Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A inveja é uma m….!

Impressionante como setores da imprensa do eixo Rio-São Paulo, sistematicamente, desejam que o futebol brasileiro não ultrapasse as divisas dos dois estados. De alguns anos para cá, essa gente vem se ocupando de maneira especial com o Clube Atlético Mineiro, sempre no sentido negativo. Os últimos títulos internacionais do Brasil foram conquistados pelo Galo e isso parece incomodar muito. Desde a contratação e o sucesso da vinda de Ronaldinho Gaúcho, em 2012, alguns pseudocomentaristas vêm se notabilizando por apontar sua metralhadora para o nosso time.

Ontem (09 de junho), ainda assimilando e aderindo à contratação do Fred, passei boa parte do dia acompanhando a programação esportiva. Teve um que extrapolou o bom jornalismo, que deve ser feito com “informação”, e passou a dar “pitaco” e emitir sua “opinião” tendenciosa. O sujeito assegurou os valores salariais do atacante, afirmando que obteve a informações por meio de “fontes” em Belo Horizonte. Ora, quais fontes seriam? Se nem gente dentro do Galo tem essa informação. Mentiroso! Tendencioso!

Luan

Esse “coleguinha” talvez não saiba, mas é possível que o Fred não receba, por exemplo, os valores que o Rever pretendia recentemente. E o zagueiro está no Flamengo, que, aliás, quase sempre tem que ser levado à Justiça para a quitação de seus compromissos. Vide R10. O inconformismo chegou a tal ponto, que outro “comentarista”, na mesma programação, passou a falar do “temperamento” do Fred. Gente, enquanto ele estava por lá, nada disso era dito! Nessa mesma emissora, recentemente, um deles chegou a mencionar Giovanni Augusto ainda no Galo. Escalou Luan na lateral. Cardenas no time do Galo. Desinformados!

Depois de um amplo anedotário de desinformação, partiram para a questão financeira. Será que esses sujeitos, que diariamente invadem nossas casas, não se atualizam para emitir o que dizem? Antes da minha manifestação pessoal, cabe uma colocação. Assentam no próprio rabo, pois o futebol carioca é seguramente o mais falido de todo o Brasil. Dois times se alternam na série B, constantemente. Outro cai e é salvo por uma suspeita irregularidade. O último, quando começa a descer a ladeira, a CBF adia jogos, remaneja a tabela e as coisas se ajustam.

sede CBF
Fotos: UAI/Superesportes

Mas, quanto à situação financeira, com todo respeito, esses caras precisam saber que o Galo foi o primeiro entre todos os clubes brasileiros a juntar na CBF todas as certidões negativas, após aderir ao Profut. Todas as dívidas estão equacionadas e sendo honradas conforme acordo firmado.

E mais, se não sabem, o patrimônio do Clube Atlético Mineiro é seguramente um dos maiores, se não for o primeiro, entre todos os clubes do futebol brasileiro. O Galo tem sua sede situada no bairro de Lourdes, área de maior valor imobiliário na capital mineira, ao lado de um quarteirão onde fica o Shopping Diamond Mall, também de propriedade do Atlético, bens que devem ser somados ao melhor centro de treinamento do Brasil, à Vila Olímpica e ao Clube Labareda. Além disso, tem projetada a construção de um estádio, de outro shopping e um centro de convenções numa área já definida. O deslanchamento desses projetos dependem apenas do afastamento de algumas pendências burocráticas.

Enquanto isso, times do eixo – notadamente os cariocas – nem lugar decente para treinamento possuem.

É por esse tipo de jornalismo que os 7 a 1 para a Alemanha precisam ser devolvidos ao inexpressivo Haiti.

Enquanto isso, apesar de indignado, o Atleticano segue seu caminho sem ligar a TV para assistir aos desatinos de gente facciosa. A caminho da quinta Copa Libertadores consecutiva, diga-se!

 

39 thoughts to “A inveja é uma m….!”

  1. Certíssimo, nas vésperas do clássico Atlético x Cruzeiro, a globo neste sábado falou deste clássico aqui em Minas, o Esporte espetacular do domingo vai mostrar uma matéria sobre o clássico deles mas nem tocou no assunto, falou que vai transmitir o clássico de são paulo, mas quem é que quer ver clássico de S.Paulo, somos mineiros e queremos minas.

  2. Eu tb vi o programa. O jornalista tava transtornado, arrancando os cabelos e a cueca pela cabeça. Os outros participantes só balançando a cabeça, uma coisa ridícula e infantil. O problema é que a geração de noventa por cento dos programas esportivos são de São Paulo e Rio. Notícias de Minas e dos Gauchos, só bem de leve. Nós somos fortes e vamos em frente, saltando todos os obstáculos, má vontade e bairrrismo.

  3. Me deparo com os noticiários pela manha, e com o fanatismo pelas noites das quartas feiras e nas tardes de domingo. Gostaria de saber quanto o clube de futebol paga os torcedores pra ficarem gritando, falando palavrão, humilhando outros jogadores, técnicos e juízes com palavras de baixo calão. Vai um torcedor dizer pra um jogador do clube que ele torce que ele vai em todos os jogos do clube e grita o nome dele o jogo inteiro e depois pede pra esse jogador pagar um ano de conta de luz pra ele pra ver se o jogador vai pagar…. Vai mandar vc ir trabalhar, mesmo com seu salario de 1000,00 (e ainda estou sendo otimista ) e o salario dele de uns 400 mil por mês… E estão aqui discutindo inveja, qual time o fred tem que jogar, se ele é cruzeirense, etc. Cara, não sei como os olhos de torcedor ainda não se abriram, continuam nessa ilusão de torcer, discutir, brigar, maltratar, humilhar outras pessoas e seus familiares. Podem me xingar a vontade aqui, sei que muitos vao se irritar dizendo o que eu estou fazendo aqui e tudo mais (Isso esta no sangue de pessoas ignorantes), mas tem coisas que não da pra engolir…. Aqui, so pra lembrar, a vida vai continuar existindo sem ou com time de futebol, esse esporte nojento que só trás confusão e discórdia entra familias…

    1. Concordo contigo em parte , Aluísio ! Muita gente permitiu d efato que a sua vida se resumisse a paixão pelo futebol e isso serviu de fato para que fossem manipuladas por muita gnete pilantra do nosso país.
      Agpra ,só não concordo que o futebol é o que há de pior no nosso páis . Onde não existe corrupção ? No vôlei, no nosso meio empresarial , no acadêmico ? E os tão venerdos astros da nossa MPB que se venderam ao piores esquemas de corrupção política da História brasileira, mesmo já sendo homens milionários . Será que se eu pedir que paguem amin ha conta de luz eles pagariam ?
      Entenda que não podemos ter uam visão tão definitiva quanto a qualquer manifestação . O futebol no Brasil simplesmente porque o nosso país é igualmente sujo .

  4. Sou torcedor do Clube de Regatas Vasco da Gama e simpatizante do Galo em BH. Concordo plenamente com os comentários do Jornalista De Ávila, pois a cartolagem do Rio conseguiu levar o futebol carioca ao caos.

  5. Amigo sou Flamengo e acho que a ida do Fred para o Galo foi uma boa. Mas acho que você apenas se empolgou quando citou a imprensa do eixo Rio- SP, e também que o flamengo não paga seus dividendos, isso era passado, agora com a nova diretoria isto mudou, para ficar no âmbito futebol,cito um caso parecido com a ida do Fred para o Galo, que foi a ida do Guerreiro para o Fla, muitos da imprensa acharam um absurdo a troca de time do peruano, sendo que muitos torciam e ainda torcem para que ele não dê certo no rubro negro. Acho que o Fred vai se dar bem no Galo e fazer muitos gols.

    1. Tb acho, mas o que me incomoda são os caras invadirem por horas as casas de todo o Brasil, como se existisse futebol apenas no Rio e em São Paulo. Chega! O Galo, como disse no texto, foi o primeiro a entregar as certidões na CBF e os caras ignoram isso. Cansa!

  6. De Ávila , eu moro no Rio e digo que você está coberto de razão. A imprensa esportiva carioca é a mais despreparada e tendenciosa que existe no Brasil. Se compromete com o que há de pior na nossa cartolagem e na política . Certa vez, uma emissora daqui gastou duas horas da sua gradede programação transmitindo a formatura das crianças do ensino fundamental ,sendo que , há alguns anos atrás , um comentarista desta mesma emissora disse sobre a inauguração do psicinão de Ramos : ” seo piscinão fosse feito em Londres, os Beatles ressuscitariam só para cantarem em homenagem ao nosso governador “. Quem acha que estou inventando, basta pesquisar no google.
    Por isso, meus amigos, não é de se admirar porque não somente o nosso futebol é hoje apenas a quarta força do Brasil e só não passou pela suprema humilhação de ter dois garndes rebaixados no mesmo ano porque o Fluminense foi salvo da segundona em uma dos deboches do Poder Judiciário ás nossas inteligências desta fatídica “Nova República “. E claro que a imprensa carioca apoiou esta canalhice da maneira mais sórdida possível .
    E não é só o futebol que faliu, mas o estado do Rio como um todo. Falido inclusive moralmente . Não por acaso que surgem vários movimentos políticos no Sul do Brasil , em Minas , em São Paulo e até no Nordeste brasileiro ,mas no Rio ,nada . É como disse xerta vez a Xuxa : ” Todo o mundo tá feliz ? Tá feliz ! ” . Como ? Não sei !

  7. A grande culpa de tudo isto é a pouca expressão da imprensa mineira, vamos reagir gente chega de ficar obscuro vamos divulgar o q temos

  8. Eduardo vou dizer de onde vem o dinheiro do GALO, cota da Flórida,CUP, Libertadores, Mineiro e Brasileiro isso chama-se administração saudável a imagem do Clube no Mercado. Foram vendidas 360 MIL a fornecedores, 30.000.000,00 da Dry Word, fora a a Grana do Bernard liberada. e ainda as vendas do JEMERSON, ANDRE E GIOVANE, dai sai o dinheiro. O incompetente que se estabeleça. Saudações Alvinegras.

  9. EDUARDO, existem pseudo-comentaristas também aqui em MG, que apontam a metralhadora para o Galo sempre. Vide as manchetes dos jornais, após uma derrota do Galo e do Cruzeiro pelo placar de 3×0. “Galo dá mais um vexame e é goleado pelo…” “Cruzeiro joga mal e perde para o time…” Comentários pessoais dos bloguistas torcedores, são pessoais e entendidos. Agora manchete do jornal, não pode ter parcialidade, né. Aqui tem muito disso INFELIZMENTE, sempre a favor do lado azul.

  10. O Alexandre Nepomuceno está usando a estrutura do Galo para se promover. Ele mira o cargo de Deputado Federal. As contratações e os valores que ele tem gasto com o time não condizem com o que é publicado sobre as dívidas do clube. Ele vai deixar o Galo na miséria igual fizeram Afonso Paulino e o Ziza. O pior é que o dinheiro está sendo gasto em jogadores em final de carreira e de retorno técnico duvidoso, mas que, no entanto, botam o clube e o seu presidente em evidência na mídia.

    1. O Daniel, não Alexandre, não disputará sequer a reeleição de vereador. Quanto a querer ser deputado, só daqui dois anos, é um direito que todo cidadão tem,. Você, ele, eu, enfim quem quiser.

  11. Estou morando em Guarapari onde existem dois times de expressão para os capixabas, Vasco da Gama e Flamengo. Mas vendo a Globo, não sei se de São Paulo ou

    Rio, noto como tratam diferente as matérias sobre o Galo, isso quando dizem alguma coisa. Nos jogos dos times do eixo, mostram gols com reprises, melhores (as vezes piores) momentos e as brigas de torcidas. Mostraram gols de diversos estados do sul até o nordeste e por último, no jogo de oito gols (com ênfase no número de gols) mostram um gol de cada time. No caso Fred, a tônica dos comentários é a saída do jogador do Fluminense, a reação dos torcedores (deles, claro) e explicações dos cartolas (deles, claro). Tenho menos de um mês de Guarapari, acho que pelo número de mineiros que tem por aqui, o descaso é super preocupante.

  12. Bom dia, Eduardo.
    Onde estão os principais meios de comunicação, localizados no eixo SP-RJ, nos rotularam e falam-se muito do provincianismo mineiro, que somos um povo desconfiados demais, que somos comedores de pão de queijo, roceiros e bichos do mato. Veja bem, tudo isso que eles afirmam a nosso respeito, é da característica do próprio eixo. Eles são os maiores provincianos. São fechados em um mundinho onde somente eles é que devem prosperar, no futebol se auto afirmam os “inventores da roda”, os que estão sempre na crista da onda. Mas em outras praças (em MG e RS principalmente) também há organização, existe literalmente vida inteligente fora da praia de Ipanema e no bairro da Mooca. O Galo sempre foi um time que chamou os holofotes, nossa magia incomoda bastante a turma, isso é inegável. Vamos lá, desde os tempos de Reinaldo e sua posição política éramos perseguidos. Sou “novo” ainda, tenho 31 anos apenas, mas os mais velhos de jornada, os arquivos esportivos e a internet sempre me informaram do pioneirismo do Galo. Nossos feitos heroicos como o primeiro clube do Brasil que excursionou pela Europa, os heróis campeões do Gelo, por exemplo foi somente um capítulo de nossa rica história que só nos engrandeceu e fez com que fôssemos este Galo pioneiro, Forte e Vingador.

    P.S. Vamos confiar em uma boa passagem do nosso novo centro-avante o, o Fred, ele é de família Atleticana, nunca nos desrespeitou. A antipatia se deu pelo campeonato de 2012. Agora é pensar pra frente.
    Abraços e que venha mais um clássico, vamos pra cima!

  13. O nome de um eu sei: Mauro Cezar Pereira, da ESPN. Ele que falou das suas “fontes” e do salário que o Fred vai receber!

  14. É complicado o acerto de detalhes numa transação vultuosa. Parece que Fred quer garantias de que irá receber o salário em dia, conforme o acordado. Jogadores acima dos 30 anos deveriam ter uma cláusula contratual prevendo a produtividade. Fred, o homem gol, é temperamental e os cartões juvenis virão com certeza, além da musculatura estropiada chamar os estiramentos e consequentes paralisações. Mas queremos saber é de gols, e que ele trate de fazê-los.

  15. Se foi contratado pelo Galo, se assinou contrato, se mereceu a confiança de nossa Diretoria é porque merece e portanto BEM Vindo FRED, afinal quem já aplaudiu Mixirica, Curé, Emerson Conceição e quejandos, reclamar do trio, Robinho, Lucas Prato e Fred? É o novo Trio maldito (Jairo, Mário de Castro e Said, dos anos 30) Chora inimigos do futebol bem jogado, chora que é muita bola nas redes. Glória Eterna ao Clube Atlético Mineiro.

    n Deus de Livre Conceição

  16. Vc está enganado. Posso afirmar que pseudocomentarista está mais para vc, dono do blog. Não obstante seja atleticano de coração, sou brasiliense, logo, não me encontro alienado por esta estúpida imprensa mineira. Se bem que vc é torcedor e torcedor interpreta da maneira como quer. É por atleticanos com síndrome de vira-lata como vc que ………………

  17. Dia Dudu . Perco meu tempo com esses caboclos não . A julgar pelo vosso relato, um dos especialistas em finanças aí , é o rapazin do cabelinho penteado pela vô , o wright dos microfones qdo se trata de GALO . espn – minúsculo proposital – a meu ver, é a grobo da era moderna, bairrismo exarcebado elevado ao cubo com um diferencial , ele é explícito .Não escondem suas preferências e ainda vomitam asneiras .Qdo o Alexandre ainda era o presidente do GALO este mesmo ‘do cabelin’, ficou pianinho ao entrevistá-lo , dia segte em outro programa voltou a falar merdas .Cancelei a assinatura desta porcaria , que assim como a grobo , tem as portas fechadas em minha residência .Qto ao Fred continuo com um pé atrás , penso que nossa diretoria seja séria o suficiente p/não fazer burradas qdo se trata de finanças,até porque o PROFUT está aí p/ lembrá-los: fez merda ,tá na merda.., !!! SAN

  18. Esse papo de dívida equacionada de novo pela diretoria antiga e atual,sendo que a cada ano orgãos do governo divulgam o contrário…Vá vender o Diamond Mall,para ver se alcança o valor alardeado…Estádio?O Palmeiras se ferrou…O Corinthians,também,mesmo com a ajuda de Lula…O Grêmio,já disse,que não quer o seu Estádio,pois só dá prejuízo…O Independência é do América-MG e nem assim o time é o “todo poderoso”…Logo,você verá no papel a insolvência escandalosa trazidas por contratações equivocadas…Além disso,Fred é cruzeirense…

    1. Prezada senhora! Jogadores são profissionais. Ronaldinho não era atleticano e chegou e deu sua participação na história do Galo. Alex não era cruzeirense e foi o responsável nas 4 linhas pelo título que vcs tanto perseguiam. Ter o estádio talvez não seja mesmo interessante, mas é chato quando você quer fazer uma partida, e tem que ver se outro time que tem a preferência, não vai utilizar naquela data. Além de ser possível se instalar lojas, empresas e outras atividades para bancar a manutenção, obtendo assim, autonomia do estádio para seu time. Se for possível, a Europa já demonstrou que bem administrado, um estádio é muito interessante. E por último, o imóvel tem seu valor pelo que vale não pelo que se obtém no momento de venda. Se um grupo de empresários quiser comprar o shopping e o Galo não quiser vender, eles pagarão até mais do que está sendo dito.

    2. Analice, achei sua resposta coerente. Mas quanto ao jornalista, que diz que o Galo é visado pela imprensa Rio-SP, ele não gosta que fale da Atlético-MG, mas insinuou que o Flamengo é corrupto e mal pagador. Quero dizer a esse pseudo-jornalista que a atual direção do Flamengo é honesta e trabalha em dia com seus jogadores, e que se o Flamengo é corrupto no “Brasileiro”, vale lembrar que o Fla nunca precisou apagar as luzes do Maracanã num jogo da Libertadores. Ah , sim, vão citar o episódio da Libertadores de 81, pois bem, é só ver os vídeos no Youtube, José Roberto Wrigth já tinha estabelecido que não aceitaria “excessos” no jogo, foi só ele falar e Reinaldo tentou assassinar Zico em campo, o resto teatro do próprio Atlético.

      1. Interpretação de texto não é o seu forte, caro! Quanto à 1981, a justiça divina já entrou em ação.

      2. É uma piada esse mulambo mesmo. O assalto do Rato foi normal né? Absurdo foi ter apagado a luz (???) Tipo, apagar a luz é criterio de desesmpate pra classificar time agora? Teve jogo com a luz apagada? Comédia.

    3. FRED é de família de ATLETICANOS de Teófilo Otoni e é tão atleticano q tinha o PULGÃO (mascote da GALOUCURA) tatuado, mas teve q cobrir quando começou a jogar no crüzero… e se fosse mesmo …., vc acha q ele se recusaria a jogar lá como o fez?

  19. Concordo com todas alegações. O Galo é o maior do Brasil. Só não concordo com a a afirmação sobre Zagalo e Dilma. Ter que engolir estas duas escórias…………………

  20. Eduardo, muito bom ver um jornalista sério como você expondo essa covardia / inveja que fazem com o Galo lá pelo lado do eixo RJ-SP
    Minha única crítica ao seu comentário é: Vc deveria citar os nomes desses jornalistas, para que a torcida atleticana possa “evita-los” e “boicota-los”. Sei que são muitos, mas temos que fazer isso!

  21. Vamos dar nomes aos bois, critica sem endereçamento é meio vazia, generalizando. Galão da Massa sempre!!!

  22. É realmente impressionante o que falam do glorioso, eu particularmente não consigo assistir comentários sobre futebol nas vesperas de jogo do galo, esses jornalistas de pouca inteligencia so sabem criticar o galão da massa enquanto como você disse a CBF e suas cúpulas ficam de todas as formas denegrindo a imagem e difamando os grandes contratos que o galão tem feito, bom bola pra frente no final do campeonato vamos ter muitas alegrias e como disse o Zagalo e a Dilma eles vão ter que nos engolir e sem água, cerveja… a seco mesmo. E que viva o galão.

  23. Me decepcionei com a contratação desse cara , o tal de Fred. O cara não tem nada a ver com o galo . Já demonstrou que não gosta do galo e de sua torcida . Além do mais está em fim de carreira. E qual é a da diretoria investindo em medalhões e mercenários sem amor à camisa?

    1. Fred no Galo, endividamento e montagem do time (minha visão)
      O Atlético atualmente é o time mais endividado do país… Sim.. isso é verdade… Porém, qualquer pessoa que entenda de finanças, sabe que o endividamento é algo possível desde que haja contrapartidas importantes como bens investidos pelo clube, projetos e visões do futuro do clube, entre outros. Ter dívidas é uma coisa.. ter patrimônio é outra… As maiores empresas do Brasil são também as mais endividadas… O EUA é o país que possui a maior dívida do mundo.. e ai? Um fator isolado não explica a saúde do time…

      Verdade é… estamos com planejamento sendo seguido e com amplas possibilidades de crescimento…

      Neste cenário, conseguimos trazer o Fred, depois de trazer Robinho, Ronaldinho, Tardelli, Victor, entre outros. A maioria dos times não conseguem fazer o mesmo…. Então a parte financeira e estratégica de gestão estão explicadas…
      Agora na parte técnica… eu não queria estar na pele do Marcelo Oliveira…

      Definir a linha de frente.. só há vaga para 4… Temos Fred, Lucas Pratto, Robinho, Luan, Cazares, Carlos, Carlos Eduardo… fora os outros de “menor expressão no momento”…

      Definir a dupla de volantes.. que sobrariam apenas duas vagas… Rafael Carioca e… Hoje eu colocaria Junior Urso.. mas deixar Donizete no banco é um luxo muito alto…

      Na linha de trás temos o Douglas Santos (da seleção), Marcos Rocha (que deveria voltar para seleção) e uma dupla de zaga com Leonardo Silva e Erazo.. ainda tem o competente Gabriel esperando uma oportunidade… Patric (pra mim é lateral e ponto… minha visão)…

      No gol temos o Victor…

      É muito bom jogador para um time só… aí se explica o desespero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.