Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Maracanã é o palco inaugural da máquina 20-20

A delegação Atleticana seguiu ontem, no final da tarde, para o Rio de Janeiro, prudentemente em voo fretado, para iniciar a campanha pelo Brasileiro de 2020. Curiosamente Guga foi relacionado, embora seja dada como certa sua transferência para o Spartak da Rússia. Também Igor Rabelo, cotado para se transferir, está na relação da viagem.

Sobre a escalação, ao que parece, vai ser de Mariano e Jair, saindo Gabriel e Alan Franco do time que iniciou contra o América. Os demais devem ser os mesmos. Mesmo considerando que pode ser o compromisso mais difícil para o início da competição, entendo que será uma ótima oportunidade para avaliar sobre o planejamento e a construção de um novo modelo de gestão.

Depois de errar muito e apanhar, a diretoria – ao que parece – vem corrigindo a rota equivocada dos dois primeiros anos da administração Sette. Tanto dentro de campo (jogadores, treinador e diretor de futebol), quanto na sede de Lourdes (funções estratégicas de relacionamento com o Torcedor).

Quero, e toda a Massa também, o título nacional, mas a se comprovar uma mudança radical de comportamento, o Atleticano apoiará e saberá esperar a reorganização interna necessária. Erros de um passado recente, de outras e da atual diretoria, precisam ser reconhecidos para esse aval do Torcedor.

Hoje, com um Maracanã completamente às moscas, os comandados por Sampaoli terão uma grande oportunidade de mostrar e convencer essa mudança de roteiro. Digo isso, pois desde a chegada do treinador a equipe mostra evolução.

Na sétima rodada da primeira fase (de classificação), o Galo ocupava a quinta colocação do Campeonato Mineiro. Vinha de um empate com o Boa, em Varginha. Dalí em diante, mesmo que na primeira partida ele – Sampaoli – estivesse na tribuna e não no gramado, foram seis jogos com cinco vitórias e um empate. E estamos na finalíssima do Mineiro.

Nesse nosso elenco, acredito que ainda podem chegar mais dois profissionais – sem novo goleiro, por favor – e conta com apenas uma baixa médica. Tardelli, que só retorna na próxima temporada. Gustavo Blanco, a exemplo de Jair, tomara que abandone de vez o Departamento Médico. Ou seja, creio que vamos contar com mais de duas dezenas de jogadores em condições de titularidade.

O apoio sempre será fundamental. Independente do resultado desta primeira rodada, o Atleticano da gema – aquele raiz – vai alinhar ao lado do trabalho de Sampaoli/Mattos/Sette, em busca de grandes conquistas. Temos no elenco, seguramente, dois a três jogadores por posição com condições de atuar em alto nível de competitividade.

Antes de fechar essa prosa de hoje, sem a intenção que as palavras acima sejam interpretadas como intenção de “texto motivacional”, uma consideração pessoal. Não vamos entrar na pilha das provocações de quem torce e seca o Galo sistematicamente. Penso exclusivamente no nosso time do coração. Me basta! Antigamente acompanhava o noticiário esportivo esperando por novidades. Com as redes sociais, muitas vezes nos ocupamos a espera de desmentidos.

É tanto fake news. Gente sem compromisso e responsabilidade com a verdade e a realidade. É jogador chegando. Outra hora é patrocínio de outras equipes. Ora, o Galo já nos preenche o suficiente para preocupar com as séries B, C e D do Brasileiro. A disputa da prateleira de baixo não é afeta ao Atleticano.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

15 thoughts to “Maracanã é o palco inaugural da máquina 20-20”

  1. Eu souuuu ATLÉTICO e tenho uma nega chamada ” framerda”
    Que baita dia dos pais,pqp!
    >>>RESPEITEM O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, POOOOOOOORRRRRAAAAAA….!!!
    Saudações Atleticanas e um abraço à todos os pais pelo dia de hoje.

  2. Mas oquequeisso!?
    O Galo jogou muito, principalmente no segundo tempo.
    Jair um gigante!
    Arana, gigante!
    Guga, jogou demais!
    O time todo, muita raça, técnica e disposição!
    Sampaoli é monstro!

  3. boa tarde Eduardo e massa. enfim chegou o brasileirão. uma pedreira pela frente. jogo muito difícil vamos enfrentar um freguês de tempos. para mim o empate já está bom demais. mas como acredito eo galo vá vencer. galo 1×0 flamerda. vai galooo.

  4. Ahahhahahahahah Sampaoli endoidou!!!!! Olha a escalação do cara!!!!! Mas estou com ele!!!! Chega de mesmice!!!!! Vai pra cima deles Galo!!!!! Se perder foda-se!!!!!
    Faltam 20 minutos pro jogo!!!!!!! Galooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!

    1. Ahahahhahahah… tá feliz com a vitória contra o Botafogo se SP?????? Tá dando pena dessas marias!!! Lembra daquela música!!!! ” De dia é maria de noite é João”…..

  5. Caros,

    Qnd se fala do Brasileirão n dá prá comparar com o Mineiro nem qnd as equipes eram ou estão todas na 1ª…O Campeonato Brasileiro é o mais competitivo do mundo, nenhum nacional do velho mundo se compara na quantidade de equipes niveladas prá ganhar. N tem BRINCADEIRINHA de AnoQVem, ñ! Enquanto ficamos preocupados com AnoQVem, os outros clubes vão ensacolando Br atrás de Br. … .Mineiro é obrigação, brasileiro tb. A comparação termina aí…O Brasileiro mais q obrigação é QUESTÃO DE HONRA! Um Clube GIGANTE como o NOSSO, único Mineiro de Série A, ñ pode esperar mais.

    EU ACREDITO!

    Obs.: O flamengo é o clube mais sujo do Br, mas hj o flamengo é favorito, ñ parte prá cima, ñ, q é suicídio. Ñ TEMOS TIME PRÁ ISSO! FATO! Leva o jg no banho maria (o nome é esse mesmo!) Campeonato brasileiro é estratégia é ñ PORRA LOQUICE!!! Acredito na VITÓRIA pq AQUI é GALO! QUEREMOS O BR, esse ANO!!!

    1. Cara esses comentários seu é muito chato nunca vi, muda esse jeito de comentar é muito tosco o como você escreve cheio de abreviação e misturando letras maiúscula com minúscula isso é ridículo

  6. Bom dia xará e amigalos! Resumindo: se hoje o GALO for GALODOIDO, acertar os passes(errou muitos passes nós últimos jogos) e marcar o CBFLA no o campo dele, dá pra sair do Maraca com no mínimo o empate. É jogar com seriedade, dedicação, atenção no adversário. Esqueçam o Juiz que sempre estará do lado deles. GALO tem time pra aprontar lá…..

  7. Bom dia!
    Feliz dia dos pais!
    Saúde e a todos!

    O meio campo tem que ser Jair e os outros.
    Me desculpem os contra mas queria muito ver Cazares enfiando bolas pra Savarino e Keno. O cara só teve gente ruim jogando com ele. R Oliveira, Di Santo…além de Bolt tartaruga, que ganhava muito mais que Juanito. Aí qualquer um desanima. O cara só teve osso. Agora que tem filé…triste ironia.
    Além disso tá faltando um matador, se é que queremos o título desse brasileirão.

  8. Bom dia Eduardo e Massa ATLETICANA.
    É Hoje , a nossa estréia no Brasileirão , em um jogo dificílimo contra o melhor time do Brasil e da América Latina.
    Mas , agora também temos um time forte , bem treinado e capaz de enfrentar qualquer desafio.
    Vamos partir prá cima , mas tomando o devido CUIDADO , pois os Urubús tem um ataque super veloz e qualquer espaço deixado pode ser fatal.
    Uma Vitória hoje contra esses Urubús será um ótimo começo rumo ao tão sonhado BI CAMPEONATO.

  9. Bom dia meus amigos, hj começa o campeonato que todos nós queremos ganhar. O jogo é duro, mas é possível obter bom resultado. Quanto à escalação, melhor não tentar prever, com certeza teremos surpresas. Eu iria de Mariano no lugar do Guga. Jair, bom jogador, será útil durante A temporada (se não machucar) e hj, pode até ser o titular, mas se tudo correr normalmente, os titulares ali serão, durante a maior parte da temporada, Allan e Alan Franco. Franco, mesmo não tendo jogado bem, foi nossa contratação de maior talento. Se jogar o que sabe, e o que jogou ano passado no Dell Valle, será titular. Sampaoli prefere o jogo veloz, intenso, franco é o jogador que faz isso, joga de uma intermediária à outra, com velocidade. Jair é jogador que cadencia o jogo, bom de bola, porém, lento. Vamos precisar de todos! Pra cima do flamídia! SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *