Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fim de semana sem Galo é o óóó

Afinal o que é o óóó? Nada, digo isso tem tempos sem ter o significado exato. Estimo que possa ser o mesmo que o ó do borogodó. Que, igualmente, também é nada. Fato é que muitos, como eu confesso, usam sem saber o real sentido. É um fato sem explicação. Talvez! Tem algum significado? Até me ocupei em fazer uma pequena pesquisa, entre as mais variadas tentativas de explicação a que mais me aproximou seria “o fim”.

Pois é, passar um fim de semana sem Galo é o fim. Semana passada, sem o jogo adiado com o Grêmio, aquele ato de solidariedade acabou nos aproximando ainda mais do nosso time. E o Brasil inteiro, mesmo com o boicote de setores da imprensa marrom (no caso vermelho e preta), aplaudiu aquela iniciativa. E agora, duas rodadas do Brasileirão – no mínimo – sem Galo, como vai ficar nosso coração alvinegro. Abstinência que o Atleticano detesta!

Ainda bem, no caso do Galo – o único de Minas e um dos poucos do Brasil – temos ainda duas outras competições que não sofreram com essas restrições de continuidade. Pela Copa do Brasil, na próxima quarta lá em Recife e contra o Sport, vamos decidir a vaga para a sequência. Temos a boa vantagem de dois gols de diferença, o que assegura a vaga até com derrota, desde que por um tento para o time pernambucano. Isso, em hipótese nenhuma, sugere acomodação. Time do Milito não tem esse perfil. Mostrou isso no Argentino Junior e vem confirmando essa tese no comando Atleticano.

Na outra competição, valendo esse título sul-americano e vaga em dois mundiais seguidos, o Galo é um dos favoritos. E jogamos na semana seguinte (terça/29 de maio), em casa, com o eliminado e sem chances de qualquer outra pretensão Caracas. O time venezuelano, em cinco jogos, perdeu quatro. Duas vezes para o Peñarol, uma para o Galo e outra para o Rosário. Empatou uma vez com o time argentino, complicando a situação de los canalhas que tem apenas sete pontos e pega Carboneros – no Uruguai – que tem nove. Os argentinos só se classificam se vencer em Montevidéu.

Situação confortável para nós Atleticanos, já que um empate em qualquer das duas partidas, assegura a primeira colocação do grupo. Creio, firmemente, num grande resultado nosso. Acredito mais, vencendo e contando com tropeços dos concorrentes – Palmeiras, River e Talleres – para terminar com bom aproveitamento na fase de grupos e vantagens. Se um, dois ou até os três tropeçarem, com o Galo confirmando a vitória, vamos ganhando posições. No quadro atual temos a quarta melhor campanha. Com prudência, acredito, vamos ganhar uma colocação e figurar com a terceira colocação geral. Se sonhar é permitido, secador neles. Só não pode ser o aparelho queimado do seu adversário conhecido que queimou nos jogos do Galo. Tá com defeito.

Fato é que, mesmo sem jogar, seguimos respirando Galo. Amanhã será um domingo atípico depois desse sábado com jogos apenas nas séries B, C e D. Se a competição parou, Milito e nossos jogadores seguem trabalhando. E nós, aqui do Canto do Galo, resenhando sobre essa nossa paixão. Além disso, ontem surgiu a informação dando conta que o Dorival – que escalou Bernardo de lateral direito em 2011 – teria relacionado Scarpa e Paulinho na lista suplementar da Copa América. E, segundo também li, a Conmebol vai abrir novas vagas de inscrições. Xô! Vaza da Cidade do Galo. Aqui não temos qualquer sentimento de afinidade com a selecinha da cbf. Aqui é SÓ Galo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

5 thoughts to “Fim de semana sem Galo é o óóó”

  1. Bom dia!
    Continuo militizado mas muito desconfiado desses jogadores que jogaram horrivelmente na última partida. São acomodados, entraram de salto alto, sem tesão de ganhar. Essa parada no jogo com o Grêmio atrapalhou demais. Não gosto quando o Galo tem muito tempo pra treinar. Espero estar errado mas se jogar na quarta esse futebolzinho de posse improdutiva de bola, sei não. Everson não passa confiança. Já nos salvou muitas vezes, é verdade mas nunca confiei nele. Sem contar o Hulk, nosso maior jogador que não tem acertado nada. Quando acerta é a trave. E agora esse lixo de seleção querendo encher o saco. Que Rodrigo Caetano e sua gangue vão a pqp!!

  2. Salve Massa e Guru

    Parada no futebol, tempo bom para reflexão.
    Para muitos e até para mim, Hulk é o maior ídolo do clube atrás de Reinaldo e só não é maior, porque o Rei é or concur.
    Mas o que estará acontecendo com este herói verde, ops. preto e branco?
    É entendível que o cara não está atravessando uma boa fase e a seca de gols tem incomodado, como também é entendível que apesar de de ser um super atleta, a idade pode estar pesando.
    Mas o que estamos vendo em campo é um Hulk sonolento, sem inspiração, irritado e até displicente, as vezes enfeitando jogadas que nesta fase, deveriam estar sendo feitas de maneira simplória.
    Alguns o defendem, dizendo que ele deixou o protagonismo para jogar pelo coletivo e portanto está se sacrificando em prol do time. Até concordo, mas é nítido a quantidade de passes errados e bolas bobas perdidas bisonhamente em campo.
    E nem vou falar das reclamações irritantes com juízes e adversários, como se estas reclamações surtissem efeito, pelo contrário, lhe tira de foco da partida.
    Mas o cara tem crédito e tem nossa confiança e sabemos que quando o gol vier, a confiança voltará assim como seu futebol.
    Imagina o time de Milito com Hulk de volta ao protagonismo?
    É caixa!!!!!!!

  3. Mas a realidade tá aí e time que quer ser CAMpeao tem que ter elenco e se o elenco é bom, vai p seleções. E agora José? Lesões e convocações nessa bagunça de calendário, vão prejudicar nosso time. Arana pode ficar fora por 9 jogos e jogos c times das primeiras colocações, fora os outros jogadores que tb irão servir suas seleções, caso de Franco, vargas, lemos.
    Teremos condições de manter o ritmo? Precisamos assegurar essa vaga na copa do Brasil de qualquer jeito. No brasileiro remar p recuperar os pontos que eventualmente serão perdidos. Vamos Galo, força.

  4. Bom dia, Atleticanos! Neste fim de semana de abstinência do nosso Galo, me pergunto qual o sentido de mais uma copa américa? Por que não cancelar esse torneio caça níqueis? Para nós, Atleticanos, que torcem (ou deveriam), contra a ridícula seleção da cbf, copa américa ou qualquer torneio que envolva o time dessa entidade suja que sempre nos prejudicou, não tem a menor graça. Penso que a melhor forma de organizar nosso calendário depois da tragédia no sul, seria o cancelamento ou a não participação do time amarelo da cbf na copa américa. Só o Galo interessa! Bom fim de semana pra todos. SAN

  5. O nosso goleiro é um frangueiro. Responsavel pelos 2 gols do fluminense e do Penarol.
    Contra o penarol foi ridicula a atuação desta porcaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *