Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A irracionalidade de cada dia do Atleticano

Crédito: São Paulo Futebol Clube

Não sei, ao certo, como explicar essa relação de amor e ódio que sentimos por nosso time do coração. Por mais que acredite – especialmente depois de assinar este nosso espaço – que conheço a alma do Atleticano, têm momentos que me sinto perdido – pessoal e coletivamente – sobre a tal inteligência emocional. Aqui, desde março do ano passado, já recebi manifestações de apreço e algumas dando conta de que pudesse ser eu o responsável pelos momentos de crise do nosso Galo.

Sou, como alguns amiGalos leitores, um ser absolutamente irracional. Isso, se não me permite, seguramente explica a condição da minha bipolaridade. O Galo é como aquela pessoa querida, seja parente ou apenas afim, que julgamos e condenamos quando nos decepciona. Mas, seguramente, não permitimos que outro, qualquer que seja a motivação, tente avaliar a situação, ainda que repita o mesmo que dissemos.

Nessa relação estremecida e agravada pelos recentes resultados, o Atleticano busca energia, argumento e o que for necessário para renovar sua esperança na reação e até em títulos na temporada. Se na semana passada, a exemplo dessa, execramos jogadores, comissão técnica e diretoria, no domingo – depois de vencer o Coritiba – demos uma trégua e relevamos. Aí, veio o outro meio de semana e, em casa, outro banho de água fria.

Nem o fato de ser derrotado para o eventual líder, que invicto no campeonato soma 13 vitórias e cinco empates, serviu de álibi a questionamentos que aguardam explicação. Na falta disso por quem deveria, no caso os três entes mencionados acima (diretoria/comissão/jogadores), entramos em mais um fim de semana sonhando com resposta em campo. Esse instável time Atleticano tem feito isso mesmo, perde jogos inacreditáveis em Belo Horizonte e arranca resultados surpreendentes na casa do adversário. Que seja o Grêmio a próxima vítima.

Crédito: Sport Club Internacional

Por falar em vítimas do Galo, um fato curioso. Estive no Rio Grande do Sul, em 2015, quando fomos derrotados pelo Internacional e eliminados da Copa Libertadores. Ao final do jogo, em tom de deboche, torcedores e até funcionários do Colorado entoaram o “eu acredito” no Beira Rio. No ano seguinte, Inter rebaixado. Neste mesmo 2016, e agora novamente pela Copa Libertadores, em São Paulo, contra o time paulista do mesmo nome, novamente derrotados tivemos de ouvir a mesma zombaria. Está agora o time da elite paulistana na mesma zona da degola.

Até aqueles algozes árbitros do passado, nem vou mencionar os nomes destes incautos novamente, também estão pagando. Um deles, seguramente o mais cruel de todos, convive com o alemão ao seu lado o tempo todo. Bastante debilitado, sempre esquece onde deixou o chaveiro na hora de voltar para casa. Outro, num governo municipal de São Paulo, foi demitido da administração de um estádio municipal, acusado de improbidade.

Agora, em pleno Campeonato Brasileiro, juiz e bandeirinha prejudicam ao Galo no jogo com o Coritiba e a comissão de arbitragem faz vista grossa. Penalizaram bandeirinha mineiro por erro similar, mas o jogo era do Corinthians. Cuidado, gente, essa punição seletiva não encontra retaguarda na lei maior, que é a conspiração universal. O momento atual exige seriedade de atos, vejam os exemplos no Legislativo, Executivo e até no Judiciário.

Pois bem, que venham os gaúchos do Grêmio e seus Renatos, o Galo precisa e vai buscar a reação. Se vencer, será festejado; se empatar, vamos lamentar o gol que faltou; se perder, vamos colocar nossa ira para fora. Mas, só cá entre Atleticanos, afinal o Galo mora com cada um de nós. E assim podemos xingar, criticar, cobrar. Cada um no seu quadrado.

37 thoughts to “A irracionalidade de cada dia do Atleticano”

  1. Penso Eduardo que o atleticano antes de tudo é movido a paixão, não pela razão. Certas horas há uma ressaca e este tipo de dúvida aparece como neste post. Porém cabe a direção estar de forma racional executar o seu trabalho. Sim, sempre há uma reação negativa mas o apoio nunca falta. Há a cobrança, mas a tolerância sempre prevalece. Também sempre há erros. E vamos em frente. Neste momento a diretoria paga pelos seus erros e também pelos da torcida. Assim como Kalil, Nepomuceno ainda está em estágio de aprendizado e todos nós torcemos para que se acerte. No momento . a diretoria não tem agido de forma racional – cobranças de título em que a equipe não amadureceu o suficiente – e o foco voltado a patrimônio como novo estádio e contratações de jogadores consagrados sem espírito esportivo – em detrimento do lado esportivo.

  2. Sobre a queda que o clube teve nos últimos 2 anos,tenho uma teoria:a chegada do Robinho,que além de causar uma evidente desproporcionalidade de salários,quebrou nossa banca,já que a DryWorld roeu as cordas

    A partir daí,o time se individualizou,não teve mais coesão e as chegadas de Fred e Elias,provavelmente com salários também astronômicos,acabaram de jogar o combustível no fogo do caldeirão de vaidades que já existia

    Não tenho a informação,mas me parece estar o clube com dificuldades financeiras devido às inúmeras soluções baratas e caseiras que temos arrumado nos últimos dois meses.

    Agora ainda temos mais essa história da briga com o Grêmio pelo pagamento de Victor…

    Acaba logo,2017

    1. Oi Alexander, compartilho com você a opinião de que o evento causador dessa queda do Galo foi a vinda do Robinho. Esse firuleiro, mau caráter, desmanchou o Galo. Eu já disse aqui antes. O Galo precisa de um Yustrich. Mas jogador hoje é intocável. Não pode nem ser mandado embora senão o clube quebra.

      1. Pois é Tércio,o que é até uma coisa previsível.Você trabalha numa equipe,mas tem um colega seu que faz o mesmo trabalho,mas ganha duas vezes mais.É natural que você então espere que ele produza duas vezes mais,ou que ele assuma o protagonismo na solução dos problemas.

        A insatisfação começa em um,vai disseminando no grupo,e quando você vê,estão todos produzindo menos que deveriam esperando que aquele que mais ganha justifique esse pagamento diferenciado

        Não foi à toa que,espertamente,ao contratar Ronaldinho Gaúcho,Kalil fez questão de chamar Leonardo Silva,então capitão do grupo e mostrar-lhe o contrato do Bruxo,para comprovar que não havia grande diferenciação nos salários entre ele e o restante do grupo.

  3. Caro Eduardo, boa tarde. Julgo a sua constante reclamação da arbitragem um tanto repetitiva. Ela não prejudica somente o GALO. Tenho visto jogos de outros times, e ela é calamitosa e tendenciosa.

  4. boa tarde Eduardo e massa,nem comento mais sobre as arbitragens,sao os jogadores que são incompetentes mesmo,na boa não acredito que o galo ganha no sul,o grémio muito forte,bem treinado,se ganhamos 1 ponto já e milagre,ok mais espero são mais 23 pontos para sair da degola,nao espero mais nada desta equipe,uma equipe sem comando,sem brio,sem coletivo,etc,que venha o final do ano e fazer uma limpeza começar com este presidente amador,e jogadores que veio para aposentar no galo,chega de passar vergonha na massa atleticana,vai galooooooooooooooooo.

  5. Caros Atleticanos, palavras de esperança nessa fase tão decadente parece algo irracional , mas torcemos pela esperança do nosso colega Castor que a transcreveu acima se concretize . seria uma redenção de uma ano tão sofrido. Saudações Atleticanas

  6. Bom dia a todos!
    É inadmissível e inaceitável, o nosso Galo perder 4 jogos seguidos em casa e a nossa torcida não fazer nenhum protesto. Vejam o time do Flamengo que está no G6 e a torcida não tá nada satisfeita, andam pedindo a cabeça do técnico e cobrando veementemente dos jogadores, chegando até mesmo, se não fosse os seguranças, querendo agredir alguns. Sei que não é a violência que vai resolver e que tbm não é dessa maneira que deverão agir, mas pelo menos cobrar e exigir desses jogadores incessantemente mais compromisso com o time, pois já basta essa palhaçada. Estão esperando ser eliminados da libertadores para depois cobrar? Sou atleticano de alma e coração e o que estão fazendo com o Galo é uma covardia. Será que estes jogadores pegou a doença das Marias? Tremem em casa diante da nossa torcida e não consegue nem ganhar dos times horrorosos que aqui estão vindo e levando os três pontos. Chega dessa apatia e que pelo menos honrem o nosso manto. O ano ainda está praticamente no meio e podem ainda dar a volta por cima, com raça e dedicação na única competição que nos restou, que é a libertadores, onde no mata mata pode acontecer de tudo, mesmo o time não vindo bem.

    1. Oi Jairo! A gente é líder geral da libertadores! Tá vendo alguém satisfeito aqui? Cara, sou da época do Reinaldo, Luizinho, Cerezo e Éder. Depois foi de doer, porque apesar de um Valdir, Marques, Guilherme, Doriva, sempre era um sozinho pra resolver tudo. Houve uma mudança de patamar desde 2012. A gente não quer que a peteca caixa de novo. Então, nós que somos os mais interessados, não podemos deixar a peteca cair, porque atualmente, jogador está interessado no contracheque! Desde 2016 o time é apático, não representa a nossa história de luta, de acreditar, palavra que não está no hino, mas nós levou a muitos momentos mágicos em 2013 e 2014. Acho que investir nesses sanguessugas de 2016 nós fez mal. E pagar absurdos pra tão pouco resultado contamina quem estava com boas intenções.

  7. Este espaço faz parte de todos nós, estou falando pelos outros com a cara enfiada no espelho: acho que não me enganei… E tanto assim é que eu me incomodo muito quando algum correligionário AmiGalo desaparece de cena… Eu mesmo já desapareci mais de uma vez, mas em ambas ficou claro meu descontentamento momentâneo… Estou dizendo isto porque nosso companheiro Paulo Silva se encontra ausente… Se for enfezamento, Paulo, tudo bem… Mas o problema é que pode ser problema… Torcemos para que você esteja bem… Se estiver apenas enfezado, que é o de menos, releve, que seu lugar é aqui entre nós, xingando, discordando, que se todos pensarem e dizerem uma coisa só, ninguém vai aguentar… Somos um no amor pelo Galo, só nisso…
    Estou erguendo este falatório para no fundo exaltar o espaço, mas isto apenas para ficar mais à vontade para dizer que este blog está transformando o torcer pelo Galo numa coisa ainda mais difícil e problemática: um simples jogador recém subido da base é desligado, ato contínuo muitos de nós (eu incluso) levantamos questionamentos… O estádio do Galo! Onde pode estar coisa melhor?… Pois não é que este assunto desgasta a gente ao máximo?… Ah, os novos e progressistas tempos!… Saudade do radinho com a hora do programa, a gente ouvindo as informações do Abras e torcendo pra haver confusão no lado mafioso de BH… Pronto! Sem falatório, sem discussão. Eu por exemplo já vou amassar barro num assunto bem a feitio para nos consumir e dividir… Saliento logo que sou doutor em assunto pequeno. Sempre acarinhei o sonho de ser presidente do Galo… mas nunca passou pela minha cabeça construir estádio, montar uma equipe que fizesse frente a Barça e Real… Não. Sempre quis ser presidente para brigar com repórteres, bater em juiz, desacatar pseudo jornalistas, barrar a entrada de desafetos na Cidade… Em assunto difícil sou uma maria-vai-com-as-outras. Em assunto pequeno não aceito interferência no meu modo de pensar… Pois bem, o Galinho B vai jogar hoje… Adivinhem onde?… Isto mesmo: em Sete Lagoas!… Puta que pariu, Nepomuceno!!!
    E você, Eduardo, se quiser, abrevie…
    Saudações Atleticanas

    1. Verdade Rubens! Tbm me dou pela falta do amiGALO Paulo Silva. Torço p/ q ele esteja ” enfezado” _ como nós tds_ com o momento pelo q o GALO está atravessando e não pelo fato de novamente ter sido atacado gratuitamente por um desavisado q se opôs ao seu pensamento tempos atrás. E ai Paulo ! Saudações???

    2. Oi Rubens! Primeiro, achei muito legal sua referência ao Paulo Silva. Isso mostra que a comunidade aqui é evoluída e sente falta daqueles que debatem algo que é de suma importância para a nossa existência, o Clube Atlético Mineiro. Aí Paulo, aguardamos seu retorno! Sobre a questão do Flávio, eu lembro que todo grande jogador foi um simples jogador da base. É como se achássem um pedra preciosa, no estado bruto e fossem lapidando. Porque então jogar uma gema bruta fora como se fosse pedra? Lembram do Leandro Castan? Foi liberado sem qualquer retorno ao clube. Hoje é zagueiro da Roma, ou até ontem era. Sempre achei que a Massa tem pouca paciência com os jogadores da base. Queremos que o sujeito arrebente logo com tudo e não é assim que a coisa funciona. Confiança no futebol é tudo. Daí eu questionar a questão do Flávio, assim como outros aqui. Sobre o estádio do Galo, pelo que li, acho que não é uma boa jogada, do ponto de vista financeiro pelo cenário que conhecemos. Entretanto, o estádio pode se revelar no futuro uma excelente jogada! Meu único receio é não conseguir frequentá-lo, já que futebol é para ricos, na palavra de nosso prefeito.

  8. Bom dia Massa! Concordo com o Tércio e insisto no caso Flavio. A diretoria deveria ser mais transparente e deve explicação à torcida! Qual o motivo de não comentar sobre está rescisão, no mínimo, estranha, para um garoto da base e de talento (titular absoluto do time campeão da Copa do Brasil da categoria).
    Quanto a pedreira contra o Grêmio, o que nos resta é acreditar, como já é nato do atleticano!

        1. Oi José Eustáquio, se fosse algo tão grave assim, não era melhor tratar e resolver internamente? Com tanta dificuldade para encontrar um centroavantão no mercado? Acho que foi comida de mosca mesmo.

  9. Bom dia Eduardo e amigos do blog!!
    Nesse momento difícil que o time vem passando, de tudo que tenho sentido, lendo e vendo do nosso Galo o que mais me identificou foi um texto muito inteligente do seu colega Eduardo aqui do portal uai Fred Melo Paiva, compartilho com os amiGalos uma parte do texto:

    “Daniel Nepomuceno também não era o Haddad. Daniel era a Dilma mesmo: igualmente errático no discurso, bem-intencionado, mas incompetente para o cargo que ocupa. Na mais recente troca de técnicos operada por ele, passou recibo duplo dessa incompetência: com duas decisões pela frente, na Copa do Brasil e na Libertadores, tirou do comando alguém que pelo menos tinha o apoio do vestiário; e entregou o time a um técnico que nunca dirigiu uma equipe profissional – porque nem Grêmio Prudente nem a selecinha da CBF são exatamente times profissionais.

    Daniel fez boas contratações e dispensas ao longo de seu mandato, embora tenha se esquecido que um time de futebol também é composto de departamento de futebol e zagueiros, além de atacantes velozes. Mas, com relação aos técnicos, conseguiu uma proeza: ao contratar Micale, fez boa parte dos atleticanos lamentar a saída de Roger; com Roger, fez a gente ter saudade de Marcelo Oliveira; com Marcelo Oliveira, lamentamos a dispensa de Aguirre; com Aguirre, choramos a saída de Levir Culpi. Não se ganha nada trocando tanto de técnico, ainda menos se o substituto é sempre um equívoco confirmado logo adiante com nova demissão.

    A gestão do Galo comete, neste momento, dois erros fundamentais: ouve demais o torcedor e de menos o jogador, talvez pela falta que faz Eduardo Maluf. O torcedor (este escriba incluso, afinal, assina coluna chamada “Da Arquibancada”) é passional em excesso pra ser levado ao pé da letra. É preciso contrariá-lo volta e meia. O jogador – ou o vestiário, como se diz – é a “base aliada” do presidente. Deve-se tratá-lo na medida exata do carinho e do reconhecimento, e também da cobrança por empenho e lealdade. Um tapa na mesa em ocasião inoportuna, e o caldo pode entornar. É preciso a sapiência que, tudo indica, é justamente o que nos falta nessa hora.
    Quem gostou e quiser ver o texto completo segue o link:
    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/fred-melo-paiva/2017/07/29/se-coluna_fred_melo_interna,418546/a-nossa-dilma.shtml
    Tem muita coisa para mudar em 2018 a começar do nosso presidente.
    Saudações!!

    1. Oi Pablo! O Fred Melo Paiva é o melhor Fred que nós temos! Disparado! Faz gol de cabeça com a ponta dos dedos, sacou? Sendo assim leiam a coluna dele de hoje. Sensacional! Abraço a todos!

  10. É isso aí Dudu! Na alegria e na tristeza, faça chuva ou faça sol, rasgamos a carteirinha de sócio num momento de fúria ,no outro humildemente arrependidos do sacrilégio cometido colamos pedacinho/pedacinho , é no peito, é na alma nós somos do CLUBE ATLÉTICO MINEIRO,uai! Ahhhh!!!e também torcemos contra o vento.
    ✓ Quem é Elder Santana Conceição_ putsss…! mais um “conceiiiiçããooo eu me lembro muito bem”_,ainda não consegui descobrir? Bom fim de semana e vamos GALO ???

  11. Pra mim nenhum treinador vai dar certo no Galo enquanto a torcida querer controlar a forma do time jogar e não deixar o treinador implantar sua filosofia, eu torço por Micale pq se ele não der certo pior pro Galo mas achei muito errado mandar o Roger embora, aquilo era coisa pro futuro já que o ano foi pro vinagre deixasse ele montar o elenco ano que vem, lembrem-se que ele assim como todos os treinadores que passaram pelo Galo recentemente caíram de para-quedas aqui já com elenco montado e um ultimato, ou ganha título ou rua! E hora dessa diretoria parar de agir igual torcedor nós somos passionais e por isso as vezes ficamos meio cegos e burros pela paixão, mas eles não podem se dar a esse luxo.

      1. Não estou falando de anos 90 estou falando de hoje que o Galo é um dos times mais ricos e estruturados do Brasil mas o presidente não esta a altura, é só torcida dar um grito o cara demite o treinador e tras qualquer treineiro pro lugar dele, nunca é demais lembrar imagina se o Kalil escuta a torcida e demite o Cuca depois do 6×1 ou depois que perdeu 5 seguidas.

  12. Saudações Alvinegras. Ando sumido de nosso debate diário pois quebrei o pé no dia seguinte ao jogo do Corínthias. Junte se a isso a fase atual do nosso time. Isso ajudou a evitar até notícias de esportes. Fico imaginado você Eduardo, tendo que diariamente expressar seus sentimentos e opiniões em dia que isto é a última coisa que queremos, vc é uma guerreiro, parabéns. Quanto ao Galo, vamos ver o que vai dar lá no sul. Tenho pouca esperança mas quem sabe né. Borá Galo.

  13. Meu caro blogueiro te respeito e te admiro muito, mas por favor pare de falar de arbitragem. Este assunto aqui é constante, e mesmo você não colocando desta forma, pode induzir às pessoas a acharem que nossa situação atual se deve a este fator. Detesto o Corinthians, mas se alguém tem de reclamar de arbitragem são eles, que tiveram 2 gols escandalosamente anulados, e se não fosse isto hoje estariam com 48 pontos; ou seja 12 pontos a frente do segundo colocado.
    Vamos debater aqui coisas que realmente merecem nossa atenção, como ações da diretoria, trabalho da comissão técnica, e principalmente desempenho dos jogadores. Vamos gastar nossa energia no que realmente importa. Concordo com sua opinião sobre as arbitragens, mas nem o clube tem como reverter este problema, porque não depende dele (clube). Porém a nossa recuperação e o nosso ano, estes sim estão em nossas mãos e dependem exclusivamente de nós, torcida x clube.

    1. Discordo.
      Corinthians x Botafogo – árbitro deu pênalti para o Corinthians mesmo sendo claramente fora da área.
      Corinthians x CAP – pênalti claro não marcado para o CAP.

      Você está caindo na pilha da imprensa de SP, só reclamam quando o CUrinthians não é beneficiado.

      1. Meu amigo Marcos, se vc leu meu post, eu disse que detesto o Corinthians, ou seja não tive nenhuma intenção de defender esta equipe. Além disto, não sigo e nem levo a sério o que imprensa Paulista diz. O que citei foram lances de bola na rede; ou seja gols anulados, e não possibilidades como nos lances citados por vc.
        Não sei se vc entendeu, mas a intenção foi chamar a atenção para nosso blogueiro, para que o mesmo deixe de lado este assunto de arbitragem, porque já deu. Juízes erram pra todos os times, uns mais outros menos, e até pra nós também erraram.

  14. Bom dia a Todos. Eu ainda acredito. O campeonato brasileiro tem muitas viravoltas espetaculares. Lutaremos sempre contra treze, nunca contra os onze que estão jogando, portando a luta continua,esse é o nosso ideal. Aqui é GALO…

  15. Alguém saberia dizer a real situação da liberação do atacante Flávio? Especulando: A diretoria não teria comido mosca em algum detalhe do contrato, o que possibilitou a rescisão do vínculo? Eu não creio em situações como disciplina ou consumo de qualquer substância indesejada. Isso, o clube trataria internamente até solucionar ou conseguir uma transferência do jogador. Está me cheirando mais a um repeteco do Cicinho, Mancine e um outro da base , mais recente, o Tabata.

    1. Lembro que Flavio estreou contra a Caldense no Mineiro e me deixou ótima impressão.
      É uma pena. Talvez a gente tenha uma explicação melhor.
      Luiz : para o Brasileiro não dá mais.
      Mas para a Libertadores eu quero que me cobrem depois : GALO CAMPEÂO DA LIBERTA 2017.
      Estou sendo irracional como o tema de hoje ?
      Sim, totalmente.
      Mas é assim que vivemos .
      Mas eu tenho dois argumentos: a numerologia que estou me aprofundando nessa ciência e também justamente porque ninguem aposta nenhuma ficha no Galo hoje.
      É justamente times assim que são campeões.
      Exemplos assim são inúmeros.
      embora eu não lembro de nenhum agora, olhando um belo par de pernas.
      Além do que todas as finais vão ser aqui .
      Bom sabadão pra todos e Galão na cabeça.
      Já estou no Shopping com a camisa do Galo tomando chopp e paquerando, vida nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *