Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A magia de ser Torcedor Atleticano

Imagem de redes sociais

Não serão Roger’s, como não foram Tite’s e outros treinadores que já passaram por aqui; dirigentes (nem vou mencionar nomes, por receio de esquecer algum); jogadores mexericos ou mixurucos que usaram nossa camisa, que irão interferir neste nosso sentimento Atleticano. Somos únicos, embora milhões em todo o planeta. O Atleticano é uniforme, iguais na paixão com o nosso time. Não tem o mais e tampouco o menos. Existem Atleticanos.

Se há uma parte no Galo que me orgulha, é a da Massa. Já pude contar aqui, por mais de uma vez, como me tornei Atleticano e a importância dessa Torcida no meu caminho. Que venha o próximo treinador. Estarei lá em todos os jogos – como sempre – apoiando e torcendo pelo Galo. Posso ficar nervoso, e isso acontece, sim, mas jamais abandono essa paixão. Afinal, todo torcedor, de qualquer time, tem seus momentos de sofrimento. A diferença é que não somos Atleticanos apenas nas vitórias.

Seguramente, a Torcida Atleticana é o grande e maior diferencial do Galo em toda história do futebol brasileiro, particularmente entre os demais mineiros. Existem torcidas maiores, todas elas no eixo Rio de Janeiro e São Paulo, mas – mesmo entre elas e até nas duas consideradas as grandes do Brasil (por isso, protegidas pela TV e pela CBF) – nenhuma se iguala à Massa em qualquer quesito relacionado à devoção pelo nosso clube do coração.

Num texto atribuído a Armando Nogueira, ao que parece nem era dele, mas a divulgação teria sido do respeitado jornalista, essa força, paixão e magia do Atleticano foi exaltada nacional e internacionalmente. “Torcidas, as haverá numerosas ou mais conhecidas por sua grandeza, mas nenhum séquito futebolístico brasileiro se compara ao do Clube Atlético Mineiro em sua mística apaixonada, em poesia acumulada ao longo dos anos.”

Isso se chama tradição. Time com história. Com passado, presente e futuro, inigualável nos cenários mineiro e brasileiro. Mesmo nome e mesmas cores desde a sua fundação. Em Minas Gerais, sempre o Galo esteve presente no maior clássico mineiro. Inicialmente, o adversário era o Villa Nova, tempos depois, o América e nessa transição, segue-se na linha a terceira força em oposição à raça e à garra do Vingador!

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Roberto Drummond imortalizou a famosa frase: “se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal durante uma tempestade, o Atleticano torce contra o vento”. Daí, veio a grande e maior conquista de nossa rica história de mais de cem anos – a Copa Libertadores – e Gabriel Castro, numa de suas irretocáveis imagens daquele momento épico, eternizou “e o vento perdeu”.

Pois é, Atleticanas e Atleticanos, nosso legado vai se consolidando nas mais diferentes expressões e conquistas. Enquanto colecionamos os mais recentes títulos internacionais de clubes brasileiros, os meninos da base encantam a todo o Brasil e honram “o nome de Minas no cenário esportivo”.

Se recentemente, numa campanha emocionante – como convém ao Galo –, conquistamos a Copa do Brasil Sub-20, agora, o nosso sub-17 garante Minas Gerais na reta final da Copa Belo Horizonte. Somos o único mineiro seguindo na competição, sendo que os demais de Belo Horizonte caíram ainda na fase de grupos, segurando a lanterna de suas chaves. Ambos com três jogos e igual número de derrotas na competição.

A garantia desse sucesso Atleticano vem das arquibancadas. Dessa Torcida inigualável e, conforme até já admitiu um ex-dirigente de outro clube e que atualmente ocupa uma vaga de senador biônico por Minas Gerais, mata de inveja aos não Atleticanos. Do Brasil e, especialmente, aqui na nossa “aldeia”, conforme entende um treinador que trabalha em Belo Horizonte.

Vejamos. Existem fatos que demonstram a razão de o Atleticano ser diferente. Recentemente, enfrentamos e perdemos em Belo Horizonte para Fluminense e Santos. Nestes dois times estão a nossa dupla de volantes que fez história com a nossa camisa. Pierre e Donizete foram homenageados e ovacionados pela Massa, mesmo atuando como adversários. O primeiro nem entrou na partida, mas ambos tiveram uma bandeira estampando suas imagens e comprovando que o Atleticano é grato e reconhece o valor de quem suou, lutou e conquistou títulos pelo Galo.

Na contramão, soube por meio de um ilustre e conhecido torcedor adversário – que a toda partida do seu time está atuando nas transmissões –, que jogador que passou pelo lado de lá da lagoa, tendo carregado o time nas costas em conquistas recentes, fora vaiado aqui atuando em equipe adversária. Por essa razão que Cuca, que também já pode viver em outra praça mineira, disse que no Galo “chega funcionário e sai Torcedor”. Somos diferentes!

Em tempo: sobre treinador, já que postamos e debatemos ontem em ato contínuo à demissão do Roger, o tema segue na nossa outra página: http://cantodogalo13.com.br.

 

74 thoughts to “A magia de ser Torcedor Atleticano”

  1. Saudações
    Pois bem , li aqui mesmo neste espaço a algum tempo atrás , q não somos torcedores e sim atleticanos ,nascemos atleticanos ,e esse sentimento único e raro não existe explicação .
    Ate hoje não sei e nem me lembro ,como foi ou como nasci atleticano ,também não consigo entender essa paixão .
    Sempre disse aos meus familiares q não sou mais brasileiro mas continuo mais atleticano ,dia após dia essa paixão não tem limites
    Meus filhos não são brasileiros mas são todos atleticanos ,nasceram atleticanos .
    Eu não tive uma referencia ,apenas alguns ídolos pingados ,heróis do passado ,mas quando criança era pura euforia …
    Ahhh bem , meus filhos não , acostumados com aquele uniforme dos anos 80 q o pai vestia e guarda ate hoje nos dias de jogos ,os gritos d gol e aquela euforia acompanhada com paixão ,pobre coitados foram crescendo ali aos gritos e berros de : Galooo
    Os meus ídolos foram outros , o Rei , Eder ,Luizinho e Cerezo , apenas pra citar alguns
    E eles ? Ahh sim ! R10 ,Victor ,General e pitbull , sem esquecer de mencionar Tardelli e o pequeno Bernard
    Feliz por eles q nao esperam tanto tempo pra soltar o grito de campeão.
    Pois bem , temo pelo pior ,como disse q não são brasileiros mas sim atleticanos , Hoje em dia aquela euforia do pai e a mesma paixão q não tem fim , vejo meus pupilos cabisbaixa pelo momento atual ,claro ! Eles não são calejados ,e sendo imaturos ,inquietos e incapazes de entender ou ate assimilar o momento atual , Decepções e mais magoas
    Como explicar as pedaladas do pedalada q não existem mais ?
    E a garra de um especialista q ao invés de fazer gol comete pênaltis?
    Um volante q desfila de terno sem mesmo sujar as meias ?
    E por ai chega !
    Estamos escassos de super heróis e o tempo vai passando e nem sei como vou tornar meus netos atleticanos .
    Aqui é galo Pow !!!

  2. Até o Bahia tem mais títulos que o nosso time.
    (Bahia tem 2 Brasileirões)
    E vc Eduardo vem com esse Papinho de torcida diferenciada ?
    O momento e de cobrar os responsáveis pelo momento que estamos vivendo e não tentar lubridiar a massa igual o ilustre blogueiro.
    Ainda pq , nos estamos iguais todas as outras , só tamos indo no estádio quando o time tá bem , basta ver os últimos públicos dos jogos do CAM.
    Sem essa de querer desviar o foco .
    Torcida de time de futebol são todas iguais , lota estádio quando o time tá bem e briga pelos títulos e some as poucos quando o time tá mal igual tá o CAM.

    1. Ô, Roberval… Você é chato mesmo, heim? Você e um tal Roberto só fazem falar mal do Nepomuceno, tentando fazer graça quando tá todo mundo (os Atleticanos) tenso… Roberto & Roberval: já depressa pro sertanejo universitário, tô mandando!
      Pro seu governo, Micale possui habilitação sim, melhor: Habilitação: CAMPEÃO OLÍMPICO PELA SELEÇÃO BRASILEIRA.
      PQP!!!

  3. Galodamata, um abraço em preto e branco.
    Lendo seu comentário eu fiquei com a impressão que você se espantou com minha citação do nome Geninho. Retornei à matéria de ontem em busca da sugestão do nome dele, que eu suponho ter sido escrita por você, e não encontrei nada… Esclareça-me esta questão que agora está me encucando, meu amigo: foi ou não foi você quem sugeriu o nome Geninho e pediu informações a respeito dele?… Só me falta não ter sido você: minha caduquice/senilidade uma vez mais me fazendo passar vergonha… Eh Galo!

    1. Salve Rubens, saudações! Deixei a resposta na crônica” Rogério Micale assume para salvar a temporada”. Um detalhe, ele tbm já nos deixou na mão a 3 dias do GALINHO estrear na Copa São Paulo em 2010. Vamos q vamos ??? GALO

  4. Respondendo a alguns, sobre quem trazer agora. Agora É o Micale. Mas podia ser qualquer desses treinadores a disposição. O fato é que o time não tinha mais comando com o RM, ou alguem duvida disso?? Pq manter o cara?? Manter o time sem comando e com elenco rachado?? Pq manter isso?? Ja era para ter trocado antes, erro foi do presidente em não ter diagnosticado isso antes. Ter o RM na beira do campo só por fachada enganando a torcida?? Se o treinador não tem o grupo na mão é erro dele. Uma das principais características que um treinador tem que ter é agregar o elenco, fazer os jogadores jogarem como time…e isso o RM não fez e só ia piorar…ja era só um figurante na beirada do campo, pq manter isso??? Tem que mudar mesmo, e mudou tarde…Saudações.

    1. Pois é amigo, tem umas amantes do RM aqui , que se você falar mal, vão te chamar de tudo aqui menos Atleticano, o time estava indo para o fundo do poço, perdido, RM não tinha mais autoridade e nem desculpas para pos derrotas. Mais bola para frente que o MICALE consiga restaurar o DNA do GALO de raça , entrega e amor a esta camisa e que sejamos mais felizes no restante do ano. E se tiver de criticar o MICALE, criticaremos também, porque o GALO é muito maior que RM,Micale ou qqer treinador e jogador que por aqui passa!!!!

  5. O Atlético parece uma nau sem rumo que está a merecer socorro antes que afunde. Primeiro, Daniel Nepomuceno tem que definir se quer ser presidente do Atlético ou Secretário da Prefeitura de Belo Horizonte. O acúmulo das duas funções é uma das causas do clube estar à deriva porque entendo que são incompatível, pois em algum momento falta comando. Na ausência do presidente a peça chave seria o Diretor de Futebol, que também não existe. Desde a doença do Eduardo Maluf o Galo tem improvisado figuras inexpressivas e inexperientes na função, normalmente pessoas amigas da coroa ou com currículos limitados às categorias de base, sem o “now rau” necessário para lidar em um meio cheio de raposas e lobos. Se tornam ovelhinhas servidas cordeiramente em bandejas.

    Daí a causa da formação deste plantel totalmente desequilibrado, onde sobram jogadores em final de carreira desfilando em determinadas funções e em outras a carência salta aos olhos. Sem falar que a maioria foi contratada sem considerar a característica que a torcida sempre cobrou para vestir o manto sagrado alvinegro: o espírito e alma guerreira atleticana. Para a maioria deles ganhar ou perder são detalhes. O importante é o salário no bolso e que se dane a torcida. Neste mister falta o necessário comando, alguém que dê murro na mesa, chute o balde, esbraveje, como fazia o Kalil. O Nepomuceno nos passa a impressão daquela pessoa codada, passível, cuja índole não permite sequer falar um palavrão. O jogador percebe e, portanto, deita e rola. É questão de personalidade,não vamos mudá-lo, infelizmente, enquanto isto paga o Atlético e sua fiel torcida.

    Infelizmente, a diretoria do Atlético voltou a pensar pequeno. Estamos em carência absoluta. Falta qualidade ao plantel, falta treinador, falta diretor de futebol, falta contratações de qualidade, falta revelações na base(falo de jogadores de habilidade, no meio de campo e ataque, não de zagueiros ou marcadores, as nossas únicas revelações – sintomas de que as categorias de base do Galo são dominadas por professores de Educação Física, que substituíram os olheiros de antigamente, que subiam o morro e garimpavam os meninos habilidosos, os verdadeiros craques), falta presidente em tempo integral; enfim, falta presidente ou auxiliares com voz e força de comando para fazer o Galo retomar a sua origem de “Forte e Vingador”, que o ex-presidente Alexandre Kalil com muita garra, força, determinação e um poder de comando resgatou com muita competência e que não podemos jogar por água abaixo em tão pouco tempo.

    Nunca pensei que vivenciaria tão cedo uma situação como a atual no Campeonato Brasileiro, onde o simples fato de não cair já é motivo para soltar foguetes. ACORDA DANIEL NEPOMUCENO. Reaja, demonstre pelo menos um pouco da indignação que a maioria dos atleticanos estão sentindo neste momento.

  6. Parece que já definiram o substituto do Roger… Lamentável o que vem acontecendo dentro do ATLÉTICO, e q falta faz um Diretor de futebol sério e conhecedor do qto é importante esta função dentro do organograma de um clube de futebol… Torcer e torcer muito p/ q terminemos bem esta temporada,e rezar muito para iniciarmos a próxima pelo ao menos com o mesmo técnico . Lembro da famigerada ” selegalo” ,o time só engrenou após afastarem monte assim óh, de medalhões que não merecem nem serem lembrados…ano indo para o ralo a todo vapor e o q nos resta é apoiar,bem vindo Rogério Micale e lembre-se ; aqui não terás o tite não hein !? GALO

  7. Micale foi o escolhido e, claro, terá o meu apoio e o da MASSA! Só que, continuo achando que, se não tiver um Diretor de Futebol cascudo para lidar com nossos figurões, não terá a mínima chance de sucesso! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  8. Micale é o novo técnico . Confesso, não me agrada, era preciso alguém mais experiente . Entendo que o período de experiência já passou! No entanto , vamos apoia-lo e acreditar. Tomara que eu esteja errado e no final do ano possamos disputar o título mundial .

  9. ….a próxima vítima chegou….Micale…..eu jogo a toalha…..sou defensor do Nepomuceno, mas ele está perdido…..parabéns aos que pediram a saída do Roger….agora, vcs vão chorar na cama…tomar que eu queime a língua que eu venho aqui e me redimo…….Ressuscita Maluf…..

  10. Rogério Micale é o novo treinador. Definitivamente, Nepomuceno não é talhado para ser presidente do Galo. Definitivamente, Nepomuceno trata o Galo como clube pequeno. Uma lástima. Absolutamente lamentável. Péssima escolha.

  11. Bom dia Dudu e Canto do GALO, saudações! Belíssima crônica q me fez voltar no tempo e lembrar uma fala do meu “bisa”, Atleticano ferrenho e inconformado de terem ” desmanchado”, segundo ele,o campin do ATLÉTICO para fazer uma lojinha… Qdo o confrontavam, dizia q odiava o futebol,ele era Atleticano e isto lhe bastava! Sigo com ele no coração e no modo de pensar …e isto nos basta! No mais, sigo o relator… abraço ? ?? GALO

  12. O Fernando Diniz pode ser uma boa para o Galo. Todos os disponíveis são apostas mesmo.
    O Audax tinha um modelo de jogo muito bom, principalmente atacando.

  13. Micale é o melhor nome uma vez que ABEL BRAGA não sairá do FLorminenc até o fim do contrato no fim do ano. Conhece a estrutura e o DNA do Galo, no GALINHO quando treinador jogava estilo GALO DOIDO, o Carlos era artilheiro de tudo com o Micale, imagina o Fred. Quanto aos bosais que continuam enchendo o saco chamando de corneta quem pedia a saida do RM, amigos façam o seguinte, vão torcer pro proximo time do RM assumir então, porque eu e todos que pediam a saida do RM o pediam por ver o GALO MAIS LINDO MUNDO afundar o seu futebol, não torcemos para RM, para FRED, para RC ou Robinho, torcemos é pelo nosso GALO… Como o post diz a torcida do GALO é o proprio GALO é muito maior que qqer Presidente, Treinador ou Jogador. Feliz por saber que não teremos mais o RM inventando moda e jogando contra o GALO, que venha um treinador sabendo que aqui a torcida é exigente, chata e quer ver o GALO DOIDO de volta!!

    1. Caro, eu fui contra a demissão do Roger por entender que sua manutenção seria o melhor pro GALO e não por torcer pra ele. Sua linha de raciocínio é tola e equivocada. Acho inclusive, que pra chamar alguém de BOÇAL, deve aprender primeiro a escrever a palavra, não acha?

      1. Amigo então vai torcer pro time do RM assumir, simples assim. Eu torço pelo GALO e se for campeão com MICALE eu to feliz da vida, se não for mais jogar com alma atleticana, eu to feliz, o que não me deixava feliz é ver o time morto do RM. Os que não concordam com a demissão vão chorar para lá. Quanto a escrever o professor, muito mesquinha criticar escrita aqui,deve ser da classe media que se acha rico ou acima dos outros, so lamento por você, eu to muito feliz e confiante no GALO MAIS LINDO DO MUNDO sem o RM!!!

        1. Vou torcer pro GALO, dentro do campo, não de rondônia meu caro. Se vc foi mal alfabetizado ou não foi alfabetizado, não é problema meu. Educação não tem nada a ver com classe social. Torço pro GALO e vc atrapalha o GALO, mesmo do sofá onde deve assistir os jogos. Não me acho mais rico que vc, só mais inteligente. SAN

  14. Lamentavelmente a Diretoria do GALO agiu de forma amadora e ignorante e dispensou o treinador Roger. Cada vez me sinto menos representado pelo que se tornou nossa torcida (?) atualmente. Postura mimada, com falta absoluta de conhecimento e de entendimento de todo o contexto. Tenho absoluta convicção que a demissão do Roger foi o pior cenário possível para o GALO. A justificativa do Presidente Nepomuceno, a quem sempre defendi, de que “futebol é resultado” não me convence e afronta minha inteligência. Como medir o resultado antes do fim da temporada? Conquistamos o estadual e estamos (ou estávamos) na briga pela Libertadores e na Copa do Brasil. Não há como negar que o time oscila e está mal no Brasileiro, mesmo assim, acredito que venha quem vier, vai ser muito mais difícil termos grandes conquistas na temporada. Pasmo, vejo gente pedindo a volta de marcelo oliveira, a contratação de abel ou dorival. Ambos já estiveram por aqui e fracassaram grotescamente. Marcelo oliveira foi o pior treinador que tivemos nos últimos 20 anos. Retrógrado, preguiçoso e obsoleto. Os mesmo que pediram a cabeça do Roger, pediram também a cabeça do Levir, numa das maiores injustiças cometidas contra um profissional com tanta história no Clube. Vejo outros pedindo Reinaldo Rueda, grande treinador, mas que jamais conseguirá ter sucesso por aqui. Os cornetas não deixarão. A ignorância impede de enxergar todo o contexto. Vai acontecer o mesmo que aconteceu com Diego Aguirre, bom treinador, mas que não teve a compreensão da torcida para implantar sua filosofia de jogo. Torcida, Massa não. A Massa não frequenta mais o estádio e também não se manifesta nas redes sociais, quem vai pro campo hoje são os adversários vestidos de Atleticanos, que vaiam durante o jogo, que gritam olé contra o próprio time, que gritam fora esse, fora aquele. Os mais antigos lembrarão do Sempre, nosso torcedor símbolo, que não aceitava que se vaiasse o GALO nos jogos, em hipótese alguma. Esse perfil de torcedor não existe mais. Acho que nossa direção vacilou em negociar nosso melhor jogador, Lucas Pratto, contando que Fred, inferior tecnicamente e mais velho, seria a solução. É bom jogador, mas sem Pratto e com Fred, o time piora. A torcida (?) queima alguns atletas de grande potencial, como Carioca (melhor volante brasileiro) e Rocha. Carioca é o que mais sofre. O brasileiro, que pratica bem, mas entende cada vez menos de futebol, acha que volante tem que marcar, que Carioca “não tem pegada”. Burrice! Volante, principalmente o primeiro, tem é que saber jogar. Todas as jogadas se iniciam com ele. Carioca faz isso como nenhum outro no futebol brasileiro e estamos prestes a perdê-lo por ignorância da torcida (mais uma vez, Massa não, a Massa é outra). Seguirei fazendo minha parte (como sempre fiz), sou Atleticano antes de qualquer coisa, mas estou profundamente decepcionado com o que estão fazendo com o GALO, com essa direção sem convicções e sem postura, incapaz de manter um treinador independente do apelo popular; com essa torcida (?) que está cada vez mais igual às outras, e na qual cada vez me sinto menos inserido. Alguns vão reclamar da extensão do meu texto, não me importo, brasileiro também não gosta de ler, não é verdade? Vai ver é por isso que emburrecemos cada vez mais como povo, nos tornando incapazes de compreender as mínimas coisas. Sigamos. SAN

  15. Pertinente esse amor da massa em um dia com reportagem do SUPERESPORTES intitulada ” Presidente do Galo promete jogos no Mineirão, mas avisa: “Não queremos desfocar os erros”
    Jogadores do Atlético também veem com bons olhos a ‘mudança de casa’ ”
    Túlio Kaizer /Superesportes

  16. Eduardo já deve saber quem são os mais fortes candidatos a técnico do Galo.
    Conta para nós, Eduardo.
    E você, traria quém ?

    1. Tô que nem nós todos, ligado nas redes sociais, rádio, TV, aguardando a fumaça branca da sede de Lourdes. Seja quem for, terá meu apoio em busca do que queremos. Vencer, vencer, vencer!

  17. Bom dia, Eduardo! Se não foi a melhor coluna que já escreveu nesse blog, com certeza, está entre as três melhores! Você conseguiu sintetizar o que é o GALO e o ser GALISTA!!!! Portanto, mais uma vez, sigo o relator! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  18. Com todo respeito ao ilustre bloguista.
    Não é a hora e nem o momento para aplaudir torcida.
    Você como formador de opinião e representante dessa imensa torcida deveria estar cobrando comprometimento da direção e dos jogadores do clube.
    Não é o momento de exaltar a torcida mais sim de cobrança de quem pode e deve resolver a situação,temos nas próximas semanas duas decisões,uma na Copa do Brasil e outra na Libertadores,isso nesse momento é mais importante que ficar exaltando a torcida,não adianta exaltar nós enquanto o time parece que come feijoada em todas as partidas.

  19. Bom dia a todos!
    O Roger caiu por sua teimosia, por ser fraco e está sozinho no extra campo, independente de qual técnico seja o escolhido o que esse time mais precisa é treinar e se preparar bem para os jogos.
    A única maneira de isso acontecer é colocar o time alternativo para enfrentar o Vasco e focar no Botafogo.
    Uma troca de técnico no meio da temporada é complicado vamos precisar de sorte o novo técnico pode melhorar o time, como também piorar é uma incógnita.
    O novo técnico não vai ter privilégios que o Roger teve, como poder montar o elenco de confiança, ter uma pré temporada, uma Libertadores esticada, etc o novo técnico chega no olho do furacão.
    Vai depender mais dos jogadores do que do técnico, que já comece a faxina para o ano que vem vendendo o Carioca para o Tigres, uma mexida nesse elenco se faz necessária.
    Vamos fazer nossa parte galera, torcer, apoiar e lotar o Indepa.
    Saudações!!

  20. Salve torcida alvinegra.
    Mais uma vez e pela última vez vou escrever novamente o que comentei sobre a nossa vitória em cima do nosso rival onde ganhamos de 3 x 1.
    Eu escrevi aqui naquela oportunidade que apesar de termos ganhado aquela partida o nosso rival foi melhor até tomar o terceiro gol e que os três gols foram dados a nós de graça,o de falta nem ouve a falta e os outros dois foi nos dado de presente pela zaga do rival.
    Por causa do que eu escrevi me taxaram de tudo quanto é nome e apelido,que eu não sou galo,que eu era uma Maria infiltrada etc…
    Como tudo na vida a sempre um dia após o outro,depois daquela partida nosso time que tem feito partidas péssimas,dignas de dó,aliás esse ano,jogou mais ou menos bem contra o nosso rival e mais nada.
    Time envelhecido,jogadores descompromissados,diretoria omissa,só pensa e fala em construir estádio,nosso presidente mais parece um playboy do que um dirigente esportivo,quando abre a boca para falar sai somente arrogância,não podemos nos esquecer que foi colocado lá pelo Kalil.
    A demissão do técnico é apenas a ponta do iceberg,a direção do clube tem por trás dela grandes empresários que estão bancando tudo,contratações,pagamentos de débitos que vencem esse ano etc…e não estão tendo retorno,uma hora a casa desaba,se não ganhar esse ano brasileiro,Copa do Brasil ou Libertadores o quadro que se pinta para o ano que vem é catastrófico.
    Veremos os próximos dias,as próximas semanas e os próximos meses o que vai acontecer,as nuvens negras que rondam os céus alvinegros parecem não querer sair.
    Tá difícil.

  21. Só para refrescar as memórias:
    CEREZO: o maior e melhor volante que vi jogar. Marcava em cima, cabeça erguida, velocidade, toques rápidos de primeira, lançamentos longos em profundidade.
    No Cruzeiro: RICARDINHO: dividia todas, em que pese ser franzino, muita rapidez para marcar e sair jogando. (lembram-se dele?)
    RAMIREZ: Este foi outro dia mesmo. Marcação implacável, alta velocidade, toques ligeiríssimos……..
    E vocês ainda se enganam com o CARIOCA, heim……

  22. Essa relação da Massa com o time é algo que sempre matou e mata as marias de inveja do Galo independente de qualquer coisa que elas ganhem, um time que tem carisma e uma torcida sempre interessada em qualquer coisa relacionada ao time, oque tbm nos ajuda a ter mais destaque na mídia, a única coisa que faltava ao Atlético eram títulos, uma realidade que graças a Deus e ao Kalil começou mudar em 2012 e esperamos que continue assim porque uma paixão tão grande merece ser recompensada.

    1. Meu caro Osvaldo.
      Se tem algo que eu não me preocupo é com torcida de nossos rivais.
      Preocupo muito é com o nosso time que esta horrível.
      Torcida de todos os clubes são todas iguais.
      Paixão e ódio tem em todas as torcidas.
      Simples assim.

      1. Amigo é claro que isso não é nada extraordinário como ganhar um título por exemplo mas discordo quanto vc diz que “são todas iguais” se fosse assim como eu falei os cruzeirenses não teria inveja da Massa, coisa eu pessoalmente acho até bobo da parte delas mas elas tem.

  23. “De qualquer maneira, fica difícil imaginar uma equipe competitiva com jogadores sem velocidade”.
    Pincei este trecho no comentário do Son Salvador, de hoje, para que todos entendam minha implicância com FRED e RAFAEL CARIOCA.
    Os dois, ou cada um deles, mata (matam) o time. Um centroavante que se preze tem que ter velocidade, ser lançado em profundidade, ganhar da zaga adversária na corrida. O FRED faz isso? Nunca! Então, é presa fácil, prejudica o time. Para provar isso, revejam os gols do FRED: todos na banheira, que qualquer criança de 5 anos faria.
    Já o CARIOCA, com a sua moleza, lentidão e falta de velocidade, ajuda aos adversários e ilude os cegos atleticanos com sua falsa “categoria”. Ele atravanca o time, não dá ritmo, chega atrasado, não combate, não marca e, consequentemente, o time perde qualquer oportunidade de contra-atacar com velocidade. Mas aos incautos atleticanos vende bem o seu pseudo peixe.

  24. Essa relação da Massa com o time é algo que sempre matou e mata as marias de inveja do Galo independente de qualquer coisa que elas ganhem, um time que tem carisma e uma torcida sempre interessada em qualquer coisa relacionada ao clube, oque ajuda nos ajuda a ter mais destaque na mídia por exemplo, a única coisa que faltava ao Atlético eram títulos, uma realidade que graças a Deus e ao Kalil começou mudar em 2012 e esperamos que continue assim porque uma paixão tão grande merece ser recompensada.

  25. Bom dia a todos! Vamos ver quem será o próximo treinador a cair em no máximo 6 meses. Além de técnico, deveríamos contratar um Diretor de Futebol. Enquanto Nepomuceno estiver no comando (era ele quem deveria ter caído ontem), não haverá conquistas! Se fosse possível, a melhor notícia seria a volta do Kalil.

  26. …com todo respeito possível, eu queria saber dos amigos que pediram a cabeça do Roger, quem vcs indicam pra se o treinador?…ou melhor, qual a próxima vítima da corneta?…..aponta eros, todos apontam….eu quero ver são as soluções….

  27. Penso que o time está mal treinado, sem padrão de jogo não consegue dar tres passes seguidos, então tem que correr mais p/retomar a posse de bola, o time se desgasta muito e com a média de idade mais alta acaba se cansando e tomando gols nos finais das partidas. Time tem que ser compacto e saindo rápido no contra-ataque. Agora pergunto a vocês que atacante de velocidade nós temos no elenco?? Precisamos também de mais cobrança dos dirigentes acho o Daniel muito omisso e ausente, o Roger ficou boa parte do tempo sem apoio do diretor de futebol pelo menos esse é o meu sentimento. Saudações atleticanas.

  28. Caríssimo Eduardo, por motivos óbvios, não estamos nada satisfeitos com a situação do nosso time, muita coisa que pretendia dizer foi dito por você acima. Por ex: o que adiantou RM conhecer o nosso plantel(?) se em sete meses ele não conseguiu armar e definir um sistema de jogo, talvez ele não percebeu que o atleticano exige intensidade e luta pela bola, pé de ferro e não pé frouxo como tem acontecido. Torcemos pela chegada de um técnico corajoso que exija e mostre ao nosso presidente o necessário no momento, inclusive um Diretor de Futebol, face a sua dupla ocupação. Nós atleticanos merecemos dias melhores. Saudações a todos.

    inteligência, mas o que adiantaria o RM conhecer o nosso elenco se em 7 meses ele não fez nada de positivo(?) para armar o time, faltou personalidade para exigir o que fosse necessário, realmente não fez nada. Discordo de termos como atleticano de verdade, para mim todo atleticano é de verdade, aqui ou na china ou em qualquer ambiente, Que venha um técnico

  29. Bom dia a todos.
    Impossível não continuar opinando sobre a nossa mudança de comando.
    Nomes temos aos montes, mesmo que nomes mínimos, dos quais o que mais me agrada tecnicamente é o do Rueda, mas que tem tudo para ser outro Aguirre. Não porque eu ache que ele pense, ou atue, do mesmo jeito, mas sim porque estaria órfão de um diretor de futebol. Esse daria o suporte necessário à transição para que ele pudesse implantar sua metodologia no galo. Problema esse que não seria apenas de um técnico estrangeiro. Além disso, um “gringo” já chegaria sem o apoio incondicional da massa, que ainda se recente do Aguirre.
    Micale é o que mais me agrada pelo passado atleticano, conhece bem nossa base e o que é ser atleticano, e pelo prazer de poder de mostrar a CBF e ao resto do Brasil que, aqui é galo, e nós conseguimos tirar o melhor dos que estão desacreditados, vide Ronaldinho, Tardelli e tantos outros. Imagina sermos campeões da Liberta com um técnico que foi escrachado pela CBF e ridicularizado pela imprensa futebolística vendida.
    Quanto aos medalhões e suas birras, que o nosso comandante supremo faça o que é sua responsabilidade. O Campeão do Gelo não pode ser refém de nenhum jogador, seja ele quem for.

  30. Bom dia. A má fase do Galo já vem se arrastando desde 2015. Temos no time jogadores que não sabem marcar ninguém. É visível a vulnerabilidade do time do Galo no meio campo. Lateral direito titular e lateral esquerdo titular não marcam e pouco apoiam quando podem avançar. Rafael Careta Carioca( que Deus ajude a levá-lo para o Tigres do México) nunca foi jogador de marcação. O referido jogador quando tem a posse da bola joga a mesma pra trás, para os zagueiros. O Elias também não é volante de marcação. Nunca atuou assim no Flamendo e nem no Corinthians, mas no Galo tem que jogar atrás, marcando. Não vai adiantar trazer novo treinador e o mesmo manter o trabalho de Roger Machado que não estava dando certo. Porque não trazem mais jogadores do bom time Sub-20? Porque marquinhos não é aproveitado nem no banco? Se o time é tão vulnerável no sistema defensivo porque não jogar com um líbero na frente dos zagueiros? Temos jogadores no Sub-20 que podem atuar assim. Não me venham com treinadores medalhões. Se Robinho, Fred e Cia estão em má fase que vão para o banco! Enquanto continuar a cadeira cativa no time não chegaremos a lugar nenhum! Ainda faltam 25 pontos……

  31. É o que eu sempresa falo, a Massa é a Massa o resto é resto… Só quero meu Galo doidooooo de volta, palhaçada é essa mudar dna de time….Vai pra cima deles e pronto….
    Não tem essa de entupir o time de volante não… Tem que ter é uns 5 atacante, até pouco tempo era assim antes do Sr Nepomuceno assumir quem não se lembra dessa linha que chegou a jogar até com um volante apenas, e sem choro e sem mímimimi é torcer e torcer para a turma tomar vergonha na cara…
    Safadeza…Tudo safadeza…ooooooo ooooooo vai pra cima deles Galoooooooo ooooooo

  32. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Tenho fé que novos ventos irão soprar e iremos ter uma mudança de postura no time que tanto precisamos. Eu nunca te abandonarei meu Galão da Massa. Bica bicudo, pois EU TORÇO CONTRA O VENTO. BORÁ MEU GALO..

  33. bom dia Eduardo e massa,ok vejo que o daniel não perceba nada de futebol,se não contratar um diretor de futebol para por estes medalhões e velhos cansados na linha estamos estamos na deriva,o roger teve culpa,mais não so ele,os medalhões fazem ok quer no jogos,temos que ter um treinador que tem moral peito para isto,nao vejo isto no micale,mancine,obs,sou galo na derrota,na vitoria,aqui e galoooooooooooooooooooooooooooooooo.

  34. Pra ilustrar o seu texto prezado Eduardo….

    “CAMISA DO GALO”

    Dizem que todos temos direito,
    de fazer um último pedido,
    fica aqui o desse sujeito,
    na certeza de que serei atendido.

    O time, às vezes, não fazia por merecer,
    mas o amor é pela instituição.
    Somente sendo um pra crer.
    É que a força vem do coração.

    Por vezes um sofrimento,
    na maioria garra e emoção.
    Buscamos explodir em sentimento,
    a alegria de primeiro campeão.

    Assim, como em final de campeonato,
    quando estiver deixando essa vida,
    com a vibração de Mineirão cheio e sensato,
    em minha última e decisiva partida.

    Esta certeza eu tenho e não me engano.
    Agora lhes escrevo e vos falo,
    nasci e morro Atleticano.
    Enterre-me com a tradicional camisa do Galo.

    16/08/10

    Antônio de Pádua Elias de Sousa
    Formiga – MG –

    1. Parabéns pela inspiração. Meu pai infelizmente se foi sem ver outro titulo de expressão do Galo alem do Brasileiro e quando Galo foi campeão da Libertadores, ele foi a primeira pessoa que me veio a mente, como ele iria vibrar se estivesse aqui, são momentos que as vezes nos passam despercebidos mas que vale por uma vida atoa e isso graças a paixão por um clube, que voce tenha a sorte de comemorar muito mais titulos de nosso time.

      1. Pois é Luciano,

        Primeiramente nossos sentimentos, de todos os Atleticanos, pela partida de vosso pai, mas agradecemos a ele por ter te deixado esse legado da paixão pelo CAM.
        A vida terrena é um mistério, pra alguns longas, já pra outros nem tanto, mas independente disso, devemos aprender a levá-la com sabedoria, amor, paz, tranquilidade,, companheirismo e sempre, como muito otimismo e alegria, sob os preceitos do Pai Maior.
        E tenho a certeza de que tantos títulos já presenciados, ainda viverei mais alguns.

        Abraços.

  35. Bom dia a todos. Desde criança – com três anos meu pai já me levava aos jogos do Galo. No início não entendemos de jogo, mas a energia da mistica Atleticana já sentimos desde pequeno – tinha uma Tia que dizia que meu coração disparava ao ver o Galo e se questionava como uma pequena criança podia ser tão apaixonada pelo Galo. Uns tem o dom de exprimir com belos textos esse sentimento , como fez Roberto Drummond. Quanto ao maior titulo do Galo fico em dúvida – em 1971 foi um campeonato contra grandes equipes- Palmeiras de Ademir Da Guia, Santos de Pelé, Botafogo de Jairzinho, São Paulo de Gérson, o rival de Tostão e outros – mas a Libertadores de 2013 foi épica .

  36. Caro blogueiro, muito bacana seu post de hoje, que descreve em detalhes o amor desta massa pelo CAM, e exprime literalmente o que é ser atleticano.
    Mas se vc me permite, creio que a demissão de nosso treinador ainda merece reflexão e discussão; pois já é o quarto treinador dispensado na atual gestão. Então, porque isto está acontecendo?
    Assim como seus antecessores, RM teve todas as condições de fazer um bom trabalho: Plantel qualificado, ótimas instalações, pagamento dele e dos jogadores em dia, contratações atendidas, excelente estrutura e o mais importante, apoio da torcida. Mas mesmo assim o time ficou muito aquém da expectativa gerada por títulos. Durante sua gestão o time foi simplesmente um amontoado de jogadores, com algumas estrelas dando as cartas. Faltou comando, faltou treinamento, e principalmente faltou competência do treinador.
    Mas a culpa não foi só dele, a diretoria e principalmente os jogadores tiveram uma parcela significativa senão a maior, culpa pelos nossos atuais fracassos. Sempre fomos notabilizados, como um time aguerrido, raçudo e que dificilmente e quase impossível de ser batido em nossos domínios, mas hoje, qualquer timezinho vem aqui e coloca as manguinhas de fora. Porque? Porque em nome de um tal de equilíbrio, estão tentando mudar nosso DNA. Querem que sejamos mais técnicos, mais calculistas e mais equilibrados. Porra nenhuma, que vão pro raio que os parta!!! Quero meu galo de briga de volta, quero meu galo bicando, quero meu galo doido! Devolvam-me meu galo, e deixem o resto por nossa conta; é como dizia aquele nosso recente ídolo dentuço que por aqui passou. AQUI É GALO PORRA!!!!

    1. Tanto merece que o tema sobre treinador continua na nossa pauta. Foi postado ontem imediatamente ao anúncio e está, conforme anunciado no último parágrafo deste post, seguindo (link) em debate pelo CG13.

    2. Respeito a opinião do colega de farda mas pra mim não tem esse negócio de “DNA” todo mundo quer ganhar e ponto, o Corinthians por exemplo já está indo pro seu terceiro título brasileiro jogando igual o time pequeno, mas o importante é que ganha, o próprio Crüzeiro joga assim atualmente e está melhor que o Galo. Se tudo der errado acho que o Atlético deve reformular o elenco pra ficar um time mais cascudo e marcador, se é isso que da certo no Brasil pq não copiar dos outros.

    3. JBHGalo, ótima proposta para reflexão. De certo, o trabalho do Roger não está a contento. Entendo como justa e necessária a sua saída. Mas, como vc mencionou, já foram quatro treinadores e, obviamente, o problema não se resumia à cada um deles. É preciso identificar o que está acontecendo na gestão, no comando técnico permanente (fisiologia e preparação física, sobretudo a queda de rendimento do trabalho do Carlinhos Neves), do grupo de jogadores. Pra mim, a falta de um Diretor de Futebol competente é um fator preponderante. Mas como eu perguntei ontem, quem contratar para tal cargo? Nesse momento, eu não sei…Mas, por fim, parabenizo por propor a reflexão. É necessária.

  37. Não digo bom dia porque para mim nada está bom.
    Aconteceu o que eu temia. O Atlético, às vésperas do oitavo mês do ano, de volta à estaca zero. E isto é uma irresponsabilidade. Da parte de quem? Do treinador demitido, que após tanto tempo de trabalho, sete meses fechados, em raríssimas oportunidades mostrou em campo um time de verdade. Dos jogadores que por motivos, alguns talvez escabrosos e desconhecidos de todos nós, vários oscilam com regularidade digna de nota. Da parte do comando administrativo, que encontrou o pior momento para mandar embora quem bem ou mal conhece o grupo, às vésperas de uma decisão na CB, exatamente como na temporada passada, às vésperas do segundo jogo das finais… Nosso presidente, que eu respeito e estimo, disse ontem que “fez a coisa mais difícil”: demitir um profissional sério… A meu modo de ver fez a coisa mais fácil e simples para quem tem o poder nas mãos. Difícil teria sido reunir o grupo no auditório da Cidade e falar com todos, olho no olho, demoradamente, detalhadamente, cobrando, exigindo, dando murros na mesa, socos e pontapés no vento contra o qual torcemos contra… Se não existe algo ou “algos” podres no Reino do Galo, ele poderia e deveria vociferar contra os jogadores, cobrar de todos, se comprometer, fazer e acontecer de tal maneira exaltado e firme que ao fim do encontro todos, jogadores e comissão técnica, estivessem de olhos arregalados e semblante engajado e ele, comandante geral, coberto de suor, cabelo, barba e camisa encharcados… Isto sim teria sido o mais difícil.
    Não interessam nossas opiniões, se a minha que apesar de puto com o Roger não queria sua demissão, pelo menos não agora, se a de quem estava louco pra ela acontecer: o que é fato, indiscutível, é que voltamos à estaca zero. A estas alturas.
    É rezar agora para que o pior ainda não esteja por vir… E eu dou o nome dos “meus bois”: Osvaldo Oliveira, Celso Roth, Geninho (ouviu bem, AmiGalo Galodamata? Ele está no ABC, lanterna da série B, percorrendo o caminho descendente de quem teve moral suficiente para nos abandonar pelo Corinthians. Se esqueceu?… Abel Braga recebeu sondagem nossa. Aceitou? Não. Ele tem duas coisas: carinho pelo Galo e caráter. Abraço, AmiGalo!)…
    Quem viver verá. Agarrados com o Galo aconteça o que acontecer.
    Mas, na minha opinião, agora e não antes, somos uma terra arrasada.
    Ao trabalho, companheiros! Que o Vasco e o Botafogo paguem depressa!
    Eh Galo!

    1. Bom dia Rubens, saudações! Nem sabia q o horroroso Geninho estava na praça ainda dando seu ar da graça… obriGALO pela informação! CAM não merece um “troço”-e mais um monte q tem seus nomes citados por aí- destes nem q ele nos pague,p/ mim o nome Geninho está atrelado a uma fase nada boa q jamais quero ver e muito menos viver novamente com o CAM. Abraço e q os “deuses” do futebol iluminem a mente do nosso mandatário p/ q ele não cometa burrice tamanha_mais uma não é?_ ??? GALO

  38. Tem uma música da Torcida 105 minutos que fala:
    “É essa massa que te segue sempre a todo lado
    É essa massa que não pára de te apoiar
    Passaram anos, jogadores e campeonatos
    E o sentimento por você nunca vai terminar…”

    Talvez expresse o post de hoje.
    Bom dia, fé e coragem!!
    Saudações a todos!

  39. Bom dia Eduardo e amigos. A única coisa que eu não concordo nem nunca vou concordar foi o que presenciei no último jogo, com alguns imbecis gritando olé contra o próprio time. Já havia visto isso em outras torcidas e nunca esperei que a do Galo fosse capaz disso. Estes que lá estavam, com certeza não tem este sentimento descrito por você. Você pode ser apaixonado pelo clube, mas tem que saber que ao ir para o campo sua equipe pode ganhar, perder ou empatar, pode jogar bem ou mal, mas é sua equipe, jamais pode menosprezar é o que aconteceu quarta foi isso…para mim, indesculpavel.

    1. Tenho constatado isso, hoje não se torce por um time o cara é consumidor e quer o produto ou seja a vitória caso contrário deita xingação.

      1. …Sapereira, o cruzeirense lá do blog do Chico….vc gosta de ficar no meio de atleticanos hein?…não vá se passar por atleticano que estou aqui hein…kkk

  40. Pronto, é só o Galo despencar e começa a velha ladainha da melhor torcida do mundo. Salvo engano, entre os 12 grandes do Brasil, só ficamos a frente do Botafogo, no quesito comemoração de títulos. Eu quero é ser campeão!! Fora Nepomusono!!!!

    1. …Roberval pra presidente urgente!!!..e aí amigão, o Roger caiu, quem vc vai trazer pro lugar dele?….e se o Nepomuceno cair, quem vc vai trazer?….que tal se vc trouxesse de volta Nélio Brant, Ziza, Guimarães?…..vc acha bons nomes?…

      1. Prezado Guilherme, esse tal estudo considera os títulos rurais? Se sim, apesar de serem dignos de comemoração (singela, é claro), não creio que estão à altura de nossa grandeza. Eu quero é o Brasileiro!!!!

        1. Prezado Roberval,

          O estudo considera uma história como um todo, inclusive o “rural” já foi mais importante do que libertadores por incrível que pareça nos dias atuais. Talvez você seja um torcedor mais novo e não entenda isto.

          Cada um almeja algo. Eu particularmente quero o Mundial pois é a única taça que não temos.

        2. Eu considero os títulos surrupiados pra falar da grandeza do galo, não só pq fomos dos mais roubados, mas foram os roubos mais descarados da história da futebol. Incrível q poucos atleticanos nem saibam do pênalti na final 99, o erro mais grave e grotesco da história do futebol nacional, não só pela clareza da lance, pela posição privilegiada do juiz (tem um angulo q mostra a visão dele que é de vomitar), mas também pq era final, entre outros…

          Antes dos pontos corridos, o Galo era dos times q mais ganharam jogos e mais fizeram gols, talvez sendo o MELHOR considerando a média dos quesitos mais importantes.

          Se vc considera XV de jaús e Piracicabas q foram alçadas com arbitragem e divulgação ostensiva da marca pela mídia a partir de 80 e 90 (times q nunca ganharam nada até então) maiores q o galo, tenho profunda pena.

    2. Roberval, concordo com seu ponto de vista. Entendo que desviar o foco, mesmo que seja a digna intenção de “melhorar o astral da tropa”, não contribui para o salutar debate sobre o momento do Galo. NÃO ESTOU COMPARANDO, mas me faz lembrar as campanhas de governos e de redes de comunicações de massa que, ao sabor de interesses próprios, buscam com o eufemismo e no patriotismo, transpassar otimismo à população: O País passa por crises na economia, na política, na educação e segurança, no desenvolvimento social? A população está preocupada com o futuro? É, realmente… Mas o Brasil é lindo!!! Praias maravilhosas, montanhas encantadores… “essas nossas verdes matas, cachoeiras e cascatas, de colorido sutil, e neste lindo céu azul de anil…” repita o mantra “Eu sou brasileiro e não desisto nunca”. Enche o peito e solte o grito” sou brasileiro, com muito orgulho e amor! Vamos… enfrente.. e em frente!”. Sim, necessário enfrentar e seguir, mas não sem se reflexão e ação… Reforço que NÃO estou atribuindo ao Nobre Blogueiro a intenção de desviar o foco, mas estou sim, até por ser um frequentador e admirador do blog, entendendo que o momento não é para uma ode ao atleticano. Não recordo qual o nome do Amigalo que sempre, ao terminar seu texto, posta algo como “somente sendo um para saber (ou entender)”. E penso tal qual ele. Por isso mesmo, creio que não seja necessária essa exaltação ao atleticano, até porque não faz o perfil da torcida. Ainda mais nesse momento. Não é momento de autoajuda, mas de reflexão, entendimento e ação.
      Saudações Alvinegras.

      1. Reitero e até insisto para que leia até o final do texto. Lá tem inclusive um link para a continuidade do debate acerca do tema “treinador”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *