Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo e o poder de cura

Estive acometido da tal dengue, sofrendo consequências e convivendo ainda com as sequelas dessa transmissão via mosquito, nos tempos recentes. E foi com todo esse desconforto que estive na Arena do Galo, no empate em dois gols, na decisão que termina hoje no nosso conhecido salão de festas. Diga-se, o resultado do exame foi liberado quando já estava a caminho de lá, o que não esmoreceu minha vontade de ver o time do nosso coração.

Dito isso, quero confessar que me sinto curando desde ontem à tarde, ainda que sem novo exame confirmatório. Convidado para uma live, dos bons amigos Alberto Castelli e doutor Wesley Campos, fui falando de Galo e sentindo melhoras no meu quadro geral. Impressionante, daí afirmar e concluir, que o Galo tem poder de cura e faz algo maior que isso. Faz bem! Cutucado sobre o jogo e a decisão de hoje, sem a pretensão de entender que um espírito baixou em mim, fui taxativo no que penso na minha relação de Atleticanidade que já passou de meio século faz tempo.

Acredito na vitória e no título, embora não afirme e/ou desafie como é prática dos adversários da tarde de hoje. O título regional, seguramente o menos importante entre todos as disputas de cada temporada, foi e sempre será comemorado a cada nova conquista. Não é por acaso, que além de buscar o penta, se confirmar será o nosso 49º ao longo da história. Do contrário, como o adversário só tem 38 até o momento, a distância entre o maior de Minas e mais querido do Brasil para o segundo seguirá longa e distante. São números.

Ao contrário de muitos torcedores menores, se ganhar vou comemorar minha conquista, sem sair pelas ruas provocando perdedor. Da mesma forma, se o título não for do Galo, seguirei Atleticano como sempre. Diferente de quem quando perde chama o título de rural ou do pão de queijo, mas quando vence parece ter conquistado o mundial. Esse é o roteiro incontestável e a diferença entre ser Atleticano e torcedor de time pequeno. Não é por acaso, num recorte dos tempos recentes, nos últimos 12 anos estamos na décima Libertadores. Nossa passagem na segundona durou uma temporada e não teve essa de BBB.

Então, caros Atleticanos, estou sim muito confiante. Certeza tenho e outra situação. Independente do resultado de logo mais, estamos iniciando uma temporada que promete muito. Se tiver festa hoje à noite, sinaliza por bom astral duradouro na Cidade do Galo, que atende pelo nome fantasia de Belo Horizonte. O ano de 2024, depois do estadual segue com as disputas do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. De minas, só o Galo nas três frentes, os demais disputam situações menores. Permanecer em divisão e não cair para a inferior. São expectativas e perspectivas distintas. Eu seguirei, como desde a virada dos anos 60 para 70, na minha Atleticanidade.

Vamos, dessa maneira, aguardar qual serão as escolhas do Gabriel Milito para esse importante confronto do horário cruel que a televisão impõe aos clubes. Nesse tempo quente, jogar 15h30m, é uma covardia com o torcedor que vai ao campo e com os profissionais da bola. TV visa lucro e não se importa com as pessoas, também nossos dirigentes permitem que isso aconteça. Uma aberração. Nem mencionei torcida única, culpa e responsabilidade da segurança pública de Minas Gerais. Pra cima deles Galo com ou sem lua quente. Aqui é Gaaalooo, po##@!

*fotos: Pedro Sousa/Atlético

24 thoughts to “Galo e o poder de cura”

  1. Pois é!

    A turma dos pipoqueiros pipocou!

    A bicharada comemora vitórias e nós comemoramos títulos!

    Bom ver o xororô desse povo.

    Aqui é Penta campeão!

  2. Boa tarde. Ganhar não é obrigatório. Entrar pra vencer é obrigação. Ganhar da mariada é imprescindível. Ser CAMpeão é o que nos motiva. Ver o Galo jogar é nossa satisfação. Viver tempos de saf(adezas) é desilusão. Mas acima de tudo é o Galão e nossa Massa apaixonada. TMJ

  3. Fora a dengue, da qual não fui acometido, concordo, como sempre, com o bem articulado texto do blogueiro democrático. Hoje, sem essa de campeonato rural ou pão de queijo, vou TORCER, e MUITO, para o Galo vencer: primeiro, porque não é sempre que um time é penta nos estaduais; segundo, porque ganhar da raposa magricela é sempre motivo de comemoração pra nós, por razões óbvias. Vamos gritar amiGalos, após o jogo, é PENTA, É PENTA! Se não for, o que não acredito, gritemos também: é TETRA!

  4. O problema do GALO não é de técnico, mas de raça, determinação e vontade vencer. Não acho que esse gringo dará alegria à imensa massa atleticana. Na última partida, teve o título nas mãos, e deixou escapar. Será que ganha hoje? Difícil. Torçamos!

  5. Bom dia.

    Nesta década, a nossa superioridade em relação ao adversário, é abissal.

    Campeonatos mineiros, copa do Brasil, campeonato brasileiro, supercopa do Brasil.

    E do outro lado, absolutamente nada.

    Por isso, toda essa movimentação da rede esgoto, querendo transformar esse campeonato, que foi ridículo, em uma superprodução.

    Vamos ao jogo.

  6. “Torcedores menores ?”

    O ATLETICANO “É” , ponto final .
    IMENSURÁVEL !

    Ah ! , SEMPRE , que exemplo você deixou na sua mudez .

    Ah ! , DRUMOND , quão significativas foram / são as suas definições do “SER ATLETICANO” .

    1. Bom dia Barata. Uai, desculpa minha ignorância interpretativa, mas achei que era torcedor de time alheio. Obrigado pela elucidação é citação de Drumond (Roberto). Saudações Atleticanas.

  7. Com o Galo pode ser como num matrimônio , na alegria e na tristeza , mas bem que hoje é uma excelente oportunidade de quitar o passivo dos últimos 03 encontros. Taca-lhe pau !

  8. Bom dia!
    Desde a saída do Cuca de 2021 para 2022, acho que o Milito é o técnico que nos dá mais esperança de um bom trabalho. A presença do Lucas Gonçalves no último jogo , mostra que veio com a mente aberta para aprender com os que estão aqui sobre o clube, nesse início de trabalho.
    Como disse o ÂNGELOML, é o elenco que temos e, no momento, vamos seguir com ele em busca do penta.
    Depois da decisão vamos ver se será possível fazer o que tem se mostrado imprescindível na busca de títulos, que é a qualificação do grupo. Temos um barca de jogadores que não rendem, e não será fácil nos livrarmos dos mesmos.
    Comemoro título Mineiro como qualquer título que o Galo consiga- “Atlético ..A alegria de viver quando te vemos vencer….’

    1. Caro Paulo Soares!
      Não adianta nos iludirmos! Este é o plantel do galo e diferentemente de muitos, acredito que tenha lenha pra queimar. Precisamos de reforços? Claro!
      Mas não acredito que além do Bernad, haja outras contratações. Bem aproveitado, o elenco do galo tem condições de dar a resposta que queremos, com o penta, disputando pau a pau a libertadores e buscando o brasileiro. Somos ou não somos atleticanos? Criticar, sempre! Esmorecer, jamais…
      Abraço.

  9. Nobre Ávila,

    Eu não acredito!!!

    Alguém dirá, com certeza:

    “___ Aham, olha aí mais um ANTÍS!!!”…

    Muita calma nessa hora…

    Deixa eu me justificar…

    No final do seu texto, nobre Ávila, há uma menção ao fenômeno “Torcida Única”…

    Para você, Ávila, o problema da torcida única será “culpa e responsabilidade da segurança pública de Minas Gerais…”…

    Máxima data vênia, Guru, permita-me discordar e segue um contraponto…

    O problema, que existe sim e é real, decorrerá não de ineficiência ou incompetência da segurança pública ou de seus órgãos representativos, mas sim da impunidade como chaga metastática que corrói a Justiça e apodrece a sociedade brasileira…

    Fazer segurança pública não será difícil em países sérios mundo afora e os exemplos são muitos, fartos e vários. Mas no Brasil onde a Justiça é disfuncional e promove a impunidade, tirante quem nela trabalha bem e com afinco em prol do BEM COMUM, a regra geral será perversa e com isso até uma pelada entre casados e solteiros em qualquer lugar, até na sua e nossa querida Araxá, será algo de risco muito elevado…

    Nesse entendimento não há falar mais na possibilidade de jogos com a presença de torcidas rivais num mesmo estádio no Brasil, indicativo claro que o país caiu para a 4ª divisão do ICMS (“Índice de Cidadania Mundial das Sociedades”)…

    Nesse entendimento, também, muito explicativa e atual a música do Legião Urbana que cantava:

    “(…) Que país é esse!!!
    Ninguém respeita a Constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação…”…

    Eu não acredito!!!

    Daí, portanto, meu lado ANTÍS explicado…

    Vamo que vamo!!!

    Sobre o Atlético, EU ACREDITO SEMPRE!!!

    Vai dar GALO, 1 a 3, com três gols do ruq com direito a música no Fanta…

    E olha que o cruzeiro vai começar ganhando de 1 a 0, gol de Jemerson…

    Ô lôco!!!

    Imagina a alegria dos ANTÍS nessa hora!!!

    Mamãe me acode!!!

    “Se não for sufrido, não é GALO!!!”…

    Vamo, GALO!!!

    1. ERNEST ,

      que aula , garoto , que aula !

      Seguramente a valorosa corporação militar , à qual rendo aqui meus respeitos e minhas homenagens , sentir-se-á orgulhosa pela declaração de seu ex-oficial .

      1. DESCULPAS

        Alertado sobre o regimento militar da PM declaro o meu desconhecimento e me retrato com o ERNEST , um OFICIAL DA RESERVA REMUNERADA da corporação

  10. Bom dia. todos! Todo título deve ser comemorado e se o de hoje vier vou bebemorar bastante. Agora, com todo respeito, minha cabeça já está na quarta, que jogão teremos. Brasil contra Argentina, o melhor que temos na libertadores. Independente do que ocorrer hoje temos que apoiar o time na quarta.

  11. Bom dia!
    Que Edenilson esteja curado mas não disponível como o caro Ávila.
    Que Milito escale os melhores e faça uma boa leitura pro segundo tempo.
    Que Hulk cale a boca dele e da (feminino mesmo) “celeste”.
    Vai pra cima delas Galoooooo!!!

  12. Bom dia a todos.
    Hoje será um jogo dificílimo para o Galo. Se o nosso time entrar com a vontade e pegada mostrado no primeiro tempo do 1⁰ jogo, podemos comemorar o 49⁰ caneco Mineiro, mas se retornar aquela apatia do segundo tempo, temo perder por placar elástico.
    Notadamente este é o melhor time que o cruzeiro montou após o rebaixamento, então merece respeito.
    Espero que nossos jogadores entendam a grandeza desse jogo e deixem tudo dentro de campo para nos dar a vitória e, consequentemente, o título de CAMpeão Mineiro.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  13. Salve Massa e Guru

    No auge de minha bipolaridade creio em uma vitória e no título hoje.
    A preocupação hoje fica por conta de nossa defesa e da falta de atenção e desgaste (principalmente em função do horário) no segundo tempo.
    NO mais, minha confiança é tamanha nestes novos tempos pós, Felipão e Rodrigo Caetano, que já comprei meu ingresso para o jogo de quarta pela liberta.
    Bora lá Galo, ganhar mais um caneco?

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ganhar do Cruzeiro é indispensável para manter a minha saúde mental, pois se o Galo perder esse titulo ficarei, no mínimo, dois dias , no módulo Eduardo Barata ( emburrado e taciturno). Poxa o pentacampeonato poderia ter sido garantido no sábado passado. Perdemos uma safra de gols no primeiro tempo. Então, chega de Safadeza, hoje é dia de se impor e passar o trator. Galo 3x 1 ( dois gols do Hulk, um do Paulinho e o Jemerson fará o seu gol de desonra)

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      emburrado e taciturno , mas realista e pouco dado a passar pano , este é o meu perfil .

      E quanto a esse time atual , ele não me diz nada , porque nele não se encontra mais nada que possa representar o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO .

      Somente com a entrada da molecada será possível resgatar EM CAMPO o espírito ATLETICANO (porque fora dele já era) .

  15. Bom dia, prezados Atleticanos

    Antes de uma das vitórias deles na Arena, vimos um vídeo: “Vamos calar a torcida deles”. E calaram mais de 40 mil atleticanos. Que tal dar o troco e calar mais de 60 mil?

    Será preciso sangue quente no coração e nas pernas. E sangue frio no cérebro, o comandante supremo da inteligência. Temos jogadores “cascudos” que sabem lidar com pressão de torcida. É fazer 1×0 e tirar proveito do desespero deles.

    Evitar faltas pra amarelo do tipo: chute ou empurrão por trás e braço/cotovelo no rosto dos caras.

    BLOQUEAR cruzamentos e evitar, ao máximo, escanteios e faltas perto da área. Nossos zagueiros, a olhos vistos, não são confiáveis nas bolas aéreas.

    Mas, temos os decisivos Hulk, Paulinho, Arana, Everson, Zaracho e Battaglia. Os outros não citados também estão convidados a fazer história.

    Seremos 10 milhões torcendo pela TV. Bora ganhar e ser CAMpeão, Gaaalôôôô.

    1. Bom dia xará e amigalos. Passou da hora deste “elenco” do GALO dar uma satisfação a sua apaixonada torcida. Nada melhor do que cancelar a festa antecipada da Mariada. É o que espero destes jogadores…

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Estava preparado ontem para assistir uma Live, acabei assistindo uma aula de atleticanidade proferida pelo amigo Ávila. Otimismo, mesmo nos momentos mais difíceis, foi a tônica da mensagem. Perder ou ganhar faz parte do jogo e não aumenta ou diminui a nossa paixão pelo galo. Hoje teremos um compromisso difícil, mas temos todas as condições de ganhar o penta. Vamos acreditar…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *