Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Já estou projetando 2023

Diante do fracasso da temporada, não me restou outra alternativa prosear com amiGalos sobre o que podemos esperar para o próximo ano. Mesmo considerando que ainda sonhamos com a vaga – quem sabe até direta – para a Copa Libertadores. Se virá ou não, de uma ou de outra maneira, caso contrário nos restaria a tal Sul-americana ou – até pior que isso – ficar na zona do limbo. Nem cai e tampouco alcança vaga nas competições da Conmebol.

É o trem tá feio pro nosso lado. Nossos dois próximos adversários São Paulo (fora) e Botafogo (em casa) são concorrentes diretos à uma das vagas na Libertadores, ainda que na fase de mata mata. Pois, se a possibilidade de entrar direto na fase de grupos tá difícil, restam essas duas em acirrada disputa. Além dos dois, ainda Fortaleza e até o mineiro América estão no nosso cangote. Eita vida difícil que esse time nos meteu nesse Brasileiro. Nem lamento mais as Copas do Brasil e Libertadores, vencidas pelo Flamídia.

Queria o título, não deu; a vaga direta na Liberta, cada dia mais improvável; entrar no mata mata dessa mesma competição, parece mais viável; conformar com a Sula, vai me deixar decepcionado. Essa última e não disputar nada é quase a mesma situação. Vamos esperar então as quatro partidas restantes para saber qual a sorte o destino está nos reservando. Seja qual for, uma coisa é certa, uma ampla reformulação no futebol terá de ser feita. Desde o comando técnico, se for para o Cuca continuar, que decidam logo. E no elenco, rejuvenescimento tem de ser a palavra de ordem.

A nossa parta, de Torcedor, sempre fazemos. Ainda que na última partida não tenha chegado a 20 mil abnegados Atleticanos no Mineirão. É pouco, mas considerando o que o time vem apresentando, posso afirmar que foi um bom público. E saímos de lá decepcionados. Refiro aos que apoiam até o apito final, longe em querer considerar aqueles que só veem o lado ruim das coisas. Aqui mesmo, neste tempo de draga que estamos passando, tem gente que sumiu durante as conquistas do ano passado, pois agora reaparece com as garras afiadas. Que Atleticano é esse?

Pois que, já na terça-feira, inaugurando o mês de novembro já vamos para a capital paulista enfrentar o ascendente time do São Paulo. Depois de perder a Sul-americana, o time dirigido pelo Rogério Ceni engatou uma boa sequência e está a apenas um ponto do Galo. Se perdermos e o Fortaleza surpreender o virtual campeão Palmeiras – que acho improvável – saímos até do G8. Tá bravo! Tudo isso por culpa e responsabilidade de quem deixou a coisa desandar e azedar dessa maneira. Diretoria de Futebol e comando técnico, principalmente.

E é com esse sentimento, de absoluta frustração, que estou passando esse final de semana sem Galo. Domingo sem Galo, relembrando meus tempos de criança em Araxá (quando o hábito religioso exigia), é igual final de semana sem missa. Fica estranho. Nem mesmo a festa democrática que o país vive hoje, pelo menos deveria ser assim, consegue me demover dessa frustração. E, nesse caso, tenho lado e participo ativamente, só que aqui trato de Galo. Se aqui falo do nosso time do coração, reforço, a frustração tem me dominado. Que venha logo a próxima temporada com caras novas para reacender a minha, a sua e a nossa Atleticanidade.

Amém e que assim seja!

*fotos: Atlético

10 thoughts to “Já estou projetando 2023”

  1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A coisa está feia, mas terca-feira dia 1 é do de todos os Santos. Vamos ascender uma vela, quem sabe não acontece milagres? Só milagre para nos livrar desta enrascada que o Cuca nos conduziu!
    Hoje e sempre, galo!!!

  2. Bom dia! Tenho comigo que nosso ano desandou na escolha do técnico para o inicio da temporada. Um cara sem histórico por grandes clubes, boa praça, camarada, amigo dos jogadores, sem títulos de expressão, com um esquema de jogo que nada tinha a ver com nosso galo. Jogo posicional, sem movimentação, que quase todos jogadores caíram vertiginosamente de produção. Acho que ainda tinha tempo se fosse trocado após a goleada sofrida do Fluminense. Talvez desse tempo. Ai chega o Cuca, e aquela desclassificação para o Palmeiras desandou de vez a maionese. Como pau que nasce torto, morre torto, vamos aguardar o que o ano nos reserva para 2.023 e esperar que a diretoria faça um planejamento correto, escolha o técnico já em Novembro (O Cuca ou outro de melhor gabarito) e planeje melhor o ano, para não ocorrer o que houve este ano!

  3. Voltando para comentar o vexame do sub 20 do Galo, que nao conseguiu classificar para a final do Campeonato mineiro. Isto mesmo!! Foi eliminado pelo América que fará a final com o Cruzeiro. Perdeu o primeiro jogo por 1×0 e ontem empatou em 0x0. 180 minutos jogados e não conseguiram fazer um mísero gol. Oremos!!!

  4. Que esse ano, a diretoria aprenda que planejamento se faz todo ano! É duro ver o flamengo ganhar dois títulos, o Palmeiras desfilar no Brasileirão, e o Galo passar vexame, sem brigar por nada. Nós sabíamos as nossas deficiências, e não consertamos nada. Sabíamos que faltava um zagueiro de qualidade, um reserva para o Arana, e para o veterano Mariano, um centroavante para substituir o Diego Costa, para o Hulk, poder continuar jogando pelos lados, um volante, e principalmente, um meia armador para substituir o cansado Nacho Fernandes, que já estava em baixa ano passado. Mas a diretoria fingiu de cega, enquanto flamengo e palmeiras, trabalhavam para nos superar.

  5. Bom dia Massa e Guru

    No começo da temporada o Galo era tido postulante aos títulos junto com o Flamerda e o Palmeiras e fica a pergunta: porque nossos dois concorrentes atingiram seus objetivos e nós não?
    Para mim, o fator determinante foi o perfil dos jogadores. Nos nossos rivais os jogadores entram em campo focados e não entregam o jogo enquanto no nosso elenco os jogadores, com raras exceções, entram em campo como se fossem jogar uma peladinha.
    Mas a culpa não foi só deles, foi tb das comissões técnicas (EL Turco e Cuca) que não conseguiram identificar esta letargia a ponto de corrigir a rota.
    A diretoria ( capitaneada por Rodrigo Caetano), também tem a sua parcela,pois foi omissa e deixou a barca desandar ao invés de chamar o pessoal na chincha.
    E agora, depois da vergonha pela qual estamos passando ao ter um dos elencos mais caros do Brasil, fazendo uma campanha de merda, ainda temos que ouvir que não haverá grande renovação no elenco.
    Resultado: no ano que vem o SPA Atleticano vai continuar aberto e funcionando a todo vapor.
    Aff

  6. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Creio que em 2023, a nossa atleticaniedade será reascendida pois temos chances reais de conquistar o tetracampeonato mineiro, poderemos ganhar um título internacional na Arena MRV ( Sulamericana) e creio que a CBF poderá reconhecer o Brasileiro de 37. Com isto, no ano de inauguração da Arena poderemos ter um tríplice, conquistando um título internacional e um nacional em campo e um Brasileiro por Twitter. Rejuvenescimento do plantel, teremos o retorno de empréstimo do Bruninho,Natan Pescador, Hioram e Fabio Gomes, alem de Calebe e Rubens que poderao se reafirmarem no time. Everson, Rodinei, Nathan Silva, Jemerson, Rubens, Neto, Calebe e Nathan( Bruninho), Ademir, Hulck, Pavon. Técnico: Cuca ( Tite).

    1. Caro Domingos Sávio,
      A temporada de 2022 conta com dois títulos: o mineiro, que nos mantém como o maior vencedor deste campeonato e, a super copa que foi conquistada ante o nosso maior rival.
      Considero muito importante o retorno do Bruninho. Cria da BASE,filho de Atleticano e, acima de tudo Atleticano. Ele joga com o coração na ponta da chuteira! Nathan pescador tem grande identificação com o clube. Fábio Gomes irá reencontrar seu futebol aqui no Galo. Hyoran não queria sair, sempre demonstrou raça e determinação. Calebe é um ótimo jogador, ainda não teve as oportunidades necessárias.
      A minha fé INABALÁVEL me mostra que Rogério Ceni é seus comandados serão as próximas vítimas do nosso Galão querido.
      O Atleticano nunnnnca perde a esperança! Somente sendo um para saber! Galo sempre!

  7. Bom dia. E frustração que pode aumentar. Perda de vaga e a tal da SAF. Proponho um debate ,transparente desse assunto. Chega muita coisa de mídia. Será que algum amigalo, não tem nada mais consistente p nos apresentar? Vamos mesmo vender o time p um empresário que já fracassou em outras oportunidades?
    Pq o galo gosta de complicar gente?

    1. Só sei que nada sei, mas desconfio de muita coisa. Parece que soltaram um balão de ensaio para depreciarem as ações da SAF. 850 milhões não houve reação em relação ao valor. Questionamentos houveram em relação ao INVESTIDOR. Agora bastão substituírem o Investidor e venderem pelo preço anunciado. Tudo minuciosamente planejado. Compram as ações na baixa, e vendem na alta. Quem comprar agora por 850 milhões, daqui há dois anos pode vender pelo dobro. Lucro de 100%. Essa queda do Galo, foi ótima para quem quer comprar. No ano passado o preço era dois bilhões. Agora, caiu para 850 milhões. O planejamento foi perfeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *