Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Belo Horizonte retorna à harmonia amanhã

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ainda bem que amanhã tem jogo do time da Cidade do Galo. Imagine passar mais de duas semanas sem uma única partida daquela que é a maior paixão do belorizontino. Nosso time do coração agita tanto a capital dos mineiros, e também a nossa Minas Gerais, que até aqui neste nosso minifúndio de espaço, é comum a visita daquela gente que odeia o Galo, mas não vive sem ele. Consequência disso é visitar e ler, diariamente, tudo sobre o time da maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais.

Ontem foram dezenas de comentários direto para a lixeira. Ofensivos ao Galo, ao blogueiro e até mesmo aos leitores Atleticanos que visitam essa página e deixam registrada essa inigualável e invejável paixão. Já disse várias vezes, mas não se emendam. Levam – em média – 24 minutos para redigir, e o blogueiro 13 segundos para sepultar o registro dessa amargura de inveja.

Mas, ao contrário dessa gente, nosso estado de espírito é inabalável. Nossos maiores trunfos e triunfos são essa Torcida e a paixão Atleticana. Incomparável e reconhecida tanto internamente quanto por todo o Brasil e pelo mundo. Se somam títulos, até por fax, reafirmamos os nossos que permitem e confirmam a condição de time de vanguarda.

O primeiro título interestadual e também o primeiro oficial nacional. O primeiro time brasileiro a pisar em solo europeu, numa missão de pacificação pós-guerra, voltando pra casa com saldo e reconhecimento mundial. Como se não bastasse, entre os três últimos títulos brasileiros internacionais conquistados por clubes, dois deles são do Galo. Ao lado da Chapecoense, que ganhou a Sul-Americana, o Galo conquistou a Libertadores e depois a Recopa. Isso justifica toda essa ira da minoria, com certeza!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Porém, em que pese nossa incontestável história vitoriosa, o time de 2017 não vem cumprindo seu desejado papel. Os equívocos da temporada têm seus responsáveis. Entre eles, a única isenção é a Torcida Atleticana. Fiel, apaixonada, jamais abandonou o time. Os históricos de recordes de público, em competições nacionais, atestam essa afirmação. Salvo melhor juízo, o Galo é o segundo colocado nesta disputa, perdendo apenas para o Flamengo. Registre-se que o time carioca sempre contou com o apoio incondicional da organizadora da competição (CBF) e da emissora de televisão que trata a primeira como capacho.

Diante disso, reafirmo que a responsabilidade pelo pífio desempenho deste ano está no tripé: elenco, comissão técnica e diretoria. Jogadores que renderam aquém de suas reconhecidas capacidades. Distante mesmo de seus históricos, que colocaram a maioria deles em seleções nacionais, especialmente brasileira, alguns até tendo disputado Copa do Mundo. Treinadores e equipe de auxiliares e de apoio que não corresponderam à expectativa. Comando técnico que não conseguiu motivar jogadores que, por sua vez, alguns passaram mais tempo no DM que no gramado.

Por fim, contratações equivocadas para o elenco e para comandar o time. Liberação de jogadores que demonstraram raça e compromisso pelo Galo, mantendo e trazendo outros que – inversamente – mostraram o contrário. Outros que foram cedidos e depois, inexplicavelmente, reintegrados como se fossem a salvação da lavoura contaminada. Enfim, o Atleticano estará lá amanhã apoiando, entretanto, esperando que a outra ponta (formada por este tripé) também faça a sua parte.

Belo Horizonte, com o retorno do Galo, reassume a condição de cidade cosmopolita, porém, ordeira e unida em torno de uma única paixão.

35 thoughts to “Belo Horizonte retorna à harmonia amanhã”

  1. Oi Eduardo e Amigos, boa noite!
    Mesmo incrédulo e desconfiado, jamais abidiquirei da minha condição de ser Atleticano.
    A ansiedade já me domina e não vejo a hora de ver o Galo em campo.
    Mais do que nunca, chegou a hora de todos nós abraçarmos o Time e toda nossa Comissão.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  2. Tem gente que não acredita no trabalho do Oswaldo Oliveira. Questão de opinião ou de conhecimento mais modernista. Eu tenho considerado o trabalho dele o mais simples e objetivo possível. Ele não inventa e treina. Ri muito hoje quando vi uma notícia de que o ex volante Fábio Rochemback, está envolvido com briga de Galo. Na matéria ele está com uma camisa azul. Vestiu uma camisa dessa cor e o cara pira, mesmo. Era mais fácil vir aqui participar do blog. Aqui é cheio de Galo se bicando e metendo a espora um no outro. O outro no um. A gente é assim mesmo. Não perdoa. Meu pai é Galo. Já morreu há vinte anos, mas em centro espírita de Maria ele não vai, não! Quando era vivo ele não podia se encontrar com o seu irmão mais velho . Era briga certa. E o Tio Zé Maria é daqueles que só tira o manto para trabalhar, porque tem que usar uniforme. Ainda assim brigavam. E nesse ano difícil, onde a atleticanada tá com os nervos à flor da pele, os AmiGalos estão parecidos com os galos do Rochemback. Só que aqui se vestir azul apanha mais ainda…

  3. Boa tarde Eduardo e amigos ATLETICANOS. Moro em Goiânia mas estou em BH e o meu ingresso já está na mão. Amanhã é gritar os 90 minutos sem parar. GAAAAALOOOOOO. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

  4. Prezados AmiGalos,
    já falamos o quanto este pseudo presidente é ruim, já criticamos o elenco e os treinadores que aqui passaram… Fato é que a incompetência reinou este ano!
    Mas a instituição merece nosso total apoio. Vamos Galooooooooo! Aprovo Roger B no lugar de Elias, Yago nunca mais… Ainda bem que MR volta, Alex Silva nunca mais… Já pedi que Oswaldo escale um time mais rápido e sem centroavante (Valdívia, Luan/Otero, Robinho e Cazares), mas parece que tende a insistir com Fred. Tomara que eu queime a língua, mas não acredito mais na recuperação deste jogador. A cada jogo a decepção aumenta mais e o pior, tem contrato até final de 18.
    Gostaria de ver as eleições antecipadas, ver o novo Presidente já planejando 2018. Gostaria de ver o Galo forte ano que vem, com treinador de ponta um Diretor de Futebol mais experiente. Um elenco reformulado, mais jovem e com dois, apenas, acima de 30 anos.

  5. Boa tarde Eduardo

    Meu nome é Adilson sou de Itauna residente em BH a 15 anos, sou cruzeirense desde os 7 anos e pra dizer a verdade o galo ja me deu mta tristeza, mas em compensação deu alegria a muitos amigos meus, eu sempre leio o seu blog, acho vc um cara sensato,torcedor do seu time, defende suas cores , o motivo de hoje eu estar comentando é pra dizer que acho uma boa o CAM construir o Estadio, vai ser bom para o time pros torcedores, esse ano as coisas não deram certo mas estão erradas desde a demissão do Levir, mas isso acontece, o que me deixa chateado no futebol é essa coisa de torcedor ficar com chacota uns com os outros,tentando diminuir o outro ou seu time fica parecendo briga de crianças pra ver qual tem o pinto maior , em MG deviamos ser mais unidos no extra campo pq SP e RJ mandam e desmandam vc num acha.

    Abraços
    Adilson

  6. Bom dia a todos. Penso como você xará, diretoria, comissão técnica e elenco, taí o tripé que não aconteceu esse ano, tirando o mineiro, vexame atrás de vexame e estamos nessa situação difícil mas possível de uma melhoria nessa última parte do brasileirão, devemos entrar focados, disputando cada lance como se fosse o último e aí sim teremos uma vitória que nos alavanque para a parte de cima da tabela que é o nosso verdadeiro lugar. Saudações atleticanas.

  7. É isto Leonardo, tbm apoio o dito pelo nosso treinador, sabemos que a maré não esta pra peixe, mas não podemos deixar nosso Galão na mão , estarei lá no indepa com certeza, empurrando a uma grande vitória.

  8. Se meu nome estava entre os detonados pelos ridículos adeptos da máfia mineira, eles escolheram bem um adversário para malhar, que eu os desprezo com todas as forças que o desprezo incute nos espíritos… Se não se lembraram de denegrir meu nome, esta foi mais uma demonstração de incompetência ao escolher…
    Gastaríamos em vão nossa prosa se ficássemos aqui aconselhando a eles que permanecessem lá longe de nós, às voltas com suas cinco copas do brasil, seus quatro brasileiros, suas duas libertas, seus helicópteros carregados, etc, etc, e nos deixassem aqui com o nosso AMOR, mas se fizéssemos isto estaríamos na verdade dando prova de insanidade: quem em sã consciência pode aconselhar ao girassol um movimento diferente ao que ele faz por natureza… Eh Galo!
    Depois que perdemos a Primeira Liga estou de corpo, alma e espírito assentado nos jogos que nos restam e que podem nos levar à sexta Libertas. Não estou preocupado com z4. E tanto não estou que preferia estar com 32 pontos e uma taça a mais na sede… Não sei se estão me entendendo… Esta frase, AmiGalos, precisa acompanhar sempre qualquer afirmação que fizermos aqui, até mesmo e principalmente as mais banais: não estamos sozinhos… Não sei se me entendem… kkkkkk… Maria, não é só eu que sei: todo mundo sabe.
    Gente, vamos parar de denegrir do DM do Galo: Marcos Rocha está prestes a voltar, sua
    contusão não sendo das mais simples… Leio pessoas aqui no blog questionando a duração do tratamento do Blanco… Tenho a certeza que os pais do menino todos os dias agradecem aos céus ele agora estar num Clube sério: sua contusão do tendão de aquiles finalmente tratada como se deve, ele que esteve longo tempo levando em banho cruzeiro um problema dessa natureza… Eh Galo!
    Quero fazer uma pequena, momentânea alteração no mais lindo Hino: amanhã é vencer, vencer ou empatar… Sim. É só fazer as contas e ver com quantos pontos estaríamos se tivéssemos “cometido o deslize de empatar em casa com AP, Santos, Flor, Vit, Bahia, Sport…” PQP!
    Não, infiltrado, não estou xingando você não: estou apenas desabafando…
    Saudações Atleticanas aos que estão aqui… onde é só Galo.

  9. E o blog segue somente dando atenção as marias, um comentário atrás do outro, cadê o foco pessoal? Aqui é galo ou não? Vamos falar do nosso time, do jogo de amanhã, da escalação, Eduardo, dá um jeito nisso aí! Tá na hora de limar essa chatice do nosso espaço, tanto comentário que não acrescenta nada!

    1. Como pode uma entidade ser tão descarada. Acabei de rastrear o nome desta pessoa nos últimos 10 dias do blog e não vi nem uma postagem desta pessoa. Não há nenhuma escalação, ou qualquer comentário pró ou contra.
      Vai me desculpar cara entidade, mas não me venha com chorumelas e solicitações de limitar atleticanos a postar por aqui.
      Vai te catar MARIADA!!!!!! AQUÍ É SÓ GALOOOOOOOOOOO!!!!!

  10. Esse ano pro Galo só servirá para aprender com os erros. É levantar a poeira e planejar um 2018 vitorioso, mas já pensando num elenco que suporte a tabela apertada em função da Copa. A palavra fundamental é PLANEJAMENTO, e tem que começar agora. Nosso elenco precisa de renovação e como o mercado é escasso, a competência fará beber água limpa. Bora Galo, eu ainda acredito na nossa vaguinha na Libertadores.
    P L A N E J A M E N T O!!!
    GAAAAAAALOOOOOO!!!

  11. Bom dia!
    Sinceramente, nem no blog do Munaier eu tenho ido, justamente por causa das marias que aparecem por lá. No blog do Bruno Tostes eu nem comento mais. Em blog de maria ou de outro time então é que não vou mesmo porque não tem nada lá que me interessa.
    Desde que conheci esse espaço, venho aqui todos os dias, algumas vezes ao dia, justamente porque aqui é só Galo. Tem que gostar muito do Galo mesmo pra se dizer torcedor de outro time e vir aqui encher o saco.
    Vou passar um exercíciozinho pra esses simpatizantes que querem torcer pro maior de Minas: Aprendam primeiro o hino do Galo, que é disparado o mais bonito, e quando virem em qualquer lugar uma camisa do Galo, ou se um copo ou um prato, ou mesmo uma bandeja cair em um restaurante ou mesmo em casa, gritem “Galooooooo!!!” Pronto. Vocês nunca mais vão se interessar por outro time, ou blog de outras torcidas.

  12. Bom dia, Eduardo. Acho que a inveja desse povo que aparece para ofender é isso mesmo, inveja. O Galo pode estar em alta, ou em baixa, mas o Atleticano está sempre com ele. Veja o pequeno time azul, quando vai mal, aparece uns 2 ou 3 mil simpatizantes no Marião. Daí tanta inveja. Queriam ser como os atleticanos, mas não conseguem.
    Já foi dito que guardar rancor é como tomar veneno achando que a pessoa por quem você nutre rancor irá morrer envenenado. Esta frase já foi atribuída a várias pessoas, mas a verdade é que de autoria desconhecida. Então, vai deletando as mensagens rancorosas. Daqui um pouco não terá mais nenhuma, morreram de tanto inveja. Agora, mudando da água para o vinho, o que será do nosso Galo com tanta incompetência?

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Gostaria de expressar com muita tristeza uma constatação que todos já estão vendo a muito tempo. Luan não tem mais capacidade física de jogar em alto nível mais. É uma triste realidade mas temos que entender que o clube é uma empresa, e apesar de Luanzinho ser dedicado e ter um amor enorme ao clube, ele não tem mais o retorno esperado para o clube. Se for colocar no papel quantos jogos ele fez esse ano em alto nível veremos que o custo benefício dele está muito alto. A solução a meu ver seria uma redução salarial e a sua manutenção para contagiar o grupo e mostrar aos jogadores o amor pelo Galo, caso contrário infelizmente o tempo dele passou no Galo. Tenho muito carinho e sou grato por tudo que ele fez ao Galo, mas manter jogador por gratidão nunca deu certo, Luan tem um problema crônico no joelho e nunca mais será aquele jogador que acostumamos a ver. É uma pena, mas é uma realidade.

  14. Bom dia atleticanos e atleti”um dia seremos”.
    Começo agradecendo ao barbudo por ter passado o facão em mensagens abusadas e azuladas. Elas realmente não são dignas de estarem aqui neste terreiro. Na lixeira sim, onde podem ser bicadas pelos nossos pintinhos (não se deve gastar bicadas vingadoras nestas Marias).
    Agora voltando ao que nos interessa (e a elas também). Amanhã tem, e não consigo ver verdade nos olhos do Pratto quando ele fala que não é difícil vencer o galo no independência. Tudo teatro, o gringo é fã da nossa torcida e debaixo do uniforme dos bambis, aposto que coloca o manto do galo escondido. No último jogo ele fez até corpo mole para não fazer gol no galo. Esperou até o último momento para ser desarmado na cara do gol do Victor. Como pode um cara estar em outro time e ser mais idolatrado pela massa que o nosso atual centroavante? Isso que é ter sido contaminado pelo vírus atleticano.
    Quanto ao Oswaldo Oliveira, ainda não fez nada que possa mudar um milímetro de minha antipatia e desconfiança. Ganhou do paraguaiense sem mudar nada do que o Micale e RM faziam e perdeu uma final para o Londrina (mesma atuação do Micale, só que um pouco menos pior). Mas ainda espero que ele queime minha língua e meu cérebro (pois postei aqui mesmo, quando fiquei sabendo que ele tinha sido contratado, que rumávamos para a série C e ainda não estou convencido do contrário).
    Finalizando, ainda acho que o Roger Bernardo não é um jogador ruim, jogou muito contra as Marias e só não teve sequência de jogos para poder pegar ritmo de jogo. Não cabe comparação com o Julio Batista são posições diferentes e atitudes diferentes. Adilson e Roger Bernardo poderão ser nossos novos Pierre e Donizete (claro que num nível abaixo). Veremos amanhã.
    Abraços branco e pretos.

  15. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Que amanhã esses jogadores honrem o manto sagrado e acabem com essa maldição que se encostou no horto. Amanhã é dia de ganhar e espantar a crise. É dia de fazer a massa feliz. Pois tirando o show na final do mineiro em que enfiamos 3 nas meninas, o resto foi só tristeza. E ainda me pergunto, como caímos tanto de produção depois que fizemos aquele belo jogo na final. O que aconteceu de tão grave que o time simplesmente parou de jogar bola. São os mistérios do futebol. A única explicação que eu consigo enxergar é a falta de comando, a ausência do Maluf foi nossa maior perda durante o ano. Estão falando de Paulo Autuori para diretor de futebol, vejo como um bom nome. É do meio e tem conhecimento do que rola nos bastidores. Borá meu Galão, faz a massa feliz.

  16. Bom dia Eduardo e Atleticanos. Impressionante este comportamento de alguns invejosos em entrar no bloq para apenas atacar as pessoas gratuitamente. Como suas mensagens não são dignas de leitura completa e não acrescentam nada de positivo, devem ser mesmo deletadas, pois o bloq é o espaço que nosso o Eduardo abriu às portas para a massa atleticana se expressar e alguns outros simpatizantes do Galo e como tal não merece ser maculado como mensagens ofensivas e sem nenhum proveito.
    Como apoio, cito oum trecho que retrata a sabedoria em lidar com invejosos:
    “A inveja está em todos os sentidos da vida… No final o invejoso, fica com mais inveja ainda! Porque a nossa humildade de não respondê-lo nas provocações, irá deixá-lo mas invejoso. Porque o coração da pessoa que tem inveja, está longe de ser um coração perfeito no amor, e na vida social.
    Saudações Atleticanas

  17. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Bem dito blogueiro. Hoje é um dia muito importante. Véspera de jogo do Galo. Precisamos dessa data para nos organizar. Quem está em BH para se preparar pra ir ao Horto. Quem, assim como eu está longe de Minas (nunca do Galo), precisa tomar as providências. Consultar cardiologista – nós, o povão, temos que ir para o SUS – por isso não dá pra deixar pro dia do jogo. Tem que comprar cerveja, hastear bandeira para provocar os vizinhos e tudo mais que seria cansativo listar… Hoje também tem a Seleção Brasileira do Diego Tardelli. Mesmo que não entre em campo, vale a pena torcer por ele. Aquele sempre honrou o Galo. E continua honrando. Nunca escondeu o desejo de retornar. Nem o seu amor pelo escudo e pela massa. Quanto ao time será muito bom o retorno do Rocha. E sobre o Roger Bernardo, me deu uma tristeza ontem, quando vi uma foto dele com a mão na cintura. Espero que me queime a língua, mas ele lembra fisicamente o Júlio Baptista. Aquele bundudo e molenga que tem dois metros altura, quinhentos de largura e tomou uma pregada do Leandro Donizete, que o jogou longe… Espero que o nosso volante saiba que seu quase sósia era uma maria e por isso a sua “delicadeza” caia muito bem (literalmente), mas ele joga no Galo. Se ele trocar peteleco com o Pratto e forem expulsos, os dois, ele será meu ídolo. Não que eu tenha ressentimento com o Argentino. Acontece que ele é muito perigoso e um pelo outro os “bambis” ficariam mais desfalcados… Vai Galooooo! ?

  18. Bom dia caros amigos. O trabalho e minha nova decepção com o time na disputa da liga, me afastaram do blog. Mas como fiel torcedor, e assíduo comentarista aqui deste espaço, arranjei um tempinho para voltar. Mas, confesso a vocês que mesmo fazendo muito esforço, não consigo ver nosso time desempenhando um bom papel. Ficamos aqui, achando que está ocorrendo evoluções e depois constatamos que simplesmente não saímos do lugar. Já me resignei, e para mim a meta é fugir desta incômoda situação e urgentemente, replanejar todo o futebol de nosso clube. Mudanças em todos os níveis e departamentos, restruturação geral, claro aproveitando o pouco de bom que temos hoje. Mas o tempo urge, e quanto mais demorar, teremos mais concorrentes com o mesmo objetivo nosso. Mexa-se diretoria!!!
    Nota: em outros tempos, eu estaria confiante no time para o jogo de logo mais, mas a ausência de MR, a entrada de Roger Bernardo, a fase de Fred, e nossa insistente incapacidade de enterrar de vez os postuladores do Z4, me deixam com um pé atrás. Mas mesmo sem o otimismo de outras épocas, ainda sou Galo!

  19. Os simpatizantes que se f… e o galão avante para recuperaçao ,gostei da chamada que o Oswaldo de oliveira deu na galera ontem , o que foi otimo passou agora é reconstruir para ser melhor e esta por… de nunca serão eles vão pagar pela provocação.

    1. Bom dia Eduardo, Leonardo e ami9alos,
      Concordo com o ami9alo Leonardo. Se temos falado tanto em resgatar nossas origens de raça, sangue nos olhos e amor a camisa, o Oswaldo tem se destacado nesse início de trabalho por discursos valorizando a nossa camisa e nossa história, especialmente a participação da massa.
      Que a torcida possa dar esse voto de confiança, seja por crença, seja por desespero! Quero que esse 2017 acabe logo. Não acredito em Z4 e menos ainda em G6. Quero que venha logo 2018 e que possamos ver um ano melhor planejado e com o Galo de volta aos trilhos e jogando o futebol que a torcida merece: Estratégico sim, mas com raça e dedicação em campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *