Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogadores descansam e bastidores se agitam

Amanhã, depois de três dias de folga, o elenco retorna aos treinamentos. Só vamos jogar no dia 26 de novembro, tempo suficiente para Felipão preparar a equipe, que pega o Grêmio na nossa casa, podendo entrar no G$. Se podemos pensar nos retornos dos contundidos Fuchs e Mariano, já que Bataglia e Vargas tem retorno mais demorado, podemos perder Hulk para os próximos confrontos. Pela expulsão na partida com o América, realizada em Uberlândia.

Enquanto os jogadores descansam, internamente nossa terça feira foi bem movimentada na sede de Lourdes. O presidente Sérgio Coelho anunciou sua disposição em disputar a reeleição aguardando agora a decisão de seu vice Zé Murilo em permanecer. Concomitante a isso, numa demorada coletiva, foram apresentados detalhes da SAF do Galo. Diferente, assim penso, que outros clubes nacionais, a nossa Sociedade Anônima – formada por Atleticanos – tem sido mais transparente.

O Galo, em quinto lugar, é uma das três entre os cinco primeiros colocados a ser uma S A. Botafogo e Bragantino são as outras duas, enquanto Palmeiras e Grêmio ainda não aderiram a essa possibilidade. Curioso é que na parte de baixo, entre os seis últimos colocados, apenas o Goiás não é uma SAF. Todos os outros candidatos ao rebaixamento já foram terceirizados. A nossa, gostemos ou não, é toda formada por Torcedores que sempre demostraram sua paixão pelo Galo.

Pelos números apresentados, além do desconto de 313 milhões de reais que eram créditos dos investidores na associação, ainda outros 500 milhões foram pagos aos cofres do clube. Ainda haverá o aporte de outros 100 milhões, a ser captado através de um fundo de investidores, regulado pela Comissão de Valores Mobiliários. Eu, cá do meu cantinho e sem entender dessa matemática financeira, quero confiar no propósito de quem está na direção do clube e da Sociedade Anônima. Seguirei cumprindo meu papel de Torcedor e consumidor de produtos da marca Galo.

Entre as projeções ambiciosas com essa nova realidade, é fazer com que o clube tenha lucro operacional. Situação que não vinha sendo possível por causa da dívida onerosa que passou para a SAF. Paralelo a isso, dentro da gestão financeira, amortizar através de negociações a divida assumida pelos novos sócios, redução de custos, fazer com que a nossa Arena – que terá outras bilheterias além do futebol – seja rentável e priorizar o futebol.

Sendo assim, ontem mesmo depois dessa coletiva, as especulações em torno de posições carentes e mesmo nomes para o elenco na próxima temporada embalaram a noite Atleticana. Lateral direita, mas aí depois de renovar com Saravia, ainda se fala na permanência do Mariano. Era pra manter o argentino e liberar o outro em busca de um para a titularidade. Ainda zagueiros, outro volante, meias e atacantes. Entre os nomes mencionados, o do ex-FluminenC e ex-Palmeiras – Gustavo Scarpa – tem sido o mais aprovado entre os Torcedores. É um bom jogador, isso é indiscutível, mas não uma joia ou cereja do bolo, como alguns acreditam. Sigamos!

Em tempo: O Galo não é só futebol, outras modalidades esportivas já nos brindaram com grandes conquistas. Dentro dessa realidade atual, SAF e estádio, o trabalho social do Instituto Galo tem sido linha de frente e orgulho ao Atleticano. Outro destaque, entre inúmeras, o trabalho de inclusão. Recentemente, na partida com o Fortaleza, o tratamento dado a um grupo de jovens autistas, não passou desapercebido e merece nosso reconhecimento. O Galo é gol e é inclusão social.

PS: Já estava postando, quando vi a data de hoje, me lembrei de algo que divido com os amiGalos. Exatos 17 anos passados, 15 de novembro de 2006, saí da estátua do Roberto Drumond – na Savassi – e fui até Itabirito (terra do Telê Santana) em agradecimento ao retorno da segundona para a primeirona. Foram 55 quilômetros que me valeram uma hérnia lombar, que me levou ao processo cirúrgico ano passado. Série B, nunca mais. Eu afirmo! E quero registrar meu agradecimento pelas manifestações de ontem. Bora em frente!

*imagens: 1) do blog; 2) Pedro Souza/Atlético; 3) arquivo pessoal Willian Santos

19 thoughts to “Jogadores descansam e bastidores se agitam”

  1. A julgar pelo nível da coletiva,o administrador do grupo de zap “tiozinhos xêidasboaintenssão” vai ter trabalho,viu! Primeiro vai ter de contratar um bom fonoaudiólogo,depois um mágico e por último um novo administrador, ele ñ vai conseguir colocar ordem no grupo. Como eu não entendi po##@ nenhuma do q disseram,mesmo colocando o volume máximo no modo surround,sugiro ao adm. do zap q leve a ideia de quê ao invés de investirem no futebol_ q ao que parece ficará em 2º/3º ou 4º plano ,comprem um equipamento q tenha uma boa capitação de som p ver se ajuda um “tiquinho ( tiquinho ñ, um Paulinho,vai! ) as idéia q os caras tentam passar àqueles q dar-lhes audiência. Que desastre,bicho! Até o PowerPoint dos caras é confuso,imagina “as idéia”. Ficar aqui no meu canto felizão,pq com este calor infernal,agora finalmente tenho torneiras com água aquecida em todo o meu cafofo. PQP, Marquim! Assim ñ dá,assim fica mudificí…

  2. O Geraldino:

    Ontem foi convocada a imprensa para uma coletiva da SAF…

    Powerpoint, CEO, Valuation, Colegiado, Meta Esportiva e blá-blá-blá…

    De repente o Bruno Muzzi, CEO, saiu com essa pérola sobre o “PLANEJAMENTO ESPORTIVO 2024”:

    “___ A gente traçou, para 2024, terminar em sexto no Brasileiro e chegar às oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores…” e pirirí-parará..

    Nessa hora, o geraldino, que ouvia a reunião por rádio enquanto trabalhava duro puxando seu carrinho de madeira como catador de papelão pelas ruas do centro da capital, não aguentou e comentou com o “general”, seu cachorro vira-latas que o acompanha nessa lida diária:

    “___ Ôh, general, o Atlético agora tem CEÔ. E o cara fala como se fosse o representante de DEUS aqui na terra. Olha procê vê, general, o que o cara tá falando: que o GALO ano que vem tem uma meta de ficá em sexto do Brasileirão e chegar nas oitavas da Liberta24 e Oitavas da CB24. Isso não existe no futebol, general!!! Isso é lá coisa de falá pra Torcida do GALO e para jogador boi cansado?!!”…

    Nessa hora o cachorro riu…

    E o geraldino falou:

    “___ E o ocê ainda ri, general!!! Olha que eu te batizei com esse nome no dia que eu te achei no papelão que eu catava ali na Guaicurus. Aliás, naquele dia, 24/07/13, eu tirei minha Camisa do Galo, que eu ganhei do Donizetti, o volantão atleticano daquela Campanha, e te enrolei nela porque você havia acabado de nascer e estava com frio e abandonado. Aí prometi a DEUS que se ocê sobrevivesse, eu colocaria o nome nocê de general. E ocê fica aí rino. Me ajuda aí, c@rai!!!

    Nessa hora o general falou:

    “ __ Tô rindo docê, não, sô!!! Tô rindo desse tal CEÔ conversando borracha!!! Como que esse cara fala em meta desportiva do GALO de 6º no Brasileirão?!!! E oitavas da CB24 e da LA 24. Então tá explicado o porquê desse time ficar patinando. Assim aconteceu ano passado e assim vai ficá neste ano. Imagina se a gente soubesse que lá na Cooperativa dos Catadores a nossa meta real fosse 60% menor do que a gente carrega todo dia? Dô conta desse povo de SAF, não, sô!!!”…

    “___ Nem eu”!!!, respondeu o geraldino…

    Aí o general emendou de bate-pronto:

    “___ Outra coisa, sô. Lá no quintal de casa somos doze da cachorrada. Todos eles latem e só eu falo. E por quê? Pela hierarquia da cachorrada. Sou o mais antigo e antiguidade é posto. E essa de todo mundo falá termina em quebra de unidade e uma casa dividida não fica de pé. No GALO deveria ser que nem na cachorrada. O tal CEÔ não deveria falá nada, a não ser internamente na Diretoria. O tal de Lamouniê então, o diretor de comunicações, esse é que não pode falar nada, não. E nem o 4ºR, o 3ºR, o 2ºR e nem o 1ºR, devem falar nada, institucionalmente. No Atlético quem fala é o presidente que tem voto e representa a Torcida, a Massa e me representa. Então, assim: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como ensina o BARATA. Quem fala pelo Atlético, para a Torcida e para fora é o presidente que também é do Colegiado. Esse CEÔ aí tá achando que manda e representa alguma coisa. Ele pode falar internamente. Pra fora, externamente, deveria se calá!!!”…

    Nesse momento o geraldino foi conversar com um soldado da PM do Canil, enquanto o general foi falar com o fuzil, o cão policial:

    “___ E aí, fuzil, beleza?!!”…

    “ ___ Beleza?!!! Ocê ouviu a entrevista do tal CEO do Atlético?!! O cara tá se achando acima do presidente do CAM. Por quê esse cara num cala boca?!! O pior foi o tal Lamouniê que no dia do jogo com a raposa mordeu no arame. Deixa eu te falar uma coisa, general: esse povo de SAF do Atlético deveria ficá é calado. Apenas três pessoas deveriam falar no Atlético: o jogador, na entrevista pós-jogo e não antes, para não falar bobagem; o treinador, na entrevista pós-jogo e não antes, para não falar asneira; e o presidente que deve falar pela Instituição. E a SAF faz parte da Instituição e não a Instituição faz parte da SAF. Quem falá, além desses três e fora dessas circunstâncias, tá querendo é aparecê!!!”…

    “__ Cê acha, fuzil, que o csa-bh vai caí?!!”…

    “__ Anota aí, general, os rebaixados: Kuei, Coxa, Baêa e csa-bh!!! E o GALO, chega onde?!!!”…

    “__ Ué, fuzil!!! Vai chegá onde o tal CEÔ falô: nas oitavas do CB23; oitavas da LA23; e G6 do BR23, pra cumpri a tal de meta!!! fuzil, esse povo de SAF num sabe nada de futebol, não, sô!!! Eles acham que o GALO é uma empresa. Empresa é a SAF e esse negócio de meta é informação sensível e reservada na Diretoria e só. Estrategicamente uma meta não pode ser divulgada. Esse povo de SAF só fala merd@, fuzil”…

    __ Fala, não, general…”….

    1. Acho que faltou ao “fuzil” dizer q o atual presidente (?) tbm deveria ficar calado,ou melhor, continuar sendo apenas o cozinheiro das comitivas.Afinal ali, talvez seja a figura mais importante no “tróssotodo”, ou não,vai q ele vende a bóia e deixa a peãozada com a barriga nas costas! Foi assim com o CAM,imagina um troperão arretado!

      1. JOSÉ ROBERTO,

        A SAF não é árvore, mas enxerto. A árvore é o Atlético!!!

        Pela unidade do Atlético quem fala institucionalmente deveria ser apenas e tão somente o presidente, que aliás faz parte do Colegiado.

        Se ele faz parte do Colegiado ele tem a obrigação, mais do que qualquer outro, de saber mais de Atlético do que todos, eis que ele é o único que tem um pé na Associação e o outro pé na SAF…

        De mais a mais é o único que tem voto no Atlético e por isso é o único que deve falar pela Instituição. Essa é a lógica. Do contrário, vira bagunça…

        Aliás, ele não fala pela Associação; ele fala pelo Atlético. Ele não fala pela SAF; ele fala pelo Atlético.

        E o Colegiado?!! E a SAF?!!

        O Colegiado não fala, a SAF não fala. São órgãos mudos e assim devem permanecer…

        A fala da SAF e do Colegiado são internas sobre gestão do futebol e só.

        A fala externa é do presidente que é o legítimo porta-voz do Atlético…

        1. “A saf não é a árvore,mas o enxerto. A árvore é o Atlético.” Compreensível,prezado! Mas á frente vamos ter a certeza e a dimensão,ou não,de que assim será. Mas,no entanto, porém; como é incrível a mudança no discurso dos caras após terem comprado(?) á árvore. Ao que parece, o tal “enxerto” tbm ñ será novidade alguma,pq na prática os mesmos q se propuseram a cultivar uma nova espécie de árvore á partir dele _ o enxerto _ estarão na administração, no fiscal e no futebol da “nova” criação.Compliance,q chamam. Portanto! O novo broto_ quê de novo ñ terá nada_ será a extensão da velha árvore de sempre, e neste caso, o fuzil “tá”certinho! O atual e os futuros presidentes da associação calado será um poeta, falando dará na mesma!
          Obrigado pela interação e parabéns pela criatividade ao dar voz aos geraldinos.
          Sigamos!
          Para o GALO tudo,para o resto nada. Ninguém morre nos devendo!

    2. ERNEST ,

      sensacional !

      Que “porcariada” esse tal de Atlético S/A .

      Você devia , ERNEST , abrir conta no X e levar o GERALDINO pra passear por lá , para contrapor as sandices que os tais influenciadores estão a “cometer” naquele espaço .

      É SURREAL o que os caras publicam !

  3. Bom dia Eduardo e massa. Estes jogadores mais descansam que jogam um verdadeiro spa de luxo no Galo. Sem cobranças, jogadores fazem ok quer e não dar em nada, aliás com estes salários europeus eita vida Boa tem estes bois cansados. É por isso que jogadores não querem ir embora do Galo. Aff. E para piorar a rainha da Inglaterra vá recandidatar para presidente do Galo aliás não sei ok faz este senhor no Galo quando aparece só abre a boca para falar asneiras junto com o péssimo diretor de futebol. É tanto amadorismo desta diretoria que pensam renovar com o aposentado mariano DM. Aliás falta renovar com rever .etc. o Galo precisa de uma limpeza neste elenco de bois cansados. A limpeza. Edenilson. Vargas kardek. Patrick. Jermeson. Hyorran. Mariano. Rever. Pavon.etc. aliás o Gaga 7×1 deveria ser o primeiro da lista aja milhões por mês jogado fora. Mas isso não vá acontecer temos um bandos de incompetentes no comando. Aff. Vá Galooooo.

  4. Cá entre nós, ninguém duvida de que os DONOS do Galo são atleticanos de verdade, de longas datas, alguns com bem mais de 70 anos e fortes empresários. O que lhes falta, no meu modesto entendimento, é um “cobra criada”, com entendimento da ATUALIDADE do futebol (antes que ele acabe no Brasil) para assessorá-los. Esse negócio de dívida do Clube, propriedade de quê, crédito de quem, aporte de não sei o quê, pouco me interessa. O importante é que os DONOS sejam atleticanos e trabalhem para manter a tradição do glorioso, com muitos títulos e glórias! Até morrer!

  5. Bom dia massa. Gostaria de levantar uma lebre. Aqui criticamos e com razão alguns cansados jogadores, poderíamos fazer uma lista sugestiva pra reposição de posições carentes no nosso galão, além claro das dispensas que a maioria já entende. Por exemplo alguém conhece um bom velocista? Ou armador? Ventilados os nomes do ferreira do grêmio e o Scarpa. Mas e aí, teríamos outros ? Alguém arrisca? SDS, vamo galo. PS: Lógico que teríamos de saber o que disputariamos pra o ano vindouro.

    1. Bom dia Alexandre: Eu já ouvi uma informação que o Galo tem uma ferramenta chamado Ciga, que monitora jogadores do mundo inteira e que este ciga teria um banco de dados com jogadores para todas as posicoes. Velocista tem Michael ex Flamengo, Savarino. Para a esquerda Bernard e Ferreirinha. Armador Scarpa. E falta um centrovante de verdade: tipo o Luisito Soares do Gremio( cereja do bolo).

      1. DOMINGOS SÁVIO ,

        jogador tem aos MONTES espalhados como pedras brutas por esse Brasil afora .

        Chover no molhado apontar que a solução pra montar um elenco de qualidade está nas barbas desses
        incompetentes .

        Um cara que não entende nada de futebol , um tal de Guardiola , expressou sua surpresa com o time do Fluminense , ironizado por ser um grupo sub40 , mas que tem em sua composição principal , 5 ou 6 jovens talentos de Xerem .

        Aqui os caras tem um lateral com 16/17 anos impedido de subir ; dois ou três atacantes com a mesma idade impossibilitados de fazer parte do grupo principal .

        E assim segue o jogo dessa FARSA chamada Atlético S/A .

  6. “Eu, cá do meu cantinho e sem entender dessa matemática financeira…”

    Não entende porque não quer, blogueiro. Hoje mesmo teremos nesse canto excelentes exposições teóricas e práticas do assunto que qualquer um, com um mínimo de esforço sairá daqui como em expert. E não precisaremos nem de inteligência para conseguir tal intento. Quer apostar?

    Abraços!

    Ps.: apostar, em homenagem a essa verdadeira praga que inundou o mesmo esportivo!

  7. Serviço de utilidade publica para os amigalos , jogos que preenchem a lacuna data fifa até o dia 26 proximo . Não me agradeçam , aposentei e não tenho nada pra fazer , assistam, torçam, e, principalmente, sequem . Vamos lá : dia 16 colombia x selecinha , dia 18 fortaleza x crucru , 18.30hs ,sabado. Dia 21 selecinha x argentina , terca feira , 21.30hs , dia 22 , quarta feira, 19hs crucru x vaxxxco , depois 21.30 hs, jogo de compadres , fluC x bambis. Dia 23 , dois jogos : 19hs fortaleza x bota , 19hs e 21.30hs carniça x bragantino e 21hs curica x baea , que está implorando pra ser rebaixado. Depois, sabado , na rodada 35 , jogo que interessa em cima e embaixo ,genehhhrico x vaxxco e a rodada segue no domingo, 26 , onde encaramos o gremio.

  8. Prezados Ávila, atleticanas e aleticanos!
    Caraca Ávila! Também tenho complicações decorrentes de hérnia de disco, com indicação de cirurgia, cujo procedimento ainda não tive a coragem de enfrentar. Convivo diariamente com fisioterapia e acupuntura, buscando adiar ao máximo a extrema solução. Mas o que importa mesmo é estarmos vivos e torcendo para o galo. Confesso que não sei se o scarpa será solução. Na faixa de campo que ele joga, com certeza vai tirar oportunidades dos jovens da base. O galo precisa, ao meu ver, de um centroavante, de um lateral direito e de 1 ponta. No mais, com o que temos, estamos bem servidos. É como penso!
    Hoje e sempre, galo!!!
    .

  9. Bom dia. Gostaria de uma explicação de alguém que entende, sobre esses valores que o galo está publicando. 400 milhões no futebol. 40 milhões para aquisições? Isso dá? Vamos ser competitivos?
    Teremos time p chegar em alguma final?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *