Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Enquanto o Galo não joga nóis proseia

Vamos ter um período curto e que pode ser produtivo para Milito trabalhar melhor nosso elenco visando a sequência da temporada. Enquanto isso, aqui no Canto do Galo, nossa resenha não pode parar. Nem naquela ocasião da pandemia, sem jogos e nem treinos, deixamos – blogueiro e leitores/comentaristas – de prosear sobre essa nossa paixão. Não seria agora, depois do penta mineiro e bem situado nas Copas Libertadores, do Brasil e Brasileirão que iríamos arrefecer sobre o que nos une.

Já refeito, espero que todos, da derrota para o Peñarol o que temos de fazer é olhar para frente. Sempre! Não sou supersticioso, embora tenha cá minhas manias, mas prefiro encarar o resultado de maneira positiva. Milito é humano, me disse uma amiga muito querida ao final daquela partida, e estávamos – não me excluo – quase construindo um pedestal (altar) para o treinador. Eu já e a foto comprova, participei de uma procissão em homenagem a São Victor, carregando andor em sua louvação. Assim é a nossa Atleticanidade!

Não vou também entrar naquela retórica de “perdeu quando podia perder”, “tirar lições” e outras pieguices que li e ouvi por aí. Perdemos, po##@!. Os uruguaios fizeram o jogo do ano deles e o Galo jogou mais uma das partidas da temporada. A derrota nos condenou ao martírio de um sofrimento injustificado? Na na ni na não! Tenho ainda encontrado torcedores (minúsculo proposital) caçando responsáveis pela derrota, pelos gols sofridos, pela inapetência em busca da rede adversária.

Quanta bobagem! Já fomos líderes ao final da fase de grupo por duas vezes, vencemos uma e avançamos até as semifinais na outra. O líder geral, claro, é cobiçado por decidir sempre em casa. Mas, como a bolinha do sorteio não será da cbf e sim da Conmebol – sem quente e fria – podemos ser contemplados. Creio que vamos ficar na terceira colocação, superados pelo River e Palmeiras. Se ambos caírem no mesmo cruzamento, ontem um leitor disse sobre isso aqui, vamos ter essa mesma condição até às semifinais. Quem sabe! Otimismo, sem perder a racionalidade, faz bem.

Sobre esse resultado negativo, além de ter impedido de seguir em busca da campanha 100% da fase de grupos e a pretensa liderança geral, foi também o primeiro revés da era Milito. Que bom, como disse minha amiga, ele é humano e – como nós mortais – também tem seus dias de derrotas. Outras virão, tomara que sem afetar nossa sequência em busca dos títulos que estamos perseguindo. Ah! Além dos dois fatos mencionados, 100% e invencibilidade do treinador, também, depois de 14 jogos sem perder na condição de visitante para times estrangeiros caiu por terra. Pergunto. Qual troféu qualquer das três asseguraria ao Galo. Nenhum! Quero é vitórias e títulos.

Pra fechar a prosa de hoje, ao que ouço, quando a paralisação terminar vamos estar com a janela de contratações se abrindo. Fala-se em dois ou três nomes, além do Bernard já anunciado. Junior Alonso? Seria bom, desde que aquele de 2021, pois o do ano seguinte não repetiu o desempenho das conquistas. Já ouvi outras possibilidades. Sejam quais forem, que venham para acrescentar ao elenco, que tem atualmente quase 20 jogadores em condições de titularidade.

 

Outro dia um amiGalo defendia essa vaga ao Vargas. Disse a ele que titular em quem entra em campo, independente se iniciou ou não a partida. É o caso do chileno. É titular, desde que voltou a mostrar o futebol que justificou o investimento nele em 2020. Some-se a isso, elenco e novos nomes, o fato de que Rubens ficar menos tempo no DM que era esperado e Otávio estar apto na sequência da Libertadores em agosto. Então, caríssimas e caríssimos, aqui é SÓ Galo neste nosso cantinho, retomemos nossos sonhos. Sem tirar os pés do chão, afinal somos humanos assim como o Milito.

Futebol mais pobre: O Brasil, longe dos valores estratosféricos da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), mesmo ainda o continente asiático e países árabes, lidera em se tratando de países da América. Mas o futebol brasileiro ficou mais pobre ontem e anteontem com as perdas de três ícones do jornalismo esportivo. Antero Greco, Silvio Luiz e Apolinho marcaram gerações. O primeiro mais jovem, 69 anos, mas os dois últimos desde períodos anteriores à minha infância.

Apolinho eu ouvia criança, ao lado do meu pai lá em Araxá. Silvio “olho no lance” narrou alguns jogos especiais do nosso Galo. E Greco, que fazia um programa super tarde ao lado de Paulo Soares, trocou e-mails certa ocasião comigo quando eu questionava a parcialidade da imprensa do eixo. Ele negava e eu reafirmava. Foi cerca de meia hora nossa teimosia. Vão em paz, olhem pelo Galo do lado de lá, já que aqui quem ainda está na mídia vive secando sistematicamente. Façam justiça pós mortem!

*fotos:

18 thoughts to “Enquanto o Galo não joga nóis proseia”

  1. Esse FRANGUEIRO no jogo com o fluminense falhou no primeiro gol e deu de presente para o Flu o segundo gol.
    Contra o Penharol falhou no primeiro e no segundo foi ridiculo. Devolveu a bola com um soco para o pé do adversário.
    Até quando vamos ter que aturar essa porcaria no gol do GALO?
    Porq quê não dar uma chance para o Matheus?
    FRANGUEIRO PORCARIA….

  2. O que gosto deste Milito , é o fato dele não se contentar com a mediocridade , do futebol burocratico e insipido . Como aquela apresentação tiriça do jogo contra o penarol , com o time deles jogando um jogo de libertadores e o nosso , jogando contra um Democrata . Intensidade ,alma, vontade de vencer e futebol , zero. O que me agradou foi que ele viu isto e ficará atento para tres reforçox na proxima janela . Esta paralização vai contribuir muito para ajeitar as coisas , estou muito confiante no seu trabalho. Sobre aquela enganação , aquela mentira sobre o ranking de torcidas , somente tenho uma coisa a dizer : em nivel nacional , a torcida que mais cresce é a do galo e me atrevo a dizer que é a única que cresce . Sigamos

  3. Pitaquiando:

    Lendo que o Scarpa está na pré lista de convocados pelo Dorival. Só faltava essa.

    Não sei se o Vargas e o Alan Franco foram convocados.

    Lendo também que o GALO tem 2 jogadores da base que podem substituir o Otávio. Caio Ribas, que de acordo com a matéria lida, não vem atravessando uma boa fase e o Zé Phelipe de 18 anos, que vem muito bem no sub 20. O problema do Zé, é que ele sofreu uma contusão muscular essa semana.
    Tá difícil ser otimista.
    Vou dar um descanso.

    Abraço.

  4. BERNARD:

    Está com 31 anos e passou onze anos na Europa (Ucrânia, Inglaterra e Grécia)…

    Ele chegou ao GALO com 14 anos e com 18 foi emprestado ao Democrata de Sete Lagoas para jogar a Segundona do Mineiro onde se destacou e foi artilheiro da competição com 14 gols em 16 jogos, numa média excepcional de gols e promessa de novo goleador…

    Em 2011 retornou ao Atlético no Time de cima, mas voltou para o Sub20 entre os altos e baixos que os jovens da BASE costumam enfrentar na transição para o profissional…

    Ainda em 2011, depois do fiasco do Atlético no Mineiro e queda de Dorival Júnior, este chegou a usar Bernard de lateral direito numa ou outra ocasião…

    Com a chegada de Cuca em 2011, Bernard teve chances, aproveitou bem e teve destacada atuação no BR11, ao ponto do Spartak de Moscou fazer uma proposta de 7 milhões de euros que foi recusada por Kalil…

    Em 2012, com a chegada de Ronaldinho, Bernard começou a se destacar no Atlético ao lado do craque…

    Em 2012 foi eleito como Jogador Revelação do Brasileirão daquele ano…

    Em 2013 foi campeão da Libertadores e foi convocado por Felipão para a Seleção Brasileira que disputou e foi campeã da Copa das Confederações daquele ano promissor na vida do jovem jogador…

    Bernard terminou vendido no final do ano por 77 milhões de Reais para o Shaktar da Ucrânia…

    Na sua passagem pelo Atlético, Bernard fez 100 jogos e 22 gols…

    Atualmente Bernard está com 31 anos e terá somado 93 gols ao longo da carreira…

    Como se pode ver, Bernard não se transformou num goleador ou artilheiro. Será mais criativo, mais meia ou atacante pelos lados do que atacante artilheiro pela média baixa de gols….

    Ou seja, parece que Bernard será mais um jogador tático e coletivo do que individual, artilheiro e definidor…

    Agora será ver qual Bernard está chegando ao Atlético…

    A ver…

  5. Bom dia! Apenas uma observação: às memórias de Silvio Luiz e Antero Greco. Que Deus acolham no seu reino! Quanto ao “Apolinho” embora como não sou adepto a ouvir rádio, desejo a Ele o mesmo caminho.

  6. Mim arreda o Galo da principalidade, uma vez já também assimilada a derrota, que menos dia mais dia, dar-se-ia, e igualmente focar na passagem simultânea dos três ícones da mídia esportiva. Washington Rodrigues, o repórter Apolinho, se mostrando o apelido óbvio , de usar um microfone sem fio à beira do campo, similar ao dos astronautas da Missão Apolo Il. Nós mais velhos grudados na lua e naquela terminologia. Já Greco e sua risaiada com o amigão Paulo Soares, no começo me era indiferente, até assistir mais vezes e ir se deixando levar como acontecia com Chaves e sua turma, “como é que se consegue assistir isso?”, pra depois ver rir do “besteirol”. Silvio Luiz e os bordões pegajosos, “pelo amor dos meus filhinhos” ; “pelas barbas do profeta”, sempre cabíveis e risíveis. No gol não gritava gooooooooool e sim “ééééééééééé do Atléticooooo!”. Os demais momentos da narração, uma levada calma, a voz marcante, trovejante, inesquecível.

  7. Salve Massa e Guru

    Clima de terra arrasada, este foi o sentimento vivido por alguns torcedores diante do primeiro tropeço, como se o time nunca fosse perder. Tô fora!
    Como disse o nobre escriba, nada de : “perder na hora certa”, mas se há algo positivo nestas ocasiões é o aprendizado.
    E o maior aprendizado, acredito, deve ser da diretoria e SAF, já que as recentes contusões estão abrindo uma enorme brecha no elenco, que precisa ser estancada se quisermos, brigar por títulos na temporada.
    Mas os maiores reforços podem estar dentro do próprio elenco, se Hulk acabar com a sonolência e urucubaca momentânea e Everson ajudar, pois tem falhado bastante.
    Então meus caros, vamos manter a confiança, pois motivos pra isto, temos de sobra.

  8. Segundo Mário Quintana, “O homem, eterno escravo de suas paixões, é incapaz da imparcialidade”. Portanto, estão perdoados Apolinho (Flamenguista); Sílvio Luiz (Santista) e Antero Grego (Palmeirense). E onde quer que estejam (lá em cima ou lá embaixo), deixem o MEU GALO em paz. Em tempo, blogueiro: pelo chaveamento, o primeiro e o segundo colocados na fase de grupos somente se encontram na final do torneio, caso cheguem lá. Assim sendo, ficar em primeiro ou em segundo, não faz a menor diferença. Uma ótima sexta-feira a todos os amiGalos!

  9. Ficam todos escondendo a verdade, com medo de criarem uma crise.
    A verdade é uma só…. Esse goleiro é um FRANGUEIRO, que tem feito o GALO perder vários jogos.
    FRANGUEIRO…. tem que dar chance a outro…..

    1. concordo plenamente. Achei que era apenas eu que pensava desse jeito. Enquanto esse Frangueiro estiver no gol, jamais o time terá tranquilidade. Tem a fama de saber jogar com os pés, até hoje só vi chutão pra frente direto para fora ou para posse do adversário.
      Não sabe sair do gol, quando sai de forma toda atabalhoada parece mais uma barata tonta.
      Enfim, ponham o garoto para jogar e se for o caso busquem um goleiro que preste.
      Vamos GALO…

  10. Concordo com o blogueiro que temos um elenco capaz, mas algumas peças bem pontuais seriam bem vindas, Junior Alonso se for por emprestimo sim, para investir na compra não. Mas precisamos se não nesta janela que seja bem proximo resolver o problema das laterais do campo, Rubens não é lateral pow, e mariano ja ta mais que provado que não serve, se mariano e alan kardec saíssem, com saida ja certa de pedrinho , abririamos tres vagas na folha e quem sabe até mais , pois se milito não gosta dos zagueiros que temos, então dispense e contrate outro, suba + 1 garoto da base para a zaga e pronto. Contratar um volante de ofício, dois laterais e quem sabe um zagueiro seria o ideal, mas é preciso abrir espaço na folha abrindo assim espaço no elenco.

  11. Bom dia.

    O Antero e o Silvio eram respectivamente comentarista e locutor, o outro era um torcedor do flamidia, que posteriormente se tornou dirigente do mesmo.

    Na minha abalisada opinião, o Milito está mostrando à diretoria, que lhe faltam peças de reposição no elenco, ao só fazer 3 substituições no jogo passado. Se até Jesus Cristo precisou de água, para depois transforma-la em vinho, o Milito não está conseguindo fazer milagre com alguns chorumes que ficam no banco de reservas. (Desculpa pelo chorume, Pedrinho, Kardec e Mariano).

    Abraço

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Confesso que me agrada, e muito, a forma como o Milito tem conduzido o galo até agora. Mas, iça-lo à categoria dos grandes treinadores do Atlético, parece-me precipitado. Ainda é muito cedo para um “endeusamento”. A maior virtude até agora do Milito, foi fazer o galo jogar sem a Hulk dependência. Tem rodado o plantel, naturalmente nem sempre ao gosto do atleticano, mas tem demostrado ousadia, coisa que estava faltando ao atlético. Diferentemente do Coudet, embora os números indicam desempenhos muito parecidos, enquanto o Coudet caiu na “desgraça” do atleticano pela forma como se comunicava, às vezes acida, e como consequência trazia “turbulências”, o Milito, com uma habilidade inquestionável, tem proporcionado “lua de mel” entre treinador e torcedores. Mas, como” gato escaldado tem medo de água quente”, vou aguardar até o fim da jornada para que, por meio de uma avaliação criteriosa, possa emitir um juízo de valor com mais segurança. Hoje, naturalmente, caiu nas graças dos atleticanos, mas quero ver se com 4 ou mais derrotas seguidas, este castelo não desmoronará. Espero que não, e que o seu trabalho não sofra solução de continuidade e que pelo menos nos agracie com um ou dois títulos de expressão para podermos, ai sim, dizer que houve um casamento harmônico entre galo e treinador.
    É como penso!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO,

      Gostei da alusão da passagem de treinador pelo Clube com o casamento…

      Pura verdade…

      Casamento serão felizes enquanto durar a lua de mel…

      Acabada a lua de mel poderá surgir a lua de fel…

      Assim foi com todos os treinadores do Atlético que regra geral terminaram calcinados pela fritadeira de Lourdes…

      Que o Milito vai precisar de sorte, isso vai e muita!!!

      Competência ele parece ter…

      Futebol não é só técnica, tática, físico, mente e comportamento. Também é preciso competência e sorte…

      Vida longa e sorte ao MILITÃO DA MASSA!!!

      Ele vai precisar…

      1. ERNEST!
        Obrigado pela interação!
        Confesso, que desde Telê, não havia uma sintonia tão grande entre Treinador e Torcedores do galo. Vida longa para o MIL i TÔ acreditando ….
        Abraço,

    2. O que acontece eh que o 7×1 era tão ruim, que estamos iludidamente colocando o Milito nas alturas. Gosto dele, porém muita calma para conclusões antecipadas. Pra mim a prova final de que ele tem personalidade é barrar os jogadores que não estão rendendo, Hulk, está na pior fase, o Jameson sem comentários e o frangueiro deve ser substituído urgentemente, aliás esse goleiro além de péssimo, faz de tudo para aparecer, vai gostar de uma cera, pqp! Eh jogador de time de 3 divisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *