Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Liderança reconquistada

Depois de algumas rodadas, com resultados estranhos do Galo e do vice líder, o nosso time está de volta ao topo da tabela. Nossos resultados frente ao Vila e URT, por pouco com o lanterna, tiraram pontos impensáveis do melhor time do Brasil aqui no campeonato estadual. No primeiro deles, justificamos como sendo o jogo de volta da vitoriosa campanha nacional do ano passado. Já em Patos de Minas, por ter utilizado as terceiras opções no confronto.

Ontem, mesclado por titulares e reservas, fomos surpreendidos por duas vezes quando o adversário perdendo a partida, demonstrou muito mais vontade que nossos jogadores em campo e conseguiu a igualdade no placar. Quando parecia que íamos deixar dois pontos atirados pelo ralo, sai o nosso terceiro tento ao último tempo de acréscimo.

Valeu pela volta ao primeiro lugar, mas que fique como alerta – por exemplo – que o ano de 2022 já começou. Estamos batendo na porta do mês de março e em abril começa tudo. Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. As experiências da pré temporada já estão com vencimento curto. Ah! Quando mencionei o segundo colocado com resultados anormais, referia aos jogos estranhos daquela equipe onde juiz não deu penalidade – assim como ontem contra o Galo – no jogo dessa gente com o Uberlândia e as prorrogações continuadas até que saísse o gol salvador frente a Caldense e Democrata.

Pois bem, ontem, a exemplo desse registro o fraco árbitro deixou de marcar uma penalidade clara e cristalina para o Pouso Alegre. Este mesmo juiz, na primeira rodada – no jogo de abertura – prejudicou ao América contra a Caldense. Ontem, num jogo fraco, ele conseguiu piorar ainda mais a partida. Prejudicou ao Pouso Alegre, sim, com a não marcação da penalidade e foi fraco no contexto geral.

Até que o primeiro tempo foi um pouco interessante. Mas, como pode um time perder tantos gols feitos assim. Allan, a exemplo de Pierre, é um leão na cabeça de área. Porém quando o gol se escancara para ele, não sei o que acontece, a bola parece rejeitar a rede. O gol que ele perdeu ontem foi de mandar o torcedor de volta para casa. E Ademir, foi seu dia de abusar da sorte. Três ou mais chances desperdiçadas.

De bom, além dos três pontos, o lindo segundo gol do Sasha. Idêntico ao também segundo tento frente ao Flamengo, a bola saiu dos pés do Ademir e chegou na cabeça do Vargas, que – acuradamente – deixou o Sasha na frente do arco e com o goleiro batido. No jogo da Supercopa foi assim que ao sair dos pés de Ademir, achou Vargas para testar e deixar então Hulk na cara do gol. Interessante jogada.

O primeiro tento, também de Sasha, foi num escanteio cobrado pelo Arana. Já o da vitória, marcado por Fábio Gomes, foi de outro escanteio, desta vez batido por Nacho. Quem diria! Da cabeça desse jogador foi decretada a vitória do Galo. Eu que já critiquei demais esse centroavante, me rendo ao seu faro de o belo gol marcado na cidade de Pouso Alegre. Por fim, caríssimas e caros, reafirmando que faltou futebol ao Galo, vimos um segundo tempo atípico, onde os jogadores do PA demonstraram muito mais vontade de vencer que os nossos profissionais. O time parecia ter comido uma feijoada no intervalo. Não voltou do vestiário e o PA se aproveitou e infernizou nosso sistema defensivo. Nessa altura, não cabe mais preservar jogadores e o treinador deveria sim escalar os titulares que prefere. Mostre a sua cara. Ou o time da sua cara!

Para fechar a prosa de domingo, apresento meu pesar e lamento os ocorridos em Salvador – no meio da semana – e ontem no grenal em Porto Alegre. Vendo as cenas, minha única reação foi de desprezo a quem faz algo desse tipo. Lamentável sobre todas as coisas. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Liderança reconquistada”

  1. Olá amigos da bola!

    Time que dá chutão, ou não tem qualidade, ou não tem bom treinador!

    Nosso elenco é excelente!….

    Inadmissível deixar/pedir esse timaço para dar tantos chutões inúteis!

    Time lento, zaga batendo cabeça, mal posicionada, Héver jogou invertido, muito mal, assim como Nathan, que vem falhando em “todos” os jogos!

    O Mohamed pelo visto vai deixar Zaracho no banco, nosso melhor 10, para escalar Nacho preguiça.

    Precisamos de treinador que coloque esse timaço para tocar a bola em alta velocidade, marcação alta! Treinador moderno, ofensivo e estrategista!

  2. “Sua cobrança, a meu juízo indevida, teria resposta imediata na interpretação de texto. Isso está, de maneira clara e explícita, postado em insistentes textos do blog. Nem preciso pedir boa vontade, basta não ter má intenção ou interpretação. Sigamos!!!”
    DESCULPE-ME ÁVILA E TODOS POR MEU COMENTÁRIO INDEVIDO.

  3. Meu Deus, choram estes torcedores, galo ganha e não mereceu, o que querem afinal, olha não leio nada que voces escrevem, ganha do Flamengo não valeu, é lider não valeu, só pensam no jogo contra o cruzeiro, gente acorda este cruzeiro não existe mais, vai cuidar da familia de voces, não sabem torcer, tudo na vida de vocês é o cruzeiro, timinho sem graça este cruzeiro.

  4. O Galo ganhou, mas eu fiquei com um sentimento de derrota.
    O pênalti do Guga existiu, sim.
    O Turco precisa assistir umas dez vezes o tape do jogo.
    O posicionamento dos zagueiros é ridiculo.

    É desse jeito, estamos fu…..
    E olha que o próximo é o Cruz….credo.

    1. Acho que a saída de bola piorou muito. O time apavora e estica a bola em ligação direta e a perde.
      Isso faz com que o controle do jogo (que o time do cuca tinha) fica muito precarizado.
      Também estou assustado com esse desempenho!
      As vezes resultados positivos mais escondem do que revelam!
      Estou com um sentimento parecendo com o seu!
      Abraço

  5. Se o galo não contratar no mínimo 2 zagueiros, estamos Fu….. com as porcarias que temos.
    Idolatram o Nathan Silva, que é uma grande porcaria, isso sim.
    Na libertadores foram eliminados pelo Palmeiras porque a donzela levou um drible e ficou estatelado no chão.
    Rever, precisa aposentar as chuteiras…. essa é a verdade.
    Fora com essa porcaria de Nathan Silva…… um Werley melhorado.
    Grande porcaria.

    1. Caro Fernando!
      As suas observações são pertinentes. Além de 2 zagueiros, precisamos também de mais 1 lateral direito. Ficam adquirindo atacantes quando o problema do galo está na defesa. Insegurança total. O Natan, como você bem disse, é um Wesley um pouco melhor, nada mais que isto.
      Além do que, Natan está-se achando o máximo. Acredita estar entre os intocáveis. Caia na real El Turco, e exija da diretoria defensores que possam ser soluções e não quebra galhos ,como os atuais.

  6. Bom dia para todos!
    Lamentável o PENAL não marcado para o PA ontem,assim como foi lamentável aquele PENAL mandrak contra o time de SJ Del Rei. Esses HERROS vão criando falsas impressões, criando cortinas de fumaça ou mesmo maquiando resultados. Com o Sampaoli tinhamos um péssimo sistema defensivo e uma inexistente estratégia de jogos que nos custou o BR 2020,Cuca veio consertou o sistema defensivo e vencemos o CM,BR,CB,SP . Com o Levi em 2015 tinhamos volantes talentosos, porém frouxos na marcação, linhas de defesa e meio campo muito espaçadas e tomamos aqueles 3 a 0 pros gambas no Indepa.
    Agora esse tal de El Turco veio e já consegui fragilizar o sistema defensivo e ainda demora uma eternidade pra mexer no time. Não é e não será todo dia que a bola vai sobrar no último segundo do jogo para alguém conseguir fazer o gol. Sinceramente estou com os dois pés atrás com esse turco aí

    1. Concordo com o pênalti de ontem, porém acho que o do Atlhetic foi sim lance faltoso. Interpretações divergentes apenas, caro. Quanto ao desempenho do time, espero que melhore na hora das decisões.

  7. Bom dia!
    Eu, particularmente, fico até com vergonha de “vibrar com alegria na vitória” de ontem, visto que o time de Pouso Alegre, lutando contra o rebaixamento, foi “operado” descaradamente dentro de casa. Vergonha!!!
    Quanto a El Turco, não passa nenhuma confiança. Cara sem vibração, sem esquema de jogo, muito fraco à beira do gramado. Conseguindo destruir tudo o que foi construído temporada passada. O sistema defensivo apresentando inúmeras falhas a cada jogo. Inadmissível com um elenco desse o cara trabalhar tão mal.
    Quanto aos jogadores ontem, Ademir, se fizesse um terço dos gols que perde, ganharia a titularidade com os pés nas costas.
    Otávio não tem sido a “brastemp” propagada. E pensar que Guilherme Castilho não foi aproveitado…
    Vargas não esteve bem ontem. Nem o Keno e até Arana esteve a baixo.
    De qualquer forma confio nos jogadores de Hulk. Já nesse treinador…

  8. bom dia Eduardo e massa. mas um xou de horrores deste time comandados pelo EL turco. a salvação Fábio bolt nos salvou de outro vexame, aliás arbitragem meteu a mão no pouso Alegre o galo não precisa de ajuda para ganhar do poderoso pouso Alegre. o problema que EL turco demora enxerga o erro da equipe no brasileirão, copa do Brasil e libertadores se errar a leitura do jogo simplesmente ja era.ontem o galo jogou com menos 3 jogadores no início Vargas.keno e Guga avenida eita jogador ruim é este Guga avenida se ele jogasse 1 por cento que ele canta estamos feitos.e para piorar a lambança do EL Turco entra com nacho preguiça. como falta o motor da equipe zaracho. ontem nos salvou do vexame sascha e Fábio bolt criticado por mim é por muitos no blog. se jogarmos assim contra as caloteiras e cabulosas vamos ser engolidos abre o olho EL turco. ea zaga simplesmente um deus nos acuda perdemos nosso melhor zagueiro. ótimo domingo à todos. vai galooooooooo.

  9. NÃO QUERO SER MAIS CHATO DO QUE SOU. INCLUSIVE COM RECLAMAÇÕES, MAS FALEI AQUI QUE O GALO NÃO VAI BEM CONTRA OS LANTERNAS. SERÁ POR QUÊ? MENOSPRESO? EMPÁFIA? DISSE TAMBÉM QUE O GUGA É FRACO, ELE DORME NO JOGO COMO NO LANCE DO PENALTI NÃO MARCADO PELO JUIZ. ALIÁS, POR FALAR EM JUIZ, O BLOGUEIRO DEVERIA RECONHECER QUE AQUI OCORRE O MESMO QUE ACONTECE SOB COMANDO DA CBF, OU SEJA, A FMF SÓ ENXERGAR O GALO E AS MARIE.

    1. Sua cobrança, a meu juízo indevida, teria resposta imediata na interpretação de texto. Isso está, de maneira clara e explícita, postado em insistentes textos do blog. Nem preciso pedir boa vontade, basta não ter má intenção ou interpretação. Sigamos!!!

  10. Prezado Guru,
    Não concordo que tenha havido penalti no lance do Guga. A bola primeiro bateu no peito do jogador, depois no braço. Segundo a regra, não é falta. O outro lance foi choro total.
    O Ademir e o Allan foram fominhas em duas chances de gol que não podem ser perdidas. Merecem um puxão de orelha, principalmente o Ademir, que é reincidente.

  11. Quousque tandem , ALLAN , abutere patientia nostra !?!?

    O empresário desse moço é poderoso demais : o jogador é “imexivel” !

    É PRACABÁ , caro ÂNGELO !

  12. O jogo de ontem, repete o problema contra o Flamengo, o meio campo não existe. O time joga de ligação entre defesa e ataque, não há mais aquele meio campo que “empurrava” o adversário para a defesa. Agora está claro, o jogador que é o Zaracho, e espero que ele esteja 100% contra o Cruzeiro. Outro ponto interessante, é a pressa acertada da diretoria em acertar com Pavon, para enfim corrigir a única interrogação do fortíssimo elenco do galo: a armação de jogadas. O turco ter “tentado” com a Vargas, mostra que ele já identificou o problema

  13. Bom dia.
    Vitória sem merecimento, talvez o empate seria mais justo para o time da casa, que lutou bravamente com suas limitações.
    Não gostei do time, muito mal escalado por sinal.
    Com dois volantes de marcação que ocupavam o mesmo espaço e quatro atacantes que pouco ajudavam na marcação e na construção das jogadas.
    Se o adversário fosse mais qualificado, talvez teríamos amargado uma derrota.
    só não entendi a demora do Turco para fazer as mexidas necessárias.
    Abraços

  14. Bom dia!!!

    A Cavalgada 13, da Arena MRV a Aparecida do Norte, pelo presidente do Atlético e comitiva, tem peso tanto de gratidão pela “QC21” (“Quádrupla Coroa 21”) quanto de pagamento de promessa ainda não cumprida de Telê.

    Aliás, a SC, que de início nada valia, passou a valer muito, seja pela vitória em cima do urubu que é sempre bom, seja pela QC21 que é inédita, seja mais ainda pela conquista alcançada em cima daquilo que pode ser chamado de “Milagre de Cuiabá”.

    Quando se diz “Milagre de Cuiabá” não se está a dizer que foi pelo motivo de o Galo ter triunfado em cima do Flamengo, uma coisa corriqueira e normal, mas sim pela maneira de como esse feito se deu.

    Ou seja, o triunfo decorreu em cima de uma surreal cobrança de penalidades, quando o rubro-negro teve quatro grandes chances de matar o jogo e fechar a tampa do caixão alvinegro.

    Ao não conseguir o Flamengo converter em gol um dos quatro match points que teve de bandeja, nas penalidades, chutou o urubu a sorte que lhe parecia sorrir e com isso permitiu o “Milagre de Cuiabá”, graças principalmente ao Everson, o Espirituoso, que fechou a meta alvinegra num efeito paredão.

    Qual flamenguista não achou que aquele jogo já não estaria ganho?

    Qual nada…

    Os deuses do futebol, decerto, buscando reparar injustiças históricas muito reclamadas, permitiram em boa hora a vitória do Atlético em cima justamente do Flamengo, noutro jogo muito emocionante e eletrizante na base do “Eu Acredito”.

    Segue o Galo, pois, na saga da conquista títulos e triunfos, conforme profetizado pelo RM (Rubens Menin) que antevira, quando ninguém acreditava, em um Atlético protagonista no Brasil.

    Ps:

    O esquema 4-2-4 do Turco não tem funcionado…

    O meio campo está aberto e um buraco, a zaga desprotegida e insegura, e em toda a partida o que se vê é o time tomar sufoco de qualquer adversário, grande, médio ou pequeno.

    O time não está encaixado, o bom futebol do Alvinegro sumiu e o desempenho em campo tem sido pífio.

    Sei não…

  15. Bom dia, Eduardo e AmiGalos!

    Boa vitória e tranquilidade para castigar a próxima vítima.
    Vejo o Ademir (que está pintando de protagonista pela ala direita) ainda afoito, meio que egoísta, quando, a exemplo do Allan, deveria passar a bola a um melhor posicionado para a conclusão das jogadas dentro da área. Ontem, foram duas ou três oportunidades do tipo.
    Guga, infelizmente, está bem abaixo do nível dos 18 titulares propalados pelo Turco, e para mim ele não está entre estes. Penso que deveria ser negociado (ou emprestado), com ou sem o tal de bloqueio judicial.
    Sobre a Supercopa, é impagável ver as “reacts” da mulambada no YouTube. A arrogância castigada ao melhor estilo de freguesia pelo MELHOR TIME DO CONTINENTE AMERICANO.
    Aooohhhh saudades de BH e do Galo SuperCAMpeão!

  16. Bom dia Massa.

    Em que pese ser um começo de trabalho, a partida de ontem serviu para mostrar ao Turco que ele precisa urgentemente corrigir falhas fatais no esquema, falhas estas, já ocorridas na partida contra o flamerda e que ontem voltaram a acontecer.
    • Para mim, o time no meio campo está jogando espaçado demais, proporcionando não só buracos no setor como, erros de passes que antes não aconteciam. Resultado: bola do adversário estourando na Zaga.
    • Também não gostei do Allan jogando com o Otávio, mas entendo ter sido uma experiência caso ocorra no futuro uma falta de Jair.
    • Ademir jogou bem, mas muito fominha.
    • Assustou-me a passividade El Turco, quando na volta do primeiro tempo, o time ter sido pressionado e engolido pelo forte de time do Posão. Demorou demais a perceber isto e principalmente a mexer na equipe.
    • Por fim, as bizarrices cometidas por nossa zaga, principalmente Natan. Meus Deus!

    Mas nada que tire o nosso sono, pois basta fazer pequenas correções e tudo voltará ao normal, mas nem penso em qualquer outro resultado, senão uma vitória convincente contra a Mariada.

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mais uma péssima exibição. Muitos irão falar que valeram os 3 pontos. Preferia os 3 pontos com merecimento e com um futebol digno do plantel que o galo possui. Ontem na Live do Breno Galante, muito se falou sobre a falta de conexão entre o meio de campo e o ataque. Mas um time que entra com 2 volantes, sem ninguém para articular jogada no meio-de campo, só podemos esperar ligação direta entre a defesa e o ataque. Foi o que de fato aconteceu.
    Bolas altas na defesa do Galo, é um perigo constante, precisa-se, urgentemente , correção de posicionamento.
    Muito a lamentar e pouco a comemorar!
    Espero que não tenhamos contratado outro Dudamel.
    Permita -me amigalo Barata: meudeusdoceu, vice maria, socorro minha mãe, crendeuspai.
    Esperamos melhoria rápida para que possamos acreditar no El Turco.
    Ainda nada de terra arrasada, mas até quando?
    Um bom domingo.
    Hoje e sempre, Galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *