Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Expectativa Atleticana nas miniférias

Com o elenco liberado até a próxima quinta-feira, quando retomam aos treinamentos, o próximo compromisso do Galo será somente no dia 26 de novembro. Num domingo, às 16 horas, despedindo da nossa casa própria vamos ter pela frente o chato e – assim como nós – instável time do Grêmio. Vale vaga no G4, uma vez que vencendo o tricolor gaúcho, ultrapassamos o concorrente direto e avançamos para evitar passar pela fase preliminar e eliminatória da Libertadores.

Reitero, já mencionei isso aqui algumas vezes, que a classificação direta naquela competição é totalmente vantajosa. Pelo nosso histórico, nove participações em 11 temporadas, a se confirmar mais uma vez no torneio da Conmebol, chegaremos a dez vezes em 12 anos de disputa desse campeonato que garante vaga na disputa do Mundial interclubes. Já disputamos uma vez, e embora sem o título, nos permitiu algo maravilhoso. Comemorar gols num Mundial. Marcamos quatro tentos em dois jogos. Tem time, que em duas oportunidades, jogando três partidas, derrotado nunca fez um mísero gol nesta competição. Com equipe própria na primeira oportunidade e depois com time de aluguel. Não sentiram o sabor gostoso de festejar um tento num Mundial Inter Clubes.

E é para continuar fazendo história que vamos lutar, como recomenda o hino e a tradição Atleticana, por uma vaga na Libertadores. Preferencialmente direta. Qual a razão dessa premissa? Caso o Galo fique entre os quatro primeiros colocados, junto aos campeões FluminenC e São Paulo – LA e CB -, seguramente vamos ficar no pote 1 do sorteio dos grupos. Já entrando pela porta dos fundos, G6 (quinto e sexto colocados), o pote será o de número 4, com grandes possibilidades de enfrentar concorrentes diretos ao título. Convém lembrar que foi o pote 4 na competição recente, quando o Galo ficou na segunda colocação e acabou eliminado no primeiro mata mata.

Faltam tão e somente quatro confrontos, num total de 12 pontos, com todo respeito aos concorrentes – diretos ou não – temos chances de conquistar essa pontuação máxima. Se com o time gaúcho vamos contar com o apoio fundamental da Massa, logo na sequência – naquela sacanagem da tabela da cbf – vamos ao Rio pegar o todo poderoso e mais odiado time de todo o Brasil. O Flamídia, que conta com o apoio escancarado da cbf/tv, tem se mostrado também muito irregular. Na última partida, com o jogo em suas mãos, cedeu empate ao acomodado Fluminense. O tricolor carioca não tem planos no Brasileirão e já está assegurado na Libertadores.

Para fechar, depois desses dois jogos, vamos receber o São Paulo e na sequência fechar com o Bahia. A partida com outro tricolor, agora paulista, será no Mineirão por conta do show do Paul no nosso estádio. O São Paulo, assim como o FluminenC, não tem interesse no Brasileirão. Sem chances, já garantiu a vaga ao conquistar a Copa do Brasil em cima do rubro negro do Rio de Janeiro. Já os baianos, que briga na parte de baixo, tem chances de chegar na rodada final à salvo ou até mesmo já rebaixado.

Caso contrário, necessitando vencer para se salvar, virá com a faca nos dentes. Foi assim, que em 2021, vencemos esse também tricolor – agora da Bahia -, de virada e em quatro minutos. Naquela noite asseguramos o título brasileiro. O Bahêa abriu dois a zero e em quatro minutos o Galo fez três gols. Hulk e Keno (duas vezes) conduziram a Massa a uma explosão inesquecível. E, se conquistar esses difíceis 12 pontos, pode nos brindar com um final de ano histórico. Que o elenco aproveite bem essas miniférias e retorne com vontade de buscar esse limite máximo de pontuação.

Que assim seja!

Em tempo: ontem por motivo de viagem bate e volta, velório familiar em Araxá, fui lento com a liberação dos comentários. Saí de BH sete da manhã, só chegando em casa por volta de 22hs. Dessas 15 horas, 12 delas dirigindo, rogo pela compreensão. Cá estou, ainda que alquebrado, perda de um cunhado querido e com bem mais de 50 anos de convivência, cumprindo meu compromisso de manter – enquanto estou blogueiro – nossa resenha em dia. Sigamos!

*imagens: UAI/EM

39 thoughts to “Expectativa Atleticana nas miniférias”

  1. Eduardo Ávila
    Minhas condolências pela sua perda.
    Embora, residindo há muitos anos no Estado de São Paulo, sou de Patrocínio-MG. Conheci, lá, família Ávila. Seriam parentes?
    Para chegarmos a LA, precisamos passar pelo Grêmio, sempre uma pedrona em nosso sapato. Felipão, retranqueiro, apesar da melhor campanha do returno, conhece bem o adversário.
    Fico pensando como o Jemerson vai marcar Suarez. Meu Deus. Melhor não pensar. Mas, até os gambás conseguiram ganhar deles. E, depois, seria um sonho sensacional ganhar dos urubus e impedí-los de ser campeões. Seria muita injustiça os urubus ganharem o BR-23. E, se garantirmos a LA, na última rodada as marias precisando de nós, vamos devolver o milho.
    Abraços.

  2. Hoje nào ia mais comentar , porém li uma noticia que compartilho com os amigos atleticanos. Cruzeiro contrata paulo autuori como treinador. Penso que o poço deles não tem fundo , tentaram o profexo , que de bobo nào tem nada e enquiabou . Achon que a passagem do trienio da b foi tào marcante que querem voltar

  3. Prezado Mestre e Amigalo Eduardo de Ávila,

    Primeiramente quero prestar meus sentimentos pela sua perda familiar.

    Lendo seu texto e observando sua analise entre os potes referente a entrar na Libertadores das Américas via G4 ou G6, sinceramente creio que pela natureza bondosa e sentimento puritano do GALO e sua apreciação pela fábula do Robin Hood, penso que enfrentarmos os times mais cascudo, pote 4, será melhor. Cair em uma chave, pote 1, enfrentar os times menores e mais fracos a entrega da paçoca será inevitável.

  4. Prezado Eduardo meus sentimentos a você e toda família que Deus acolha seu cunhado.
    Eu acredito, sou Atleticano até a morte, nos meus 7.0 nunca desisti.
    Mineiro aqui em Volta Redonda-RJ há mais de 50 anos.

  5. Caro Eduardo, meus sentimentos.

    Imagino vc pegando a estrada , dirigindo, e um turbilhão de lembranças vindo a sua cabeça.

    Viver não é fácil não, já dizia a música.

    Grande abraço e sigamos.

  6. Bom dia Eduardo e massa. Eduardo meus sentimentos a você e seus familiares. sobre o Galo aja mini férias para estes bois cansados e 7×1 e companhia. Quando lembro que está fraca diretoria doaram o keno para flor e temos que atulerar pavon sem asas. Edenilson e Patrick e vargas. está fraca diretoria não entende nada de futebol simplesmente acabou o time veloz do Galo. Piadas. Aff. Uai apareceu uma viúva aqui do Gaga 7×1 você estava sumido.rsrs. temos 4 jogos pela Frente todos difíceis se Galo sonha com libertadores temos que vencer todos. Vá Galooooo.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    É isso aí Gurú! Quem sabe nosso GALO fica no pote 1 no sorteio da Libertadores. A dúvida é se vamos ter elenco para eliminar o Palmeiras. Digo isso porque em se tratando de sorteio o GALO tem uma “SORTE” tremenda!!!!
    Meus sentimentos e um forte abraço.

  8. Eduardo, você é um guerreiro! Meus sentimentos, você não tem que se desculpar, nós somos agraciados pela sua dedicação com esse espaço diário para nós.

    Meu muito obrigado!

  9. [•••] vamos ao Rio pegar o todo poderoso e mais odiado time de todo do Brasil. O Flamídia, que conta com o apoio escancarado da cbf/tv, tem[•••] E vamos ganhar dessa merda, escreve aí! Vou nem falar dos mais recentes, voltemos lá em 2008! Se na 21ª rodada do Br08 encaçapamos 3×0 na mulambada dentro da nossa Pça Sete carioca_ já os paulistas chamavam aquilo lá de Recreio dos Bandeirantes_ tendo uma trinca de meio campo formada pelo Xodó da Vovó, Márcio Araújo e Serginho,á frente da Casamata tinha o Pacote,colocamos o urubu p m@m@r com gols do potente(?) Castillo, outro do Renan Oliveira e o Leandro Almeida fechou a tampa do caixão. Nqla noite,q até a estátua do Bellini ficou ruborizada com o passeio de bola, calamos a “terceirizada” mais fraquinha do planeta,com esse time atual muito bem treinado pelo Zé Smelly 1×0 ñ pode ser a nova goleada? Não fará a estátua do Bellini ruborizar e nem será um passeio na Pça Sete, será algo melhor á acontecer q é a dívida q o tite_ parça do rg05_ diz ter com a gente só vai aumentar, que ele continue nos devendo e fique bem longe da Capital Mundial do GALO.

  10. Salve Massa e Guru

    Eu tive um sonho. Sonhei que ganhamos as três últimas partidas e já garantidos pra liberta fomos jogar em Salvador contra o Bahia que estava na luta pela permanência na série A, bastando uma vitória para ficar.
    Ao mesmo tempo nosso ex rival estava justamente precisando de uma derrota do Bahia tb para ficar na série A.
    Ai nosso técnico escalou a equipe com Mariano, Jemerson, Edenilson, Patric e Pavon de assistente de lateral, Alan Kardec ,Hyron e Vargas, poupando Hulk, Paulinho.
    Perdemos o jogo e se não tivemos competência para afundas as Marias ganhando deles, pelo menos tivemos a competência de afundá-los perdendo pra um adversário direto a vaga
    Pronto, nosso objetivo de 2023, foi alcançado.

  11. Lendo os comentários daqui do blog de ontem, achei que o Galo tinha perdido o jogo do final de semana e estava na zona de rebaixamento…

    Aí fui ver a tabela e descobri que o Galo é o líder isolado do returno, tem a defesa menos vazada do campeonato e o artilheiro do certame. Chegamos à rodada 34 com chance de título, ainda que poucas.

    Nada mal para um ano que tinha tudo para dar errado por conta de um pseudo treinador que a diretoria, mais uma vez, contratou mal e perdeu o timing para mandar embora.

    Se fosse um único erro, vá lá. Mas a história se repete sem aprendizado. E olha que tem gente aqui que gostava mesmo era do Turcão da massa. Um sujeito simpático, igual ao novo carimbo que tentaram impingir no Galo: “o clube mais simpático do Brasil”. VSF!!!!

    Ou quem sabe do Sampaoli que mandava nos jogos, tinha 90% de posse de bola e perdia de 0x1 regularmente. O seu discípulo piorado, Coudet, afirmou que o nosso elenco não era suficiente para disputar o título, apesar de ter trazido um monte de jogador ruim e mandado embora alguns ótimos como o Keno. Tivesse o infeliz saído ao final do mineiro, hoje estaríamos em condição de ser campeões porque hoje temos técnico de verdade.

    Ah, mas o Felipão é grosseiro. Ele não é ‘simpático’. Ora, VSF, parte 2! Eu também sou grosseiro! Certo está ele com esse mundo de torcedor e jornalista modinha. Tem que horrorizar mesmo!

    Ah, mas o time joga feio. Não dá espetáculo. Ah, VSF, parte 3. Quer espetáculo? Vá ao teatro! Eu quero é ser campeão! Chega de time ‘galo doido’ ficando pelo caminho.

    O Galo tem um elenco caro, cheio de folgados acomodados e com muitos esforçados limitados. Sobressaem um ou outro como o Hulk e Paulinho. Fazer um time desses, com pouco recursos técnicos liderar returno do campeonato precisa ser bom. Que me desculpem os despeitados e invejosos, mas o Felipão não é o treinador de maior sucesso do Brasil à toa.

    Hoje sem bons zagueiros, temos um sistema defensivo sólido. Sem jogadores de qualidade e criatividade pelo meio, estamos ganhando jogos. Sem pontas (herança do Coudet) nos viramos pelo meio e temos o artilheiro do campeonato. Imagina esse time com reforços pontuais, sobretudo um bom meia armador e com pré-temporada!

    Fora modinhas! Fica Felipão!

    1. Prezado

      Permita-me discordar.
      Realmente em relação ao elenco vc tem razão, as deficiências são gritantes, mas tão gritante quanto é o esquema de jogo covarde do técnico o qual vc elogia.
      Continuo com a mesma opinião eu e mais 90% da torcida modinha :FORA FELIPÃO

  12. DOMINGOS SÁVIO ,

    coragem nada , apenas anos de arquibancada onde se debatia o futebol com torcedor ensandecido do lado , cada um defendendo sua visão do jogo que acontecia em campo .

    No teclado é “teta” , a gente pode pensar , refletir , ponderar , argumentar com calma …

  13. Voce, caro blogueiro não tem que se desculpar de nada. O canto do galo , feito com todo carinho e respeito aos atleticanos, por voce , tarefa exaustiva e não remunerada , cujo unico intuito é dar voz ao atleticano , saiba que somos eternamente gratos a voce e ressabiados e incomodados com sua intençào de dar um tempo nesta tarefa , nos sentiremos órfãos de perder um convivio tào genuinamente atleticano. Se puder, reconsidere , torcemos pra isto. Receba nossos sinceros pesames nossos por sua perda , e lembre _se , sempre , somos profundamente gratos a voce , independente de qualquer decisão que tomar. O nosso momento do clube é de uma expectativa enorme com o desenrolar do final do campeonato , campeonato maravilhoso , disputado , nas partes de cima e de baixo , sensacional . o inoportuno é como sempre a organizadora , a mafiosa cbf , com seus casuismos pra favorecer determinado time do eixo , até hoje não explicaram o motivo do adiamenteo de flamidia , por outro lado, não vemos ninguém reclamar , nenhum time se insurge contra isto , ano após ano a mesma coisa , vergonha total. Já acreditei muito no titulo por este campeonato , que o botafogo oferece , que parece que ninguem quer pegar. Quando perdemos pro csa mg, joguei a toalha , tomara que esteja errado, somente nos resta torcer

  14. Bom dia!
    Sentimentos pela perda familiar. Que Deus conforte os corações enlutados!
    Precisamos vencer o Grêmio. Por enquanto é o que precisamos.
    Não precisamos de treinador retranqueiro e mal educado e cabeça dura pra próxima temporada. Livrai nos do mal. Amém!

  15. Bom dia, Ávila e Massa,

    Ávila, gostaria de sugerir nesses dias sem jogos o tema de banco ineficiente e caro, acho que o Galo tem o pior banco de reservas custo benefício do Brasil. São muitos ex jogadores em atividade (inatividade), o dinheiro é mal gasto. Com a liberação dos bois cansados, além de uma economia importante poderia ser feito um acréscimo de bons jogadores, mesclados com nossos jovens.

    Sua resenha ontem foi impecável. Meus sentimentos e um abraço.

    Galo!

  16. Bom dia! Ontem vi uma turma destilar cólera no Felipão aqui nos comentários. Torcedor é muito passional mesmo. É fato que o time não enche os olhos em campo, mas temos a melhor campanha do 2 turno do campeonato. E o técnico pegou um time em que ele não pediu peças e teve que se virar com o que recebeu. O cara é multicampeão e falar que Felipão não conhece de futebol é piada. Vamos trazer quem pro ano que vem? Mais um gringo aventureiro? Que não conhece nada do Galo e do futebol nacional?
    Confio muito que o Felipão, com reposição de peças que encaixem em seu estilo de jogo, vai dar muitas alegrias pra nós ano que vem.
    Quanto ao Jemerson…eu estava lá contra as Marias, atrás do gol que ele cabeceou. Fiquei possesso, mas passou. Temos que apoiar o time nessa reta final, vai ficar vaiando o cara até quando? Estamos disputando o G4 e quem sabe o título, menos reclamação e mais apoio!

  17. Perfeitamente compreensivo a sua questão familiar, em que externo meus sentimentos aos familiares.
    Com relação ao galo, espero pelos12 pontos, ontem renovei meu GNV a vista, por ser atleticano e acreditar em dias melhores.
    Porém, não basta só a torcida fazer a parte dela, jogadores, técnico e diretoria tem que estar contagiados pelo desejo de títulos e consequentemente classificações em torneios e claro, nas premiacoes.
    Que venham com apetite de CAMpeao no pós férias.

  18. Bom dia Avila. Nossas sinceras condolencia pela morte do cunhado. Neste final de ano, o foco é comemorar o rebaixamento do rival. O Galo pode até conseguir vaga direta em Libertadores, mas o preço dessa vaga pode ser cruel: renovar até 2025, o Contrato desse Saravia já é preocupante. Se conquistar essa vaga no G4, ai Filipao, Jemerson e companhia estarão maltratando a torcida em 2024. As vezes se perde ganhando e se ganha perdendo. Por uma mudança no comando técnico do Galo, o G6, seria melhor.

    1. Bom dia,
      Concordo plenamente com suas ponderações, se for para reformular o elenco e expulsar esse técnico retranqueiro, covarde e mal educado e empurrar as marias para a série B, nem faço questão de classificar para a LA.
      O risco é conseguir essa classificação, continuarmos com esse monte de peladeiros e com esse técnico ultrapassado e ainda ter que aturar as marias jogando milho em nosso quintal. Nesse caso será mais um ano perdido.
      Reformula GALO…

  19. O GERALDINO:

    Na última sexta-feira o geraldino acordou com a maria, sua esposa, pedindo grana, que ele não tinha, para ir na manicure, na cabeleireira e na “Casa de Bronzeamento Coxa Branca” tomar um bronze artificial para fazer marquinha sensual no bumbum e seios…

    O geraldino até assanhou, achando “hoje tem!!!”, mas a maria logo cortou o barato, subiu as linhas e botou pressão:

    “___ “Anda, gê, passa a grana que tô atrasada!!!”

    Dada a impaciência da maria pela grana que o geraldino não tinha, ele teve que recorrer ao agiota Jalim Rabey para tomar um empréstimo…

    Enquanto o geraldino pensava em aumentar o valor do empréstimo e pegar um pouco mais para ele poder comprar um ingresso para ir conhecer a ARENA MRV, o seu sonho, para ver o jogo contra o GOIÁS, a maria botou mais pressão e pediu para aumentar a quantia, pois ela também iria viajar para Curitiba…

    “___ O quê?!!”, perguntou o geraldino querendo saber que viagem maluca de última hora era essa…”…

    A maria falou nervosa:

    “___ Vou numa excursão da igreja com os fiéis celestiais. Saio de madrugada desta sexta, mas no domingo de manhã tô de volta. E vem cá, o quê que ocê tá duvidando?!!! Tá desconfiando de quê?!!

    O geraldino, todo jeitoso, disse:

    “___ Não, môrzin, não tô desconfiado, não, só tô querendo saber que viagem é essa, né?!!

    O geraldino tratou de repassar logo o PIX do Jalim Rabey pra maria que saiu em disparada de Uber e não mais deu notícias…

    Às 04h00 da madrugada do domingo anteontem a maria chegou em casa e o geraldino, fingindo que dormia, conseguiu espiar sem ser percebido a maria que dormiu no sofá. E o geraldino pensou de si pra si mesmo:

    “___ Nuuuuuu!!! Quê isso, maluco?!!! Que olho roxo é esse da maria?!! E essa roupa toda rasgada?!! Que tremedeira é essa que ela tá?!! Tá de maleita?!! Não tô entendendo nada… Será que o ônibus foi assaltado no caminho?!! Será que foi acidente e o ônibus caiu na pirambeira?!! Eu, hein!!! Cê besta, sô!!! O trem lá em Curitiba foi fei!!! Cruiz credo!!! Nossinhóra!!! Crendeuspai!!!”…

    Como a maria dormiu sem banho, sem roupa pelo calorão que tá brabo e de bumbum pra cima, o geraldino pensou:

    “___ Será que eu vou lá dar uma encoxada na maria?!! Não é que essa marquinha no bumbum dela até ficou bonito demais da conta, sô!!! Êh, maria, sua danada!!! Ainda te pego de jeito na hora que océ miorá!!! Me aguarde, danada!!!”…

    Quando a maria acordou ela já foi tratando de anunciar o ocorrido em Curitiba:

    “___ Ocê acredita, gê, que o ônibus caiu na pirambeira?!!

    E o geraldino?!!!

    “___ Caiu?!!! EU ACREDITO!!!”.

      1. O geraldino gosta muito do agiota Jalim Rabey, a quem ele chama carinhosamente de “Quinto”, o “Quinto Erre”… O geraldino tá pensando pegar um empréstimo com o Jalim para conhecer a ARENA MRV no jogo contra o Goiás. O Jalim ainda não voltou a ligação e o geraldino tá achando que dessa vez “agora vai!!!”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *