Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

No Sul em busca da reação

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Se o time é titular, reserva, misto ou alternativo, não interessa, a camisa do Galo é que entra em campo. E a vitória é e deve ser sempre o objetivo em cada partida. Ao que lemos, parece que o Grêmio também deverá utilizar do mesmo expediente, por estar igualmente envolvido com a Copa Libertadores. A única diferença é que os gaúchos venceram a primeira partida, fora de casa, e não têm a obrigação de reverter o resultado no meio da semana.

Enquanto aguardamos o Jorge Wilstermann, projetando uma boa vitória por dois ou mais gols de diferença para seguir na outra competição, hoje, em Porto Alegre temos que buscar pontuar. Três pontos, preferencialmente, ou, numa hipótese mais pessimista, o empate. Nosso desempenho neste primeiro turno não permite mais vacilos. Afinal, disputamos quatro situações e estamos atrás em todas elas. Confirmar a condição de melhor entre os mineiros, G-6, G-4 e título.

A diferença nossa para o líder, rodada a rodada, veio afastando esse sonho, mas classificação para a próxima Libertadores – direta ou não – e confirmar a condição como o melhor de Minas, são obrigações. Um elenco, como o que o Galo dispõe, não pode e tampouco justifica o desempenho até o momento. Então, em que pese ser na casa do adversário e o treinador acenar com time todo reserva, somar pontos hoje é fundamental para virar a primeira metade da competição.

Para isso, não tenho a pretensão de conclamar ou até mesmo de propor um pacto, mas é fundamental o entendimento entre gramado e arquibancada para reverter a situação no Brasileiro e sonhar em avançar na Libertadores. O Atleticano está ressabiado, claro – e com razão -,afinal se esperava muito mais dessa equipe. Tanto que, em tempos passados, de 2013 até 2016, seguramente a procura por ingressos para uma partida de oitavas de final de Copa Libertadores seria muito superior à que estamos presenciando.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Uma vitória hoje no Rio Grande do Sul, seguramente, vai inflamar essa maior e mais poderosa arma que o Galo dispõe, a Massa. Se colocamos 45 mil na quarta-feira, frente ao Corinthians pelo Brasileiro e onde estamos numa posição intermediária, creio que podemos passar dos 50 mil no próximo jogo no mesmo Mineirão. Que os jogadores façam a parte deles e, com isso, consigam incendiar o Atleticano.

Temos debatido aqui e ouvido nas ruas opiniões contraditórias sobre tanta situação que envolve o Galo, que sinceramente nos deixam perdidos. Qual Atleticano não quer o melhor para o time? Todos nós queremos, claro! Para chegar aos títulos tão sonhados, necessárias são as vitórias nas competições; para vencer, fundamental é que a bola balance a rede adversária. E, como temos assistido, são infinitos os gols perdidos, isso quando consegue chegar à área do outro time. Enquanto, do nosso lado, parece que a rede chama a bola.

Além da questão campo, outros assuntos dividem as opiniões do Torcedor. Estádio próprio, modelo dessa construção e gestão; direção do futebol; marketing; enfim, uma enormidade e complexa discussão, onde o maior interessado passa à margem do debate, consequentemente, das decisões. É o resultado da nova realidade do futebol. O valor do passe de Neymar e o que ele irá receber retratam a realidade que afastou a verdadeira massa dos estádios. Os clubes hoje pouco se lixam para a bilheteria, afinal, a receita vem de outras fontes, com isso o torcedor – literalmente – foi marginalizado.

Como somos diferentes, desde a nossa fundação e nossa história comprova ser o Galo o time – na verdadeira acepção da palavra – do povão, que o sentimento dessa gente sofrida impulsione a reação. Jogadores, treinadores e toda comissão técnica, até diretores passam, mas o Atleticano permanece e é quem garante a continuidade dessa paixão.

Diante disso, vamos sonhar com a recuperação no Brasileiro – já a partir de hoje – para na sequência lotar o Mineirão em busca da classificação na Copa Libertadores. Que assim seja!

58 thoughts to “No Sul em busca da reação”

  1. Robinho tem que ser proibido de entrar em campo! Tem que ser relacionado, ficar no banco de reservas fazer aquecimento e não entrar. Até o dia em que acabar seu contato ou até ele pedir pra sair.

  2. Não me esqueço, não podemos nos esquecer que o Atlético perdeu o Mineiro de 16 graças a um penalty mal batido por este rapaz que veio do Santos e gosta muito de pagode. Mas hoje ele extrapolou: foi moleque. E se foi moleque, é porque é moleque. E muitos de nós poderemos dizer que no Galo não é lugar de moleque… Depende. Se nada acontecer com ele, é porque é. Se isto passar batido, ele não é o único… Se ele não for o único, a Cidade está muito bem representada… E lá não se encontra no momento o Galo de todos nós.

  3. O Internacional, Bi-Campeão da Libertadores e Campeão do Mundo vencendo o Barcelona terminou o primeiro turno de 2016 com 22 pontos. Nós, bi- campeões da Taça COMEBOL e campeões da Libertadores 2013 vencendo o Olimpia terminamos o primeiro turno de 2017 com 23 pontos. Será que isto quer dizer alguma coisa????

  4. Acho que ninguém, inclusive vc amigo Eduardo, tem o direito de fazer qualquer ressalva à torcida do GALO. Torcer para esse bando de vagabundos está cada vez mais difícil. No próximo jogo, pela Libertadores, a TORCIDA deveria assistir o jogo de costas, em sinal de protesto contra esses mercenários que tomaram conta do GALO. Pseudo-jogadores como Alex Silva, Yago, Elber e Robinho deviam ser proibidos de vestir a camisa do CAM. A torcida não aguenta mais ver o GALO se transformar no time mais PASSIVO do campeonato brasileiro. Que vergonha! Tenho 71 anos de idade, e nunca vi um time tão apático.

  5. Boa noite. Este time do GALO está de parabéns. Terminou o primeiro turno fora do Z4!!!!!!!! Grande ROBINHO, ganha R$ 800.000,00 por mês e bate um penalti de maneira displicente e mais uma vez amarela!!!!!!!!!!!! Ê GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Time e CLUBE sem comando,sem pulso,os caras parecem fazer o que querem,como querem e qdo querem numa total demonstração de indolência . O âpice desta indolência foi apresentada na cobrança do pênalti pelo robinho!Ligaram o*phoda-se* literalmente…

  6. Perdemos para o melhor time da competição. Penso que o Grêmio tem time para ganhar o campeonato, tem reservas da base, com vontade de mostrar futebol. Infelizmente nosso GALO está muito mau administrado. Vamos vencer de goleada para podermos acreditar que podemos ser campeão. Aqui é GALO.

  7. Caro amigo jornalista… um profundo respeito pelo seu trabalho e seus comentários!
    Mas, há um tema que eu respeitosamente discordo!
    O atlético está “feio de mais” pra reclamar da torcida (tenho ido aos jogos)!
    Ao contrário dos profissionais do meio (futebol) somos (nós torcedores) clientes(na relação capitalista a que somos todos inseridos)!
    Não temos, não queremos, não podemos apoiar um time desses que perde 3 penaltis (pessimamente batidos) num pontos corridos!
    O Robinho cobrou pênalti para a torcida desligar a TV!
    Então, torcedor sim, ingênuos JAMAIS… Fora D.Nepomucino (escrevi errado de protesto)!

  8. fim de jogo,triste realidade este jogadores não pertence a massa atleticana,entra e sai treinador não muda nada,derrotas,atras de derrotas,nao sei que mais critcar,o jeito e rezar,rezar,vai galoooooooooooooo

  9. No ATLÉTICO é assim: pouparam e planejaram tanto,masss…. tanto, q hj não temos titular e muito menos reservas. O Atlético está doente e a doença tem nome e endereço; nepomucenite aguda e está instalada na cadeira da presidência na Olegário Maciel,em Lourdes. O projeto p/ elevar o meu CAM aos níveis dos anos 2000 está concluído com sucesso… Destes 14 q hj ENVERGONHARAM a ARMADURA ALVINEGRA e por ela não demonstram ter respeito, muito menos honra,pode dispensar tds q não farão falta alguma. Micale tbm pode entrar na roda,com ele ou sem ele o estrago já está feito. O caboclo q INTERROMPEU um TRABALHO q nos DEU 1 Mineiro,1Recopa Sulamericana,1Copa do Brasil e 1 vice campeonato BR,ainda ocupa o cargo de secretario municipal de planejamento de uma Capital de Estado_ ironia? porra nenhuma! O cara demontra ser incapaz de dar sequência a um projeto já pronto q caiu em suas mãos, vai secretariar um órgão público cheio de decisões a serem tomadas? só rindo!_ … éeeeeeeeeee… Vergonhosa a campanha do GALO, números de hj são piores até q os do time q foi rebaixado…muito pior!
    ✓✓e o tal de Elder Santana Conceiiiiiçãããoooo, entrou em campo hj ? Pq não o vi… aliás poupar p/ quê ,se durante a coça de relho,teve de utilizar algumas peças q foram poupadas, eu heinnnnn!!!
    _TNC nepomuceno! Pede p/ c@g@π e caia fora,o CAM não é seu parque de diversões não, seu FDP!!!

    1. Desculpe- me mas o CAM virou laboratório de experiências, estão brincando com coisa muito séria…!
      _ presidente inexperiente e amador
      _treinador amador e inexperiente
      _ superintendente de futebol amador e inexperiente
      _ roger início do amadorismo e inexperiência q deu errado. Com ele ou sem ele, o insucesso do time seria o mesmo. Destruíram um trabalho de 8 anos em 7 meses… e o resultado é esta vergonha q aí está…

      1. Tem sim amigo inclusive a torcida que acha normal poupar esses vagabundos no Brasileiro como se fossemos ganhar a Libertadores com esse bando de come e dorme! Ou como se não existisse nenhuma chance de cairmos pra série B! Acorda massa

  10. Boa tarde!
    Desculpem -me, mas, quem ainda não percebeu que a nossa luta é para não cair , comecem a torcer muito para que isso não aconteça! Aliás há vários posts atrás já falava isso, e alguém postou que eu não deveria ser torcedora do GALOOOO.
    Sou sim muito torcedora do GALOOOO. Só não sou iludida achando que com o planejamento que foi feito desde o final de 2015, chegaríamos a algum lugar. O SR. PRESIDENTE preocupou-se em encher o elenco de estrelas e esqueceu-se da nossa defesa. Não quis a vinda de Robinho, tampouco a de Fred. Aliás na minha opinião o GALO errou muito em se desfazer de jogadores que tinham a CARA DO CLUBE, como PRATTO, MAICOSSUEL, CARLOS, DONIZETE e outros. Assistindo vídeos antigos é impressionante a diferença. Se não tínhamos tanta técnica, sobrava RAÇA. Infelizmente o momento é muito grave e não ė hora de poupar jogador no BRASILEIRO. É ,hora sim, de colocar todos para jogar e sair desta situação incomoda que está deixando todos, extremamente,aflitos.

    1. CAM de apequenando nas mãos do novo ziza ,e do superintendente amigo de todo mundo … Bastidores interno do Clube deve de estar fervilhando, não é possível tanto descomprometimento igual esses caras demonstram. A forma como o pênalti foi cobrado mostra bem isto…

    2. Ana, espero que você seja bonita, porque mulher feia nesta fase do Galo é judiação…
      Dizem meus AmiGalos que Ana é nome de guerra de marmanjo da mafia azul………………………….. Mande-nos uma foto sua……………………………………………………………………………..

      E aproveite para nos esclarecer o seguinte: porque você só aparece quando perdemos? Não me lembro de você após a final do Mineiro e os 3×1 no lombo no Indepa… Sua redação está te revelando, garoto… Preste atenção! Você começa dizendo “quem não percebeu que nossa luta é para não cair”… E logo a seguir quem cai é você: “Comecem a torcer muito pra que isto não aconteça!”… Ana, vamos combinar uma coisa: se você for mulher mesmo, está no blog correto… Mas vamos combinar: deixa as coisas melhorarem que neste momento não estamos muito afim… O Galo melhorando este blog ferve o você vai ficar feliz da vida… Agora, se for nome de fantasia, cai fora que Aqui é Galo!!!

        1. Alexander, bom dia… Ela pode ter dito mil verdades, mas ela/ele não tem o direito de nos dizer nada. Entrar aqui no blog cruzeirense não tem o direito. Se algum Atleticano entra no blog azul calcinha fantasiado de maria isto seria uma coisa muito feia e que nos envergonharia tanto quanto nossa situação em campo. Este cidadão que se faz passar por mulher está claríssimo que ele é infiltrado. Isto estraga o blog. É isto o que eles querem. Saudações

      1. Boa noite!
        Nem deveria vir aqui para responder-lhe, tamanha a sua falta de delicadeza, mas, tudo bem, sabemos que hoje em dia o que mais está faltando é educação e respeito. E é por respeito ao blog e aos internautas que venho aqui para dizer-lhe que sou muito torcedora do GALOO . BONITA, ou não…..não me tira o DIREITO de vir aqui e opinar sobre o GALO , NA HORA QUE QUISER , SEJA NAS VITÓRIAS OU NAS DERROTAS, desde que respeitando as normas em que eu acredito que são a de respeito pela opinião do outro.

  11. Acho que tem de parar com esse papo de “medalhão mercenário”, má fase existe e ela chega para todos. Os jogadores “base” estão em um mal momento, aquela “esborrachada” de Leonardo Silva no gol do Corinthians é prova disso. Também espero mais desse time, mas não exageremos em mimimis!

    1. É verdade Carlos, é tudo Mimimi e ai você vai dormir com mais esta no lombo. E ainda falta 45 minutos para o mimimi continuar.

      1. Má fase é má fase, ficar chamando jogador de canalha, vendido, frouxo e outros adjetivos não adianta nada. Vitor já foi “Santo”, agora é um goleiro que nem sabe repor a bola. Fred contra o cruzeiro foi herói, agora é chupa sangue, Robinho foi o Pedalada, agora é um omisso preguiçoso. Acho que Nepomusseno tenta imitar o Kalil em decisões drásticas, mas Kalil teve que rodar muito até acertar. Acho que o Atlético tem uma Comissão Técnica ruim e isso já não é de hoje. Futebol é paixão, mas tem lógica e muita para explicá-lo.
        E meu lombo tá inchado sim, mas o cérebro tá de boa.
        Saudações atleticanas.

  12. Acabei de ver o mingau perder pro vitória. E aí só o galo não se encontra? Muita gente falando do salário em dia, antes era mérito hoje é demérito? Esse time reserva com esse meio devia ser o titular. tomando minha gelada só esperando o Galão. Faz essa massa feliz.

  13. Boa tarde a todos.
    Na minha modesta opinião a questão mais importante, a ser observada no time do galo é a limitação técnica dos jogadores do elenco. Em segundo lugar a condição física. O elenco é formado de jogadores veteranos, principalmente os titulares. Outra questão são os treinadores. O q foi embora e o q chegou. Ambos fizeram e fazem escolhas erradas. Taticamente e definição de time titular, além das substituições. São essas questões q precisam de solução. Simples assim!

  14. O problema é que nós mineiros abaixamos a cabeça e já nos damos por derrotados nas primeiras batalhas. Se tem um obstáculo e nós temos dificuldade em passar por ele já achamos que está tudo errado e que não somos capazes. Essa é a diferença do líder para nós. Eles tem confiança mesmo sendo inferiores. Nós somos com toda certeza melhores mas somos pessimistas e ausentes nas horas de demonstrar garra. Quando a Globo coloca o microfone na torcida adversária (Flamengo, Corinthians) não fazemos absolutamente nada. Quando a Globo Minas exibe reportagens sobre times do Rio e SP não fazemos nada. Já passou da hora do atleticano parar de reclamar . É hora do torcedor fazer a sua parte. A força do Galo sempre veio da arquibancada.

  15. A repetição de erros no Galo é de desanimar. Querem um exemplo? Léo Silva, apesar de bom zagueiro, sempre perde na corrida para qualquer atacante, e ele está sempre no meio do campo. Resultado? Gol do Rodriguinho do Corinthians e de tantos outros que fazem gol assim, deixando o Léo Silva pra trás. Onde está o técnico que não corrige isso? Este é só um exemplo. Mas, como eu disse, estou desanimado até de comentar. Nada muda, nada mudará, por isso já são 46 anos sem título do brasileirão, porque os erros nunca são corrigidos. E como nada vai mudar mesmo (corrigir a eterna pior defesa), então não vai ganhar outro brasileirão nunca.

  16. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Dizem que o melhor remédio para curar as dores da alma e do coração, é esquecer do PASSADO e sonhar com o FUTURO.
    E não é que a coisa funciona…
    É assim que decidi torcer para o Galo daqui pra frente. O nosso FUTURO é quarta feira próxima quando jogaremos com o J Wilstermann.
    O nosso FUTURO é superarmos todas as fases e levantar mais um Título da Libertadores.
    O nosso FUTURO é disputar o Mundial e sermos os campeões do Mundo.
    Vejam como é bom sonhar com o FUTURO… nada, nadica de nada, faz você sofrer.
    Coisas melhores nos reservam para o FUTURO. O PASSADO… só Deus sabe como foi.
    Pra cima deles GALO.

  17. Acredito que vamos fazer um bom jogo no meio campo hoje, pelo menos defensivamente. Mas o outro grande problema que temos é o ataque. Seja com quem seja, infelizmente perdemos a confiança no nosso ataque. Que 2018 chegue logo!

  18. Bom domingo a todos !
    Vejo muito pessimismo entre nós…não estamos com aquela confiança necessária para formar o elo entre a massa e o time. Fala-se muito em dindin que os jogadores ganham , mas é importante lembrar que dindin não põe a bola nas redes… o que importa nestes momentos de crise é dar aos jogadores a tranquilidade… confiança e acreditar sempre…
    Força galo !!!
    A reação começa hoje !!!

  19. “Nós somos Campeões dos Campeões/ Somos orgulho do esporte nacional”
    Todos nós sabemos a que se refere esta frase do Hino. Hoje eu vou escrever sobre este torneio, vencido pelo Galo, que ainda não era Galo…
    Mas já era pioneiro.
    A era do profissionalismo se inaugura em 1936, naquele ano o Atlético sendo o Campeão do Estado, pra variar…
    Estava previsto, o pessoal do futebol entusiasmado em face dos “novos tempos”, um torneio a ser disputado no início do ano seguinte reunindo os campeões regionais do Rio, de Minas, do Espírito Santo e de São Paulo.
    Seria e foi o Torneio Campeões do Brasil.
    Claro que um formato de campeonato nacional. O primeiro campeonato brasileiro. Todos reconhecemos isto e de tal forma estamos tranquilos a respeito que não é necessário qualquer reconhecimento via fax…
    O campeão do Rio era o Fluminense, a Portuguesa o de São Paulo e o Rio Branco o vencedor pelo Espírito Santo.
    O Torneio seria disputado em turno e returno, o vencedor aquele que contasse o maior número de pontos.
    Não tenho comigo a tabela completa, apenas os jogos do Atlético…
    O Time Campeão dos Campeões imortalizou Kafunga, Florindo e Quim; Zezé Procópio, Lola e Bala; Paulista, Alfredo Bernardino, Guará, Nicola e Rezende.
    Nicola eu o conheci na sede do Galo nos anos setenta, um velhote branco, simpático, barrigudo e não muito alto. Ela era o ponta de lança… Também nos anos setenta, eu na Vila Olímpica vendo um treino do Time (episódio ao qual já me referi neste espaço), de repente um alvoroço… Se tratava de um velhote alto, louro, de terno preto, acompanhado de muitas pessoas, ele tendo ido a convite visitar as dependências daquele centro de treinamento… Era Guará, o Diabo Louro, eu de longe o vendo, encarando e viajando no tempo…
    Na minha Revista do Atlético, publicada no ano de 1970 eu leio que o ataque daquela equipe foi Alfredo Bernardino, Paulista… No Canto do Galo, ao qual estou neste momento consultando, em todos os jogos do Torneio está registrado Paulista, Alfredo Bernardino… Com pesar eu me desfaço de uma antiga convicção e por coerência adoto os dados da enciclopédia eletrônica…
    Esta simples inversão não é qualquer coisa descartável: Paulista, Alfredo Bernardino, esta formação quer dizer que Paulista era o ponta direita e Alfredo Bernardino o armador camisa 8… Até ontem eu pensava o contrário, minha revista sustentando meu pensamento…
    Claro que outros jogadores participaram da campanha. Vou informar com cuidado quem entrou no lugar de quem… Então vamos lá!
    O Torneio começou de forma terrível para nós, o Time levando uma sapatada de 6×0 do Fluminense nas Laranjeiras no dia 13 de janeiro de 1937. Pqp!, desta vez vou tomar o cuidado de abreviar.
    O técnico do Atlético, Floriano Peixoto, mexeu apenas uma vez no time, tirando Guará e fazendo entrar Bazzoni… O goleiro do Fluminense era o lendário Batatais.
    Aproveitando a viagem ao Rio, a equipe de lá partiu para Vitória e no dia 17 enfrentou o Rio Branco, empatando o jogo em 1×1, Alfredo Bernardino marcando nosso gol, empatando o jogo que àquelas alturas era vencido pela equipe capixaba… Alcindo entrou no lugar de Bala na linha média. Bala era lateral esquerdo em linguagem de hoje…
    Agora o Atlético vai estrear em Belo Horizonte e fazer uma série de jogos em casa… A cantiga do Galo vai mudar…
    Enfrentamos a Portuguesa em Lourdes no dia 24 de janeiro e enfiamos 5×0 no lombo da Lusa, Paulista marcando quatros gols e o volante Duílio, contra, completando o score, como diziam na época… Jogo liquidado, Floriano Peixoto tira Kafunga pra dar ritmo de jogo a Clóvis e substitui Paulista para ele ser merecidamente ovacionado pela Torcida. No lugar do ponta direita entra Abraz com z, talvez um antepassado do nosso Roberto Abras… Quem sabe?
    Agora é a vez do Fluminense vir aqui, Time e Torcida engasgados. Antônio Carlos apinhado de povo, lotação esgotada horas antes do encontro… 4×1, com Nicola fazendo dois, Alfredo Bernardino e Paulista completando… O gol do Fluminense foi marcado pelo nosso Quim. Quim era quarto-zagueiro. Este jogo contra o Fluminense acontece no dia 31 de janeiro.
    A 3 de fevereiro vem nos visitar o campeão do Espírito Santo, o Rio Branco de Vitória. 5×1, com dois do Paulista, Guará, Nicola e Bazzoni (que entrou no posto de Alfredo Bernardino) completando pra nós. O centroavante Lucínio fez o gol de honra dos capixabas.
    Como eu disse, não sei a quantas ia a disputa na tabela de classificação, como foram os jogos das outras equipes entre si… A última rodada acontece a 14 de fevereiro, o Atlético seguindo para São Paulo para enfrentar a Portuguesa no Canindé…
    No início, desolação total: Portuguesa faz 2×0, gols dos atacantes Heitor e Aurélio. Mas Guaracy Januzzi, Guará, o Diabo Louro, faz dois e Paulista também deixa o seu, a sensacional virada acontecendo, o Clube Atlético Mineiro se tornando o Primeiro Campeão dos Campeões do Brasil!
    Ainda quanto ao jogo, Bazzoni substitui Alfredo Bernardino e Elair entra no lugar do ponta esquerda Resende…
    No retorno a BH uma multidão recebe o Time na Praça da Estação, a Taça sendo escoltada pela Massa em êxtase até a sede na Avenida Olegário Maciel.
    “Atlético tcha-tcha-tcha! Atlético tcha-tcha-tcha!”
    Se o Galo não existisse teria sido preciso inventá-Lo!

    1. Oi Rubens! Que depoimento! Sou de 73. Portanto, Guará, Nicola e Rezende é uma frase que soa como música pra mim. Da mesma forma, o tri maldito. O time de 48. Eu não vi, mas estudei. Estudei porque em 88 o Galo completava 80 anos. O jornal O Estado de Minas publicou em 25 de Março daquele ano um caderno especial. Super especial. Foi muito melhor do que o publicado no ano do centenário. Tomou o cuidado de publicar todos, todos mesmo, jogos do Galo, desde o primeiro até o da véspera da edição especial. Ali eu tomei conhecimento do Trio Maldito, do Campeão dos Campeões, de Maringá, Murilo e Ramos, de Humberto Ramos e Dadá. Reinaldo, Cerezo, Luizinho e Éder eu já tinha vivido. Meus craques à época eram Luizinho, Renato Morungaba e Sérgio Araújo. Eu praticamente decorei esse jornal. Sabia que em 1927, época do Trio Maldito e ano dos 9 a 2, o goleiro se chamava Osvaldo. No encarte, o título da matéria atribuída a ele era: “Osvaldo, a lenda do goleiro valente”. O encarte mostrou uma foto do goleiro à época, um atleta amador estudante de Medicina, e naquela data, um médico veterano e já marcado pelo Passat dos anos. Eu estudava no Colégio Arnaldo, situado na região hospitalar. Um belo dia, o Dr. Osvaldo passa por mim e pela minha turma de amigos do colégio, na rua Ceará. Mais do que rapidamente, eu disse a meus amigos: Aquele senhor ali foi goleiro do Galo! Todos riram de mim, e duvidaram. Eu insisti: Foi sim! O nome dele é Osvaldo! Um colega gritou: “Oh Osvaldo! E não é que o velhinho olhou para trás! Daí pra frente, eu fui um Mané e não tive coragem de ir lá e bater um papo com ele. Ele deve ter pensado: “Bando de moleques!”. Mas eu lamento muito não ter tido a desenvoltura de ir lá, com todos e render minhas homenagens a ele, o goleiro valente dos 9×2 eterno! Deixei a aquele momento passar.

        1. Abraço, Tércio!
          Nós temos História, Presente e Futuro…
          Quando eu li “Maringá” eu pensei comigo: “Uai, vou ter que corrigir o Tércio. Nunca ouvi este nome na história do Galo…” Kafunga. Eu me lembro dele comentarista de arbitragem… Após os gols ele era sempre consultado… E se dissesse que tinha sindo “barra suja” ninguém discutia mais… “Kafunga falou que o gol não valeu!” Ponto final. Quando o gol era legal ele dizia: “Gol barra limpa!”
          Saudações, Tércio!

  20. Querem saber na boa mesmo o certo era escalar o time titular hoje contra o Grêmio (lutar para não cair) e contra este tal de Jorge da Bolívia escalaria reservas ou sub 20 .
    Alguém acha que vamos passar pelo Ríver com este time medonho?

  21. ” Se o time é titular,misto ou alternativo, não interessa,a CAMisa do GALO e q entra em CAMpo.”[…]Sigo o relator e assino embaixo!
    Vamos GALO ! Bom domingo à todos ??? GALO

  22. bom dia Eduardo e massa,mais uma pedreira pela frente,o galo vai jogar contra o grémio com reservas,eu não fazia isto,colocava os titulares se temos titulares,foi estes medalhões,peladeiros que colocoram nos neste ponto de lutar para não cair,se vencemos vamos subir mais 3 posições,se perder vamos para o z4,muito preocupado com o time do galo,tambem uma equipe sem comando,presidente,diretor de futebol,esperar ok,rezar,rezar,vai galooooooooooooooooooooooooo.

  23. Bom dia, caro Eduardo. Por mais que torça e queira, não consigo imaginar uma vitória sobre o Grêmio logo mais. Este time do GALO não tem comprometimento com nada. Ganhando ou perdendo, para os jogadores nada muda. Pagamento em dia e polpudos salários no fim do mês. São uns tremendos duns mercenários.

  24. Eduardo, bom dia, bom domingo.
    Um time que perde deste jorge, do vasco(em casa, acreditem), é para fazer qualquer atleticano jogar a toalha. Princípio de agosto, patinando no brasileirão , tendo que reverter o resultado contra jorge , eliminado precoce e vergonhosamente da copa do brasil, por um time que possue a terça parte de nossa folha salarial , é surreal, impensável e inconcebível.
    Acredito e rezo para estar enganado e muito enganado que as únicas alegrias que teremos este ano será chegar em dezembro na série A e o témino de contrato de robinho, fred, elias , responsáveis por este triste e infeliz ano ; sim, são responsáveis diretos , juntamente com o estagiário que saiu e arrebentou o time e deve estar numa boa, numa ótima com a polpuda multa rescisória. Esta amarga análise, caro de Ávila ,é um pequeno desabafo deste torcedor inconformado com os rumos tomados por este time que não nos representa e esta diretoria inerte ; eu sei que a partir do segundo semestre, com qualquer resultado na libertadores, estarei fazendo contas para a classificação da libertas do ano que vem(me recuso a acreditar que somente isto nos sobrou), pois sou atleticano e não abandono meu time um dia sequer.
    Porém , vejo neste amontoado de mercenários, medalhões em final de carreira, a capacidade de nos decepcionar ainda mais, não os subestime.
    Dias melhores virão , esperamos.

  25. Hoje iria de força máxima,apesar de achar que dificilmente sairemos com resultado positivo hoje contra,na minha opinião,o clube com o futebol mais bonito praticado no Brasil.

    A prioridade imaginária hoje é a Libertadores
    A prioridade real é a manutenção na série A

    Qualquer pontinho que cair na nossa conta é fundamental

    1. É isto mesmo caro Alexander ! Aquela máxima de q o jogo de quarta p.v. é o jogo do ano p/ o CAM foi para o ralo. De agora em diante TODO jogo terá de ser considerado como sendo o último,e ,mais importante no ano . Nepaulinoziza conseguiu destruir com a identidade e o respeito conquistados pelo CAM nos últimos anos…ele e o tal *até pouco tempo diretor da base* … No imaginário destes caboclos o CAM é uma neverland,um playground ou quem sabe um aqua park… Lamentável a postura/atitude demonstrada por este bando q temos visto esculhambando com os 109 anos de uma Instituição forjada na raça e na entrega… lamentável!

  26. Muito preocupado hoje. Se acontecer uma derrota e os resultados da rodada forem desfavoráveis, poderemos cair até 4 posições, e entrar definitivamente na zona perigosa. Gostei do Micale ter levado os jogadores que não vão jogar para o sul. Pelo menos ao invés ficarem aqui numa boa, eles estarão treinando e convivendo juntos. Quem sabe, não é uma boa oportunidade para o elenco, que hoje se encontra rachado, se integrar novamente? Além disto, o time ganhará 2 dias de treinamentos para o jogo da próxima quarta. E cá pra nós, a falta de treino, principalmente de jogadas ensaiadas, tem sido sentida nas partidas. Vou até fazer uma sugestão ao MIcale: aproveite a oportunidade e apresente os jogadores de frente ao Cazares, quem sabe assim ele deixe de ser fominha e passe a jogar coletivamente? Porque futebol ele tem.

    1. Completando: que o Victor aprenda a sair jogando, que o MR aprenda a parar cruzar da intermediária e ir à linha de fundo, que o Gabriel aprenda a disputar bola de cabeça, que FS aprenda a parar de simular falta, quando perde um lance, que o carioca aprenda a ter vontade nas partidas, que o Heman aprenda a fazer gols, e que os reservas Morrone,Valdivia, Otero e outros aprendam a jogar bola.

      1. KKKKK, prezado JBHGALO. Para ver jogos com times tão competentes assim, te aconselho a assistir a Premier Ligue (campeonato inglês) pois, se formos esperar qualidade técnica na maioria dos nossos jogadores, vamos ter de esperar a próxima encarnação…kkkkk – Abraço!

      2. Meus caros amigos, boa noite, Otero cai cai, Robinho cai cai, Otero e Valdívia não conseguem bater escanteio só bola baixa no primeiro pau,uma lástima, time ( aliás dois, titular e reservas) pra mim sem preparo físico que o Carlinhos Neves venha a público se explicar e mais um penalti mal batido nem penalti conseguimos converter se não classificarmos na Liberta o que acontecerá??? Resto do ano lutando p/sair da zona perigosa. É muito pouco, vergonha/vergonha. Saudações atleticanas.

    2. Eu acho que se é pra descansar o jogador, é melhor nem levar. Pegar avião cansa. Mas a derrota era prevista. Nada que atrapalhe o Galão pra quarta feira. Vamos entrar pra arrasar e a classificação será tranquila. galo campeão da libertadores. Eu sei. Eu sei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *