
Recentemente, nessa semana anterior (8/out), o título dessa coluna foi “Mirem se no exemplo desses meninos¨. Depois, por duas oportunidades “O bruxo tá na área e a bruxa tá solta” (10/out) e “A divertida performance do Torcedor” (12/out – ontem). Em todas essas ocasiões, exaltei o brio e a alma Atleticanas nos jovens e nos ex-jogadores com a camisa do Galo. Início a prosa dessa segunda-feira, ante véspera de jogo pelo Brasileiro, para provocar o elenco atual Atleticano. Tem faltado sim comprometimento de alguns jogadores.
A meu juízo, que merece, pode e deve ser contestado (desde que de maneira urbana, afinal quem tem o poder da razão absoluta (?), nem eu e nem ninguém), no elenco atual dou total imunidade a dois que estão honrando a nossa camisa (deliciosamente tratada pela Massa, como Manto Sagrado), desde as conquistas do início da década. Refiro, especificamente, a Hulk e Arana. Ambos não precisam provar nada. Tanto em relação ao potencial e qualidade quanto a dedicação e inscrição nos anais da história do nosso time do coração.
Volto lá nos tempos da contratação do super herói ao Galo. Sei até, nem vou estender sobre o assunto, que o Galo tinha a desconfiança de empresários. O que rolou depois explica a razão dessa situação. A ele foi dada a garantia de novos tempos, o que foi comprovado e – ainda que com críticas – a gestão tem honrado a folha salarial. Pois que, ele chegou e brigou por seu espaço. Chegou a questionar o treinador – Cuca – por chance para mostrar sua performance no gramado. Teve, mereceu, conduzindo (até como artilheiro das competições) o time nas conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Arana, igualmente repatriado, fez parte daquele elenco e foi importantíssimo nas duas conquistas. Formou um sistema defensivo eficiente que já tinha Éverson no gol e ainda contava com Mariano (Guga), Nathan Silva e Alonso (em grande fase). Somente o goleiro e ele permaneceram desde então, sendo que o zagueiro paraguaio retornou em duas ocasiões – incluindo a atual – sem repetir as atuações da campanha de 21 quando foi o capitão do time. Arana teve a infelicidade da contusão de 2022, que o tirou inclusive da Copa do Mundo, voltando depois alternando bons e maus momentos, em meio a outras contusões. E não refiro aos dois como reconhecimento, na verdade, confio ainda neles para a sequência dessa temporada e da próxima. Sobre Hulk, já disse e repito, ao final do ano arrumava as malas e ia para longe do Brasil. Aqui tem muito juiz invejoso perseguindo o atleta. Desde Daronco, passando por vários outros, até chegar no bananinha Zé Pereira.
Quanto aos demais, menciono vários como Éverson, Saravia, Lyanco, Vitor Hugo (já critiquei), Alexsander, Scarpa (sei que vai ter contraponto, mas defendo), Bernard (de jogos recentes), Igor Gomes (igualmente na fase Sampaoli), Franco e Cuello (todos tirados de memória sem pesquisa) que entendem o que é jogar pelo Galo. Outros não saberia avaliar, mas quanto a Rony, Junior Santos, Menino, Fausto Vera, Reinier, Caio (ainda que tenha reagido) e Natanael é preciso ligar a tomada em 220. A eles e a outros (que merecem ser reoportunizados, como Dudu e Iván Román, confio demais nesse chileno) seria interessante passar e repassar vídeos do sub-17 (sub-20 não, por amor!) e da partida festiva de ex-jogadores do Galo – entre eles R10 e TD9 – para que entendam a importância de vestir a camisa preta e branca para milhões de apaixonados Atleticanos.
Ainda tem tempo para essa recuperação (segunda época, como sugeriu Domingos Sávio) e mostrar a que vieram. A conquista da Sul-americana e uma boa sequência de vitórias no Brasileirão, seriam decisivos ao futuro do Galo e a permanência desses jogadores na altíssima folha de pagamento Atleticana. Parece, sem dados para afirmar, ser a terceira do futebol brasileiro. E o time eliminado da Copa do Brasil e em 14º lugar no Brasileiro. Mirar, inspirar, aspirar, devotar com toda dedicação nos próximos jogos. Ganhar e perder é do futebol, mas entrar em campo com preguiça e má vontade não é profissionalismo. O básico é bom goleiro debaixo das traves, defesa sólida, meio campo que faça a transição (ligação) e ataque que conheça o caminho do gol. Para isso, fundamental é vontade. Que assim seja!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

Estou na minha “data fifa”…kkkk. Quando não tem jogo do Atlético isso aqui vira um festival de “besteiras” que me cansa mais ainda…Um salve ao DS que comentou que eu faço alguns comentários sujeitos à carraspanas….A questão é simples: Eui vejo o futebol de outra maneira. Ele, DS, é um dos poucos aqui que tb enxergam o futebol além do campo. Tem comentário que deve dispensar fulano, sicrano…etc…Que deve reduzir salário de fulaninho, sicraninho..como se isso fosse normal. Nem na vida comum é possível reduzir salário, quanto mais desta casta de pessoas. Muitas viagens na maionese. Apenas para descontrair e com o devido respeito ao Nobre Blogueiro…talvez para não perder o costume…ele reclamou da arbitragem da tal pelada de fim de semana. Alias, eu me recuso a assistir esse tipo de “jogo”. Para quem não sabe, cada um dos “pançudos” recebeu 20 pilas para estar ali com direito a avião, comidas, bebidas pós “jogo”. Ainda bem que quarta feira recomeço o campeonato. Ufa”
Bom dia Ávila. Futebol é momento! E o Arana, com o devido respeito, depois que voltou da contusão não teve o mesmo desempenho. Na final da Libertadores, falhou em dois gols. A Avenida Arana e Alonso é a mina. O Arana nos faz ter saudades do Rubens, ainda que improvisado. Bananeira que já deu cacho, diriam em Perdizinha. O Hulk conseguir ficar na reserva do Roni e do Dudu, precisa falar algo mais? Eu não vou ficar esperando que o Hulk volte ao desempenho de 2021, por duas razões: Naqueles tempos tinhamos: Alan, Jair, Nascho e Zaracho no meio. No ataque Savarino, Keno, Hulk e o Diego Costa no banco, junto com Vargas, Sasha e o Hulk está quatro anos mais velho. Não tem o mesmo fôlego e muito menos o mesmo suporte dos companheiros de time. Parece até que muitos companheiros de time não toleram suas reclamações com Juizes e com os companheiros. Por que o Bataglia foi embora? E as discussões com Scarpa, Alan Franco e outros. Uai, o líder do time era o Hulk, mas foi o Rony que resolveu a questão dos atrasos de salários? A liderança quatro se esgarça não se recupera. O Hulk já perdeu o encanto junto aos jogadores que o reveriavam. Hoje no máximo o atoleram. Até porque ganha mais de dois milhões e não tem feito a diferença técnica de outrora.
Como Hulk e Arana não precisam provar nada?
Futebol é momento, e o desses 2 é absolutamente horroroso. O Hulk não acerta um passe de 3 metros. Arana só joga para trás!
Resumindo, não estão jogando nada. Se Hulk entrar como titular contra as aparecidinhas, o Galo começa o jogo com 10!
Diz um velho ditado que “todo grande time começa por um bom goleiro”. No Galo já temos o nosso, ainda que necessitando de mais um puxões de orelha, por causa da cera exagerada e desnecessária em vários momentos. No mais, não tem nada muito complicado, tal como resume o blogueiro democrático, ou seja, “uma defesa sólida, meio de campo que faça a transição e ataque que conheça o caminho do gol”. E, concluindo, está faltando exatamente o que não temos visto: a FUNDAMENTAL BOA VONTADE! Que esta venha e tenhamos dias melhores, porque, aqui, é Galo enquanto vivermos!
Em tempo: nesta linha de pensamento e guardadas as devidas proporções, recordo-me do “homão” Yustrich, que, com o que tinha, levou o Siderúrgica ao campeonato mineiro de 1964, simplesmente formando uma equipe bem estruturada e com boa vontade.
E O FUCHS?!!
Contra o BBB, SAMPAOLI vai ter muita dor de cabeça ruim para escalar o Time, definir a estratégia de jogo e fazer as substituições em razão dos muitos desfalques no Alvinegro…
A zaga pode vir escalada com VITÃO e TRESSOLDI num claro risco decorrente da imaturidade do primeiro e da total falta de ritmo do segundo, podendo a situação levar a dupla a espanar por razões óbvias, convenhamos…
Os setoristas têm especulado a zaga com improvisações (Saravia, Tressoldi e Fausto Vera) ou (Saravia, Tressoldi e Caio Paulista) ou …
Sei lá…
Enquanto isso, BRUNO FUCHS, que é do GALO, segue bem no VERDÃO. O zagueiro saiu no início do ano na operação que envolveu a chegada de CAIO, o PAULISTA…
O vínculo de FUCHS contém opção de compra e o PORCO vai ficar com o zagueiro depois que ABEL FERREIRA decidiu pela permanência do jogador…
“___ É um zagueiro com uma saída de bola absurda, com uma calma também extraordinária. É um jogador que nós gostamos e que vamos continuar com ele”, cravou o técnico português…
Será que ninguém da Diretoria (CIGA, VITOR BAGGI, BRACKS, CUCA, SETORISTAS E CANTO DO GALO) viu qualidades em FUCHS?!!
Que a interseção Torguiana nos livre da LEI (DE MURPHY): “Se algo pode dar errado, dará, da pior forma e no pior momento”…
Mas em relação ao Fuchs, prezado Ernest, não podemos isentar os inúmeros çábios que vinham aqui diuturnamente malhar o cara enquanto ele era nosso jogador. E malhavam o Igor Rabelo também. Expressões dirigidas aos dois citados, tais como “cintura dura”; “boneco de olinda” e “perna de pau” eram alguns dos elogios dedicados a eles por essas plagas. E hoje, aqueles que os malhavam, certamente estão por aí “deitando falação” contra a Diretoria por tê-los negociado com o Palmeiras e Fluminense, respectivamente. Ou não? Como é fácil a vida dos engenheiros de obras prontas…
Prezado ERNEST, sempre na temperança e/ou raio-x os seus comentários. Também acompanhei a ascensão FUCHS no escoado fim de semana, com gol, reconhecimento a ponto de ser adquirido em definitivo pelo palmeiras, após ser incensado pelo temperamental Abel, cuja fala foi literal e pertinentemente aqui reproduzida por você. Procede o puxão de orelha no CIGA, no entanto, muitos torcedores, incluindo aqui no Canto, lascaram o bambu no zagueiro.
Bom dia a todos! Futebol é ingrato demais!!! O Fuchs era execrado pela torcida, agora virou craque e reclamamos da saída dele, dureza!!!!
O Eder Aleixo ainda vai nos treinos?
O pior é que são tão burros que provavelmente parte dos 22 milhões do passe o Palmeiras vai querer empurrar o Caio paulista e eles vão aceitar.
Salve Massa e Guru
O título da live do Breno Galante hoje foi: Sampoli a espera de um milagre.
Não sei se parafraseando o famoso filme estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, uma obra prima.
Fato é que pelas inúmeras ausências, quer seja por contusão, por cartões ou pelas convocações estapafúrdias desta maldita data FIFA, estamos indo aos cacos para este próximo clássico.
Boa a oportunidade para aqueles que ou não a tiveram ou não souberam aproveitar, para mostrar serviço.
Vejo alguns pedindo Vitão na zaga, mas por mais que eu seja a fvor do lançamento dos moleques, vejo com temeridade a escalação desta cria e porque?
Se fosse o lançamento do Veneno por exemplo, tudo bem, pois se ele falhar no ataque a justificativa será a ansiedade.
Mas e se Vitão falhar lá atrás e sua falha resultar em gol? Será que vamos ter a mesma paciência e compreensão?
Então para mim é fechar a casinha com os mais experientes e na primeira oportunidade lançar o garoto.
Já com relação aos dois citados pelo Ávila e que aliás foram matéria dos meus comentários na semana passada, concordo em tudo, com uma ressalva: para mim ambos foram e são importantes sim, mas não têm imunidade garantia, pois não esta fazendo por merecer.
Mas ambos têm crédito sim junto à Massa e só depende da atitude deles para reverter as críticas atuais.