Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fui ver e gostei de reencontrar o Galo e a Massa

Foto: Bruno Cantini

Para meu deleite pessoal e ainda poder trazer ao leitor a impressão do que vi, estive ontem no jogo treino do Galo. Não pude acompanhar tudo, mas o suficiente para amenizar a abstinência que a Copa do Mundo está impondo ao Atleticano.  Aproveitei meu intervalo de almoço, convenientemente atrasado, para ver de perto, especialmente os novos contratados para a sequência da temporada.

Apesar dos três gols sofridos, que dão razão à preocupação do torcedor para com o sistema defensivo, gostei de tudo que vi na Cidade do Galo. O Atleticano, em bom número, soltou a garganta que andava em completa inatividade.  Os cinco a três podem ser divididos em dois a um, com os titulares, e três a dois, com a entrada dos reservas em campo.  Os novatos agradaram: Chará, Denilson e Edinho com assistências e novamente o Denílson e ainda Terans balançando as redes. Os outros gols foram de Ricardo Oliveira, em dose dupla, e até de Erik.

Do lado do time brasileiro, no qual atuam nossos jogadores Emerson, Matheus Stockl e Alerrandro, ainda teve gol do último, para a festa dos torcedores. Foi saudável reencontrar com o time e com a vibração do torcedor. Mesmo sendo jogo treino, a Massa cantou e comemorou jogadas e gols, num dia de semana e no meio da tarde.

Algumas coisas me chamaram a atenção. Achei interessante a experiência com Juninho na quarta zaga no lugar de Gabriel. É o setor mais preocupante do Galo nos últimos tempos, tanto que todos nós sonhávamos e até acreditávamos em contratações nesta mini temporada, o que acabou não ocorrendo. E para consolidar que nada deverá chegar, o treinador Thiago Larghi até já descartou a especulação, assegurando que a defesa está bem servida com o atual elenco. Segue o jogo!

No time considerado titular, apenas a presença do novato Chará, pois os demais só entraram no segundo tempo. O colombiano baixinho, estilo Danilinho, é destemido e parte pra cima dos zagueiros parrudos. Mesmo o time brasileiro sendo sub-20, seus jogadores já atuam entre os profissionais de suas equipes. Tem cada brutamonte e Chará não incomodava e partia pra cima do adversário.

Foto: Bruno Cantini

Gostei de ver a defesa não dando chutões, mesmo sendo acuada, triangulando a bola com passes curtos e até servindo aos atacantes. Percebe-se, faz bastante tempo, que Larghi, ao contrário de seus antecessores, faz a equipe treinar. Os gols, notadamente o primeiro, saem de toques de bola. Este, por exemplo,  teve a participação de Roger Guedes, Fábio Santos até a conclusão do Ricardo Oliveira – resultado de jogadas trabalhadas.

Paralelo a isso, no âmbito administrativo/futebol, foi liberado Arouca, outro daquela barca deixada por Osvaldo de Oliveira, que não vingou com a camisa do Galo. Com ele, já passam de trinta jogadores que deixaram e aliviaram a folha mensal – herança da administração passada. Se bem que Arouca e Samuel Xavier foram contratações deste ano.

Ao que parece, o próximo a seguir outro destino é Cazares. No Galo, com algumas poucas atuações brilhantes e muitas outras decepcionantes, o equatoriano não conseguiu se firmar. Tem quem entenda que o comportamento extracampo foi determinante para essa triste oscilação. Tem um domínio de bola e visão de jogo invejáveis, entretanto não mantém regularidade. Quem sabe uma transferência seja boa para Galo e para o jogador. Afinal, trouxemos várias peças nos últimos dias e precisamos fazer caixa para evitar futuras ações judiciais.

Digo isso, pois ontem circulava duas delas. Uma, acreditem, do ineficiente Leleu. Ele, como Emerson Conceição, que nada fizeram pelo Galo, ainda levam o clube a pagar indenizações por contratos mal feitos por dirigentes do passado. O outro seria Josué. Este, a se confirmar, entra para a página de ídolos a serem esquecidos pela Massa. O custo benefício de quem entra na justiça, a meu juízo, pesa. Não discuto valores e tampouco as motivações, mas refiro à imagem de ídolo, lugar ocupado por Reinaldo, Ronaldinho e outros. O segundo entrou também, mas o valor bem abaixo que o de Conceição. E o seu legado infinitamente acima do pseudo lateral que o Galo repatriou.

41 thoughts to “Fui ver e gostei de reencontrar o Galo e a Massa”

  1. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Que saudades do meu Galo, que saudades de escrever aqui. Meu projeto pessoal está indo de vendo em popa e Graças a Deus já estou colhendo os frutos, tanto na esfera de realização profissional e financeira. Apesar da minha ausência nas discussões e participações no blog, todos os dias faço a leitura e acompanho as opiniões dos colegas. Borá meu Galo, saudades de mais do meu Galão mais Lindo do Mundo. Esse colombiano vai encaixar como uma luva nesse time. Anotem ai. No mais é um grande abraço a vc Ilustre escriba e a todos os amigalos do Blog.
    Bica Bicudo. Eu torço contra o vento.

  2. Alô Massa, algumas considerações:
    1 – Luan não pode ser o ARMADOR do time. Já passou da hora do técnico ver isso. Agora imaginem um eficiente armador lançando para o Guedes e o Xará…
    2 – Patrick não pode ser titular. Simples assim.
    3 – Aprovo a dupla Bremer/Juninho. Agora é entrosar.
    4 – O Elias não pode continuar como segundo volante, a não ser que seja outro jogador após a copa. Prefiro dois volantes mais marcadores. O Galdezani não agrada. Testa o Adilson e zé welison.
    PS: Mais ações trabalhistas… Lamentável.
    Vamos lá, Massa. Este é o ano. QUEREMOS O BR18! São apenas 26 jogos até o fim do ano. Não tem desculpa de cansaço. Cada jogo uma final. O Galo será um dos times com menos jogos na temporada, ENTÃO joguem com alma e no limite, 47 anos… Chega! Tem que ser este ano.

    1. No caso do Josué não é ação trabalhista Andrade! Ele ajuizou a ação contea o CAM ainda em 2017 e está cobrando o mesmo que Gilberto Silva,1380 horas extras por concentração. Os caras ficam hospedados em hotéis de luxo,cheio das mordomias e ainda querem receber pela vida boa que o Clube oferece a eles. Leleu em 16 jogos fez um gol apenas e agora pede 600 mil bagarotes ao Clube por ele. Aquela história de troca de favores com os empresários no passado,agora fica caro demais. Pior q na maioria das vezes a grana tem de ser paga. Erros bobos na elaboração dos contratos,acaba deixando brechas q se bem usadas dá nisso. Osso irmão! Saudações

  3. Boa tarde amigos do Galo. Ontem nas redes sociais comentaram que o valor divulgado para a negociação do Cazares refere-se a empréstimo e não negociação dos direitos federativos.
    Alguém aí sabe a verdade sobre a saída do Cazares?

    1. Ricardo, a proposta que foi falada pela imprensa “””equatoriana””” é de Hum milhão e Quinhentos Mil Dólares por 50% do passe… Cazares sairá em definitivo caso o nosso CAM aceite uma proposta decente!!!!!!!!!

  4. O Cazares tem que valer muito mais do que Otero. E se não serve para ser titular no momento, que permaneça para compor o elenco. Tem capacidade para desequilibrar quando entra no decorrer das partidas. É novo e pode vingar. No outro lado da Lagoa apostaram no uruguaio e só agora vingou. Se não for por um ótimo negócio, não vale a a pena rifá-lo.

  5. Pra evitar isso, ou tira bola de jogo, pra que o time volte a se posicionar defensivamente. Ou pra não perder a posse de bola, o jogador que for fazer a cobrança de falta ou escanteio terá que vir buscar ser opção de passe para o Adilson, Fabio Santos ou Patrick, e até o goleiro não pode ser descartado neste tipo de lance desde de que o Victor esteja atento à jogada

  6. Não me iludo com chegada de zagueiro. Só se for um negócio de ocasião mesmo.
    Acredito que se tirarmos o zagueirinho de condomínio entregão, temos sim opções ainda: Bremer é um bom zagueiro da base, Juninho até outro dia era o zagueiro de 10 milhões de reais que o Palmeiras comprou, temos Maidana, temos o ídolo Leo Silva, temos o Stockl que parece ser muito bom e está na iminência de subir pro profissional. Cabe ao Larghi enxergar e colocar o entregão no fim da fila.
    Caramba, será que é pedir muito vir algum time de fora e fazer proposta pelo paçoqueiro não?? VAZA GABRIEL!

  7. Quanto ao sistema defensivo, perdemos muito com a contusão do Gustavo Blanco. O Elias tem características bem diferentes, primeiro pela pegada. Blanco desarmou 73 vezes em 2018. Ele, com Adilson e Luan, deram uma dinâmica forte ao meio de campo alvinegro. Isso com certeza será sentido na sequencia de jogos.

    Será preciso encontrar um jogador que faça este trabalho de pegada pra encaixar no time.

    Elias pode sim jogar mesmo tendo como sua melhor qualidade a chegada ao ataque, coisa que o Blanco apesar de também ter boa chegada e fisicamente mais novo ser mais rápido, é afoito, erra passes e finalizações que o Elias pela experiência executa melhor.

    Então se um por um lado perde força de marcação, no lado tático, ganha um pouco de técnica.

    Outra coisa do sistema defensivo, sãos os laterais evitarem querer dominar a bola quando estão na sobra nos momentos em que o time esta no ataque em cobranças de falta e escanteios. Fabio Santos têm errado neste tipo de lance, e o Patrick e Emerson também.

    Isso acontece porque os zagueiros vão pra “área” adversária tentar o cabeceio. aí posiciona se, um lateral, na maioria das vezes o direito, Patrick(que neste quesito, é mais experiente que o Emerson, apesar de cometer mais erros ofensivos, comete menos equívocos neste tipo de lance), pra ficar na sobra no meio de campo e outro lateral no caso o Fábio Santos fica um pouco mais a frente no meio campo pra pegar a primeira bola rebatida juntamente com o primeiro volante pra dar combate.

    Atlético vem errando aí, por que a maioria dos nossos adversários sabem que nossa bola aérea é forte, então ele posiciona um meia solto que lança o ponta normalmente um jogador de velocidade, que se colocar na frente, um abraço, o Victor, fica vendido no lance, enquanto o resto do time esta fora do lance no ataque.

    Chapecoense, Flamengo, São Paulo, Ceará, exploraram nosso defeito e com muito êxito, sabem que nosso DNA ofensivo é forte e se defendem do jeito que podem, pré sempre armando o bote. E quanto mais o tempo passa, mas a gente cobra mais ataque e menos defesa, e é aí que vaca vai para o brejo!

  8. Bom dia a todos!! Não consigo entender e nem aceitar que chamem de “mercenários,covardes, desleais, injustos e outras coisas mais” a quem entra na justiça para receber o que lhes é devido por contrato. É direito assegurado a todo trabalhador. Se o contrato dá direito, pague e não reclame. Se trabalhou tem que receber. Correto? Quanto ao Emerson Conceição, sugiro que se dê um prêmio a quem o contratou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Pra mim, com a saída de Cazares, quem deve assumir a posição é Tomaz. Está em evoluindo e demonstrando mais vontade. E tem uma visão de jogo muito boa. Para a posição de Blanco, tentaria o Welisson, pois marca bem. O problema dele no tempo do Vitória era machucar demais.
    Quanto a jogador entrar na justiça, não vejo problema algum. É um Direito dele, independente se jogou alguma coisa ou nao. Se o clube descumpriu alguma clausula com ele, cabe ao time pagar o que deve, de preferencia fazendo um acordo trabalhista.

  10. Às vezes a raiva é tanta que a gente se afasta por uns tempos do blog.
    Às vezes a raiva é tanta que a gente não tem outro recurso senão retornar para uma competente expectoração… Eh Galo!
    Eu da minha parte contente por comprovar o que sempre pensei desta diretoria, verificando o resultado dos trabalhos de contratação e despensa, de súbito mais uma notícia dessas…
    Vou dar minha opinião pessoal: prefiro derrota acachapante do que ler que meu Clube está sendo acionado na justiça. Isto primeiro que tudo pressupõe molecagem. Ponto. Se estamos sendo acionados por um Josué, que prestou serviços, que entrou pra História do Clube, temos que fechar a cara pra situação e perder apetite e libido. Agora, se Emersons Conceições e Leleus levam o Atlético à justiça a gente precisaria de presídios para abrigar por uns tempos os responsáveis por tamanha lambança, falta de respeito pela Instituição. Teria que ser publicado na imprensa pelo Conselho o nome dos responsáveis, o mapeamento dos erros, tudo em letra clara e linguagem correta pra gente ficar sabendo nome dos envolvidos, pesquisar endereço, e os que como eu não tem muito que fazer ir até eles tirar satisfação e promover distúrbio…
    Tenho verdadeiro pavor desta situação. Só não abandono o Clube porque o Clube é augusto, se encontra além e acima de tudo isso.
    É por estas e outras que eu torço sempre pelos que se encontram lá. Os defendo de antemão, torcendo desesperadamente. Não sou chapa branca. Sou proativo. Quero pensar e agir proativamente, amparado num otimismo desesperado. Em favor do Clube Atlético Mineiro e de meu fígado. Eh Galo!

  11. Gostei de ter visto o Tomás bem a vontade pela esquerda, buscando o jogo pelo meio, com liberdade pra trabalhar também pela direita, com bastante visão de jogo, para mim um jogador que esta em grande evolução no Atlético!

  12. Bom dia!
    Gostei do Galo ontem em termos de ataque. Não é fácil pra time nenhum do mundo fazer 5 gols na seleção mesmo que sub 20. Gostei da participação do argentino paraguaio, que agradou nas últimas partidas do brasileiro e que ontem deu passes e lançamentos primorosos.
    Já a nossa defesa…
    Dizia o “profexô”, o problema de contar com jogador ruim no elenco, é que uma hora você vai ter que colocá-lo pra jogar. No Galo a coisa piora porque esses pernas de pau quando são mandados embora ainda cobram verdadeiras fortunas pelo que não produziram. Estou imaginando aqui, quando Patric resolver fazer isso. Aí vai ser o fim.
    Juninho no lugar de Gabriel…será que nosso clamor está sendo ouvido (lido)?
    E o tal do Kelvin? Alguém viu? O que ele faz? Prefiro acreditar que deve ser ruim pra casseta e estão com vergonha de apresentá-lo. Afinal, não ser capaz de substituir o péssimo Fábio Santos, tem que ser muito ruim mesmo.

  13. Bom dia Eduardo e demais participantes!
    Com a devida vênia devemos lembrar que recorrer à justiça é o caminho do homem de bem. Infelizmente o CAM por intermédio de suas diretorias, vem ao longo dos anos cometendo uma série de erros na esfera trabalhista. Tal fato é corroborado pelas inúmeras derrotas sofridas na justiça. Jogador de futebol é antes de ser ídolo, profissional! Ninguém abrirá mão do que tem a receber! Nem o Ronaldinho abriu!
    Quando tivermos uma diretoria capaz, isso não mais ocorrerá.
    Até o leleu vai levar um “pedaço”.
    Acho preocupante levar tantos gols em um jogo treino. Para mim reflexo do que já está posto há alguns anos.

  14. Assistiu ao jogo pela TV GALO, gostei do que vir como primeiro jogo treino, acredito que com a entrada da ADILSON, que faz falta a frente da defesa do GALO, no mais acompanho a fala do nosso GURU. Quero falar mesmo é sobre a saída de CAZARES, nao vejo jogador no GALO que nao possa ser negociado, pois o clube sempre vai precisar vender e isto é claro em todos os clube Brasileiro, a minha preocupação pelo que li na empresa, sao os valores, com este valor de 1.5 milhão e meio de dólares, nao concordo, pois é muito pouco, este valor deveria ser por empréstimo, mais pela venda discordo, ainda mais que o GALO ja recusou 8 milhões de Euros por ele. Vender é necessários , mais é fundamental a reposição, e os jogadores que estão ai, nao vejo ninguém a altura de substituir o cazares, a um tempo foi falado sobre o Hernane , ainda existe está possibilidade? quem sabe pegar o valor do empréstimo do CAZARES e investir no empréstimo do HERNANE, pois a massa quer mesmo é titulo, sanar o clube é responsabilidades dos seus gestores. quero mesmo é ser campeão, GALOOOOO

  15. Bom dia Eduardo e amigos. Camaradas eu não conheço e não vi jogar, mas eu testaria o Zevelson no lugar do Blanco, acho melhor jogar com dois volantes de contenção, ja que os demais são atacantes, do que colocar de novo Elias que é meio volante e meio atacante e acaba não fazendo nem um nem outro.

  16. Bom dia, Eduardo. O Galo continua mostrando que tem um ótimo ataque. Um único jogador do Galo já fez mais gols neste brasileirão que todo o time das marias junto. Mas, a defesa….. Ano passado o Galo tomou 3 gols do sub 20 do grêmio. Agora toma outros 3 de outro sub 20. Além de outros times inexpressivos. E vem o burros Larghi, dizer que a defesa é boa e não precisa de contratação. Então tá. O Galo já foi despachado de 3 campeonatos este ano e não vai ganhar este brasileirão, nem este ano e nem ano nenhum, enquanto estes dirigentes limitados não entenderem que time sem bons zagueiros não ganha nada. Mas, como milagres acontecem, vamos torcer por um.

    1. Com exceção do mineiro, nas outras competições o time foi eliminado mas tomou apenas 1 gol nas quatro partidas com San Lorenzo e Chapecoense. Infelizmente, quando a defesa funciona, o ataque não marca.

  17. Gaaaaaaaaalllllooo!! Essa questão de ex entrar na justiça é brecha de contrato mal feito e de uma justiça injusta. Onde já se viu um cabeça de bagre inútil safado sem vergonha energúmeno patético meliante medíocre como o tal emerson conceição ganhar 5 milhões às custas do Galo, sem nada ter feito em prol do clube. Não é só contrato mal feito. É uma lei ultrapassada, que protege o mau caratismo. Cazares pode ir. Se não der prejuízo, já é ganho. Jogador sem raça, sem brio, não vingará nunca aqui no Galo. Espero que o tamanho do Chará seja inversamente proporcional ao seu desempenho com o manto alvinegro.

  18. Bom dia aos atleticanos que não são de verdade. Ficar livre de Felipe Santana Roger Bernardo marlone valdivia Robinho Fred Rafael Moura e preguiçoso do Cazares é ótimo . Para ficar perfeito falta o Patrick e Gabriel. Saudações aos atleticanos não verdadeiros !

  19. Bom dia Eduardo e atleticanos de atleticanas de verdade, bom demais ver o Galo em campo não importa o adversário… Enquanto nós imploramos pelo fim da copa pra ver nosso time do coração do outro lado da lagoa torcem pra voltar a copa do mundo, depois são chamados de modinhas e acham ruim…. Gostei do jogo que assisti pele TVGalo… Pelo menos vontade e empenho não faltou, coisa que o tal Cazares nem sabe o que é. Só mais uma coisa ser processado por Leleu é o fim do mundo… Alguém deveria vir a público explicar porque esse encosto ficou aqui tanto tempo… O que ele fez pelo Galo? Porque teve seu contrato renovado em 2013? A quem ele realmente pertencia? Existem coisas muitos obscuras no Galo… E esse Patric é uma delas… Tenho esperança de que algum dia alguém vai contar a verdade sobre isso…..

  20. Bom dia massa e Guru. A preocupação agora é quem vai fazer a articulação da equipe? Não que Cazarares tenha feito isto com brilhantismo, mas na falta do 10 é com ele que nos virávamos. Mas não vai fazer falta porque a preguiça tomava conta dele. Um verdadeiro vagalume, num jogo era o melhor no outro o pior. Agora é brincadeira? Já não bastava o tal de conceição e agora vem o Leleu! Daqui a pouco vão vir os Pablos, os Mansurs e outros mais por ai. Ontem coloquei uma pergunta aqui. foram 32 jogadores colocados pra fora. Quem os colocou? Porque os mantiveram? Quanto custaram aos nossos cofres?

  21. Bom dia Eduardo e massa. Como sempre nossa defesa continua um peneira. Fazem 5 e leva 3.se forem doarem o cazares é melhor continua com ele no galo,já doarem o Marcos Tulio para o Sporting para pagar partes do mediano Elias,também gostei da entrada do Juninho na defesa. Que fica é não sai mais da zaga junto com o bremer. Vai galooooooooooo.

    1. CONCORDO COM VOÇE POR ESSE VALOR É MELHOR DEIXAR ELE NO BANCO E COLOCAR DE VEZ EM QUANDO, É UM ABSURDO VENDER UM JOGADOR DA QUALIDADE DELE POR ESSE VALOR, SE NÃO ME ENGANO O SANTOS QUERIA ELE NO FIM DE 2017 EM TROCA DE COPETE COM VALORES BEM SUPEREIORES, RESUMINDO ESSA DIRETORIA TA DE BRINCADEIRA COM O PATRIMONIO DO CLUBE.

  22. Também acredito que um jogador deve pensar muito ao entrar na justiça contra um ex-clube.
    Sua imagem que é seu patrimonio maior fica prejudicada.
    Até Gilberto Silva e Ronaldinho Gaúcho fizeram isso contra o Galo.
    Do Reinaldo eu não sabia.
    A lista é grande.
    Mas daqui pra frente tudo vai ser diferente.
    Porque a diretoria tá dando show.
    E vamos Galão.
    Rumo a muitas vitórias.

  23. Entendo que o clube possa negociar o Cazares, agora se for pelos valores ventilados na mídia, estarão cometendo novo absurdo. Tem muito jogador infinitamente inferior a ele saindo bem mais caro. Agora, de que entregou o Março Túlio a preço de banana, podemos esperar tudo.

    1. Boa tarde Galopara, esta negociação do Marco Túlio ainda está atravessada, foi de graça, principalmente considerando que no mesmo mês o Paulinho do Vasco foi negociado por um valor equivalente a dez vezes ao valor do Marco Tulio. Inexplicável.

  24. Campanha “monte a defesa com o que temos”. Vitor, Emerson, Bremer, Juninho e Fábio Santos, eu escalaria e ainda um teste pra substituir o Blanco, não acho o Elias titular ainda.

    1. Caro Rogerio
      Concordo com o que disse sobre o Elias não acho que ele deveria substituir Blanco.Vi em uma pesquisa não sei aonde que ele é o preferido com uma larga margem de vantagem como?até a pouco tempo que´ríamos cortar a cabeça dele até pra ser vendido eu pedi.Vai entender.Coisa de ATLETICANO.

      1. Quem sabe o Gabriel não seria um volante melhor do que ele é como zagueiro? é baixo pra um zagueiro mas tem lá suas qualidades, acho que valeria o teste, ainda mais quando Adilson não puder jogar

  25. Bom dia,

    Ontem não me contive e já escrevi minhas observações sobre o amistoso e os reforços, só cometi o erro de destacar entre eles o Denilson e o Juninho quando no caso do segundo eu quiz dizer Edinho.
    Quanto aos eis jogadores e atuais cobradores, voltamos ao problema das mas gestões.
    Até mesmo este enxugamento de elenco ajuda em não carregar estes que são um peso a cada início de temporada e que se gasta muito tempo do diretor em arrumar onde encaixar .
    Nossa administração atual é gerida por advogados e vejo que vieram a calhar para podermos colocar estas questões judiciais e de contratos em ordem.
    Sem isto também não tem como crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *