Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Entre a glória e a vergonha

Atlético Divulgação

Quatro partidas nos separam da final do Campeonato Brasileiro mais atípico de todos os tempos, tido para alguns – entre os quais me incluo – como o mais favorável à conquista Atleticana. Tivemos todas as oportunidades de consolidar e avançar sempre na liderança, não fossem certas “experiências” infelizes do treinador que culminaram em um final de torneio tenso.

Em que pese, e é bem verdade, antes do Sampaoli sequer poderíamos sonhar com a campanha que acabou acontecendo. Porém o argentino veio e exigiu contratações em série, contrariando aos “especialistas” de início, meio e fim. Sim, comentaristas sabichões não davam crédito ao Galo, depois passaram a acreditar até em título e finalmente desdenham nosso time que deverá assegurar uma vaga direta na Libertadores.

Resumindo. Todos, imprensa nacional e mineira – não me excluindo – somos palpiteiros e muitas vezes avaliamos com sentimento e totalmente sem racionalidade. Reputo que Sampaoli é um bom treinador, já achei que fosse muito mais – próximo de algum nível de excelência –, porém concluí que é tão somente igual a muitos que temos no mercado. Talvez a diferença seja no salário.

Mutatis mutandis, é bem verdade que ao assumir ele sacudiu o mercado e criou uma grande expectativa no seio da Massa. De figurante e com medo de um eventual rebaixamento, passamos a viver dias melhores, fomos líderes e sonhamos com o título. Os vacilos, todos eles de responsabilidade das escalações e substituições equivocadas do treinador, nos impossibilitaram de estar no momento liderando a competição, até com relativa folga na tabela.

Vivemos nessa reta final, alguns ainda fazendo contas e sonhando com o improvável campeonato, outros se agarrando em assegurar a vaga direta na fase de grupos da Libertadores e alguns até temendo ficar na fase classificatória dessa competição. Fato incontestável é que para viver essa situação, foram aplicados milhões de reais em contratações, algumas sem qualquer retorno técnico, o que deixam a muitos uma mistura de entusiasmo e preocupação com o futuro.

O “projeto” – confesso que estou tomando uma antipatia dessa expressão – sempre foi dito que seria a médio prazo. Estaria então o blogüeiro e muitos Atleticanos sendo precipitados e afoitos com o resultado. Talvez sim, mas insistiria que não. Basta analisar os pontos bobos que perdemos para times da linha de baixo da tabela. Se estamos a seis pontos do líder, poderíamos – seguramente – estar a muito mais que isso à sua frente.

A vitória hoje lá no Rio de Janeiro e frente ao perigoso Fluminense, que aqui em Belo Horizonte segurou um empate, será determinante a essa vaga direta na Libertadores. E, ainda, caso o Internacional tropece frente ao Sport, isso irá devolver a muitos a esperança renovada no título. Juro, se acontecer de o Galo vencer e o Internacional não vencer, vou me segurar para não entrar noutro embalo de sonhar com esse – repito – improvável título. Seria judiar demais desse velho coração Atleticano.

Entretanto, vou daqui desse meu cantinho torcer muito pela renovação dessa ilusão. Para isso, quero e espero que jogadores e comissão técnica tenham algo que faltou em muitas partidas nesse Brasileiro de 2020/21. Vergonha na cara! Para não ir muito longe, vide os jogos com Vasco e Goiás. Só essas duas horrorosas e péssimas partidas teriam sido suficientes para estar à frente de todos os concorrentes.

Repetindo: Vergonha na cara!

*fotos: Atlético/Divulgação e flickr

42 thoughts to “Entre a glória e a vergonha”

  1. Boa tarde amigos do Galo. Dizem que Sampaoli quer ir para a Europa, daí fico aqui pensando, será q ele vai forçar a barra para sair sem pagar a multa?
    Desculpem, mas já não acredito no trabalho deste técnico. Cobra muito e entrega pouco, acho que com este elenco o NOSSO GALO não precisava gastar tanto com técnico para obter um resultado melhor.
    P.s. Põe o Tardelli para jogar

  2. PAULO SILVA ,

    eu simplesmente torço o nariz para velhas
    práticas ganharem um selo novo, um novo
    “olhar” ( essa expressão é irritante ) e com
    isso tornar-se um DESÍGNIO .

    Essa balela, essa narrativa , esse ENGODO
    midiático nada mais é o que Palmeiras lá
    implantou e vem se dando muito bem ,
    pois que apostou realmente em renovar
    com critério e astúcia .

    Aqui , parece que os caras inventaram a
    roda, e não é nada disso .

    Apenas e tão somente assumiram o que
    lhes é de direito , OS SEUS DINHEIROS ,
    que outros deles fizeram mau uso com
    os tais “empréstimos” .

    Arrumaram uma mágica com uma área
    desprezada e inútil , fizeram grana com
    o shopping e lançaram um estádio , a
    saber , explorado por eles mesmos .

    E dão a isso uma importância cósmica,
    dourando a pílula como PROJETO de
    uma NOVA ORDEM .

    Não passa da velha chamada de um
    ponto comercial :
    SOB NOVA DIREÇÃO !

    E como atração para sua freguesia
    embalam velhas mercadorias com
    vistosos papéis de presente e laços
    de fita a adorná-las .

    Pra finalizar . CADÊ O TIME ?

  3. Vou desenhar: A camisa branca serve, apenas, para dar maior destaque aos patrocinadores e, somente por isso, será mantida, queiramos nós ou não (o clube tem dono, certo?).

    Isto posto, o que eu não entendo é o calção branco que, assim como o meião preto, NUNCA foram partes integrantes do nosso uniforme.

  4. Tambem vou escrever um titulo sugestivo : ENTRE O PESADELO E O SONHO BOM O PESADELO ; 21 horas, o atleticano larga sua lida diaria , acabrunhado e pessimista com o momento atual do vacilante time e liga a tv. De cara, a imagem tantas vezes repetida neste campeonato : a odiosa camisa branca, que lembra fracasso, descomprometimento, derrotas, Uma chuvinha fina caindo, o primeiro jogador do galo a ser visto é gabriel , outro cartão de visitas de um jogo que não venceremos. Jogadores batendo bola, mascarados , burocraticos, , como robos, sem sangue nos olhos e nas veias. Ao lado do campo , o sisudo , intempestivo e eletrico treinador, grunhindo seu portunhol de dificil e impossivel compreensão. A trilha sonora do pesadelo ,o hino de um time da serie c , alçado à elite na calada da noite. O SONHO BOM Possuidos por uma onda de brio e gana de vencer e uma boa dose de vergonha na cara , os jogadores entram em campo, lutam , amassam, não erram gols, a defesa tão caridosa e entreguista, joga firme , este alanzinho não erra passes e não entrega a rapadura, junto com seu cumplice rever , guga não leva bola nas costas(. confe3so, pedir demais) Enfim, tres pontos e o inter perde. Estamos na luta. Agora vai. Pelo menos, ate o proximo jogo quando everson sera escalado de atacante e savarino de goleiro

  5. Na minha opinião, o desempenho do Galo começou a cair após a troca de goleiros no Brasileiro. Longe de apoiar qualquer violência verbal ou pessoal contra o profissional e familiares, acho que a crítica é sempre bem-vinda desde que se saiba a diferença entre crítica e condenação. O Everson é um bom goleiro. Mas o sistema de jogo do Sampaoli requer um excelente goleiro. Já que Guga só foi melhorar um pouco no fim do ano e Gabriel não demonstra segurança necessária nesse sistema e deu mais certo em outro clube. Se o Galo tivesse Cleiton no gol talvez estivesse hoje na posição em que está o Inter. O mesmo pode ser dito quanto ao Rafael, mas não sei se houve outro fator. Agora é tarde para retificar. Sampaoli parece ter dificuldade de voltar atrás e entender que a crítica é o segundo olho que mostra o que o primeiro olho não viu. Nesse ponto, ele se parece com uma outra figura que anda por aí. Um torcedor do Santos ficou famoso ao postar no início de 2020 “vocês do Atlético vão chegar ao ponto de ficar contando os dias para que ele vá embora”. Bom, nada de novo nisso. Não e só no Galo. O brasileiro ultimamente adquiriu o hábito de contar os dias.

  6. boa tarde Eduardo e massa. mais uma vez vou dizer hoje é vencer e vencer. mas pardal sampaoli quer vencer ou vai fazer suas invenções do pardal em colocar arana de atacante. Guga de meia. rever de ponta prepare-se amigalos para não ter ataque de cardíacos. hoje será um jogo de 6 pontos e cuidado com fredcone não empilhar gols nesta defesa furada.como já falei foi o brasileirão mas fácil de ganhar simplesmente o pardal com suas invenções acabou deixando ir para inter ou flamerda. querias eu queimar minha língua e galo quebrar este maldito tabu de 50 anos sem ganhar o brasileirão. só falta entrar com 3 zagueiros. aff.a galo sempre nos decepcionando. vai galooooo.

  7. Vi um apelo no Twitter para a Massa invadir as redes sociais dos jogadores para apoia-los, com o Eu Acredito e outras frases de apoio. Só que o Sampaoli disse, no início de seu trabalho, após o jogo contra o Cruzeiro com gols de Igor Rabelo e Otero, que a presença da Massa não seria importante e sim a montagem do elenco e a evolução do trabalho. Já encheu o saco esses apelos para a Massa, que nunca deixou de apoiar. Quem tem falhado são os “projetos” dos professores.
    Esse em especial pelo tamanho que tem o Sampaoli no futebol e pelos valores gastos para montagem do elenco. A expectativa foi grande no início e a decepção e cobranças são iguais.
    Sampaoli trabalhou sem a pressão da torcida na arquibancada e teve grande parte de suas solicitações atendidas. O trabalho realizado ficou aquém da estrutura que lhe foi oferecida.
    A torcida tem o direito de cobrar, cornetar e se eles tiverem culhões que aguentem o tranco, pois nós aguentamos a 50 anos.

  8. O PROJETO – Parte Final – Se no projeto está incluso um estádio e uma fabulosa torcida é claro que tem de incluir um time de futebol que é a razão de ser do torcedor. E tem que ser um time que mantenha essa torcida ativa, feliz e consumindo tudo que lhe for oferecido. A qualidade do torcedor se mede pela sua paixão e de paixão o atleticano vive e morre. E a paixão, todos sabem inibe a razão. E é aí que está o pulo do gato ou melhor, o pulo do Galo. Como satisfazer uma comunidade com mais de oito milhões de pensadores? Qual diretor, qual treinador e quais jogadores seriam capazes de estabelecer um consenso entre esses milhões de torcedores? Como torcedores premidos pela sua própria paixão, os gestores do projeto acertadamente não se preocuparam com isso. Na paixão não há consenso.

    Fizeram suas escolhas, estão apostando nelas e embora tenha havido desacertos, os números mostram que eles estão mais perto de acertar que de errar. É claro que o fator tempo está influindo nesse trabalho. Parte dos torcedores querem resultados positivos já. Outros entendem que é preciso dar tempo a quem dirige o time para que as coisas se acertem e as decisões passem a funcionar. Afinal, a história do CAM está repleta de momentos como este. Mesmo quando o Galo possuía os melhores times do Brasil, ele fracassou. A falta de um golzinho só, selou a sorte do Galo em vários jogos e campeonatos. E falhas defensivas permitiram gols que literalmente levaram a vaca para o brejo. Preciso ficar enumerando esses momentos? Creio que não. Eles estão gravados a ferro e fogo na alma de atleticanos que como eu viveram esses momentos.

    Os gestores sabem como a torcida age e reage. Eles mesmos são assim. São tão atleticanos como qualquer outro torcedor e tudo o que querem é o bem do CAM. Estão colocando em jogo (por amor ao CAM), parte de suas fortunas e o seu talento para atrair outras fortunas que formarão um montante que fará o CAM cada vez maior e o Galo cada vez mais vencedor. E se eles modificarem o projeto a cada opinião que ouvirem de torcedores nada será feito. Eles percebem que tem erros na condução do time. Isso é tão visível que nem a paixão é capaz de encobrir. Mas, como condutores de um projeto que inclui muito mais que a preocupação com resultados imediatos, eles têm que deixar a paixão de lado e agir com a razão. O time capaz de manter a torcida feliz e ativa tem que ser formado sob pena de faltar um dos pilares de sustentação do projeto. E isso ninguém quer. Mas, o dilema entre paixão e razão aflige esses gestores. Eles estão divididos. Não divididos entre si, mas divididos em si. Querem acertar esse time logo, para satisfazer a si mesmos e conquistar a torcida.

    Projetos nascem de sonhos e se tornam realidade com muita disposição e luta porque adversidades e adversários eles sempre terão. Resultados ruins são adversidades contornáveis. Para colocar o projeto em prática os gestores tiveram que vencer adversários. Então, muita calma nessa hora. É momento para a razão substituir o sonho. Ainda que não gostem dessas adversidades entendem que o momento requer perseverança. Manter incólume o projeto, eis o desafio. A história universal ajuda. “I have a dream” disse um ativista anos atrás. “and that dream is reality today”, e não foi sem adversidades e adversários que esse sonho venceu. E tantos outros sonhos realizados podem ser usados para ajudar. O direito ao voto para as mulheres, por exemplo. Que sonho, que luta gigantesca que continua até hoje, que vitória espetacular que gradativamente se espalha pelo mundo todo. Não pode haver mudança neste projeto do CAM por causa de uma adversidade. O sonho não pode parar. Pode até haver mudança pontual em algum momento, como houve mudança no projeto do estádio, mas sempre para melhor, isso faz parte. E o pilar representado pelo time poderá ter mudanças pontuais, que são necessárias, mas no momento certo e conduzidas pela razão e não alimentadas pela paixão. E a nossa sorte é que o projeto se tornará a nossa realidade. Seremos sim, uma torcida feliz, ativa e consumidora de tudo que tiver a nossa marca. E que venham mais investidores, o projeto quer é isso.

    Aí está o que eu penso desse misterioso projeto que tantos ouvem falar, mas poucos sabem o que é. Eu também sou torcedor, mas eu vou ficar aqui palpitando e contrariando outros torcedores, faço isso por diletantismo. Adoro ficar como uma hiena enfurecendo os leões. Minha opinião eu sei que não mudará nada em lugar nenhum e nem é meu propósito querer mudanças. Meu papel nessa grandiosa história é ser solidário comprando meu arroz e feijão na loja patrocinadora. Se eu precisar de dentadura já sei onde vou colocar. E qualquer coisa que eu precisar já sei onde procurar quem me atenda. Só não abro mão da Stella. Quem sabe um dia ela entra nesse jogo?

    1. PAULO SILVA ,

      eu simplesmente torço o nariz para velhas
      práticas ganharem um selo novo, um novo
      “olhar” ( essa expressão é irritante ) e com
      isso tornar-se um DESÍGNIO .

      Essa balela, essa narrativa , esse ENGODO
      midiático nada mais é o que Palmeiras lá
      implantou e vem se dando muito bem ,
      pois que apostou realmente em renovar
      com critério e astúcia .

      Aqui , parece que os caras inventaram a
      roda, e não é nada disso .

      Apenas e tão somente assumiram o que
      lhes é de direito , OS SEUS DINHEIROS ,
      que outros deles fizeram mau uso com
      os tais “empréstimos” .

      Arrumaram uma mágica com uma área
      desprezada e inútil , fizeram grana com
      o shopping e lançaram um estádio , a
      saber , explorado por eles mesmos .

      E dão a isso uma importância cósmica,
      dourando a pílula como PROJETO de
      uma NOVA ORDEM .

      Não passa da velha chamada de um
      ponto comercial :
      SOB NOVA DIREÇÃO !

      E como atração para sua freguesia
      embalam velhas mercadorias com
      vistosos papéis de presente e laços
      de fita a adorná-las .

      Pra finalizar . CADÊ O TIME ?

  9. 49 anos esperando por um bi, vou acreditar como? Os “donos” são os mesmos, que ainda não tiveram humildade para reconhecer que são incompetentes e façam a entrega do COMANDO para quem entende. Podem ficar como “donos”, até porque não tem como tirá-los, mas reconheçam que são incompetentes. Daí a minha descrença, porque S. por mais um ano vai ser demais… Se dois anos, como dizem, vai ser desgraça total… E se não modificar boa parte do elenco, nem com um novo e bom técnico (não precisa ser estrangeiro, com 1.600.000 de salário…) não vamos chegar a lugar algum. Não é pessimismo não, É REALIDADE. Só cego não vê!

  10. Sampaoli, ao que parece, até hoje não têm a mínima ideia da paixão que o torcedor Atleticano têm pelo CAM, pois se tivesse, e sabendo da nossa maior vontade hoje que é sair da fila do Brasileirão, não teria feito as besteiras que fez ao longo do campeonato, e hoje, estaríamos a talvez uma ou duas vitórias em quatro jogos para ser Campeão Brasileiro de 2020!!!!!!!

  11. Jogadores como o Allan e o Jair jogam muito mais que têm mostrado.
    Ocorre que diante da falta de regularidade do próprio treinador eles e os companheiros ficam desestimulados e dispersos. Entregam pouco porque o chefe não entrega nada.
    Também não têm estímulo ao verem que mesmo nas vitórias o treinador critica-os dizendo que não entendem a sua ideia de jogo e não é capaz sequer, de comemorar com eles um gol marcado e tudo que sabe fazer é chamar para si os poucos méritos alcançados e distribuir para o plantel o ônus das derrotas. Esse treinador é péssimo como profissional e pessoa. Narcisista destrutivo.

    1. Prezado AmiGalo Paulo concordo em gênero, número e grau. A falta de um time titular prejudica as pobres cabeças dos jogadores, em sua maioria. Todos querem ir para a Europa ou China, sei lá. Se ficam entrando e saindo perdem a CONFIANÇA. Já são jogadores meia boca e sem confiança então! E tem mais. Há muito tempo estamos convivendo com jogadores que só se esforçam em época de renovação ou contratação. Elias, Pastor, Nathan entre outros. Uma vez vi o Osório,ex técnico do São Paulo dizer que antes de contratar tem que saber o que o jogador está querendo. Essa de contratar Nacho, de 31 anos, que já afirmou que quer se realizar financeiramente ou Hulk que vem treinar de jatinho, não me agrada. Vamos continuar até quando?

  12. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!

    O Galo não sabe jogar fora de casa.
    Tomara que não, mas hoje é dia de mais uma paulada no lombo.

    Futebol manjado, sem criatividade e principalmente sem comprometimento e vontade de ganhar.

    Será que iremos ressuscitar o Cone?

    Saudações Alvinegras,

  13. Prezado Avila, atleticanas e atleticanos!
    O tempo passa, a idade chega e a acidez aumenta. Vivi tempos áureos do galo, vivo os momentos de indefinições do atlético e viverei ainda momentos angustiantes. Mas sou galo, em qualquer situação!
    Permitam-me para reflexão:
    Muito se diz que este campeonato brasileiro foi a mais fácil para o Galo ser campeão! Será? Partimos da premissa, e nesta me incluo, de que o galo perdeu jogos fáceis contra adversários medianos e que não poderia ter perdido. É verdade! Mas os nossos concorrentes diretos, ganharam tudo que tinham que ganhar? Se assim fosse, o Flamerda não estaria na posição atual e ouso a dizer, nem o Grêmio. Pontos por nós considerados fáceis foram também perdidos pelos concorrentes . Portanto, o pau que dá em xico dá em francisco!. Dito isto, o plantel do galo, comparativamente a outros times , grêmio e Flamengo, principalmente, deixa muito a desejar. Podemos tem plantel razoável mas jamais ótimo. E Plantel não assegura bom time. O Flamengo, ao meu ver, tem melhor plantel do que o galo e os times se equivalem nas oscilações. Vamos, com as nossas limitações atuais, buscar vaga direta nas Libertadores. Se quisermos almejar alguma coisa ainda neste campeonato, não podemos sequer empatar com o Fluminense. O que mais me preocupa neste momento, é uma derrota do Internacional para o Sport. Antes que alguém me crucifique, esclareço: Se o Internacional perder o jogo de hoje, preparem o caneco para o Flamerda. Assumindo a liderança, duvido que tirem do Flamerda o título. Farão de tudo para consagrá-lo campeão. Portanto, entre o Flamerda e o Inter, prefiro este último. Por fim, muito se fala em substituição do Sampaoli. Se assim for, não me venham com o bipolar Cuca. Campeão de ocasião das Libertadores, graças ao Kalil que assumiu o risco ao contratar Vitor e Ronaldinho Gauho, pilares do time vencedor. Cuca ficou marcado pelos 6×1 e o vexame no mundia. Para mim, já deu o que tinha de dar e deve ser carta fora do baralho. Caso haja substituição de treinador do Galo, os nomes a meu ver que poderiam ser aventados seriam o do Lica e do Barbieri. Ambos estão fazendo um trabalho fantástico com um plantel mediano, tanto no Ameriquinha quanto no Bragantino.
    De qualquer forma: Alea jacta est.
    Hoje e sempre, galo!!!

  14. I BELIEVE !
    I BELIEVE !
    I BELIEVE !
    I BELIEVE !
    I BELIEVE !
    I BELIEVE !
    CASO CONTRÁRIO NÃO SERIA UM TORCEDOR (MUITO MENOS DO GALO MAIS LINDO DO MUNDO)

    1. Prezado, Edugalodoido.
      Respeito sua opinião, mas esse negócio de culpar nossos fracassos por causa da cor da camisa, já deu, já encheu o saco viu?!
      Isso é desculpa de perdedor, que não quer enxergar os defeitos do time.
      O Galo perdeu para ele mesmo, mal escalado, sem raça, sem alma, perdendo caminhões de gols por ruindade…técnico desinformado, arrogante, teimoso, camikase…
      Brasileirão se ganha com raça, conjunto, equilíbrio, regularidade, dinâmica de jogo…coisas que o Galo definitivamente não apresentou!
      Se tivesse jogado todas as partidas com a camisa principal, teria mudado alguma coisa???
      Saudações!

  15. Bom dia xará e amigalos!
    Isso aí meu Gurú!!!!!!!!!!! Vergonha na cara é o que esperamos! Salários milionários em dia! Melhor CT do Brasil! Hotel! Avião! Ônibus com motorista esperando! Massagens! Banheira de Hidro! Estou falando de um paraíso que não existe? Não! Essa é a vida de jogador e porque não de treinador e comissão técnica de um grande time de futebol!!!!! Então, meus caros, o que se espera logo mais de todo o time é que os jogadores e comissão técnica façam justiça ao conforto e à tranquilidade que tem para trabalhar….O jogo contra o Goiás mostrou uma equipe desinteressada e acomodada com a derrota. Este não é o espírito de quem quer ganhar a próxima Libertadores. Sampaoli tem que acabar com essa BIPOLARIDADE da equipe. Falta ao GALO a REGULARIDADE!!! Tivemos um lampejo de regularidade no início deste Brasileirão, o que enganou a todos. Depois veio a oscilação costumeira…..como um barco a deriva….
    E hoje???? A história muda???? Ou seremos alvo de CHACOTA NACIONAL novamente???? Espero que não….

  16. E VIVA OS 4 R.
    COMANDADOS POR RUBENS E RAFAEL MENIN , RICARDO GUIMARÃES E RENATO SALVADOR.
    SÃO EMPRESÁRIOS DE SUCESSO , MORAM EM BELO HORIZONTE E O MAIS IMPORTANTE , SÃO ATLETICANOS.
    COM ESSES INVESTIDORES , ADMINISTRANDO O NOSSO GALO DE FORMA PROFISSIONAL ACREDITO EM DIAS MELHORES.

    PODEMOS NOS TRANSFORMAR EM UMA GRANDE POTÊNCIA NA AMÉRICA LATINA EM TERMOS DE CONQUISTAS E TÍTULOS .
    TEMOS UMA ENORME TORCIDA , UM ESTÁDIO EM CONSTRUÇÃO , METADE DE UM GRANDE SHOPPING , SEDE ADMINISTRATIVA ESPETACULAR , CLUBES , VILA OLÍMPICA E O MAIOR E MELHOR CENTRO DE TREINAMENTO DO BRASIL.
    TUDO ESTÁ PRONTO , PARA ASSUMIRMOS A LIDERANÇA NO BRASIL E NA AMÉRICA.
    AGORA É TOCAR O PROJETO DESENHADO PELOS 4 R.
    EMPRESÁRIOS DESSE CALIBRE NÃO DEIXAM O BARCO À DERIVA. SÓ INVESTEM E ADMINISTRAM COM SEGURANÇA , EXIGINDO RESULTADOS .
    É O MELHOR CAMINHO PARA O GALO.

  17. BOM DIA EDUARDO.
    UM TÉCNICO QUE INDICA PARA CONTRATAÇÕES JOGADORES COMO BUENO , EVERSON , SASHA , LÉO SENA E OUTROS NÃO PODE SER UMA PESSOA SÉRIA.
    NENHUM DESSES JOGADORES TEM CONDIÇÕES
    DE VESTIR O NOSSO MANTO ALVINEGRO.
    SAMPAOLI ACHOU QUE O GALO ERA TIME PARA SUAS MALUCAS EXPERIÊNCIAS E INVENÇÕES , FALTANDO COM O RESPEITO À GRANDE MASSA ATLETICANA.
    TEMOS UM BOM TIME E UM ELENCO FRACO , MAS COM OS JOGADORES QUE TEMOS NÃO PODERÍAMOS TER PASSADO PELO VEXAME QUE PASSAMOS EM ALGUMAS PARTIDAS.
    COM A EMINENTE SAÍDA DO PROFESSOR PARDAL , GALLARDO , CUCA , JORGE JESUS , SÃO NOME APTOS A ASSUMIR O NOSSO GALO.
    PARA HOJE É FAZER UMA BOA PARTIDA E GANHAR DO FLUMINENSE.
    TÍTULO , NÃO ACREDITO , UM SONHO IMPOSSÍVEL NESSA DISPUTA.
    VAMOS DEIXAR PARA AS PRÓXIMAS AINDA ESSE ANO.

    1. Bom dia a todos!
      Sobre o jogo : estou TEOBALDIANDO
      ( sem nenhuma expectativa mesmo)
      Sobre as notícias: estou ansioso pelo SIM ao Marseille .
      Obs: PAULO ROBERTO, você esqueceu que o jênio indicou um tal tiago também.

  18. Bom Dia!!!

    Flu x Galo – 35′ Rodada:

    Enquanto o Flu é o quinto colocado, com 56 pontos, o Galo é o terceiro, com 60.

    Uma vitória do Flu deixa o time carioca a 1 ponto atrás do Atlético numa situação que pode levar o Tricolor, nas três rodadas restantes, a conquistar a 4′ vaga direta da Libertadores e jogar o Galo para a fase de grupos da competição.

    O Fluminense, do técnico Marcão, que vem de três vitórias consecutivas, deve repetir a escalação do último jogo quando derrotou o Bahia de 1 a 0.

    Antes havia derrotado o Goiás por 3 a 0 e o Botafogo por 2 a 0.

    Os cariocas estão com a confiança em alta e crêem na conquista do G4 com vaga direta para a Libertadores.

    O Flu, que praticamente não tem desfalque, deve entrar num 4-3-3 sem surpresas com um meio com dois volantes e três na frente.

    Análise do jogo:

    O Atlético tem dois desfalques de peso: Jair e Keno.

    Quanto à escalação, esta segue uma incógnita dada as invencionices do professor Pardal.

    A repetir o que tem feito em jogos como visitante Sampaoli deve optar por um esquema com três zagueiros e promoção de várias mudanças ao longo da partida.

    Essa prática de Sampaoli, de não repetir escalações nem o sistema de jogo, deixou o Atlético nesse BR20 sem padrão de jogo e muito instável como visitante.

    Pelo histórico da equipe jogando fora uma derrota é o que se desenha para o Atlético hoje a noite.

    Se isso ocorrer, e é normal que ocorra, estará sepultada definitivamente qualquer chance de título e a equipe passa para uma posição de possível perda do G4.

    Em suma, o normal para o jogo de hoje é uma derrota do Atlético.

    Tudo por causa do doidão e de suas maluquices táticas kamikazes…

    A ver!!!

  19. O Fluminense é um time chato, marca demais e está em viés de alta. EXATAMENTE POR ISSO, acho que o Galo vence. É notória a dificuldade de jogar contra times no esquema 10-0-0. Falta repertório, mas isso é outro assunto. O Fluminense acredita no G4, inclusive na chamada da Globo Rio está “o time de guerreiros rumo a Libertadores”. Então, sairá para o jogo, ainda que ocasionalmente. É dia para Vargas justificar a que veio… E por que não Marrony como 9? Sasha, na minha opinião, não dá mais… Falta individualidade nos homens de frente, a confiança pra tentar uma jogada individual, é muito toque de lado, passando a responsabilidade para o companheiro. Abriu, CHUTA A GOL. Faz o simples, não inventa. Eu acredito.

  20. para os que acham Sampaoli o top dos tops, perdemos o campeonato brasileiro mais facil que possa ter,mas Atletico vai dar show em cima de urt,patrocinense,e ate do cruzeiro,se ficar com esse sampaoli,acho mais facil o cruzeiro voltar pra serie A,ser campeão. e nosso galo continuar na fila….

  21. ‘Bora pra resenha
    ===============

    JORGE 09/02 16:28
    “..ficar sem título por 50 anos não
    é coisa de vencedor …”

    Pra mim , caro Jorge , o ATLÉTICO será
    sempre um VENCEDOR pois soube, de
    forma indelével ,conquistar o coração
    da MASSA

    BOLÃO 09/02 13:04
    Impagável a sua postagem .
    Você brilhou .

    PAULO SILVA hoje
    De há muito eu digo que a vantagem
    na relação Três Mosqueteiros com o
    ATLÉTICO é toda dos caras

    A marca CAM não tem preço e eles
    irão usá-la em seu próprio proveito
    pelo menos nos próximos 60 anos

    E tem gente que acha que eles não
    podem ser cobrados …

    1. JOSÉ ROBERTO BARATA, por mais que isso
      nos incomode não podemos deixar de observar
      a capacidade negocial desses “mosqueteiros”.
      Eles viram com olhos de águia a grandeza do Galo
      e sua torcida e o valor que isso tem. Melhor, viram que isso
      estava nas mãos de irresponsáveis que acabariam destruindo
      tudo. Então, ainda que me custe aceitar, eu não posso
      condená-los pelo que farão do CAM e de seu carro-chefe,
      o Galo. Talvez essa seja a única forma de eu ver o
      Galo campeão antes de morrer. Abraço.

  22. Bom dia!
    Se Sampaoli se importasse com o sentimento da torcida, com certeza não escalaria mais Everson e Allan, pelo menos. Mas nem Sampaoli, nem essa diretoria e nem mesmo os mecenas se importam com a torcida. O “projeto” deles é outro.

    Ah…se Larghi tivesse carta branca pra pedir o jogador que ele quisesse assim como o louco, teimoso e burro argentino!
    Ah…se Levir não fosse tão burro e teimoso a ponto de rejeitar reforços pro time!

    Queridos amiGalos que irão assistir a partida hoje à noite, quero lembrá-los que hoje o Galo entra com Everson, Allan e a maldita camisa branca.

  23. Quero , de início , parabenizar o ÁVILA pelo
    texto de hoje , realmente muito bom , claro
    como água cristalina sobre nosso momento

    Em seguida dizer que hoje á noite, lá no Rio,
    teremos a chance de ou ver o ATLÉTICO na
    sua essência ou no formato PROJETO F.C. .

    O que nos será servido ?

  24. Ótimo dia a todos,

    Prezado Eduardo, como você mencionou no primeiro parágrafo, perdemos o campeonato mais fácil, ao meu ver, da história do CAM.
    Torço fervorosamente para que o time francês leve esse estelionatário, que se traveste de técnico de futebol, embora logo. Lembro que quando o Galo o contratou, vi um comentário de um santista dizendo que sentiriamos alívio quando ele fosse embora.

  25. Bom dia Ávila. A que ponto chegamos não é. No último jogo do Sport fui secar o time do Rio. No primeiro tempo já estava três a zero, sendo que o segundo gol foi uma das conhecidas Patricadas. Ai desisti de assistir o resto do jogo e percebi que estava torcendo por um time que tem Maidana, Patrick e Thiago Neves. E a raiva aumentou quando lembrei que perdemos dois pontos para este time no Mineirão. Talvez o técnico e os atuais jogadores não saibam a importância da conquista do Brasileirão para nós torcedores. Se eles soubessem poderiam ter se empenhado mais em vários jogos. O terrível deste campeonato é saber que perdemos para nós mesmos. Aquele primeiro tempo contra o Vasco e o jogo contra o Goiás foram uma maldade com a torcida. Ver um baixinho ganhar de cabeça do Alonso e aquela tortura de toque de bola e lançamentos improdutivos na área do Goiás foi terrível. Que esses jogadores tenham vergonha na cara e pelo menos lutem hoje contra o Fluminense. E que o Sampaoli não escale Gabriel, Calebe e outros pesos mortos que infelizmente ainda permanecem no Clube. Podemos perder? Sim é futebol, mas pelo menos tentem ganhar e lute pela vitoria. O conformismo com derrotas e empates nesse campeonato foi a tônica desse time. E a única vez que a torcida foi cobrar deles fizeram beicinho com a frase : muito investimento e pouco futebol e com o refrão: Sampaoli vacilão.

  26. Paciência, Teobaldo, paciência. Leitura é remédio contra o Alzheimer.

    O PROJETO – Parte 3 – A torcida do Galo. (Os torcedores são do Galo), o CAM apenas os usa para fins diversos explorando a sua paixão, fonte quase inesgotável de recursos. E o projeto tem essa torcida como um dos seus pilares, mas os gestores não têm poder sobre ela. Reestruturação administrativa é um pilar que eles podem erguer com o seu talento, força e fortuna. O estádio, do mesmo modo será erguido com o seu trabalho, seu talento e se necessário for com mais recursos de sua fortuna. São pilares sobre os quais eles detêm controle e depende deles para serem erguidos. Mas a torcida, pré-existente ao próprio projeto não tem como ser controlada porque é movida por uma força insuperável que é a paixão. Ela tem que ser conquistada e não, controlada, sob pena de ruína de todo o projeto. E essa conquista só é possível com um time vencedor. Não existe um modo de adequar a torcida ao projeto. É o projeto que tem que ser adequado à torcida.

    E para vender a ideia de ter mais de oito milhões de pessoas espalhadas pelo mundo garantindo o sucesso de qualquer coisa que tiver a marca CAM estampada, precisam de time, gols e vitórias. Já pensou quanto vale isso? Já pensou em quanto se valoriza quase de imediato qualquer empresa que coloca a sua marca junto à marca CAM? Unir-se a essa marca gloriosa significa abrir portas para receber mais de oito milhões de pessoas. Quem não vai querer isso? Em uma semana esses devotos torcedores compram cem mil camisas. Em um mês abrem mais de cinquenta mil contas bancárias digitais e por aí vai. Vender consórcio, seguro, dentadura, arroz, feijão e qualquer outra coisa é fácil num contexto desses. É como ter o monopólio mercantil sobre a população inteira de um país. Aliás, boa parte dos países do mundo não têm uma população desse tamanho e que tende a crescer cada vez mais.

    Explorar uma paixão desse tamanho não tem preço. E se tem uma coisa que investidor adora é coisa que não tem preço, mas tem valor. Coisa com valor e sem preço é do tamanho do bolso deles. Deixa que o preço eles colocam e o torcedor paga o preço que eles querem sem nem pensar no valor. Não posso dizer com certeza, mas quando esses investidores viram a arrecadação, só de bilheteria, do jogo que decidiu a Libertadores de 2013, renda que até hoje não tem paralelo em jogos de clubes no Brasil, perceberam que estavam diante de uma mina de ouro com jazida inesgotável. Algum daqueles milhares de torcedores parou para pensar se aquele ingresso valia o preço cobrado? Explorar a paixão. Eis aí a garantia do sucesso do projeto. E é bom ter em mente que o projeto visa a multiplicar o número de investidores.

    (continua ao meio dia com a parte final)

    1. E eu já estou desconfiado que o alemão já deu uma encostadinha nesse velhinho aqui… Leitura nele, Paulo Silva!!!

      ps.: Para não perder o foco ria do Dádó enquanto pode… daqui a pouco choraremos juntos!

  27. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos cujo sonho foi desfeito em partidas pífias desse time do Galo mal dirigido.

    O Galo pode ter um bom time, mesmo com esse elenco ruim que possui. São poucos, conto com dezesseis, os jogadores aproveitáveis em todo o grupo. O resto é só resto. Não foi o time do Galo que perdeu o campeonato e frustrou as expectativas dos atleticanos neste campeonato. O derrotado foi o treinador que pela enésima vez reputo como péssimo.

    Com os jogadores aproveitáveis do elenco um bom treinador estaria, sem dúvida, bem à frente dos demais times e já contando os minutos para ser declarado campeão. Talvez já na próxima rodada. Mas, com esse milongueiro aí, o Galo dificilmente terá vaga direta na libertadores e não irá longe se classificar para vaga indireta.

    Continuamos na fila. Temos que acostumar com a ideia que cinquenta anos foram uma dádiva de Deus para testar a nossa paciência.

    Uma excelente quarta-feira para todos nós Vamos curtir o dia inteiro porque a noite não será nada agradável.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO APESAR DO TREINADOR QUE TEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *