Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na briga pelo topo do Brasileirão

Num momento de harmonia entre time e Torcedores, o Galo pega o único rival mineiro na série A. A vitória hoje, além de alavancar na tabela de classificação do Brasileirão, ainda servirá para embalar e colocar energia na simbiose do campo com a arquibancada. Essa relação é conturbada e sempre será, uma vez que só existe equilíbrio quando acontecem os resultados.

Embora, cá no Galo, exemplos não faltem de tolerância do Torcedor com o time. Eu, pessoalmente, estive presente em dois momentos marcantes dessa situação. Quando, em 1977, apesar de 15 pontos à frente, perdemos o título para o São Paulo nas penalidades; e em 2005 quando fomos rebaixados. O empate em zero com o Vasco selou nossa queda cumprida só no ano seguinte. Em ambas as oportunidades, junto com a Massa, aplaudimos nosso time ao final das partidas. Isso se chama urbanidade e resignação. Para poucos!

Porém, em outras oportunidades, também já me postei no alambrado do antigo Independência e nas cercas do Mineirão para xingar e pedir raça em momentos de time descomprometido. Dias atrás, com esse mesmo elenco, embora desfalcado, minha adrenalina – ainda que assistindo aos jogos em casa – me transportava para as arquibancadas para reclamar atitude. Apesar dos desfalques, ainda não assimilei os resultados com Fortaleza e Chapecoense, nem mesmo as derrotas para Ceará e Santos.

Mas, na quarta-feira, diante do “queridinho” da CBF e TV, voltei aos tempos de 1977e 2005, tanto pela vitória quanto pela atuação do time na conquista. Hoje, novamente trancado em casa, apesar dos desfalques que deverão ser poupados para o compromisso de terça-feira pela Libertadores, quero e espero os três pontos para nos manter na parte de cima da tabela.

Nas finais do Mineiro foram dois empates em zero que nos asseguraram o título. Ainda assim, mesmo com todos os titulares em campo, os jogos foram tensos e não fosse uma penalidade na trave poderíamos ter entregado o título ao adversário. Evidente que o jogo mata-mata de terça na Argentina é prioridade na busca do segundo campeonato da Libertadores neste milênio, mas aqui no nacional não podemos capitular. Seguir colado aos primeiros colocados é fundamental para a reta final do Brasileirão.

Se com todo o elenco à disposição o treinador sempre surpreende, hoje, com essa necessidade de poupar jogadores, impossível arriscar quais serão os escolhidos para iniciar a partida. Nacho e Dodô, em recuperação, estão guardados como possibilidades para atuar na Argentina. Na falta de ambos, uma vez que Arana está na famigerada selecinha da CBF, creio que Tchê Tchê será a opção daquele lado.

Éverson deve ser o escolhido para o gol, fora esses dois casos, não consigo arriscar quais outros jogadores. Sei que, evidente, temos elenco para superar o América e vencer. Os poupados, ao meu entendimento, deveriam ficar como opções de banco. São cinco substituições e caso a situação se agrave, é viável remodelar tudo com a partida em andamento. Lembrando que o coelho não vence o time do Galo desde 2016. Em 16 partidas, vencemos 11 e empatamos cinco vezes, espero que venha hoje o 12º triunfo dessa sequência sobre o segundo de Minas.

Pra cima deles, Galo! Hoje é Brasileiro, terça é Libertadores e no final do mês é Copa do Brasil. A Massa quer todos os títulos.

Em tempo: bora lá depois do jogo. Confiante que o Galo vai seguir pontuando. Para assistir, clique aqui.

*fotos; Pedro Souza/Atlético

30 thoughts to “Na briga pelo topo do Brasileirão”

  1. Um último comentário: Ainda bem que renato gaúcho acertou com o framidia. Me surpreendo com Atleticano que gostaria de ve lo trabalhando no Galo. Isso jamais deveria ser cogitado. Pra mim, seria tão lamentável qto as contratações de paulinho maclarem (imitou galinha num classico), Chicao (77) ou a quase (ufa!) do thiago fezes. A Massa não deveria jamais fazer papel de mulher de malandro. SAN

  2. Nosso Galo segue bem. Cuca faz outro bom trabalho representando nossas cores. Venceu conosco, é relevante e faz parte de nossa história. Tenho algumas opiniões divergentes da maioria. Jair eh bom jogador, mas Allan eh melhor. Tchê Tchê eh bom jogador e vem jogando bem. Pode ou não ser titular (eu prefiro Zaracho), mas tem seu valor e é boa opção para o elenco. Réver, assim como Cuca, vencedor e relevante, ainda tem seu valor. Guga e Igor Rabello são nossos pontos fracos. Mariano eh explicitamente melhor tecnicamente, fisicamente e taticamente que o Guga. Sava joga muito. Vargas eh ótima opção. Keno, nos bons tempos, seria no máximo uma opção para a reserva. Trocar treinador, agora, pra mim, seria demonstração de pouca inteligência. Poupar com sabedoria, como foi feito hj, eh excelente medida. O futebol hj, mudou, não eh opinião, eh fato. Muito mais físico, mais intenso, os caras correm hj distâncias maiores q antigamente (outro fato), então os jogadores têm contusões musculares com mais frequência (fato, de novo). Pra mim, o brasileiro eh prioridade. Gostaria de ganhar tudo, mas o que mais quero eh o título nacional. Sigamos, vencer, vencer, vencer! PS: prefiro o Rafael, critiquei muito o Everson, mas reconheco que nosso goleiro titular faz bom trabalho. Falha eventualmente, mas no geral, está bem. Prefiro ver o Galo ganhar do que de ter razão! Se vacinem! Funciona! (mais um fato). SAN

  3. Vencemos. Ufa!!
    Sasha e tchê tchê definitivamente não servem.
    Hulk é o cara! Foi só ele entrar…mas de acordo com o bobo faria foi uma mudança tática do treinador…tsc, tsc, tsc

  4. Terminou o primeiro tempo. Micróbio verde dando sufoco. Eu não consigo ver nada nesse tchê tchê. Horrível! E o Sasha? Não faz mal a ninguém. E lá vamos nós abrindo mão de mais um brasileiro. No final do campeonato a gente tenta se classificar pra Libertadores…ê Galo!

  5. O que acontece com eles agora: vão treinar vários times até terminarem no luverdense ou no patense, de Pato Branco, Paraná. Se facilitarem, caem no cruzeiro

      1. Saudações Alvinegras.
        O GALO esta vivo
        Já estava entregando o título com 7 rodadas
        Calma turma
        O Galo é de Briga
        O Domingo será maravilhoso

  6. Dois tecnicos medíocres , da prateleira de baixo do futebol, recentemente, num passado não muito distante, esnobaram o galo. Este horroroso ceni e o que saiu do gremio, tiago nao sei o que, não me recordo o nome . O prazer que estes dois péssimos treinadores disseram não ao galo , num momento ruim que passavamos , dava pra sentir a alegria, o brilho nos olhos destes dois lixos em nos boicotar. Maldita diretoria que nos envergonhava. Não satisfeitos, cogitaram este outro lixo, renato gaucho, que somente abre a boca pra falar mal do nosso clube. É uma boa politica não contrariar o galo , a vingança vem rapida e maligna . Se ceni viesse, eu faria como fiz com fred cone , enquanto tiver no galo não torço , não assisto, esta camisa não é pra todos não e minha ignorancia é santa

  7. Bom dia,

    Hoje o dia começou lindo e colocando as coisas nos seus devidos lugares, aquele Rogério Ceni que negou o Galo e depois foi para as Marias, agora caiu sentindo o peso do Galo forte e vingador.
    Que tome muita água para ajudar a digerir nossos gol, seja nele ou nos times que por ventura possa vir a ser dirigido por ele.
    Para hoje, mesmo poupando jogadores creio que podemos ser muito bem representados em campo, com condições tranquilas de vitória.
    Mendes, Guga, Igor Rabello, Nathan, Tchê Tchê, jair, Allan Franco, Hyorran, Nathan, Saha e Luís Felipe(Echaporã/Felipe Felício/Borrero/sávio), que a ultima escolha seja feita nesta ordem creio que ficaremos melhor servidos.
    Que venha os três pontos.
    Boa sorte ao nosso time, e bom sábado a todos!

  8. Bom dia a todos!
    Entendo a importância do brasileirão, mas, coloco como prioridade a libertadores. Tenho certeza que nenhum Atleticano ficará chateado se o Galo ganhar a liberta e perder o brasileirão. Óbvio que prefiro ganhar tudo o que disputar este ano, mas, em caso de escolha, vamos apostar na libertadores. Assim sendo, Cuca deveria poupar pelo menos uns quatro titulares, Hulk, Savarino, Mariano e Zaracho. Mesmo com esses jogadores citados fora do jogo, é possível montar um ótimo time para enfrentar o América. Vejamos, Everson, Guga, Natan, Rabello, Tchê², Jair, Franco, Natan, Echaporã, Hyoran e Felipe. Deixa Allan, Sávio, Alonso, Rever, Borrero no banco.

  9. Mais um jogo ,mais uma vitória .

    Poupar ?
    Só se for na caderneta de poupança .

    Jogos duas vezes por semana , viajando
    em voo fretado , qual o problema para
    essa paranoia de “descansar jogador” ?

    Ah ! , pra evitar contusão .
    Machucar o cara machuca ao entrar no
    jogo , como Marrony na última partida .

    Conversa fiada !
    Vai completo e nos deixe curtir um jogo
    bem jogado .

  10. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 11/38 – América (fora?) – Cuca calou os corneteiros cheios de razão e com a paixão sem freio nenhum, eu incluso. Saiu de “Prof. Pardal”, “roedor de unhas”, “protetor de queridinhos”, “teimoso”, “beija medalhinha”, “Mágico de Oz”, para a posição nobre de “Estrategista”. Verdade a olhos vistos.

    Foi uma vitória maiúscula contra o bicampeão do BR. O Urubu vem se firmando como um freguês rico e Top de Linha. A marcação dobrada na direita (Mariano + Nathan Silva) e pela esquerda (Arana + Alonso) anulou o rápido ataque deles.

    E o time, em casa, fez o que esperávamos. Atacou de forma veloz, inteligente e mortal. Todos jogaram bem em meio às atuações soberbas de Réver (que detono com frequência), Mariano e Savarino.

    Humildemente, guardei a corneta. É hora de reconhecer e torcer pelo sucesso das escolhas de Cuca daqui prá frente, em função dos adversários. Veremos o que vai tramar hoje.

    Na final do Mineiro, um duplo 0x0 nos deu o título. Foi chocho, mas taça de CAMpeão não se discute. Queremos semelhante marcação, gol(s) e a vitória para seguirmos no G4. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 06 (fora), num total de 30/114 pontos disputados. Bora ganhar, Gaaloôôô!

  11. Bom dia xará e amigalos!
    Hoje é dia de coelho assado no jantar! Na minha opinião Galo tem que entrar com equipe titular no primeiro tempo e liquidar a fatura. No segundo tempo substituir os mais desgastados pela garotada. No mais é jogar sério desde o início não dando espaços ao Mequinha. Determinação e raça! Se o GALÃO mostrar sua superioridade técnica que é abissal em relação ao Coelhinho Pompom a fatura será liquidada ainda na etapa inicial. GALO 3 x Coelhinho que queria ser time grande 0!!!!

  12. Bom dia!
    A minha prioridade é um o brasileiro. Portanto hoje eu só “pouparia” tchê tchê e Allan. Mandaria um time “alternativo” contra o Boca.

    Em breve quem quiser ver um clássico entre cruzeiro e Galo pelo brasileiro, só na série D entre marias e Tupi.

  13. Um bom momento pra dar mais chances pros meninos. Um sistema defensivo forte e experiente. Talvez repetir os três zagueiros, ou um meio mais compacto. Eu acho que precisa de três atacantes pra essa zaga do América. Sávio na esquerda, Echaporã na direita e Felipe Felício no comando de ataque.

  14. Bom dia!!!

    Para hoje é o Tchê Tchê, na lateral esquerda, e mais 10!!!

    E se vier aquele 1 a 0 magrinho, para cumprir a meta de três pontos, em casa, ótimo.

    Mesmo que o mando de campo seja do América, o Galo joga em casa; afinal, o Mineirão é nosso.

    Enquanto isso, no ninho do urubu, o cambaré pega fogo…

    Rogério Ceni caiu, não porque teve áudio vazado ou isso ou aquilo…

    Caiu porque perdeu para o Galo, o mesmo que já ocorrera em novembro último quando o Domenec Torrent também caiu.

    Naquela penúltima derrota do queridinho, no Mineirão, para o Galo num 4 a 0 sensacional e impiedoso, o espanhol não conseguiu se manter no cargo tal a pressão pela derrota para o Atlético.

    Então é isso, a urubuzada não suporta perder para o Galo e se o queridinho perde cabeças têm que rolar.

    Assim que a urubuzada exige quando o queridinho perde para o Galo!!!

    Vamo que vamo!!!

    E dá-lhe Galoooooooo!!!!

  15. Bom dia à todos! Passamos de 1/4 do campeonato e já dá para dizer que o título ficará entre Palmeiras, Galo e Flamengo. Os outros favoritos derraparam na largada e dificilmente se recuperarão a tempo. No momento o alvo é o Palmeiras que com um bom time, reforçado pelo Dudu, não vai perder pontos com facilidade. Por isso o Galo tem que ir com o melhor que tem hoje para vencer o América, depois agente pensa no Boca.

  16. Salve massa e Guru!

    “já me postei no alambrado do antigo Independência e nas cercas do Mineirão para falar mal e pedir raça em momentos de time descomprometido”

    Esta frase remete a lembranças de tempos recentes quanto tínhamos Cazares, Fredcone e Elias bunda de bigorna no clube.
    Hoje pelo que percebo, vivemos novos tempos e a dedicação e profissionalismo de Dodô em sua recuperação, as declarações de Everson ao pedir para ser entrevistado e assumir sua parcela de culpa pelo mal resultado pós-jogo contra o Ceará e as atitudes de nosso mais novo ídolo (Hulk) são mostras desta mudança.
    Que assim continue…

  17. Ele vai inventar sem necessidade, a esperança é que suas invencionices, às vezes dá muito certo, como contra o mais favorecido, o mulambo. Quando dá errado, esperem terra arrasada, o jogo de hoje é importantíssimo, os tres pontos são fundamentais em casa, principalmente depois dos vacilos iniciais. O time completo, com hulk, savarino, jair,nacho é um time de respeito e sinceramente, friamente falando, pelo que vejo e acompanho no atual futebol brasileiro, é, sem duvida, disparado, o melhor. O jogo contra o boca, não sei se quarta como diz o blogueiro , ou terça feira como li por aí, será um jogo duríssimo e temos amplas chances de vitoria. Para o jogo de logo mais, acho que cuca vai mesclar o time e deixar no banco alguns titulares que entrarão caso necessite. Sou contra poupar, mas hoje sou a favor, é necessário

  18. Bom dia, Eduardo, atleticanos e atleticanas.

    Não suporto esse papo de poupar jogadores. Sou de acordo com o Jorge Jesus que dizia que poupar jogadores é prejudicial. Descanso de jogadores é entre as partidas e quanto mais eles jogam mais aprimorada fica a sua condição física e melhor é o entrosamento entre eles.

    Poupar para evitar contusões é burrice e não garante nada. Ao contrário, ao ficar parado o jogar perde condição física e nada garante que ele não se contundirá ao jogar novamente, geralmente em jogos mais importantes e que exigem muito mais esforço. É o caso do jogo de terça-feira lá na Argentina.

    Como todo excesso, o de cuidados é prejudicial. Os jogadores devem ser bem preparados física e emocionalmente para suportar todas as contingências de uma ou mais disputas. Não há título mais importante que outro, todos garantem bons prêmios e deixam toda a equipe em evidência.

    Para cima deles, Galo. Sem frescuras e desculpas antecipadas. O Jogo nem começou já estão com medo?

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO E DOIDO PARA SER ATIVO NOVAMENTE, MAS SÓ JOGANDO CONSEGUIRÁ ISSO.

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mesmo com os desfalques, o Galo tem melhor plantel! Se não inventar muito, a Vitória é certa. O diabo são os invencionismos do “professor”. Um dia dá certo e no outro é uma catástrofe. Espero que esteja em campo o de melhor!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *