Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Enquanto nosso Galo não vem

Pessoal, vamos seguindo daqui sem qualquer novidade pelo lado da sede de Lourdes, enquanto aguardamos alguma confirmação entre os nomes especulados e – quem sabe – até mesmo alguma notícia que nos surpreenda.

Por enquanto só a informação do início das obras do Estádio do Galo. Adoraria reviver a emoção, como em 2012, ao chegar para trabalhar, o Brasil todo especulava  que Ronaldinho Gaúcho estaria vindo para o Galo.

Reafirmo que minha primeira reação foi contrária, mas ao ver a imagem dele no nosso Centro de Treinamento e vestido com o uniforme de treino, incontinenti, aderi e o que aconteceu todos nós sabemos e vibramos juntos.

Queria tanto algo similar ao que aconteceu naquela manhã, quando ainda  iniciava o campeonato Brasileiro.

Que, diga-se, nos foi tirado pelas mesmas “forças estranhas” que ficavam na Rua do Ouvidor, depois na Victor Civita e, desde aquela ocasião, na Avenida Luiz Carlos Prestes.

Refiro à Confederação Brasileira de Futebol – essa madrasta CBF – que igualmente nos sacaneou em 1977, 1981, 1999 e em outros momentos do passado.

Mais, hoje, apesar do vazio na Cidade do Galo, não estou com a intenção de relembrar todas essas ações, na arbitragem ou de dentro da sede da entidade, mas resenhar com a Atleticana e o Atleticano sobre o nosso time.

Nessa paralisação até que sugeriria dar um tempo pra descansar ou até mesmo postar menos vezes durante a semana.

Confesso que cheguei a pensar nisso, mas – de coração – em que pese os acessos e comentários sofrerem grande queda, tenho compromisso com a Torcida Atleticana e leitoras e leitores fiéis deste nosso espaço.

Nosso sim, pois reafirmo, tenho a missão de trazer um assunto para a nossa resenha diária, mas – democraticamente – quem é dono do pedaço é a Massa.

Portanto, seguindo ao que dizia na abertura, mesmo sem jogos e sequer treinamentos para a nossa “corneta” diária, a Torcida segue ávida por reforços.

Ao meu sentir, tanto pela minha concepção quanto pelo que tenho lido (não estou ouvindo, pois a “quarentena” pela idade -embora sem qualquer sintoma – me impõe ao recolhimento social), são quatro contratações desejadas.

Todos para chegar e assumir a titularidade ou brigar pela vaga com os que vêm atuando. Um zagueiro, mais um volante e dois atacantes, neste caso um que atue pelos lados e o outro que saiba balançar as redes adversárias.

Nossos centroavantes não convencem desde o ano passado. Nem um, nem outro e nem quem até já foi para ser reserva no interior de São Paulo. E, assumo, defendia muito o aproveitamento desta terceira opção. Agora defendo o Felipe. Uma hora eu acerto!

Tomara que essa onda, que tem amedrontado a muitos de nós, passe logo e nossas vidas voltem à normalidade.

Estou trancafiado em casa desde domingo, como moro sozinho, tá ficando difícil. Saí apenas  pra ir ao médico (nada em relação ao corona) e participar de um programa na Rádio da Massa Atleticana.

Não me conformo em ficar tanto tempo sem ver qualquer jogo do Galo. Faz décadas que só convivo com essa condição no recesso coletivo de final de ano.

Que volte logo e, mais ainda, que ao retornar, o time reencontre o futebol, as vitórias e os títulos que ficamos acostumados.

Para fechar nossa prosa de hoje, trago aqui – depois de puxar pela memória recente (que tá pior que a antiga) – gols do Mineiro no finalzinho de partidas que modificaram a situação da tabela de classificação.

O que marcamos no clássico, através do Otero; outro que tomamos da Caldense, que colocou a veterana no G4. Até mesmo o do Coimbra, na última rodada antes da paralisação.

Façam as contas, não fossem cada um deles, o G4 teria outra formatação. Digo isso, para alertar aos nossos jogadores que a partida só termina depois do apito final do juiz.

Sampaoli tem de trabalhar muito isso com nossos jogadores, às vezes notamos que naquela de correr contra o relógio, coloca-se em risco uma eventual classificação.

Até amanhã! Quem sabe com um novo R10 sendo anunciado.

*imagens: 1) Divulgação; 2) UAI/EM

14 thoughts to “Enquanto nosso Galo não vem”

  1. Boa tarde Eduardo e demais amigalos. Estou de ferias distante das Minas Gerais mas nao deixo de ler nenhum dia esta coluna apreciada por todos nos atleticanos. Muitos criticaram essa minha viagem em plena epoca de coronavirus, mas estou de ferias e a viagem foi programada antes desse tal virus. Ja curti a linda cidade de Campos do Jordao e agora uma praia em Ubatuba/Sp, mas daqui de longe nao me desligo do meu Galo, a vantagem é que nao vou perder o jogo contra o Coelho que foi adiado. Nos mais fico como voce, no aguardo de uma contrataçao bombastica como a do Ronaldinho. Abraços….

  2. Boa tarde para todos!
    Pensando na minha infância/ adolescência quando o meu Galo era imparável jogando futebol ,tanto é que surgiram os aragãos, raits e depois os rezendes ,simons etc e tantos outros ,hoje vendo Galo gastar milhões para fazer frente ao time da mídia fico pensando: ano passado o tal time ganhou campeonatos sem usar o VAR , os ladrões, os editores da tv patroa , com o Galo forte o meu medo é eles usarem tudo isso denovo para ganharem alguma coisa. Saudações Alvinegras!

  3. Bom dia Massa!
    Bom dia Eduardo Avila

    Realmente esta complicado esse período! Você ficar sem jogos do galo é muito ruim, mas ficar sem nenhum tipo de noticia é ainda pior!
    Ontem acho que por total desespero, sai aqui de casa (moro no bairro planalto) e fui la no terreno onde sera erguido o templo atleticano de devoção!

    Queria ver se pelo menos alguma coisa nova acontecia por la, mas pra minha tristeza nada de novo ainda!

    Com essa queda no comercio devido a essa pandemia, meu dia esta muito ocioso, e fico o dia todo procurando algum tipo de noticia do galo! E nisso vai ai vários acessos em sites gringos, nacionais etc kkkk
    Fico azucrinando o pessoal da Radio da Massa com mensagens de áudio e escritas, tando via whatsapp e youtube! (Radio essa que veio para nos livrar daquela outra que é o câncer do futebol mineiro!)

    De resto é aguardar! Vejo pouca solução, pois poucas opções no mercado, ninguém fazendo negócios e a desvalorização do nosso Real, tudo é um aditivo para complicar nossa situação! Por mais que investidores (BMG, MRV, Materdei) estejam dispostos a investir no glorioso, as coisas ainda não estão tão simples!
    Por mais incrível que isso possa vir a aparecer, mas a verdade é que até com dinheiro esta difícil de se comprar!

    Vou ficando por aqui e desejo a todos um bom dia, boa sorte com esse coronavirus, previna-se! E vamos firmes. Que depois que tudo isso passar, já estejamos livres de RO, Cazares, Lucas Hernandes, Zé Welerson, Martines, Di Santo, Patric!

    Quer os deuses do futebol, aloque essa turma em qualquer lugar que seja no minimo 400km de distancia daqui!

  4. Boa hora para repensar o calendário do futebol brasileiro. Na minha opinião:
    1 – Cancelamento dos estaduais (declare o América campeão)
    2 – Brasileiro começando em Agosto (se tudo estiver normal) e terminando em Maio do próximo ano; Libertadores Idem. Para em meados de Dezembro para festas fim de ano e retorna meados de Janeiro.
    3 – CB também; espaçando as datas para terminar Abril ano que vem (final única em Estádio pré-determinado).
    4 – Campeonato Estadual só para times que não estejam na série A ou B.
    5 – Campeonato BR séries A e B com 18 times (turno e returno) – 3 rebaixados e 3 sobem; Séries C e D com 16 times (turno único e mata mata); criação da Série E (valendo o Estadual como classificatório e disputada estilo Copa – menos jogos). Disputa terceiro lugar nas séries C e D.
    São apenas suposições. Não iria melhorar o calendário?

    1. Prezado até q seria bastante benéfico aos Clubes a adequação do calendário brasileiro ao europeu, deixando por conta da rainha da babilônia por apenas do timeco q diz ser dela_ um dia já foi orgulho do Povo Brasileiro,hj não mais. Aliás! Nem o timeco q ela diz ser dela não o é,pq foi vendido p um consórcio de árabes q são quem manda na bagaça toda_ Ricardo Teixeira vendeu o ouro ao bandido antes de explodir toda a sujeira em q estava envolvida a tal rainha da babilônia, leia-se,cbf! Só q isso não interessa à todos pq é cada um pensando no próprio umbigo,coletivo na é a praia dos cartolas q se acham donos dos clubes. Trocam apoio a rainha da babilônia em títulos via fax derrubando toda e qq ideia diferente das q aí estão. Veja aqui: “https://leiemcampo.blogosfera.uol.com.br/2019/07/05/por-que-no-brasil-os-clubes-nao-organizam-o-campeonato-brasileiro/…”
      Houve uma nova tentativa agora no início do ano e veja só como agem:
      https://www.90min.com/pt-BR/posts/6569005-oito-clubes-se-unem-para-criar-liga-independente-da-cbf-fla-vasco-e-palmeiras-resistem…” Difícil não!!!? SAN
      Créditos: UOL Esportes e 90MIN.com

    2. Boa Noite,

      O modelo atual movimenta nas séries A,B,C,D um total de 128 times diferentes.
      A copa do Brasil mais alguns que não se classificaram nas séries do Brasileiro, sua proposta do item 5 deixaria muitas equipes de fora, cerca de 50% do total, o que não seria muito legal para os clubes de menor expressão.
      Menos clubes, menos jogadores em atividade, formulas de campeonatos rápidos = equipes mal formadas com contratos de trabalho curtos.
      Seria como tentar acabar com o futebol raiz, aquele que vem de baixo e com pouco investimento.
      Esta é minha opinião.

  5. Bom dia xará e amigalos ainda esperando reforços. ENQUANTO OS REFORÇOS NÃO VEM….
    Enfrentar Vila Nova é uma coisa. Enfrentar Flamengo, Palmeiras, Gremio…..É OUTRA…..

  6. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas, (confinados ou não),
    depois de brigar no topo do Brasil e da América de 2012 a 2015 confesso que minhas expectativas ficaram mais modestas…. Nem sonho com um novo Ronaldinho, só consigo sonhar com a saída de quem nunca fez absolutamente nada em campo pelo Galo, nunca é demais lembrar do nome de alguns deles… Encabeçando a lista, Patric, 10 ANOS sem dar NENHUM retorno, Si Santo, Ricardo Oliveira, Zé Welliton e Edinho… Existem outros mas humildemente penso que esses são quase unanimidade…
    Que a gente passe por essa crise com o menor sofrimento que seja possível… E que nosso Galo retorne no menor tempo possível para alegrar nossas vidas…
    E, Eduardo, não deixe de publicar seus comentários pois através deles sentimos que participamos de um grupo e que nunca estamos sozinhos….

  7. Prezado blogueiro, todo mundo que milita no futebol reclama do calendário nosso e também da janela de transferência de jogadores para o futebol europeu no meio do ano, eu acho que a CBF está perdendo a grande oportunidade de igualar nosso calendário com o deles aproveita essa paralisação forçada pelo COVID19 e adia o início do campeonato brasileiro para o mes de agosto com a temporada 2020/2021 e com isso nosso calendário ficaria igual so europeu o que vc pensa a respeito dessa idéia.

    1. É uma sugestão interessante. Mas quem decide nem é a CBF e sim a patroa dela. A TV que paga muito bem pra entidade cumprir suas ordens.
      Neste 2020, extraordinariamente, deveriam permitir o encerramento do desinteressante estadual (afinal foram jogadas 9 de um máximo de 15 partidas) e readequar – até com alteração no regulamento e tabela – o Brasileiro.

  8. Bom dia MASSA!

    Para não deixar a audiência cair, vamos aos pitacos.

    O dançarino foi o maior manipulado, e fez com tal prazer que deve ter chegado ao orgasmo, pela casa bandida do futebol – cbf, por nos prejudicar naquele ano. E o presidente, 7z, ainda cogitou em contratar essa persona non grata. Eu sou igual ao Harry Potter, não falo o nome dessa criatura.

    Contratação para disputar posição não, isso é o que mais vem sendo prejudicial para o 9ALO. Tem de contratar para chegar como dono da camisa. Os daqui que corram atrás. Já imaginou trazer outro Otero, Hyoran, RO, Di Santo, Zé Welison, etc.? Cruis credo, sem chance, pelo amor dos deuses da bola. Chega de jogador ruim. Nosso banco tava até bom no último jogo com Tardelli, Cachazares, Vítor, Réver, agora tem de contratar os titulares.

    Outro R10, esquece. Não há jogadores desse nível a disposição.

    VVVAAAAMMMÚUUUUUUU 9999AAAAALLLLLÔOOOOO!!!!!!!!!!!

  9. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos chateados porque a terra parou por causa do vírus.
    Para mim, atleticano, não faz diferença se a terra para ou não. O que me incomoda é o Galo parar. E por falar em terra parada lembro que o Raul Seixas previu isso e cantou para nós: “O dia em que a terra parou”. Lembram-se? Tá correndo um vídeo no zap mostrando o lado profético desse nobre. Mandei o vídeo para o nosso guru blogueiro.
    Terra parada. Galo parado. Mas, o CAM não para e nem suas dívidas. E por falar nelas que tal pensarmos um pouco nesse assunto. Ainda que seja só por falta de assunto? Se bem que esse assunto nunca para.

    As dívidas do CAM criaram um paradoxo: Tudo o que o CAM possui foi adquirido através de dívidas. E tudo o que o CAM possui é muito maior que suas dívidas. Troço complicado, né?

    Não é complicado não. Isso é o milagre do capitalismo. Só essa maravilha inventada pelo homem chamada capitalismo é capaz de produzir tantas dívidas e tantas riquezas ao mesmo tempo. Aliás, sem dívidas o capital morre.

    As maiores empresas do mundo têm dívidas imensas. A Microsoft tem. A Amazon tem. A Alibaba tem. A maior, mais rica e poderosa nação do mundo tem uma dívida tão grande que se algum dia for chamada a liquidá-la, não conseguirá. A quantidade de dólares que giram pelo mundo todo formam um montante suficiente para comprar aquele país inteiro, com tudo que tem dentro dele e ainda vai sobrar dinheiro. Só nas mãos de traficantes de toda espécie tem tanto dólar que ninguém é capaz sequer de imaginar.

    Pensem. Só a China tem uma reserva monetária (ou internacional) quase igual à metade do PIB americano e só cresce. E reserva monetária se faz em dólares e dólares são dívidas do tesouro americano. Até eu sou credor do governo americano. Tenho uma notinha de cem. Vou cobrá-la e deixá-los em apuros. Calculem, quanto soma a reserva monetária do clube dos vinte países mais ricos do mundo? O Forte Knox treme só de pensar nisso.

    O CAM tem dívidas porque tem crédito. Tem crédito porque tem patrimônio e produz renda. Ou seja, o CAM também tem PIB e é operante e produtivo. Simples assim.

    O capitalismo produz riquezas através de dívidas espalhadas no tempo. Ah! Foi bom lembrar do tempo. Ele é só o componente menos importante na equação das riquezas. Importantíssimos são o capital e as taxas. Tempo, seja rico ou pobre, todo mundo tem. O capital só os ricos têm e as taxas só eles controlam.

    Às vezes um governo resolve se envolver e controlar as taxas. Aí os ricos escondem o capital e o governo, desesperado, tem que ceder, porque sem capital nem os governos sobrevivem. E sem os capitalistas nenhum governante governa. Por isso governo comunista e merda são a mesma coisa. (Continua em outra oportunidade)

    Este texto é grande. Como as dívidas do CAM. Vou dividi-lo em etapas, como o CAM divide suas dívidas. Versa sobre economia, investimento financeiro, capital oculto, ineficiência fiscal, dívidas gigantescas e tudo mais que faz do capitalismo a coisa mais linda que já inventaram neste mundo. Não é aula, nada parecido por sinal. É só conversa de botequim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *