Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Feliz Galo Novo!

Daqui, nesse período sabático, não me contive e optei por um post extra. São tantas coisas em torno do nosso time do coração, que a alma e o coração Atleticanos sugerem um pitaco. Dormi pouco, depois de perambular pela Cidade do Galo – que atende pelo nome fantasia de Belo Horizonte – desde a virada inusitada na praça da Liberdade e um delicioso e saudoso jantar de madrugada na Casa dos Contos. Nos anos 80/90 e até início do novo milênio era minha parada obrigatória. Ocupei a mesma mesa preferencial da ocasião.

Mas, a motivação para postar na exata 13h13m – apesar da implicância do Domingos Sávio – tem relação com a boa expectativa da Massa para o ano que hoje se inicia. Isso é percebido e denunciado por onde andamos. Desde a nossa cidade capital dos mineiros, como pelo interior de Minas Gerais. Estive na minha Araxá, lá como cá, me impressiona a quantidade de camisas do Galo circulando pelas ruas. Na praça da Liberdade na virada, onde fiquei de dez da noite até os primeiros minutos no novo ano, predominava branco, amarelo e o Manto Atleticano. E assim é esse mar preto e branco em BH, no interior de MG e já em outras estados brasileiros e pelo mundo.

Minha filha, lá em San Pedro de Atacama (Chile), sempre usando nossa camisa por onde anda, foi surpreendida com o grito “aqui é Galo”. Era o ator e Atleticano de coração, Daniel de Oliveira, outro que também deixa registrada sua paixão pelo nosso time do coração. Quem viu o filme “Romance Policial”, estrelado por ele, vai se lembrar da cena com o manto. Depois ele confessou. O produtor levou uma camisa de certo rubro negro carioca para a cena. Daniel sumiu com a camisa e – sorrateiramente – apresentou uma do Galo que levou para o local providencialmente. Foi filmado no mesmo Atacama, onde ele agora passou a virada de ano. De volta à cena do crime.

Casos desta ordem são milhares que essa paixão nos permite protagonizar. Mas, o melhor que estou sentindo na atmosfera, é a confiança do Torcedor para a temporada que começa no final de janeiro. Pelo desempenho – apesar das reclamações – do ano anterior, até o final de março só vamos nos ocupar com o Mineiro. Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores – todos – a partir de abril. O estadual será nossa pré temporada. Oportunidade para Felipão ajustar o time, adequando a entrada de Scarpa do Galo (Minas já tinha Escarpas do Lago) ao seu sistema de jogo. Assim como foi no segundo turno do Brasileirão.

Ainda não temos, com precisão, quem sai e outros que podem chegar. Creio que devem sair entre três a cinco jogadores e chegar mais dois ou três para o desafio das competições que começam em abril. Brinco que vamos repetir 2013 e 2021, adicionando ainda 1950. Sim, naquela ocasião não existia Mundial de Clubes, mas a excursão vitoriosa – tanto pelos resultados em campo quanto pela motivação de pacificação do planeta – sugerem o reconhecimento simbólico. Papo de Atleticano!

Por fim, para esse primeiro dia do ano de uma temporada que deposito muita fé e confiança no elenco, treinador, diretoria da associação e gestores da SAF, segue daqui uma palavra de incentivo – incitamento mesmo – em apoio ao time desde a primeira rodada do Mineiro até ao possível jogo final do Mundial Inter Clubes deste ano. Que vale, inclusive, vaga para o primeiro campeonato a ser organizado pela FIFA em 2025. Lotar a Arena do Galo em todos os jogos. Nossa maior característica é o apoio – quase incondicional – ao time durante os jogos. Reservo, portanto, o direito a eventuais críticas no futuro. Aqui é Gaaalooo, po##@!

Em tempo: Tenho avaliado muitas considerações acerca da continuidade deste espaço. As prosas tem sido boas, sobretudo com três amigos/conselheiros meus, e também junto ao provedor do espaço. Vai depender apenas de alguns ajustes a serem feitos, minha resistência não é mais a mesma. Informo logo sobre como estão sinalizando. Abraços! Feliz Galo Novo!

*imagens: redes sociais

35 thoughts to “Feliz Galo Novo!”

  1. Sou seu seguidor pq é 90% diferente, nteligente e terrível do que a maioria. Não é uma pessoa desonesta intelectual ou ignorante. É importante tb ser ao invés de só ter. Por fim, comecei a gostar do Galo em 1971 e a ler e curtir seus devidos pitacos. Qdo o nosso Galo perde, eu alivio-me lendo seus pirados e qdo Ele ganha, me delicio lendo seus disparates. Escreve 2x/semana pq o Senhor é forte e vingador. Abs

  2. A base do nosso Galo precisa ser reformulada. Quem gerencia nosso base, entende tanto de futebol qto os “çabios” que julgaram o Savio (Savinho, não) um foguete molhado mas pedem chance pro Vitor Gabriel (Vitinho, não tbm) no profissional. A base do Galo ta mal, mas vejo tanta gente que critica mas apresenta soluções ridículas! Qualquer um que tenha assistido um jogo do lateral Vitor Gabriel e ache que ele merece chance no profissional nao entende absolutamente nada sobre futebol. Nao tem a menor condição, ainda. Li esses dias que o lateral Paulo Henrique, que foi comprado pelo vasco foi uma contratação que não deu certo. Tolos. Foi comprado por x, vendido por 2 x, usados pra trazer o Scarpa. Deu errado? Tem quem ache que o Igor Rabello é nosso melhor zagueiro. Ele tem 6 anos de Galo, trabalhou com diversos treinadores, ganhamos e perdemos nesse periodo, e o Igor jamais foi titular! E o Jemerson, negro, da base, nosso melhor zagueiro, disparado, com carreira consolidada na europa, titular por 10 anos num time tradicional, é vaiado pelos comedias por um gol contra o crucru, mesmo tendo sido o melhor em campo nos dois jogos da final da copa do brasil contra o mesmo adversário, campeão nacional como protagonista. Eqto tiver torcedor tratando o Galo como o maior de minas, seremos pequenos. O Galo é o maior. Ponto. O futebol existe pelo Galo. O Galo é maior que Minas. SAN

  3. Prezado Eduardo, os dias de 2024 não serão mais iguais dos anteriores sem a sua coluna. Você poderia rever a posição e continuar conosco nesta resenha diária que aprendemos a gostar ao longo dos anos. Esperei passar estes dias de festas de Natal e Ano Novo para comentar. Pensa bem aí. E um feliz e abençoado de 2024 com saúde, alegrias, sucessos e viva o nosso Clube Atlético Mineiro, o Galãooo da Massa.

  4. Um Ano Novo feliz para o blogueiro democrático e amiGalos. Se este espaço acabar, para onde iremos com nossas críticas, elogios e, principalmente, com nossa TORCIDA? Ainda mais neste ano que promete, e muito, uma vez que até o Corinthians está tentando se arrumar pra fazer frente pra nós… Presumo que será o certame mais difícil da história, em especial a partir dos pontos corridos. Um grande abraço a todos.

  5. Boa tarde. Feliz 2024 pra todos e títulos somente ao galão. Feliz pelo posto, espero que este blog continue. Bom espaço pra falar do galão. SDS,

  6. Bom dia! Feliz Ano Novo!
    Que tenhamos todos muitas alegrias e comemorações ao longo de 2024… completado pelos primeiros jogos com vitórias de 2025! Eu Acredito!
    Muito bom e um sinalização positiva para a continuidade do nosso Guru!
    E Acredito!

  7. Caro Ávila, gostaria de ter o poder das palavras para expressar aqui a satisfação que tive ao ver, no meio do noticiário, a volta deste espaço. Sei que a saúde, em todos os sentidos, deve vir em primeiro lugar, por isto resignei-me com a sua decisão de encerrá-lo. Que Deus te abencoe e que te ajude a definir o que será melhor para você: continuar, mesmo que se for esporádicamente, ou parar definitivamente. Um grande abraço e um Ano Novo com muita saúde.

  8. Feliz Ano Novo !
    Que bom ver um post nesse primeiro dia do ano.
    Que tudo encaminhe para termos a continuidade do blog. Que seja num novo formato, mas que continue.
    Não precisa ser diário, mas quem sabe no dia seguinte após os jogos e , eventualmente, quando se sentir inspirado, como hoje.
    Abraços!

  9. YABADABADOOOOOOO!!!! Que trem danado de bão topar com O Canto do Galo no primeiro dia do ano. Daí a comemoração com o brado do Fred Flinststone que traduz alegria, regozijo mesmo. Tomara que dê certo, Grande Guru! Revê-lo com as coisas do Galo e a cambada toda na resenha. Vamo-que-vamo!

    1. Pois é, caro Jorge! Acho que vai dar certo. Amanhã mesmo já devo ter uma prosa fundamental para tentar avançar nesse sentido. ObriGalo pelo apoio e confiança.

  10. Caro, Eduardo, não sei precisar ha quanto tempo, mas religiosamente acordo lendo seus posts.
    Não considere apenas os 3 amigos mencionados neste último, mas os milhares de Atleticanos que se divertem e se informam com suas postagens. Que Deus o abençoe com muita saúde. O aguardamos por aqui.

    1. Opa. Estou considerando sim são os milhares de leitores (3 a 5 mil/dia), no caso dos três mencionados, são amiGalos. Considero os como conselheiros de muitas ações da minha vida pessoal e profissional, sendo um deles meu colega de turma na Milton Campos e advogado num desses pequenos dissabores que essa luta aqui me causou.

  11. Iniciar o ano de 2024 com a publicação no Canto do Galo é uma alegria muito grande para a Nação alvi negra . Sigamos este ano com o nosso porta voz principal na atualidade do imponente e guerreiro Galo

      1. Bom dia amigalos e ao Guru Eduardo de Ávila!! Que surpresa tive hoje ao buscar notícias do GALO no portal Uai e dar de cara com o CANTO DO GALO. Feliz 2024 para você e todos os que acompanham esse blog. Espero que esse cantinho essencial de prosa continue. O GALO precisa desse espaço. 2024 promete!!!

  12. Pois é…

    Padre Torga gostava muito da passagem bíblica que falava de uma Festa no Céu. Dizia ele lembrando os Evangelhos, em LUCAS 15:

    “Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.”…

    Pois bem…

    Quando o ÁVILA anunciou o fim do CANTO DO GALO ele terá pecado, cometido uma heresia…

    Agora, ao se arrepender e voltar, ao que entendi, ele promove uma Festa no Céu Alvinegro…

    Vida longa ao CANTO DO GALO!!!

    Feliz 2024!!!

    E VIVA O GALO!!!

      1. Bom dia!
        Estava eu aqui no meu canto, curtindo a saudade do Canto do Galo, quando resolvi “fuçar” por aqui, e não é que encontrei esse post?
        Então, Feliz Galo Novo e.. FICA ÁVILA!!!! É O grito da Massa.

      2. Bom dia amigos atleticanos. Feliz ano novo. Até eu que não sou atleticano sempre visito este espaço e sabia que o nobre torcedor e jornalista AmiGalo Eduardo Ávila não desistiria deste espaço assim tão cedo. Assim como nós mineiros gostamos de falar, isso é sua cachaça meu amigo, apesar de não beber mais. Fico feliz em saber da possibilidade deste espaço voltar. Acho também uma excelente ideia a volta no pós jogos, ou talvez quando você Eduardo se sentir inspirado a resenhar sobre o seu time do coração. Abraços do seu arquirrival. Jamilton Lopes Soares. Viçosa-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *