Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Risco calculado e superado

Qual, entre nós, não ficou apreensivo com o time alternativo para enfrentar o América? Afinal, o coelho embora faça uma campanha bastante irregular, faz com o Galo o tradicional e histórico clássico dos mineiros. Antigamente essa partida era conhecida como o clássico das multidões, mas agora o Galo se isolou na condição do maior e da maior Torcida de Minas Gerais.

Foi um jogo tenso e chatinho. No primeiro tempo, alguns chegaram até a dizer que estava uma “pelada”, na verdade passamos muito aperto. Nosso primeiro chute a gol foi depois dos vinte minutos, o segundo foi após os trinta e só depois dos quarenta – com uma bola no travessão – que o Galo passou a levar perigo ao gol adversário.

Veio o segundo tempo, sem alterações, e tomamos um quase sufoco até que aos quatro minutos Zaracho – a meu juízo o melhor do time em campo – quase abriu o placar. A partir daí e logo depois com as duas primeiras alterações o time acordou. Hulk em campo é outra situação. Ele dá força ao ataque e incomoda a zaga do outro time. E foi numa triangulação, que começou com ele, depois Savarino, que Borrero fez o gol da vitória.

Confesso que quando o treinador optou por Borrero, a tal joia colombiana contratado pelo presidente anterior, só tive motivo para comemorar a entrada – sim – do Hulk. Mal imaginava o que estava me esperando. Os dois, Hulk e Borrero, pelo meu sentimento, foram destaques do time depois do Zaracho. Não só pelo gol, no caso do colombiano (o primeiro dele desde que aqui chegou), mas por sua boa participação no jogo.

Já o nosso “incrível Hulk”, vem sendo caçado em campo pelos adversários. O impressionante nisso é que os juízes, ontem foi Daronco – mas em todas as partidas -, não marcam as infrações. Ontem foi escandalosa a má intenção em dois lances com o jogador. Isso não é só de um árbitro, portanto, aguça ainda mais minha desconfiança com a arbitragem da CBF.

Não gostei do Guga, Hyoran e Sasha, mas prefiro comemorar o resultado, os três pontos e a subida na tabela de classificação. Estamos a três pontos do líder (Palmeiras) e um do vice (Bragantino), sendo que ainda vamos enfrentar ambos no primeiro turno. São 11 jogos, com sete vitórias (cinco delas por um a zero), um empate e três derrotas. Estamos no páreo. E, assim, prefiro elogiar o que vi de bom a destacar – como vi alguns nas redes sociais – reclamações sobre aqueles que não corresponderam no gramado.

As duas vitórias, sobre o Flamengo e América, criam uma boa expectativa e energia positiva para a partida frente ao Boca Junior pela Libertadores. Será em Buenos Aires, oportunidade de o Galo vingar em nome do futebol brasileiro, o Maracanazo que a selecinha brindou ontem à noite aos argentinos. Aqui é Galo, po##@! Ainda que a CBF sistematicamente prejudique ao Galo, notadamente em favor de cariocas e paulistas – com destaque ao Flamengo – vamos lá honrar o nome de Minas e do Brasil. Por falar nesse time carioca, pelo terceiro ano consecutivo, o Galo derruba treinador dessa gente. Abel Braga (2019), Domènec (2020) e Ceni (2021). Se cuida Renato Gaúcho!

Agora já estou com os olhares e pensamentos na Copa Libertadores. Creio que Cuca irá escalar: Éverson; Mariano, Réver, Alonso e Dodô; Allan, Tchê Tchê, Zaracho e Nacho; Savarino e Hulk. Não seria a minha escalação preferida, pois colocaria Jair no lugar de um dos dois volantes que ele tem optado, mas – de uma maneira ou de outra – acredito que voltamos com a vitória em La Bombonera.

Sábado especial. Barba, cabelo e bigode!

*imagens: 1) redes sociais; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

28 thoughts to “Risco calculado e superado”

  1. Bom dia acho que vai com três zagueiros e Rever de líbero por que assim ele libera os alas, que viram pontas e Savarino, Zaratcho, Hulk e Nacho trabalhem por dentro o time fica maais seguro e equilibrado

  2. BOA TARDE.
    A VERDADE É QUE HULK ESTÁ SENDO CAÇADO EM CAMPO , SÃO FALTAS EM CIMA DE FALTAS , E OS JUÍZES ESTÃO FAZENDO VISTA GROSSA.
    JÁ ESTÁ FICANDO ESCANDALOSO , O QUE ESTARÁ ACONTECENDO ???
    SERÁ MARCAÇÃO DA CBF COM OS JUÍZES EM CIMA DE HULK E DO GALO ??
    ZARACHO , O MELHOR EM CAMPO , É TITULAR ABSOLUTO.
    ALLAN
    ZARACHO
    NACHO
    ESSE É O NOSSO MELHOR MEIO CAMPO .
    SAVARINO , HULK , KENO , NO ATAQUE.
    CADÊ O KENO ?? ESTÁ DEMORANDO A SE RECUPERAR.
    NÃO GOSTEI DAS INVENÇÕES DE CUCA NO PRIMEIRO TEMPO , SÓ FOI CONSERTAR DEPOIS.
    INVENÇÕES NA MAIORIA DAS VEZES DÁ ERRADO.
    DE VAGAR VAMOS CHEGANDO , A META É O TÍTULO.

  3. Boa Tarde,

    Excelente os 3 pontos, estamos vivos e na cola dos lideres.
    Primeiro tempo desarrumado, mas o intervalo fez nosso time melhorar bastante e a entrada do Hulk foi primordial.
    Reparei que o futebol do Savarino mudou da água para o vinho com a entrada do Hulk, estão se entendendo muito bem.
    Alguns números interessantes.
    Em 2020 nossos artilheiros (Keno e Savarino) fizeram11 gols cada, Hulk já possui 11 gols.
    Os jogadores que mais atuaram foram o Arana e o Allan ambos com 49 participações, o Hulk já está com 30 participações.
    Se chegarmos a final dos campeonatos que participamos, teremos mais 43 jogos pela frente, não considerando o mundial.
    O gol do Dylan ontem veio talvez a coroar este jogador pelos bons treinamentos, já que o Cuca havia feito essa menção em entrevistas anteriores.
    Fiquei triste quando não vi o Alan Franco entre os relacionados, mas hoje já li que ele sentiu um desconforto na perna.
    Diferentemente de alguns, não acredito no aproveitamento do Nacho e Dodó neste primeiro jogo, se fossem jogar teriam entrado ontem, pelo menos 15 minutos para o final do jogo.
    Creio que estão preparando ambos para a volta.
    Constatado que a troca do Gabriel pelo Nathan foi um grande reforço para nossa defesa, deixamos ir um zagueiro reserva, inseguro e trouxemos um zagueiro que tem tudo para ser titular e ainda encher os bolsos do Galo de grana.
    Para terça tenho a impressão que o Cuca irá de 3 zagueiros, esquema 3-5-2, congestionar o meio para não deixar o Boca Jr ter maioria naquele setor e criar condições de gol.
    Bom domingo a todos!

  4. Mês de Julho até o momento com 4 jogos e 4 vitórias nos enche de esperanças e devem ser comemoradas….

    Agora ver esse tal de SASHA com a nossa camisa é sacanagem com a torcida…

    + 3 pontos e subindo!!!!!

    OBS.: e a Seleção dos amigos do Tite??? Sem comentários e um bem feito pra essa CBF!!!

  5. Cabe à diretoria expor esses fatos na comissão de arbitragem da casa bandida. Omitir será pior. Em alguns times não se pode encostar, no Hulk pode descer a porrada?

  6. Boa tarde xará e amigalos! Vitória prevista e justa. Mequinha toda vez que joga contra o Galo muda de coelhinho pra leão. Ainda acho que esse Mequinha vai segurar a lanterna do Grêmio daqui uns dias. Quanto ao jogo vimos um futebol pobre de alguns reservas do Galo mas com a entrada de Hulk a coisa mudou e o placar de 1×0 ficou barato. Éder Aleixo precisa ensinar esses garotos da base a chutar no gol. Felipe Felício foi bisonho ontem naquele lance com o goleiro do Coelhinho Pompom já batido. Agora é esperar a recuperação de Nacho para o confronto mais importante do ano até agora. Vamos que vamos!!!

  7. Bom Dia! Adrenalina a 100%. Mais valeu os 3 pontos. Até quando o Cuca vai dai chances ao Yoran(rivel)? Acho que está passando da hora de dar mais oportunidades ao Natan – embora é quase trocar 6 por meia dúzia -. O time está muito dependente do Nacho e Hulk. Quando não estão em campo, é aquilo que assistimos ontem.

  8. Certamente, Barata, mas o que tem colaborado para o meu alento é o fato de o Hulk ter colocado na cabeça do estuprador dos meus sonhos que o goleiro joga no gol (e com as mãos); os laterais jogam nas laterais; os zagueiros jogam na zaga… e assim por diante!

  9. Bom dia!
    Treinador não temos. Mas ainda bem que temos jogadores que resolvem. Hulk, Savarino, Nacho, Zaracho e temos o Jair que joga muito mais que Allan e o péssimo Tchê Tchê.

    Quanto a seleção brasileira, desde garoto sempre fui muito mais Galo que seleção. Futebol pra mim é o Galo. É verdade que curti muito a seleção de 70 e de 82, mas talvez por causa da globolixo, e o eixo do mal, eu fui perdendo o interesse pela canarinho.
    Agora, torcer contra a seleção do meu país e a favor da argentina, é o fim. Sugiro que os argentinos do blog se mudem pra aquele país que está na miséria, quase virando uma outra venezuela.

  10. Para tristeza e infelicidade dos imbecis que mesmo, assistindo jogo após jogo, sermos roubados, se mostram desconfortaveis quando o atleticano reclama da arbitragem e das armações da indecente cbf, saem com o argumento que precisamos jogar melhor, vencer e passar por cima de tudo. Como se as falcatruas fizessem parte do jogo, este é o pensamento deles , acreditem. Vou falar hoje e, mesmo vencendo não vou deixar de falar. Vendo aquele marombado daronco ontem, não apitando entradas faltosas e desleais no Hulk, a dois metros de seu nariz e não apitando falta é revoltante. Me veio a lembrança de uma vovozinha atleticana , que no vigor e juventude de seus oitenta e poucos anos, mantinha um convenio com uma fabrica de sombrinhas e guarda chuvas no Prado , que a abasteciam semanalmente para que ela deixasse registrada sua marca indelevel no lombro dos safados ladroes apitadores que vinham aqui roubar. Esta fabriqueta de fundo de quintal prosperou por anos e decadas , e com mais fregueses como ela , acredito com certeza abririam uma franquia Quando tinha dois jogos por semanas, turnos dobrados a todo vapor, pra abastecer a vovó.. O seu golpe era seco e de efeito moral , uma cassetada de cima pra baixo , .acompanhada de xingamentos e gritos da torcida , como se fosse um golaço. O larapio , ladrao sem vergonha jamais conseguia se recompor e abandonava a profissão. Este daronco, marombado, com dois metros de envergadura de ombro a ombro seria o sonho de consumo dela e uma alta na bolsa do emergente negocio de sombrinhas guarda chuvas e afins Amigalos, desculpem a brincadeira,mas é revoltante a cara de pau deste juiz não marcar aquelas faltas.

    1. Eu sou um dos imbecis citados na sua postagem, mas pra minha sorte existem seres iluminados como você para indicar-me o caminho do bom-senso, da educação, do respeito e da verdade. Que alívio!

    2. Concordo, a tv mostrou e repetiu diversas vezes erros do árbitro que prejudicaram o NOSSO GALO. Em alguns lances, deixou de dar vantagem na jogada. Mal intencionado ou despreparado, o fato é que a arbitragem prejudicou o NOSSO GALO.

  11. Ontem , na live , o nosso bom ÁVILA trouxe o assunto “promessas do futebol” à baila .

    Eu , cada vez mais , me isolo nesse entendimento .

    PROMESSA , pra mim , tem , no máximo , a idade de infanto-juvenil.

    Passou disso , é pura realidade : ou é bom , mais ou menos ou ruim de fato .

    Não adianta dourar a pílula .

  12. Salve massa e Guru!

    Ao José Eduardo Barata

    Vc sempre chama o Cabelo de boneca de Mágico de OZ. Mágico sim, mas da cartola, pois o cara todo jogo vai tirando da cartola alguma coisa diferente. E ontem colocou em campo o quinto reserva na linha sucessória (Borrero) e o cara vai lá e faz o gol da vitória. Além dos três pontos o melhor do jogo, foram as confirmações que tivemos: Mariano titular indiscutível, Hyoran parece cachorro quando cai de mudança e Sacha! Ah Sacha! A cigana que falou que esse cara joga bola, comeu o dinheiro dele! Alô diretoria um reserva pra Hulk urgente!

    Que venha o boca…que o galo forte e vingador vai de novo limpar a barra do futebol brasileiro que anda suja com esta seleção de merda que temos.

    1. JBHGALO ,

      quer dizer que o ESTRATEGISTA olhou pro banco , viu lá o Borrero, e lhe disse :
      vai lá pro campo , meu filho , que tu conhece !

      Borrero entrou e arrebentou !!!

      O cara já não é só MÁGICO , agora virou VIDENTE .

      p.s.
      Os comentaristas de rádio e TV adoram ser engenheiro de obra pronta .
      Costumam dizer , nesses casos , quando o jogador entra e faz um gol, que o treinador sabia que isso iria acontecer .

      CRENDEUSPAI !!!

    2. Saudações Alvinegras
      E pensar que alguns aquu já entregavam o título com 8 rodadas
      Calma gente
      Vamos ter um pouco mais de otimismo.
      O Galo tá no rumo certo
      E terça-feira vocês irão ver o Galo jogar bem.
      Tenho Fé
      Aqui é Galo
      Forjado na dor e no Amor

  13. Pra quem é , bacalhau basta !

    Talvez o ÂNGELO, o DOMINGOS , talvez o TEOBALDO
    e o ÁVILA , tenham ouvido essa expressão usada em
    tempos outros .

    Pois foi isso que aconteceu ontem frente ao América
    que o Mancini quer reinventar .

    Bastou mesmo aquele ajuntamento que o agora
    aclamado ESTRATEGISTA colocou em campo para 3
    pontos a mais na tabela .

    Pouco se me dá , na atual fase , se vamos assistir a
    um espetáculo de futebol ou uma pelada horrível
    como a de ontem .

    Alguém disse aqui uma verdade :
    tem que ir com o que tem , na tora , e de vez em
    quando curtir uma boa partida , como contra o
    Flamengo .

    Fazer o quê ?

    1. Prezado Barata!
      Você me fez lembrar a famosa frase do Neném Prancha: ” quem desloca recebe e quem pede tem preferencia”.
      Bela lembrança do termo bacalhau.
      Quanto ao estrategista…bem, deixa pra lá. A comemorar apenas os 3 pontos e o que Hulk trouxe de intensidade ao jogo do galo.
      Abraço.

  14. O nobre blogueiro foi muito feliz com o titulo do texto. Exato, sem tirar nem pôr , o 1 a 0 de ontem foi uma goleada a ser muito comemorada. A dedicacação , o empenho dos jogadores , mesmo com erros e falhas, foi um alento para o restante da temporada, jogar procurando sempre, a vitoria e os tres pontos, dando importancia ao jogo contra o coelho , na mesma proporção de importancia quando enfrentamos times do eixo , é, realmente um alento. E a reunião no gramado, após o jogo, treinador / jogadores, reforça o espirito de união e força da equipe em busca por titulos. Cuca tem uma qualidade indiscutivel , sabe mudar o esquema de jogo , o nosso primeiro tempo foi sofrível. E tem sorte , pois é mais facil vermos junior alonso soltar uma gargalhada que vermos um gol de borrero. Mais uma vez hulk , isto sim ,é ídolo SAVARINO , HULK , JAIR , NACHO ,MARIANO titularíssimos , a meia duzia restante joga as camisas pro alto pra quem pegar, tirando da brincadeira sasha, hioran, nathan e guga e allan

  15. Pra quem é , bacalhau basta .

    Talvez o ÂNGELO, o DOMINGOS , quem sabe o TEOBALDO e o ÁVILA, tenham ouvido essa expressão sendo usada em tempos remotos .

    Pois foi isso que aconteceu ontem frente ao América que o Mancini quer reinventar .

    Bastou mesmo aquele ajuntamento do agora aclamado ESTRATEGISTA para mais 3 pontos na tabela .

    Pouco se me dá , na atual fase , se vamos assistir a um espetáculo de futebol ou uma pelada horrorosa como a de ontem .

    Alguém disse aqui uma verdade : tem que ir com o que tem , na tora, e de vez em quando curtir uma boa partida , como contra o Fla .

    Fazer o quê ?

  16. Bom dia todos!
    Ávila, acho que você cometeu um equívoco, não temos que vingar a derrota da “grande” seleção brasileira. Acredito que todos estão se lixando para a seleção e muitos, como eu, adoraram ver a derrota daquele bando. Melhor ainda foi ver a “tristeza” do ídolo da imprensa chorando. Que venha muito mais choro e goleadas no mundial do ano que vem.
    Sobre o jogo, valeu demais pelos três pontos. Se tivéssemos caprichado um pouco mais teríamos tido uma vitória mais tranquila. Agora o pensamento é exclusivo para o jogo de terça frente ao Boca.

  17. bom dia Eduardo e massa. muito importante estes 3 pontos, mas o futebol foi de dar calos nos olhos. incrível que acontece com jogadores da base do galo eles tem as chances e simplesmente pipoca. então o felipe Felício na cara do goleiro que deu o gol para ele fazer simplesmente caiu deitado e perdeu o gol. aff.ontem mostrou que Hyoran. sascha. Guga peladeiro. tchê tchê nem reservas servem para o galo simplismente peladeiros. enfim o borrego depois de 500 jogos fez um gol e quase perdeu. rsrs.que venha o boca Juniors. ótimo domingo a todos amigalos. vai galooo.

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não foi um jogo bom, mas o que interessa ,neste momento ,são os três pontos. Agora recuperar as energias para a pedreira que nos espera na terça-feira. Hulk, com certeza, fez a diferença mais uma vez. Com a sua entrada, de um time agressivo, o ameriquinha passou a um time contido, acanhado, com medo do incrível Hulk. E foi de fato o que aconteceu. Ele na ausência do Nacho Fernandes, está levando o Galo nas costas. Bendita hora em que Hulk peitou o Cuca. Ânimos apaziguados, o Hulk se impondo no campo e os resultados acontecendo.
    Precisamos melhorar ainda muito,mas que interessa agora são somente vitórias, mesmo com atuação mediana como a de ontem.
    Domingo feliz, face ao resultado!
    Hoje e Sempre, galo!!!

  19. Bom dia, Canto do Galo!!!

    Bom dia, guru!!!

    Cuca entrou com um time alternativo em razão do difícil jogo contra o Boca, em La Bombonera, na Argentina, na próxima terça-feira.

    A aposta inicial de Cuca no papel não encaixou na prática e no 1’T, quando o América foi melhor, o que se viu foi um time atleticano desorganizado e enjambrado em campo.

    Mesmo assim, a melhor chance no 1’T foi do Galo: em lance com dois chutes a gol em sequência, de Sasha e Alonso, o travessão terminou salvando o América daquele que poderia ser o 1′ gol atleticano.

    Pouco antes desse lance, por volta dos 31 minutos, Eduardo, do América, quase à queima roupa, finalizou e Everson, numa defesa puro reflexo e difícil, salvou o Galo do gol que poderia ter mudado a história da partida.

    No 2’T Cuca promoveu inicialmente as entradas de Hulk e Borrero e reconfigurou sua tática do 3-5-2 para um 4-4-2 e isso mudou o panorama da partida.

    No 2′ lance de Hulk saiu o gol atleticano: em clássica arrancada do meio para o ataque, ao velho estilo ponta de lança, Hulk entregou com açúcar a bola para Savarino que, na bandeja, deixou Borrero livre para fazer o único gol da partida.

    Cuca ainda colocou Neto, Calebe e Felipe, não necessariamente nessa ordem, e nisso alterou novamente as peças para buscar fechar de vez a casinha atleticana.

    Felipe Felício, ao apagar das luzes, ainda veio a desperdiçar um presentão de Cavichioli e perdeu, de modo juvenil, uma chance clara de matar o jogo ao chutar a bola longe do gol que estava às escâncaras.

    Em suma, ótimo resultado pela vitória do Galo e pelas alterações táticas e substituições de Cuca que garantiram a quarta vitória seguida do Atlético.

    Agora, resta ao Alvinegro descer para a Argentina para vingar a Seleção e mostrar que quem manda na América é o Galão da Massa!!!

    Eu acredito!!!

  20. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Mais um 1 x 0, mais uma vitória e mais três pontos. Eu estou duplamente feliz por causa de dois resultados de 1 x 0 que garantiram o Galo no G4 e fizeram a Argentina campeã da América. E tem gente que reclama de 1 x 0, como se vencer por três, cinco ou dez gols de diferença aumentassem a pontuação ou valessem dois títulos.

    O fato é que esse elenco ruim e desequilibrado do Galo não permite ao treinador montar times capazes de fazer mais que isso. Com todos os principais jogadores em campo, formando aquele único time que o péssimo elenco permite, até pode variar o placar e fazer mais gols, mas time que depende de Sasha, Hioran e Guga tem mais é que dar graças a Deus se não perder. Jogadores assim, não só jogam mal, como fazem mal ao time.

    Para mim, no entanto, 1x 0 é ótimo e Argentina campeã encima da selecinha da CBF é melhor ainda, pois, mostra que o Messi também está acima do craque midiático da selecinha.

    O Galo tem sete vitórias, sendo cinco por 1 x 0. Lindas vitórias que lhe garantem o terceiro lugar na tabela. Deve parar por aí e ficar pertinho do líder. Ficar em primeiro no início do campeonato não é bom para o Galo porque ele não aguenta a pressão da liderança e acaba desandando e entregando o ouro.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO E LOGO, LOGO VOLTA A SER ATIVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *