Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Estreia e expectativa em alta

Faz tempos, tenho vivência suficiente para essa afirmação, que não vivemos uma expectativa tão favorável quanto ao novo comando técnico. Já nem me lembro tanto de uma alteração que causasse tão boa expectativa. Seria nossa carência ou, quem acompanhou é testemunha, a boa entrevista de apresentação do Milito motivou o Atleticano em depositar – novamente – esperança em um treinador diferente dos tempos recentes.

Desconfiados, como bons mineiros, o Torcedor do Galo não demonstrou constrangimento em depositar confiança no novo argentino. Depois das experiências conturbadas com los Hermanos Sampaolli e Coudet e ainda o passivo Turco, sentia e até somava na rejeição aos gringos. Some-se a eles o uruguaio Aguirre e o venezuelano Dudamel. Queira outro Cuca, brasileiro nato, desde que não fosse bipolar. Pois que, Milito, argentino já deu sinais de empatia com a Massa.

Para não distanciar do ex-treinadores, faria distinção dele com o gaúcho multi campeão recém demitido. Sem ser grosseiro, como o anterior demonstrava, Milito afirmou com relação ao nosso estádio que “temos de fazer o rival sentir que aqui em casa nós que mandamos”. O penta mundial, que tratava mal nossa Torcida, chamava para se sentir em casa o adversário. Vá!!! E Milito seguiu: “estou disposto e perdoar um erro, mas não estou disposto a perdoar a falta de paixão, de vontade de vencer”. E arrematou: “Galo é o que nos envolve, estudei antes”. Não será, como recente, cordeiro ao adversário e grosseiro com a Massa.

E é com essa expectativa que a Massa vai bater novo recorde de público no Estádio do Galo na tarde deste sábado. Qual será o time, ninguém sabe, todos arriscam – inclusive o blogueiro – pelo que ouvimos e lemos durante a semana. Adepto de três zagueiros, em nada significa um time covarde e esperando o adversário atacar. Ao contrário, vi algumas partidas do Argentino Junior sob o comando do Milito. Agridem o adversário o tempo todo. Quem ainda tiver tempo, assista os melhores momentos desse time com o Fluminense. Derrotado e eliminado, não deixou de lutar até o apito final.

Será o início de uma nova era? Só o tempo irá responder com precisão, mas sinto uma atmosfera totalmente diferente das partidas anteriores na temporada. E, diferente de treinadores medrosos, chegou na segunda e já trabalhou o time em dois períodos por três dias seguidos. Uma convicção tenho. Será totalmente diferente do seu antecessor. Se vai vencer ou não a decisão vai depender dos dois jogos que valem o mineiro. Confio, mas se existe favorito ele está do lado de lá da lagoa. Senti, durante os últimos dias, por onde passei a confiança e certeza do sucesso do lado de lá. Já deram até a volta olímpica. O Galo entra para a disputa, o favoritismo já escolheu o seu lado.

Com relação ao time, ao que sinto, entram jogando Éverson; Fuchs, Lemos, Jemerson e Arana; Bataglia, Zaracho, Paulinho e Hulk. Esses nove tem lugar cativo, mas e os outros dois quem seriam? Prefiro Scarpa e Alisson, mas há quem aposte em outras alternativas como Saravia e Igor Gomes. Até mesmo Alan Franco e outras alternativas. Sejam quais os escolhidos, o importante e fundamental, comprometimento e vontade de vencer. Situação que o time com o Scolari tinha perdido a referência.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

29 thoughts to “Estreia e expectativa em alta”

  1. O Jemerson é o Lemos não trazem segurança nenhuma, mas o treinador fudeu a partida com as mexidas, não se tira o craque de um time

  2. Querer crucificar o Jemerson na partida de hoje é um crime. O empate/derrota vexatória na arena menin pode se colocar na conta de Paulinho que errou um gol feito e podia sacramentar a vitória, na conta de Hulk que fez um belo gol mas errou tudo, na conta de Lemos que fez uma lambança terrivel no primeiro gol maria e, outra coisa. Quando um treinador tenta resolver um problema apelando pra Edenilson, aí pode parar tudo. CHEGA! ESSE ANO JÁ ERA.

  3. Todo castigo pros mercenários é pouco. Adeus Galo. Agora é saf (safadezas anti futebol). Começou com a venda da copa98. Depois, aos poucos as casas de apostas, mas sempre a descarada lavagem de din… arena meninin e seus pontos cegos… apatia… falta de honra e compromisso… imagino Cafunga e outros se remoendo de indignação. Mas é o que se tem pra esse insosso séc. 21. Saudades do que não foi.

  4. Alguém avisa ao Milito que jemerson Maria entregador. Edenilson deveria ser proibidos de jogar no Galo. Aliás se Saraiva e mariano for jogador eu sou astronauta. Primeiro tempo pensei que tinha um time de verdade. Ai vem segundo tempo o time morreu e foi engolido pela cabulosas. Adeus o rural. Vergonha. Aff.

  5. Alguem ainda acha o Lemos melhor que o Jemerson? Réver perto do Lemos parece o Sergio Araújo. Lemos e o responsável direto pelo resultado hj. Deu passe podre pro inocuo Igor Gomes (o novo Hyoran), e depois precipitado, chutou em cima do Jemerson, colocando o adversário no jogo. Fuchs, Lemos e Rabello sao a prova viva de que altura nao é sinônimo de ser bom no jogo aéreo. E a “torcida” criticava o Nathan Silva….fazer o que, teve “influencer” dizendo que Milito é aposta. Mas e qdo o Felipão chegou? Pagou pau e passou pano prum cara que era derrota certa. Sabem tanto de futebol qto eu de turbina de avião. Por fim, chamar de “massa” esse monte de playboy e bunda mole que frequenta a Arena MRV é debochar de quem, como eu, ralou muito nas arquibancadas e gerais acompanhando nosso Galo. Vamos q vamos. E que Milito nao escute a torcida. E que venha o proximo jogo. Classico pra mim e Galo titular contra reserva. Chamar jogo contra o palestra de classico (ou contra o cuei), é tao pequeno qto classificar p Galo como o “maior de minas”. Isso é obvio, somos a maior instituição do planeta.

  6. Jogo ruim pra um time ruim e outro em transição. Espero… mas quem espera sempre morre de raiva… ao menos não fomos reativos. Paulinho tá mal. Alisson, Cadu e Rubens fariam diferença no 2° tempo.

  7. Eduardo,
    perdão por estar escrevendo faltando 20 min pra o início do jogo, mas por superstição tive que vir cornetar a escalação do Igor Gomes. Ele não tem merecido a titularidade, minha opção seria o Alisson, ainda mais com três zagueiros. Contudo, acho que cornetando, o Igor vai me fazer queimar a língua.

  8. Se ficar de mimimi achando que marca a qualquer momento e resolve o jogo vai tomar gol desse time horrível que não é mais rival, e isso os números comprovam.
    A contagem dos clássicos pelo lado de Galo soma:
    521 jogos.
    210 vitórias.
    138 empates.
    173 derrotas.
    734 gols marcados.
    654 gols sofridos.
    Tem que partir pra cima e se tiver oportunidade de golear que assim seja.

  9. Pelo que tem sido dito , o mais qualificado elenco do país tem que meter um 6 a 0 hoje , pra começar a pagar os vexames em aberto .

  10. A grande expectativa da torcida , se deve ao fato da troca de treinador. O atleticano , sorumbatico , nestes meses de começo de ano , deu lugar a uma especie de euforia com a demorada, injustificada demora da troca. Antes tarde do que nunca , voltamos ao jogo , sentiamos como carta fora do baralho , espezinhado por um individuo prepotente , grosso e mal educado e acima de tudo, incompetente. Que se julgava maior que o clube, que afrontava a torcida diariamente , com o beneplacito da diretoria , impunemente. Que enaltecia os adversarios , principalmente o csa mg , pra justificar a pobreza de seu futebol. Pois bem, a mudança veio e o otimismo voltou. Vejo nas resenhas das redes sociais , comentaristas indicando o favoritismo do lado de lá . Não concordo e não tenho medo do time de lä , somos superiores e se jogar agredindo o adversario, procurando o gol desde o primeiro minuto, marcando , venceremos e bem, é o que esperamos. Vai galooooooooooo

  11. Bom dia Eduardo e massa. Espero eu e milhões que o Galo não abrem as pernas de novo na arena menin. Não podemos ser freguês de uma equipa que o Galo ressuscitou no brasileiro 2023 .chega de levantar defuntos na arena menin. Hoje Espero o Galo aguerrido com sangue nos olhos não aquele Galo covarde no comando do 7×1 ultrapassado e burro. Agora o zaracho de volta este canela de vidro está meses no DM e vá ser titular, o scarpa merece um banco de reservas não está jogando nada. Se eu fosse treinador entrava com Alisson ou Alan franco. Mas não sou treinador Rsrs. Que venha as cabulosas BBB. Vá Galooooo.

  12. JOSÉ ROBERTO ,

    o vídeo que você postou ontem não deixa dúvidas : NUNCA MAIS se verá tamanha manifestação espontânea de uma torcida de um time de futebol como a proporcionada pela verdadeira , única , inigualável MASSA ATLETICANA !

    Há os que insistem , hoje em dia , em conclamar a massa (sim , minúscula) a estar presente no tal caldeirão que repousa em fogo brando , aquela coisa fria , sem calor humano .

    Problema é que essas pessoas não entendem que faltam os ingredientes necessários para que se
    possa ter uma mistura que dê liga .

    E a gente vai ouvindo as “instruções” que são criadas em gabinetes refrigerados para que se possa ter o
    Manual do Torcedor da SAF .

    Uma sugestão :
    coloquem um telão com a letra da música que se queira cantar , aí todo mundo canta igual . Ou não !

    Outra :
    vai colocando na tela os xingamentos permitidos , no momento propício , como “juiz bobão” , quando o árbitro errar uma marcação .

    É moçada , CLUBE ATLÉTICO MINEIRO NUNCA mais .

  13. Salve Massa e Guru

    O grande desafio de Milito será consertar o estrago feito por seu antecessor.
    Jogadores acomodados com maus resultados, esquema de jogo covarde, aceitação de derrota, grosserias com imprensa e torcida e pior xingamento à instituição. É o estrago foi enorme.
    O cara chegou e já mexeu no doce (ê Cuca) e já tirou de conforto, alguns que estavam com cadeira cativa no time por causa do nome.
    Então rapaziada fé no Milito e Fé no Galo!

  14. Gostei muito da entrevista do Milito, objetivo, as perspectivas são as melhores. Agora precisamos fazer nossa parte, pois a falta de paciência pode nos furtar a possibilidade de bons tempos pela frente, a coisa não se ajusta da noite para o dia. Vamos para cima das Maria para reverter essa vantagem da final

  15. Bom dia !
    Que a sorte , o sobrenatural do futebol estejam do nosso lado, porque o trabalho nessa semana foi intenso , como não se via desde que o Felipão chegou aqui. O astral parece ser outro.
    A Foinha azul pode até estar favorita na cabeça estrelada da turma do outro lado da lagoa, mas favorito é o Galo- pelo elenco superior aos azulados. Agora se entrar de salto alto, como no primeiro clássico na Arena, vai dar ruim de novo.
    Espero que os gestores do clube tenham tomado ações preventivas contra os possíveis métodos Benecy Queiroz. Só últimos nos dez
    anos perdemos 3 títulos mineiro no modo Benecy.

  16. Bom dia xará e amigalos! Nós atleticanos esperamos que este milionario elenco demonstre ATITUDE, GARRA, ATENÇÃO, DETERMINAÇÃO, RESPEITO À MASSA DO GALO E UM FIM NESSA FREGUESIA ABSURDA DENTRO DA ARENA!!! Não acredito que dê tempo de uma mudança drástica para o estilo Milito mas a lerdeza e passividade tem que acabar. Nos últimos dois clássicos o GALO assistiu essa cambada tocar a bola e ficar a vontade dentro do nosso TERREIRO. COLOQUEM A MARIADA EM SEU DEVIDO LUGAR!! AQUI É GALO P…..!!!!!

  17. Bom dia Avila, bom dia a todos. Pedindo venía ao Toninho Juiz de Fora, eu discordo do blogueiro: o favorito é o Galo. Esse time de 20 milhões, como dizia a Kalil, não pode borrar pela terceira vez consecutivas para um time de perdeu de 2×0 para o Sousa e para o América. Ganhar o Mineiro é obrigação. E tem de resolver é hoje. Taca um 5×0 no lombo desse povo e vamos deixar jogar água na despedida do Marcelo Moreno. Como dizia Padre Torga: Hoje a Jiripoca vai piar. E Viva o Galo! E Viva os fanfarroes! E Viva a liberdade de manifestação do pensamento!

  18. Bom dia, prezados Atleticanos

    Ditado popular: “Um raio não cai 02 vezes no mesmo lugar”. Pois, na Arena MRV, caiu. Duas derrotas com vídeos deles berrando no vestiário, antes dos jogos: “Vamos calar a torcida deles”. Não creio num 3º raio na nossa Casa. Seria vergonha demais.

    A responsabilidade TOTAL é dos escalados. Técnico novo, motivado, cheio de gás, ok. Só que Milito é um inexperiente no futebol brasileiro e desconhece a dimensão deste clássico.

    Os nossos craques, derrotados 02 vezes, precisam iniciar outra história na Arena: a de vitórias. Ganhar e reverter, Gaaalôôôô.

  19. Bom dia!
    Como a maioria, estou confiante e esperando um Galo de briga nessa tarde. Espero também que se o time não corresponder as expectativas na primeira etapa, que Milito já mude o que precisa ser mudado já no início do segundo tempo, diferentemente do rabugento que se foi.
    Que o time vá bem independentemente de quem for escalado.
    Vai pra cima delas Galoooooo!!!

  20. SCARPA:

    Muito se tem falado que o SCARPA ainda não apresentou no ATLÉTICO o seu futebol…

    A reserva para SCARPA, caso aconteça mesmo hoje, estará muito certa para o Domingos Sávio e muito errada na minha visão, o que não quer dizer nada, como falará o Teobaldo…

    SCARPA, com Felipão, não rendeu ainda aquilo que terá rendido no Palmeiras quando foi o melhor jogador da temporada 22 com direito ao Porco campeão de tudo…

    SCARPA naquela temporada conquistou a bola de ouro e uma transferência para a Europa (futebol inglês), pelo belo desempenho que foi coroado com 7 gols e 16 assistências e um futebol que encantou…

    Por que SCARPA jogou bem no Palmeiras e no Atlético ainda não?!!

    No Verdão SCARPA atuou como meia ofensivo, o clássico 10, e não como um meio campista, o clássico 8…

    O meio campista joga de uma intermediária a outra, defendendo, desarmando, marcando e criando, precisando correr muito para fazer isso com excelência…

    O meia ofensivo ou 10 joga mais pra frente, mirando o gol e será da sua função tática fazer dupla com o centroavante para se infiltrar na área adversária e participar diretamente de gols com chutes, passes, assistências, triangulações, tabelinhas e jogadas…

    No Palmeiras de Abel, com um ataque poderoso e veloz, o SCARPA atuava centralizado e mais ofensivo, sendo o 4′ atacante.

    No Atlético, com Felipão, SCARPA atuou mais recuado e até como secretário de lateral, do Saravia, chegou a jogar contra o América…

    O Felipão, com seu retranquismo e time reativo, terá matado SCARPA…

    Agora muito se tem falado que no jogo de hoje o SCARPA estará na reserva e o titular será ZARACHO…

    E desde quando ZARACHO é craque?!!!

    Desde quando o ZARACHO jogou bola no Atlético?!!

    ZARACHO é jogador mediano, nota 6,5, que mais joga no DM, pela canela de vidro, do que em campo fazendo o que tem de fazer…

    Se ZARACHO fosse mesmo craque estaria jogando tanto na Seleção Argentina quanto já estaria na Europa…

    Muita calma nessa hora…

    Que não seja implantada no ATLÉTICO doravante a “Família Milito” ou a panelinha do novo treinador por escolhas mais baseadas em predileções não técnicas do que pelo mérito ou de jogar e ir a campo os melhores e nas melhores condições…

    “Família Milito”…

    Mamãe me acode…

    1. Bom dia Ernest, Scarpa não conseguiu jogar bola no futebol ingles e tampouco na,Grecia. Voltou para o Brasil. Chegou aquí falando que a Arena MRV é longinho. Sei nao acostumado com Río e São Paulo, frustrado pelo fracasso do sonho europeu e ainda com um calote que levou no ” negócio ” das criptomoedas, eu não vejo animo nesse jogador com Belo Horizonte e com o Galo. Sonhar com Londres e ir para Lagoa Santa é algo dificil de superar. O emburrado Barata diria que o lado animico do Scarpa está estiolado, contudo, o psicólogo argentino irá curá-lo. Oxalá o Barata esteja certo, pois ele tem experiencia pois já chupou laranjas no vestiario. Arriba Scarpa! ARRIBA Galo!

      1. Domingos Sávio,

        Eu me esqueci do psicólogo da equipe técnica do Milito…

        Certa e seguramente o psicólogo do Milito irá curar a canelite de vidro do ZARACHO na base da terapia do divã…

        Com ZARACHO curado e com a CAMISA 10…

        Agora vai!!!

      2. DOMINGOS SÁVIO ,

        é visível a apatia em campo do Scarpa .

        O moço tem uma tristeza crônica estampada no rosto .

        Falta -lhe vibração , pois por mais frio que uma pessoa possa ser, ela , a vibração , se manifesta de alguma forma , mas com o Scarpa não tem jeito , ele é a própria desilusão consigo mesmo .

        Com a palavra , o psicólogo argentino , pois deve ser um portento , pra ter sido trazido na bagagem do amigo do Ronaldinho .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *