Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dez dias de preparação para a maratona final

B01 - 250x250Agora serão dez dias de intervalo para a próxima partida, com os jogadores ganhando folga até amanhã, como não acontecia faz tempos. Ano passado, o treinador Levir Culpi abusou neste privilégio e foi duramente criticado por Torcedores e setores da imprensa. Agora é diferente, a maratona recente até que justifica a adoção da medida. E ainda, pela paralisação, permite ainda a recuperação de vários jogadores machucados.

Apesar do bom empate, a partida frente ao Grêmio não foi nada favorável. Como registramos ontem, foi sufoco durante a maior parte do jogo, e acabamos comemorando um empate que – na verdade – não merecemos. Entretanto, em quantas oportunidades, saímos de campo com revés no placar quando merecíamos melhor sorte? Nem estou me referindo àquelas de “erros” providenciais da arbitragem. Falo de fatalidades, mesmo.

O treinador Marcelo Oliveira, que levantou títulos nacionais nos anos de 2013/14/15, vem sempre demonstrando confiança na evolução da equipe. O Torcedor nem tanto, mas ainda não tenho qualquer motivo para desconfiar do comandante do Galo. Vitorioso, ao contrário do que afirmam alguns, o treinador é sério, competente e compromissado. Às vezes, aqui mesmo, registro alguma discordância, mas cabe a ele definir quem joga e como o time deve se comportar em campo.

É bem verdade que o mais fiel e apaixonado Atleticano não gostou das últimas quatro atuações do time. Nos jogos com o Santos (derrota/Brasileiro/fora), Atlético-PR (vitória/Brasileiro/casa), Ponte Preta (empate/Copa do Brasil/casa) e Grêmio (empate/Brasileiro/fora), por mais que se releve o comportamento da equipe, não eram os resultados que a Massa imaginava. Na volta do time pelo Brasileiro, frente ao Vitória, teremos os desfalques certos de Pratto e Otero – servindo às seleções de seus países – e provavelmente de Rafael Carioca, que está na seleção da CBF.

Pratto jogo com o Gremio 28-08-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Apesar disso, com o retorno assegurado de alguns jogadores que estão no departamento médico, aliado ao tempo que o treinador terá para preparar o time, é com otimismo que o Atleticano vê a sequência dos próximos jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Nas próximas cinco rodadas só vamos sair no segundo dos jogos, que será com o Fluminense – do itinerante futebol carioca – em lugar incerto e não sabido. A próxima, em casa, será com o Vitória da Bahia. Depois, Sport, também em casa. Após os pernambucanos, vem o clássico mineiro, no Mineirão. Nesse jogo, a maioria de torcida será do lado de lá, mas isso nunca foi motivo para declaração de favorito. Vejamos a decisão da Copa do Brasil de 2014. Finalizando essa série de jogos, pegamos o Internacional aqui em Belo Horizonte. Dá pra fazer de 13 a 15 pontos.

Assim sendo, apesar das muitas manifestações de insatisfação do Atleticano, notadamente aqui neste espaço, sinto uma invejável confiança do Torcedor. Afinal, uma coisa é lutar na parte de cima e outra é o desespero do baixo clero neste ano. Afinal, a diferença do décimo-primeiro para o décimos sétimo colocado (primeiro na faixa do rebaixamento) é de apenas quatro pontos. A mesma do Galo para o líder.

16 thoughts to “Dez dias de preparação para a maratona final”

  1. Depois de ler certos comentários, cada vez me convenço mais de que está em curso um abominável processo de “encruzeiração” da massa atleticana – espero que seja de uma minoria dela. Algumas pessoas, mesmo com o time lutando pelo título, e com totais condições de conquistá-lo nem sequer disfarçam a raiva que parecem sentir em serem atleticanas. Só se esquecem que o Clube Atlético Mineiro não as obriga a torcer por ele…

  2. Tempo para o galo se acertar com a sua pratocinadora de uniformes e filmalmente voltar avjoga com o nosso tradicional manto preto e branco. Ta na hora de uma explicação da diretoria cade nosso manto tradicional nao estamos jogando com ele. Eduardo esta na hora de uma reportagem a respeito disso

  3. Os mistérios do Galo:
    1- Pratto sair não é desfalque; é reforço.
    2- Fred só fazia gol no Fluminense; no Galo, nem pensar.
    3- A cada jogo que o Guilherme fazia no Galo ele ficava 6 de fora por contusão; no Corinthians – embora lá também não jogue nada – nunca se contunde.
    4- O DM do Galo é uma pândega. Todos vivem contundidos e cada contusão leva 8 meses para retornar.
    5- Carlos ainda é escalado para jogar. É a inutilidade do inútil.
    6- Uilson será o goleiro titular do Galo em 6 meses.
    7- Até o Corinthians conseguiu dar um tombo nos portugueses e se livrou do André, coisa que o Galo não conseguiu por anos.
    8- Os jogadores do Galo não mais se contundem durante os jogos; agora é no vestiário mesmo.
    9- O Marcelo Oliveira é um cara sério, mas nunca consegue mudar a forma de jogar do time nos intervalos, quando o time vai mal. Continua o mesmo.
    8- Pratto não é o artilheiro que só não marca gol, ele sequer chuta no gol. O Galo, muitas vezes chuta duas vezes em gol durante uma partida. Todas petelecos para fora. Quase que o Galo consegue uma vitória totalmente imerecida contra o Grêmio. Mas, graças ao Pratto, não foi possível. Se fosse até Wellington Paulista isso seria possível. O Galo sofre do complexo de vira-lata em relação ao argentino. Pobre seleção argentina. Acontece que por lá vai estar o Pratto, mas vão estar também o Messi, o Aguero e o DiMaria.
    9- Tudo indica que o Galo vai começar a se afundar na tabela. Time que não corre, não ganha.
    10- O Galo, que luta pelo título, colocou no estádio, 15 mil torcedores. O Cruzeiro, que luta para não cair, colocou 50 mil.
    E LA NAVE VA.

  4. Gostaria de sugerir ao blogueiro que faça uma postagem sobre a necessidade de um PACTO entre Diretoria, Comissão Técnica, Jogadores e torcida pelo tão sonhado título brasileiro. É preciso que somemos todas as forças, união e sinergia entre time e torcida.

  5. O Galo tem time para vencer os 5 jogos. Espero que isso ocorra e que chegando a liderança, não a deixe escapar mais. Que estes 10 sirvam para o Marcelo reorganizar o time, recuperar alguns jogadores e melhorar fisicamente, porque agora é quarta-domingo sem intervalo. Não queremos desculpas depois, tempo há… Já disse, é preciso um pacto pelo título. O Atleticano não aguenta mais, são 45 anos de espera. Tem que ganhar este ano.

  6. Caro Xará, penso que se levantarmos a taça, se dará mais devido a qualidade técnica do que tática do time. Marcelo tem a sorte de comandar um time cascudo e com alguns excelentes jogadores, que podem decidir uma partida em um lance isolado, um drible, um arremate. Porque se dependermos de suas leituras de jogo, G4 tá pra lá de bom. Não tenho essa confiança em seu trabalho. Mas ele tem minha torcida.

  7. Caro Eduardo e leitores do blog, já viram o título da coluna do jornalista carioca, torcedor do nosso adversário carioca e do nosso adversário daqui? ” Crueiro fez bonito, Galo foi medíocre”… Como Galo incomoda aqui e no Rio não? Quer dizer que ganhar do vice lanterna, dentro de casa, brigando para sair da zona e ficando a dois pontos dela (isso se o Figueirense não ganhar o jogo a menos que tem, porque caso ele vença terá a mesma pontuação do primeiro time do rebaixamento) é “fazer bonito”, e empatar com um dos postulantes ao título, na casa dele, com nove desfalques, é “ser medíocre”… então tá…. Deve ser por isso que o time que foi “medíocre” está na terceira posição e o time que “fez bonito” está na décima quarta…. Como esse sujeito se empenha em desacreditar nosso time, não???Aliás nessa história quem é o medíocre?????

  8. Por muitos anos, vimos nosso Galo brigar na parte de baixo da tabela, muito devido à administração de incompetentes como Paulo Cury, Ziza Valadares, etc. Nos últimos 5 anos fomos campeões da Libertadores, Copa do Brasil, Recopa, e vice campeões Brasileiros em 2012 e 2015, quando perdemos os respectivos títulos para o conglomerado GLOBO-CBF, mais uma vez. Estamos em 2016 e o time briga no topo da tabela. Estaremos, bem provavelmente, na nossa quinta Libertadores consecutiva. Então pergunto, do que alguns Atleticanos tanto reclamam? Querem o Brasileiro? O time também quer, mas pra isso temos que derrotar os nossos adversários dentro e fora de campo. O que dizer dos recentes favorecimentos da arbitragem ao Flamengo? Não somos os únicos na fila. Olhem os Gaúchos…Inter e Grêmio não ganham nada ha quanto tempo? Somos o time mais prejudicado do futebol Brasileiro, e deveríamos nos lembrar disso antes de vaiarmos os jogadores, que nos últimos anos nos deram tão sonhados e esperados títulos. Sempre tive orgulho de ser Galo, mas hoje além do orgulho, sou respeitado e temido no Brasil e fora dele. Portanto, aos que chegaram agora e não vivenciaram os dias difíceis, digo: NUNCA FOI TÃO FÁCIL SER ATLETICANO !

    1. É isso! Pior são os profetas do acontecido. Quando o Marcelo não escalou 3 (três) volantes contra o Santos – PROVIDÊNCIA QUE NINGUÉM PEDIU ANTES DO JOGO – depois do jogo tinha um mundo de gente dizendo que isso era óbvio, e que ele deveria ter sido duramente criticado por não fazer isso. Contra o Grêmio, quando escalou 3 (três) volantes de cara contra o Grêmio, e o time perdeu potencial ofensivo, ele foi, DEPOIS DA PARTIDA, igualmente taxado de retranqueiro e inepto em escalar o time. Ou seja, ele está errado sempre, fazendo ou não fazendo qualquer coisa. Imagine então se nós estivéssemos na situação de quase rebaixamento de um certo time neste Brasileirão aí, não é mesmo?

  9. Bom dia Eduardo, vendo ontem um certo programa da ESPN fui constatar o óbvio como tem profeta do acontecido, agora a bola da vez é Palmeiras e Flamengo isso porque ganharam. O Galo é citado como o time que ganha por causa dos valores individuais mas umas rodadas atrás apresentava o melhor futebol ao lado do Santos, vai entender. Sem medo de errar se o Galo ganhar 7 pontos nos próximos 3 jogos estará na liderança. E digo mais vejam a tabela do Palmeiras e Flamengo sem contar o jogo entre os 2 e o Galo joga com eles aqui em BH. Portanto nada de desespero tivessemos talentos individuais resolvendo em outras ocasiões já seriamos penta campeões brasileiros. Saudações Alvinegras.

  10. Eduardo, o seu blog é elo entre a massa do Glorioso e o time. Com propriedade, expressa nossas alegrias e temores e até mesmo, com acerto, vem contendo uma certa empolgação de grande parte da torcida, porque o desempenho do time durante os últimos jogos, a bem da verdade, não tem sido bom, mesmo ganhando ou empatando algumas partidas. Santos e Atlético-PR são exemplos disso.
    O time não consegue embalar e essa última sequência de jogos mostra que os adversários têm chutado muito em nosso gol, a ponto de São Victor e agora Uilson nos salvarem. Um chute ou outro vai lá, admite-se. Porém, são muitos. Até mesmo na vitória sobre o São Paulo, permitimos que o adversário, que não ganha de ninguém há várias rodadas, estivesse mais próximo do gol do que o Galão da Massa.
    Nossa marcação no meio de campo tem falhado e muito. Isto para não falar do sufoco na saída de bola, especialmente para evitar os constantes chutões para atacantes que reconhecidamente são lentos.
    Sds Galistas

  11. Serão 10 dias para gente recuperar os jogadores que estão na enfermaria. Tempo necessário para o Lucas Pratto pensar se ainda quer jogar bola no galo ou não. tempo para o Marcelo repensar sua política retranqueira quando joga fora. Tempo pra minha esposa lavar minhas camisas pijama do galo, e também o cobertor do galo. afinal tempo pra massa dar uma relaxada, passear no shopping, tentar descansar a cabeça, porque daqui pra frenrte meu irmão é agarrar com a nossa fé. Pra cima deles. Seremos campeões. É só secar o Palmeiras e o Flamengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.