
Disse ontem em meio às considerações da nossa resenha a respeito das camisetas que Fred e eu pretendemos fazer com arte Atleticana. Entre os comentários, o decano Atleticano e respeitado Jurista – doutor Marcos Gouvea – avisou que quer um exemplar só que com outros dizeres. “Eu desonfiei”. Seja acreditei, avisei ou desconfiei, em comum o desanimo, a descrença e/ou a desconfiança com a saf dos dois Rs e seus amestrados C isso e C aquilo com final O. Fato e ontem, em meio a tantas prosas constato com muita tristeza o efeito colateral desse caminho quase sem volta. Pessoas querendo exemplar dessa sugestão. Carlinhos, advogado que assina Carlos Costa Júnior, decidiu vender sua cativa. Também andei pensando em fazer isso, mas ainda acredito que esses caras irão dar linha. Ele, Carlinhos, ainda me disse algo preocupante. Os dois donos geraram uma geração de Atleticanos não praticantes.
Lamentavelmente, com muita tristeza para a Massa, conseguiram fazer o inimaginável. Assassinar uma paixão centenária que fez inveja a muitos torcedores mineiros e brasileiros. Um engodo. E, ainda quero crer, até prova em contrário, por incompetência e não deliberação. É que já tem quem sinalize que possa ter sido intencional, seria muita traição aos olhos inocentes desse menino do interior. No meu caso, confesso que – não por inocência – sempre dei crédito até que passaram a decepcionar a nós todos. Arrogância e postura de superioridade pelo dinheiro que investiram (quanto? nunca isso ficou explícito), quase que exigindo do Atleticano reconhecimento pelos títulos de 2021. Depois foi esse caos sequencial e agora os riscos iminentes ao nosso entorno. Sem título, zona de rebaixamento, falência e afastamento do Torcedor.
Tem como reverter? Claro! Com vitórias, títulos e finanças equilibradas. O aporte que vai sair tem quase dois anos, sempre anunciado por um desses porta-vozes oficiais. Quando acontecer, se é que vai sair esse dinheiro prometido, parece que nem resolve mais o buraco que nos meteram. Sim, a divida que era de 600/700/800 milhões atualmente virou bilhão se não for bilhões. O Diamond já era, tem aquela obra – elefante branco – que daria cem milhões de renda anual com shows. Nunca vai acontecer! Foi um capricho ou outras razões mais perversas. Um cavalo de troia? Querem destruir 118 anos de tradição e história de raça e amor. O Galo é um patrimônio imaterial, cultural e social. Qual a graça disso? Deixar 10 milhões de Atleticanos na fossa, na ressaca, de luto, deprimido? Que brincadeira mais trágica. Tudo na vida tem consequências com a punição divina. Abram os olhos! O efeito bumerangue é implacável.

Dito isso, vamos ao jogo de hoje. Com um público, a exemplo do anterior ridículo, pelo momento Atleticano vamos enfrentar o embaladíssimo São Paulo. Isso, apesar de estar chegando ingresso do além em aplicativo de quem esteve lá semana passada, sem que fosse solicitado. Líder invicto com seis jogos e 16 pontos. Cinco vitórias e um empate. Marcou dez vezes e sofreu apenas três gols, saldo de sete tentos. E o Galo? O Galo não vence. Seis jogos e uma mísera vitória – sobre o lanterna Internacional em jogo que merecíamos perder – dois empates e três derrotas. Cinco pontos e com saldo negativo de três gols, tendo sido vazado em dez ocasiões e marcado sete vezes. Que papelão! Isso explica e comprova o que o jeito saf de gestão tem feito com o Torcedor. Em tempos de vacas magras e elenco de baixa qualidade, o orgulho de vestir a camisa Atleticana motivava os jogadores. Hoje, com salário acima de milhão, o comportamento no gramado é inversamente proporcional. Não tem quem cobre desse elenco?
A única esperança é o Eduardo Barba, que já tá com a data caminhando para vencimento, acordar esses preguiçosos. Para isso, evitar em escalar alguns citados pelo C tal O de serem pretendidos por grandes clubes brasileiros. Libera então e vamos com a garotada. Entre os sete contratados, talvez a maior decepção seja o Lodi. Pelo que era esperado dele. Já a grande e agradável surpresa ficou por conta do Vitor Hugo. Coincidentemente indicação do criticado Sampaoli, parece que os demais do tal ciga. Maycon até vinha bem, mas – pelo seu histórico de atleta – foi parar no DM. Decepção com os gringos Preciado, Minda e Cassiera (juntos passaram de 100 milhões, confere produção?), restando Tomás Peres que pode sim dar um caldo. Esses três, diferente do que insistem, deixaram o tempo de adaptação vencer. Já era tempo. Saíram 14 que o Atleticano não suportava mais, vieram esses sete com aproveitamento abaixo do ridículo e da expectativa.
Quais serão as escolhas do treinador para hoje? Éverson é o único com lugar garantido, tem salvado o time de mais humilhação. E garantiu a única vitória sobre o Internacional. Lateral direita não temos, eu iria de Franco; na zaga onde foi dito que temos seis, não percebo dois – talvez o Lyanco -, preferia os meninos que subiram e não estão nessa conta; já do lado esquerdo só o Lodi até Pascini ganhar rodagem e mostrar ser mais útil que o recém contratado. E sem Franco para a posição, Cissé e Maycon se tratando, será que vai arriscar com o canela de vidro Alexsandro ou Peres? Completando com Victor Hugo e quem? Ah! Scarpa, insistia tanto pelo seu aproveitamento mas tu caiu assim como o time todo. É lá na frente que a coisa complica, por total falta de efetividade, quaisquer dois entre todos. Arriscaria o Cauã Soares. Na verdade, queria a meninada e a liberação sem ônus desses preguiçosos todos.
Em tempo: não esquecerei da solução que sugiiro, Arena para os dois Rs, associação para a Massa. Dívida do Galão da Massa zerada. Topam?
*fotos: 1) Daniela Veiga/Atlético; 2) Pedro Souza/Atlético

Da minha parte, mesmo com as angústias e aperto no coração comum a muitos, onde o preto-e-branco do Atlético estiver, eu estarei, como nos últimos quase 60 anos, de corpo, mente e alma. Tivesse grana, compraria cadeiras, e não venderia. Tivesse mais garganta, gritaria mais forte. Tivesse mais condições de ir no campo, iria todas as vezes. Investidores omissos, gerentes incompetentes e torcedores assustados não me abalam. Para mim, sempre, até o vento soprando a camisa do Galo me desperta reação – e também não me faz saudade o Atlético “mítico”, dos “tempos antigos”…: entendo a hiperprofissionalização do esporte, os descontentamentos e amarguras amplificados nas redes, os estrelismo dos ditos “jogadores”, a imprensa click-bait … para mim, tudo é época, e passará. Esteja como estiver, o Galo é o Galo. E sempre será.
Bom dia. Eu já tinha comentado isso aqui antes do contrato fechado da SAF…de que foi tudo de caso pensado e bem planejado…só entraram no clube depois da lei da SAF bem encaminhada faltando apenas aprovação do senado…ja sabiam que isso ia andar (Conversaram com o presidente Pacheco)…a entrada foi sempre planejada…só ler nas entrelinhas das entrevistas dos menis sobre seus negócios…sempre planejamento…é só olhar pra trás e ver como foi muito perfeito a coisa…como compra uma coisa de vc mesmo? foi o que fizeram…gastaram o shopping, q não era deles e transforam em uma arena deles e ainda pegam o CT e a SEDE…O galo não tem e não teve uma comissão independente pra negociar e fiscalizar a saf…pensa…são fiscais deles mesmo, só não enxerga quem não quer…enxugaram a oposição do conselho…tudo muito planejado e ainda se valendo de mecenas, ameaçando que se não focem eles estaria tudo em terra arrasada…colocando medo em boa parte da torcida e que ajudou a fechar a minguar opositores. Quando vc quer alcançar algo que tem oposição é só colocar um medo nas pessoas. Endividaram o clube, transformando em patrimônio deles…o plantel de jogadores passou ser deles, ou seja, compraram jogadores pra eles (isso eles não fizeram muito bem), compraram vários jogadores ainda clube e depois venderam como saf. Mas agora está feito…negócio é cobrar desses caras para que o negócio deles der certo (não tem uma comissão pra fiscalizar a saf, quem tem que cobrar é a torcida)…então bora cobrar…confesso que eu mesmo estou bem broxa com isso tudo…podiam pelo menos falar a verdade…Foi tudo pensado…Mentirosos. Saudações.
Poisé,
Como não compareci ao jogo passado por causa da chuva, não ganhei a gratuidade.
Ingresso adquirido e como o tempo mudou novamente, provavelmente não irei ao jogo hoje.
Vou deixar para ir a arena MRV no sábado, assistir ao show do tal de Luan Santana, do qual minha filha é fã. Haja gosto.
Abraço.
Assertivo como sempre dileto Amigo temporão. Saudações Atleticanas
Li uma vez não sei precisar onde ,que perder ou vencer dentro de CAMpo faz parte do jogo, já a derrota dói muito mais qdº ela acontece fora do CAMpo,e, é exatamente fora do jogo q esses parasitas q tomaram tudo do GALO na mão grande estão fazendo desde 23/07/2023, ou seja, impondo a pior derrota q a torcida de um Clube pode sofrer, q é a moral. Enfim…o clube é deles e as consequências tbm. Sigamos!
” We are Motörhead, and we play rock and roll.”
Phil CAMpbell _ *07/05/61 +13/03/26 _ Rest In Peace
Agradecendo ao caro blogueiro democrático pela minha promoção de modesto advogado por mais de 52 anos (agora aposentado) para JURISTA, na mesma linha do texto de hoje ouso acrescentar: só falta aos incompetentes não cobrarem ingresso e ainda ofertarem brindes para tentar fazer com que o torcedor atleticano de verdade volte à ARENA/MRV! E, sobre o tema cadeiras cativas, lembro-me de que aqui, neste espaço democrático, cheguei a sugerir ao blogueiro democrático – ousando adentrar num assunto pessoal dele – que vendesse as suas cadeiras, ENQUANTO ERA TEMPO! Certo ou errada minha opinião, que de nada vale, torço para que eu esteja enganado. Afinal, em quaisquer circunstâncias, morrerei torcendo para o nosso Galo, mais pelo histórico de um clube e que tive a felicidade de vivenciar, por cerca de 65 anos…
Bom dia! Sim seria uma boa fiquem com a Arena e devolvam nosso Galo!
Quanto ao time só acredito quando os velhos e cansados jogadores vencidos saírem do time:
Alonso, Alan Franco, Hulk, Dudu, Bernard, Igor Gomes, Scarpa, zagueiro Vitor Hugo todos caros e não estão rendendo nada péssimo custo benefício.
Eu salvaria poucos desse elenco e daria todo apoio e moral para base:
Lateral direito Samuel, zagueiro Vitão, volante Cisse, camisa 10 Isepp, lateral esquerda Passini, atacantes Veneno, mosquito, Riquelme e centroavante Cauã Soares só assim vamos ter uma mudança drástica nesse elenco de derrotados, não adianta cobrar tem é que mudar urgente! Hulk obrigado mas ganhar 2 milhões para ser no máximo banco não dá por isso deveria sair também!
Vejam a postagem do Anderson. Cirúrgica.
Não contrataram os caras bons (em 2021 quem montou o time foi o maluco argentino!) e trouxeram quem o CIGA/CEGO prospectou.
É PRACABÁ (Barata, 2021).
Bom dia! Temos donos com cabeça de perdedor, sem sangue nos olhos e vontade de vencer. Vejam o outro lado da lagoa, a diferença de postura, vao trazer o Artur que o Galo nao conseguiu.
Os caras nao querem ganhar nada, querem só rolar com a barriga e manter a massa pagando a conta.
Já era, triste fim!!!
Bom dia! Esse nosso tormento, realmente começa com esse estádio. Somos acostumados com o bar do Peixe, latão a 10,00, estacionamento a 50,00, e o tropeiro do Mineirão. Nos enfiaram esse estádio de difícil acesso, preços exorbitantes, grama de plástico (já que os gênios que o projetaram não lembraram que grama precisa de sol), acústica ruim, pipoca e pão de queijo para minha neta a 50,00! Tentaram elitizar uma torcida criada no sol, nos bares 28 e 29! Os nossos novos torcedores, jamais terão a paixão necessária para manter essa chama, infelizmente. Como já disse, futebol é paixão e o pior que está SAF está fazendo e nos tirando isso, com o distanciamento do time, com diretores ridículos como esse Paulo Bracks, sem notícias e distanciando cada vez mais o torcedor do time. Essa fórmula daria certo se o time estivesse sempre na prateleira de cima do Brasil, mas o que vemos e a cada ano que passa uma realidade mais sombria. E as finais da libertadores, Copa do Brasil e Sul Americana, caíram no nosso colo a trancos e barrancos, mais com sorte do que futebol. Então aguardemos…..
Salve Massa e Guru
Quero a minha camiseta Guru, vou fazer questão de usá-la!
E vamos nós pra mais um jogo hoje simplesmente torcendo para pelo menos um empate.
Pela parcial, espera-se um público de 25 a 30 mil heróis.
Podemos entender este público de duas maneiras:
Uma nova chance dada pela torcida à este amontoado que alguns chamam de time, ou efeito das migalhas dadas pelos vagabundos da SAF, adoçando a boca do sofrido torcedor atleticano.
Mas ao ouvir ontem uma possível escalação, sugiro à que for ao jogo, levar contigo um terço, porque irão precisar, pois olha só qual será nossa defesa:
Preciado, Ivan Roman, Jr Alonso e Lodi.
Só Jesus na causa!
Não sei se mais aporte com Paulo Bracks e o tal CIGA resolveria.
Sampaoli queria o meia chileno Lucas Assidi de 22 anos, pediram 27 milhões de reais, Sampa queria também o volante argentino Matias Garlaza de 23 anos, pediram 36 milhões de reais. O Galo decidiu não comprar nenhum dos 2 jogadores. Depois o Galo gastou 50 milhões para trazer Cassiera de 28 anos e mais alguns milhões para trazer o Minda. Depois acharam melhor dispensarem Sampaoli.
Bom dia. Devolver a arena, acabar com a saf, isso infelizmente não é mais viável. Mas a associação CAM, Clube Atlético Mineiro, dirigida por Sérgio Coelho, ainda pode fazer alguma coisa. Mesmo o conselho autorizando a diluir a participação do CAM, de 25% até 10%, isso não foi feito ainda. Já disseram aqui que o CAM ter 25% ou 10%, não altera em nada. Claro que faz toda diferença. Se não fizesse, os Menins não fariam a reunião do conselho que autorizasse esse absurdo contra o Galo. Outro ponto importante : Daniel Vorcaro comprou 21/25%, ( não sabemos ao certo),da SAF, com um fundo suspeito que está sendo investigado. Quando ele comprou, pessoas do mercado financeiro já tinham muitas restrições ao seu banco. Finalizando, 25% da associação CAM, livre de dívidas, vale muito. Pode aparecer um investidor, comprar uma grande parte dos Menis, ser o controlador principal e dar um novo rumo ao Galo. Não custa sonhar…
Olha….eu geralmente acho o colunista acima extremamente surreal nas suas críticas e provocações, sendo do meu ponto de vista até incentivador de uma rivalidade que ultrapassa limites. MAS, esse comentario de hoje nunca foi tão CORRETO!!!!! Uma visão muito realista, eloquente e com uma pitada de paixão pelo time que mistura protesto com empatia.
PARABENS EDUARDO! Gostei muita da forma como dissertou. Que seja ouvido, pelo bem do futebol mineiro!
Bom dia xará e amigalos. Pode encomendar a minha camiseta aí Guru: “Eu acreditei”. Vou vestir a camiseta e usar um nariz de palhaço pra ir na Arena assistir um jogo do GALO na Série B 2027. E o jogo de logo mais? 99% de chance de MAIS DO MESMO….1% DE UM MILAGRE ACONTECER E O GALO CONSEGUIR UM EMPATE. Faltam 40 pontos….
Bom dia, prezados Atleticanos
Brasileirão – jogo 07/38 – S. Paulo (casa) – Só os jogadores podem mudar esta broxante fase, que é a dificuldade de ganhar jogos. E vou repetir: “Como é fácil fazer gol no Galo!”
O SP tá na liderança e com o moral alto. 03 deles merecem atenção redobrada: Marcos Antônio (meia com ótima visão de jogo e passes precisos), Luciano (catimbeiro e se coloca bem pra gol) e Carelli (goleador que não perdoa vacilos da defesa).
Porém, o time deles deixa jogar. Historicamente, não são fortes na marcação. Se isso serve de esperança, só veremos quando a bola rolar. É torcer e rezar e vice-versa.
Nossos pontos perdidos: 04(casa) e 09(fora), num total de 18 /114 pontos disputados.
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Aquela entrevista do Barba depois do clássico, detonando os jogadores, dizendo que o Cruzeiro correu mais, que com ele quem não correu não joga, acabou com ele, antes de começar. Esses jogadores do Galo são especialistas em fritar técnico. No último jogo, o Barba chutou uma garrafa, com mais duas derrotas ele vai repetir o Coudet! Com esses jogadores ai, é adotar o método Felipão: retranca e chutao. Vamos pelejar e muito para evitar a série B.
O TIME DO SÃO PAULO
É líder isolado e invicto do BR26. A equipe soma 16 pontos (5V 1E 0D), tendo excelente aproveitamento (88%), o que marca a melhor largada do São Paulo na história do Brasileirão na era dos pontos corridos (até a 6ª rodada). Já o Atlético faz o seu pior início de Brasileirão (5 PG), só não menos pior do que no ano do rebaixamento (4)…
A SAÍDA DE CRESPO
Mesmo com a saída do técnico Hernán Crespo, que deixou a equipe após a 4ª rodada (na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba), o SP manteve a pegada e a estabilidade com o novo treinador, Roger Machado, que assumiu na 5ª rodada estreando com triunfo sobre a Chapecoense…
TIME PROVÁVEL, DESFALQUES E RETORNOS
Rafael; Lucas Ramon, Alan Franco (ou Arboleda), Sabino e Enzo Díaz; Bobadilla, Danielzinho (ou Pablo Maia) e Marcos Antônio; Lucas Moura (ou Cauly); Luciano e Calleri…
Roger Machado indicou que deve poupar atletas devido à pesada sequência de jogos. Lucas Moura, que possui histórico de críticas e restrições a gramados sintéticos, é o principal cotado para iniciar no banco, visando o clássico contra o Palmeiras no fim de semana…
ESQUEMA E ESTRATÉGIA DE JOGO ESPERADA
Roger Machado pode optar pelo 4-2-3-1 ou 4-3-1-2 para levar o Tricolor tanto a uma pressão alta na saída de bola a partir de Everson, que não sente essa tipo de pressão, ou num bloco médio em rápidas transições ofensivas para explorar as costas dos laterais alvinegros, onde existem avenidas, e buscar o gol nas movimentações finais de Luciano (2 gols) e Calleri (4 gols)…
PONTOS FRACOS E PONTOS FORTES
Pontos Fortes: A equipe tem um meio-campo extremamente técnico, com destaque para a visão de jogo e distribuição de Marcos Antônio e Danielzinho. Além disso, a fase individual do atacante Calleri é excelente, garantindo alto poder de decisão…
Pontos Fracos: O time costuma sofrer apagões nos inícios das partidas, protagonizando primeiros tempos ruins, espaçados e inoperantes ofensivamente. Há também vulnerabilidades em erros primários de marcação em bolas paradas defensivas, como escanteios curtos…
LETALIDADE TRICOLOR
A equipe tem sido letal nas retas finais das partidas com Calleri vivendo o melhor início de temporada de sua trajetória no clube, registrando 7 gols e 3 assistências em 2026 (4 gols anotados neste Brasileirão)…
FAVORITISMO
A patrocinadora máster do Atlético, uma casa de apostas (contrato de 60 milhões por ano), acredita no Alvinegro como favorito no confronto e o Tricolor Paulista como zebra…
Cabe reforçar que o Atlético regula bem contra o SP que costuma a se enroscar contra o Alvinegro…
Será?!!
A conferir…
Divindade tem já mazelas muito mais urgentes e importantes por reprimir.