Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais uma decisão para o Galo

Time que lidera desde agosto, tem de seguir vencendo e pontuando em busca do título ao final da temporada. O Galo é o time mais cobiçado por ser derrotado, entre cada adversário que tem pela frente, alguns entre os quais “engraxados” pelo intere$$e daqueles que ainda têm chances de conquistar o título.

Ao que conheço do Paranaense, através de amigos e até parentes que residem em Curitiba, o adversário de hoje não entra no rol de eventual mala branca. Apesar de anunciar a opção de que irá com time alternativo, o rubro negro do Paraná sempre foi um algoz na vida do nosso time. Quero e espero que nossos jogadores entrem em campo com o mesmo foco e determinação que vêm mostrando ao longo deste 2021.

Pela lista anunciada, desfalcam o time Arana e Nacho. O primeiro, outra vez pelo terceiro cartão amarelo, já o argentino segue em tratamento. Como a opção da comissão técnica tem sido de não anunciar sobre qual lesão e tempo de recuperação, muitos – entre nós – esperávamos a volta do Nacho. Ficou para a frente. Talvez no final de semana, Juventude, ou na sequência, Palmeiras, na reta final da competição. Além deles, os selecionáveis Junior Alonso (Paraguai), Alan Franco (Equador), Savarino (Venezuela) e Vargas (Chile).

Ontem, durante o feriadão prolongado, em várias prosas no correr do dia – inevitável – deixar de fazer projeções. Ameaça-nos ainda o Flamídia e Palmeiras. O segundo com menos chance (10 pontos atrás e um jogo a menos a cumprir), porém o carioca com oito pontos de diferença do líder Galo ainda mantém acesa a chama do título. Portanto, vencer hoje é fundamental, pois elevaria essa diferença para 11 pontos.

O afunilamento provoca uma ansiedade recheada com um misto de expetativa positiva e tensão. Desde o mais otimista, que sente estar chegando a nossa hora e vem se preservando de euforia até entre aqueles reconhecidamente pessimistas que acham difícil qualquer reversão dessa tendência. Eu, pessoalmente, estou muito confiante, porém não arrisco em afirmar que já está ganho. Aliás, só ouço esse tipo de afirmação entra não Atleticanos.

Reconheço que a sequência é favorável, vamos pegar dois adversários fora de casa com o foco na decisão de outras competições, entretanto, jogo é jogado. O Paranaense, adversário de hoje, privilegia a decisão de sábado da Sul-Americana, já o Palmeiras – que enfrentamos daqui uma semana (23 de novembro) – assim também terá quatro dias depois a decisão da Libertadores.

Todas as contas e projeções feitas nos dão segurança de que tudo é questão de tempo, mas – convenhamos – tem uma cbf no meio do caminho. E, a mim, essa gente é suja, despudorada e não tem vergonha de tudo que já aprontaram ao longo dos tempos. Ontem, resumidamente, trouxe quatro partidas, duas que a arbitragem favoreceu aos cariocas e outros dois jogos em desfavor do Galo. Não fossem essas derrapadas, talvez o título já pudesse ser 100% nosso, mas sempre erram contra nossos interesses.

Sobre a expectativa para a tarde de hoje, creio que Cuca deverá mandar a campo: Éverson; Mariano, Nathan Silva, Rever e Dodô; Allan, Jair e Zaracho; Hulk, Diego Costa e Keno. Este time que, pelos nomes relacionados, seria o ideal para furar uma retranca previsível de um treinador que montou a equipe com três volantes, três laterais sendo que um deles atuará na zaga ao lado de outros dois zagueiros e terá um falso camisa 9 no ataque.

O esquema, segundo o estudioso amiGalo Lucas Tanaka, será 5-4-1 defendendo e 3-4-3 quando tiver a posse de bola. Vai se segurar e arriscar no contra golpe. Que venham mais três pontos e, já no sábado, a Massa proporcione outro espetáculo que vem encantando ao Brasil e ao mundo com a presença do Atleticano lotando novamente as arquibancadas do nosso salão de festas da Pampulha.

Em tempo: Hoje, ao lado dos amiGalo, Bolívar e Dudu Galo Doido, estarei uma live pré-jogo.

Ao final da partida, outra live, desta vez com o parceiro Breno Galante.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

29 thoughts to “Mais uma decisão para o Galo”

  1. boa noite Eduardo e massa. otima vitoria sofrida mas vencemos contra o genérico cheio de reservas. ok importa é 3 pontos estamos quase lá. Eduardo não estou conseguindo abrir o link do blog quando consigo é depois de 10 horas ou mais depois que o post esta publicado. a galo estamos sonhando com o brasileirão. vá galooooo.

  2. E o Galo? O Galo ganhou!!!
    Jogo difícil, mas o Galo foi eficiente. Nem vou falar das substituições. Vou falar dos gigantes em campo. Keno na frente e Réver lá atrás. Baita! Monstro!
    ObriGalo, Zaracho!!!

  3. Boa tarde, Eduardo!

    São 15:15hs.
    Estou no meu serviço (público), mas confesso que não tenho condições de trabalhar.
    Coração tá pulsando de, ao mesmo tempo, tensão e certeza de que hoje venceremos mais uma.
    Vou pra casa e, com o perdão da sociedade que me paga, amanhã compenso trabalhando em horário dobrado.
    Acho que o canal da Jovem Pan News (576) na Sky vai transmitir o jogo.
    À glória, Galo!

  4. Boa tarde.
    Hoje, não temos desculpas ou do que reclamar.
    Tivemos o final de semana livre para preparar a equipe e ainda de quebra o paranaense vai jogar com time reserva.
    Time que quer ser campeão, não tem escolha é ganhar ou ganhar!
    Melhor que isso impossível!
    Abraços!

  5. Bom dia Massa e Guru

    Com diz o título “mais uma decisão para o Galo”. Se em tempos atrás estas decisões nos deixavam de cabelo em pé, hoje com um elenco mais tarimbado, temos muito mais condições de passar por mais esta.
    Mas olho vivo no paraguaiense, porque se de um lado jogar com os reservas ou time misto é bom em função do desentrosamento ou da falta de jogadores mais preparados, por outro que entra com certeza vai querer aprontar correria e dar tudo de si para aparecer..

    #Vamo Galo, ganhar o brasileiro!!!!!

  6. Bom dia xará e amigalos!

    Hoje é dia de GALO!! Hoje é dia de time cascudo e determinado a vencer mais um desafio. Não importa se o adversário vem com time reserva ou titular. O GALO tem que se impor nos últimos 7 jogos e tentar vencer todos eles! Temos um elenco forte com jogadores reservas a altura dos titulares. Coloco Hulk, Zaracho, Keno e Diego Costa como determinantes no jogo de hoje como foram contra o Corinthians. 71 pontos logos mais e 74 no sábado com casa lotada!!!!!!!!! GALO vai como bom mineirinho tomando conta da taça. Acredito que o gramado do estádio do Atlético Paraguaiense irá favorecer jogadores do GALO com bom toque de bola. GALO É GALO!!!!!!!!!!!!!! O RESTO QUE CORRA ATRÁS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. É hoje! Ou joga pra ser CAMpeão, entenda-se atacar o adversário e não recuar tão perto do nosso gol. Ou pode deixar as coisas complicarem e dar mole pras armações de sempre (dois volantes e dois meias, entenda-se medo de perder). Terça de Galo é domingo.

  8. Bom dia,

    Final de semana sem Galo e nossos jogadores fazendo gols e somando 3 pontos, não para o Galo, mais pelo Juventude.
    Aguardo pelo retorno deles para nosso plantel em 2022.
    O time escalado pelo Paranaense é similar ao que jogou contra o Santos e perdeu em casa, entrando focado e respeitando, mas mostrando porque é o líder, podemos realmente sair de lá mais próximos do título.
    Que venha os 3 pontos.
    Boa terça e bom jogo a todos!

  9. O genérico é um dos adversários mais ferrenhos que o Galo tem. É uma trocação danada. O Galo vence aqui e perde lá. O Galo vence lá e perde aqui. Resultado: Cada um tem 21 vitórias no confronto direto. Para mim, o que faz com que eles joguem tanto é o nome homônimo ao nosso. Agora que mudaram a grafia, ficaram iguais só na fonia. Azar deles. Hoje estão anunciando time reserva. Que o Galo não pense que isso facilita alguma coisa. Time reserva também joga e sem a pressão dos titulares, ou seja, são francos favoritos. Aí é que mora o perigo. Portanto, Galo, muita atenção a esse detalhe. Jogue bola como se deve jogar contra qualquer adversário. Encare esses reservas como se deve encarar o melhor time do mundo. Não dê moleza e nem chances para o azar. Respeite esses reservas como você respeitou o River,
    o Fortaleza, o Corinthians e todos os outros até aqui. Golear o adversário é sinal de respeito. Desrespeito é fazer cera, jogar para trás, fazer firulas em campo e outras manhas nojentas. Jogue bola, Galo, muita bola, de preferência para o fundo das redes deles. Mas tenha muito cuidado.

  10. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil logo mais à tarde. O Athlético Paranaense sempre foi um time acostumado a nos pregar peças, seja em Curitiba ou aqui em Minas. Hoje o Galo precisa fazer o que o Paulo Silva vem dizendo faz tempo, “joga bola, Galo, nada mais”.
    Se nossos jogadores entrarem focados em jogar bola e em busca da vitória poderemos ter uma noite agradável e tranquila, agora se entrar menosprezando o adversário que provavelmente entrará com time reserva, poderemos sair do jogo de cabeça inchada e desperdiçar um enorme chance de eliminar mais uma rodada sem a aproximação dos adversários na busca pelo título.
    O horário do jogo hoje é uma puta sacanagem com os torcedores. Como vou fazer para assistir o jogo em horário de trabalho? Em algum momento pensou-se no torcedor para marcar um jogo na terça feira às 16 horas? Ou, ao que acredito, foi só pelo fato de a Jovem Pan ter comprado o jogo?
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

    1. É porque o Athetico-PR tem contrato com a Globo para transmissão de suas partidas somente em canal aberto e para canal fechado o Athetico-PR tem contrato com o canal Tuner, por issso a Globo colocou o jogo as 16:00 hs se não fosse ela ficaria impossibilitada de transmitir no Premiere

    2. Amigo, neste caso a mudança para esse horário ingrato foi benéfica para a maioria, pois se fosse no horário anterior, das 18 horas, não poderia passar na tv aberta e como o Athlético não tem contrato na fechada o jogo seria “fantasma”. Essa é a questão. Mais de qualquer forma, vamos torcer.

  11. Vencer os reservas do Paraguaiense nada mais é do que cumprir a obrigação. Assim sendo vamos manter o foco, a concentração, a seriedade e a determinação já que esse é, sem dúvida, o jogo mais importante da nossa história!

      1. Perdoe-me por discordar, Leonardo Mello: Já ganhamos o Rural (pra mim é Mundial) e já ganhamos a permanência na Série B. Agora vamos lutar para ganharmos o Brasileirão, a Copa do Brasil e a subida para a Série C (ainda tem chance; vamos torcer e acreditar na Santa Matemática Milagreira!!!!!). Grato pela leitura e comentário. Abraços!

  12. Bom dia!.
    Lives imperdíveis! Dudu Galodoido e depois Breno Galante e participação de Ávila…Nuuu… não perco..
    No mais, o que eu quero dizer sobre o jogo, Paulo Silva escreveu.
    Galoooooooooooo!!!!!

  13. Eu só quero saber de muita raça e muita vibração dos jogadores .

    Sugiro deixar a turma sem comer o dia inteiro e dizer pra eles que a bola é uma picanha maturada .

    Sirvam-se em campo , rapaziada !

  14. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 32/38 – Athletico (fora) – O jogo deveria servir de laboratório. É nesta grama sintética que decidiremos a C. do Brasil em 15.12.

    É importante que os jogadores “gravem” como a bola corre, velocidade dela, como quica. Recomendável tbém guardar as referências em torno das duas traves, para orientar a direção dos chutes e cruzamentos. Aliás, é uma boa oportunidade pra “treinar” chutes de fora da área.

    O time deles vai com reservas. Isso facilita? Depende. O Galo pode controlar e dominar o jogo ou se complicar, se não houver concentração. Estes reservas querem mostrar serviço para cavar uma vaga no time da final da Sul Americana. Aí que mora o perigo.

    Mas, nosso time atingiu um nível alto de eficiência e está cada vez mais maduro.

    É dia de observar, testar jogadas e pegar as manhas deste campo, visando a final da CB.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 20 (fora), num total de 93/114 pontos disputados. Ganhar fora, Gaaloôô!

  15. Está muito bem acompanhado em sua live , caro Eduardo, Bolivar e Dudu , grandes atleticanos, simpaticos e educados , pessoas finas. Quantas vezes neste ano, Eduardo , nós, atleticanos , nos deparamos com jogos que são verdadeiras decisões? Respondo : várias vezes e não tenho boas lembranças de alguns, cercados de expectativa enormes , boas expectativas e não fomos felizes. As semifinais contra porcos , na libertas e o jogo contra mulambos , foi, no dia, uma espécie de ducha de água fria, gelada. Somente no dia , no luto do dia seguinte , depois caminhamos firmes e fortes na competição. naovamente , o jogo de hoje se reveste de uma importancia sem igual , uma vitoria e tres pontos pavimentará nosso caminho rumo ao titulo e colocará pressão no cheirinho , amanha, caso o outro paulista, gambá não entregue a rapadura como seu conterraneo bambi , aquela desgraceira , aquele bagaço de time que se Deus ajudar irá pra B. O jogo de hoje não é jogo pra ser jogado, é jogo pra se ganhar de todo jeito , assim esperamos que encarem , o jogo de hoje é simplesmente o passaporte para um dos anos mais felizes da nossa vida atleticana, caso venha a vitoria , anote.

  16. Bom dia a todos. Galo tem que ficar esperto com esse time do paranaense. São encardidos. Tb não acredito na mala branca. Isso é coisa de time medíocre e pequeno. O paranaense tem.um certo currículo e isso só aumenta nossa responsabilidade e necessidade de foco e garra.
    Não entendo o que o nacho arrumou. Espero que estejam dando uma melhor condição de jogo a ele p voltar a jogar o que sabe e no momento certo.
    Vai GAAALOOO!!!!!

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O galo liderando o brasileirão desde agosto, e jogando a GOSTO do atleticano. Com algumas oscilações, é certo, mas retribuindo em campo com a entrega tão pedida pelos apaixonados torcedores.
    A única dificuldade que antevejo no jogo de logo mais é o nome do adversário: athetico. Quase homônimo no nome. Não mais do que isto.
    Vamos que vamos…

  18. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Só depende do Galo. Não tem que fazer contas e nem se preocupar com adversários. Está mais que provado que qualquer dos adversários que o Galo enfrenta jogam a própria vida para ter a glória de vencê-lo. O Galo é o time a ser batido em qualquer circunstância. Portanto, tudo o que o Galo tem que fazer é jogar bola.

    Joga bola, Galo, só joga bola e nada mais. Você chegou até aqui jogando bola e só não está em melhor situação porque você não jogou bola em algumas partidas. Toda vez que você ignorou tudo o mais e jogou bola você venceu, convenceu e alcançou o topo. E é jogando bola que você está liderando e se afastando dos demais times desde agosto. Isso nunca aconteceu na sua vida. Ser líder, para você, sempre foi coisa fugaz. Mas agora, Galo, você chegou no topo e não largou mais porque você está jogando bola, Galo.

    Só joga bola, Galo, e nada mais.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, JOGANDO BOLA, DEFENDENDO A LIDERANÇA, VENCENDO E CONVENCENDO E PRONTO PARA SER CAMPEÃO, SÓ JOGANDO BOLA E NADA MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *