Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo vai ao Rio apagar o fogão

Não pode ser outro o pensamento do treinador Coudet e seus comandados, pois nosso início – diferente dos cariocas – foi lamentável. Se tivemos uma derrota (inexplicável e inaceitável para o Vasco), um empate com o Santos e vencemos o Paranaense – em três rodadas – nosso adversário venceu todas (100%) e lidera a competição por índice aproveitamento e nove pontos. Temos apenas quatro. Ainda!

Já disse e reafirmo, esse início fulminante do Botafogo não me preocupa, tampouco de outros que o seguem na tabela de classificação. Via de regra, nas primeiras rodadas, muito pelos principais concorrentes estarem envolvidos noutras competições, os patos saem na frente. Entretanto, nosso início instável sugere imediata reação.

Já presenciei de tudo nestes mais de 50 anos de Brasileirão. Pontos perdidos sem prejuízo aparente, no meio da competição, fazerem falta na apuração final. Em 2020, quando perdemos para este mesmo Botafogo, Vasco e Goiás, ficamos a apenas três pontos do clube que levantou o título. Nessa partida, com o mesmo adversário de hoje, lembro bem. Tivemos posse de bola em torno de 75%, finalizamos também três vezes mais e saímos derrotados por dois a um. Já vi time liderar até a quinta partida e amargar rebaixamento ao final das 38 rodadas

Em nossos jogos recentes, esse mesmo roteiro – posse e chutes a gols – se fez presente, só passamos a vencer de dois compromissos para cá. Com o Paranaense, pelo Brasileiro, e Alianza, Libertadores. Antes, com o próprio Paranaense – na Copa Libertadores -, Vasco e Santos pelo Brasileiro, tivemos amplo domínio e dezenas de finalizações estéreis. Mesmo, no caso Copa do Brasil, que classificamos, essa situação foi observada. Tomara que a pontaria dos nossos atacantes tenha sido trabalhada nos treinamentos.

A vitória hoje, além de pontuar – precisamos vencer urgente – vai segurar o ímpeto do eventual líder. Em 2021, convém lembrar, também começamos perdendo em casa e foi para o Fortaleza pelo mesmo placar frente ao Vasco (1 a 2), depois vencemos o Sport (fora) e o São Paulo (casa). Na quarta rodada – como agora superamos o Internacional (fora), todos esses por um gol a zero. Chegamos a nove pontos e conquistamos o campeonato. Vencendo hoje, vamos a sete, dois a menos ainda. Tempos de recuperação.

Ainda que reconheça que o elenco é pequeno, que o Departamento Médico ainda está congestionado, não podemos deixar de ser ambiciosos. São três competições, temos de encarar todas com muito apetite. Não dá para priorizar essa ou aquela, ainda que a Libertadores seja a maior delas. Em 2021, campeões do BR e da CB, chegamos às semifinais do torneio da Conmebol. Não tenho tanta ilusão, mas pelo menos uma das três a Massa pode e merece conquistar.

Que seja pela ordem de importância. Se der, que venham duas e até a terceira. O importante é vencer hoje, superar no meio da semana ao Cuiabá e no próximo sábado lotar o estádio pra seguir – como naquele ano – colecionando vitórias em sequência. Ah! Peço permissão aos patrulhadores de plantão, no sábado com o Internacional – até agora marcado para o Mineirão – será nossa terceira partida como mandante. Todas, sem exceção, sábado às 21 horas. E não podemos reclamar da cbf, da arbitragem, do stjd. Desse bando de safados!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Galo vai ao Rio apagar o fogão”

  1. KU DET TEM A RECEITA EXATA DE COMO ACABAR COM UM TIME :
    JOGA-SE BEM , FAZ UMA ÓTIMA PARTIDA , NO PRÓXIMO JOGO MUDA TUDO , MUDA O ESQUEMA , E MUDA OS JOGADORES .
    BOTOU ZARACHO DE PONTA DIREITA , RESULTADO : ZARACHO NÃO ENTROU EM CAMPO E FEZ A SUA PIOR PARTIDA.
    ESSE KU DET , QUER MESMO É RECEBER A MULTA DE 33 MILHÕES E CAIR FORA.

  2. Jogo pro nosso CAM ganhar moral e seguir a toada de vitórias… vai ser como sempre, muito difícil até pelo histórico no Rio mas temos condições de vencer… o Botafogo joga no erro do adversário, portanto, todo cuidado é pouco na saída de bola etc… O nosso GALO vai ter mais posse de bola e têm que fazer disso um trunfo para criar e fazer os gols necessários pra levar os 3 pontos… fácil não vai ser mas é possível sim uma vitória!!!

  3. O Botafogo, adversário de hoje, vem forte. Joga em casa, com apoio da torcida, e, é um dos líderes do BRASILEIRÃO. Esse início de campeonato tá demonstrando uma característica importante: os times estão jogando melhor fora de casa. Tem a ver com proposta de jogo (jogar no contra_ataque, não se expor tanto, explorar o jogo aéreo…). Times como Botafogo e Vasco tem essas características. Cabe a Eduardo CHACHO Coudet entender o adversário, como joga, fazer as melhores escolhas de ESQUEMA e jogadores e usar as 5 substituições. Respeito ao adversário e sua torcida, respeito a arbitragem, além de entrar ligado, não pode dar moleza. TODA ARROGÂNCIA SERÁ CASTIGADA! AQUI É GALO!

  4. O BOTAFOGO

    Em 2º na classificação, está há 13 jogos invicto na temporada, contando o empate oxo em casa no meio de semana contra a LDU pela Sul-Americana.

    Na última partida pelo BR23, venceu o Urubu por 3 a 2 com um jogador a menos desde o início do 2ºT. Mesmo atrás e sem posse de bola, conseguiu contra-atacar e fazer dois gols.

    O time comandado pelo português Luís Castro é articulado entre os setores, é aguerrido e com muita força física, tem centroavante com faro de gol e é uma equipe que prefere jogar sem a bola e sair rápido para o ataque sem o totó pelo meio. Como gosta de pelear a partida, sofre muitos cartões e até expulsões, indicador de time encardido que entra no jogo brigando pela bola como se disputasse o último prato de comida.

    O time provável (4-3-3 com dois volantes, dois pontas e um centroavante): Lucas Perri, Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas ou Lucas Fernandes, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.

    Desfalques: Patrick de Paula e Danilo Barbosa (lesionados); Gatito (transição); Rafael (suspenso).

    São destaques do time: Lucas Perri, goleiro nível Seleção, e Tiquinho Soares, centroavante artilheiro do BR23 com três gols.

    Além da vitória sobre o VARmengo (2 a 3), o Bota venceu o SP no Morumbi (2 a 1 em casa) e o Bahia em Salvador (1 a 2).

    O gramado do Engenhão, de grama sintética, é mais favorável ao Botafogo que está adaptado a esta condição de jogo.

    Histórico do confronto no RJ: 40 partidas; Vitórias do Botafogo (24/60%); Empates (9/22%); Vitórias do Atlético (7/18%).

    Nos últimos seis confrontos, cada time venceu três vezes. Todos pelo Brasileirão.

    Em suma, jogo duro da p@44@…

  5. Não vai ser fácil, mas acho que vamos ganhar. Agora, tem que melhorar muito, porque neste brasileirão, muito mais que os anteriores, não tem time fácil. Um exemplo é o Fluminense, que vem jogando pra caramba, como ontem merecia ganhar do Vasco por no mínimo uns 4 (não fosse o goleiro vascaíno que pega e pegou pra caramba ontem), mas acabou empatando, além de ter um baita técnico, muito acima do Coudet e, com certeza, percebendo valores bem mais inferiores…

  6. Tomara que os caras tenham tido uma boa noite de sono e descanso .

    Em tempos idos , tinha jogador que dormia abraçado com uma bola , outro que embalava seus sonhos imaginando jogadas que faria pra chegar ao gol .

    Ou seja , a única preocupação era bater o adversário .

    Hoje temos a estatística , a posse de bola , o juiz , a televisão , a transição, as linhas altas e baixas … é muita coisa a ocupar a cabeça do atleta .

    Espero que eles consigam dar conta de assimilar tudo isso e sobre espaço pra JOGAR FUTEBOL .

  7. Bom dia Massa e Guru

    O adversário de hoje é uma asa negra, não pelas cores, mas pelo histórico de resultados negativos que temos contra eles.
    Mas vida que segue e vamos pra cima do Bostafogo, hora boa para provar que a tal evolução está mesmo acontecendo.
    Quanto ao horário do jogo contra o inter, sugiro a todos comparar nossos horário com os do Flamerda e Gambás.
    É um escárnio! bando de FDP

    1. Prezado Jbhgalo
      No meu entender enquanto o Menin que é o dono da CNN Brasil e também da Itatiaia estiver no comando,compartilhado, do Galo, vamos ser vistos como ” inimigos ” da Globo. Somos concorrentes sem ser. E inimigos da Globolixo são também da cbfla.
      Pra mim tá explicado.
      Um abraço

    2. Bom dia xará e amigalos! Interessante como esse imbecil Maria Geraldo aparece no blog de atleticanos no domingo cedo pra postar que o time dele tem uma pseudoliderança do Brasileirão! Quero ver se ele comparecerá aqui no final do ano. Quanto ao jogo de hoje o GALO tem time pra voltar do Rio com 3 pontos. Se isso acontecer vai ter gente lá em cima da tabela preocupado e olhando para o espelho retrovisor….

      1. Lembrando que naquela ocasião na mesma rodada, o Vasco liderava e ao lado dos mesmos mencionados Botafogo e Goiás e ainda o Coritiba foram encontrar com quem já estava reincidente na segundona. Castigos da arrogância.
        Sigamos!!!

  8. Precisamos dos 3 pontos. É o que basta. Espero que o técnico não se faça de louco, enxergue o jogo e o juiz não atrapalhe. Pedi muito?

  9. Bom dia!
    Gramado novo e sintético. A bola vai correr mais. Bem diferente do gramado natural. Além desse obstáculo, vamos enfrentar a quadrilha da mirian leitão. É preciso entrar ligado o tempo todo. Muita gana, vontade de vencer e ao mesmo tempo tranquilidade pra concluir as jogadas. Não podemos continuar perdendo tantos gols.
    Sei que hoje o time vai entrar com Everson e Hulk. O resto eu não sei.
    Que o time entre no espírito de Humberto Ramos e Dario, o Peito de Aço.

    1. Prezado Xará
      Se ainda não temos, ta na hora de termos um campo sintético para treinar antes desses jogos com grama artificial. Com a qualidade de nossos craques seria uma vantagem adicional.
      Um abraço

  10. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 04/38 – Botafogo (fora) – Depois do brilhante 2×0 sobre o Alianza pela LB, podemos esperançar: “Agora vai”.

    No jogo de hoje, há uma preocupação. O Bota, além de líder 100%, tem a bola parada como uma das principais jogadas. E nossa defesa ainda não está ajustada neste quesito. Então, é necessário evitar, ao máximo, escanteios e faltas próximas à grande área.

    No mais, é jogar com velocidade e inteligência. E continuar evoluindo, como temos constatado.

    Nossos pontos perdidos: 03 (casa) e 02 (fora), num total de 09/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalooôô!

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não será uma tarefa fácil, mas o galo tem todas as condições de vitória. Temos elenco e aos poucos o time vai se ajustando. 2×0 é o meu placar.
    Hoje e sempre, galo!!!

  12. O Galo, juntamente com sua torcida maravilhosa, vai invadir a capital carioca e mostrar que no gramado nós é que mandamos apagando, com profissionalismo e muita garra, o “fogo” do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *