Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

FDS vazio sem o Galo

Diferente de sábado último, esse fim de semana será sem a presença do Galo em nossas vidas. No anterior, como tínhamos jogado e vencido na sexta-feira, passamos dois dias assistindo o desenrolar e fechamento da rodada. Consolidada a liderança, distante dos concorrentes, entramos nessa curta paralisação. Mais de sete dias sem Galo é depressivo, brochante mesmo.

Confio na retomada do mineiro, conforme programado, já na quinta-feira. Esse campeonato estadual, diferente do ano passado, não pode entrar pelo calendário nacional e internacional. Temos ainda Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Estou muito motivado para todas essas competições e até pensando numa quinta, em função do torneio continental.

Sem bola rolando, apenas treinamentos e especulações fazem parte da rotina dos torcedores brasileiros. Para nós, Atleticanos, tivemos a comemoração de mais um ano do nosso Galo. Os 113 anos, com todo isolamento que a prudência sugere, não passou de liso para a Massa. Neste espaço do Torcedor, publicamos nossa homenagem e gratidão pela Atleticanidade que nos guia desde a infância.

Ontem, também, nosso amiGalo e colaborador do blog – Max Pereira – deu seguimento às comemorações que ocuparam as redes sociais desde meados da semana. Recorro à máxima do Chico Pinheiro, que torcedor os outros times todos têm, mas – o que nos difere – é que somos Atleticanos. Não tem comparação!

Pois bem, vamos aguardar o que a diretoria pretende – junto com o Cuca – para essa temporada. Sem jogos, muito se especula. Clubes europeus interessados em jogadores nossos. Estão na lista Guga, Alonso e Arana. Mas, peraí, seria desmantelado todo o sistema defensivo, que apesar de criticado, tem dois nomes que são quase unanimidade aprovados pela Massa.

No meio de campo parece que temos nove opções, já na parte ofensiva são oito nomes em condições de titularidade. Desses 17 profissionais, vamos precisar de três mais três, assim sobram 11. Já lá atrás, incluindo o goleiro, ainda carecemos de reforçar e não liberar atletas. No gol prefiro o Rafael, mas reconheço que ele não é unanimidade, embora tenha 84% da preferência do Torcedor, conforme enquete do UAI/EM.

E os quatro da linha de defesa?  Precisamos reforçar o setor e não liberar os principais. Alonso e Arana são donos das posições, do lado direito continuo colocando muita fé no futebol do garoto Talison. E o zagueiro central? Rever, Igor Rabelo e Gabriel, nenhum ainda convenceu e transmitiu segurança. Nem falo de Bueno. Então, ali não tem jogador para ser liberado – especialmente os especulados – e ainda aguardamos reforços.

Amanhã, leiam aqui no nosso espaço interessante depoimento do Atleticano William Santos. AmiGalo, jornalista, que se submeteu a uma cirurgia no início do mineiro e ficou dias hospitalizado. Ele vai nos contar sobre acompanhar o Galo nessas condições. Durante esse período, eu daqui do lado de fora, pude conhecer parte desse seu martírio. O que incomodava a ele nem tanto era o procedimento médico, mas sim saber sobre o Galo e assistir aos jogos.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “FDS vazio sem o Galo”

  1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Quanto à dívida de 1 bilhão, precisa-se saber o seu perfil. Sem os números postos à mesa, não me sinto em condições de pronunciar! Como diz o ditado: quem pariu Matheus que o embale…e os responsáveis pelas dívidas, se impagáveis, deveriam ser responsabilizados. De que forma, não sei!
    Fim de semana sem jogo do galo é como não houvesse fim de semana!
    Hoje e sempre, galo!!!

  2. Sem bola rolando só nos resta a resenha , papo
    de botequim , discutir , concordar , discordar e ,
    por quê não , polemizar .

    Até porque as entrelinhas , as indiretas , são as
    melhores intervenções , e eu ADORO !

    Réver AINDA não convenceu ….
    AINDA ? E quando isso se dará ?

    Réver fazer o papel de Gilberto Silva ?
    JAMAIS , não tem estofo para isso .

    E DENTRO de campo , óbvio , porque o resto
    é papagaiada .
    Essa foi das melhores .
    Sabe tudo dos bastidores de um vestiário .

    Arrecadar 100 milhões/ano na Arena MRV ?
    Cem eventos/ano por lá ?
    Haja Anitta e JoJo Toddynho pra encher o
    ano inteiro .

    E aí , quando é que a ficha vai cair mesmo ?
    Nós temos UM TIME , o ATLÉTICO .
    ]A turma da grana tem uma marca , o CAM.

    Problema deles como vão gerir os negócios
    da sua nova empresa .

  3. Boa tarde , Domingos, o Atlético e o estádio q está sendo construído já é da MRV e do BMG, às cadeiras seu Ricardo Guimarães comprou antecipadamente 80 % das cadeiras cativas do estádio inclusive foi parte dos 500 milhões para a construção do estádio, então o lucro das cadeiras cativas não será do Atlético será do BMG , algumas das grandes dívidas do Atléticé é com o Bmg e empresas da família Guimarães , e isso empréstimos feitos em 2005 quando ele Ricardo Guimarães e Rubens Menin jogaram o Atlético na segunda divisão , um dívida de 40 milhões virou 130 em 15 anos , ótimo negócio!!!!! Só se for pra ele Ricardo Guimarães, ACORDA TORCIDA DO ATLÉTICO SE NÃO VAI SER TARDE DEMAIS.

  4. bom dia Eduardo e massa. final de semana sem jogo do galo é muito ruim. os incompetentes que manda no futebol de Minas nos tiram unica alegria de ver o galo a jogar. uai então porque a copa do Brasil estão jogando. porque o campeonato Gaúcho estão jogando. porque os jogos do vôlei estão jogando. aff.triste realidade. ontem saiu na imprensa que as dívidas do galo passou de 1 bilhão a 7 câmera sempre dizia o galo não vai cruzeirar ja estamos no mesmo caminho das caloteiras. a quando a conta chegar aliás ja esta chegando. uma maldita pandemia que parou o mundo. aff.triste realidade. cuida-se amigalos. ótimo final de semana a todos. vai galooo.

  5. Bom dia!
    Devendo mais de um bilhão e até hoje a defesa do time não foi ajeitada.
    Devendo mais de um bilhão e ainda não temos “o goleiro” pra substituir o santo.
    Devendo mais de um bilhão e o “prudente isolamento social” quebrando a economia do país, e não pensem os senhores que o Galo vai ficar ileso a isso tudo, que infelizmente não vai.
    A Arena deve ser inaugurada ano que vem. Até lá as catracas já estariam liberadas para o público? Até lá, a Massa de pobres, que estarão mais pobres vão ter dinheiro pra comprar ingressos e ou ser sócios? Ah…o filósofo falastrão já disse que futebol hoje é pra ricos…

  6. Bom dia, penso que precisamos de um zagueiro pra ser titular e um lateral direito. São nossas posições mais carentes. Na direita, Guga é um engodo, inferior ao limitado Mariano. Para a saga, Jemerson é o nome para jogar ao lado do Alonso. Rabello e Gabriel são fracos. Réver deve compor o elenco e fazer o papel do Gilberto Silva em 2013 (dentro de campo, óbvio, o resto eh papagaiada), sendo o zagueiro experiente, que pode ser acionado em jogos relevantes. Atenção aos garotos Talison, Wesley e Iago Oliveira. Promissores. Bom fim de semana. SAN

    1. Caro Barros Preto e Branco, O Mais Lúcido.

      A nossa posição mais carente hj, pode ter certeza disso, é no gol. Vc se lembra, a alertar sobre o ENGODO q Sampaoli e a NOSSA CARTOLA tv trazendo de santos pra dentro do NOSSO GALO. Se ñ me engano vc foi o primeiro a tocar essa CORNETA excelentemente bem tocada: Pergunto? O q fez vc mudar de opinião? NÃO TEMOS GOLEIRO, fato!!

      Na lateral direita Cuca pode experimentar o Talisson, o q liberaria o Guga pra negócios..Mariano de fato é um pouco melhor q Guga e pode ser o regra 3 imediato..

      Na zaga, emerson seria muito bem vindo, é rápido, é VENCEDOR, mas teríamos o problema de uma zaga baixa…Ele e Alonso obrigaria um meio campo mais COMBATIVO do q o q temos hj…

      Fora ZARACHO, q se ñ houver firúla nenhuma pode ser nosso VOLANTE principal, ñ temos outro BOM jogador prá primeira transição ou último combate…NACHO é mais avançado. Allan e Jair, dois MEIA BOCAS. Perdemos o Br20 muito por ñ termos um meio campo BRIGADOR e técnico…Num certo momento ficamos dependendo de boas apresentações de Hyorran, q certos LENTES acham q é o VERDADEIRO Johan Cruijff, o q logo fez a diretoria estender-lhe o contrato a la patrick…q dizer então de depender de Natão?

      Agora, PAPAGAIADA? Q dureza! E A TURMA pregando q aqui é só GALO!

      Abs!!!

      1. Fala Viana! Acho que o Rafael eh bom goleiro e pode ser o titular. Boto fé, tbm, no Matheus Mendes q estava emprestado ao CSA. Vc tem razão, Talison eh promissor e pode assumir a LD. Penso que podemos fazer uma meiúca com 3 que jogam e marcam: Zaracho (sempre defendi, mesmo qdo a maioria esculhambava. Joga muito), Franco e Nacho. Tem uns moleques bons na base (volantes) tbm: Wesley, q era so tupi, iago (canhotinho) e o Neto. Qto a papagaiada, ela segue. Fazer o q? Tem uns comédias aí que gostam de citar jogador que não passou pelo Galo e até (pasmem), jogador rival, como exemplo. Eu, particularmente, to cagando pro futebol brasileiro, pelé, seleção da cbf e qualquer outro q não tenha vestido a camisa do Galo. Sigamos, meu velho! Galo SEMPRE! PS: Não esqueçamos a bola que o Rafael Marques tirou em cima da linha, deitado dentro do gol, no jogo contra o Newells pela semi da libertadores de 13 na Argentina. Último minuto de jogo! Na minha modesta opinião, foi mais relevante q a papagaiada do hora extra FORA do campo. Grande abraço. SAN

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. É péssimo saber que a dívida do Galo já ultrapassou um bilhão de reais. Preocupante isto, pois com salários em atraso não existe possibilidade de ganhar absolutamente nada. O Presidente diz ter um plano quinquenal para resolver o problema. Então que apresente este plano e o implemente pois uma divida dessas dimensões pode jogar o clube num precipício. E seria bom que esse Presidente esclarecesse sobre cadeiras vendidas na Arena MRV e como o Clube vai arrecadar 100 milhões por ano nesta arena. Eu acho isto impossível pois jogo de futebol na Arena serão no máximo 40 por ano. Numa conta simples , se cada jogo proporcionar um milhão de lucro, teríamos uma arrecadação de 40 milhões. De onde virão os outros sessenta milhões de lucro por ano desta Arena? É preciso considerar que as cadeiras, os camarotes e a venda do nome da arena não geram recursos, vez que foram utilizados na construção do estádio. Falam em mais de 100 eventos na Arena por ano. Para atingir isto seria necessário pelo menos dois eventos por semana… E nosso país está devastado economicamente….Entao só nos resta aguardar o Plano do Presidente e sua equipe….

    1. batendo 3X na madeira, mas é esse o meu temor. Além dessa dívida monstruosa, tenho certeza que aumenta a cada mês pois a folha salarial é bastante alta. quanto a 100 eventos por ano acho impraticável. Vejam o Palmeiras, tem certamente uma torcida bem maior que a do Galo e São Paulo tem 5X a população de BH e o PIB 9X maior. Mesmo assim o Palmeiras passa longe de 100 eventos e 100 milhoes de lucro líquido. E como com toda certeza não tem”almoço grátis” fico receoso que daqui uns 3 ou 4 anos tanto a metade do Shopping quanto o estádio estarão nas mãos dos 4Rs e o Galo com uma dívida impagável.

    2. Prezado Domingos Sávio e demais atleticanos, ótimo dia a todos

      Seu raciocínio está corretíssimo, eu particularmente sempre me preocupei com essa dívida gigantesca do Clube, postei aqui neste espaço várias vezes citando o modelo implementado pelo flamengo com o então presidente Bandeira de Melo. Modelo ao meu ver correto.
      Em relação aos 100 milhões ano de receita na arena, para quem sabe fazer contas básicas, sabe que esse valor não será atingido.

      1. Boa tarde Amigalos
        Já fiz esta pergunta antes e agora sabendo que devemos 75 mi de comissões a agentes de jogadores, refaço: que comissão e’ esta? Vendemos um jogador – time x time – e ainda pagamos para atravessadores? Compramos o passe ou direitos, novamente de time para time, e ainda pagamos gordas comissões? Ou será que aí está a roubalheira? Sempre temos o direito de não pagar comissão. Venda para outro, se quiser. E aí, onde está a razão de tudo isso?
        Pode ser que eu esteja redondamente enganado e exista uma razão. Se alguém souber me informe. Obrigado e um abraço a todos.

    3. Boa tarde , Domingos, o Atlético e o estádio q está sendo construído já é da MRV e do BMG, às cadeiras seu Ricardo Guimarães comprou antecipadamente 80 % das cadeiras cativas do estádio inclusive foi parte dos 500 milhões para a construção do estádio, então o lucro das cadeiras cativas não será do Atlético será do BMG , algumas das grandes dívidas do Atléticé é com o Bmg e empresas da família Guimarães , e isso empréstimos feitos em 2005 quando ele Ricardo Guimarães e Rubens Menin jogaram o Atlético na segunda divisão , um dívida de 40 milhões virou 130 em 15 anos , ótimo negócio!!!!! Só se for pra ele Ricardo Guimarães, ACORDA TORCIDA DO ATLÉTICO SE NÃO VAI SER TARDE DEMAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *