Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a outra quarta competição, o time do Galo e o Atleticano, segue lutando pelas conquistas da temporada. Com o estadual já no embornal, agora são competições nacionais e internacionais na agenda da Massa. Lá na distante Cuiabá, do Mato Grosso, onde temos sendo felizes nos confrontos. São seis jogos, três lá e três cá, sendo que temos tão e somente um empate e cinco triunfos.

Interessante, esse único empate – ocorrido em 2022 – marcou a demissão do treinador argentino Antonio Mohamed. El Turco, como é conhecido, vinha sendo muito questionado pelo Torcedor e imprensa, e esse empate foi determinante à sua demissão. Jogo complicado, me lembro bem, o Galo chegou ao tento através de Alan Kardec que substituiu Fábio Gomes, escalado pelo treinador. Já na prorrogação que nosso gol saiu, mas poucos minutos depois cedemos o empate. Amargo ao Atleticano e muito mais ao treinador que deu lugar ao retorno do Cuca e esse não repetiu a temporada anterior.

É outro momento, temporada que vem animando e estimulando ao Torcedor, porém devemos ter sempre os pés no chão, aliado – claro – na confiança de conquistas sob o comando do Milito. Será a nona partida do treinador, que vem motivando e devolvendo a autoestima da Massa que balançou com Felipão, porém sabemos que não existe time imbatível e tampouco que vença todas as frentes que disputa. Brinco e já mencionei aqui no blog, evidentemente que impulsionado pela minha Atleticanidade, que será um, dois, três, quatro, cinco. Mineiro fechamos o quinto, Brasileiro temos três, Copa do Brasil duas e Libertadores uma. Adicionando um a cada que ainda estão em aberto e incluindo o mundial, chegamos na provocação. Se ocorresse, mas …! It’s impossible!

Existe expectativa em poupar jogadores hoje, notadamente aqueles que mais têm atuado nessa sequência dos últimos jogos. Hulk, que nem viajou, é a única certeza de ter uma curta folga regenerativa. Além deles, mesmo com a delegação, outros poderão ser poupados. Lembrando que já na terça-feira, aqui – “pelo sorteio da bolinha da cbf –“, vamos receber o Sport. E o árbitro, desse próximo jogo pela Copa do Brasil, será carioca. Olho nele! Sobre preservar atletas, o Arana merecia ser um deles, porém com a contusão do Rubens ficou sem substituto. Mariano, lateral do lado direito e que poderia ser essa opção, tem dois fatores impeditivos. O Saravia também precisa folgar e o próprio reserva tá numa fase terrível.

O que de certa maneira tranquiliza elenco e Torcedor é que o Milito conhece todos os atalhos e improvisações, embora tenha chegado ao Galo a apenas um mês. Já jogou com três, dois e um zagueiro. Nessa última alternativa, utilizando – via de regra – o Bataglia como defensor. E o treinador levou ainda Jemerson, Igor Rabello, Bruno Fuchs e Lemos no elenco escolhido. Portanto, cinco opções para fechar o sistema defensivo. Otávio e Franco, assim como o próprio Bataglia, são volantes que não aturaram todos os jogos do Milito. Zaracho e Scarpa também, mas igualmente estão perto do limite. Teoricamente, nessas eventuais quatro vagas restantes, algumas variáveis podem estar na cabeça do treinador argentino. Creio que ele já sabe muito bem o que vai fazer e estudou o Cuiabá.

Se poupar um entre Zaracho e Scarpa o outro seria Igor Gomes (não tem atuado bem), Pedrinho (igualmente e já sendo preterido) ou Palácios (que ainda nem estreou). Pode até mesmo ser o Alísson, que está devendo com o novo comandante. Restando duas vagas, que o próprio fogoso garoto tem chance ao lado do Paulinho. Ou mesmo outras duas opções com Vargas e Cadu, ou um deles ao lado desses que mencionei. Um interessante jogo de xadrez. Precisa pontuar, especialmente depois dos empates com Corinthians e Criciúma. O que tem em comum os quatro primeiros adversários do Galo no Brasileirão? Todos começam com a letra C e são favoritaços a disputar série B no próximo ano. Robin Hood já gastamos nos empates, ainda que com o time paulista tenha sido na conta do juizinho. Pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

9 thoughts to “Hoje é dia de pescar Dourado”

  1. Boa noite.

    Espetacular… Resultado espetacular…

    Amanhã vou chamar minha esposa para dar uma volta na feira hippie.

    Melhor que isso é saber que o Pedrinho do supermercado bh vai assumir a bicharada. Moro pertinho de um e nunca comprei nada lá. Agora é que não compro mesmo.

    Parabéns GALO.

    Vargas, se vc soubesse o que eu tinha vontade de te falar…….

  2. TREINADORES TODOSNÓS SOMOS.
    SOU O ÚNICO QUE VÊ TODAS AS FALHAS DO JEMERSOM EM TODOS OS JOGOS.
    TODA JOGADA QUE ELE DISPUTA ELE FAZ FALTA. NÃO TEM PODER SE RECUPREAÇÃO É MUITOLENTO E PELO ATO NÃO GANHA UMA.
    MAS A FASE TÁ TÃO BOA QUE MESMO ASSIM ESTAMOS GANHANDO.
    MAS, ATÉ QUANDO?
    PRÁ HUJE EM CUIBÁ: EVERSOM,IGOR RABELO,LEMOS,FUCHS E ROMULO,OTÁVIO,ALAN FRANCO E VARGAS,ALISSOM,PAULINHO E KADU
    PLACAR? 4 X O

  3. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia de pescar dourado. A tendência é uma equipe mesclada. Então a moçada do banco terá que mostrar serviço ao Milito. Mesmo assim eu começaria com Everson, Sarávia, Lemos, Jemerson e Arana, Battaglia,Otávio e Zaracho, Paulinho, Vargas e Scarpa. Garantir os três pontos com adversário de meio de tabela é essencial nesse BRASILEIRÃO.

  4. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 04/38 – Cuiabá (fora) – No BR-2023 (dia 10.05) foi 4×0, gols de Hyoran, Hulk, Pavon e Paulinho.
    As improvisações nas laterais deram resultado: Fuchs na direita e Patrick na esquerda. Os zagueiros foram Nathan Silva e Jemerson. O time marcou bem, não tomou sustos e encaixou contra ataques de cinema nesta goleada.

    Hoje é preciso poupar alguns titulares ou até improvisar também pensando na estreia na CB. Quem entrar não pode deixar o nível cair.

    Todos os pontos são importantes em qualquer rodada.Nossos pontos perdidos: 02 (casa) e 02 (fora), num total de 09/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaalooôô!

  5. Bom dia.

    Deve ter sido difícil a decisão de deixar o Hulk em BH, pois mesmo no banco de reservas, ele causa preocupação nos adversários. Se ele tivesse viajado, provavelmente o Milito o colocaria em campo, dependendo do andamento do jogo.

    Da série recordar é viver:

    No campeonato passado, após a quarta rodada, o GALO somava 4 pontos.
    O Cuiabá foi um dos poucos times que conseguimos fazer 6 pontos.

    Abraço.

  6. Dourado do rio Bonito , que fica em mato grosso ou mato grosso do sul (acho) , araguaia é em goiás (tambem acho , ruim de geografia )

  7. Hoje é um daqueles jogos que nos remetem à triste lembrança de muitos finais de campeonatos de pontos corridos : as lamentações no final , quando nos vem o pensamento : ah , se não tivesse perdido aquele jogo , ah, se não tivesse empatado aquele jogo. E a grande maioria do chororo , derrotas ou empates pra times que disputam pra não cair , faltando 2, 3 pontinhos pra bater campeão. Então , sabem o que significa bater hoje o dourado do araguaia , precisamos dos pontos pra nào chorar depois.

  8. Salve Massa e Guru

    Dois grandes desafio hoje pra Milito e sua trupe:
    mostrar que mesmo sem Hulk podemos meter medo nos adversários e provar que temos elenco para a maratona deste ano.
    Duas missões difíceis pois Hulk é Hulk e não Ruqui e ele junto com o Rei, inegavelmente é o maior jogador do Galo em todos os tempos.
    Quanto ao elenco é sabido que precisamos de pelo menos 3 peças e espero que a diretoria e a SAF se conscientizem disto.
    No mais… bora lá pescar um dourado?

  9. Bom dia!
    Há pouco tempo atrás eu iria lamentar muito a ausência de Hulk. Porém, na era Milito, eu não assisto jogos do Galo por causa de determinados jogadores, mas pra ver o futebol praticado pela equipe. Tá dando gosto de ver o time jogar e as boas surpresas nas escalações do argentino. Pra dar um pitaco na escalação de logo mais, eu iria de Alisson e Cadu no ataque. Eles são bem entrosados.
    Vamu meu Galão, vamu bicar o douradinho!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *