Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Se o time profissional, depois da conquista do Mineiro, colecionou desclassificações inesperadas, como nas Copas do Brasil e Libertadores – e no Brasileiro tem desempenho distante da expectativa -, na base e time B a situação não é diferente. Para o ano de 2017 esperávamos glórias e grandes conquistas, entretanto, estamos aqui a fazer contas no Brasileiro e assistindo às “promessas” seguirem o exemplo do time principal.

Vamos aos números. Depois de 23 rodadas, num total de 69 pontos disputados, somar apenas 30 (43,5%) é muito pouco para a grandeza do Galo e pelos profissionais que o treinador tem à disposição. São apenas oito vitórias, seis empates e – absurdamente – nove derrotas.  Se oito pontos separam as linhas da Libertadores e do rebaixamento, o Galo se encontra exatamente no meio desse imbróglio, quatro abaixo da classificação e os mesmos quatro acima do risco de rebaixamento. Ou seja, a distância entre o céu e o inferno é a mesma. Nem vou entrar no mérito dos jogos que fomos eliminados das duas Copas.

Está passando da hora desses jogadores tomarem vergonha na cara e jogarem para obter os resultados que o Torcedor espera do time. Robinho e Fred precisam se explicar. Elias vem mostrando recuperação, mas outros também têm falhado. Por mais gratidão, reconhecimento e história que tenham feito, o Atleticano quer uma resposta AQUI E AGORA. Não adianta ficar nessa rotatividade alucinante de treinador, se os caras não rendem em campo o que motivou cada contratação. Foram três treinadores este ano, sendo seis na atual gestão. Paramos de jogar em 2014! Mineiro é bom, claro, mas não passa de aperitivo para a temporada.

Imagem: UAI

Entre os profissionais do Galo, evidente que respeitando a todos – jogadores, comissão técnica e diretoria – um deles merece registro pela dedicação e compromisso. E está fora das quatro linhas, mas no meio de todo esse tiro cruzado. O jornalista Domenico Bhering, com mais de 15 anos de bons serviços na comunicação do nosso time, teve que aceitar a missão de – ainda que interinamente – assumir o comando do futebol profissional.  Se o time não reagir, ele será sacrificado e sem culpa alguma. Se escapar, será considerado como obrigação cumprida. Se chegar no G-6, vira Santo. No G-4, o próprio Deus. Desde já, independente do que vai acontecer, entendo que ele foi um achado para o momento, mas seu lugar é noutra área. Mesmo que vire Deus!

Mas, deixando o time principal de lado, vamos à base e ao time B. Sub-15, depois de sete rodadas do hexagonal final, segura a segunda colocação, com três pontos a menos que o líder. Sub-17, lidera o hexagonal, após sete rodadas, acossado pelo vice-líder que tem um ponto a menos. Sou daqueles que defendem que a base, muito mais que títulos, deve revelar jogadores. Mas ninguém dispensa comemorar essas conquistas.

Vamos agora ao sub-20 e time B, que tem jogadores quase que nas mesmas condições. É a antessala do time principal. No sub-20, depois de duas rodadas do hexagonal final, ocupamos a quinta colocação, com apenas um ponto. Cinco a menos que o time da minha cidade, Araxá. O time B, que disputa a segunda divisão, vem acumulando vexames. Depois de oito rodadas, com três vitórias, três empates e duas derrotas, está na sexta colocação, distante sete pontos do líder e quatro do vice-líder.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Lembrando que se classificam apenas dois para o módulo II do Campeonato Mineiro de 2018. Muito distante do objetivo inicial deste projeto de time alternativo. Chamei a atenção para a liderança do Araxá no sub-20 para contar sobre um episódio. Ano passado, por iniciativa minha, procurei um diretor do Galo sugerindo uma parceria com o Ganso, que vinha montando um bom projeto na base. Em pé fui recebido, ouvi que iria avaliar, e saí do encontro com a percepção clara e evidente de que sequer processou o que eu lhe disse. Uma pena.

Em que pese toda essa lamuria pessoal, sou otimista. O Atleticano, em uma comunhão de intenções e ideias, numa conjugação de pensamentos, sempre será um bálsamo que restaura e jamais um cáustico que envenena.

Nos próximos dias, só peço que os conselheiros estejam iluminados e decidam o melhor para o Clube Atlético Mineiro. Em meu convencimento pessoal, a aprovação do projeto da Arena do Galo será um marco decisivo e definitivo ao nosso futuro. Se o entendimento e decisão forem diferentes, cabe respeitar, continuar participando e torcer por novas e grandes conquistas a partir do próximo ano.

60 thoughts to “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”

  1. boa tarde Eduardo e massa,eu quero meu galo de volta,alias a massa atleticana quer o galo de volta,que 2018 esta diretoria,preparaçao física,dm,jogadores velhos cansados desaparecem do galo,chega de amadorismo,vexame,etc,reage galo,vai galooooooooooooooooooooooooo.

  2. Eduardo uma informação importante e pouco falado sobre a construção do estádio é que tanto as cadeiras cativas quanto o naming rights são pelo período de 15 anos.
    Ou seja depois de 15 anos o Atlético vai poder vender novamente tanto o naming rigths quanto as cadeiras cativas rendendo uma fortuna para o clube aproximadamente 200 milhões valor de mercado hoje, até lá valerá muito mais.
    Eu já era a favor depois dessa informação sou mais a favor ainda.

  3. Boa tarde, Eduardo e amiGalos. Indo na onda de alguns amiGalos hoje, já chega de Robinho e Fred. Robinho, sem comentários, não precisamos dizer mais nada, o Fred não faz gol há tempos e ainda me desperdiça mais um pênalti. Micale brincou no sábado, permitiu que o Fred escolhesse bater… Bom, o resultado está aí, de 8 pênaltis marcados, só 3 foram convertidos, todos pelo Fábio Santos. Contra o Avaí, nada menos do que a vitória interessa, aliás, até o fim do campeonato tem que ser assim; para 2018, começar o planejamento desde já, como sugeriu o amiGalo José Antonio, que os candidatos à presidência já comecem a mexer os pauzinhos e conversar nos bastidores para montar a possível nova comissão técnica, o elenco não tem muito jeito a não ser esperar a eleição, mas muitos jogadores tem que sair desse time.

    Quanto ao time B e categorias de base, não tenho muito o que reclamar, acredito mais que servem para revelar jogadores do que para ganhar títulos, embora títulos nunca sejam de mais, só que nem revelar jogadores bons estão servindo, precisamos de uma gestão competente na base para fortalecermos os elencos com jogadores promissores e que nos darão retorno no time principal, não essas dragas que tem vindo da base só para fazer número e aumentar as despesas do time. O time B, na minha visão, ainda é útil, mesmo perdendo, para dar rodagem aos jogadores menos aproveitados ou que serão negociados no próximo ano. Enfim, boa sorte ao nosso Galão nessa reta final de campeonato, espero que em dezembro o time esteja classificado para a Libertadores e, em 2018, como no título do texto, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

  4. Deram várias oportunidades ao Valdívia e agora todos pedem a compra do seu passe. Por que não fazem o mesmo com o Clayton? Até agora entrou pouco e mesmo assim com poucos minutos por partida, quando jogou. O técnico Me Cale pediu o cara e se decepcionou tão rápido, apenas com treinos? Quem viu de Dario a Reinaldo e depois Marques e depois Tardelli não aguenta mais Fred e He Man, temos que tentar outras alternativas, e para mim a bola da vez deveria ser o Clayton

  5. Boa tarde amigos do GALO. Lembrem-se que no início deste ano toda crônica esportiva brasileira exaltava o elenco do GALO. Éramos favoritos a todos os títulos a serem disputados, e olha que estávamos na disputa de todos, mineiro, brasileiro, libertadores, copa do Brasil e liga. Será que os entendidos de futebol da Fox, Band, Globo, ESPN e outras emissoras se equivocaram tanto?
    Acho que se não é possível mudar toda a diretoria AGORA, resta-nos protestar e exigir que contratem urgentemente um DIRETOR DE FUTEBOL com o conhecimento e a representatividade do saudoso Maluf. Chega de trocar 6 por meia dúzia, a torcida do Galo merece respeito!!!

  6. Minha última esperança de terminar esse ano com dignidade é ganhar a primeira liga e buscar uma vaga na Libertadores no G9.
    Para Chegar ao G9 torço para Grêmio ou Santos ganharem a Libertadores, o Corinthians a Sulamerica e o Flamengo a Copa do Brasil.
    Sendo assim o Brasileirão vira G9 e nossas chances de ir a pré Libertadores ficam maiores, é o que eu espero, pelo menos isso!!!!
    As marias perdendo a copa do Brasil com gol roubado aos 49 do segundo tempo é a cereja do bolo!!
    Saudações!!

  7. Bom dia, Eduardo e amigalos. Sobre o time principal eu sinceramente não tenho nenhuma perspectiva e estou descrente. Aliás, quando ganhamos do Paranito, do internacional e da ponte, vários de nossos colegas se mostraram otimistas, achando que finalmente iríamos deslanchar. Eu ao contrário preferi ser cauteloso e precavido. Pois bem, bastou enfrentarmos uma equipe de melhor qualidade, para nossa realidade vir à tona. Ao contrário de muitos, acredito que somente uma renovação drástica no próximo ano, poderá trazer de volta o torcedor para perto do time; e quando falo de renovação drástica, falo em técnico, preparação física, depto médio, treinador de goleiros, e principalmente jogadores; os 17 aqui citei num post.
    Quanto ás categorias de base, por diversas vezes venho postando aqui que há algo de podre no reino da Dinamarca, ou seja, uma caixa preta. Inclusive, fiz a sugestão para que este fosse um tema do blog. Fomos enganados com o título da copa Brasil sub 20, nossa base não revela, e quando o faz, faz mal. Em relação a outros times de menor recursos, não revelamos nada. Até nosso arquirrival da calcinha azul, troca jogadores profissionais por promessas de outros times; ou seja, eles devem ter alguém de olho nestas oportunidades. O time B é uma boa ideia, ruim é a safra de jogadores que estão lá, assim como a maioria que estão saindo da base.

  8. Não é que os jogadores do Galo estejam desinteressados. O que acabou para eles é o futebol. Robinho, Fred, Rafael Mora, Elias, Léo Silva fazem parte do anteontem futebol clube. E o Micale é o técnico ideal para esse time. É tão anteontem como os jogadores. O ano acabou para o Galo. Um treinador que retira de campo o único jogador que estava jogando bem – o Adilson – tem que ser técnico de futebol de praia. Agora, se a direção quer consertar tudo para 2018 e trouxer o Cuca para ser o treinador, estamos ferrados. O Palmeiras não vê a hora de vê-lo pelas costas.

    1. “Jesus Tenha dó do Freguês” – Nunca vi ninguém mais coerente com seus comentários. Para alguém perdido do lado errado da lagoa, nada mais lógico do que se perder nos próprios pensamentos. A loucura em procurar tentar dissimular a origem, faz com que os devaneios se apresentem e até a vontade dos porcos vira motivação para embasar opiniões nada salutares.
      Alguém precisa inventar o “Mariômetro”. Ajudaria muito o nosso barbudo.

      1. Comentador de comentários…Caro blogueiro Eduardo melhora ai, não dá para ficar lendo os comentários com esse xarope cornetando os comentários…tá chato demais…

  9. Bom dia !!!! Sou um defensor ferrenho da base atleticana, mas parece que boa parte da torcida não!!! Veja o caso do Yago , garoto jovem , acabou de subir da base , e a torcida pega mais no pé dele do que do Elias. Não deve ganhar nem 1/10 do que o Elias ganha , logo se jogar 1/10 já é suficiente. Alex Silva tbm . Não quero dizer que esses jogadores são craques , mas são jovens que podem render frutos e retorno aos cofres do clube. Quem acompanhou a carreira do Mancini lembra bem o jogador fraco que só errava cruzamento no galo , mas que após ser emprestado ao são Caetano , voltou e jogou muito!!!! O caso dele se compara ao de inúmeros , como Marcos rocha, Bernad , etc. E a garotada que quase salvou o galo do rebaixamento em 2005 . Foi através da base que nos reeerguemos e parece que o presidente atual quer jogar tudo por água abaixo. Espero que no final do ano , sem esse projeto de presidente incompetente e sem essa turma de mercenários , possamos voltar a disputar títulos e parar de nós contentar em ganhar mineiro em cima do nosso rival!!!!

  10. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Na minha modesta visão, todos juntos (diretoria, comissão técnica e jogadores) conseguiram “arrebentar” com o futebol do Galo. E os resultados estão escancarados aos olhos de todos nós.
    Parece-me que o furacão Irma passou pelos lados da Cidade do Galo e a destruição foi total.
    Agora que os estragos já aconteceram (eliminação da Copa do Brasil e Libertadores, além de estar lutando contra a degola), essas tragédias já não me preocupam tanto e nem me abalam mais, pois adotei a postura de aceitar, e aceitando, dói menos.
    A minha preocupação de momento é em relação ao futuro. O ano de 2018 já está batendo às nossas portas. Como reconstruir tudo isso? Quais serão os responsáveis por esta reconstrução? Por onde recomeçar? Como extirpar aquilo que ainda para mim continuam na obscuridade, por exemplo: os trabalhos na Base, o nosso DM que está sempre lotado e a nossa Preparação Física há anos nas mãos dos mesmos? E os critérios de contratações? Continuarão chegando Rogers Bernardos, Felipes Santanas, Erazos, Danilos e tantos outros?
    De que está valendo a “puta” estrutura que foi construída ao longo dos anos e hoje reconhecida como uma das melhores mundialmente? Hajam reflexões a se fazer sobre tudo isso.
    É AmiGalos… o vaso quebrou; e agora são muitos os cacos a serem ajuntados.
    Desculpem-me, mas o Galo está me deixando “piradão”.
    Saudações

    1. Ah, ah, ah, ah!… Calma, AmiGalo Jandir!… Então você está piradão? Eh Galo!
      Sossega, Amigo, deixa esta ou este tal de Irma p´ra lá… Tem caco nenhum não: tem é Taça que a gente vai levantar daqui a pouco… Saudações

    2. Grande Jandir, toma uma “maracugina” e acalme-se. Nem tudo esta perdido. É só mais um ano de sofrimento depois de tantos outros.
      Quer um conselho? Faz que nem eu, quando o galão ta me fazendo sofrer demais, pego um dos meus mantos sagrados no guarda-roupa e vou dormir com ele. Você vai acordar revigorado. Ou pelo menos bem aquecido. kkkkkk
      Abraços de outro atleticano que também tá meu doidão com a mudança triste que nosso galão ta nos proporcionando este ano.
      E, quase, como disse o nosso Bispo. Aumenta que isto aqui é ….. Galão da massa. A taça tá chegando.

  11. Bom dia, Eduardo. Antes eu “palpitava” aqui todos os dias, agora passou para uma vez por semana. E o desânimo via fazer que, aos poucos, nem fale mais nada. Já não assisto jogo do Galo. É querer passar raiva. Quando você vê um aprendiz de técnico tirar um ótimo voltante (Adilson), colocar um atacante, depois tira atacante e voltar com outro volante (Yago), ruim de bola, diga-se de passagem, aí você vê que este pseudo treinado nada entende de futebol. Em quem contratou este pseudo técnico? O pseudo presidente, que também não entende nada de futebol. Na gestão dele estamos no sexto técnico. Não é de desanimar? E agora o aprendiz de presidente vai dilapidar o patrimônio do clube para conseguir projeção e ser eleito ano que vem para algum cargo público. O aprendiz de presidente já garantiu que alguma construtora vai construir o estádio pelo preço fechado de 460 milhões? Não né? Ano que vem o Galo vai ser igual ao Galo de 2017 com esse aprendiz de presidente, se não for pior.

    1. Deus me livre! Respeito seu desanimo e até compartilho dele, mas…… Daí a parar de torcer pro meu galão? É o mesmo que dizer que vou parar de respirar. Impossível. Mesmo que eu quisesse. Fod…m-se estes jogadores, o técnico e os diretores e presidente.
      Minh’alma ta marcada de preto e branco. Acabo sendo teleguiado para ligar na Itatiaia ou na TV nos jogos do vingador. Mesmo que no fim eu esteja puto e xingando até a última geração destas “perebas”. E olha que eu preferia que eles mudassem de postura e que TODOS continuassem no ano que vem.
      É só minha opinião. De coração.

  12. Esses jogadores do time B devem ser trocados por jogadores de outros times, na atual temporada não dá para eles. Para mim, o Ronaldinho Gaúcho foi comprado com o dinheiro daquele vergonhoso jogo e resultado pior ainda, com os marias. Tínhamos tudo para mandar os marias para o rebaixamento. Vamos torcer para que essa nuvem ruim pegue outro rumo e conseguimos uma boa colocação no brasileiro. Aqui é GALO…

  13. Quero e preciso dizer algumas coisas para explicar minha postura, às vezes aparentemente concordante com tudo o que é feito no Atlético. Não sou exageradamente otimista como parece. O que se passa no momento é que percebo, me lembro de que nosso planejamento (que está dando mais errado do que certo) não foi um zero absoluto como às vezes os resultados querem sugerir, e quase todos sustentam. Não. Nosso planejamento visando o ano de 17 foi bem feito, AmiGalos… Nós buscamos ainda no final de 16 um novo técnico, profissional promissor que tinha mostrado a certa altura um trabalho maravilhoso, do qual na minha opinião os frutos ainda estão sendo colhidos por lá… Fizemos pré temporada completa e bem feita, enviando pra Florida Cup um time sub 20… Fizemos contratações competindo e vencendo adversários de valor. Se as “dragas” que se encontram neste momento aqui nos passando raiva não tivessem vindo pra nós por certo estariam em times de ponta do nosso cenário… O projeto do estádio próprio não é de hoje. O Time B é um projeto que visa deixar em atividade atletas que podem e deverão ser melhor, efetivamente observados, tal projeto motivando a construção de um mini estádio dentro da Cidade do Galo.
    AmiGalos, eu tenho exatos 63 anos de vida. Aprendi entre outras coisas distinguir entre o que dá errado por causa de prévia incompetência, morosidade, inoperância, irresponsabilidade, etc, e aquilo que não dá certo, mesmo tendo sido bem pensado, às vezes por intervenção sistemática e enfezada do Sobrenatural de Almeida…
    Lá vem você de novo com este Sobrenatural!!!… É supersticioso assim até na hora de escovar os dentes e beijar mulher?
    Não. Não sou supersticioso além da conta… Apenas humilde o suficiente para não pretender que todas as coisas do mundo passem debaixo do meu entendimento racional.
    O Sobrenatural de Almeida ao longo dos tempos tem feito maldades conosco e protegido demais um certo outro time que existe na cidade… Isto é fato, visível, notório. Porque isto acontece com tanta frequência eu sinceramente não sei. Mas não valeria a pena gastar alguma reflexão buscando entender e por conseguinte buscar a amizade de quem não podemos vencer? … Se você não consegue derrotar um adversário, traga-o para o seu lado.
    Muitos de vocês podem estar pensando mais ou menos assim “Este cara é idiota de nascença! Que papelão ficar pensando e propondo reflexão em torno de um Sobrenatural de Almeida!”…
    Fiquem à vontade, AmiGalos, que eu daqui do meu canto muitas vezes penso o mesmo de muitos dos que esbravejam contra representantes do Clube, talvez os menos culpados em todo este intenso e complexo processo que é a Vida…
    Saudações Atleticanas

    1. Bispo, concordo com você em partes:
      Você citou a contratação do Roger que tinha feito um grande trabalho no Grêmio apesar de não ter ganhado nada, ter mandado um time sub23 para Flórida Cup e algumas contratações ok até aí tudo bem.
      Ao meu ver a diretoria errou feio em não contratar um Zagueiro titular, apostou em Felipe Santana que estava parado a 6 meses e seu auge no futebol foi em 2013 já estava em decadência a muito tempo. não contratou um camisa 10 para disputar posição com o Cazares, não contratou um velocista e vendeu o único meia boca que tinha que era o Maicosuel.
      Apostou em um time envelhecido com média de idade acima de 30 anos e não soube juntamente com a comissão técnica dosar a equipe.
      Depois da final do Mineiro a equipe abriu o bico pois não aguentou jogos quarta e domingo.
      E para finalizar mandou o Roger embora no momento errado as vésperas de duas decisões e o resultado assim como foi ano passado fomos eliminados em todas.
      Por tanto faltou contratações pontuais que desde do ano passado estamos precisando, faltou um planejamento para os jogos quarta e domingo, faltou montar um time mais jovem, e faltou sabedoria na hora de contratar e demitir os técnicos.
      Esse momento que estamos passando uma boa parcela é culpa da diretoria sim e para 2018 não é nada animador, afinal não temos presidente, técnico e diretor de futebol para 2018.
      Que no pacote da construção do estádio venha um time vencedor pois é isso que queremos.
      Saudações!!

      1. Pablo, abraço, prazer falar com você…
        Bom que você concorda comigo em partes. Até aí ficamos acertados a respeito do planejamento… Claro que tudo poderia ter sido feito melhor. Sempre pode e no nosso caso é certo que poderia. Não quero dizer nem pensar que tudo está uma maravilha: claro que não está. Se estivesse estaríamos mais mas muito mais ocupados do que estamos… Mas não consigo concordar com a tese que está tudo errado. E penso que muito do que foi bem planejado não deu o resultado esperado… e aí, entornado o copo não sobra nem a metade cheia… Saudações, Amigo.

    2. Rubens Bispo,
      Respeito seu otimismo e opinião.
      Mas o planejamento de 2017 não foi bem feito.
      Onde já se viu primeiramente querer fazer um planejamento sem ter um Diretor de Futebol?
      Já começa por aí!
      Em relação ao elenco, não é desse ano que sabemos que nossa zaga precisava de boas contratações, e a Diretoria planejou resolver isso com apenas um jogador, Felipe Santana.
      Quando o Dátolo saiu, não estou chorando a saída, a Diretoria se deu ao luxo de ficar apenas com um jogador pra posição de camisa 10, Cazares, e apostando que em caso de necessidade o Robinho, que nunca foi camisa 10, poderia cumprir a função provisoriamente.
      Não é de hoje que nosso time não tem atacantes velozes. Além de não trazer jogadores com essas características, abrimos mão dos poucos que davam uma certa velocidade ao ataque (Pratto, Maicosuel).
      Quando mandaram o Roger, no meio da disputa de decisões, pior momento não havia para isso, tentaram o Abel Braga que disse não, e depois fecharam com Micale. Se alguém puder me indicar que seja 10% de semelhança no perfil dos treinadores já será muito!

      Enfim… Aí está o grande problema dessa Diretoria… Nosso time tem lacunas escancaradas (como a falta de bons zagueiros) e quando fazem o planejamento sequer tomaram uma decisão que pudesse resolver isso. E pra piorar, na frente dos microfones, não reconhecem o erro e acham que fizeram um bom trabalho!

      Pra gente resolver um problema, a primeira coisa que precisamos e saber realmente qual é o problema, já é metade do caminho. Pra então poder encontrar uma solução. No quesito futebol, a Diretoria atual está tão perdida que não sabe sequer qual é o problema.

      1. Roberto, boa noite, AmiGalo!
        Talvez quando me aborreço com opiniões que consideram tudo errado no Atlético eu esteja pensando em pareceres como o seu… Mas eu discordar não significa que você esteja errado. Só não consigo enxergar assim: para mim houve bons pensamentos, boas tentativas e muito pouco acerto ao fim das contas… Concordo que não houve perfeição no planejamento. Isto é óbvio. Mas defendo que não foi um planejamento zero absoluto, tese com a qual você parece concordar… Eu querendo fugir do rótulo ‘otimista’, bem certo que seja um exemplo dos que olham com otimismo as coisas do Atlético… Você, um representante da corrente dos pessimistas de plantão… Mas todos nós pensando o melhor para o Atlético, cada qual com seu jeito de pensar… Vocês, você e o Pablo, só não se referiram ao Sobrenatural de Almeida… kkkk
        Abraço e Saudações

  14. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Tá difícil demais!!!!!
    Vou discordar de você Eduardo em uma coisa: não foram eliminações inesperadas, mas sim morte anunciada pelas péssimas apresentações, simples assim. Ano pra ser esquecido, rezar pra não cair e torcer por melhor sorte no ano que vem! Ouço boatos de que o projeto de presidente não será candidato à reeleição, caso se confirme, será seu atestado de incompetência e covardia. Não agiu quando deveria, não toma providencias e agora quer tirar o time de campo, deixando a merda para outros resolverem. Comentei alguns dias atrás que nem sempre o que foi planejado, necessariamente vai dar certo, mas você tem que estar apto pra corrigir o rumo, quando nitidamente percebe-se que as coisas não estão acontecendo como o planejado; Ocorre que as correções tentadas não mudaram em nada o rumo, senão pioraram! Ou seja: Você não sabe o que fazer, ou não se planejou para os problemas que poderiam acontecer. De base prefiro nem comentar,pois por raras exceções, tem muito tempo que o galo não revela bons jogadores. Mas isto tem explicação: chama-se André Figueiredo! Esse moço que tentou ser diretor de futebol do time profissional, que barrou Bernard e voltou de novo a ser diretor de futebol da base. Ou seja, mais do mesmo!!! Eu tenho uma pergunta, apesar de saber que não terei resposta. Mas vamos lá: Quais jogares do atual elenco deveriam continuar no galo em 2018?
    abs

    1. Oi Paulo, boa tarde!
      Sobre a sua pergunta de quais jogadores deveriam permanecer em 2018, até tentei em te ajudar.
      Consultei a mãe Dinah, pensei…. pensei… e cheguei a conclusão que é impossível te dar essa resposta.
      Simples, você vai ao campo ou liga a Tv para ver o Galo jogar, e a gente não vê um jogador capaz de te encantar ou pelo menos ter uma sequência legal. Se jogam bem num jogo, em outro vacilam. Realmente tá difícil demais!!!!!
      Abraços

    2. Paulo Roberto,
      Eu discordo de você!
      Tomara que o Nepomuceno saia no final do ano!
      Ele já teve 3 anos e só piorou!
      Muito melhor deixar outro tentar resolver do que ele próprio!
      Pode até ser um bom gestor, mas no quesito futebol ele não sabe o que fazer, e pior, nem contratar Diretor de Futebol e Técnico que poderiam cuidar de tudo, ele sabe.
      Já passou da hora dele sair!

  15. Levir Culpi se diz “burro com sorte”. Quem sabe nos sobrou ainda um pouco dessa sorte?! Senão, vejamos: Flamengo ou Crüzeiro levará a CB17. Acredito que Santos ou Grêmio leve a LA2017. Pode ser que Corinthians ou Flamengo vençam a Sula2017. Então, numa hipótese plausível, pode ser que o 9o colocado ganhe uma vaguinha na LA2018. Um pouco mais de esforço, uma melhora no desempenho em casa… e periga um ano em que tudo deu errado, ainda acabar mais ou menos bem. Incrivelmente, o ano ainda não está completamente perdido.

    1. O Maurício! Que otimismo hein?! Pra elevar o humor da turma!
      Agora, falando sério, se for para o Galo ficar contabilizando participações na Libertadores, eu dispenso. Já são duas eliminações nas quartas de finais e duas nas oitavas. Todas, a meu ver, vexatórias, pois entregou ou não foi capaz de fazer o resultado no Independência. Tem que parar com essa de participar e entrar pra ganhar. Pra isso, precisa de time e parar de contratar técnico enganador no início do ano (Autuori, o uruguaio e o Roger Machado).

      1. Eu concordo com você. Mas acho que o aprendiz de presidente deve ter finalmente aprendido. Acho que para o ano que vem, seja quem for o presidente, contratará um técnico de verdade. Acho que será o Cuca. Só palpite.

    1. Que comentário mais sem lugar. Só falta agora querer dizer que as Marias tem mais torcida que o bicudo. Nem sei porque perco tempo escrevendo nestes posts. AFFFF MARIAS!!!!!

  16. Temos uma estrutura invejável:
    Melhor CT do Brasil.
    50% de um Shopping em área nobre.
    Em Breve uma arena linda, moderna e bem localizada.
    Dois clubes sociais lindos.
    Em Breve uma nova sede no estádio, onde podemos usar a antiga sede de Lourdes em algum empreendimento rentável.
    Em Breve mini estádio no CT
    Enfim nossa estrutura e patrimônio é invejável e Gigantesco.
    E colhemos muito pouco dessa estrutura toda, revelamos Bernard e Jemerson mas é muito pouco precisamos montar um time como fez o Mônaco na França, montou um time jovem cheio de revelações foi campeão Francês e arrecadou em vendas esse ano mais de um Bilhão.
    Ou seja deu retorno técnico e financeiro.
    Será que o André Figueiredo tem condições de ser nosso diretor da base??????
    Acho que não eu faria uma reformulação geral no futebol do Galo.

  17. Bom Dia! No Domingo o jogo é contra o Avai. Jogo perigoso! Haja vista os últimos resultados do adversário. As manchetes diziam que o jogo contra o Palmeiras “seria o divisor de águas”. No meu entendimento, o jogo contra o Avai pode ser esse “divisor de águas”. Em caso de derrota vamos nos preparar para a Série B/2018. Hoje é dia de Libertadores. Que saudade! A INCOMPETÊNCIA, exceto da torcida, nos roubou esse prazer!

    1. Hoje tem jogo de Libertadores. Que saudade! Não gosto de futebol, gosto mesmo é do GALO, já dizia o filósofo. Por isso, não assisto jogos de outros times.

      1. Cara!!! Nunca imaginei ouvir o Andrade (o Zico ou mesmo o Júnior) dizer que gostava mesmo é do galo! Que coisa mais insólita. KKKKK
        Brincadeiras a parte, tô totalmente “in” com você. Meu negócio é GALO o resto é “fui”. Não conjumino com estas historinhas de futebol de minas, futebol bonito, jogos europeus maravilhosos e NUNCA irei me preparar para porr…. nenhuma de serie B. Sai uruca!!!!!
        BICA BICUDO, VINGADOR das alterosas!!!! AQUI É SÓÓÓÓ GALÃO DA MASSA!

  18. Planejamento para 2018:
    Até agora não sabemos quem vai ser o presidente, quem vai ser o técnico e quem vai ser o diretor de futebol.
    Ou seja planejamento zero.

    1. Pablo,
      Se nesse ano o Presidente, depois de ser eliminado na Libertadores, teve coragem de dizer que pode ter errado sim, mas não por erro de Planejamento.
      Imagina como será ano que vem, se nem o comando do futebol para 2018 nós temos definido.
      Na boa, atleticano é sempre foi muito otimista, mas nessa situação é quase impossível ser otimista pra 2017 quiça pra 2018.
      Sem querer ser profeta do apocalipse, e esperto estar completamente equivocado, torço por isso, mas nosso Galo Forte e Vingador só vai voltar em meados de 2018 ou início de 2019.
      Tem muita água ainda pra rolar, mudanças geral no comando, reformulação de time. Até que isso tudo aconteça pra voltarmos a ter um time competitivo vai demorar muito.

      E o Nepo, com toda sua competência, conseguiu o inédito feito de receber um time campeão de tudo, fazer virar isso aí e agora precisamos de muito trabalho pra reformular tudo novamente.

      Lamentável!

  19. Bom dia a todos.
    Começo repetindo o que todos tem falado. É muito chato ficar dividindo nosso terreiro com Marias. Diminui meus comentários porque não me interesso em ficar papeando com elas, mesmo que fazendo comentários lúcidos e coerentes. Pouco me importa a opinião delas.
    Voltando ao que realmente interessa – galão da massa – e pegando um gancho no que todos nós atleticanos temos demonstrado aqui no blog, a necessidade de mudança é límpida e clara, mas ainda acho que não estamos na hora de sair mandando embora a tudo e a todos. Temos que começar a “pensar” e lembrar que cada peça que mandamos embora fora da hora certa – leia-se fim do contrato – é certeza de prejuízo grande “na bolsa” – plagiando a escolinha do Pr. Raimundo.
    Pelo dito, gostaria de perguntar aos universiGalos, qual seria a data de termino do contrato do Fred, Robinho, Roger Bernardo, Felipe Santana e algum dos “persona não gratas” aqui do blog que esqueci.
    Eduardo, daria para num dos próximos posts nos brindar com uma lista mostrando todos os jogadores do galo e suas datas de fim de contrato? Sei que você não trabalha no galo, mas com ajuda de todos, quem sabe não fica mais fácil?
    E por fim, um abraço a todos os vingadores de plantão e a todas as Marias que infectaram nosso blog (será que os blogs azul calcinha estão falindo ou fechando?).

    1. Apoiado, Pinduk: torcedor da máfia não nos interessa nem mesmo quando pretende dar opinião coerente e sensata. Querem ser lúcidos? Sejam entre eles. Aqui é só Galo. Simples Assim.
      Agora, se o blog azul calcinha fechar eles nem tomam conhecimento… O Galo é absoluto. Todos giram em torno. Todos, indistintamente.
      Saudações

    2. Dei uma pesquisada no término dos contratos. Em alguns casos a informação foi divergente para pouco, à exceção do Clayton (atacante) em que apareceram os anos 2020 e 2021 em locais diferentes. Na medida do possível (e tentando não perder muito tempo), tentei cruzar ao máximo as informações. Logo, é possível que alguns estejam equivocados ou terem sido renovados e eu não ter achado informação:

      Victor: 30/06/2019
      Giovanni: 31/12/2018
      Uilson: 01/08/2019
      Cleiton: 31/12/2019

      Leonardo Silva: 31/12/2017
      Felipe Santana: 31/12/2018
      Gabriel: 31/12/2021
      Bremer: 31/12/2021
      Matheus Mancini: 30/11/2017
      Jesiel: 31/12/2018

      Fabio Santos: 31/12/2018
      Marcos Rocha: 31/12/2018
      Leonan: 31/03/2020
      Carlos César: 31/07/2018
      Alex Silva: 31/12/2019

      Adilson: 28/02/2019
      Elias: 31/12/2019
      Roger Bernardo: 31/07/2020
      Yago: 31/12/2019
      Gustavo Blanco: 31/12/2018 (empréstimo)

      Cazares: 31/12/2019
      Otero: 30/06/2021
      Luan: 30/04/2019
      Valdívia: 31/05/2018 (empréstimo)
      Marlone: 31/12/2017 (empréstimo)
      Robinho: 31/12/2017
      Clayton: 31/12/2020 ou 2021 (encontrei ambas)
      Fred: 31/12/2018
      Rafael Moura: 31/12/2017

      Fontes: Notícias de quando contrataram e sites galo digital e transfermarkt.

  20. Bom dia Eduardo e amigos do blog!
    Ultimamente tá dando uma preguiça danada comentar do Galo.
    Você é um guerreiro Eduardo comandar esse blog tão bem.
    Alguns amiGalos do blog estão sumidos um abraço ao Paulo Silva e Daniel Silva.
    Não vou ficar chorando o leite derramado do erro de planejamento da diretoria que nos levou a essa situação.
    Domingo tem jogo contra o líder do segundo turno, uma equipe limitada mas que evoluiu mais que nosso time.
    Espero que o técnico tampão deixe Robinho e Fred no banco e não complique nas substituições.
    Sinceramente não espero muita coisa nesse jogo, encarar o Avaí lá dentro as 11:00 da manhã com esse time preguiçoso nosso, não dá para esperar muito.
    Se ganhar vou comemorar muito pois precisamos.
    Saudações!!!

    1. Grande Pablo, boa noite! Coincidentemente, dando uma passada de olho nos comentários, li sua lembrança referindo-se ao Paulo e à minha pessoa. Agradeço a lembrança!

      Porém, compartilho com você do mesmo desânimo. Venho por aqui, leio os textos diários do Eduardo, mas não encontro ânimo para comentar e nem ler os desabafos dos amigos atleticanos. Espero que ano que vem seja diferente, porque esse ano é garantir uma permanência segura na série A e iniciar uma profunda reformulação. E como você bem lembrou, os famosos erros de planejamento não podem se repetir, senão 2018 será pior. Em outras palavras… com o Micale e Figueiredo (de conselheiro técnico) não iremos a lugar algum… ou melhor, corremos sérios riscos.

      Contra o Avaí também comemorarei muito uma vitória! Quem sabe damos a sorte de fazer uns pontinhos e beliscar um G6? Mas a prioridade é terminar o campeonato de forma segura.

      Abraço, até a próxima!

  21. Sobre o time A, Eduardo, permita-me um desabafo:

    O Galo parece que sumiu…..ontem vi um comentarista do eixo dizendo que o galo parecia morto contra o palmeiras com 9…é verdade. Parece que o Galo está morto no ano, a torcida também, os jogadores, tudo…….Ligo a Itatiaia e só escuto sobre Marias e a Copa BR. Ligo a TV e só vejo Libertadores e Brasileirão….e o Galo sempre longe dos holofotes…..a torcida parece que morreu tb…..por mais que vc exalte com razão, a torcida não é como antes….estamos perdendo a identidade….e por fim, sobre os jogadores, eu não acredito que até hj o ROBINHO tenha chance….é o fim do poço! Todos sabem que ele vai embora no fim do ano (graças a deus), então para que tentar recuperar um cara morto?!?!?! Ele ta poluindo o ambiente junto com o Fred, não apenas interno, mas externo: eu por exemplo não suporto ver jogo do galo com os dois…parece que não é galo…
    A torcida do galo levou faixa contra o ANDRE FIGUEIREDO kkkkkkkkkk O QUE ADIANTOU??
    Robinho não merecia mais aquela faixa não?!?!

    Sobre o TIME B eu discordo:

    Acredito que o principal motivo de ter um time B é ver quem serve ou não….imagina se não existisse o time B e estes jogadores fossem direto para o profissional?!
    Se o time B ta mal, então esses jogadores claramente não servem para o time profissional e só por isso o time B já fez o seu papel: cortou os caras antes de desperdiçarmos tempo no profissional

  22. Bom dia! Ainda bem que temos esse espaço pra nos animar com belos textos, como sempre, e pra diminuir nossa tensão, verbalizando um monte de coisas que vão nos sufocando, por causa do despreparo de quem dirige o Galo e ruindade de quem veste a camisa em campo (com raríssimas exceções).
    Já falei aqui em outras ocasiões que a contratação do R10 foi uma jogada de muita sorte e esperteza do Kalil, que aproveitou a oportunidade, o momento em que o Brasil inteiro, todas as torcidas e a imprensa haviam mexido com o brio do gênio dentuço e ele precisava dar uma resposta em campo. E deu! Nos ajudou a conquistar o maior título de nossa gloriosa história. Mas via de regra, esse negócio de contratar nomes não dá certo. SeleGalo, Palmeiras, Flamengo…são exemplos disso. Esse ano Flamengo e Palmeiras estavam contando como certas as conquistas do brasileirão e da Libertadores. Investiram pesado nisso e o resultado todos nós sabemos. Espero que as próximas diretorias do Galo nunca mais cometam esse erro. Se não investirmos de verdade na base, se não pararmos de dar lugar a jogadorzinhos de merda que chegam nas categorias de base apadrinhados por bandidos corruptos e corruptores, que “molham” as mãos de diretores e de profissionais da imprensa, que usam o seu poder de manipulação pra enaltecer determinados cabeças de bagre com propagandas falsas, então vamos continuar produzindo Leleus, Yagos, Edsons, kairos, Renans Oliveiras, etc.
    Em tempo, nunca imaginei que pudéssemos ter uma Arena só do Galo. Agora eu imagino e QUERO!!!!

  23. Não vou me delongar muito, começou errado com quem pensavamos que daria certo Roger Machado, 90% aprovaram sua contratação. Esse ano houve mudança no calendário e poucas equipes se adequaram a ele, aqueles que muito investiram vão naufragando, salva-se aí, Bostafogo, Santos e Grêmio que investiram pouco mas tem elenco homogeneo no quesito, um por todos, todos por um. O timeco azul calcinha vai se salvando na base da sorte. O elenco do GALO precisa de uma renovação não vou dizer trocar todo mundo mas uma profunda renovação para o ano que vem. Um diretor de futebol com trânsito na CBF e clubes é fundamental. Quanto ao técnico vamos aguardar já que não opino mais o Roger Machado me decepcionou. Se vier o G6 tá de bom tamanho. O time esta numa crescente só não ver que não quer, afinal já são 3 vitórias e um empate, só pegar o histórico com Roger Machado e comparar.Saudações Alvinegras.

  24. A temporada é um grande fracasso . É a realidade . Fred e Robimho já deveriam ter saído , tem crédito eterno? Elias melhorou um pouco. O fato é que não temos um time , mas um amontoado . As desclassificações são vexames históricos para um ano cheio de expectativas. Volta Cuca! Quero ver a lista de dispensa … O Presidente é omisso e fraco. Até quando?

  25. Tenho a impressão de que voltei no tempo e estou de volta aos anos pesados das gestões do Afonso Paulino, Nélio Brant, Ricardo Guimarães e Ziza Valadares. O noticiário é depressivo. É mãe de jogador do time B agredida e jogo paralisado até que ambulância que fez o socorro retornasse. No mesmo jogo, o time toma 4 do Democrata Jacaré. Aliás, esse estádio é tenebroso! O time B, até agora, só aparece no noticiário para dar vexame. No mesmo noticiário, os árbitros reclamam que tomaram o cano! Mesmo que não tenha sido por culpa do Galo, só a associação do nome ao fato já é desagradável. Em toda a sua história, ganhar do Galo em casa era tarefa carne de pescoço. Fora, era osso ganhar uma. Agora é o contrário. Se não fosse o estádio, o Daniel Nepomuceno certamente completaria o esquadrão dos estraga-prazeres citados logo no início. E olha que ele pegou o negócio funcionando direitinho! Como eu já tinha dito antes: se não dá pra mandar embora e não dá pra colocar pra treinar em separado, Fred e Robinho tinham que ficar quietinhos no banco, em todos os jogos, pra não atrapalhar mais. Com os dois fora, a coisa vinha até melhorando. Se colocar um dos dois pra bater pênalti, aí já é atestado de burrice.

  26. Vai me desculpar o amigalo aí Paulo mas que time você acompanha? Falar que o galo é bom tecnicamente é ser iludido! Se chegarmos a g6 esse ano podemos todos comemorar como se fosse mundial pq não temos time pra isso! O “elenco” do Galo é limitado. Temos alguns ex jogadores em atividade misturado com vários medianos pra baixo! Quando vc tem o seu melhor zagueiro é campeão cogitado por partidos pra cargo político vc vê em que barça está nosso time! Essa é nossa realidade e ponto. Agora é rezar pra que o Micael consiga alguma coisa porq duvido muito que esse Domenico consiga mudar alguma coisa. Fica a lição pro Galo que mexer com estrelinhas velho raramente dar certo, acho que empolgamos com R10. Caro Eduardo esse time b tá fazendo feio mesmo! Sabe nos dizer algo sobre o técnico?

  27. Bom dia Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, não espero muita coisa desse time, apenas a permanência na primeira divisão. O planejamento para 2018 tem que começar já, em que pese as eleições no fim ano, os candidatos (pelo menos os com chances reais de ganhar) tem que começar a fazer contatos e montar a possível equipe. Precisamos de um treinador e um diretor de futebol para começar a pensar em elenco. Essa tarefa será bem difícil, pois ao contrário de anos anteriores, não precisaremos apenas de “peças de reposição”, vamos precisar de um grande renovação. Isso acontece com todos os times, mas é preciso ser feito com muito critério e avaliação. Que nossos conselheiros sejam iluminados e pensem apenas no bem para o nosso Galo e não se deixem influenciar por “forças externas” de todas as naturezas que só querem diminuir o nosso time. Com o Galo sempre e para o que der e vier.

  28. Bom dia MASSA! Eduardo, Eduardo… Que saudade de quando acordava de manhã procurando notícias do Galo e as encontrava promissoras. Hoje, o que nos resta é torcer para que o time cumpra sua missão obrigatória e nos livre da degola. Há algo meio inexplicável para que um time muito bom tecnicamente, tenha falhado dessa forma. Isso que você narrou sobre o desdém desse diretor da base, vem reforçar a suspeita de que há interesses escusos, agindo por lá. Sem mais delongas, acho que a mídia deveria cobrar mais sobre a base do Galo. Seu texto, lúcido como sempre… Vai Galooooo!!! ?

    1. Desculpe Paulo, mas tenho que discordar e reafirmar o que eu tenho dito desde o começo do ano: o Galo não é “um time muito bom tecnicamente”. Jogadores são um mistura de “aposentados em atividade” (Fred, Robinho, Léo, Elias) “eternas promessas” (Cazares, Gabriel, Clayton, Otero) e jogadores medianos esforçados (Adilson, Rocha, Luan, F. Santos). O que mais me preocupa é que até agora nenhuma atitude deste “presidente” em começar a planejar o ano que vem. Que tal um diretor de futebol competente já???

      1. Qual é o time bom tecnicamente?

        A coisa é bem mais simples, um bando de descompromissados que tripudiaram com a torcida numa final nacional em casa, ENTREGANDO 3 gols q dá briga em qq pelada semanal q se preze. A torcida do galo é uma das mais responsáveis pelo q passamos hoje ao aceitar todo essa safadeza, acreditando q formariam um time vencedor na ano seguinte, jogando a culpa toda em mais um treinador.

    2. Calma ai galera! Não concordar com a opinião é normal. Mas tem que respeitar. Opinião é opinião.
      Se não respeita a dos outros a sua passa a ser lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *