Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Enquanto o Galão não vem

Outro domingo, já o terceiro – primeiro do novo ano – sem jogo do nosso time. Sendo assim, passamos as horas e os dias lendo e alguns, felizmente nem todos, embarcando na pilha dos inimigos do Galo. Evidentemente que vamos ter alterações no elenco, mas antes disso é preciso definir quem será o novo treinador.

Surpreso com a saída do Cuca, que a meu entendimento fez e faria ainda muito pelo clube, se permanecesse no comando da equipe. Como já manifestei, reconheço e entendo sua opção de não permanecer. Afinal, chatos como somos, se repetisse os feitos de 2021 ainda teria quem reclamasse por não ter sido ainda mais que isso. Na verdade, houve, tenho um amigo que sempre reclama a eliminação da Libertadores e nada diz sobre as conquistas da temporada.

Ontem, ainda sem jogo do Galão, tivemos que nos contentar à noite com o Galinho fazendo sua estreia na Copa São Paulo sub-20. O Desportivo Aliança, de Alagoas, surpreendeu e abriu o placar no início da partida. Foi o suficiente, e estou em pouquíssimos grupos, para os mesmos de sempre detonarem o trabalho da base Atleticana.

Nem o empate relâmpago apaziguou esses malas pessimistas. “Não aproveita ninguém’, chegava em mensagens. Seguiu-se uma infinidade de manifestações dessa ordem, esquecendo esses reclamões que no time campeão Brasileiro e da Copa do Brasil estão nada menos que oito garotos que subiram para o elenco principal. Poucos jogaram, é verdade, porém fazem parte do grupo campeão.

Os goleiros Matheus Mendes e Jean. Os zagueiros Nathan Silva e Micael. Os meio-campistas Neto e Calebe. E ainda os atacantes Echaporã e Sávio. Para o ano que se inicia, dois outros que estavam cedidos ao Juventude irão incorporar esse grupo. São eles Vitor Mendes, zagueiro; Guilherme Castilho, meio-campista. E ontem, no segundo tempo, assistimos o desfile dos garotos do Galinho que venceu a partida por três tentos a um.

O destaque, não só pelos dois gols no segundo tempo, foi Rubens. Vencemos por três gols a um. E temos ainda bons garotos compondo esse time comandado pelo treinador Marcos Valadares. Eu, particularmente, que já defendi o Savinho que está devendo no time principal, tenho muita expectativa no centroavante Felipe Felício. Não sei qual a razão, ele que já teve oportunidade no time principal quando comandado pelo Lucas Gonçalves, vem sendo esquecido pelo treinador do sub-20. Tem potencial. É raçudo, bom porte físico e goleador.

Paralelo a isso, muito se falou e nada foi anunciado sobre treinador e quem sai e quem chega. Se for verdade que o tal Jorge Jesus vem dando barrigada, o que ainda não está configurado, deixaria ele com a brocha na mão. Nem Reinaldo, Ronaldinho e agora Hulk – grandes nomes da nossa história – são maiores que o Galo. Não seria um eventual e possível técnico que me abalaria, seja ele Jesus ou Carvalhal.

Outro assunto que bombou, ao que parece não mais em tom de conversa fiada, são as propostas por Nathan Silva e Junior Alonso – seis e oito milhões de euros respectivamente – para o exterior. Tem gente que acha pouco, mas acho que são bons negócios. O primeiro veio da base, essa desdenhada por alguns, o outro custou três milhões (não sei se dólar ou euro) ao Galo. São quase cem milhões de reais. Enfim, quem vai decidir isso são o presidente e os nossos benfeitores. Apoio e acato o que esses abnegados decidirem.

*fotos: Bruno Souza/Atlético

16 thoughts to “Enquanto o Galão não vem”

  1. Boa tarde!
    Sobre categorias de base, quais são os grandes clubes que revelam? Simples, são os clubes mais pobres e ou quebrados; Fluminense e Santos; nós torcedores do CAM só aceitamos uma segunda chance pra um jovem se ele de anti-véspera tiver entrado aos 39′ do segundo tempo com o time perdendo de 2 x 0 e ele fizer os três gols da virada sendo pelo menos um de bicicleta, não é mesmo? Vide caso do Calebe sendo preterido pelo Cuca em prol do seu parsa Tchê Tchê. Quanto ao profissional, penso exatamente como um comentário que li abaixo, Cuca não passa de um forasteiro, santo do pau ôco, tomara que nunca mais volte, readquirimos o DNA vencedor, basta não fazermos tudo errado como em outrora que as conquistas serão rotina, simples assim.
    Quanto ao Natan Silva, passa no cobre urgente, falhou 10x mais que o perseguido Gabriel, porém tínhamos um super herói pra limpar a cara dele, do treinador e de outros; falhas infantis, este Vitor Guedes deve ser melhor. Enfim, nosso sucesso em 2021 se resume pra mim da seguinte forma e grau de responsabilidade; 40% Menim e demais R’s, 40% jogadores e no máximo 20% ao treinador que teve sim o mérito de gerir o elenco e seus egos! Fui,…..

  2. BOA TARDE A TODOS.
    UM FELIZ E ÓTIMO 2022 PARA EDUARDO E TODOS OS AMIGALOS QUE DIARIAMENTE MARCAM PRESENÇA AQUI NESSE IMPORTANTE ESPAÇO ATLETICANO.
    ESTAMOS DE BEM COM O GALO. NÃO É HORA DE LAMÚRIOS OU QUEIXAS.
    ALGUNS VÃO SAIR , OUTROS VÃO CHEGAR E VIDA QUE SEGUE.
    O QUE NÃO PODE É DESMONTAR O TIME MULTI CAMPEÃO DE 2021.
    QUE SAIA UM E VENHA OUTRO MELHOR OU DO MESMO NÍVEL.
    TAMBÉM ACHO QUE ESSE JORGE JESUS ESTÁ BOTANDO BANCA . QUEM É JORGE JESUS PRÁ VIR BOTAR BANCA AQUI.
    CHEGA DE SAMPAOLI , CHEGAR AQUI E QUERER SER O DONO DO TIME.
    QUE TAL O BECACCECE ??
    SERIA UM BOM NOME
    2022 É ANO PARA O GALO ENTRAR ARREBENTANDO , QUEREMOS TODOS OS TÍTULOS SEM PRIORIZAR NENHUM.
    QUEM PRIORIZA UM , FICA SEM NENHUM. (GRÊMIO).
    ALONSO ESTÁ SAINDO , NATAN SILVA TALVEZ , PORTANTO PRECISAMOS CONTRATAR DOIS ZAGUEIROS , MAS CONFIO NO ÍGOR RABELO.
    BOLA PRÁ FRENTE , 2022 SERÁ NOSSO.

  3. Boa tarde e feliz 2022! Para o Galo, será ainda melhor que 2021! Sobre o post anterior – especulações -, já sabemos o modus operandi da mídia dos outros estados, e até da nossa; mas o que me entristece, incomoda e irrita muito são as críticas – citadas pela imprensa – em relação a nossos jogadores, como o Igor Rabello; corretas ou não, são em momento e meio totalmente inadequados. Entendo que, ao invés de se criticar, e de forma cruel, nossos atletas, deve-se protegê-los ou até se fazer considerações sobre suas atuações, funções ou comportamento, le não criticá-los generalizadamente e levianamente. Nunca – repito, nunca – vi uma crítica destrutiva dar certo, principalmente em relação a atletas. Os impactos são muito fortes, e, geralmente, também destrutivos. Não é o que queremos para nossos atletas, creio.

  4. boa tarde Eduardo e massa,esta novela da vinda do jorge jesus ja esta arrendeno jorge jesus pensa que e ultima bolacha do saco.cheio de mi mi,alias a multa para tirar carlos carvalhal e 10 milhoes de euros,agora haja especulaçoes falam que galo quer contratat GODIN resserva no poderoso cagliario da italia,aff,espero eu que a diretoria tem plano C porques acho eu que os portugueses nao vem,otima semana a todos amigalos, vai Galooooooooooo,

  5. EM 2021, o Galo ganhou tudo, menos a Libertadores, onde saiu invicto, foi o melhor do Brasil, foi a alegria da massa. Foi maravilhoso ver imagens de crianças, homens, mulheres em lágrimas, chorando de alegria com o futebol apresentado pelos medalhões capitaneados pelo Hulk. Somente alguns parcos torcedores preferiram a contra mão. Preferiram minimizar o orgulhoso, belo e vitorioso futebol apresentado em 2021. Com um time recheado com esses medalhões vencedores, com todo respeito que merecem o Echaporã, e outros meninos promissores da base, como haveria espaço para eles? Isso poderia acontecer em anos anteriores, quando o Galo ganhava somente campeonatos mineiros. Ainda bem que os demais atleticanos, preferiram vivenciar o momento, a alegria cinquentenária que merecemos, e o time respondeu com orgulhosa campanha vitoriosa. É gostoso saborear O MOMENTO de glórias. Nada de mágoas, dores de cotovelo, criticas, etc. Deve ser por causa dessa situação que o Cuca, resolveu ir embora. Cruzes. Eu não queria escrever sobre isso. Mas …. mesmo com o belo futebol apresentado pelo time, dos títulos e do excelente trabalho do Cuca e comissão técnica, essa deprimente situação se repetiu desde o inicio. Cruzes.

  6. Bom dia xará e amigalos!
    E o Galinho? O Galinho ganhou!!!!!!!!!!!!!
    Também assisti a partida do galinho ontem gostei do que vi. Quanto à novela “Novo treinador do GALO” faço a pergunta: Porque essa tara com treinadores portugueses????? Outra pergunta: Se Jorge Jesus não tivesse ganho nada com o Flamengo em 2019 ele seria procurado agora para treinar o GALO????? Penso que essa babação de ovo em cima de um treinador que fez péssima temporada no Benfica em 2021 seja desnecessária. Além disso acho esse Jorge Jesus tão mascarado quanto Sampaoli. Mesmo assim confio na competência de Rodrigo Caetano para bater o martelo na escolha do novo treinador. Vamos aguardar….

  7. Bom dia, Canto do Galo!
    8 milhões pelo Alonso será um bom negócio se a Diretoria conseguir trazer um jogador do mesmo nível, mas por um valor de compra bem inferior a esses 8 milhões, ou quem sabe arriscar um jogador da base para seu lugar- Vitor Mendes, Micael.
    O Galo ainda vende mal seus jogadores- Nathan Silva destaque no brasileiro vale 6 milhões, agora o Grêmio vende um lateral direito, Vanderson, por 11 milhões e se cumprir metas ainda embolsa mais uns 3 milhões. Espero que a Diretoria não venda nossa zaga pelo valor que estão anunciando .
    A base do Galo forma jogadores como qualquer base de clubes do Brasil, o que falta é marketing, visibilidade. Tirando o Neymar, que era para ser mas não foi melhor do mundo, pelo potencial que tinha, os jogadores brasileiros que vão para o exterior não são as estrelas principais das equipes que jogam.

  8. Bom dia, Massa e Guru,

    Como já postei aqui. Estamos vivendo uma nova era no clube e confio plenamente no comitê para nossas saídas e chegadas, seja de treinador ou jogador e enquanto não houver um pronunciamento da diretoria, tudo que se propagar, são meras especulações.
    E estas especulações são amplamente fomentadas pelos veículos de comunicação e principalmente por you tubers (com exceção do Breno Galante e Fala Galo) em busca de likes, já que, com o time em férias os frequentadores sumiram.
    Aliás sobre o técnico, a torcida precisa ser menos ansiosa e lembrar que, foi a pressa que resultou na contratação de um tal Dudamel.
    Sobre as saídas de jogadores da zaga, tudo normal, pois clube sobrevive principalmente de venda de ativos. Rei deposto, rei posto.
    Então, cambada, “devagar com o andor que o santo é de barro!”

  9. Bom dia!
    Obrigado Cuca! Que não volte nunca mais! Sujeitinho “inconfiável”. Deixou o Galo na mão, no mundial, tomou uma tamancada de 6 e agora essa conversinha de família. Fez o mesmo no Palmeiras e no Santos. Não quero nem mais ler ou ouvir esse nome.
    Que JJ vá à pqp!
    Gostei da estreia do Galinho. Gostei do Rubens e do LE afro que entrou no segundo tempo.

  10. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    Na Copa SP, o Galinho estreou com vitória de 3 a 1 sobre o bom time do Desportivo Aliança, de Alagoas, ontem a noite.

    O Galinho terminou a 1ª rodada em 2º lugar no Grupo 4 que tem o Linense em 1º com melhor saldo de gols (5 contra 2).

    O jogo do Galinho teve altos e baixos durante a partida. O jogo aéreo defensivo apresentou falhas na marcação e posicionamento, principalmente no 1ºT.

    Outra deficiência do time atleticano foi o sistema ofensivo com pouca construção de jogadas pelos lados e chegada mais forçada ao ataque pelo meio.

    Esse jogo, de mais posse de bola com baixa agressividade ofensiva pelas beiradas, dificultou as ações durante a partida por uma transição pouco eficiente, lenta e chegada na área do adversário com poucos jogadores.

    A sensação é que o time é bom, mas que não tem pegada de uma equipe que pode sagrar-se campeã da competição.

    Na Copa SP o CAM tem três títulos (1975, 1976 e 1983). Da última conquista fazem 39 anos, embora o que deveria contar na categoria de Base são as revelações.

    Mas fica a pergunta: a Base do Atlético revela bem ou mal?

    Tenho cá comigo que a revelação de jogadores é ruim, isso no longo prazo e historicamente observando. E acaba sendo baixo o número de conquistas que também deveria contar, afinal a Camisa Preta e Branca pendurada no varal (Copa SP) faz o atleticano torcer contra o vento (entrar na competição para vencer).

    Se o Galinho entrar numa competição que sejam duplos os objetivos: revelar mais do revela e vencer, vencer e vencer!!!

    O próximo jogo do Galinho é na quarta-feira contra o Andirá, enquanto o Linense-SP, da cidade de Lins e sede do Grupo 4, vai enfrentar o Aliança.

    O Galinho teve quatro jogadores afastados por causa da COVID e mais dois outros por suspeita, num total de seis, o que pode atrapalhar muito o desempenho da equipe ao longo da competição que termina dia 25.

    Vamooooo, Galinhooooo!!!

  11. Como será que o PROCÓPIO está fisicamente ?

    Ah ! a “base” .

    Que adianta tê-la se , subindo para o profissional , NINGUÉM é aproveitado ?

    Temos sete , oito jogadores por lá ?
    Mas sem jogar .

    Mas temos o Nathan .
    Claro , depois de rodar meio mundo, um século depois veio para o time.

    Não adianta : jogador , se prestar , SOBE e JOGA com 17/18 anos .

    E outra : “base” NÃO FORMA jogador,
    MOLDA e APRIMORA quem tem o dom .

    No esporte é assim : o cara NASCE com jeito pra certa atividade e aí é só desenvolver habilidades .

    Escolinha ?
    Só se for pra aprender Matemática e Português .

    1. Prezado José Eduardo Barata, ótimo dia e ótimo 2022

      Eu sou um daqueles que defendem o uso dos jogadores da base. Veja ao longo dos anos quantos jogadores foram contratados a peso de ouro e não rederam absolutamente nada em campo.
      Creio que seja cultural (e até covardia) o medo de não se usar jogadores vindos das categorias de base. Atualmente temos alguns bons jogadores oriundos da base que não são colocados efetivamente para jogar, Neto, Caleb, Echaporã, apenas para citar alguns.
      O Galo apesar de ter uma nova filosofia de gestão, ainda tem uma dívida enorme pela frente e tem que ser paga, desta forma faz-se necessário a revelação e vendas futuras destes atletas, como forma de fazer caixa.

  12. Caro Blogueiro o Felipe Felício estava afastado do jogo de ontem por ter tido contato direto com os 4 jogadores que testaram positivo para a COVID19 um dia antes do jogo da estreia na copinha, por isso ele foi cortado do jogo

  13. Bom dia Avila, bom dia malas pessimistas ( dentre os quais eu me incluo, no que tange a essa base do Galo.) Na minha opinião, nossa base é muito pouco produtiva , pois só revela jogadores medianos. Nao se vê ali nenhum jogador diferenciado. No que tange as vendas, se tiver uma proposta de seis milhões de euros pelo Natan Silva, vende logo, zagueiro meia-boca. Agora o Alonso fará falta pois nao se machuca, joga todas e é muito bom na saída de bola.

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Assisti, também o jogo do galinho ontem à noite. É o que vi me agradou. Meio-de-campo dominante o ataque bem posicionado. Somente a defesa, em algumas situações mal posicionada, permitiu o gol do Alianças em bola parada. Aliás, muitas vezes também acontecia com o time principal. Mal posicionamento da defesa em bolas alçadas. Mas nada que diminua a atuação de ontem. Foi o primeiro jogo é todo início de ano é complicado, além do que não existe time mais bobo. Chegam numa retranca bem montada jogando por uma bola de escanteio ou de falta.
    Vamos prestigiar e acreditar nos moleques!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *