
O time profissional, nesse roteiro engasgado, tem justificado todo esse desconforto para a Massa. Se apelo e digo engasgado é de fácil compreensão e explicação. Trata de uma condição que bloqueia as vias aéreas, impedindo a pessoa de respirar, falar e até de tossir. A solução emergencial é de dar tapas nas costas e outros procedimentos emergenciais. E é nesse ambiente que a Massa ainda tem ido aos jogos, em números abaixo da nossa capacidade histórica e acima da média nacional, afinal aqui é Galo. Apesar de tudo! Se o sub-20, vergonhosamente, ficou em 19º lugar e rebaixado no Brasileiro da categoria, preocupando a renovação desejada, o sub-17 vem brilhando. Depois de eliminar o flamídia, lá no Rio de Janeiro nas quartas (2 a 1), ontem foi a Curitiba e superou o Paranaense (3 a 2), habilitando para a grande final frente ao Grêmio primeiro lá em Porto Alegre e a segunda partida (editado) na nossa casa. Cheia, naturalmente.
Na fase classificatória, numa brilhante campanha, embora tenhamos ficado em sexto lugar superamos todos os quatro semifinalistas. O adversário de ontem, aqui no nosso domínio foi goleado pelo Galinho por sete a zero. Superamos o outro eliminado, Palmeiras, em dois a zero e o adversário da final, Grêmio fazendo três a um. Registre-se, pelo regulamento, tivemos de jogar fora – jogo único – nas quartas e semifinais, agora é lá e cá, pela classificação geral (turno e mata mata). Se o Galo ficou na sexta colocação (35 pontos), flamídia foi terceiro (37) e Paranaense o segundo geral (39). O adversário da final, em quinto teve a nossa mesma pontuação (35), porém com uma vitória a mais. Só que vencemos duas vezes (flamídia e Paranaense) e os gaúchos uma vitória (Bragantino) e um empate (Palmeiras), portanto 41 e 39 pontos.. Faço esse registro para reforçar o que disse ontem e anteontem, não será por turbulência momentânea que conseguirão afetar minha Atleticanidade. Mesmo com a idade já avançada, saberei esperar esses garotos honrarem a camisa e o nome do nosso time do coração. Tem interessantes promessas nessa categoria.
Enquanto isso, reiterando que apesar de tudo, hoje antes de anoitecer já pretendo chegar no estádio do Galo. A necessidade de vencer ao Sport, que tem crescido na competição, será determinante ao que esperar desse elenco. A desconfortável 15ª colocação na tabela (apenas 29 pontos em 75 disputados, 38% de aproveitamento) tem determinado o (mau) humor do Torcedor. Não quero nem pensar, portanto admitir ou acreditar, no risco do Z4. Mas, convenhamos, outros recortes que incomodam ao Atleticano. No turno, com dois jogos adiados (Sport hoje e Fortaleza a agendar), ficamos em décimo lugar. Registre que as duas equipes estavam mal e estão reagindo, mas tínhamos de disputar a repescagem (playoff) da Sul-americana, pelo segundo lugar na fase de grupos. Castigo!

Daí vem o returno, até agora em oito rodadas, dos 24 pontos disputados fizemos tão e somente cinco (21%). Todos em casa, vitória sobre o Mirassol e empates com Santos e Juventude. Das cinco derrotas, uma delas foi para o Grêmio, igualmente na frente da Massa. Vale dizer, lanterna do segundo turno. Vergonhoso! Nas dez últimas rodadas, 19ª posição, com nove míseros pontos. Na condição de visitante, também nove pontinhos, em 14 confrontos (42 possíveis). E mandante somos o 13º colocado, com 20 pontos em 11 jogos (33 disputados). Quem te viu, quem te vê; quem não (te) conhece, não pode mais ver pra crer; quem jamais (te) esquece, não pode reconhecer. Valeu Chico tricolor (título e verso), aquele seu time protagonizou o último vexame desse time safista. Assim espero, pois entrei na onda dando conta de “esse time desse ano tá bom, tô animado as contratações foram muito boas e muito assertivas, demorou um pouquinho e a turma ficou meio ansiosa”, portanto hoje seria o dia de colocar fim nessa angustia prolongada.
Faltam exatas 13 partidas, num total de 39 pontos em disputa, bastando tão e somente 16 pontinhos para salvar dessa ameaça que tem incomodado parte da Torcida. Se esses caras que estão defendendo a camisa Atleticana na atualidade, não conseguirem isso (apenas 41% de aproveitamento) pode fechar tudo. Carreira deles, gestão saf, treinadores – ambos -, diretores remunerados, pois o dito e cantado como um dos três candidatos ao título não merece essa Torcida. Que já vem, como sugerido no início desta resenha, afastando dos jogos. Me assusta o que tenho ouvido de relatos por onde passo sobre a descrença e descrédito com os jogadores e com aqueles que um dia foram chamados (por mim mesmo) de benfeitores e depois investidores. Torcendo e orando contra esse tormento.
Considerando as ausências, desde o superlotado Departamento Médico e passando pelas esdrúxulas convocações para amistosos de seleções até chegar nas suspensões, somam oito jogadores fora do jogo de hoje. No DM, dois que passaram a temporada praticamente toda Caio Maia e Patrick e três recentes e que têm retorno incerto Cuello, Alexsander e Junior Santos. Com as seleções estão Alonso, Franco e Iván Román, sendo que os dois últimos inclusive cumprindo punição pelo terceiro cartão amarelo. Sendo assim, pelo que resta ao treinador, o Galo deve iniciar com Éverson; Saravia, Lyanco, Vitor Hugo e Caio Paulista (vem entregando mais que Arana); Fausto Vera, Igor Gomes e Scarpa; Rony (falta de opção) Hulk e Bernard. Seria a formação para quem quer buscar a vitória e os três pontos. Optar por três zagueiros, em casa e frente ao Sport, é apequenar diante desse quadro que estão nos metendo. Final de semana será sem jogo, a cbf bem que podia ter marcado o Fortaleza, mas esperar bom senso dessa gente. No mais, pra cima deles Gaaalooo!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Tapinhas nas costas deve rolar muito la nesta bangunça chamada atético mineiro. Vou trabalhar, não assistirei a este jogo que tem tudo para ser tenebroso para ambas as torcidas, mas só de saber que este bando, digo, time, vai estar em campo usando a camisa do galo já é agonizante. Sigamos.
“A desconfortável 15ª colocação na tabela (apenas 29 pontos em 75 disputados, 38% de aproveitamento) tem determinado o (mau) humor do Torcedor”. Que o diga o assíduo João Carlos, mais um que desconta a raiva dele com o time nos outros atleticanos e frequentadores do blog, como se ele fosse o poço de sabedoria e de razão e o pior que não é o único, tá cheio de gente aqui azeda e dona da verdade! Mas, falando só do que interessa, acredito apesar de tudo que o Galo vence no sufoco hoje e começa a reação que vai livrá-lo da Segundona e quem sabe papar o título da Sulamericana….
Bom dia, Dudu! Bom dia, amiGalo!
Na verdade, o primeiro jogo será no Rio Grande do Sul e o segundo aqui em BH (se Deus quiser, com a casa cheia)!
Acho que o Galo vai decidir em casa porque os pontos da fase de mata-mata também contam para a classificação geral. Como o Galo venceu ontem e o Grêmio apenas empatou, avançando nos pênaltis, garantimos esse direito. Não tenho certeza se é exatamente esse o critério, mas o fato é que a decisão será em BH! Abraços!
MEU AMIGO KAKA, TOMARA QUE EU ESTEJA ERRADO. MAS O QUE EU LI É NA FASE CLASSIFICATÓRIA E O GRÊMIO TEM UMA VITÓRIA A MAIS DO QUE O GALINHO.ABRAÇOS
Bom dia,
Para cumprir o desejo de ver esses garotos do sub 17 jogando no profissional é bom que o Sampaoli dê oportunidade rapidamente a eles pois os europeus estão cada vez buscando jogadores mais novos no Brasil, como só podem ir aos 18 anos então sobrará pouco tempo para vermos eles jogando.
A fase é ruim então pelo amor de Deus, não vamos reviver o Hyoran com a tal lei do eis, reserva o ano todo e jogando poucos minutos, agora virou titular após a troca do último técnico e vem ajudando a erguer o time.
Vejo sempre torcedores questionando a atuação do Rony quando a fazer gols, porém acredito que a torcida tem que questionar mesmo é a sua contratação desde, que quem o fez pretendia que ele fosse um goleador, coisa que nunca foi, a saber:
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
2014–2015 Remo 21 5
2016 Náutico 51 14
2017–2018 Albirex 34 8
2018–2020 Athlético PR 73 13
2020–2025 Palmeiras 284 70
2025 Atlético-MG 48 10
Média de 0,23%
No Galo foram:
Copa do Brasil – 3 Gols
Sulamericana – 2 Gols
Mineiro – 2 Gols
Brasileiro – 3 Gols
Média de 0,21%
Resumindo, o Rony está devendo 0,02% o que seria 0,96 gols ou seja se ele fizer um gol hoje estará exatamente como foi sua carreira toda.
Conclusão: o erro foi de quem o contratou.
Na minha humilde opinião, não faz a mínima diferença quem vai entrar vestindo nossa gloriosa camisa logo mais.
Esse bando de covardes e cagões que se apresentaram no último jogo perderam todos os créditos com a grande maioria dos Atleticanos.
Que vençam esse jogo de hoje por 1 x 0 e vale gol até de barriga.
No mais, é acreditar que absolutamente tudo vai mudar nesse Depto. de Futebol montado por essa SAF perdida e sem rumo.
Quem sabe esses poderosos engenheiros, médico e banqueiro aprendam a fazer futebol um dia.
TAMBÉ ASSISTÍ COMO FAÇO SEMPRE NOS JOGO DOS GAROTOS SUB 17.CONTRA FLAMÍDIA, GRÊMIO,PALMEIRAS NAS FASES FINAIS O GALO ATROPELOU . E COM JUSTIÇA ESTÁAMOS NA GRANDE FINAL.DÁ PRÁ GANHAR AQUI E LÁ DO GRÊMIO, COMO JÁ DEMOSTROU, MAS APESAR DA IMPORTÂNCIA DESTE TÍTULO, A MINHA ALEGRIA É COM A SAFRA DO SUB 17.TEMOS EXCELENTES JOGADORES, COM UM POUCO DE VÍCIOS QUE SÃO FACILMENTE CONTORNÁVEIS PELA IDADE.TEMOS UM ÓTIMO ZAGUERIO, UM LATERAL ESQUERDO MUITO ARROJADO E CLASSICO(FOI EXPULSO APÓS O TERCEIRO GOL DO GALO POR ZOAR A TORCIDA )UM CABEÇA DE ÁREA MUITO BOM E DAQUELES ATREVIDOS, QUE PEGA A BOLA, VIRA PRO LADO DO ADVERESÁRIO E PARTE PRÁ CIMA NA SAÍDA DE BOLA,DOIS PONTAS MOLEQUES(GOSTAM DE DRIBLAR E NÃO TEM MEDO DE ERRAR,TEMOS ATACANTES ,ATACANTES. SABEM DOMINAR A BOLA, SEGURAR E PARTIR PRA CMA DA ZAGA E O MAIS IMPORTANTE, FAZEM GOLS. SE FOREM BEM APROVEITADOS TAÍ UMA SAFRA TIPO ANOS 70/80(LEMBRAM)QUANDO MAIS DA METADE DO TIME TITULAR DO GALO ERAM DE GARTOS DA BASE.PARABÉNS .APROVEITANDO, EU DEI UM PITACO NUMA DESTAS REPORTAGENS POR AÍ, PRÁ CIGA CEGA DO GALO. NO ATLHETICO PARANAENSE TEM UM GAROTO, O NÚMERO 10, (BRUNINHO) QUE É CRAQUE , E MUITO CRAQUE. FOI O MELHO EM CAMPO, E O TIME DELES NÃO GANHOU PORQUE ELE NO FINAL TÁVA MORTO DE TANTO QUE CORREU. SUGERÍ QUE FOSSEM ATRÁS DELE E QUE O PREÇO QUE PEDIREM PODE PAGAR QUE AINDA VAI SAIR BARATO. MELHOR QUE INVESTIR EM JOGADOR EM FINAL DE CARREIRA COMO VEM FAZENDO ESTA CIGA CEGA DO GALO. E HOJE TEM MAIS SOFRIMENO. VAMOS GOLEAR PO 1 A 0. MEU DEUS DO CÉU. VAMO LÁ MEU GALÃO DA MASSA.
Padre Torga, olhai por nós!
Postada a súplica desse insignificante ateu, penso que o treinador do Atlético deveria armar o time para jogar sempre por uma bola. Os jogadores estão desestabilizados emocionalmente, não acertam um passe de 5 metros quanto acossados pelo adversário e sempre tomam a decisão errada no último passe perto da meta, além de perderem gols que até a minha avó faria. Isto posto penso, o que não tem a menor importância, que devemos nos preocupar em não tomar gol, mesmo porque não temos forças para reagir. Dos times que estão atrás do Atlético na tabela, só vamos enfrentar Sport e Fortaleza duas vezes cada, sendo fundamental vencê-los pelo menos uma vez cada e empatar outra.
Bom dia caro Teobaldo.
O pior é que é isso mesmo.
O seu comentário quanto aos jogos faltantes contra sport e fortaleza, que tem uma pontuação menor que a nossa. me suscitou a seguinte dúvida:
Estamos mal na tabela, porque não enfrentamos esses dois ainda, ou os dois estão atrás da gente, porque ainda não nos enfrentaram?
Dúvida que começa a ser sanada a partir de hoje e que padre Torga nos proteja.
Obs: Dos comentários que li essa semana, um não sai da minha cabeça…
Dia de jogo do GALO, é dia de tristeza , mesmo que você não acompanhe, saber que aquela merda está em campo.
Abraço
Caro Teobaldo, comentário assertivo na seara alvinegra e no ar rarefeito (“…para o além do homem”). Abraço!
Bom dia xará e amigalos. EU ACREDITO! NO SUB-17!!!!!!!!!!!!! E o lanterna do Brasileirão é favorito hoje com apenas 16 pontos no campeonato e 13 derrotas. Em que ponto chegamos heim 4 Patetas e sua trupe de incompetentes!!!!!!!!!!!!!! Preparem o RIVOTRIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VTNC SAF!!!
“Mirem-se no exemplo destes meninos”.
Para mim, a preleção hoje no vestiário hoje, seria exibir o jogo da molecada de ontem e o quanto eles lutaram pela vitória. Quem sabe este exemplo não mostra pra esta catado de jogadores do time principal o tamanho do time que eles representam?
Como bom corneteiro segue minha escalação: Everson, Saravia, Lyanco, Vitor Hugo e Caio, Infelizmente Falso Vera, Scarpa e Bernard, Biel, João Marcelo e Dudu.
Mas a pergunta que não quer calar: Segundo Braks, depois do faniquito no vestiário da última partida que, o que aconteceu depois da partida contra o Florminense não acontecerá mais.
E se hoje o Galo for derrotado? O que acontecerá? Vão mandar embora os vagabundos que estão ganhando uma fortuna e não estão nem ai pro clube? Ele irá pedir demissão junto com Vitor?
Espero que não seja preciso ter esta resposta.
Bom dia!
Mirem se no exemplo daquelas mulheres de Atenas.
Aproveitando a Buarquezição(?) do momento, eu só espero que esse momento ‘Vai Passar ‘.
Já vivi no GALO a síndrome do ‘Já ganhou’, mas creio que essa do ‘Já Perdeu ‘ , creio ser a primeira vez.
Aliás, nada se compara ao sentimento que tive na arena MRV, naquele jogo contra o Bucaramanga, logo após a crise dos salários atrasados . Sensação mais estranha, vendo os atletas aquecendo e a torcida vaiando um ou outro.
Nada será como antes?
Hoje pretendo estar in loco , com as bençãos do nosso padroeiro padre Torga.
Abraço
Muito feliz com essa vitória do Galinho!! Essa safra sub17 é muito boa vai nos abastecer em todas as posições basta fazer o trabalho bem feito e dar confiança e oportunidades, tem muita gente boa!!!
Até que fim uma esperança de dias melhores e que bom que vejo uma safra boa na base do Galo!!
A muito tempo não se via uma safra tão boa como essa mas lembrando os garotos são sub17, vão precisar de maturação!!
Saudações!!
Time e torcida cobertos pela hemorragia de fracassos, decepções e incertezas em que se encontra o CAM de tempos para cá. Qual será o cenário ao final da partida de logo mais: uma luz no fim do túnel ou mergulho em torvelinho pelo ralo da segundona? O roteiro de filme de terror trash tem sido a segunda situação. Pra dizer que não é só pessimismo, sonhei nesta madrugada 2×0 pro Galo, o segundo gol de Rony , num lance em que furou a rede e todo mundo, incluindo o Rony, em dúvida por onde a bola passou, se gol ou não. Incerteza até no sonho, vai vendo!
Com todo desestímulo evidente, ainda não me encorajei para voltar à ARENA-MRV. Vou continuar vendo em casa, até porque se o pior acontecer – estou rezando como nunca para que não aconteça -durmo mais cedo pra não passar mais raiva. A coisa está tão desanimadora com a nossa Massa, que, peço licença para contar a seguinte historinha: vejam só, antes de ontem fui à loja do Galo em Lourdes para comprar uma bandeira para colocar no lugar da última, que já está um pouco desgastada, aquela que os amiGalos já viram e que fica hasteada em frente da minha casa. Para surpresa minha, a loja só vendia uma caríssima – como de resto são todos os demais itens de venda -, principalmente para a grande Massa, que nem ousa ficar trocando de modelo. Daí, fui à banca de revistas da esquina e lá, pasmem, o dono me ofereceu uma bandeira igual, POR MENOS DA METADE DO PREÇO DADO PELA LOJA, tendo acrescentado que tinha um estoque bom e foi obrigado a baixar o valor, PORQUE TINHA MUITAS e não vendia nada em razão da péssima fase do time! Por mais esta, tudo explicado! CONTUDO, em quaisquer circunstâncias, vamos acreditar sempre, porque aqui é Galo enquanto vivermos!
Caro Eduardo e amigos, o Galinho do Sub-17 tá fazendo bonito,tem vários talentos para serem lapidados, espero que essa Diretoria de bosta não faça merda e segure essa molecada promissora, quanto ao jogo de hoje, expectativa é a pior possível, o Time do Galo faz a pior campanha do returno,por incrível que pareça o Sport é favorito, todos os Times deram uma encorpada, infelizmente nosso Galo encolheu,afinou, muito triste estarmos nessa situação
Na escalaçao do chefe hoje, vou discordar apenas do Hulk. A torcida esta dividida na polêmica: É melhor Hulk jogar ou não jogar. Fiz o levantamento dos números. Não vou duvidar que 1 mais 1 é 2 e nem da diferença de disposição do Galo que assisti nestas partidas. Hulk é ídolo, mas preciso ser realista, basta ver os números abaixo:
Tardelli: “Depois de 3 anos jogando em alto nível, Hulk cansou”.
Resumo Era Sampaoli:
8 jogos – 2V. – 3E. – 3D.
5 gols marcados.
4 assistências do Scarpa, em 3 Hulk não estava em campo.
Hulk participou de 6 jogos, não fez gol e nem assistência.
Gosto muito do Hulk, mas gosto ainda mais do Galo e acho que Sampaoli deve fazer tudo o que for preciso para o Galo jogar a série A em 2026. Se for necessário colocar o super herói no banco, que seja, pois se acontecer o pior, além da enorme decepção, a história do Hulk no Galo irá ficar manchada com este pesadelo.
Observando os números acima não é difícil perceber que Scarpa não pode ficar no banco.
Ouvi na Itatiaia uma análise dizendo o que técnico Português do rival mineiro fez para conseguir o bom momento do time: Dispensou Dudu que a torcida admirava, colocou no banco o badalado Gabriel e deu chance a um centroavante mais jovem e menos famoso que se tornou artilheiro do campeonato.
O Galo tem como opção o jovem centroavante João Marcelo, mas se Sampaoli acha que não deve jogar, acho que o técnico deve saber o que está fazendo. No momento a única opção é confiar no Sampaoli, seja com Hulk ou se ele achar que a opção é esperar Rony e Biel marcarem os gols, tudo bem. Se conseguiu ressuscitar Bernard e Caio, talvez consiga fazer estes 2 jogadores calibrar o pé.
Bom dia, prezados Atleticanos
Brasileirão – jogo 26/38 – Sport (casa) – Pelo que mostrou no Mineirão, vimos que o Leão da Ilha do Retiro, quase rebaixado, não é um “pato morto”. Vai dar trabalho.
Cabe ao Galo mostrar alguma coisa de bom. Tá difícil ter que aturar esta apatia, falta de qualidade técnica, falta de vontade e de alma.
Queremos luta do início ao fim, com desempenho satisfatório.
E o crucial: a vitória, como único resultado desesperadoramente aceitável.
Nossos pontos perdidos: 13(casa) e 33(fora), num total de 75/114 pontos disputados. Ganhar na marra e na raça, Gaaloôô!
Bom dia, Atleticanos, lembro que esquema com 3 zagueiros é pra quem quer ganhar o jogo e não o contrário. No brasil entende-se mal e acha que o sistema é mais defensivo. Não é. Com 3 zagueiros, colocamos mais gente na frente. O esquema com 3 zagueiros é o mais ofensivo. Sampaoli deve seguir no 3-5-2 hj: Everson, Natanael (eu iria de Saravia), Lyanco e Vitor Hugo na primeira linha; na segunda linha, da direita pra esquerda: Scarpa, Bernard, Fausto, Gomes e Arana (ou Caio); na frente Hulk e qualquer um, menos o horroroso Rony (eu gostaria de ver o João Marcelo). Lembrei dum Galo 3 a 0 no sport, em 2001, com o independência transbordando de gente, como eu gostaria de ver aquele clima novamente num campo. Pra hj, vamos de arena e grama sintética. SAN
Prezado Barros, segundo Lucas Tanaka esse João Marcelo nos treinos não está rendendo nada. Deve ser daquele naipe de Ricardo Bueno e Fábio Gomes e do Isaac e Kadu. O Galo é um paraíso para os empresários. Olha contrato de cinco anos com Reinier ( olha o que esse cara não jogou nos últimos 04 anos)? Oras, contrato de um ano com opção de renovação, era o máximo. Mas os Jenios que administram o Galo fazem contrato de três anos com DuDu, que foi enxotado do Palmeiras e Cruzeiro. E como estupidez na direção do Galo não tem limite, inventam o mico da camisa 92. Ideia do Domenico?
O TIME DO SPORT
O Leão da Ilha (do Retiro) é o lanterna do BR25 com apenas 16 pontos e míseros 21% de aproveitamento (2V 10E 13D), perfazendo 97,3% de chances de REBAIXAMENTO para a SÉRIE B…
DESEMPENHO COMO VISITANTE
Está apenas uma posição abaixo do CAM neste quesito, sendo o 17º pior visitante com pífio aproveitamento de 19% (1V 4E 7D) …
DESEMPENHO DEFENSIVO E OFENSIVO
É a 12ª melhor defesa com 38 gols sofridos e o pior ataque com 19 gols feitos, num saldo negativo de 19 tentos. O time toma 1,52 gols por jogo e faz 0,76 gols por partida, em média por confronto…
DESEMPENHO RECENTE
No Returno o Sport vem apresentando um momento de transição com viés de alta por bons resultados recentes, com empates e vitórias que eram dadas como derrotas certas (CRU, FLU, COR, RBB, SP, GRE…). Aliás, no 2º Turno o Sport seria mais bem colocado (17º) que o Atlético nesta Tabela na qual o CAM será o LANTERNA do Brasileirão…
MODELO DE JOGO DO TREINADOR
Daniel Paulista adotou um modelo mais competitivo e reativo, com linhas médias e transições rápidas. O time ainda sofre para vencer, mas tem mostrado evolução que vem agradando. A mobilização para a partida é alta, com discurso no vestiário de superação e luta…
PROVÁVEL ESCALAÇÃO 4-3-3
Gabriel; Aderlan, Rafael Thyere, Ramon Menezes e Luan Cândido; Rivera, Zé Lucas e Hyoran; Romarinho, Matheusinho e Derik…
DESFALQUES, RETORNOS E DÚVIDAS
Matheus Alexandre (LD) volta a ficar à disposição após cumprir suspensão; Lucas Lima segue como dúvida…
COMENTÁRIO
O SPORT entra na partida como franco atirador (de faca) contra um Atlético PORCO GORDO E CAPADO…
Misericórdia!!!