Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que venham as oitavas da LA

Temos a vaga para a próxima fase da Libertadores, matematicamente conquistada, sendo a liderança do grupo praticamente assegurada. Para entender, embora já amplamente dito e debatido aqui no nosso espaço, para perder a primeira colocação, além de o Peñarol vencer o Rosário – resultado normal e previsível – o Galo tem de ser derrotado pelo Caracas. É ruim, hem! Improvável de acontecer. Se ocorrer essa zebra, uma verdadeira catástrofe, vamos pegar algum primeiro colocado das chaves de grupos.

Considerando que vamos vencer, com isso assegurar a primeira colocação – reafirmo confiar na terceira melhor campanha – vamos para o pote que o sorteio vai definir adversário entre os segundos colocados. Então, grupo a grupo, passamos a avaliar quem seriam nossos eventuais adversários. Da nossa chave, o mesmo uruguaio Peñarol, que impôs nosso único revés na competição. Se o Rosário conseguir a façanha de derrotar esse concorrente, aí sim os argentinos, que no confronto em casa com o Galo não teve apoio do torcedor local. Punição cumprida, agora seria com a pressão dos canalhas. Ambos com primeiro jogo na casa deles. Deve dar Peñarol.

No grupo A, FluminenC já garantiu a primeira colocação, sendo que todos os demais têm chances matemáticas. Pelo cruzamento FluC x Alianza e Cerro x Colo Colo, em tese, as maiores chances são do time paraguaio que recebe o chileno. O Alianza teria de vencer o FluC e torcer pelo empate na outra partida. Dificílimo! Nem vence o time carioca. Ah! E, no caso de empate sem gols entre os outros dois e sem a improvável vitória do Alianza, empatam em todos quase todos os critérios. Pontos, saldo, gols marcados e gols marcados como visitante e ranking da Conmebol. Portanto ser for empate com gols marcados, o Colo Colo supera no penúltimo critério (gol como visitante), já se for sem gols, a vaga é do Cerro (ranking da Conmebol – 19º e 26º). Haja emoção e coração!

Pela chave B, classificados Talleres e São Paulo. O time argentino tem três pontos a mais que o tricolor, porém se enfrentam na capital paulista. Se o time brasileiro vencer supera o concorrente, qualquer outro resultado os argentinos em primeiro lugar. E se ganhar o Talleres supera o Galo.

Já na C, que tem o Grêmio – com apenas três jogos realizados – não tem qualquer definição. The Strongest lidera, com 10 pontos e tem apenas a partida com os gaúchos, fora de casa a realizar. Está classificado, porém a liderança não assegurada. Entre os demais, o time brasileiro pode até ser líder, mas em caso de não se reabilitar ficar até sem a segunda vaga. Nesse caso ainda brigam pela vice liderança do grupo Huachipato e Estudiantes. Grupo sem qualquer prognóstico do que possa vir a acontecer.

No D, o desacreditado e com péssimo início Botafogo reagiu depois de duas derrotas e venceu as três seguintes. Com isso, ao lado do Junior de Barranquilla estão classificados. Ambos com nove pontos, sendo que os colombianos – pelos critérios de desempate – lideram e jogam em casa com o time do Rio de Janeiro pelo empate.

A torcida do Galo: se tivesse conquistado o Brasileiro de 1980 e a Libertadores de 1981, a presidência de Elias Kalil seria mais fulgurante do que foi

Na chave E, com o Bolivar na liderança que deverá ser confirmada ao final, a segunda vaga tende a ser do Flamídia. O time carioca, em tese, pode até ser o primeiro do grupo, mas tem de vencer o Millonarios e contar com derrota dos bolivianos em casa para o Palestino. Difícil, creio que o time brasileiro será outro segundo colocado.

Pelo grupo F, o Palmeiras já é o líder, com a vaga de segundo colocado muito disputada. O San Lorenzo tá em segundo com sete pontos. Correm por fora o Del Valle e Liverpool – ambos com quatro pontos -, que jogam na casa do primeiro. San Lorenzo com saldo zerado e Del Valle menos dois, enquanto o Liverpool menos sete. Intuo que a vaga vai para os equatorianos. Derrota simples (1 a 0) do time argentino e vitória similar do equatoriano já define em favor do último.

Por fim, o grupo H já tem o primeiro e segundo definidos. River e Nacional, pela ordem, para ser diferente e inverter essa ordem o argentino precisa perder em casa para o Táchira que tem um ponto e o uruguaio vencer fora de casa o Libertad. Aliado a isso tirar uma diferença de cinco gols de saldo. Jamais.

Portanto, preparemo-nos, devemos enfrentar: Cerro Porteño (ou Colo Colo); Talleres (ou São Paulo); Grêmio, (ou The Strongest, ou Huachipato ou Estudiantes); Botafogo; Flamengo; Del Valle (ou San Lorenzo); Peñarol; Nacional. Na ordem, ao que penso e imagino, três brasileiros, dois uruguaios, um paraguaio, um argentino e um equatoriano. Pode ser diferente, mas vamos saber quais entre os dias 28 e 30 próximos, exceto do grupo C – do Grêmio – e qual adversário no sorteio a ser realizado pela Conmebol. Nessa definição, vamos saber além do concorrente nas oitavas (que será em agosto) o chaveamento para as quartas (setembro) e semifinais (outubro) até chegar a grande final que será em 30 de novembro em Buenos Aires. Vamos?

5 thoughts to “Que venham as oitavas da LA”

  1. Bom dia
    Venho mais uma vez expressar que um time começa com um espetacular goleiro. Não é o caso do nosso Galão.
    Desde sua contratação venho batendo na tecla não é goleiro para o Galão .
    Não sabe sair do gol em bola alçada na área . Não consegue encaixar uma bola .vez por outra da umas salvadas , mas não opera milagres e não demostra confiança. Sou mais o reserva imediato que é da base . Admiro o Vitor ( gerente de futebol e um exímio goleiro não veja isso ) . Mas vida que segue .
    Quanto ao galão vamos arrebentar mesmo a CBF arrumando um jeito de desfalcar nosso time com essa seleção que não é a nossa a um bom tempo .

  2. Que otimo que a libertadores prossegue somente em agosto , que perspectiva excelente pro nosso galo ; acredito fortemente que até em agosto , reforços pontuais darão a Milito mais repertorio , mais assimilação de jogadas , que faltou no ultimo jogo, burrocratico, insonsso e pouco produtivo ofensivamente falando , uma nulidade. Neste periodo , copa do Brasil e brasileirão , com justificada paralisação , deverá fortalecer nosso time , acredito e torço , reforçado de tres bons valores . Bom dia a todos amigos atleticanos , neste domingo borococho sem nosso galão da massa. Sigamos

  3. Com esse frangueiro no gol, não vamos a lugar nenhum.
    Basta ver as 2 lambanças com o Fluminenase e as outras 2 contra o Penarol.
    Frangueiro e presepeiro.
    Retém a bola quando consegue pedir e atrapalha todos os contra ataques.
    Porcaria total.
    Tem que dar chance ao reserva…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *