Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Meu direito de reclamar, comemorar e acreditar

Minha geração, que entrou na melhor idade, tem motivos de sobra pra reagir aos desmandos da cbf e seguir festejando vitórias e títulos em cima dos interesses $órdidos dessa gente. Reafirmo que essa Supercopa não tem valor em termos de história, estatística e ranking do futebol – em qualquer nível –, porém o roteiro dessa conquista foi caprichoso para motivar aos Atleticanos e fazer toda aquela gente chorar por dias a perda do espetáculo circense armado.

Ante ontem, terça-feira, dois dias depois dessa conquista e quando o assunto na cidade era a repercussão das declarações precisas e oportunas do nosso presidente – Sérgio, que assina Coelho, mas é Galo Doido e da Massa – tive mais uma agradável prosa com meu novo e bom amigo Domingos Sávio Mendonça. O coronel reformado, sarcástico como gosto, em suas divertidas e hilárias considerações chamou a decisão da semana de “vingança e castigo” que Deus reservou para nós Atleticanos.

E em suas observações, atentas e precisas, Mendonça me chamou a atenção a algo que ao rever as imagens da partida se confirmam. O árbitro, que em nada pode influenciar em campo, teve atuação – como sempre – parcial em desfavor do Galo. Vejamos, o tal ex-jogador David Luiz bateu no Hulk desde os primeiros instantes do jogo. Só foi amarelado ao final da partida, pelo desavergonhado soprador de apito. Aliás, o mesmo que teve péssima conduta ao apitar esse time carioca com o Galo pelo segundo turno do BR de 2021.

Diferente do que permitiu David Luiz fazer em campo, o tal Daronco, era implacável no apito. Tudo contra o Galo, desde a marcação de faltas até a aplicação de advertências (no caso os cartões amarelos), já para o adversário a irritante benevolência. Leia-se, favorecimento nos critérios, para minar e irritar o nosso time. Só foi advertir jogador carioca, apesar do antijogo, depois de já ter amarelado três Atleticanos. E nos lances faltosos, deixava explícita sua má intenção. Reitero, só fui perceber isso no videotape e alertado pelo Mendonça.

Nos passados e reclamados anos já vividos – em benefício de cariocas e paulistas – foram determinantes em jogos decisivos. Depois, na era dos pontos corridos, a estratégia passou a ser essa como no domingo. Minar o lado que não interessava e beneficiar aos time do eixo de interesse. Assim foram nas temporadas de 2012 e 2015, que ficamos vice de FluC e Curintia. Ano passado, em que pese atuações como do próprio Daronco no jogo mencionado acima, Claus com o xará de GO e outros, o Galo reagiu e denunciou em tempo essas maracutaias.

Portanto, diante da tentativa do último domingo, mal sucedida diga-se, que levou muitos Torcedores – apesar da conquista – a apontar falhas e críticas ao nosso time, acho que é hora de manter a vigília sobre essa gente. Enquanto vida e disposição este blogueiro ainda tiver, não vou jogar no esquecimento toda essa sacanagem que vivenciamos.

E, agora em se tratando de interna corporis, não sou Torcedor que dá cheque em branco a administração, mas mantenho minha confiança na gestão Sérgio/Zé Murilo. Assim como nos benfeitores Atleticanos. Não identifico, entre eles, diferente de alguns poucos, nada e nenhum que queira usar do Galo aos seus interesses pessoais. Ao contrário, se até os chamo e faz tempos de benfeitores, são Torcedores como nós que querem o bem do Galo.

A única diferença é que, no meu caso, minha contribuição financeira se resume ao consumo de produtos licenciados, ingresso dos jogos, GNV e até cadeira cativa da nossa nova Casa. A deles, em valores vultuosos, tem o mesmo interesse. Fazer o Galo um time vencedor e viável. Quem sou eu, e nesse caso a maioria daqueles que criticam, a se meter em consultor financeiro. Os caras (RM, RM, RG e RS) são do mercado financeiro e eu um assalariado. Que qualificação eu teria para me meter nesse assunto? Nenhuma!

Portanto, a exemplo do jogo que é jogado, estou com o Mendonça. Daronco tentou minar o Galo com a falta de critério. Não conseguiu seu intento, embora nos gols flamerdistas, em função dessa situação, nossos jogadores tenham sido intimidados em jogar com a mesma rispidez que permitia ao adversário. E, na questão da gestão financeira, até prova em contrário, quem está no comando tem meu apoio.

Ao que percebo, montaram um grande time e estão honrando dívidas que herdaram, fora isso são críticas de quem enxerga crise proporcional à sua paranoia. O resultado disso está ai. Colecionando títulos. Se estiver errado, o que acho improvável, saberei reavaliar e cobrar. Não vou, portanto, entrar na pilha e sim comemorar as glórias recentes. Relembrando, como disse o Galo Doido, três conquistas nacionais em 80 dias. Foram quatro taças em cinco competições em um ano de gestão do atual presidente. Quem não gostar disso, que siga os conselhos daqueles que plantam e semeiam a discórdia e a desconfiança.

Eu, digo isso aqui e em qualquer lugar, acredito!

*fotos: 1) arquivo pessoal; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Meu direito de reclamar, comemorar e acreditar”

  1. Vc é um velho mentiroso, filho de uma cadela, canalha. Juiz roubou pra merda do teu time seu fdp. Era pra ter expulsado o Natan no começo do jogo seu bosta. Cretino.

    1. Caro, pelo seu ímpeto mostra que está em lugar errado. Aqui não tratamos pessoas com essa linguagem chula que, pelo exposto, sugere ser de seu próprio meio e habitat. Assim como a covardia de utilizar nick e não nome próprio, o mesmo se aplicando ao email – embora já conhecido e manjado pelo blogueiro e por quem apurou na virada do ano -, portanto sugiro que procure sua matilha. Ah! E não estou referindo aos cães de caça, portanto, me sugere algo bem mais figurativo. Em tempo: continuo aguardando as medidas restritivas de ameaças anteriores. Sigamos! Covarde e sem nome.

  2. Caro Ávila, estive no Maracanã em 1971 e vc onde estava? Já lamentei muito as roubalheiras contra o Galo. Quando reconheci filosoficamente que a vida é como é, passei a relevar essas besteiras. Hoje em dia só não relevo as roubalheiras no âmbito político. Essas sim afetam a torcedores de todas as torcidas. Sempre sonhei com o que aconteceu no ano passado. Acho que agora é difícil manter essa posição. Remoendo o passado, pior ainda. Há cerca de 15 anos em conversa com amigo atleticano eu lhe disse que o cruzeiro iria quebrar. Demorou mas aconteceu. Dizer que um atleticano não é atleticano, só porque não se coaduna com sua choradeira, é coisa grave.

    1. Coincidentemente, tb estava lá. Tomando bambuzada e foguete naquele cantinho que nos colocaram. Alves viajou e nem ficou no banco. Após o jogo fui no vestiário do Galo. Alves estava desolado, pela derrota e por não ter sido aproveitado. Orlando, machucado e escalado, não suportou o jogo. Pois que, digo isso afirmando que Feliciano ALVES Diniz Filho pode confirmar isso.
      Em tempo. Depois do jogo o ônibus só parou em Juiz de Fora. Sede e necessidade de banheiro torturaram a viagem de retorno, mem tanto quanto Aragão, Carlos Rosa Martins e esse esquema sórdido.
      Este é o meu combustível.

  3. Meu caro blogueiro e Bruno. Não quero polemizar. As coisas hoje em dia andam mais transparentes. Não digo que a roubalheira acabou mas, também, não está como antes. O VAR faz parte dessa transparência. Mas, contrate jogadores meia-bocas como antes e veremos onde o Galo vai parar. Qualquer clube de futebol vive de vitórias e não de dinheiro. Para isso precisa ter excelentes jogadores. Tenha time e ganhará. Sem contar essa nossa torcida maravilhosa. Vamos pensar grande. Creio que quem pôs o Galo no mapa foi o Ronaldinho Gaúcho e não o dinheiro dos mecenas.

    1. Quem carregou o Galo, caro e ao longo de quase 114 anos, foi a Massa.
      Sabe o que é ficar 50 anos sem título brasileiro (uns por incompetência e muitos pelo roubo oficial que tem de ser lembrado) e a torcida se manter fiel e apaixonada?
      Temos aqui, entre os nossos amiGalos, o Ângelo – que talvez seja o nosso patriarca – e outros que testemunharam muito de nossa história.
      Portanto, resistirei sempre a esses bandidos da Confraria Bandida de Futebol e entre nossos parceiros qualquer sugestão de ignorar nossa rica história que data de 1908. E comemoramos nosso centenário na A. Quem diz “tenha time e ganhará” e “analogia a R10 ter colocado o Galo no mapa” é traído pelo inconsciente.
      Não é Galo mesmo.
      Desculpe, não precisa teste psicológico, basta ter trabalhado em redação.

  4. Boa Tarde,

    Quanto aos comentários sobre a arbitragem e seu “modus operandi” tenho que lembrar a todos do famoso “Edílson Pereira de Carvalho”, lembram bem desse nome, “Máfia do apito de 2005 no campeonato Brasileiro” que deu o título ao Corinthians após a remarcação de seus jogos.
    O Edílson Pereira de Carvalho, descreveu sua forma de intervir nos resultados sem ser percebido da seguinte forma: Amarela-se os volantes e jogadores de defesa por faltas simples, assim o jogador pensa dez vezes antes de fazer uma falta necessária ou se fizer é expulso, onde a segunda falta não poderá ser questionada.
    Isso vimos notadamente no jogo da Supercopa, e o revezamento de faltas encima do nosso melhor jogador também.
    Quanto ao nosso clube e finanças x benfeitores, acredito que existe pessoas que passaram pelo Galo com a intenção de marcar época, principalmente ter seu nome lembrado por todos os atleticanos, conseguiu, mas por trás de tudo existia sempre seus interesses pessoais, aí é que fica para trás a instituição, é o famoso foda-se.
    Minhas palavras são comprovadas pelos rastros de dívidas deixadas que são como um câncer a comer tudo que vem a nosso favor.
    A vaidade e o oportunismo de explorar a instituição fazendo dela cabide de emprego ao correligionários, opa, não é política, mas o modus operandi é o mesmo.
    A essa pessoa dói na pele saber que hoje estão fazendo o mesmo em títulos, sem comprometer os cofres como no passado, e o pior é que expuseram as mazelas das gestões anteriores, isso foi de matar.
    Sou muito grato aos benfeitores do nosso Galo, através deles estamos surfando em ondas de grande alegrias, eu que vivo em meio de amigos torcedores de outros times, vejo o quanto o nosso Galo hoje é respeitado e temido por todos.
    É muito bom, dá muito orgulho, e o melhor é que nos enche de expectativas positivas a cada campeonato iniciado.
    Boa Quinta feira a todos!

  5. Bom dia, Canto do Galo!
    Esse Daronco poderia ser o melhor árbitro do Brasil, mas se rendeu a satisfazer os desejos do eixo- não dá para esquecer que ele foi o árbitro da virada da Copa do Brasil de 2014 contra o Flamengo. Não faz aquela arbitragem escandalosa como do Aragão e Wright, mas vai minando os adversários do Flamengo com inversão de faltas, critérios diferentes contra os times que enfrentam o urubu.
    A Supercopa no momento não tem o valor de outros torneios nacionais, mas no futuro poderá ter um grande valor. Lembro que quando surgiu a Copa do Brasil, essa era chamada de torneio caça níquel e hoje é desejada por todos. Portanto, quando tivermos o direito de disputá-la , temos que trazer o troféu para casa.

  6. AVILA, SE VC NÃO FALA DE FUTEBOL OS COMENTÁRIOS TAMBÉM NÃO. ACHO ESSA CHORADEIRA MUITO ANTIGA. AS COISAS MUDARAM. O BRASIL ONDE IMPERAVA A ROUBALHEIRA ESTÁ NO FIM. PRECISAMOS ACREDITAR NISSO. O GALO FEZ UM TIME, AO PARAR DE CONTRATAR JOGADORES MEIA-BOCA E FOI CAMPEÃO. SEM CONTAR O CRUZEIRO QUE JÁ FEZ ISSO TRES VEZES. ONDE ESTAVA O ESQUEMA TÃO FALADO AQUI? VAMOS FALAR DE FUTEBOL. NESSE QUESITO REAFIRMA MINHA OPINIÃO DE QUE O FLA JOGOU MELHOR O TEMPO TODO. PRECISAMOS FAZER ESSA AUTO-CRÍTICA. FICOU CLARO TAMBÉM QUE NOSSO ELENCO É BEM MELHOR CONFORME AS SUBSTITUIÇÕES MOSTRARAM.

    1. Seu entendimento, diferente do meu, não me autoriza e nem sugere contestar seu livre pensar. Por exemplo, no jogo do troféu SC, o Galo mereceu vencer no tempo normal. Aquele chute do Jair, de fora da área, quase decretou a revirada.
      Por fim, nossas denuncias terão sequência – quero dizer que não cairão no esquecinento – pois sabemos do valor delas junto à Casa da Bandidagem do Futebol. Fui claro? Povo sem memória está sujeito aos mesmos desmandos. Portanto, fiquemos bem, ainda que discordando, mas em busca do mesmo ideal. Vencer, vencer, vencer!
      Os tempos são outros, verdade, mas a vigília é permanente.

    2. Meu caro que mundo que voce vive… Onde a roubalheira acabou? Só mudou de mão, continua ai, só não vê os cegos. E no Futebol também, se não fosse o VAR não teríamos sido campeões em 2021, simples assim.

  7. Bom dia para todos!
    Quanto a tal Daronco,concordo com com tudo que o Eduardo escreveu, esse cara não passa de um bombadão metido à besta, foi parcial durante o jogo todo ,notei isso durante o jogo ao vivo mesmo e esse bandeira aí da foto também, teve um escanteio que a bola fez a curva muito fora e o cara não assinalou. O referido bombadão no jogo do segundo turno no Maraca também foi péssimo.
    Engana-se quem pensa ( e até fala) como o nosso honrado presidente falou que com o VAR não haverá roubalheiras como no passado, em 2020 o povo do Inter falou que foram roubados nos últimos 5 jogos, aquela expulsão do Rodinei à epoca no Inter,aquele penal claríssimo dos gambás no último jogo que o tal Wilson irmão do Sávio não deu pro Inter são alguns exemplos que a SACANAGEM globo/cbf está em ação mesmo com o VAR.

  8. O Galo já foi muito prejudicado, isso não pode ser esquecido.
    Mas esse título da Supercopa foi muito IMPORTANTE. É título nacional. Os flamenguistas estão chorando até agora. Vale mais que MINEIRO , na minha opinião.
    HOJE A MENTALIDADE DO GALO É VENCEDORA E QUE ASSIM CONTINUE.
    CLÁSSICO TÁ CHEGANDO, HORA DE DESCANSAR E TREINAR, ESPERAMOS UM GRANDE JOGO. PRA CIMA DELES….

  9. Bom dia Massa e Guru
    Se aos olhos de alguns o título não têm a importância que justifique a contínua comemoração do meu Guru e minha, para mim a justifica é mais que válida já que, ao ganhar do protegido da CBF, por tabela ganhamos também da TV lixo, do STJD, da famigerada CBF e da vagabunda imprensa do eixo. Simples assim.
    Se fosse do lado de lá, com certeza uma hora destas estariam todos ainda soltando foguetes, mesmo sabendo que entraram na festa de penetra, por causa de um regulamento ridículo.
    E não tenham dúvidas meus amigos; se continuar o cheirinho como está, sem ganhar nada, vão mudar o regulamento, o VAR e tudo que impeça a maracutaia correr solta em benefício do mais querido (da imprensa do eixo é claro).

  10. Só discordo de um ponto. Não houve falta de critério. Para mim, o critério foi claríssimo. O tal David 7 a 1 Luís deu uma senhora bordoada no Hulk na primeira bola que disputaram. A TV não mostrou a repetição do lance — assim como não mostrou as repetições de outros lances violentos do time oficial da Emissora. Seja como for, isso está no script. Para ganhar dessa gente, o time terá que jogar o suficiente para derrotá-los e ainda superar as manipulações do apito. Como todo império decadente, esse time carioca tentará se manter por cima com as mesmas armas que utilizou em sua ascensão. E essas armas, como é evidente, incluem as manipulações, as puxadas de tapete e o roubo descarado. Bora Galo!

    1. Bom dia! De pleno acordo Ricardo! Com o advento do VAR, mais de 20 câmaras transmitindo o jogo para todo o país, os roubos escancarados, ficaram mais difíceis. Então a forma é minar o time, invertendo faltas, sem critério com a distribuição do cartões, enervando o time. Mas até neste ponto este time do Galo é mais cascudo e não se deixa envolver, basta para isso, olhar que no ano passado tivemos poucas suspensões por cartões amarelos, e menos ainda por expulsões.
      Vamos Galo, buscar o Bi da Liberta e Tri do Brasileirão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *