Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Que peso teria um treinador longevo no Galo?

Paulo Peixoto

A saída de Cuca do comando do Galo em 2022 foi a maior surpresa do CAM nos últimos tempos, que eu me lembre. Quem imaginaria que o técnico bicampeão Brasileiro e da Copa do Brasil e ainda semifinalista da Libertadores pediria o seu boné depois de um excelente trabalho realizado? Ninguém, eu acho. Uns até poderiam ter sabido disso antes, mas mesmo assim devem ter ficado de boca aberta, até porque Cuca tinha contrato até o final deste ano.

Longe de querer crucificar Cuca por causa da sua decisão, que envolveu família, saúde e desgaste psicológico. E ele tocou nesse assunto no fim da temporada em algumas das muitas entrevistas que deu. A questão é que nós não ligamos as coisas. Sou grato demais a Cuca e sua equipe pelo que fizeram.

Depois da saída, muito se falou que Cuca tem esse comportamento e não seria treinador de ficar muito tempo no mesmo clube. Pode ser. Mas se isso era sabido, nem assim eu ouvi de algum repórter setorista a pergunta direta ao então treinador atleticano se ele permaneceria no comando do Galo. Todos confiaram no tal contrato.

Trago esse assunto do Cuca porque isso me fez pensar sobre os treinadores que passaram alguns anos à frente do time do CAM. Pouquíssimos. Olhando os dados disponíveis, são eles Telê Santana, Procópio e Cuca, coincidentemente na primeira passagem deles pelo Galo. Telê repetiu a longevidade na sua segunda passagem pelo clube. Nenhum deles, portanto, superou três temporadas completas.

Apenas em quatro oportunidades o Galo teve o mesmo treinador por um tempo superior a duas temporadas. Isso é muito pouco para um clube que pretende construir times para brigar no topo de cima da tabela por muito tempo.

É claro que não é somente por isso que um clube se mostrará competitivo por muitos anos seguidos. Depende da formação do grupo de jogadores, da manutenção do elenco, da troca planejada, sem debandada geral, além do ambiente, da boa estrutura de treino e de fisiologia, da preparação física e outras questões atuais do futebol.

O Galo das temporadas 2020 e 2021 se mostrou com todas essas condições, mas não conseguiu até agora se acertar com a permanência dos seus bons treinadores que contratou: Jorge Sampaoli e Cuca. Diante disso me veio a pergunta: que peso teria um treinador longevo no Galo da atual década?

Essa pergunta eu suponho que ainda ficará sem resposta por mais um bom tempo, caso o nosso futuro treinador venha a ser um treinador português, como se cogita. Pensando cá com meus botões, tendo a achar que o oceano que separa Belo Horizonte de Portugal, a distância da família e outras saudades da terrinha faria com que o eventual contratado português fosse embora em um período curto, independentemente do trabalho que venha a realizar por aqui.

Não que o CAM não deva contratar um técnico português, como querem os seus principais investidores. A questão brasileira passou a ser de falta de nomes aqui no Brasil que sejam capazes de aplicar um futebol moderno, cheio de alternativas táticas, com variações de jogo. A questão brasileira é falta de conhecimento teórico. Cuca é uma das raridades nesse meio.

O Brasil que historicamente sempre andou de costas para o seu sistema de educação, agora vê a falta que os estudos fazem inclusive para revigorar o seu esporte preferência nacional, tão decantado mundo afora no século passado. A sensação é de que paramos no tempo e agora temos que correr atrás dos portugueses, estudiosos do atual futebol, bastante premiados com títulos por onde trabalham e tendo a facilidade da língua para interagir com os nossos craques. Dura realidade a nossa.

De tudo o que ouvi sobre as tratativas com os portugueses, me agradou muito o fato de saber que a diretoria do CAM não abre mão de ter equipes técnicas próprias atuando permanentemente na Cidade do Galo. Isso, a se confirmar, é uma excelente notícia, tendo em vista o que vimos recentemente em outros clubes brasileiros; o treinador e sua equipe foram embora levando consigo todos os dados fundamentais sobre os jogadores e o trabalho realizado. Uma lástima.

Entregar a alma do time para treinadores e suas comissões técnicas, sejam elas brasileiras ou gringas, é algo a ser repelido sempre pela comunidade atleticana. Treinador é bem remunerado para formar um bom time e fazê-lo jogar para brigar por títulos. Ele deve trabalhar em sintonia com o clube e não montar sua estrutura particular, usufruindo das ótimas condições oferecidas pela Cidade do Galo.

O Galo de 2022 ainda é uma incógnita, mas certamente temos uma excelente base para o novo treinador trabalhar, seja quem for. Vai, Galo!

25 thoughts to “Que peso teria um treinador longevo no Galo?”

  1. Concordo totalmente com vc. Completando, se me permite Paulo: Os 4 Rs conseguiram alavancar o glorioso, ísto é reconhecido mas, acho um erro a contratação do portugues que se julga um Deus, existem muitos outros treinadores mais gabaritados que o inventor da roda quadrada. Abraços.

  2. Bom dia Amigalos!!! Confesso que também não gostei da saída de Cuca, sempre o quis no Galo.
    Mas temos de entender a decisão dele, respeitar, é de direito sim a sua opção em não continuar. Tenho muito que agradecê-lo pelo feito em 2021, OBRIGADO DE CORAÇÃO AO MELHOR TREINADOR DA NOSSA HISTÓRIA (Minha opinião e respeito a de todos). Um feliz 2022 para Nós e que venha mais um ano de títulos, sem Renato Gaúcho pelo amor de Deus. Se é pra gastar com treinador de fora, pagar multa, que invista no gallardo então, aí sim ninguém segura.
    Abraços Amigalos!!!

  3. Prezados, boa noite.
    Sou mto grato ao cuca pelo ano de 2021. Eu era contra a vinda dele por conta da palhaçada q ele fez lá no marrocos (eu estava lá e fiquei mto p*to!!). Mas reconheço q o q ele fez em 2021 outro técnico brasileiro não faria. Mas essas c*gadas no final são típicas dele, fazendo jus ao seu nome de batismo; Cuca Beludo…

    Mas, focando no presente, penso q se o JJ não se curvar às condições impostas pelo Galo para contratá-lo, devemos partir pra outro técnico. Vejo com bons olhos os nomes do eduardo coudet e do vojvoda. São da américa do sul e estariam perto de casa (nada q 3 horas de avião não resolva).

    Agora, contratar zagueiro velho, só se provar q tem a mesma condição do hulk…

  4. A GRANDE VERDADE é que Cuca FERROU com todo o planejamento do GALO MELHOR DO MUNDO. A preocupação deixou de ser contratar alguns jogadores e forçou o clube a buscar um novo treinador. SACANAGEM. Quanto ao novo técnico, é difícil. Não acho que se deva fazer LOUCURA FINANCEIRA, para trazer técnico de fora. Infelizmente, Renato tem se confirmado técnico peladeiro e se acha o “fodão”. E também é arriscado em fazer apostas em um time que PRECISA GANHAR ALGUM TÍTULO para continuar mantendo a estrutura. DEFINITIVAMENTE, CUCA FERROU COM O GALO.

  5. boa tarde Eduardo e massa,paulo peixoto,acho que perdemos nosso melhor zagueiro alonso mas foi bem vendido, preferia que fosse nathan silva que entregou varios jogos, agora falam no bichado Godin que vive no Dm. a diretoria nao perdoa a multa a cuca e que nunca poe os pes no galo.mais uma vez espero que a diretoria tem plano c porque jorge jesus pensa que e ultima agua do deserto.vai galoooooooooooooooooooo,

  6. GALO voltando às suas práticas usuais.
    Junior Alonso vendido por cerca de EU 8 milhões.
    Na Europa isso é preço de um zagueiro reserva do GETAFE.
    Voltamos ao amadorismo de sempre

  7. BOM DIA EDUARDO , PAULO PEIXOTO E MASSA.
    ESSE NEGÓCIO DE TÉCNICO QUERER TRAZER UM REBANHO DE AUXILIARES A TIRA COLO , NÃO DÁ MAIS. CHEGA.
    QUALQUER TÉCNICO QUE VIER TEM QUE SE ENQUADRAR ÀS NORMAS DO CLUBE , PONTO FINAL.
    SAMPAOLI E LUXEMBURGO QUERIAM TRAZER ATÉ O MÉDICO.
    SE J J ESTIVER BOTANDO BANCA , MANDA ELE IR TOMAR BANHO.
    RENATO GAÚCHO , É OUTRO QUE NÃO AGUENTO NEM VÊ FALAR O NOME. VAI QUERER TODA SEGUNDA FEIRA IR JOGAR FUTEVOLEI NA PRAIA.
    NOSSO ELENCO É MUITO BOM , NÃO PRECISAMOS MENDIGAR NENHUM TÉCNICO.
    VAMOS AGUARDAR O NOME A SER ANUNCIADO.

  8. Bom dia Peixoto e Canto do Galo!!!

    Jorge Jesus, depois de perder o vestiário do Benfica e ser despedido, foi para a casa descansar, dar um tempo para pensar e refletir.

    Da Europa não teria recebido nenhuma proposta, nem mesmo de Portugal onde já não é mais visto como o messias do futebol.

    Assumir o Atlético pode ser uma ótima para o CAM e para o J.J.

    Com um time formado e ótima estrutura, o J.J. pode, no Atlético, ser novamente campeão de tudo, como foi no Flamengo, e aí sua projeção no mundo do futebol voltará a brilhar.

    Mas duas perguntas interessantes a fazer:

    Jorge Jesus no Atlético pode ser campeão como Cuca foi ou pode ser até mais campeoníssimo?

    Poderia o J.J. levar ao CAM vencer o “duplête” (Libertadores e Mundial)?

    Penso que “sim”, “sim” e “sim”…

    Porém, essa aposta pode ser muito arriscada. Ao mesmo tempo que o “duplête” é possível, seria muito mais provável um fracasso nessa aposta muito alta.

    Entender de futebol, do riscado, o J.J. entende e muito. Basta ver de como o Flamengo jogou no tempo em que o português passou pela Gávea.

    Porém, a passagem trágica pelo Benfica mostra que o J.J. parece ser muito temperamental, estrelinha, falastrão, egocêntrico, autoritário, chato, e outros predicados que o levaram, a priori, a sair do Clube após um motim do elenco benfiquista que o fez perder o vestiário.

    O Jornal “A Bola”, de Portugal, noticiou que o Benfica vai pagar os salários do J.J. até que ele arrume outro time para treinar. Também noticiou que o Benfica já trocou de técnico (o português Nélson Veríssimo) e de comissão técnica composta por um caminhão de profissionais, ao menos sete: três técnicos adjuntos, um preparador físico, dois treinadores de goleiros e um videoanalista.

    Se o Atlético contratar o J.J. ele decerto não vai abrir mão de sua equipe técnica gigante, o que imporá ao CAM um esforço financeiro e logístico a la Sampaoli.

    Nem a Corte Portuguesa quando chegou ao Brasil em 1808 trouxe tanta gente como a Corte do J.J.

    Como o Atlético é um Clube com dívida bilionária;

    Como o Atlético, para recepcionar o J.J., vai ter que desfazer de uma equipe técnica consagrada do Clube;

    Como existem outros técnicos no mundo do futebol, inclusive no Brasil;

    Penso que o melhor é o Atlético encerrar a novela Jorge Jesus, pôr a bolinha no chão, achar um treinador que seja técnico, mas seja bom gestor de vestiário, para concentrar na redefinição do elenco em termos de quem vai sair e quem vai chegar…

    E segue o jogo…

    O J.J. pode ser uma aposta cara demais, embora “a vida é uma aposta” (Blaise Pascal).

  9. Bom dia , Canto do Galo!
    Cuca teria a chance de fazer um trabalho longevo no Galo, mas não quis, sabe se lá o motivo verdadeiro.
    No Brasil não temos a cultura de trabalhos longos, temos o trabalho do Renato Gaúcho de 5 anos no Grêmio, mas o último ano foi mal e foi o início da queda do Grêmio.
    Se no Brasil não tem mais técnicos de ponta, segundo os comentaristas entendidos, imagina em MG. Procópio, Carlos Alberto Silva, Telê, Barbatana são exemplos de técnicos que fizeram sucesso nas décadas de 70 e 80 e ocupavam as cadeiras de técnicos aqui em MG. Hoje não temos um nome- Marcelo Oliveira não se firmou, mesmo conseguindo títulos. Toninho Cerezzo não adquiriu a expressão de um grande treinador no Brasil. O jovem Rodrigo Santana também não conseguiu evoluir. Parece que dificilmente teremos novamente treinadores que tem lastro com o futebol de Minas. Os últimos técnicos que marcaram história no Galo são do Paraná- Levi Culpi e Cuca.
    Minha preferência ainda é por um técnico brasileiro, de preferência que tenha sido jogador. Que o Galo consiga descobrir novos Cuca em sua história.

  10. Bom dia, Paulo Peixoto, Ávila e demais atleticanos,

    Pois é. O torcedor do Galo não consegue ter um ano de paz. Com os títulos de 2021 e as ótimas exibições do elenco, tínhamos certeza que iríamos nadar num mar de vitórias e alegrias em 2022.

    Aí, Cuca fez o que fez. Não nos cabe julgar. Apenas vivenciar a frustração e aguardar seu retorno em 2023 para comandar o time na inauguração da nossa sonhada Arena MRV.

    Essa novela Jorge Jesus está cansativa. O cara tá fazendo c# doce, cheio de mistério e com planos não abertamente declarados em duas possibilidades reais (segundo a imprensa):

    1 – Assumir a seleção de Portugal, que muito provavelmente será eliminada pela Itália na repescagem para a Copa do Qatar. JJ aposta que o treinador vai cair e ele será convidado.

    2 – Esperar o fracasso de Paulo Sousa no Flamengo. Paulo já entra pressionado pra fazer o time jogar como em 2019. Se o novo técnico não conquistar nem o Carioca, por exemplo, o caminho fica aberto para o retorno triunfal de JJ.

    Portanto, nossa Diretoria tem que perceber a hora de colocar um FIM nessa novela. Nosso elenco é muito forte e o Galo é maior que tudo.

    OBS: Renato Gaúcho não. Este playboy sempre fez gracinha com o Galo, zoando, debochando, soltando piadas próprias de um irresponsável com as palavras.

  11. Bom dia xará, Peixoto e amigalos!
    Cuca é passado. Ele nos proporcionou os maiores títulos e as maiores alegrias mas nos deixou da mesma forma que em 2013. E se algum dia voltar ao GALO irá fazer a mesma coisa. Digamos que Cuca é uma boa página virada na vida do GALO. Vida que segue….
    O que já está cansando o atleticano é essa babaquice do Sr.Jorge Jesus em se achar O ÚLTIMO BISCOITINHO DO PACOTE e fazer charminho para dar uma resposta simples ao time que ganhou todos os títulos nacionais brasileiros em 2021! É SIM ou NÃO!! Sinceramente esse tipo de comportamento não dará certo no GALO. Nosso time tinha uma união que contagiava a todos. Jorge Jesus se coloca acima dos Clubes que treina. Sampaoli também teve essa postura e não ganhou nada por aqui. Bom Rodrigo Caetano lembrar que já vimos este filme. Ontem saiu a notícia de que Jorge Jesus e seus assessores iriam receber os dirigentes do GALO apenas por “cortesia e educação”. Ora, ora!!!! O GALO precisa desse tipo de tratamento????? Cuca tem muito mais títulos no currículo do que esse Jorge Jesus. Levir Culpi que aposentou tambem deve ter mais titulos do que esse português. Vamos acordar gente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Com o objetivo de dificultar o acesso de times medíocres à Série A em 2023, o meu preferido para técnico do Galão da Massa em 2022 é Givanildo Oliveira.

  13. Prezados Amigalos ótimo dia a todos,

    O que mais me preocupa é a troca constante de treinadores (seja por pedido de saída ou demitidos), isso prejudica demais qualquer trabalho de longo prazo, pois o Clube permanece e para nós torcedores é o que conta. Infelizmente no futebol brasileiro um treinador permanecer em uma equipe por um longo tempo é utopia. Caso esse JJ aceite, tenho certeza que ficará um ano apenas no comando e novamente teremos os mesmos problemas ao final do ano.
    Pode parecer que não, mas essa situação impacta muito na gestão financeira e o crescimento do time ao longo do tempo em competições nacionais e internacionais.

  14. Bom dia, Paulo, Massa e Guru,

    Cuca é passado, vamos olhar pra frente minha gente!
    Ao que parece, parte da torcida não aprendeu as lições do passado e estão se escabelando pela indefinição do nome do técnico. Se esqueceram ou estão com saudades dos Dudaméis, dos Micales e dos O. Oliveiras da vida.
    Confio na diretoria em Rodrigo Caetano e principalmente nos 4 R´s e prova da mudança de postura no clube é a manutenção de todos da comissão técnica vitoriosa. Por mim, qualquer técnico que chegar deve trazer consigo somente seu auxiliar técnico, por que o resto temos os melhores por aqui.
    Minha única preocupação é se aquele que chegar vai conseguir manter a mesma administração de grupo que Cuca teve. Se conseguir isto, o sucesso será certo.

  15. Bom dia. Cuca chegou em março de 21 e produziu onque vimos no ano. Portanto, da p ter calma e não ficar aceitando exigências de um profissional, que no último.trabalho , foi um.fracasso. qq profissional demitido por não fazer aquilo que deveria não é bem visto no mercado. Vai a merda JJ. CHUPA. Temos e que tomar cuidado com as vendas de jogadores e sua respectivas reposições isso me preocupa. Perder a zaga inteira e complicado.

    1. Esse negócio de contratar treinador português como solução para todos os problemas do futebol brasileiro, chega à raia do ridículo. Se fossem tão bons assim, estariam sendo disputados por times da Europa. Como bem assevera sempre o amigalo Barata, cada qual com o seu cada qual. Nada contra treinadores portugueses, até porque não conheço os seus trabalhos para emitir opinião. Mas que já beira à loucura a predileção por treinadores português, isto com certeza chega!
      Não podemos nessa hora comprar gato por lebre e trazer treinador que ao invés de solução, será problema.
      A insistência por treinadores portugueses, me faz rememorar uma piada portuguesa na qual os gajos , ao chegarem ao Brasil e observarem os prédios construídos, diziam: O brasileiro tenta chegar ao céu e quando não conseguem, caiam na realidade e coloca à frente da construção: EDIFICIO. Tá difícil realmente convencer treinadores portuguêses.

  16. Bom dia para todos!
    Esse trem de ficar implorando com esse tal Jorge Jesus tá enchendo o saco,o cara se acha a última coca cola do deserto,me lembro em 2009 ou 2010 quando o Chico Maia foi em Portugal, viu esse mala e falou que ele é muito estrelinha, naquela época ele não havia feito nada como treinador além de ter montado o bom time do Braga ,imaginem agora depois que venceu uma Libertadores jogando uma final de forma bisonha e ganhou no vacilo da defesa e no erro do Prato,o brasileiro daquele ano ganhou porque no Brasil não tinha ninguém.
    Outra coisa ,mesmo se esse mala vier ele não fará um trabalho longevo no Galo.
    Também detestaria ver o Renato Gaúcho no Galo, detestaria ouvir falar que ele tá batendo um futevôlei na praia de sunga do carniceiro depois de uma derrota acachapante ou uma eliminação do Galo.

  17. Acho que essa decisão do Cuca vai nos custar caro e que todos tenham consciência da palhaçada que novamente ele fez, Agora estamos refém de um novo estrelinha.
    Os jogadores também depositaram confiança no trabalho do técnico bpolar, eles não são marionetes pra serem tratados como joguetes nas mãos de qualquer um.
    Fiquei puto mesmo. E ele não me deu títulos, ele recebeu pra trabalhar um projeto virtuoso.

  18. Crendeuspai ! , Portugal agora virou o centro do mundo do futebol .

    Só aqui tomei conhecimento de uma dúzia de técnicos de primeira linha .

    São fantásticos !!!

  19. Dr. Ávila e prezados amigalos!

    O Cuca é página virada!
    Depois que ele tirou a zica em 2013, provou que é um excelente profissional.
    Por onde passou após 2013, fez excelentes trabalhos.
    Gostaria muito sim, de um treinador longevo no GALO. Como muitos são mundo a fora.
    Às vezes penso no LIsca no GALO. Aí me pego nas palavras do Menin ” precisamos de um profissional à altura do elenco…o investimento vale a pena”. Será?
    Dar uma oportunidade para um profissional como o Lisca que busca uma grande oportunidade, não seria uma boa escolha?
    É um assunto complicado e polêmico.
    Espero que quem venha vista a camisa, que o elenco e profissionais joguem juntos e que a nossa torcida o abrace.
    Um grande abraço MESTRE.
    Saudações alvinegras.

    1. O cara pediu pra sair do América. Aguentaria pressão no Galo?
      Mesmo que eu prefiro o Lisca do que o Renato, fico muito feliz que não existem só esses 2 livres no mercado e o Galo não vai escolher nenhum deles!

  20. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O assunto Cuca para mim está superado. Que seja feliz! Contrato é assinado para ser cumprido, se não o foi, deve ter havido motivos extra-campo!
    Cuca no galo, como qualquer trabalhador, apenas retribuiu o que dele se esperava, com salários pagos em dia e com um plantel excepcional. Portanto, seria desastroso se ele (Cuca) não entregasse o que dele se esperava pela direção do Atlético. Para mim o Cuca apenas fez a sua obrigação com dedicação e competência, como todo trabalhador competente. Será que o somente Cuca daria ao galo as glórias de 2021? Tenho minhas dúvidas! Se não ficou para 2022, será que não tremeu por não ter a certeza que poderia reproduzir 2021? Vamos aguardar o novo treinador para, com o plantel que o galo tem, em 2022 vivermos as mesmas emoções de 2021. Gostaria de ver um treinador que priveligie a base.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Bom dia,

      Perfeitas colocações. Junto a isso acrescento apenas a sensação de covardia deixada nos atleticanos pelo Cuca.
      Tenho a certeza que a motivação maior para deixar o cargo foi exatamente os resultados alcançados.
      Não questiono, é como foi dito, ele entregou o proposto.
      Para mim Cuca/Atlético 2021 está exatamente igual ao Jorge Jesus/Flamengo 2019, resultados questionados devido a superioridade demonstrada, ou seja, será que não seria igual com um outro qualquer.
      Daí, sou contra esse cartaz todo que estão dando para o JJ.
      Gostaria que fosse europeu exatamente porque no Brasil não vejo treinador com moral para manter o plantel unido no objetivo e infelizmente porque os treinadores brasileiros perdem muito também na parte técnica.
      Confio nos representantes do Galo nesta escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *