Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hora de abrir os olhos!

Ricardo Galuppo

Que forrobodó foi aquele que armaram no jogo da seleção brasileira contra o time da Argentina, hein? Tenham a santa paciência! Centenas de providências poderiam ter sido tomadas antes que a bola rolasse — inclusive proibir a realização da partida caso os quatro milongueiros fossem mantidos na delegação. Eles passaram pela imigração do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sem prestar todas as informações que deveriam. Podiam já ter sido barrados ali. Mesmo assim, a turma foi empurrando o problema com a barriga, deixando para agir na última hora e o resultado foi o vexame que se viu…

O que isso tem a ver com o Galo, que é o tema obrigatório desta coluna? Calma! Chegaremos lá! O velho hábito brasileiro de ir deixando os problemas como estão para ver como eles ficam, vamos combinar, é prejudicial a uma série de atividades, inclusive o futebol. Mas também pode ser usado para beneficiar aqueles que se fingem de bobos para conseguir vantagens indevidas. Não digo isso pensando na Seleção. A CBF que cuide de resolver o problema, de preferência sem interferir no já bagunçado calendário dos campeonatos deste ano. Minha preocupação é o Galo. 

CALENDÁRIO MALUCO

Não deveria ser assim, mas acaba sendo: times de primeira linha, com elencos de qualidade superior, como é o caso atual do Galo, são os mais prejudicados pelas improvisações que sempre marcaram a (des)organização do futebol brasileiro. Esse problema é crônico, vale para todos, mas acaba afetando uns e outros de maneira diferente. 

Para quem está na Série B e tem como única meta para 2021 evitar a queda para a Série C, por exemplo, tanto faz se uma partida será disputada na quinta-feira de uma semana ou na terça da semana seguinte… Quando se trata, porém, do clube que lidera o campeonato da Série A e tem compromissos importantes pela Libertadores e pela Copa do Brasil neste mês de setembro, o cenário é outro. Entre o dia 12 e o dia 28, num intervalo de dezesseis dias, serão seis partidas, com intervalo mínimo entre uma e outra — e qualquer confusão adicional no calendário servirá única e tão somente para tornar ainda mais complicada uma situação que, do jeito que está, já é para lá de difícil.

É bom colocar na agenda para não haver confusão. Domingo que vem, dia 12, o Galo estará no Ceará, para enfrentar o Fortaleza. Depois, no dia 15, jogará contra o Fluminen-C, pela Copa do Brasil. No dia 18, enfrenta o Sport pelo Brasileirão. Essas duas partidas serão no Mineirão. No dia 21, pegará o Palmeiras, pela Libertadores, em São Paulo, e ficará por lá para enfrentar o São Paulo Futebol Clube, no sábado, 25. Finalmente, no dia 28, receberá o Palmeiras para a partida de volta pelas semifinais da Libertadores. Ufa! 

A situação é difícil por si mesma. Mas não é o caso de reclamar. Era isso mesmo que nós queríamos e o clube se preparou para esse momento formando um elenco altamente qualificado. Isso exigiu investimentos elevados e o suporte de estrutura profissional competente e voltada para atender aos objetivos de conquista que estão deixando a torcida cada vez mais esperançosa. Mesmo assim, é preciso admitir que as exigências são enormes e, daqui por diante, quanto menos mexidas houver no planejamento, melhor.

PARTIDAS ATRASADAS

Situação pior do que a do Galo — que recentemente teve a partida contra o Grêmio, a última do primeiro turno do Brasileirão, adiada em função das convocações para seleções — só mesmo a do Flamengaço Classificadaço. Só para refrescar a memória: antes da Copa América, o “Mais Queridinho” da cartolagem, deu faniquito, esperneou, fez birrinha e adiou duas partidas, ainda no começo do Brasileirão. O Galo poderia ter pleiteado o mesmo direito, mas a diretoria preferiu seguir o calendário justamente para não criar um problema maior adiante. 

Até agora, a CBF, “organizadora” do Brasileirão, finge que não depende dela a decisão de agendar os jogos atrasados — sempre lembrados com satisfação pelos comentaristas simpáticos da TV por assinatura, que insistem em mencionar esses jogos sempre que se referem à distância que separa o Classificadaço do líder Galo na tabela do Brasileirão. Agem como se esses seis pontos já estivessem no papo!

Diante da infinita habilidade que os cartolas e os árbitros brasileiros demonstram na hora de beneficiar o “Mais Queridinho” e outros chegados, deixar a situação em aberto só para ver como tudo ficará mais tarde é o mesmo que abrir mão do título. Isso mesmo. Sempre que menciono aqui o favorecimento histórico aos parceiros preferenciais da cartolagem, surge um isentão para me acusar de procurar uma desculpa antecipada para eventuais fracassos. Não se trata disso, evidentemente. 

Quem viu os dois pênaltis marcados contra o Galo, a favor do Fluminen-C, assim como quem viu aquele outro, marcado para o Classificadaço na partida contra o Santos, sabe muito bem que essa turma não mede e continuará não medindo esforços para acochambrar a situação a favor se seus amiguinhos. Para derrotá-los, a única arma disponível é a superioridade em campo. Ela precisa ser acachapante a ponto de anular as recorrentes mexidas nos pauzinhos. Ela precisa ser eloquente como foram, por exemplo, aquele 4 a 1 contra o “Queridaço”, pela Copa do Brasil de 2014!…

UM NÍVEL ACIMA

Seja como for, é reconfortante saber que não estou sozinho nessa seara. A necessidade de remarcação urgente das partidas do time carioca, para pelo menos dificultar o favorecimento habitual, foi mencionada pelo titular deste espaço, Eduardo de Ávila, no artigo de quinta-feira passada. Assino embaixo. É bom não deixar a situação correr solta nem esperar para resolver tudo em cima da hora — conforme o hábito brasileiro mencionado no início deste texto. Do contrário, o Galo poderá ser surpreendido mais adiante e prejudicado por um problema que não foi criado por ele. 

O Atleticano precisa ficar de olho e a diretoria tem a obrigação de pressionar e exigir que a CBF defina logo as datas das tais “partidas atrasadas”. Será inaceitável se a turma deixar para tomar essa decisão daqui a algumas semanas, quando o Brasileirão entrar em sua reta final. Não podemos permitir que essa regalia, que àquela altura foi concedida apenas ao “Mais Queridinho” da cartolagem, seja utilizada para prejudicar os outros 19 times da competição.

Na semana passada, o amigo Paulo Peixoto — com quem tenho a honra de me revezar às terças-feiras neste espaço — chamou a atenção para o momento de virada de página e para a necessidade de nos habituarmos a essa nova realidade. Está coberto de razão. É como se estivéssemos jogando uma partida de videogame e acabado de subir para um nível mais elevado — em que as dificuldades são maiores e a atenção exigida é redobrada. Num cenário como esse, o menor descuido pode causar um revés irreversível. 

Precisamos, insisto, ficar atentos. Cobrar moralidade, denunciar os favorecimentos e deixar o resto por conta de Hulk, Nacho, Diego Costa, Arana, Everson, Alonso, Nathan Silva, Jair, Savarino, Zaracho, Vargas, Mariano, Tchê-Tchê, Allan, Allan Franco, Nathan, Dodô, Eduardo Sasha, Guga, Hyohan, Keno, Dylan, Rever, Igor Rabello, Matheus Mendes, Echaporã, Calebe, Neto… e do Rafael que, felizmente, voltou aos treinos. E do Cuca que tem feito um belíssimo trabalho na organização de tudo isso. É tanto jogador de qualidade que a gente, inevitavelmente, acaba cometendo injustiças e omissões. Time para ganhar tudo nós temos. O que não podemos permitir é que o esforço e as oportunidades de conquistas se percam por causa das manipulações de sempre. 

9 thoughts to “Hora de abrir os olhos!”

  1. Boa noite
    Essa história de arbitragem, maracutaias, forças ocultas e coisas assim não ajuda em nada o Galo. Com esses argumentos tiramos a responsabilidade do time… Perde o campeonato porque foi roubado. Não!!!!! Perde porque não foi capaz de ganhar!!! Quando foi, ganhou!! Depois de 2014 não faz sentido falar de arbitragem!! Esse ano estamos bem mas só para lembrar, empatamos com a Chapecoense em casa!!!!! Esses dois pontos foram embora por culpa do time e sem mais!! Vamos parar com isso!! Esse lance de jogar a culpa na arbitragem é coisa de time pequeno!!!
    O Galo é maior que isso!!!

  2. Boa Tarde,

    Hoje também esperei para fazer meu comentário após o jogo do Galo feminino.
    Gostei de algumas jogadoras, lateral e ponta direita, zagueiras e volante, Goleira. “SÒ”
    Não posso opinar quanto ao campeonato, mas posso dizer que com este time e sem pelo menos uns 8 reforços de peso, em 2022 será só cassete, a quem tem opinião contrária convido para assistir ao jogo de amanhã, final da séria A do feminino.
    Corinthias, Ferroviária, Palmeiras e Santos espero pelo calendário para não ligar nem a TV nestes dias, porque mesmo sendo futebol feminino da nos nervos ver o Galo perder.
    O domínio foi total do Galo, porém com futebol nivelado bem por baixo, o Gol foi legítimo, convido a quem acha o contrário assistir novamente com olhar para a sombra da bola no gramado e lembrando que era aproximadamente 12:20h, como sempre a comentarista da TV muito incapaz para ver o que estou dizendo e que gosta de livrar a barra dos árbitros, falou que a bola saiu.
    Com todo o respeito ao treinador, porque achei a equipe muito bem treinada, mas falta mesmo é qualidade.
    A jogadora que perdeu o gol em Bragança vai bater de novo e erra do mesmo jeito. AFF
    A capitã era o ponto fraco da equipe durante o jogo com bola rolando e a camisa 11, meudeusdoceu, errou tudo o que podia e atrapalhou as companheiras em dois gols, ainda quase foi expulsa.
    A centro avante número nove, que por sinal bateu bem o pênalti, saiu invicta do campeonato, não marcou nenhum gol, não sei o nome mas posso chamar de senhora, combina mais.
    Deixo claro que tirando meus comentários referentes aos pênaltis, os demais não tem nada relacionado com o resultado do jogo, apenas com o jogo.
    E se querem vestir a camisa do Galo tem que aguentar os cornetas.
    Sei que o trabalho está no início, mais espero muito mais para 2022.
    Afinal é Galo.
    Bom final de feriado a todos!

  3. Senhor Galuppo ,

    a SUA NARRATIVA dos fatos ocorridos no estádio símbolo da pilantragem é páreo duro para a fala do Galvão, o Sem Noção.

  4. Bom dia, Massa, Galuppo e Guru

    Alguém duvida de que as partidas do classicadaço serão marcadas quando seus adversários já não estiverem com foco no brasileiro? Este conluio CBF / Rede Bobo vão tentar de toda as maneiras ajudar seus protegidos, pois sempre foi assim e assim sempre será.
    Mas ao contrário de anos anteriores quando sucumbimos a estas maracutaias, este ano temos um elenco forte e cascudo e se fora de campo não temos como concorrer, pelo menos dentro de campo a situação se inverte.

  5. Bom dia. Exigir arbitro estrangeiro pra liberta. Mas que não seja um banana. Uma pena não poder fazer o mesmo na CB e 2 turno do BR.

  6. Bom dia!

    Os jogos só serão remarcados depois que o mulambo for desclassificado de alguma competição. Aí passará a ter semana de folga, onde irá encaixar os dois jogos suspensos. Fora isso não há como colocar esses dois jogos em disponibilidade de acontecer. Não tem data para isso. Temos de torcer para o Grêmio subir de qualidade e poder meter uma caixa de gols neles, tipo: 1 x 0. O outro time, acho que é o “genhérico” do sul, tb tem chances de tirar uns pontinhos deles.

    Paralelamente a isso, o 9ALO tem de fazer sua parte, senão não adianta em nada reclamarmos. O ano passado perdemos o título por causa de 3 ptos, ou 4 para não dar empate. Pontos jogado fora contra times hoje que estão na série B ou na parte debaixo da segunda metade da tabela. Lembrando que tb teremos uma partida contra o mulambo, onde será nossa obrigação coletar mais 3 ptos, igual no primeiro turno.

    O 9ALO tem tudo para ser CAMpeão, só basta fazer sua parte. Creio que esse é nosso maior receio. Muito mais do que as maracutaias da casa bandida do futebol, junto com grobo e a turma do eixo-do-mal.

    Temos de perder essa síndrome de achar que não damos conta de fazer nossa parte. Essa é a hora, até por que temos elenco para mostrar nosso potencial. Se acontecer esse descarrego, o futuro será muito bom para nós.

    BBOOORRAAAAA 999AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  7. As partidas adiadas do mais favorecido , faz parte de um combo. Como todos os anos , esta imoral entidade , num desprezo total ao restante do país , pisoteia sobre as regras , desdenha a disputa sadia DENTRO DAS QUATRO LINHAS e leva para a sarjeta, a sua podridão , o seu vergonhoso apadrinhamento descarado a favor do mais favorecido em detrimento da etica , da dignidade do esporte. Pesquisem e verão como a tabela é manipulada a favor deles anos após anos, com adiamentos convenientes ,remarcação de jogos , tudo, tudo, maracutaias a céu aberto , com a arbitragem em campo garantindo pontos na tabela , tudo isto apoiado por esta rede lixo de tv , que funciona para blindar e ‘legitimar” a safadeza , tratando o brasileiro como massa de manobra, que assistem indignados e impotentes de se manifestar, as sujas armações do eixo . Conluios , titulos via fax, toma lá dá cá, armações, maracutaias. Resultado , 7 a 1. Quando o atleticano, pede, implora para o diretor de futebol se manifestar, ele sabe o que está falando. De que adianta um time que esmaga, passa poer cima dos concorrentes e cuja sorte será decidida nas salas de ar condicionado desta podre entidade? A ÚNICA MEDIDA QUE DETÉM ESTES BANDIDOS É A OPINIÃO PÚBLICA , portento, diretor , faça sua parte , voce é pago, muitissimo bem pago pra proteger nosso clube e o investimento milionario ali colocado , saia de sua zona de conforto e vá a luta , ponha a boca no trombone, berre, esperneie , chame a atenção , prá não chorarmos depois do leite derramado , da operação que está em curso prá nos prejudicar

  8. Bom dia!!!

    Prezado Galuppo,

    Ao que parece “o forrobodó” do jogo Brasil x Argentina foi causado pela própria Seleção Alviceleste por preenchimento a priori falsificado da documentação sanitária de quatro atletas (Emiliano Martínez, Buendía, Romero e Lo Celso).

    O falsificação teria sido feito por um funcionário da AFA (Asociación del Fútbol Argentino), Fernando Ariel Batista, que teria sido ouvido pela Polícia Federal, juntamente com os jogadores envolvidos, na apuração aberta para comprovar ou não, em tese, crime de falsidade ideológica pelos argentinos mencionados.

    A mim me pareceu claro que a lambança foi da AFA que não poderia utilizar os quatro atletas envolvidos e mesmo assim, na cara dura e com desfaçatez, colocou os caras para jogar em clara afronta a regra sanitária de antemão comunicada formalmente aos hermanos.

    Sobre o seu comentário das de que o Atlético, por meio da diretoria, “tem a obrigação de pressionar e exigir que a CBF defina logo as datas das tais “partidas atrasadas” (principalmente do Flamengo, no Brasileirão), penso diferente.

    Penso que o Atlético não deve pressionar a madrasta para marcação de tais partidas, até mesmo porque o CAM também tem partida adiada (contra o Grêmio) pela mesmíssima razão.

    O que o Atlético poderia exigir é o mesmo critério a ser aplicado para o Flamengo na remarcação das partidas, se é que precisará fazê-lo, e segue o jogo…

    Não podemos passar a impressão, para os demais clubes, de incoerência por reclamação despropositada apenas e tão somente para fazer defesa antecipada de um direito muito relativo.

    Nesse sentido, depois daquele “forrobodó” que restou do jogo Atlético x Boca, pelas oitavas da Liberta, no Mineirão, o presidente boquense proclamou aos quatro ventos que o Atlético tinha grande influência para dar cartas, pasmem, dentro da Conmebol, tipo insinuando que o “mais queridinho do Continente” é justamente o Galo!!!

    Só me faltava essa!!!

    1. Boa tarde,

      Para aproveitar este comentário que foi muito bem feito e acrescentar alguns pareceres com relação ao jogo do Brasil.
      Discordo com o dito pelo redator no post (Ricardo Galuppo) que diz que alguma coisa poderia ser feito com antecedência.
      Não podemos misturar as coisas, a Anvisa não trabalha em prol do futebol e sim da saúde.
      Ficou claro que foi falsificado os documentos que deveriam ser visto e analisados no aeroporto de Guarulhos.
      Os indivíduos em questão, são pessoa vindas de região nas quais necessita de se fazer a quarentena aqui no Brasil, se vão jogar futebol ou não, não é papel da Anvisa.
      Não possuem domicílio no Brasil, então enquanto estiverem no hotel ou em uma bolha entre seus parentes ou companheiros nos quais já estão convivendo, não estão transgredindo as regras da quarentena, então a Anvisa não tinha que fazer nada.
      Ao sair dos vestiários e se colocar fora da bolha, colocando os demais brasileiros envolvidos no evento em perigo, aí sim, o problema passa a ser da Anvisa.
      Daí foi feito sim, na hora certa, pela Anvisa fique claro.
      Infelizmente para quem gostaria de ver o jogo.
      Agora quanto a omissão da CBF responsável pelo futebol, aí sim pode se falar muita coisa, porém a mesma já demonstrou em documentos que tinha tomado feito o devido comunicado de sua responsabilidade.
      Assim ficou bem claro que foi única e exclusivamente mal intenção da AFA e os todos Argentinos envolvidos no caso.
      Se a FIFA não tomar uma medida exemplar contra a Argentina e se isso respingar no Brasil a moral dessa entidade será jogada no lixo juntamente com essa CONMEBOL que não vale nada.
      O Brasileiro que gosta de futebol e vivi numa tormenta de ocorrência pode misturar os fatos e as responsabilidade para utilizar como um fato de crítica a instituição federal, como o tal comentarista Casagrande da Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *