Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Está na hora da reação Atleticana

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ao que sinto, o Atleticano – apesar do momento do time que não tem contribuído – está dando seu voto de confiança ao treinador Oswaldo de Oliveira. Depois que ele fez uma convocação ao Torcedor, a procura pelos ingressos teve significativo aumento. Com isso, não faltará o apoio que os jogadores precisam em campo. A se confirmar, a responsabilidade volta para o gramado e caberá a eles dar a resposta que o fiel Atleticano espera da equipe.

A volta de Marcos Rocha e a confirmação de Roger Bernardo na vaga de Elias, ao que parece, têm a aprovação da maioria dos Torcedores. A vitória na noite de hoje é imprescindível para a recuperação da equipe e para a busca pelos pontos, tanto pelo afastamento do Z-4, quanto para embalar um eventual sonho com qualquer um dos Gs superiores. Vencendo, ainda – e principalmente -, devolverão a nós a autoconfiança, quase perdida na temporada.

Desde 2012, o Atleticano se acostumou a grandes temporadas, resultado de planejamento prévio que deságua em compromisso no gramado. Neste ano, faltou pulso forte e sobrou soberba – inclusive nossa de Torcedor, o que é admissível – daqueles que deveriam levar, elevar e enlevar as cores do nosso time.

O que passou não tem retorno, tomara que na próxima temporada, com novos nomes no comando e até mesmo dentro das quatro linhas, a história reserve melhores momentos para essa Massa tão sofrida ultimamente. Discutir os erros, agora, com a morosidade na definição do nome forte para o futebol (desde o afastamento do Maluf), não irá resolver a questão imediata que é a recuperação dos pontos jogados fora.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Notemos que o nosso fraco desempenho, diferente de anos anteriores, desta vez foi em casa. Foi em Belo Horizonte que deixamos a nossa sorte escapar pelo ralo. E é exatamente agora, de volta para casa, o nosso grande desafio nesta competição. Vencendo o São Paulo hoje, que vem crescendo e começa até mesmo a ameaçar a nossa posição na tabela, vamos dar um salto na pontuação.

Só espero que os jogadores, agora sob a regência de Oswaldo de Oliveira, reencontrem aquele futebol que motivou cada contratação. Que mostrem em campo aquilo que os credenciou a pertencerem à elite do futebol nacional, inclusive aos altos salários que recebem. Em dia, diga-se! Do outro lado, além do Pratto, que deixou saudade aqui no Galo, temos ainda velhos conhecidos do nosso time, como o treinador Dorival Júnior e o goleiro Renan Ribeiro.

Sinto – pelas ruas e na maioria dos nossos comentaristas daqui – uma grande esperança na reação do time. Apoio, como sempre, não vai faltar. Agora é com Oliveira e seus comandados. Uma recuperação consistente na tabela, não duvidem, fará com que o Galo nesta reta final volte a lotar as arquibancadas, como tradicionalmente fez ao longo da história do futebol brasileiro.

Caros, para fechar nossa resenha de hoje: nosso espaço vem merecendo ilustres visitas de não Atleticanos. Pena que as tentativas de insulto não merecem nossa consideração. Se fossem mais urbanos, seguramente seria interessante ler como o Galo faz parte da vida de Belo Horizonte. Amando ou odiando. Vou colecionar algumas pérolas e avaliar uma eventual postagem extra sobre isso, com nome e e-mail, claro, que nunca conferem com o original. Quase tudo fake! Ah! Essa idiotice de chamar o blogueiro de “velho” não provoca qualquer tipo de ofensa e/ou reação. Sou mesmo, um sexagenário com espírito jovem, diferente de gente nova com cabeça e ideias antigas.

57 thoughts to “Está na hora da reação Atleticana”

  1. Alguém aí ainda quer colocar o Felipe Santana na barca? Pra mim é titular absoluto! Roger Bernardo também jogou muito, assim como Adilson. Nosso ataque é que está devendo ainda, mas valeu…o time, num todo jogou muita bola.

  2. Caros,
    As viúvas do “planejamento” tão desavergonhadas na falta do q dizer…o problema não foi o planejamento, foi a execução…PQP pros brincalhões!
    VENCER VENCER VENCER
    GALO SEMPRE!

  3. Este blog é a melhor coisa do mundo… Você está em casa, lê uma merda dessa a que vou me referir… Se não tivesse este boteco, o recurso seria uma série de resmungos incompreensíveis, com o risco de a mulher ficar de longe rindo, zombando, abusando da gente… É um país grande e bobo este no qual nós vivemos, um sujeito como Vanderlei Luxemburgo ser considerado gente…
    O cara disse que “se o SPORT cair, EU fico. Podem até diminuir meu salário”… PQP! Gostava muito do Sport até ontem… Aqui é só Galo, temos jogo daqui a pouco, mas depois dessa eu não preciso ouvir mais nada de absurdo: se o Sport cair, ele faz o favor, comete o gesto heróico de aceitar ficar e ainda permite que lhe abaixem o salário… Se o Sport cair, pelo menos com um herói o clube poderá contar… E o Galo ainda vai nos fazer o favor de ir lá domingo e não golear aquela merda! Eh Galo!
    Se vocês me expulsarem dizendo que aqui é só Galo eu estou perdido.

  4. Prezados;
    A Reação já passou da hora!!! infelizmente nossa situação neste ano , como diria outro atleticano aqui no blog , é esperar um empate e tentar ganhar de times menores. É a realidade . E o pior ….., não temos muitas esperanças para o ano que vem …… Time velho, cheio de medalhões, os jogadores novos da base , são pífios ( não entendo isto … onde estão os olheiros do #GALO ??)
    Já devíamos estar tendo uma renovação faz tempo !!!! mas renovação com jovens de qualidade . Os que ai estão , me perdoem ……………….. , mas no minimo são comuns demais para a grandeza do #GALO .
    Bem , é isto …. tomara que eu esteja totalmente errado . Mas é o que sinto neste momento .
    Saudações alvinegras .

  5. Atleticanos, fiz umas continhas básicas: Salário médio do Fred, Robinho e Elias deve estar em torno de 800 mil por mês, somando os três o gasto anual, somente com salários não inclusos luvas direitos de imagens etc, gira em torno de 30 milhões ao ano. A diretoria teria que vender 3 Lucas Pratto por ano para cobrir o rombo. Pergunta-se VALE A PENA CONTINUAR COM ESSES SANGUESSUGA???

    1. Aproveita e coloca o valor das multas contratuais por quebra de contrato. Para todo mundo tudo é muito fácil. É só escrever aqui e tudo está resolvido.

  6. Penso que talvez hoje seja um divisor de aguas, e se, ganharmos em casa, acredito que os caras ganhem confiança e o time finalmente estabilize na parte de cima da tabela.
    POR ISSO TEMOS QUE VENCER VENCER VENCER…! VAMO GALO!!!

  7. Atlético em períodos:
    * 2011 – preparação
    * 2012 – na trave
    * 2013 – primeiro grande titulo de decadas
    * 2014 – A afirmação da supremacia mineira
    * 2015 – Na trave (inicio da queda livre)
    * 2016 – no lixo
    * 2017 – no lixo
    * 2018 – espero que seja a reconstrução! Não tenho perspectiva nenhuma
    * 2019 – O retorno do GALÃO DA MASSA!

  8. Eduardo, no jogo de hoje é preciso ter calma para ganhar. Se não for possível, o empate está bom. Quem sabe vamos iniciar outro caminho… Sugiro para 2018, além do planejamento e da reavaliação na execução, que esta camisa com listas finas seja aposentada. Como o time, ela não deu liga.

  9. Tô sentindo que hoje o negócio vai dar certo. Tive duas alegrias que me trouxeram bom presságio. Meu papagaio, que era mudo até então, falou Galo pela primeira vez. Meio enrolado, mas falou… Depois de umas quinhentas mil tentativas frustradas de ensinar o bicho a falar. Antes que alguém me enquadre num crime ambiental, devo explicar que ele apareceu no quintal de casa há mais de ano, machucado e quase sem penas. Foi muito gasto com veterinário. Depois descobri que o meu cachorro Zeus, um Akita Inu branco como gelo é Atleticano. Sempre que vou assistir aos jogos do Galo ele se deita aos meus pés. Pensei que fizesse isso para beliscar um tiragosto. Ele é branquinho, branquinho mesmo, mas tem os olhos pretinhos, pretinhos. Então é alvinegro, uai! Hoje, na hora do jogo, ele vai ganhar até um pedaço do queijo que a mãe trouxe de Minas pra mim…

  10. O que passou, passou. Só nos resta agora terminar o ano, acabar com o risco do Z4 e, principalmente, planejar 2018, para que não se repita a decepção deste ano.
    Logo, me preocupa as eleições do Galo serem apenas em dezembro. Deveriam ser antecipadas! O futuro presidente já assumirá o clube com pouquíssimo tempo para planejar 2018, o que envolve, evidentemente, a contratação e dispensa de jogadores. Agora é a hora de mirar contratações, já iniciando as observações e eventuais tratativas. Depois do final do campeonato pode ser tarde demais.
    Quanto ao jogo, a confiança ao Oswaldo continua firme, embora não tão forte (a derrota para o Londrina ainda não foi bem assimilada). Mas nada que uma vitória esta noite não possa resolver.
    Vencer não significa apenas os três pontos e tentar se distanciar do Z4. Significa deixar uma equipe potencialmente concorrente àquela zona maldita lá embaixo. Quanto mais times abaixo no Galo na classificação, melhor, obviamente.
    Será sofrido, como sempre, mas vamos vencer.
    Dias melhores virão.
    Saudações alvinegras.

  11. Falar em planejamento no Atlético é chover no molhado. Para haver um planejamento sério, tem que haver sintonia entre o presidente, diretoria, comissão técnica, DM e demais departamentos do clube. Vejo que o planejamento tem que começar a funcionar desde a pré temporada até os finais de todas as competições, com uma sintonia maior entre a comissão técnica X diretoria, quando na realidade precisávamos de alguns reforços e o nosso estagiário técnico Roger Machado, foi conivente com o que tinha em mãos, achando que o elenco era essencial para o resto do ano. Não cobrou reforços e o nosso presidente que também é estagiário aceitou de bom grado, com o escorpião no bolso, ficou a escuta do técnico, que liberou o Pratto, Clayton e Maicosuel, trazendo o Marlone a pedido dele e posteriormente veio o Valdívia, fechando o grupo. Houve uma grande falha do técnico estagiário, que não exigiu reforços nas posições carentes e quando acordou já era tarde, morrendo todos de braços dados. Espero que em 2018 haja mais sintonia de todos os departamentos e que possam analisar de cabeça fria as posições carentes que o time necessita, trazendo os jogadores certos. Não vejo com bons olhos uma mudança radical ou seja, mandar uma barca embora e trazer outra barca. Tem que ser gradual e como disse, nas posições carentes. Que venha hoje uma grande vitória para que o time possa pensar mais alto. Saudações atleticanas a todos!

  12. Isso de fake querendo irritar, é típico de mentalidades que remetem a idades mentais diferentes das idades biológicas. Pseudo haters, que simplesmente imitam constantemente modismos dos mais supérfluos. Ás vezes me deparo com alguns, em fóruns de mma, dos quais costumo participar. Já cheguei até discutir (virtualmente) com um desses. A conclusão óbvia, sem dúvida alguma, é a mais completa indiferença aos mesmos. Sigamos com nossas mais aprazíveis análises sobre o Galo. Saudações.

  13. Correto Jorge 19! Não há dúvidas de que estaríamos melhores caso tivessem mantido o Roger Machado; além do exemplo do rival que manteve o treinador falastrão mesmo após perda do regional, eliminação na sulamericana na 1ª fase, perdeu clássico novamente; tivemos também o exemplo do Grêmio que manteve aquele cascateiro como treinador mesmo após 4ª colocação no regional e atualmente, é o único sobrevivente brasileiro na Libertadores; presidente indicado pelo Kalil foi amador, na verdade, ainda é!

  14. Prezado Jandir. Também tenho esse sentimento da média de idade ter influenciado no rendimento do time. Atacantes que não recompõem, hoje no futebol moderno, acaba com qualquer sistema defensivo. Zagueiros que não tem mais sprint final e tiro curto, perdem a maioria das jogadas para atacantes jovens. Mas isso em condições que nos acostumamos, jogando até 03 competições simultâneas. Faz mais de uma semana que não jogam, nem tem mais aquele “quarta e domingo”, então tem que ser o que tiver de melhor, se é que posso usar desses termos. E têm que corresponder, não só pela qualidade técnica, mas o alto custo que o clube arca para tê-los no plantel.

  15. Bom dia xará. Concordo com o apoio ao time. A torcida vai fazer a sua parte. Apenas esperamos não contar com jogadores como Marlone e cia…..que não produzem absolutamente nada e não dão sangue durante os jogos. Ainda acho que Fred vai voltar a fazer gols. Quem sabe não desencanta hoje!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUE O GALÃO FAÇA A SUA PARTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Bom dia, Eduardo.
    Espero que o aprendiz de presidente compareça e escute uma estrondosa vaia, gritos de FORA NEPOMUCENO, NÃO VOLTE NUNCA MAIS, você destruiu nosso Galo pela omissão e precipitação ao contratar e descontratar.
    Se o Galo entrar na zona de rebaixamento, não sai mais. Mas, o aprendiz de presidente está feliz, já conseguiu o que queria, dilapidar o patrimônio do Galo.

  17. Eduardo e amigos Atleticanos: há muito tempo venho dizendo que estão acabando com a história do Clube Atlético Mineiro. Ontem vi pela TV um pouco do jogo pela copa do Brasil Sub-17, e quando o GALO tomou o terceiro gol do Palmeiras, confesso que desanimei. O time da série B foi goleado por times desconhecidos do futebol mineiro. Só que ninguém quer ver isso… Está todo mundo confiante de novo… A vergonha hoje não é exclusividade dos jogadores e da diretoria do GALO é também de seus omissos torcedores…

  18. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Temos ainda grandes chances de conseguir fugir definitivamente do Z-4 e aproximar do G-6, mas para isto o time tem que fazer o dever de casa, vencendo o jogo de hoje. Para isto tem que saber jogar com tranquilidade e sem afobação, atacando na hora certa, acertando a pontaria, que com certeza venceremos até com uma certa folga. Vamo meu Galão, eu ainda acredito!

  19. Uma derrota hoje é uma tragédia, o empate ta bom demais e uma vitória é lucro.
    Simples assim, essa é a nossa realidade rumo aos 46 pontos.
    Saudações!!

  20. Bom dia Eduardo! Para os que o chamam de “velho”, tenho realística sugestão: você é uma realidade sexagenária, eles, simples expectativa. Vale dizer, você já usufruiu da vida e chegou, eles, que usufruíram bem menos, têm apenas a expectativa de chegar onde chegaste. Logo, deve-se invejar os ditos velhos. És uma realidade, eles uma duvidosa expectativa.

  21. Caro Eduardo! “Desde 2012, o Atleticano se acostumou a grandes temporadas”. Permita me fazer uma reflexão sobre seu texto! Discordo que somente de 2012 pra ca o Galo tem feito grandes temporadas. Nossa história toda é de grandes temporadas, grandes feitos. Acho que a forma que vc se expressou foi errada, da a entender que o Galo nasceu no cenário mundial do futebol em 2012. Não vai ser um Ronaldinho Gaucho(enorme idolo, joga muito) que vai se tornar fundador do nosso periodo de glorias. Um time não se expressa somente por suas conquistas recentes, mas de toda sua história!
    E sobre o jogo, o Galo vai detonar o SP no horto, pq com o Oswaldo agora da pra sentir uma segurança no time que ha muito tempo nao sentia.

  22. Vamos torcer para o GALO hoje voltar às vitórias em casa e sacramentar mais 3 pontos!! Espero que o Lucas não cuspa no pratto em que comeu. Quanto ao haters, melhor ignorá-los / deletá-los. São lixo que não se recicla. Saudações alvinegras a todas as pessoas de bem!

  23. Estou esperando esta reação a partir de hoje!! Por pior que estejamos,temos que incentivar os 90 minutos e mais os acrescimos.Depois dos 90 se não der vamos continuar cobrando!!! Abraço

  24. Não sei não, nadou estou tão otimista como outros por aqui. Temos o conhecido aproveitamento em casa e o São Paulo é time grande, está muito pressionado é vem se recuperando… Vamos ver.

  25. Eh gente! Copa do mundo sem Argentina seria como a Libertadores sem o Galo. Digo isso para que os nossos jogadores se inspirem nos hermanos e joguem como decisão. Vamos esquecer que não temos argentinos no elenco e torcer para que o Pratto esteja comemorando e de ressaca. Liga não, Eduardo! Há boas referências de que a idade nos melhora e muito… Ademais, em conversa recente com o blogueiro, constatei que a voz do parente é forte como um trovão e mostra que, certamente, faz parte do coro de 10% da torcida, que muitas vezes fizeram calar 90% de marias no Mineirão…

  26. Bom dia!
    Saudades do Galo!
    Hoje é dia de apoiar.
    Se o cone estiver atrapalhando como vem fazendo nas últimas “mil” partidas, que o comandante não demore em tirá-lo. Só espero não ver Rafael Moura e ou Marlone.
    Gostei do retorno de Marcos Rocha e da escalação de Roger Bernardo ao lado de Adilson.

  27. Bom dia, agora após a entrevista do Oswaldo ficamos nos martirizando e refletindo sobre o que já sabíamos porém não admitíamos, já não somos “aqueles” há um bom tempo e o momento é de reestruturação, a mesma que foi embora em debandada de fictícias ilusões gloriosas. A reestruturação é contínua, não adianta deslumbrar “poder” e ficar na mesmice.

  28. Hoje só espero um empate. É só disso que precisamos. Confronto direto. G qualquer coisa é sonho. Temos que focar na saída do Z e só. Pé no chão galera. Empate com os confrontos diretos e vitória sobre os do meio da tabela se possível. O resto é só ilusão.

  29. Bom dia a todos. Pra mim faltou planejamento sim, presidente, diretor de futebol e técnico todos aprendizes, isso é falta de planejamento, um time envelhecido e com alguns reservas que nem pra treinar servem. Até hoje não temos um armador de bom nível e nem atacantes de velocidade que saibam jogar. Penso que p/2018 o Osvaldo de Oliveira poderia ser o diretor de futebol que com sua experiência poderia ajudar e muito. Agora o técnico sinceramente hoje não saberia qual o mais indicado, já que teríamos que montar praticamente um novo elenco . Saudações atleticanas. PS hoje é vencer, vencer, vencer…..

  30. Prezados Atleticanos, embora não tenha vislumbrados motivos reais para crer em melhorar do futebol de nossa equipe, vejo que sempre é hora de o galo fazer valer o que seu hino evoca – “GALO FORTE VINGADOR”. Espero ver o Atlético no mais alto dos patamares, um clube com a mística de aguerrido e tecnicamente forte, um time que os adversários o temem. espero ver o galo com a força e técnica de um time que para mim é referência para qualquer elenco no mundo – o time de 1980.
    Nesse ano, ainda criança, sai de Juiz de Fora com meu pai para ver a final do brasileirão no Maracanã. Lá pude sentir o temor na torcida do Flamengo varias vezes durante a partida, sendo duas bastante emblemáticas: 1ª – quando o Reinaldo, que fora brutalmente caçado em campo, empatou o jogo em dois a dois e a 2ª- faltando poucos segundo para o final da partida um jogador do Galo (não me lembro o nome) quase empatou a partida.
    Infelizmente, aquele jogo perdemos por causa direta de uma arbitragem totalmente vendida. O time do Flamengo abusava das faltas para parar e quebrar os jogadores do Galo. Os erros de arbitragem somente favoreciam um lado e foi a única final, que me lembro, em que um time terminou com oito jogadores contra onze, e olha que tem teve jogadores substituídos por contusões devido a entradas violentas foi o Galo, e mesmo assim não expulsaram ninguém do time rubro negro.
    Enfim relembrei esses fatos para exemplificar o temor que os adversários tinham do time do Galo, tanto que foi preciso, imprensa , CBF e juiz para nos tirar o título de campeão.
    Saudações Atleticanas

  31. bom dia Eduardo e massa,ja passou a hora de termos reação em casa,jogo de 6 pontos contra o sp,vamos massa encher o horto e apoiar 90 minutos,que o fred ressuscita,que Robinho volta pedalar,que cazares volta a jogar,estou ligado direto de lisboa,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooo.

  32. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Teremos um bom público. A Massa desiste da diretoria, mas nunca abandona o Galo. E o Otero, ontem? Que show, hein? Tomara que se reencontre aqui também. Ele tem lances que montam um vídeo de craque. Que fase! Estamos a pé de narradores na Tv. Ontem quando a Bolívia abriu o placar contra o Uruguai, o Gagalvão disse que uma tragédia estava se desenhando. Só que para a seleção azulada ficar de fora da copa tinha que tomar 9 gols pra zerar o saldo. Será que ele imaginou isso pela cor da camisa? Voltemos ao Galo. Essa partida de hoje define a nossa briga no Brasileirão. Vencendo eu aposto qualquer coisa que estaremos na Libertadores. Mais sete vitórias nos levam a 55 pontos. Nenhum sétimo colocado, além do Flamengo, alcançaria mais que isso. A equipe carioca tem 39 pontos. Está disputando outro torneio. Se vencer abre um G8. Eles tem uma tabela muito difícil pela frente. Estamos em nono com 34 pontos. Atlético Paranaense é oitavo com a mesma pontuação. E se a gente não for melhor que o genérico, aí merecemos… Agora não pode nem pensar em empate hoje. Porque agora ninguém tem mais paciência. Chegou a hora da verdade… Vai Galooooo! ?

  33. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Ao optar por jogadores mais experientes nesta reta final do Brasileirao, Oswaldo de Oliveira mandará a campo um time de veteranos.
    Esse talvez tenha sido um dos erros cruciais de planejamento para a temporada.
    Podem ter muita experiência, mas as pernas já não ajudam a correr e a competir.
    Mesmo assim, espero que estes “velhinhos” dêem conta do recado e conquistem uma grande vitória no dia de hoje.
    Vamos subir, GAAALOOO.

  34. Concordo com suas palavras, caro Eduardo, faço apenas duas ressalvas: não faltou planejamento. O planejamenro foi feito, faltou cumpri-lo. A direção não o cumpriu no momento que demitiu nosso primeiro treinador na temporada. E tbm não acho de forma alguma que a soberba por parte da torcida é admissível. Não é de forma alguma! Soberba lembra muito a vaidade, que é coisa daquela gente! No mais é isso, pra cima do SP! PS: nos meus sonhos, nepomuceno num arrobo de sagacidade, troca fred por Pratto com o sp e coreige um dos grande erros de sua gestão. SAN

      1. Torcida tem sua parte também. O exagero nas reclamações geraram uma instabilidade que se refletiu no time. Quando o jogo apertava, os jogadores ficavam completamente desesperados tentando fazer gols o mais rápido possível, não construíam jogadas e recorriam ao chuveirinho na área. A torcida caiu na onda do discurso de melhor elenco do país propagado pela mídia e achou que ia ganhar Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão com facilidade. Diante da expectativa criada, os resultados insatisfatórios geraram um clima de tensão e o presidente frouxo demitiu o técnico para mostrar que fez alguma coisa e aliviar o clima que ficara pesado. O resultado desse imediatismo ridículo: Micale e agora Oswaldo de Oliveira (meu Deus!). O curioso é que o outro time de BH passou pela mesma instabilidade, quando Roger foi demitido a diferença era de 2 pontos para o outro time no Brasileiro, a torcida do outro time exigiu a demissão do técnico só que não foi atendida. O resultado? Campeão da Copa do Brasil. Sei que é inclusive um exemplo que o torcedor atleticano não gosta, mas o pior é fechar os olhos para a realidade.

        1. A torcida nao tem culpa nenhuma. Torcida pode e deve vaiar, xingar, cobrar quando o time tá mal, mas cabem aos gestorers o pulso firme e a segurança de fazer o correto sobre pressão. Nepo peidou pra torcida e deu no que deu. Nem sempre a torcida está correta, torcida é impulsiva, gestores não podem ser.

          1. Tem culpa sim. Torcida influencia. Influencia jogadores, técnico, dirigentes, conselheiros e até mesmo jornalistas. Com a ampliação do uso das redes sociais o efeito se intensificou. Torcida não pode ser tratada como “café com leite”. Concordo que ela tem o direito vaiar, xingar e cobrar, mas é preciso enxergar que em certas situações a pressão da torcida cria instabilidade no clube e no time. Creio que esse seja o único ponto em que divergimos, entendi seu ponto de vista, mas vejo essa situação da forma que descrevi.

        2. A torcida é passional. A torcida quer resultados imediatos, a torcida gasta tempo e dinheiro pra ver o time ganhar, a torcida não ganha um centavo dos negócios do clube, a torcida não está sempre presente nos treinos, a torcida nao sabe o que acontece nos bastidores. Voce acha justo mesmo colocar culpa na torcida por cagadas feitas pelos dirigentes que são pagos e estão por dentro de todo processo do clube? Acho q nao heim?

        3. Até a cabeça do Alexandre Kalil foi pedida durante o tempo de turbulencia no começo da era Cuca, lembra? Cuca tb era extremamente rechaçado pela torcida. Se a vontade da torcida fosse atendida, provavelmente não teriamos os titulos de 2013 e 2014, nem os vices brasileiros. Torcida nao tem culpa de nada, torcida nao tem obrigação de ser racional. Esse papel é da diretoria. Kalil soube separar seu lado torcedor com o lado dirigente nos momentos chave, Nepo não conseguiu. Todo mundo queria a cabeça do Roger depois das quedas seguidas no Horto, agora apareceu um tanto de vidente de ontem dizendo que nao era momento pro Roger sair. Nepo não teve o feeling dos grandes dirigentes, por isso jogaram 2017 no lixo.

      2. Como assim meu caro? Acho sim que a arrogância de grande parte da torcida foi também responsável pelas tomadas de decisão equivocadas pelo presidente despreparado que o atual prefeito da capital nos deixou como herança; o Roger acabou com o GALO?? Vamos ver os números reais; campeão mineiro em cima do rival após dois anos tomando coro dentro do cercadinho do Horto, inclusive, diga-se que nos dois jogos da final, nosso goleiro não fez sequer uma defesa; vitória maiúscula sobre o rival em 02/07 por 3 x 1 jogando com seis reservas; melhor campanha da 1ª fase na Libertadores, estávamos vivos na CB após vencer o Botafogo mesmo jogando com um jogador a menos desde o 1º tempo; tínhamos a melhor campanha jogando fora de casa na nossa história,o Roger Machado saiu com 62% de aproveitamento, viram? “Nos” sentimos o Bayer de Munique do futebol brasileiro, obrigação de sempre ganhar, perdeu, rua; exatamente como fizeram com o Ancelloti no time bávaro; o presidente foi dar ouvidos aos cornetas e até à narrador de rádio e fez o mesmo; já fazem quase três meses que foi quebrado talvez o único planejamento inicialmente correto feito por esta diretoria,..

    1. Caro ami9alo Barros, é o que tenho dito a tempos. Para quem entende o que é planejamento, com certeza o tivemos, mas não foi cumprido ou não se rodou o ciclo e se corrigiu as inconformidades.
      Um planejamento bem feito não é aquele que não necessita ajustes e sim aquele que prevê as possibilidades de falha e já levanta algumas opções de solução. Mas com certeza necessita da atuação dos agentes para que sempre se dirija para o objetivo esperado.
      No nosso caso, o que aconteceu, infelizmente, foi que os agentes (nepomussono e sua equipe de diretores) não sabiam o que estavam fazendo e elaboraram um planejamento tosco, não avaliaram os resultados parciais e abandonaram o plano que tinham feito e trocaram os pés pelas mão durante o trajeto.
      Saudações Bicudas

        1. Então, você pode até dizer que o planejamento foi mal executado. Que Erazo e Felipe Santana não atendiam às necessidades. Que Cazares não virou o Pelezares que esperávamos e que o Clayton não foi o atacante velocista ideal. Isso é execução ‘mal feita’ considerando que, em alguns casos, faltou uma bola de cristal para detectar que Cazares e Clayton não seriam ‘os caras’. Adicionalmente um caminhão de dinheiro para contratar zagueiros de ponta.

    2. Barros e Pinduk concordo com ambos. As pessoas não diferenciam a falta de planejamento com a sua execução mal feita. O que houve foi isso, uma execução péssima, fruto da falta de convicção, liderança e um pouco de humildade também. Em todas as situações da vida há turbulências. Aconteceu com o lado de lá nas finais do mineiro. Nem por isso jogaram tudo fora e começaram do zero. Aqui, sequer fomos desclassificados em qualquer competição e o presidente já meteu os pés pelas mãos trocando (para pior) o treinador. Aos poucos está ficando claro que não há treinador mágico e, que portanto, ou a equipe dá liga de cara ou exige-se tempo e trabalho para fazer os ajustes necessários, o que inclui, muitas vezes, mais de uma temporada. Parece evidente que a proposta do Roger Machado foi prejudicada pelo elenco que possuía. O problema continuou o mesmo com Micale e continua agora com Osvaldo. É claro que mudanças precisam ser feitas no próximo ano. É claro que se tivesse a manutenção de um trabalho constante ano que vem sairíamos na frente com as mudanças pontuais necessárias. Agora perdemos 2017 e vamos continuar em 2018 na ‘tentativa e erro’ esperando pela sorte que não costuma nos ajudar muito. Culpa não da falta de planejamento, mas da falta de convicção, liderança e humildade de quem até planejou mas não tinha os atributos necessários para suportar as turbulências e executar o planejamento com serenidade.

      1. nossa cara, seus dizeres parecem eu falando..rsss

        concordo com tudo… foi muito amadorismo do Nepo achar que basta trocar técnico igual troca de camisa que o time vai mudar de uma hora pra outra… o técnico só tem dois problemas: ou ele atrapalha o time, ou ele é rejeitado e boicotado pelos jogadores.. fora isso, qualquer técnico com um pouco de experiencia e que faça o básico pode ser considerado um bom técnico. Técnico no brasil é superestimado e delegaram a eles uma função quase sobrenatural de mudar uma situação toda de uma hora pra outra. Exceto os dois exemplos que dei acima, nenhum time muda de uma hora outra pra outra somente trocando o treinador. E agora, a torcida terá q ser paciente pois dificilmente existem conquistas sem trabalho contínuo, e isso pode significar resultados ruins e turbulencias que somente gestões pacientes e experientes serão recompensados.

      2. É exatamente isso, caro Jorge! A maioria realmente não consegue entender que planejamento mal conduzido é diferente de ausência de planejamento. Enquanto alguns acharem q o problema foi a escolha de técnico A, B ou C, continuaremos a tropeçar. SAN

      3. Assino embaixo, Jorge19. Na nossa condição de torcedores é mantermos a pressão (de forma não “destruidora” mas construtiva) e o apoio, independente dos momentos de baixa que certamente ocorrem em um temporada.
        Lembro um outro elemento que certamente prejudicou o “Ano do Galo” (mas que todos querem esse “problema”) que foi a participação em tantas competições simultâneas.
        O fato é que os resultados ficaram muito aquém do que esperávamos. Sigo na minha sina de “incondicional”, apoiando sempre, cobrando também, chateado com derrotas (mesmo relevando àquelas em que nossos jogadores envergaram o manto com raça e vontade), mas acreditando em dias melhores sempre. O copo pra mim estará sempre meio cheio, fico na torcida para que ele transborde.
        Aqui é Galo! E Galo não é simpatia, é amor; não é desistir ou esmorecer, é lutar, lutar, lutar, e vencer, vencer, vencer!!!! como diz o hino mais belo de todos. SAN.

  35. Hoje finalmente começa a nossa reação no Brasileiro. Logo mais estarei na arquibancada apoiando o Galão da Massa. Vamos Galo! Reage!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *