Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Momento para esvaziar o DM no Galo

B01 - 250x250Bem que essa parada de dez dias podia nos dar o alívio de que tanto necessitamos. Refiro-me ao departamento médico do Galo. Neste Campeonato Brasileiro é a segunda vez que o setor fica congestionado. Antes, houve a infeliz coincidência de os dois principais goleiros pararem no estaleiro. Foi num momento decisivo de classificação do Campeonato Mineiro e da Copa Libertadores. O Galo foi prejudicado nas duas competições exatamente pela falta de Victor e Giovanni.

Até que, depois de todas as críticas, afinal Uilson, na última partida, justificou sua medalha de ouro na Olimpíada. Ele foi o grande responsável pelo ponto que trouxemos do Rio Grande do Sul. Mas, com todo respeito, o momento sugere que os dois principais estejam aptos a atuar. Rodada a rodada, começa a ser desenhada a reta final da competição e não podemos perder pontos, especialmente em Belo Horizonte.

Além dos dois goleiros, temos ainda o nosso xodó Luan. Afastado por muito tempo, ao retornar ele vinha crescendo e readquirindo total confiança, quando, por outra razão, foi parar novamente no DM. Ele e Cazares são muito esperados pelo Torcedor para a fase de definição que começa a acontecer. Outro imprescindível para o próximo jogo é Erazo, uma vez que Leonardo Silva está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Erazo treino em agosto de 2016
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

E ainda Marcos Rocha, apesar de Carlos César estar dando conta do recado. Júnior Urso, como opção de banco ou até na eventual falta do Rafael Carioca que está na seleção da CBF. Ainda Patric, o coringa de todos os treinadores (desde que fique no banco e só seja usado em momento adequado) e, finalmente, Datolo. O argentino, que neste ano não foi o mesmo de temporadas passadas, vem fazendo um tal reforço muscular interminável. Sua situação tem gerado muita especulação. Quer mesmo continuar no Galo?

Com Datolo ou sem Datolo, com a palavra os médicos!

 

17 thoughts to “Momento para esvaziar o DM no Galo”

  1. Vender o Datolo é sacanagem , tanta gente ruim que nao joga esse Carlos Eduardo , Lucas Candido , Carlos etc … desfaz destes jogadores e mantem o D10

  2. Lamentável a venda do Douglas Santos. Jovem promissor, ainda não havia chegado ao auge do que poderia jogar. Estava em evolução, sendo constantemente convocado para as seleções, tanto principal quanto olímpica. Mas os dirigentes acharam que era hora de passá-lo adiante. Voltamos a vender jogador a preço de banana…
    Há cerca de 2 meses, o presidente disse que só aceitaria negociar a partir de 10 milhões de euros.
    Agora ele disse que a venda foi abaixo disso, mesmo após a grande valorização nas Olimpíadas. Será que foi um bom negócio? Pra mim foi uma grande cagada. Perdemos o melhor lateral esquerdo do Brasil pra pagar 1 ano de salário do Fred.

  3. Eu não sei porque, a imprensa ainda não acordou. O que o Levir do Fluminense tinha falado sobre Dátolo é a mais pura verdade. Se não me engano, o fluminense só não contratou o meio de campo porque o Dátolo necessitaria de 60 ou 90 dias de “molho”. A direção atleticana negou esse fato. Porém, é isso mesmo que está acontecendo, ele necessita de tempo para readquirir a forma física.

  4. Caro Eduardo, Como atleticano que somos, queremos muito ganhar este titulo, mas convenhamos, time que não ganha jogos fora de casa, dificilmente ganha campeonato. Não estou me referindo apenas ao jogo de ontem, que em condições normais até faz parte perder para o Grêmio jogando no RS. O problema é que não conseguimos ganhar nem dos menores. Então vamos a minha matemática para o restante do campeonato: Temos 08 (oito) jogos em casa, mais o clássico, que somos obrigados a ganhar, pois perdemos no primeiro turno. Então seriam 27 pontos feitos em casa. Fora de casa temos 07 (sete) jogos tirando o clássico, ou seja, para sermos campeões acho que poderia ser considerado como bom resultado, um empate contra FLUMINENSE, CORINTHIANS e PONTE, contudo temos que ganhar fora de BOTAFOGO, CORITIBA, SANTA CRUZ E CHAPECOENSE. Assim faríamos 15 pontos. Feito isso e contando que os confrontos diretos contra PALMEIRAS e FLAMENGO serão em casa, acho que podemos sonhar de verdade. Contudo, não que eu seja pessimista, mas tenho a convicção de que vamos perder mais uma vez por causa do nosso treinador, pois acho ele fraco, tendo ele ganhado títulos mais por sorte do que por competência. Aquele time do rival campeão por duas vezes seguidas, não precisava nem de treinador. Esse Marcelo comete um tanto de erro e a imprensa daqui fica o preservando, talvez por ser de casa.
    Apesar de tudo EU ACREDITO .

    1. Caro Vander, você parou realmente para fazer as contas? Acho que você deveria ter sido um pouco mais realista.
      Se o Galo fizer 27 pontos em casa, mais 15 pontos fora de casa, seriam conquistados 42 pontos, em apenas 16 jogos. No primeiro turno, ao qual terminamos a apenas 2 pontos do líder, fizemos 35 pontos em 19 jogos. Se o Galo fizer 42 pontos, somados aos atuais 39 pontos, terminaremos o campeonato com 83 pontos.
      Pra você ter uma ideia, a melhor pontuação do segundo colocado, em 10 edições do Brasileiro com 20 clubes foi de 72 pontos, e ocorreu apenas 2 vezes. A pontuação que mais se repetiu foi 69 pontos, em 4 edições. Já o primeiro colocado, a melhor pontuação foi de 80 pontos, uma única vez. As pontuações que mais se repetem estão entre 75 e 78 pontos, em 5 edições. Já tivemos um campeão com apenas 67 pontos, em 2009.
      Considerando ainda que este Brasileiro 2016 é o mais acirrado da história, a previsão dos matemáticos é que a pontuação não seja alta, justamente porque teremos muitos confrontos diretos entre times que estão na disputa.
      Ou seja, se a gente for considerar a pontuação apenas do segundo colocado, para que o Galo seja campeão, se fizer 73 pontos, temos pelo menos 99% de ser campeão. Duvido que o segundo colocado consiga atingir essa meta.
      Fazendo uma conta mais realista, percebe-se que para ser campeão não precisa ter obrigação de praticamente ganhar todas as partidas, inclusive o clássico. Para ser campeão, o Galo precisa sim ganhar os jogos em casa, principalmente porque teremos adversários diretos na disputa, e pontuar bem contra os times mais fracos. Alguns jogos em que vier o empate, como foi na semana passada, ou até mesmo uma derrota, serão resultados normais.
      Vamos que vamos! Rumo ao título.

  5. Futebol é momento, assim como disse aqui que não era possível avaliar o Ronaldo por dois jogos, digo o mesmo em relação ao Uilson, concordo que o momento sugere um goleiro mais experiente, mas gostei do que vi do Uilson em porto alegre, sem dúvidas todos os reforços citados são aguardados com muita ansiedade pela torcida. O Patric? sinceramente eu não sei se é uma boa ele recuperar, porque certa vez ouvi alguém dizer que se você tem jogador ruim no elenco uma hora você vai precisar usa-lo, então talvez seja melhor ele descansar até o fim da temporada.

  6. Oportunas suas ponderações. Será que seria muito difícil para o DM emitir um boletim semanal monitorando a recuperação? Aí daria para atestar a competência do DM, e mesmo apontar se realmente temos chinelinhos por vocação.
    Cazares, Victor, Erazo, mesmo Dátolo são importantes. O time sente falta. Mas, volta Luan! Você contagia o time e a torcida. A sinergia na equipe com a sua presença dará o impulso que precisamos para chegar lá.

  7. Este DM do Galo é algo que precisa de estudo. As lesões são sucessivas, se machucam até no aquecimento, nunca revelam previsão de retorno, jogador faz reforço muscular por 3 meses… Dizer que as contusões são algo comum é desculpa pronta, é ÓBVIO que esta série de lesões foge a normalidade, não precisa ser médico para ver isso. Além disso, é evidente que ainda tem jogadores fora de forma. Pra que montar um bom time e ter uma boa estrutura se os profissionais não correspondem? É hora de reavaliar e se preciso trocar, não pode haver compromisso com o erro. E esta nova função do Carlinhos Neves? O que está acrescentando? Mais transparência, é o que a torcida espera.

  8. Todos estes jogadores citados fazem, sim, muita falta, são de certa maneira diferenciados (tudo bem , vamos tirar o Patric desta). Mas quem tem Douglas Santos, Fábio Santos, Robinho, Fred, Pratto, General, Maicossuel em ótima fase, não é possível que não se consiga fazer o time ter uma postura de jogo mais firme, que não seja amassado pelo adversário e que não imponha algum temor a ele. Pra mim, se o técnico fosse bom, com o que tem a disposição, teria um time bem mais postado em campo, mais seguro e temido.
    Fazer o time titular completo jogar e ganhar é fácil. Até eu dou conta.

    1. Concordo com o amigo. Para mim o Galo vence apesar do esquema do técnico , a tática 4-2-buraco-4. Perde o meio de campo, fica sem transição e toma sufoco.

    2. O problema hoje da falta de rendimento do time, além dos desfalques no DM, é porque justamente jogadores que são ídolos e referência do time não estão jogando nada!
      Dessa sua lista aí, Pratto e Donizete estão deixando em muito a desejar. Tem sido nesses últimos jogos, os piores jogadores em campo! Pratto não consegue fazer uma tabela e todas as jogadas estão morrendo com ele, tá parecendo o Carlos matando o ataque do Galo! Já nosso General, tá mais parecendo um mero recruta, vem entregando a rapadura na frente da área pro adversário, sem contar que o último desarme dele eu já nem lembro mais quando foi! Detalhe que no gol que levamos do Grêmio, apesar de termos sido dominados o jogo todo, o General entrou de primeira no Luan, passou direto, e ele ficou livre pra chutar a bola que desviou no Ronaldo Conceição!
      É importante que a massa comece a enxergar melhor essas coisas! É muito fácil criticar o Carlos, Clayton, Patric, Hyuri e cia. A esses falta muita coisa ainda. Mas é o que eles são.
      Devemos reverência e respeito a nossos ídolos e referências, como Pratto e General, mas justamente por isso eles que precisam ser mais cobrados! Eles estão devendo! Não estão jogando nada! E a torcida deveria parar de passar a mão na cabeça deles e começar a cobrar! Pois se eles voltarem a jogar bem, o time não sentirá tanto a falta dos titulares que estão no DM!
      Poh Pratto! Poh General! Vamos jogar bola!

  9. De todos os citados destacado com folga o Luan, como faz falta esse jogador, não que ele seja exatamente um craque, joga bem e conhece os fundamentos do futebol coisa que muitos desse elenco desconhecem totalmente, mas que o ele tem mesmo de melhor é a sua vontade, sua coragem, sua determinação, incansável é pura raça é o que mais traduz a essência atleticana, pelo menos era assim nos primórdios do Clube. Com Luan no time o time é outro seu destemor e atitude contamina todo o grupo. Técnica e Tática são importantes mas no caso do meu Galo nada vale se não tem luta. Lutar, Lutar, Lutar com toda a nossa raça pra vencer. Ou jogamos a La Luan ou não ficaremos entre os 4. Galo Sempre.

  10. O amigo está mal informado a eliminação na Libertadores foram por duas falhas do Victor, contra o São Paulo, na capital paulista e em BH. Parei de ler por aí a análise está se perdendo, está similar ao ….,Não precisa publicar.

  11. Tomara , grande De Ávila .Eu compartilho dos mesmos votos desse seu feliz comentário . Todos fazem muita falta e suas voltas representariam uma melhoria considerável no Galo .Mas só os retornos do São Vítor , do grande Cazares e do nosso Luan seriam tudo de bom. Ia ser difícil até para eu conter a euforia do ” já ganhou ” .KKKKKKKK !

    1. eu também só queria mesma a volta do Luan e Marcos Rocha. Luan e Robinho juntos podem nos dar este título. Fred esqueceu como maracar gol. Pratto parece que não quer mesmo jogar aqui com a fgente mais . Não vendam o Douglas Santos agora, precisamos deles. Uilson tá dando show, Victor não volta mais eu acho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *