Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Imagens do pré-jogo e do jogo

jogadores Galo jogo com o Palmeiras 17-11-16 

Como fui para o Independência muito cedo, tive o privilégio de presenciar – até mesmo de registrar – cenas que confortam os amantes do futebol. Os palmeirenses, embora até tenha certa dificuldade em entender isso, têm uma aliança com os Atleticanos. Dificuldade, pois acho que cada um deve torcer e defender o seu time do coração. Mas tudo bem, se assim a maioria entende, não serei contra.

Mas, o que deveria ser regra em toda e qualquer praça onde se disputa uma partida de futebol, não passou despercebido em torno do Independência. Ao contrário de torcidas cariocas como a do Flamengo, Fluminense e até a pequena do Botafogo, das paulistas do Corinthians e São Paulo e até mesmo de uma menor aqui de Minas Gerais, os “porcos” estavam em meio aos “galos” numa bonita confraternização. Talvez os torcedores desses clubes tenham mais dificuldade de convivência pela conivência da CBF em favor de seus interesses.

Nem parecia que Atlético e Palmeiras se enfrentariam logo em seguida, tal era o clima amigável entre as duas facções. Quando os times entraram em campo, tinha-se a impressão de que o clima teria continuidade. A maioria dos jogadores palmeirenses foi até ao treinador Marcelo Oliveira. Da mesma forma, Atleticanos se dirigiram ao banco adversário para saudar Cuca. Cada um já trabalhou na outra equipe, com muitos jogadores que ainda atuam hoje. No caso do Cuca, especialmente, destaco o reconhecimento do Torcedor preto e branco que homenageou o treinador campeão da Copa Libertadores de 2013.

Quando tudo parecia caminhar para um ambiente sadio, dois jogadores palmeirenses cuidaram de manchar a noite. Dudu e Gabriel Jesus protagonizaram cenas lamentáveis. O primeiro, conhecido de parte da torcida mineira, é um contumaz criador de caso. Não é sem motivo que constantemente é presença nos tribunais disciplinares. O outro, jovem ainda, certamente deslumbrado com sua transferência para a Inglaterra se acha um craque. Nenhum deles é diferenciado, são sim bons jogadores, nada mais.

Tanto é real a colocação que estou fazendo, que o treinador Cuca – virtual campeão brasileiro de 2016 – sacou ambos da equipe antes que o comportamento pudesse penalizar o Palmeiras na partida de ontem e nos próximos compromissos do Campeonato Brasileiro. Jesus, que nenhuma semelhança tem com o nome que ostenta, ainda saiu de campo conversando “fiado” a respeito de jogador Atleticano. Ouvi a entrevista de ambos, ficou notória a imaturidade da jovem revelação. Já pude ver muito garoto deslumbrado indo para fora e voltando com o rabo entre as pernas. Ah! Seu companheiro Dudu que o diga!

Prefiro ficar com as imagens entre as duas torcidas, do lado de fora do Independência, daqueles jogadores que homenagearam e reconheceram seus antigos comandantes e ainda da Torcida Atleticana que em coro gritou o nome do treinador que nos deu o maior título de nossa história. Isso supera o desconforto com torcidas que são noticia na editoria de policia e jogadores como os dois palmeirenses.

18 thoughts to “Imagens do pré-jogo e do jogo”

  1. Esses belos exemplos têm que ser mesmo muito mencionados, grande de Ávila. O futebol, além dE um esporte de extremamente popularidade e uma tremenda máquina de fazer dinheiro é ,acima de tudo, uma das maiores e mais representativas manifestações culturais do nosso país. Eu já vivi momentos maravilhosos em jogos de futebol. Sempre digo que , tanto ou até mais do que o jogo em si, adorava estas confratenizações onde fiz muitos amigos e aprendi a ver o esporte como uma da sminhas grandes referências na vida .
    E não posso , não quero e nem vou abrir mão de nada disso por causa da vigarice de pseudos empreendedores que insistem nessas farsa de elitizar o futebol no país e nem devido a estupidez de certos membros de organizadas . O futebol é , foi e sempre será nosso !

  2. Não dá para comemorar gol do Gabriel Jesus pela seleção. Jogador que mal saiu do cueiro e deu para esnobar companheiros de profissão (costuma dizer, com arrogância, que os outros não jogam em lugar algum). Talento não justifica arrogância. Mesmo que justificasse, o futebol dele não seria para tanto.

  3. Eduardo, Gabriel de Jesus não está tendo nada. Se acha mais do que é, depois que ganhou a medalha de outro na olimpíada ele perdeu a humildade. Uma pena, porque parecia ser um cara diferenciado. Mais deslumbrou muito cedo e ta ficando marrento. Se for nessa onda vai ficar igual o outro Gabriel que era do Santos. Ela agora reclama de tudo e de todos, do juiz, dos companheiros, até do treinador, ontem saiu dando xilique, fora que em todos jogos toma cartão.
    Espero que mude, porque se não vai cair no esquecimento.

  4. O planejamento para 2017 precisa passar urgente por pelo menos um grande zagueiro e um grande volante de marcação. Reconheço a raça e o comprometimento do Donizete, mas isso só não basta para que tenhamos um sistema defensivo sólido. O Donizete já não tem mais idade para ser titular do Galo, pois, o mesmo está marcando de longe, somente com os olhos. Nossos adversários jogam livre, podendo pensar a jogada com tranquilidade. Existe um desequilíbrio no time do Galo, quando se tem um ataque bastante ofensivo e leve como o do Galo, precisamos ter um sistema defensivo mais compacto, com volantes que marquem mais de perto, além, de zagueiros mais seguros. Nosso treinador deixa muito a desejar, mas creio que não temos opções no mercado. Então que a Diretoria contrate o essencial, e isso inclui um bom zagueiro e um bom volante.

    1. Idiota é vc ….., que está entrando num assunto que não te é pertinente. Pq vcs adoram dar pitacos relacionados aos temas do galo???? Suas …… arrogantes, assanhadas e imbecis.

  5. A síntese do Galo de 2016: O ataque faz. E a defesa leva. Ou, em outras palavras, com Fred, Pratto e Robinho em campo não tem placar em branco. E com Gabriel e Erazo também não!

  6. A vontade do time expos dessa vez a falta de inteligência da defesa do galo. Como batem cabeça.

    Um lance aos 40 min do segundo tempo mostra claramente isso. O palmeiras pegou a defesa desprevenida, a bola é lançada na ponta esquerda, um jogador do galo acompanha o atacante, o primeiro pau e a entrada da área está absolutamente vazio e se vê um jogador do palmeiras livre se aproximando da área devagar esperando o companheiro receber e ajeitar, enquanto 2 jogadores acompanham tudo POR TRÁS, FICAM BOIANDO, SEM PENSAR, PREVER E SE ANTECIPAR AO QUE CLARAMENTE VAI ACONTECER, era óbvio q só iriam marcar o jogador do palmeiras depois que recebesse o passe na cara do gol, sendo que tinham todas as condições de se anteciparem ao lance, a sorte é que o passe foi interceptado.

    O lance do gol e mais um aos 45 min são 2 grandes exemplos de como esse time bate cabeça na defesa, e mesmo o ausente Marcos Rocha nunca foi um primor de inteligência na marcação.

    1. Ita, futebol e atacar pra vencer, se for defender seria mais facil, o dna do galo e vencer, esta no hino esta na alma atleticana, erramos sim no meio dando o contra ataque com Donizete, erramos em ter Ganriel como defensor, erramos e erramos, mas o principal temos um ataque que mete medo a todos, e fizemos ate agora 118 gols, quer mais, aqui e galo e parem de fakar em defender, sabemos e vencer e vencer e nosso ideal.

      1. O ideal é vencer títulos…

        Além disso, acho que vc não entendeu meu ponto de vista, os erros da defesa são absolutamente evitáveis, previsíveis, essa é a minha crítica.

        Estamos perdendo um título para um time burocrático liderado por um pirralho de 19 anos…

    2. ita,
      teve um lance no 2º tempo em que o jogador do Palmeiras saiu com a bola pela lateral.. o Donizete correu pegou a bola rapidamente e deu pro Carlos César bater o lateral pra pegar a defesa aberta, pois o time deles descia em velocidade. E o que fez o Carlos César? Cobrou o lateral pra trás, para o zagueiro Gabriel que, acuado, atrasou para o Victor…. assim é difícil. No lance do gol no lançamento do Dudu a bola passa quase debaixo do pé do Erazo, que parece ter mancado na hora e o atabalhoado do Gabriel fez outro gol contra (teve o do Diego).
      Ontem realmente o time apresentou raça, vontade, sangue nos olhos e até futebol. E nosso treinador estava numa noite feliz, sou seu crítico, mas reconheço isso. Vamos Galo! O bi da CB tá perto!

  7. O Jesus foi uma piada ontem, igual vem sendo na maioria do campeonato. Já o Dudu chegou a ser agredido pelo Robinho, fora algumas discussões normais devido à importância do jogo. Achei infantil e perigosa a atitude do nosso camisa 7, era o primeiro tempo e ainda tinha espaço pra vitória. Ah, depois de ver os melhores momentos do Grêmio, estou confiante no bi da Copa do Brasil!

    1. Márcio, eu tambem vi o jogo e achei que o time do Grêmio está a maior baba. Vamos ganhar de goleada. Nosso time é mil anos luz melhor que o deles. renato gaúcho é a maior enganação como técnico. Só se salva mesmo a bela filha dele. foi por isso que colocaram a filha dele em campo. porque o time deles é feio demais da conta. GALO CAMPEÂO DA COPA DO BRASIL 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *