Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais uma decisão no caminho do Galo

Rodada a rodada, desde o início da competição e a cada partida, têm sido assim a rotina do nosso time e do Torcedor Atleticano. Cumprido mais de 60% dos compromissos o Galo segue líder do Brasileirão, restando ainda cerca de um terço de jogos para o encerramento.

Assim como foram os confrontos com os principais concorrentes ao título, vêm sendo e precisa ser frente a adversários que nenhuma aspiração têm nessa disputa. Chapecoense, virtualmente rebaixado, e Ceará, que está no meio da tabela, enfrentaram nosso time como se disputassem uma grande decisão. Desconfio sim, coisa minha, de uma motivação extra, bancada por interesses de terceiros. Que podem ser concorrentes ou até mesmo oficiais da organização.

Fato é que isso, refiro-me à desconfiança de Torcedor, não deve pilhar nossos jogadores. Se houvesse alguma evidência mais explícita, aí sim, providências pela diretoria do clube deveriam ser tomadas. Ao elenco e comissão técnica, como acompanhamos, cabe trabalhar e buscar os resultados. Cuca, nosso comandante, tem sido preciso na liderança do time e da competição. Gostei do que li sobre força mental em busca do Brasileiro.

Para a partida de hoje, contando com as liberações de Mariano e Savarino, o Galo só não terá à disposição os selecionáveis Arana, Alonso e Franco. Os dois primeiros, que compõem o pilar do nosso sistema defensivo, ainda fazem falta. Porém confio em Rever e Dodô, embora com eles e Guga – ao lado apenas do Nathan Silva – tomamos três gols nas últimas duas partidas. Bem acima da média de tentos sofridos durante a competição.

Fora esse sistema defensivo – com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Rever e Dodô, fico daqui a imaginar quem ocupará as outras seis posições. Allan, Jair, Zaracho e Nacho teriam minha preferência. Lá na frente, a dupla dos meus sonhos, Hulk e Diego Costa. Mas onde enfiar Savarino e Keno? No banco, ao lado do talismã Sasha? E só mencionei o ataque. Temos elenco, e consequentemente, um bom banco. É assim que se ganha títulos.

Sobre a conquista, cada dia mais palpável, tenho tentado me conter. Vacinado, tanto pelos vacilos que já cometemos quanto pelas sacanagens que nos vitimaram, opto por caminhar – mesmo confiante – passo a passo (partida por partida) até que me seja permitido tirar esse nó da garganta. Hoje, frente ao Santos de Tardelli, é fundamental somar três pontos. Nossa campanha, desde que assumimos a liderança e agora já com 17 jogos sem conhecer derrota, nos credencia ao sonho do título.

Foi exatamente para esse mesmo Santos, em 27 de junho, nosso último revés no Brasileiro. São 13 vitórias e quatro empates. A Massa, dentro da limitação permitida pela PBH, estará presente no Mineirão e fazendo a sua parte. A sintonia entre arquibancada e gramado tem se repetido. Tomara que esse percentual (30%) de capacidade seja logo aumentado e possamos tomar conta das cadeiras do nosso salão de festas. E mais, que aos que já tomaram as duas doses da vacina, baste a apresentação do cartão de imunização.

Em tempo: Amanheci hoje, como sempre, nos corredores do Hermes Pardini. Tem sido até legal. As moças já até me identificam e sabem que naqueles dias que passo por lá é porque tem Galo. Atleticanas e até não Atleticanas festejam minha ida pelo Laboratório.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

40 thoughts to “Mais uma decisão no caminho do Galo”

  1. Não tem para cbf, fulano ou cicrano… Não tem pra nenhum!!… O Galo passa por cima de todos!!
    Hoje por exemplo, o cardápio foi peixe frito, com sobremesa de VAR e Cia !!

    Eu não disse?!
    Novos Tempos, Vida Nova!!

    Clube Atlético Mineiro Campeão 2021!
    Saudações Atleticanas!

  2. Mais uma vez um primeiro tempo sofrível. Voltando dispersos. Mas a virada foi fenomenal. Nacho é imprescindível. Esse cara joga. Achei precipitação voltar com o Coisa logo de cara. Notadamente forma de forma. Até temeroso. Talvez pela ausência do Hulk. Esse é o Galo que queremos. Não aquilo com três meias mais defensivos e quase inoperante no ataque. Allan, Jair e Zaracho? Fala sério. Tá provado. Nada de dois volantes. Allan e Jair tá quase repetindo a dupla tchau tchau e zé cartão!!!!
    Santa roeção de unhas, batman!

  3. Juiz ladrão fdp!
    Há sim um esquema pra impedir o Galo de ser campeão. E ainda aparece aqui torcedor fdp pra criticar as denúncias do blogueiro. Revoltado com esse bosta desse juiz!

  4. Jogo difícil!! mas nosso time tá praticamente completinho para comer as sardinhas!!
    Quem tem Diego Costa e Hulk é sinônimo de vitórias 2×0 pro Galo hoje!!
    Vai meu Galão ganha esse Brasileiro para massa!!

  5. Boa tarde, Eduardo!

    Hoje é CAIXAAAAAAAAA!!! 3×0!!! Macuco no embornal!
    E pensar que o Galo varreu o Boca, varreu o River e foi desclassificado por aquela PORCARIA (literalmente) de time palmeirense… Eliminou os maiores obstáculos e deu de bandeja a vassoura e o título para o flamídia.
    Vida que segue, e o GALO SEMPRE MAIS FORTE DO QUE NUNCA em nossos corações!
    Cinquenta anos é NADA para quem tem CORAÇÃO ATLETICANO!
    Ao menos por um ano, seremos o PRIMEIRO e o ÚLTIMO campeão nacional. Vão ter nos aguentar! Avante, CAMpeão!

  6. Saudações atleticanas!
    Pode ser frito, cozido, a milanesa, cru, moqueca e outros preparos. Só sei que hoje é pro GALO devorar o peixe. Uma vitória hoje é obrigação. E 1a0 é goleada. E sigamos assim, jogo a jogo.
    como diria aquele personagem do jô soares: “Bota ponta, Cuca!”.
    VAAAAMMMOO GAAAALLLOOOO!!

  7. BOA TARDE.
    INGRESSO
    TRANSPORTE
    MÁSCARA
    TESTE
    QUANTO FICA TUDO ISSO ??
    O TORCEDOR RAIZ NÃO PODE MAIS FREQUENTAR JOGOS NESSE BRASILEIRÃO.
    A EXIGÊNCIA DO TESTE COM 72 HS. DE ANTECEDÊNCIA , NÃO RESOLVE NADA , POIS NESSE INTERVALO O TORCEDOR PODE SE CONTAMINAR , ALÉM DO MAIS OS TESTES NÃO SÃO 100% SEGUROS.
    PRECISAMOS VOLTAR À NORMALIDADE COMPLETA , JÁ ESTÁ NA HORA.
    NA EUROPA OS ESTÁDIOS ESTÃO LIBERADOS COM CAPACIDADE TOTAL E JÁ FOI ABOLIDA O USO DA MÁSCARA.
    E O ÍNDICE DE VACINAÇÃO NA EUROPA NÃO É MAIOR QUE NO BRASIL.
    QUEREMOS O MINEIRÃO LOTADO , COM INGRESSO ACESSÍVEL A TODOS , E TRANSFORMADO EM UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS.
    ESSE É O VERDADEIRO MINEIRÃO , A CASA DO GALO.
    E PARA HOJE , UMA GOLEADA FRENTE AO SANTOS.

    1. Normalidade? E o dim dim dos laboratorios , como fica? No país do me engana que eu gosto , do faz de conta que acredito? Esta pandemia pra este povo é como o maná dos céus . Agora mesmo irão atrelar o preço do ingresso com um seguro de vida e um plano de aposentadoria , quem viver, verá

  8. LEONARDO, ÂNGELO e também o ERNEST e o DOMINGOS

    Permiram-me entrar nessa prosa.
    Sei lá eu o que sairá do caldeirão do Mágico de Oz , vulgo o MANSO , para escalar o time .

    Mas se é pra furar retranca , parece que todos aqui já entendemos que é pra jogar com pontas abertos , DESDE O PRIMEIRO MINUTO , e não deixar para segundo tempo .

    Vamos ver que time o Leão vai tirar da jaula .

    1. Com licença, permita-me também. Pode ser até com o Hulk saindo da área, buscando o jogo e o Keno (vide contra o Inter) ou Savarino (contra os mul4mbos) infiltrando pelo meio. Mais o Nacho e também Jair e Zaracho (revezando). Já que o contra ataque do Marinho (sabia não?) e do Lucas Braga são o que eles têm. Então ficam mais os laterais. E pressionar os caras no campo deles, marcando saída, retomando a bola no ataque, ou outra tática qualquer, sei lá. Não pode deixar as caras jogarem.

    2. BARATA,

      Cuca parece mais feliz jogando com 5 ou 6 jogadores para “povoar o meio-campo”.

      “Povoar” é ótima…

      Eu não povoo;
      Tu não povoas;
      Ele povoa.
      Nós não povoamos;
      Vós não povoais;
      Eles povoam.

    3. Prezado Barata!
      O show vai começar e vamos aguardar o que vai sair da cartola do mágico! Espero que não haja muito invencionismo e que deixe os jogadores jogarem o arroz com feijão que a Vitória é certa. Abraço.

  9. Boa tarde!.
    Hoje é decisão. Que o Galo jogue tudo o que sabe e vença.
    E que o jogo contra as carniças seja só pra exibição.
    Com relação à carteirinha de “imunização” está comprovado que ela não comprova nada. O que vale mesmo é o teste. Vamos raciocinar.

  10. Santos virá numa retranca danada. Fez 1 gol, faz logo o 2, 3… Nada de administrar placar mínimo, não confio na CBF… Time do Santos vem com 3 zagueiros, sem o Saches e o Felipe Jonathan. Uma vitória do Galo hoje e um empate do mingau encaminha a situação pra nós.
    CHEGOU A NOSSA HORA. ESTE É ANO…

  11. Boa tarde. Vejo o Santos bem fragilizado e sem padrão de jogo. Entrar com dois volantes e ficar congestionando o meio campo, será improdutivo contra a retranca do Carile. Em boas condições físicas, Keno e Savarino, dois extremos, pode dar mais chances de amassar esses caras, devolver a derrota no turno e consolidar mais a liderança. Independente dos outros times. Se aumentar a diferença, antes do confronto do dia 30, melhor.
    Não podemos é entrar em campo, achando que o retrospecto do adversário nos dará a vitória e não a atuação do time e a busca pelo resultado.
    Vitória hoje, é essencial pra manutenção do objetivo final.

  12. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Mala branca? Não vou dizer que é piada porque não tem graça nenhuma. E a mala de dinheiro que os jogadores do Galo ganham todo mês, não vale nada? Duvido que em alguma mala branca tenha o montante que qualquer um dos jogadores do Galo ganha mensalmente.

    Joga bola, Galo. Só joga bola. Você não precisa fazer mais nada além disso. Honre a camisa que veste, respeite a torcida que te ama e jogue bola, muita bola. Vença as teorias e os conspiradores jogando bola. Vença cada um dos seus adversários, jogando bola.

    Faça isso e ninguém tira de você o que te pertence. Nada foi dado a você. Você conquistou cada ponto desse campeonato jogando bola. Continue assim. Só jogue bola, nada mais.

    O GALO VAI CONTINUAR VIVO E ATIVO JOGANDO BOLA.

    1. “E a mala de dinheiro que os jogadores do Galo ganham todo mês, não vale nada”?

      Como diria o Lobo Bobo: Você não tem esportivaaaaaaa!!! Desmantelou o argumento (ou falta de argumento) com um “bicudo” na canela.

  13. O que me faz frequentar este blog, unico que frequento , ´compartilhar com voce e amigalos , a nossa paixão pelo Atletico é ler as suas explanações sobre nosso clube , certeiras, elegantes, precisas , isto nos faz muito bem , sempre sem ser clichê , piegas e fugindo do lugar comum da estúpida e danosa incondicionalidade , respeitando nosso livre arbítrio e principalmente , nossa inteligencia. Escreve o que vai na sua alma, com honestidade e coragem , não se curvando às criticas maliciosas e obscuras de pessoas que o criticam de inventar teorias contra nosso clube. Você dá uma banana pre este tipo de comentario e segue firme e forte , sem mudar um milimetro na sua forma de viver e respeitar o clube que amamos. O inimigo , não o adversario leal ,nunca dorme , sempre tramando e sempre , sempre, rechaçado por seus textos , claros e firmes e que passam um recado :estamos vigilantes, estamos atentos. Os amigalos da nossa confraria , colocam seus pontos de vista. Divergentes , contraditorios , mas com o absoluto e sagrado direito de externar o que pensam , voce os dá esta mesa pro nosso
    dialogo diario. O JOGO : Este time do Santos virá retrancado . Pronto descobri a roda com esta afirmação. Acontece , que este time, entra ano , sai ano , joga a vida contra nós , tentam sempre complicar nossa vida. Hoje, poderíamos fazer o placar no primeiro tempo , tentar ampliar e administrar sem riscos. A CADA JOGO DESTE PALMEIRAS , A TORCIDA ATLETICANA FICA INDIGNADA COM A DESCLASSIFICAÇÃO , É PRA NÃO PERDOAR MESMO , ESTAMOS FOCADOS NO BRASILEIRÃO MUITISSIMO FOCADOS, MAS SE ENGANAM QUEM PENSA QUE ESQUECEMOS ESTA SACANAGEM COM O CLUBE , SACANAGEM SIM..

  14. Bom dia a todos! Vamos que vamos Galo! Concentração e foco! Buscar a vitória, que o resto não interessa. Só dependemos de nós! E o Flamengo desfalcado não se dá bem contra ferrolho. Só uma secada básica!

  15. Jogar e vencer , eis a questão .
    O resto é conversa pra boi dormir .

    Motivação e força mental para cumprirem
    o objetivo que deles se espera e que , para
    tanto , são regiamente pagos ?
    Coitadinhos ….. então , ‘tá ! .

    É muito paternalismo no meu entender .
    Vitória a QUALQUER CUSTO , nada mais .

  16. Bom dia a todos!
    Adversário duríssimo logo mais à noite, não só pela camisa, como também a faixa que ocupa na tabela de classificação, e como é de conhecimento de todos os Atleticanos, o Atlético gosta de ajudar aos mais necessitados. Espero que hoje a síndrome de Hobby Wood não apareça pelos lados do Mineirão.
    Que o Atlético nos presentei com uma bela exibição e acima de tudo, o resultado positivo para continuarmos firmes em busca do nosso tão sonhado Brasileirão.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  17. Bom dia, Massa e Guru,

    É isso aí, foco no que vem pela frente, pois o que aconteceu no passado morreu lá. Chega de churumela! E vamos buscar o único resultado que nos interessa, uma vitória, contra tudo e contra todos: CBLixo, STJD, Vargonha, Flamerda, Imprensa do eixo, mala branca e até fogo amigo de alguns de nossos próprios torcedores. E detalhe não devemos entrar na armadilha de que estamos com a mão na taça. Isto é artimanha para haver relaxamento e hoje temos que entrar pilhados.

  18. O Urubu joga contra o Juventude (café com leite), logo, temos a OBRIGAÇÃO de vencer o Santos. Oxalá entremos focados apenas no hoje, já que esse é o jogo mais importante da nossa história. Minha opinião sobre Diego Costa: o histórico do atleta recomenda cautela. Em todos os jogos que antecederão a partida contra o Urubu eu o colocaria apenas em duas situações: se as partidas já estivessem definidas (igual o foi contra o Ceará) ou no desespero, caso necessitemos de um gol. Entendo que esse atleta deva ser guardado para o único jogo que realmente importa.

  19. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 25/38 – Santos (casa) – É dar o troco no Peixe. No 1º turno (27.06) perdemos de 2×0 na V. Belmiro (somos fregueses aí). Houve desfalques: Covid, Cuca suspenso e convocações p/ seleções.

    A boa notícia é que, em BH, temos bom histórico de vitórias. Por ex., em 2018 ganhamos de 3×1 e em 2019 / 2020, o placar foi igual de 2×0.

    O goleiro J. Paulo milagreiro e o Marinho são os mais decisivos deles. Na recente vitória sobre o Grêmio, Marinho recebeu 10 faltas no total, que geraram 04 cartões amarelos: Rodrigues, Douglas Costa, Lucas Silva e Rafinha.

    O rodízio de faltosos foi percebido e punido. Portanto, é preciso marcar na bola e, se necessário, fazer faltas normais de jogo não passíveis de cartões.

    Do nosso lado, há vários jogadores decisivos: Hulk, Everson, Nacho, Nathan Silva, Keno, Jair, Diego Costa, Allan, etc. E o melhor de tudo. Estão mentalmente muito fortes para nos ajudar a ganhar este BR. Com certeza, irão buscar essa vitória com muita “fome de bola”.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 14 (fora), num total de 72/114 pontos disputados. Ganhar em casa, Gaaloôô!

  20. Eduardo e Canto do Galo, Bom Dia!!!

    Eduardo, olhe sua dúvida para a escalação do time de hoje:

    “(…) Éverson; Mariano, Nathan Silva, Rever e Dodô, fico daqui a imaginar quem ocupará as outras seis posições. Allan, Jair, Zaracho e Nacho teriam minha preferência. Lá na frente, a dupla dos meus sonhos, Hulk e Diego Costa. Mas onde enfiar Savarino e Keno?”…

    Cuca poderia, sim, começar com esse Time nesse esquema 4-4-2.

    No 2ºT, conforme as circunstâncias, poderia o treinador entrar com Keno e Savarino, até se for preciso para intensificar as ações ofensivas.

    Penso que Savarino e Keno ainda não estão fisicamente 100% e dosar os caras pode ser interessante.

    Agora, numa formação ideal do Galo, com todos os jogadores a disposição, prefiro um 4-3-3 com a seguinte escalação:

    Everson;

    Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana;

    Allan, Jair e Nacho;

    Hulk, Diego Costa e Vargas.

    Ps: fosse eu o treinador, falaria o seguinte para o Nacho:

    “”…Tú, a partir de ahora, jugarás detenido y todo el equipo correrá por ti…

    Tú, ahora, jugarás con el Bruxo jugado aquí en 2013…

    Tú, te detuviste y descansaste para crear; el equipo tiene que ejecutar por usted…

    Tú creas y los chicos corren!!!”…

    Eu, de professor pardal no Atlético, montaria o esquema a partir, principalmente, do NACHO, parado, para privilegiar a criatividade do cara com o restante do time correndo pelo argentino.

    Cuca montou o Galo 2013 em cima de Ronaldinho, parado e criativo, e deu no que deu…

    NACHO corre errado porque corre demais, em excesso, e ao se doar em demasia para o time o cansaço faz o seu futebol minguar em razão de extenuar-se fisicamente em campo.

    Não gostaria de ver NACHO no banco do Atlético.

    Vejo o cara muito titular…

    1. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Sei nao viu…Penso que o Juventude vai pregar uma peça no Urubu hoje. 1×0 gol de Guilherme Castillo. No jogo do Galo se partirmos pra cima a defesa do Santos nao aguenta . Eu escalaria Savarino, Hulck e Keno no ataque. Nascho, Diego Costa como opcoes para o segundo tempo…E pensar que em tempos recentes a opção era Cleiton, Pastor, Bolt, etc….Cleiton, Martinez, Lucas Hernandes e Natan custaram mais de 50 milhões ao Galo e nada produziram em campo…tempos difíceis…

      1. Caro DOMINGOS SÁVIO,

        A Torcida do Galo parece ter perdido a idolatria por NACHO…

        Até um Camisa 10, dias atrás, aqui mesmo no Blog, alguém pediu…

        Nas mídias sociais têm muitas reclamações do argentino…

        Sei não…

  21. Bom dia a todos! Jogo chave para as pretensões atleticanas! Qualquer resultado que não seja a vitória, seria uma catástrofe! Pra cima meu Galo!

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos devolver a derrota do primeiro turno, com juros e correção monetária. Temos time para isto. Basta não inventar!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Prezado Amigalo Ângelo, ótimo dia

      O não inventar é importantíssimo. O Santos tem um técnico adepto de jogar na defesa, e a melhor forma de furar retranca é pelas pontas, desde da época de Charles Miller. Será que o nobre treinador irá entender isso?

      1. LEONARDO, ÂNGELO e também o ERNEST e o DOMINGOS

        Permiram-me entrar nessa prosa.
        Sei lá eu o que sairá do caldeirão do Mágico de Oz , vulgo o MANSO , para escalar o time .

        Mas se é pra furar retranca , parece que todos aqui já entendemos que é pra jogar com pontas abertos , DESDE O PRIMEIRO MINUTO , e não deixar para segundo tempo .

        Vamos ver que time o Leão vai tirar da jaula .

  23. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer este é nosso ideal. hoje é 13 e 13 é galo.mas temos ter muito cuidado com o peixe esta equipa é uma pedra no sapato e eles tem jogadores rapido é so marcar o marinho. o peixe briga para não cair todo cuidado é pouco então galo raça e vontade de ganhar. meu placar galo 2×0.a galo nos deixa sonhar. vai galooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *