Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pensando em 2017

Marcos Rocha coletiva treino 18-11-16

Enfim, uma notícia sensata para o início da temporada de 2017. O Galo não deve disputar a Primeira Liga. A decisão, anunciada ontem pelo presidente Daniel Nepomuceno, sinaliza que a direção pretende priorizar aquilo que interessa ao Torcedor. Ainda mantenho receio quanto à participação na Flórida Cup, mas, se o comando do Galo optou pelo torneio, prefiro acreditar que faz parte do planejamento para a próxima temporada. Além disso, é grande o número de Atleticanos nos EUA que querem, como nós aqui em Belo Horizonte, ver o time de perto.

treino 18-11-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

A justificativa para não participar da Primeira Liga, que parecia ser o embrião para buscar moralizar o futebol brasileiro, foi a falta de datas para os jogos daquela competição. Acredito, sem ter pesquisado, que o Galo deve ter sido o clube brasileiro que mais vezes atuou neste 2016. E até o final desta temporada, ao lado do Grêmio, ainda têm cinco partidas para disputar. Os demais, apenas três. É um calendário sufocante.

Esperar a equalização disso pela CBF é utopia. Para aquela gente, quanto mais jogos melhor, pois a receita da entidade só vai engordando. Se o dinheiro fosse aplicado no próprio futebol, ainda valeria. Mas, a exemplo da quantidade de impostos que pagamos aos cofres públicos, essa receita vai pelo ralo. Fosse tudo corretamente investido, teríamos estradas impecáveis com faixa dupla em todo o território nacional é a seleção não teria sido derrotada por sete a um pela Alemanha.

Abrindo mão de participar do torneio caça níquel, o treinador – seja Marcelo Oliveira permanecendo ou quem quer que seja (desde que não o Aguirre) – terá mais tempo para preparar a equipe. De cara, o Campeonato Mineiro. Concomitantemente à Libertadores, se passar pelo Grêmio e/ou superar Flamengo ou Santos no Brasileiro, entrando direto na fase de grupos. Caso contrário, terá que participar do complicado confronto pré-Libertadores. Muitos times que estão no cenário esportivo nacional já passaram por esta prévia para a competição da Conmebol. Alguns foram adiante, mas o Corinthians – por exemplo – morreu nessa fase há pouco tempo.

Ao que percebo, o Galo deve entrar focado e com determinação para esta final com os gaúchos na Copa do Brasil. Como mencionei, só nós e os gaúchos têm mais partidas que os demais times nacionais, em função exatamente desta grande final. Entre os dois, apenas o Galo tem chance de ficar no G3 e já assegurou – ainda que precariamente – a vaga para a Libertadores em 2017. Trocando em miúdos, o Galo é o único que disputa alguma coisa nas duas frentes que decidem vagas. Digo que o Galo deve priorizar a Copa do Brasil lendo a relação de jogadores para o jogo de domingo frente ao já rebaixado Santa Cruz.

Sem chance de título, com alguma possibilidade ainda de entrar no G3, o treinador optou por um time todo alternativo para domingo em Recife. Pela lista devem entrar jogando: Giovanni, Marcos Rocha (para ganhar ritmo e quem sabe atuar na finalíssima), Jesiel, Edcarlos e Leonan; Carioca, Lucas Cândido (ou Cícero), Cazares e Carlos Eduardo; Clayton e Fred (que não pode atuar na outra na Copa do Brasil). Como se vê, será um time totalmente alterado. Se o Torcedor cobra entrosamento, compactação, isso e aquilo, imaginem esses onze que nunca atuaram juntos.

Se o time for realmente essa aposta, vejamos as opções de banco. Thiago (goleiro da base que vem encantando quem acompanha o dia a dia do Galo), Alex Silva (voltando de empréstimo e contusão), Ronaldo (que nega, mas é Conceição), Nathan e Eron (de volta pela enésima vez); Cícero, Matheus Roldan, Thalis e Capixaba; Hyuri (nem assim deve ser titular) e Luiz Guilherme. Como podemos perceber, há muitos nomes desconhecidos do grande público, mas, para quem acompanha a base, garante que desta safra ainda sairá gratas surpresas. Aguardemos!

Por amor à camisa Atleticana, tragam os três pontos de Recife. O Atleticano ainda quer o G3. Se a direção administrativa e técnica pensa diferente, o Atleticano ainda acredita.

 

21 thoughts to “Pensando em 2017”

  1. Infelizmente teremos MP em 17, a menos que a massa o coloque pra fora. Daniel e frouxo, com Kalil MO Nem teria vindo, já disse q não era técnico para o GALO. A mim não incomoda o tempo sem brasileiro e me orgulho do título da série B estivemos e ganhamos, batemos todos recordes de torcida nas A B C e D somos os maiores e nosso estádio já é realidade dentro de 5 anos no máximo.

  2. É evidente que há um reconhecimento, incontestável, até mesmo por parte dos adversários, que o Galo é hoje, sem sombra de dúvidas, uma referência no futebol nacional. Verdade é que, não fosse os mandos e desmandos mais absurdos que possam ser imaginados (e não podem !), o Galo estaria com este incômodo jejum de brasileiros. Mas penso que o atleticano, como eu, incomoda-se mais pela visceralidade da maldade que há décadas nos infligem. É muita sacanagem com o atleticano, de todos os lados. Então, o título mais lavaria nossa alma nesse sentido. Melhor é ganhar um bocado de Libertadores. Melhor é ganhar o mundo. Esse Brasil, seria só para contrariar mesmo. O chamado tapa de luva. Queremos mais. E o Galo tá ficando cada vez mais sem tamanho e incomodando muita gente. AQUI É GALO !!!

  3. Coincidentemente e convenientemente, faltando alguns dias para a final com o gremio, duas manchetes, que segundo alguns, nos mancham e nos desonram : Dez anos da conquista da série B,
    Quarenta e cinco anos sem conquistar o brasileiro, jejum mais longo do mundo.
    O fato é um só : de cinco anos para cá, o galão da massa, como uma carreta desgovernada, atropelou. O patamar é outro, em todos os níveis.
    Eu fico pensando e me perguntando : quando Argentina e Brasil se hospedaram na cidade do galo, não abrindo mão de lá de forma alguma nosso orgulho, centro de excelência em futebol , eu fico pensando o que foi na cabeça dos cartolas da cbf : Sacaneamos este clube há decadas, roubamos seus títulos em prol dos protegidos, na cara dura, e o que vemos hoje : um ct de primeiro mundo, uma grande possibilidade de construir seu próprio estádio, jogadores de renome internacional querendo aqui jogar, aumento de torcida no país todo, elogios na mídia até de adversários, picos absurdos de audiência no eixo(incomoda), um time que o Brasil gosta de ver jogar.
    E hoje, mais uma manchete : Três gigantes mundiais disputam o uniforme do galão da massa. É ruim?
    Meu time é tão forte que sobreviverá a aguirre e marcelo oliveira.
    Aqui é GALO, @#@#.@.

  4. concordo em partes com a dispensa de Marcelo Oliveira. ..aí fica a pergunta tem outro técnico a altura? Aguirre só fez cagada. ..c jogador não querer , pode vim até gardiola ,hj o galo tem muitos medalhões .hora corre hora não ,

  5. Engraçado como tem um “infiltrado” aqui no blog se passando por atleticano…. Será que ele acha que engana alguém????? Esse roedor é uma piada mal contada….

  6. Vamos ver do que o ‘cascudim’ é capaz . No início do Br16 assamos sardinhas dentro do Horto . Mesmo sem treinar juntos -não entendo isto ,e os coletivos , e o apronte para as partidas ,e o estudo das situações de jogo dos adversários ,fazendo com que o time B se arme tal e qual a eles fazem em seus jogos ,o que estes reservas fazem durante toda a semana ???? Com a palavra a comissão técnica . – que pelo ao menos horem a CAMisa que estão vestindo e que tragam 3 pts para casa … VAMOS CASCUDIM, AÍ TBM É GALOOOO … PO##@ … SAN

  7. Marcelo oliveira em 2017?!?! Meu Deus, tive até calafrio agora! Tudo menos isso! Nepomuceno não faz isso não que a Massa não aguenta mais um ano com esse enganador, queremos treinador!

  8. Acabo de ler aqui no Superesportes que o nosso jejum de 45 anos é o maior do mundo. É o tipo de reportagem que me deixa chateado. Outra reportagem que li é uma que fala dos 10 anos do titulo da serie B.
    Puxa vida, ma vamos lá meu alvi negro querido.
    Ninguem tem uma torcida como a tua. É vida que segue.
    Até me esqueci do que eu iria comentar.
    Vamos ganhar amanhã, porque é importante conseguir a terceira colocação , caso a gente não vença a copa do Brasil.
    Puxa vida. estragou meu sábado
    Mas vamos lá. Galo é viver .

  9. Há tempos não apostava tanto em um treinador, torci realmente para Marcelo Oliveira. Insisti na discussão com amigos que era necessário um tempo para ele dar certo, mas…
    Tenho que dar o braço a torcer, M.O. tirou a alegria que o Galão da Massa tinha de jogar desde 2012. Ele conseguiu fazer isto e não conseguiu em contrapartida arrumar a zaga, problema que enfrentamos também a um bom tempo.
    Peço desculpas aos meus amigos e ao Marcelo agradeço, mas ano que vem precisamos de alguém com mais vontade de vencer!!!

  10. Esse Eron é da turma do Leleu também carece de um esclarecimento por parte da diretoria para sabermos porque tanto investimento, tantas oportunidades nesses jogadores que já provaram que não tem nenhuma condição de fazer parte do elenco do Galo… Caro Ávila, não poderia deixar passar a reportagem que saiu aqui sobre os dez anos da série B do Galo, porque será que voltam a falar disso quando estamos a uma semana de uma decisão nacional? Outra coisa porque será que o pseudo jornalista carioca, torcedor confesso do cheiroso da Globo e do time da Enseada das Garças insiste em falar que o Galo está a 45 anos sem campeonato brasileiro? Ninguém batia nessa tecla quando disputávamos para não cair…. Será que estamos incomodando tanto assim? Li no blog do Chico Maia que o estádio do Galo já é uma realidade, enquanto os timinhos dele além de não ter estádio ainda tem parte de renda penhorada… será que é isso que incomoda tanto?

  11. Prezado, desculpe comentar um pouco sobre o post de ontem, mas não consegui postar.
    Concordo plenamente que o encontro das torcidas deveria ser, sim, como foi este. Mas fiquei me questionando o pq de acontecer isso, pelo menos aqui. Umas das coisas que vislumbrei foi algumas falas denegrindo os adversários, ate mesmo por vc, coisas do tipo…”2 títulos aqui mais 4 de não sei que..esquecendo que 2 e 4 lembram outra coisa” Chamar os outros de maria..de mulambo e por ai vai. No próprio post que vc exalta a cordialidade..vc faz menção que acirra os ânimos…”até mesmo de uma menor aqui de Minas Gerais”. Assim não tem jeito.. Sobre o post de hj…so uma correção…a Chapecoense ainda faz pelo menos 1 jogo a mais e se fizer a final..fara 1 a mais que atletico e ao gremio de agora ate o final. Abs.

    1. Eu sabia!!! O q já desconfiava quando lia os diversos posts desse tal BRAVO, ora denegrindo, ora causando intriga no blog tem mesmo a mão ……..disfarçada!!!
      Sobre a Chapecoense… ela naum disputou o Flórida Cup!

  12. Quando li a notícia da perda de mando da final da copa do brasil pelo gremio, comecei a dar risada e instantâneamente me veio à mente do que se tratava esta nova impostura. Ri porque acompanho meu galão da massa há décadas e nunca vi ,repito, nunca vi uma medida favorecer o galo. Ainda mais partindo de onde, esta confraria de vagabundos sem ocupação, que nem é considerado tribunal pelo judiciário brasileiro, este stjd nem existe judicialmente falando, este monte de estrume foi criado para favorecer cariocas e paulistas, quando é necessário o extra campo.
    Até os quero queros da vida sabem disto.
    Eu tenho orgulho de ser atleticano por nunca ter sido beneficiado por esta gente, por nunca ter ganho um campeonato via fax, por sempre ter peitado esta entidade e sua corrupta mãe, a “gestora’ do futebol brasileiro.
    Pois bem, esta farsa que durou um dia, que fez os incautos torcedores gremistas acreditarem na “dureza” e “rigor” desta descabida medida, foi prontamente desmascarada por quem tem um mínimo de inteligência e bom senso : tentar legitimar o “sorteio” cbf /rede globo dos mandos da final. Este episódio grotesco não explicado até hoje pelos responsáveis.
    E não explicarão nada, simplesmente não existe explicação, outra tramóia para nos prejudicar, como sempre.
    O imortal gremio, na sua imortalidade, no seu desejo de jogo limpo, de fair play, de fidalguia entre os contendores, também se calou. De onde se presume que os atos heróicos e épicos são válidos, desde que a final seja em casa. Quanta hipocrisia, quanto jogo de cena.
    Ao galo, resta esquecer toda esta palhaçada e se concentrar nas finais, já que por culpa de marcelo e alguns jogadores(que não podem permanecer no galo em 2017), até o g3 tá difícil.
    Jogar como jogou contra os porcos, afiando a pontaria nos arremates a gol; temos que sair com boa vantagem no mineirão, pois no sul a parada será torta. Acredito no galo, motivado e concentrado, é mais time, apesar da zaga fraca e do treinador também fraco.
    Aliás, numa entrevista recente ele já se colocou em 2017, falando em planejamento( oito meses e ainda não formou um time). O planejamento de 2017, passa obrigatoriamente sem este treinador, com qualquer resultado da copa do brasil, imaginem marcelo oliveira dirigindo o galo numa libertadores, ninguém merece.
    Para encerrar : ontem, assistindo vários programas do eixão, onde os comentaristas e apresentadores estão tomados de um verdadeiro frenesi pela eminente conquista do parmera, com previsões, com adivinhações sobre que dia virá o título, se será agora, na próxima rodada ou na penúltima, fazendo contas, consultando as cartas, os universitários, as placas, a nasa. Estão num frisson que dá até gosto, nem mais se preocupam em manter a imparcialidade, o que faz a carência, parece que o emprego deles depende do título do palmeiras.
    E o mais sensacional de tudo é que após o jogo contra o galo, onde o galo lembrou um pouco o galo sem marcelo oliveira, os comentários de telespectadores que interagiam com os programas, eram todos destinados ao galo, haja carisma, eles querendo falar do verdão e os internautas do galão. Bizarro. Teve um que assim se expressou: há anos, e não é de hoje, o brasileiro adora ver o galo jogar, emoção e bom futebol.
    É duro prá concorrência.

    1. Boa Wagner ! Nunca vi agremiação nenhuma se solidarizar com o CAM nas inúmeras vezes em que foi sacaneado .Dia – horas ,minutos ,ou, até mesmo momentos após – seguinte ao ser noticiada a punição ,houve uma comoção nacional em prol do grêmio -capitaneada por apresentador de um canal fechado da vênus platinada- e da mídia bairrista, exigindo que o CAM se posicionasse contra a tal punição.Oras ! aí vem a famosa pergunta.aquela que não quer calar : – o que o CAM tem a ver com esta palhaçada toda ,não é mesmo ? Das duas uma ; está faltando pauta nas redações esportivas do eixo ou …, o CAM vende, e , muito … SAN

      1. Amigo José Roberto… e vc ainda tem alguma dúvida do qto o Galo vende? É só analisar a tabela do BR-16. Veja quantos jogos o Galo jogou em horário de TV “aberto”… SEMPRE horários alternativos! Sábado 21h, segunda, quarta e quinta 19h, domingo 11h!!! Puxa na memória aí, qual foi o último jogo do Galo transmitido na Globo? Nosso time é um dos q mais vendem

  13. Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem….. Fico me perguntando, se não seria hora de pagar a promessa de 71. Todos sabemos que o Telê trapaceou e terminou a caminhada em uma kombi de uma rádio…. Tanto “azar” por 45 pode não ser gratuito….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *