
Qual, entre nós, nunca foi penalizado por deixar de cumprir a obrigação em fazer o básico na fase escolar? Refiro ao dever de casa. Alguns, como Domingos Sávio, Otto, Teobaldo e outros, hão de reverenciar a memória do meu saudoso professor padre Torga. Mas, o doublé de pároco e professor de matemática, me colocava para fora da aula por nada. Simplesmente pela intuição de que poderia lhe causar algum constrangimento durante a lição.
Se padre José Torga fosse disciplinário desse time do Galo, acredito que poucos ficariam em campo, pois o dever de casa tem sido sistematicamente deixado de lado. Um time que em seis jogos, conquistou exatamente seis pontos em 18 possíveis. Vale dizer, ridículos 33% de aproveitamento, arredondando para baixo, assim como estão merecendo. E mais, se em duas partidas saiu de campo sem levar gols nas outras quatro sofreu dois em cada confronto. Grêmio, Vitória (em BH), Santos e Mirassol, todos no estágio que se encontram, não têm time para marcar dois tentos no Galo. Mas o nosso time, pelo que vem apresentando, tem merecido tomar essa chacoalhada.
Fato é que, com apenas uma vitória sobre o Botafogo, três empates – sendo dois em casa com São Paulo e Vitória e outro fora com Mirassol – e derrotas para os decadentes Grêmio e Santos, não nos deixam sair do Z4. E na companhia desses dois que nos derrotaram – única vitória de cada -, além do Sport que nem conheceu o que é vencer até o momento. Tudo isso pela falta de elenco que estamos condenados, por não contratar no tempo certo. Até junho/julho, queiramos ou não, é com esses jogadores que vamos ter de tentar fazer o dever de casa.

Aliado ao elenco curto e desequilibrado, já chegou a uma dezena de jogadores no Departamento Médico. Entre eles, alguns casos de espécie de recidiva, como Gabriel Menino, Júnior Santos e Alan Franco. O que está acontecendo? Culpa da fisiologia, da preparação física ou do próprio DM? Ontem, no nosso café de domingo sem Galo – com Mendonça e Otto -, foi levantado pelo primeiro uma plausível e interessante tese sobre essa situação. Aquela excursão na Disney para a Copa INTER/Mickey ser a responsável pela superlotação na área médica. Tem fundamento, sem pré temporada adequada, voltaram dos Estados Unidos com a obrigação de vencer no estadual para salvar os empates consecutivos do sub20 e o risco de nem classificar para a fase final.
Depois de sete vitórias seguidas, assegurando a vaga e – consequentemente – o hexa, os jogadores estouraram e estamos pagando caro pela brincadeira daquele torneio sem interesse financeiro ou esportivo para o Clube Atlético Mineiro. Para a SAF ou sócios, talvez exista alguma justificativa, mas ao Atleticano o que interessa são os torneios que a Massa acompanha, torce, sofre e comemora de acordo com os resultados. Brasileiro na 17ª colocação, dentro do Z4; Copa do Brasil, até o momento superando os desconhecidos Tocantinópolis e Manaus; Sul-americana, apesar de líder empatando com Cienciano e Caracas, tendo superado o Iquique. Todos esses adversários internacionais, totalmente sem tradição no futebol sul-americano.
E amanhã, a terceira de cinco partidas fora de casa (somando mais tempo de aeroporto que gramado), lá no sul – pela Copa do Brasil – frente ao Maringá. O time do interior do Paraná, vice campeão estadual eliminou no regional nada menos que Coritiba e Paranaense, perdendo a final para o Operário nas penalidades. E nesta CB passou por Juventude (RS) e União Araguainense (TO). Não é adversário desprezível, nem tanto por suas qualidades e sim pela incompetência que o nosso time vem demonstrando a cada partida nas três competições. O dever de casa está mal feito, precisamos começar a reagir, senão quando acontecer de vir novas contratações, a vaca – digo, o Galo – poderá ter ido para o brejo.
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Por onde anda o AmiGalo Toninho JF? Temos que fazer uma fila pra pedir desculpas e reconhecer: ele esteve certo o tempo todo.
Todos nós temos responsabilidade pelo momento que o Atlético vive. Fomos enganados mais uma vez — e bastaram alguns bons jogos no famigerado Campeonato Mineiro para acreditarmos que o Cuca tiraria leite de pedra, que esse time brigaria na parte de cima. Que ilusão!
Quem tentava enxergar a realidade com mais frieza (caso do Toninho JF) era logo rotulado de “Galo Contra”, de torcedor infiltrado, entre outras bobagens.
Mas, no fundo, todos queremos o bem do Galo. E, sinceramente, não vejo outro caminho: é preciso cobrar, e cobrar muito, esses donos da SAF. Essa cobrança tem que vir de todos os lados: torcida, imprensa, influencers (amansados, diriam alguns). O que estão fazendo com o Atlético é um absurdo. Se não acordarmos agora, infelizmente, o buraco será ainda maior do que já é.
Interessante essa manifestação. Esse Kaká, como eu, parece voyer. Até acredito que já postei mais que ele, já que nem me lembro desse Nick. Parece e sugere postagem pontual e anônima. Galo de Prata, Kaká, quem somos? A que viemos e por qual razão? Esse TJF era o dono da razão, a exemplo de outros que vazaram ou foram vazados. Gente que só atira no pé do Galo.
Bom dia a todos.
Algo de errado não está certo entre os responsáveis pelo Galo.
O Muzzi, segundo notícia no Ge, disse que a Arena é 100% da SAF. Como assim? E os 25% da associação? Estão jogando rios de dinheiro para melhorias da casa de shows, e o futebol?
Quando irão dar às caras e dizer a verdade para a Massa?
O que houve com o dinheiro do shopping?
Está dando desânimo tudo o que está ocorrendo no Galo.
Pregaram tanta transparência, cadê ela?
Melhor SAF do Brasil?
O elenco piora a cada ano, a dívida só aumenta.
A presença da Massa só diminui jogo após jogo. Hoje o Galo não consegue colocar 25 mil torcedores no Mineirão, fruto do abandono do Nosso Clube Atlético Mineiro.
O Atlético não precisa de inimigos, produz dentro de casa mesmo.
Cadê os responsáveis para trazer as verdades à público?
FORA MENIN’S, GUIMARÃES, COELHO…
Prezado, a SAF do Atlético possui a seguinte constituição:
Rubens e Rafael Menin – 41,80%
Associação – 25,00%
Galo Forte – 20,20%
Ricardo Guimarães – 6,30%
FIGA – 6,70%
Precisa desenhar?
Agora, se você ou qualquer um quiser ser dono da SAF, se achar que é um bom negócio, que é fácil ser “dono” de uma dívida de R$ 1,30 bilhões, você ainda pode adquirir uma parte das Cotas da FIGA por R$ 1 milhão de reais. Mas anda logo que a fila esta grande!
Deve ser uma zona.
Imagina as reuniões para gerir orçamentos do futebol. Uma casa com muitos donos. Retidão.
Bom dia xará e amigalos. Imagina não fazer o dever de casa e receber um salário de R$ 1.100.000,00, R$ 1.700.000,00, R$ 900.000,00, R$ 800.000,00….ETC…ETC…ETC…Além disso avião pra cá, avisão pra lá…motorista esperando no desembarque…leva pra cá…leva pra lá…., hotel cinco estrelas, resorts, depois massagista, nutricionista, psicologa, assessor de imprensa….só falta dar comidinha na boca. VÃO TODOS PARA O COLO DO CAPETA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VERGONHA ESSE Z4!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! MAIS DUAS DERROTAS A VISTA: MARINGÁ E JUVENTUDE!!!!!!!!!!!!!
Depois de dar entrevista dizendo a maior besteira até aquele momento, que esse era um dos melhores elencos de todos os tempos, a última foi direto da sua Arena MRV, pisando no novíssimo gramado sintético, o chamando de coisa mais linda e dá-lhe blá blá blá tentando tirar o foco dos vexames atuais.
Sr. Papai Menin, a torcida Atleticana quer saber é do time de futebol que nesse momento amarga o Z4 e já escancara a necessidade de priorizar o Brasileirão para sair dessa zona maldita que nesse torneio, rebaixa.
O elenco Atleticano, mal planejado e pessimamente administrado pede socorro e o Sr. por aí exaltando o “tapetinho” que já deveria estar lá desde a inauguração.
O que ganha jogos de futebol e campeonatos Sr. Papai Menin é time de futebol com bons jogadores, não se esqueça disso ou vamos apenas participar, aliás, estamos literalmente passando vergonha com esse elenco curto, enxuto e mal planejado.
E deixa de ser frouxo e vai lá no CT dar um murro na mesa e chamar a todos os seus diretores na responsabilidade.
O que fazem lá dentro???
Ao que parece, ficam passando pano pra comissão técnica e jogadores.
No CAM têm alguma cobrança interna ou só ficam nas desculpinhas de “ó vida ó azar”.
Acorda Papai Menin ou precisa desenhar mais para entender que a situação no departamento de futebol atual é muito crítica!!!
Melhor que criticar as escolhas do Cuca para o jogo contra o Mirassol, creio que vale mais refletir o porquê dessas escolhas.
Ao escolher Rômulo para zagueiro, preterindo Igor Rabelo, Cuca deixa claro que não confia no zagueiro. Ao deixar Caio na reserva e deslocar Alonso para a lateral esquerda, posição que poderia contar com Rubens, Cuca mostra que precisa desse jogador no meio e não confia em Fausto Vera. Em um elenco sério e competitivo, teríamos aí três jogadores descartáveis: Igor Rabelo, Caio e Fausto Vera. E mostra a necessidade dos três primeiros reforços: um zagueiro para ser titular e disputar posição com Lyanco e Alonso; um primeiro volante para vestir a camisa e ir para o jogo e um lateral esquerdo para fazer sombra ao Arana.
Como segundo volante, temos Menino e Alan Franco. Mas como meia armador apenas o instável Scarpa. E o Cuca não segurou o Igor Gomes pelas suas qualidades, mas sob o argumento de que ‘se não tem tu, vai tu mesmo’. Um problema, pois jogador ruim no elenco acaba tendo que jogar.
Jogador de beirada de campo, precisaria de reposição para o Alisson, e que fosse um jogador rápido e habilidoso. E ainda um centroavante para chegar e vestir a camisa, para o lugar do Deyverson.
Ou seja, o elenco do Galo para ficar competitivo precisaria de mais sete jogadores, podendo dispensar quatro que geram despesas sem gerar resultado.
Faltam: um zagueiro, um lateral esquerdo, dois primeiros volantes (titular e reserva), um meia-armador, um ponteiro e um centroavante. Dos dispensáveis, Igor Rabelo, Caio, Fausto Vera e Igor Gomes. Bernard ainda vale ter um pouco mais de paciência para ver se retoma a boa fase. Os demais não tem o que retomar e poderim buscar um spa em outro lugar.
Agora sabe quando isso vai acontecer? Nunca! Os donos decidiram vender a galinha dos ovos de ouro para amortizar as dívidas. Porque os ovos produzidos no ano passado, receita recorde de premiação, não foi suficiente. Em 2026, com as receitas minguando e o ‘esforço financeiro’ ainda insuficiente, talvez caia a ficha desses bilionários que estão brincando de ser dono de clube que a dívida é impagável e que sem investimento para gerar receita o que era difícil se torna impossível.
Jogar essa dívida impagável (que a propaganda oficial diz que deixou de ser do clube e passou para os investidores) para o futebol pagar significa matar o clube. Dívida essa em muito aumentada pelos desacertos dos bilionários que estão brincando de gestores de clube de futebol.
E antes que os passa-pano apareçam, só queria saber o que fizeram com o dinheiro do shopping que seria vendido para o clube ter condições de comprar quatro hulks por ano.
Disse tudo! Acho que tbm precisamos de lateral direito! SAN
Bom dia,
Quando o Cuca questiona o investimento em plantel ele está totalmente certo, sem detalhar para não ficar massante digo com propriedade que entre saídas e contratações, pagamentos de jogadores contratados em 2024 com prestações a pagar em 2025, o Galo está com um superávit de 58 milhões para novas contratações.
A grande verdade é que os donos do clube quer que o futebol pague tudo, juros da dívida, gramado novo, salários, viagens e etc, resumindo, dê lucro.
Daí ficamos aqui só lamentando o mal futebol, os afastados no DM e preocupados com o Maringá-PR.
Já era para ter aprendido que o investimento no futebol dá retorno, bilheteria, venda de camisas e badulaques, premiações em competições e engajamento do torcedor trazendo patrocínios mais robustos.
Mais parece que gosta de ver o torcedor sofrer e ficar amargurado com o time.
Ontem tive a oportunidade de assistir a 3 jogos, Palmeiras 0 X 1 Bahia, jogão e o Bahia mereceu ganhar por jogar de igual com um Palmeiras cheio de estrelas e na sua casa.
Flamengo 4 X 0 Corinthians, um passeio, dá até um arrepio de pensar no nosso Galo no Maracanã com esse time.
Santos 1 x 2 Bragantino, como pudemos perder para esse Santos e como o Bragantino totalmente sem estrelas e elenco limitadíssimo pode estar em terceiro com 13 pontos, fique a lição para o Cuca.
O Bragantino obteve várias vitórias com gol único no início do jogo e manteve o resultado até o final, nosso time não aguentou segurar o Mirassol por 20 minutos.
Espero que não se atirem para cima do Maringá como se fosse resolver o confronto em um jogo apenas.
No sábado vimos o que está faltando nitidamente no nosso time, apenas o Hulk voltar a jogar pelo menos um pouco e uma defesa melhor.
Bom dia a todos!
Não tenho visto ou lido cobranças sobre o treinador. Entendo que nesse momento diretoria, jogadores e treinador devem ser cobrados na mesma proporcionalidade. Nosso treinador também tem errado e não foi pouco.
O TAL DO ELENCO CURTO E DESQUALIFICADO
Se o elenco é curto e desqualificado, o pior é que será mais desqualificado do que curto…
Fato!!!
Até se tem nos Onze titulares um bom Time, mas a partir disso falta qualificação…
O problema mais gritante da equipe será no setor de meio campo, onde faltam peças e qualificação…
Pra começar não tem no time um 1’ volante de ofício e isso será o mais grave na montagem do elenco…
Em 2021, no ano da grande conquista, para o setor de meio campo haviam dois jogadores por posição numa equipe que dispunha de Allan, Jair, Alan Franco, Calebe, Tchê Tchê, Hyoran, Zaracho e Nacho…
Até o Hyoran era considerado craque e gênio aqui por AmiGalos que andam sumidos e o Hyoran idem.
Domingos Sávio, onde estará Hyoran?!!!
Em 21 o Franco era apenas um bom reserva e hoje será titular absoluto ao lado de Rubens que se transformou em volante por falta do tal elenco curto e desqualificado…
E comparando, nenhum dos jogadores atuais que atuam no setor seriam titulares em 21, nem mesmo Scarpa que anda jogando menos que Nacho, numa possível comparação…
Hoje Franco e Rubens são titulares no meio campo, sendo que Franco não é 1’ volante, nem Rubens 2’ volante. Em 21 estariam no banco…
E a culpa não é do Cuca…
Falta elenco que está curto e desqualificado..
O trem tá feio!
Caro Ernesto,assino embaixo,pouco se aproveita de péssimo elenco de 2025,de bom apenas nosso eterno Hulk,Lyanco,Arana, Everson e Alonso,alguns meia boca pra completar o Time e sobra um bando de cabeças de bagre, vamos brigar pra não cair
O Hyoran , que o Barata gostava dele , assinou com o luverdense , por falta de opção melhor , ou por que os dirigentes do real, barcelona, city ficaram espertos
Oh Ernest, ontem assistindo o Sasha fazer um gol no Santos eu fiquei pensando: o Galo mandou o Sasha vazar e trouxe o Alan Kardec. Mandou Savarino vazar e trouxe Ademir, Dilan Borrero, Palácios. Mandou o Keno embora e trouxe o Cuello. Só bebendo muito chá de camomila para aguentar esses Jenios
Como vc sobrevive e se torna empresário rico com construção civil no Brasil? Vendendo apartamentos de qualidade duvidosa ( já morei em um alugado) vendendo na base de financiamentos c juros, tornando o comprador financiador de suas contas, quando em metade ou um pouco mais das parcelas, ele já pagou os custos da unidade e daí p frente os juros trazem os lucros. Não é a mesma coisa no futebol. Aqui a paixão fala, o coração está envolvido. Não sabem administrar o cube, pq aqui não há juros, aqui não há parcelas, a entrega é total, ou então não é atleticano. Estamos vivendo uma vergonha. Desta forma não há o que reclamar da torcida sumir dos estádios. Ou tem se uma virada completa de chaves , ou as próximas contratações serão somente p tornar os cofres do clube cada vez mais combalidos, pois teremos perdidos as oportunidades de premiacoes nas competicoes. Acorda SAF ados.
Salve Massa e Guru
Double de pároco. Rachando os bicos!!!!
Pois é, tudo que o nobre escriba disse pode ser evidenciado pelas campanhas dos times que enfrentamos.
Grêmio vive um calvário, Vitória nem se fala rumo ao descenso, Santos acabou de mandar o técnico embora, Bostafogo o técnico estava na berlinda, São Paulo uma gangorra e finalmente o poderoso Mirassol.
Imagina quando chegar a sequência de Flamerda, Palmeiras, Internacional?
Daqui até a janela serão 6 rodadas e se permanecer nossa performance chegaremos a míseros 12 pontos de 36 disputados.
Fica então a pergunta: como sobreviver até lá? Confesso que não sei a resposta
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
Desculpem-me, mas estamos apegando ao passado para projetar o futuro. O Cuca já está na galeria dos maiores treinadores do galo de todos os tempos, mas, convenhamos, o tempo passou e parece-me as ideias e atitudes continuam as de antigamente. Deram resultados outrora? Sim, mas hoje na prática, demonstra que precisamos mais do que o mesmo do mesmo, e sim de maior intensidade e escolhas certas para cada jogo. Estava assistindo a “live” do Breno Galante, antes do inicio do jogo com o Mirassol, quando todos os participantes, entre eles o Ávila, demonstraram preocupações quando saiu a escalação. Não houve nenhum voz discordante de que o galo estava mal escalado. Deu no que deu! Precisamos sim de jogadores, mas o plantel atual está uma draga, ninguém entregando absolutamente nada. Treinador e jogadores não estão em sintonia e aqueles que acreditávamos seriam os diferenciais do galo, Hulk, Scarpa, Rony, Cuca, etc. ou estão de sacanagem com todos nós ou realmente, tínhamos uma visão míope do que poderiam oferecer. Urge atitude, pois pelo andar da carruagem, podem trazer quem for, mas se não mudar de atitude dirigentes, treinador e jogadores, estamos fadados a lamentar a saída do Milito, pois o que estamos observando é a repetição dos erros que aconteceram no ano passado. Está na hora da virada ou cabeças irão rolar. O treinador, tem culpa sim do que está acontecendo. Estou p da vida, pois acreditava em coisas melhores neste ano e ao que tudo indica, vemos brigar para não cair. É como vejo o galo de hoje!
Hoje e sempre, galo!!!
Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. O Legado de Padre Torga é justamente a importância de se prever o que pode vir a acontecer e agir antecipadamente para evitar o acontecimento. Isto, se chama planejamento e atitude adequada. A diretoria do Galo, para 2025, não tem o propósito de disputar o título brasileiro, pois, se tivesse não iria contratar reforços somente em junho. Se o Galo conseguir uma vaga na Libertadores em 2026, já será uma grande proesa, pois o elenco que temos é para no máximo meio de tabela. Agora, se houver contratações, podemos, disputar um.G6 é até ganhar a Sulaameticana.
Prezado Domingos Sávio confesso que, ULTIMAMENTE, você tem me surpreendido. E não há como não dar-te razão: o P L A N E J A M E N T O é para ficar no meio meio da tabela sim (iludido é quem acha que ter ganhado o Rural deixou os donos do Atlético iludidos); investimento MODESTO privilegiando o pagamento das dívidas (AS DÍVIDAS AGORA TÊM DONO, NÃO É MESMO?) com o cuidado de não cair para a SÉRIE B; o foco, não tenho dúvidas, é a Sulamericana, onde residem a nossa única chance de mais um título nesse ano (se vamos ganhar é outra história). Acho (só acho, mas como sempre, devo estar errado) que o PLANEJAMENTO FINANCEIRO (não confundir com Planejamento Esportivo) é ficar no meio da tabela no BR-2025, chegar à final do Sulamericana e às quartas-de-final na Copa do Brasil. De resto, não tenho dúvidas: NÃO CONSEGUIREMOS COMPETIR COM URUBU e PORCO, pelo menos nos próximos 5 anos. Na minha opinião, o que não tem a menor importância, penso que nesse período podermos abiscoitar uma Copa do Brasil e ficar na periferia da Libertadores. E que Padre Torga, em sua indiscutível benevolência, interceda nos andares de cima (ou de baixo, tanto faz) para que São Paulo, Internacional, Santos, Grêmio, CSA/MG e Corinthians continuem na draga atual por um bom tempo.
AO BLOGUEIRO, que não perde uma chance de praticar atos reconhecidamente hereges, em tom de uma merecida carraspana, lembro o maior ensinamento de Padre Torga: “Não invocai em vão o meu santo nome”.
Teobaldo eu tenho procurado não alimentar falsas expectativas para não sofrer com frustracoes. O cenário que você retratou pode não agradar, mas eu também não estou pensando em Brasileiro. Abraço. Estou te devendo um chá de camomila.
Ah, esse chá…. se você pagar eu tomo!!!!