Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não existe mais ou menos Atleticano

O título, com duplo sentido, é proposital. Nem mais ou menos, tampouco mais e menos, por isso mesmo a definição do Chico Pinheiro. Ele, Galista da gema, disse que os demais clubes têm torcedores, já o Clube Atlético Mineiro é formado por Atleticanos. Diria até que, dentro e fora do campo. A maioria dos profissionais que passaram pelo Galo, aplicam aquela máxima do Cuca, “chega funcionário e sai torcedor”. No caso, Atleticano, associando Cuca ao Chico.

Dito isso, quero aqui (re)afirmar que cada um de nós somos Torcedores ao jeito próprio. Temos milhões, entre gente espalhada pelo mundo todo, que nunca teve o privilégio de assistir ao vivo uma única partida do Galo. Conheço vários, inclusive na minha Araxá, que nem é tão distante assim de Belo Horizonte. E, que diferente do meu caso que não perco jogo mandante por nada, sofre tanto quanto eu a cada partida. Ganhando, perdendo ou empatando. Essa situação não me credencia a ser mais que ele, ao contrário, me sugere admirar ainda mais essa paixão que carregamos no peito, no coração e na alma Atleticanas.

Entendo, sem questionar, a condição de otimista e pessimista, ambas sujeitas à condição de bipolaridade de todo torcedor – independente de qual seja o seu time do coração -, destacadamente o Atleticano. Já presenciei e testemunhei situações hilárias das reações imprevisíveis de companheiros dessa loucura inexplicável de torcer pelo Glorioso. Andar à pé, que até eu já fiz por três vezes, duas mais leves e uma até certo ponto irresponsável.

 

Sai do Mineirão, após vencer o São Caetano e escapar do rebaixamento, indo até o bairro da Serra – onde ainda resido – foi o aquecimento para no dia seguinte fazer um percurso um pouco mais ousado. Na segunda-feira, depois de voltar da Pampulha até minha casa, sai da região dos motéis do trevo de Sabará até a entrada urbana daquela cidade. Mas, andar 55 quilômetros, da Savassi até a entrada de Itabirito, quando do acesso de volta à série A, me custou uma hérnia que depois de vários tratamentos alternativos, culminou com uma cirurgia e quatro parafusos entre as L4 e L5. Não faria de novo, pela debilidade física que me causou, mas valeu a pena!

Digo isso, para chegar onde quero. Conheço alguns, exatos três, que se dizem Atleticanos. Porém, nos bons momentos, não vi nenhum deles nas festividades dos títulos e muito menos ouvi qualquer manifestação em comemoração. Seria essa espécie mesmo – como nós – Atleticanos? Começo a ter dúvida sobre essa Atleticanidade. E bastou uma única derrota, a primeira da temporada, para que um deles me premiasse com a mesma prosa ruim de sempre.

Ontem, segunda-feira, ainda um tanto chateado com o resultado – embora confiante na reversão aqui em BH (também acredito na vitória quarta pela Libertadores) – vou lá pra relaxar numa cafeteria. Eis que, parece que premeditadamente, aparece um deles. Até tentei passar direto, mas não dava mais tempo. Tive de aguentar toda aquela ladainha. Em resumo, segundo o PR (papo ruim), o time é péssimo, o treinador incompetente e a diretoria irresponsável. Nada, para esse tipo de gente, presta no Galo. E, para matar essa prosa ruim de terça-feira, só aparecem nas derrotas. Quando o time vence e conquista títulos, se escondem. Assim são esses, que diferente de nós, se dizem Atleticanos. Nós somos!

*fotos: Atlético

23 thoughts to “Não existe mais ou menos Atleticano”

  1. A cidade de São joão Del Rey deve esta uma maravilha, o Prefeito está prometendo bicho milhonário aos jogadores do Athletic, nas creche e escolas devem ter ar condicionado, merenda de prima linha, transportes escolar,pavimentação, saneamentos deve esta tudo maravilhoso

  2. Essa crônica de hoje está espetacular e concordo com tudo que foi dito pelo Eduardo… nós somos o CAM, desde o ventre até o caixão!!!

    Amanhã o nosso CAM terá um jogo muito complicado pois sabemos que o tradicional time colombiano vai vir todo fechadinho e jogando por uma bola de contra ataque, com isso, o nosso Treinador vai ter que se virar para escalar os melhores dentro do esquema que vai querer usar… 4-1-3-2 ou 4-4-2 ou 4-3-3???

    Eu não arrisco palpite e só ele sabe nesse mometo!!!

    OBS.: o pessoal do time de São João Del Rei não têm idéia da pilha que estão colocando no nosso GALO de BRIGA pra Sábado… até o Prefeito entrou nessa onda por lá e lascou a marreta no HULK… cuidado pessoal, muito cuidado, nós somos o maior de Minas, o CAM!!!

  3. Bom dia!
    Sou Galo sempre. Se o time ganha e joga bem eu venho aqui e sou capaz até de elogiar o pior jogador, se ele fizer por merecer o elogio, mas se o time perder e jogar mal eu fico mal humorado e desço o sarrafo sem dó, até no craque que fez lambança.
    Não sou da turma do “incondicional”. Jamais!
    Ah…e o Coudet tá devendo e muito. Ele e os seus protegidos.

  4. Bom dia! Sobre rivalidade basta a resposta correta a três questões, quais sejam: contra quem o meu time mais vezes jogou? De quem mais perdeu ao longo da história? De que mais ganhou?. Se a resposta for a mesma para essas perguntas, está revelado o meu rival histórico.

  5. Bom dia amigos do Galo. O NOSSO GALO tem um ótimo elenco, mas infelizmente não vejo evolução no trabalho do Coudet, que a meu ver não consegue dar um padrão de jogo ao time e inventa muito, escalando jogadores fora de suas posições de origem e causando insegurança ao elenco. Exemplo: escalar o Edenilson de lateral. O cara já passou dos 30, jogou a vida inteira de meia, sinceramente não entendo. Mas, independentemente da minha insatisfação com o trabalho deste treinador, acredito na qualidade do elenco e creio que o NOSSO GALO vai avançar na Libertadores.

  6. Bom dia Massa e Guru

    A Bipolaridade é uma característica de nós atleticanos, que surge com o bipolarismo do time que como numa roda gigante ou numa gangorra, sobe e desce com o futebol apresentado. indo do otimismo exacerbado ao clima de terra arrasada.
    Mas como nosso Guru mesmo disse, para alguns esta gangorra só pende para um lado, que veem sempre o copo vazio.
    São críticas constantes ao time, à diretoria, à comissão técnica e até a tia do cafezinho, se deixarmos.
    Pra estes nada está bom e sempre acham que a grama do vizinho é a melhor.
    Tem um inclusive, que tem seu passatempo favorito dizer que toda o endividamento do clube é culpa única e exclusiva da atual diretoria, sem ao menos procurar saber quando estas dívidas aconteceram.
    Querem outro exemplo? andaram falando que com nosso futebol não tínhamos time para enfrentar o Flamerda, os Gambás e até o São Paulo. Advinha quem andou perdendo e saindo nos campeonatos regionais?
    Sorte nossa que o Galão da massa tem na maioria de sua torcida gente que critica, mas não deixa de apoiar.
    E é com este espírito que vamos pra cima do Milionários amanhã e no domingo contra o Athletic.

    1. É de gente como você que eu ainda confio no ser humano. Criticar por criticar, essa é a tônica. Tem até um que se lembrou do edenilson de lateral, na segunda partida do ano.

  7. Bom dia a todos!

    Sem mais a acrescentar, Eduardo. Tem uns que são piores que os torcedores rivais, só aparecem quando o Galo perde. “Apesar” deles, nossa atleticanidade segue firme e forte.

    Abraços!

  8. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!!!

    Sou de São João del Rei. Torço para o Athletic também. Mas sem dúvida alguma o meu coração pulsa é pelo Galo.

    Até que o Athletic vem fazendo um bom trabalho, isso é bom para a manutenção do Clube e também para divulgar a minha cidade.

    Lamentável e triste tem sido a postura do nosso prefeito. Agora, provocando o Hulk.

    Como Sanjoanense, sinto-me envergonhado.

    Saudações Alvinegras,

  9. Bom dia! Essa é a nossa”bipolaridade.” Alguns acham que o time é excelente. Outros acham mediano. Entendo que o time é bom. Todavia, não pode depender de 1, 2 ou 3, dos 11 que estão em campo. Hoje isto é realidade: Hulk, Everton e Alan, sozinhos não vão dar conta do recado. A diretoria, no geral, tem sua parcela de responsabilidade. Autorizou contratações que – até agora – não corresponderam. Pessoalmente acho que não vão corresponder. Incluindo o treinador! Pedir “paciência” à torcida? Ele (treinador) tem que apresentar resultados. Acredito em resultados positivos nos 2 próximos jogos. Caso contrário RUA. Como é tradição no futebol brasileiro.

  10. Meu caro Eduardo. Primeira semana de decisões. Como seu título da coluna de ontem a mim também não abalou a derrota para o quase xará do interior. Domingo o gramado pode até ter estado em boas condiçoes, não ouvi nenhum jogador reclamando, mas que campo horrível de ver jogo, mesmo que pelaTv, parecia pior que o campo do Vila. Temos condiçoes e confio em 2 vitórias nessa semana. Ainda espero melhoras no time, especialmente dos contratados, cito, ( Patrick, Edenilson e Igor) falta um meio campo consistente ao time. Quantos caminhada também paguei minha promessa pelo título brasileiro de 2021 com uma caminhada de 22km. Morei quase minha vida toda em Sabará onde ainda mora minha família, mas como moro em Contagem preferi menos morros para cumprir a promessa até São Judas na sagrada família. Foi ótima a experiência e o agradecimento claro. Continuemos com FÉ. Que 2023 seja outro ano do Galo! Avante..

  11. Bom dia xará e amigalos!
    Espero que amanhã o GALO não torre a nossa paciência como torrou(isso me lembra Torrão) no fim de semana. Parece que os times que vem “fechadinhos” como boca de bode sempre dificultam a vida do nosso time. Será que COUDET ainda não percebeu isso????? Esse Milionários vai dar a vida amanhã pra levar a disputa para as penalidades. Deu pra perceber que virão aqui praticando excesso de faltas, irritando Hulk e no famoso cai..cai… Acredito que COUDET tenha experiência e inteligência suficiente para colocar o GALO de forma agressiva desde o início da partida. Aceitar o jogo feio do adversário pode ser fatal. Time por time tenho convicção na classificação do GALO mas pra que isso ocorra tem que mudar muita coisa. Tem faltado ao time do GALO conjunto, ofensividade e principalmente vontade de vencer. A paciência do torcedor tem limite….

  12. Bom dia! Concordo com tudo o que foi dito e acrescento, tá ficando chato acompanhar as resenhas na tv e internet, tudo se limita a reclamações e “cornetadas”, como se tudo fosse terra arrasada. São profetas do “eu disse!”, pessoas cansativas demais. Sabemos exatamente que o Galo precisa melhorar em muitos aspectos, mas está longe ser ruim. Portanto, continuarei apoiando, conscientemente, mesmo nos revezes , como sempre fiz!
    OBS.: Muito feia e pueril a atitude do Prefeito de São João Del Rey, mas esperar algo diferente de nossos políticos é utopia!

    1. Fala, Gualter! Além de pueril, foi uma atitude burra, pq vai motivar mais ainda os jogadores do Galo contra o timinho dele, especialmente o Hulk. Vão entrar com a faca nos dentes e se souberem enfrentar a catimba, podemos ganhar até de goleada, viu? Eu quero que o Hulk façam dois gols pelo menos e manda esse cão ir chupar … manga!

  13. Na minha opinião, temos um bom time titular com Everson, Saraiva, Fuchs/Lemos, Jemerson, Dodo/Arana, Allan, Zaracho, Patrick, Hulk e Paulinho, temos um bom técnico também o Coudet tem suas qualidades.
    Mas os reservas??? estamos a pé principalmente do meio pra frente.

  14. Está sendo divulgado o lançamento de nova camisa do CAM, versão 2023, em preto e branco, números em vermelho, etc, em ação pelos 115 anos do Clube

    A nova camisa do Atlético expõe a marca de vários patrocinadores e vai render cerca de R$ 60 milhões anuais de exploração comercial.

    Ok, muito bacana e parabéns ao Clube…

    E o Manto da Massa?

    O Atlético não deveria lançar camisas sem antes resolver esse imbróglio da “Manta na Massa.”…

    E por falar em camisas, o todo-poderoso AFOGADOS DA INGAZEIRA acabou de fazer o lançamento de uma camisa que “homenageia” o Galo e enaltece o CSA BH.

    Segundo matéria do SUPERESPORTES, o uniforme é azul, preto, vermelho e branco. Acima do escudo teria um “frango assado”, em clara afronta ao Atlético. Ao lado, estão estampados o local daquela partida pela Copa do Brasil, em 2020, que o AFOGADOS passou pelo GALO, além de conter outras informações, como o placar do jogo (2 a 2) e a sequência de pênaltis decisivos. Também teria estrelas em homenagem ao CSA…

    Teria também, nas costas da camisa, uma frase provocativa ao Atlético: “O Galo foi pra panela”.

    A camisa, com listras verticais em preto e azul, ficou até bonita, vamos ser sinceros.

    E está aí, penso, uma jogada de marketing do AFOGADOS que deveria ser aproveitada pelo ATLÉTICO para fazer desse limão uma limonada.

    Acho que o AFOGADOS deveria ser o Clube convidado pelo GALO para inauguração do estádio, a Arena MRV.

    De quebra, o Galo poderia faturar com camisa alusiva ao evento e em homenagem ao AFOGADOS que tomaria, penso, uma sapatada histórica.

    E a homenagem deveria ser do tipo sincera pela oportunidade que o AFOGADOS deu ao CAM de iniciar, depois daquela ocasião, novos tempos…

    Foi justamente aquela derrota que teria marcado o momento “fundo do poço” do Atlético e teria levado o presidente Sette Câmara a procurar Rubens Menin que disse “sim” ao pedido de casamento com o CAM que passou a viver novos tempos.

    Queiramos ou não, o AFOGADOS marca um momento divisor de águas na história do Atlético, a despeito da provocação que representa não só deboche, mas respeito ao Atlético pela grandeza do Alvinegro.

    Se o Atlético não fosse um gigante, o AFOGADOS não iria fazer essa camisa comemorativa do maior feito de sua história, que foi justamente jogar contra o ATLÉTICO.

    Assim penso…

    1. Quanto ao lançamento da camisa, penso daqui, o que têm a dizer aos milhares que compraram – e já pagaram – o manto da Massa III e até agora chupam o dedo.

      1. Conseguiram queimar o filme com o manto da massa, reconheço que os Menin injetam dinheiro no Galo e seguram a onda muitas vezes, mas que gestão financeira é essa???
        Vive devendo, a dívida vive aumentando, pow deixaram de pagar o fornecedor do manto da massa prejudicando a torcida um absurdo isso.
        Pagam o salário de jogadores inúteis como Pedrinho, Sasha, Ademir, Vargas, Hyoram, Natham pescador e Kardec, mais de 3 milhões por mês com essa turma e deixa a torcida na mão, pisaram na bola legal na minha opinião…
        E TRANSPARÊNCIA ZERO NÉ, TÁ VENDENDO O ALMOÇO PRA COMPRAR A JANTA E AGENTE NUNCA SABE PARA ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO, CADÊ AS RECEITAS DO GALO O DINHEIRO DAS VENDAS???

  15. Bom dia. Não sou desses atleticanos citados, mas sou muito tenso e preocupado c o desempenho do time. Concordo que temos apenas 1 derrota na temporada e numa situação muito propícia. Não fomos eliminados de nada, não perdemos nenhum título. Uma derrota perfeitamente recuperável. Porém o time parece sem garra, falta TESAO nesse time. Temos um.bom técnico, acredito, mas ele precisa repensar seu esquema de jogo. Cada um que entra acha que é o.proprio presidente do galo e quer que tudo seja do jeito dele. Cara, a torcida não é boba, conhece melhor que o técnico o time que tem e já percebeu que o esquema não é bom. Um gol do adversário na quarta complica e muito a situação. Vai contar com quem? Ademir, sasha, hyoran? Não dá. Igor Gomes pode ir embora tb. Que saudades do datolo, Guilherme, que deseuqilibravam no meio. Tudo bem, sem saudosismo, mas ao menos se tivessem garra. Quero acreditar na vitória sem sofrimento na quarta, mas o time preocupa. Ontem assiti ao jogo do flamerda X Vaxxco nosso primeiro confronto no brasileirao. Achei mais organizado e com mais vontade que o time do galo. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *