafael Menin, pai e filho – estão dando exemplo de desprendimento em favor daquilo que acreditam. Sem deixar, é bom registrar, outras ações sociais que estão empreendendo.

Se tem algo que o Atleticano não ostenta é a de ser presunçoso. Pobre soberbo não vai a lugar algum. Nós não – forjados na dor e na injustiça, aprendemos a lidar com as adversidades com muita resignação. Chegou sim a hora de um benfeitor, que vem demonstrando absoluta abnegação por essa sua maior paixão que é o Galo, nos brindar com esse privilégio. Repetindo, não temos culpa se nossos benfeitores são mais benevolentes que outros de cores e paixão clubista diferentes.

Por isso, hoje é fundamental que todo o elenco entenda esse momento e essa movimentação favorável que estamos vivenciando. Vencer hoje para que na quarta-feira, consolide a classificação e vaga na final do nosso campeonato estadual. A finalíssima, não se sabe ainda quando, mas será acordada na FMF entre os dois times que se habilitarem. Obedecendo, claro, as datas disponíveis pelo calendário das competições nacionais. E, no caso mineiro, temos um clube de cada série do Brasileiro. Galo (A), coelho (B), gavião/Tombense (C) e periquito/Caldense (D).

Somos o Rei do terreiro!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

17 thoughts to “O Galo é o Rei do Terreiro”

  1. Bom dia,

    Analisando rapidamente, porque amanhã não poderei dar meu comentário devido a uma viajem programada para nossa terrinha.
    Hoje senti muita dificuldade do Rever, não fez lançamentos e no segundo tempo errou muitos passes que viraram até contra ataques.
    Savarino e Keno foram bem anulados pelo lisca.
    O time com o Jair é outro.
    O Arana é a melhor contratação do Galo, monstro.
    Nathan está cada vez melhor.
    Marrony jogou bem.
    Alonso mostrou para que veio, comandou tudo hoje, não errou nem um passe.
    Otero, foi o mesmo Otero, horroroso.
    A equipe está em franca evolução.
    O jogo foi uma bela preparação para o brasileiro.

  2. Gostei do que vi no primeiro tempo. Domínio total do Galo. Seria o time de Sampaoli apenas de primeiro tempo? É o que temos visto até aqui. Pena que não termos um matador pra empurrar a pelota pra o fundo das redes.
    Rever tem demonstrado ser ainda nosso xerife.
    No gol Rafael sabe jogar com os pés tanto quanto o Victor, ou seja…mas o santo da Libertadores me passa mais segurança debaixo das traves. Portanto, eu ficaria com o rei do bico.
    O treinador é que está sendo muito pragmático nas alterações. Troca sempre os mesmos. Me surpreendeu com a entrada de Maílton, embora tenha sido obrigado a entrar com o garoto pela contusão do fraco lateral flamenguista. Temos uma avenida pra os adversários na direita do nosso time.
    Já o Otero…de novo…até quando!?
    Arana tem demonstrado ser nossa melhor contratação até aqui.
    Hoje vi um Keno sem explosão e um Savarino muito afoito.
    Valeu pela vantagem que levamos pra decisiva partida da semi.

  3. Boa tarde amigos do Galo. O América é a segunda força de Minas, tem um bom elenco, tem conjunto e está sendo muito bem treinado, poderia perfeitamente estar entre os clubes da série A. NOSSO GALO tem um grupo de jogadores diferenciados, o melhor técnico em atividade no Brasil, mas precisa jogar um futebol mais convincente, que imponha medo e respeito aos adversários. Que hoje NOSSO GALO mostre em campo sua superioridade técnica.

  4. Que nosso Galo continue mostrando evolução. Quero ser campeão mineiro, todo título é importante, mas esses jogos pelo estadual são uma preparação para o objetivo maior da temporada, que é o título brasileiro. Temos que entrar no brasileiro com sangue nos olhos, desde a primeira rodada, aproveitar que o flamídia está em transição, trocando treinador, e já começarmos o campeonato batendo neles. 2020 tem que ser o ano do esperado título brasileiro! Sangue nos olhos, Galo! SAN

  5. Caros,

    O ….., (uma vez passei perto do JC nos corredores do supermercado SuperNosso de Nova Lima, reconheci pelo odor de longe, viu, odor de… Confesso, távamos os dois perto do matadouro de animais prá alimentar outros animais, conhecido como AÇOUGUE! Nunca é bom acusar NINGUÉM sem provas contundentes e irrefutáveis!)…hj o JC falou interessante…Pq ñ decidiram decidir a semifinal e a final Mineira num jg só? Tudo bem, mas vejam vcs q de repente o Br aí, tudo aglomerado, confusão…RESPIRAR ñ é preciso?..Vamos ao q interessa e às obs: AQUI É SÓ GALO!

    Obs.: Sem desculpas ou SÓ A VITÓRIA INTERESSA! Li Aqui No Nosso Cantinho só NOSSO, o pessoal, acho q é daquela PATOTA q vcs sabem bem quem é (fãs do Di NOS TRINTA q veio da reserva do lado de lá prá ser nosso GUARDA-META do lado de cá) o pessoal fica PUTO. Eles escrevem, outros leitores/torcedores/sócios/abnegados/economistas/adesistas escrevem/leem/comentam…q há de errado em ler/escrever/comentar? Depois todos e aqueles outros comentam. Q q há? SEM DESCULPAS! Só a VITÓRIA hj interessa…Calma, lá! O time tá em formação, é pro ANOQVEM! Ok, táolkey, opinião é opinião!: inclusive as cabidas SEMVEGONHA do tipo, mequinha-q-queria-ser-grande tá melhor preparado por saiu na frente da preparação ou O AnoQVem deles tá mais adiantado q o nosso, etc…para a PIADA e passa o TRATOR!

    Obs.: só uma obs sobre o NOSSO ídolo da Guarda-meta…ñ é aquele negócio q eu fui pesquisar e identifiquei q todo MARIA, o vizinho, insiste q o garoto é bom, somente é um injustiçado dentro do futebol, aí aparece NOSSO GALO pra quebrar esse galho aí dele. Nada, gente fina, tão preocupados em quebrar nosso galho. Emersom Consseissão, O pastor Pipoca, Marques olê, Bolt, etc., O Burrinho japonês…Tudo preocupado em quebrar o NOSSO GALHO, a austeridade falou!…Como sabido o projeto é pro ANOQVEM daqui 5 anos, qntos anos terá o garoto? Com todo respeito aos Fãns, ñ levem a coisa nem na piada nem nos extremos da esculhambação. Parem, q o TRATOR vai passar!

    Obs.: com sinceridade, perguntO ao PESSOAL, SÉRIO, dispensada confissão de lado: com toda sinceridade do mundo, tá certo contratar assim, nas cifras anunciadas os jogadores q tão chegando. Pq num concentrar em técnica/categoria/risco e formar o NÚCLEO; deixar a quantidade pra VENDER com a BASE e uns trocados pro JABÁ?…Tõ sendo OTIMISTA/REALISTA ao fazer essa pergunta enxergano ja era O ANOQVEM ou o Br tá batendo na porta ou já desistimos?

    Pessoal, LEMBREM-SE! o ESTÁDIO jamais vai ñ nos deixa ficar PESSIMISTA, tudo ok?

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  6. Bom dia!!
    Confesso que vou assistir a partida hoje de “camarote”, ou seja, bem tranquilo, só ” ispiando”. Vamos ver se tem evolução no time hoje. Esperando que Savarino e Keno aprontem pra cima da cueiada!!!
    Vai pra cima deles Galooooo!!!

  7. Bom dia, amigalo Eduardo. Gostaria de estar otimista com tudo que vem acontecendo ultimamente com o Galo, mas algumas coisas me preocupam. O Galo, com o técnico Top que tem, os investimentos que fez, conseguiu fazer 4 gols no CAP. O pequeno time azul, série B, falido, fora da final do mineiro, com time reserva, fez 3 gols. Esse mesmo CAP quase fez um gol ao 2 minutos no jogo contra o Galo. O Galo conseguiu um sofrido gol contra o América e no final cedeu o empate. E no jogo treino saiu atrás com poucos minutos de jogo. Quando vejo isso, e olho para o passado, me lembro daquele timaço da época de Reinaldo e Toninho Cerezo, e do seleGalo, e constato que aqueles dois timaços nada ganharam a nível nacional e internacional. Não é de desanimar? Claro, podemos por a culpa na CBF e na Globo. E o que está acontecendo com o Galo? Estão gastando um dinheirão e nada de um bom atacante finalizador. Já reparou o tanto de gols que o Galo perde? Quantos gosl perderam contra o fraco CAP? De frente para o goleiro e bola pra fora. E a defesa? Essa foi montada para dar alegrias aos adversários. Se o Galo não conseguir pelo menos um atacante finalizador e uma boa dupla de zaga, não acredito, infelizmente, que irá disputar o título esse ano, mas ainda tem tempo de consertar isso. Me lembro de uma entrevista que o Tite deu, no canal ESPN, em 2013, respondendo ao repórter sobre a opinião dele por que o Galo estava indo tão bem. Ele respondeu, é a dupla de voltante, que não deixa passar nada. Pois é. Dois caneludos, Donizetti e Pierre, realmente paravam a maioria dos ataques no meio de campo. Espero que algum dia alguém lá no Galo entenda que sem defesa forte e um bom atacante finalizador, nosso Galo só vai ser protagonista em Minas.
    Nos mais, saudações Atleticana e “bora” torcer para o Galo.

    1. Esse sujeito pensa que engana quem???? Não deve saber ler direito porque aqui “É SÓ GALO”, torcedor de time de SÉRIE B é em outro lugar….

  8. Bom dia Eduardo e Massa ATLETICANA.
    Alguém sabe.?? CADÊ O BRUNO SILVA.?? Esse jogador tem grande potencial e precisa ser escalado pelo menos para entrar durante os jogos.
    ALLAN , JAIR E NATAN (Não gosto desse jogador , mas é o que temos) na minha opinião seria o melhor para o momento.
    SAVARINO , MARRONY E KENO é um ataque poderoso e com potencial para fazer estragos nas defesas adversárias.
    CONQUISTAR O MINEIRO E O BRASILEIRÃO será um ótimo começo para a nossa nova é promissora fase.
    QUE TAL ESTICAR SÓ UM POUQUINHO MAIS E FECHAR OS 50.000 LUGARES NA NOSSA NOVA ARENA.??

    1. Prezado Paulo Roberto, o Bruno Silva está fazendo um trabalho especial na fisioterapia e na preparação física para se livrar das constantes contusões musculares que ele tem, ele está sendo preparado para o brasileirão

  9. Bom dia,

    Bom domingo a todos, aguardando pelo jogo de hoje, a vitória será muito importante para sairmos na frente nesta disputa.
    Espero uma equipe melhor engrenada e com desenvoltura, que principalmente jogue no mesmo ritmo durante os dois tempos.
    Bom jogo ao nosso Galo.
    Vamos para coma deles Galo!!

    1. Prezados, Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Nada de sermos afoitos neste momento de transição do Galo! As peças requeridas pelo Sampaoli, quase todas foram adquiridas. Vamos dar tempo ao tempo para uma cobrança maior caso os resultados não aconteçam. Na minha opinião, falta dar espaço no time principal aos garotos da base, para que possamos avaliar os seus desempenhos. Espero que os medalhões não ofusquem a ascendência dos garotos. A oportunidade para testes é nesta fase e não senti nenhum empenho em colocar os garotos para jogar. O jogo contra o patrocinense seria uma ótima oportunidade. Mas o jogo já passou e agora acredito que nos jogos que faltam, dificilmente vão dar oportunidade ao Sávio,garoto esperança. Hoje, embora jogo nada fácil, vamos sentir o que o Sampaoli preparou de surpresa. Temos obrigação de vencer e convencer, pois estão sendo dada ao Sampaoli todas as condições por ele exigidas para o trabalho tão almejado por nós.
      Sem desculpas, vamos em busca da Vitória.
      Hoje e sempre, galo!

  10. bom dia Eduardo e massa. enfim chegou o primeiro jogo contra o mequinha. espero eu que o sampaoli tenha tomado lição quando jogou contra eles e no segundo tempo o lisca deu um banho de tática.muito otimista com sampaoli eo time. meu placar galo 2×0. vai galooo.

  11. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    vamos mostrar quem manda aqui!!!! Se bem que os números já mostram isso…
    Vamos pra cima deles, com respeito e seriedade… Chega de perder tantos gols…. Bola na rede é o que interessa…
    Ainda não estamos prontos, jogadores chegando, jogadores por chegar, mas acredito que o time vai se acertar e nos dar, a cada dia, mais confiança….
    Pena que a gente não vai poder estar lá…. Porque se o Sampaoli diz, e é certo, que o time tem que empurrar a torcida, se o time precisar a gente sempre vai estar lá pra dar aquele empurrãozinho….
    Um ótimo domingo para todos e que o Galo vença, convencer pode ser mais tarde….

    1. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia do GALODOIDO sacramentar sua supremacia em cima do coelhinho pompom. Temos time para sapecar uma PANCADA no Mequinha Série B. Que Arana, Keno, Savarino e Marrony estejam inspirados hoje!!! Temos tudo para ganhar esse torneio A,B,C,D!!!! Pra cima deles !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *