Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tempos de paralisação e ajustes internos

Que sofrimento! As férias coletivas do futebol já massacram com nosso costume em ver o Galo uma ou duas vezes por semana, agora essa pandemia nos obriga a ficar sem ver o time sine die.

Em que pese ser a oportunidade do novo treinador impor sua filosofia de jogo. Seria, mas também com o surto do coronavírus, entendeu a diretoria por bem suspender todas as atividades até que a situação se normalize.

Na apresentação diante do Vila Nova, embora tenha sido a mim (muitos gostaram) ainda longe do ideal, o time marcou três gols.

Seria mais não fosse o homem gol ter desaprendido a balançar as redes. Até em penalidades. Enquanto isso, seguimos do lado de cá sonhando com eventuais e verdadeiros reforços ainda para esta temporada. Se vira Alexandre Matos!

Paralelo a isso, embora o assunto nem seja relacionado ao time, o Atleticano exalta o início das obras do Estádio do Galo.

Ao que parece, uma vez as máquinas começando os trabalhos de terraplanagem, serão 30 meses de obras até a bola rolar na nossa definitiva casa.

Agora é esperar que enfim as obras tenham início e ritmo acelerado, aliado ainda à liberação de vendas das cadeiras cativas, uma vez que desejo ter o meu lugar assegurado no futuro.

Conservador que me tornei – seguramente pela idade – até defendia e ainda penso assim, que um acordo entre o governo do Estado, a Minas Arena e eventuais clubes interessados, talvez o Mineirão atendesse ao Atleticano. Mas, considerando que já é realidade, que venha logo esse Estádio do Galo.

Outro assunto que, mesmo com os jogos suspensos, ontem tomou conta do noticiário do Galo, foram as dispensas em série.

Não tenho proximidade com questões internas administrativas, tampouco frequento o Centro de Treinamentos, mas senti uma reação favorável entre os Torcedores (exceto os dois seguranças).

Nem conheço os demitidos, mas entre eles o treinador de goleiros vinha sendo muito questionado.

O nome do Robertinho, embora tenha acertado com um time português, é desejo de consumo de muitos entre nós Atleticanos. Inclusive do blogüeiro.

Já manifestei sobre essa vontade aqui por algumas vezes. Quem sabe ainda é possível sua contratação. Seria um extraordinário reforço e daria resultados imediatos.

Não tenho dúvida disso. Há quem diga que a solução será doméstica e nome é Jorcey. Não o conheço, tampouco seu trabalho.

Por fim, já que os profissionais estão neste embalo de paralisação e inter temporada forçada, destaco aqui duas situações internas que me agradam. Uma na base e outra no futebol feminino.

Conheço o pai de um garoto de 12 anos que está atuando nessa divisão no Galo. Atleticanos da gema, me lembro desse garotinho bem novinho nos jogos do Atlético no Horto, o pai – Alexandre – destacou numa prosa informal seu encantamento com a estrutura que o clube oferece aos meninos.

Médicos, dentistas, nutricionistas (alimentação adequada), acompanhando os garotos.

Treinamentos diários à tarde, sendo recebidos para almoço e logo após um tempo de relaxamento antes de irem para o campo.

Em média, dez profissionais para uma equipe sub-12. Tomara que os frutos comecem logo a ser colhidos e acolhidos no time profissional e pelo Torcedor. E sucesso ao Vitor Teixeira, zagueiro alto e com ótima desenvoltura.

Quero vê-lo logo fazendo sucesso nos gramados e defendendo a camisa do nosso time do coração.

Já as meninas, que a mim encantam – falo pelo futebol que pude ver no sábado – também confio que elevarão o nome do Galo à elite do futebol brasileiro da categoria.

Respeito quem pensa diferente, seja pela modalidade ou mesmo a qualidade do elenco, mas me estimulou ver o time atuando no sábado passado.

*fotos: 1) Bruno Cantini/Atlético; 2) arquivo Alexandre Teixeira; 3) Daniela Veiga/Atlético

11 thoughts to “Tempos de paralisação e ajustes internos”

  1. Há um problema em relação ao Robertinho; é persona non grata dentro do Galo, por ter tripudiado do clube INÚMERAS vezes. “Franga” e “Patético” é o mínimo no linguajar dele em relação ao Galo…

  2. Boa Noite,

    Saindo do confinamento e vindo aqui no blog, da sala Netflix para o Notebook kkkk.
    Concordo que poderia ser benéfico aproveitar o momento para ajustar nosso calendário ao Europeu.
    Algumas equipes como Grêmio e Inter já determinaram o período de quarentena de 15 dias e depois voltam ao treinamento.
    Levando em conta a férias forçada, mais um exame de corona vírus na volta, poderiam ficar depois numa pré temporada de 15 dias no CT do Galo, compartilho do amigalo que disse que o lugar devido ao conforto, pode abrigar até a familiares se for o caso.
    Estamos mais um dia de abstinência sem Galo, tá fogo, o pior é ficar ouvindo os You tube que já não tem mais o que especular.
    Pelo menos o novo diretor já botou um ponto final no Roger Guedes, não que eu quisesse, mas, ficar iludindo a massa é coisa dos You tube, tudo pelo Like (Gostei).

  3. Eu acho que a CBF podia aproveitar essa pandemia do covid 19 e fazer o campeonato Brasileiro começando a partir de agosto com isso ela igualava o calendário nosso com o calendário europeu, isso para os clubes seria muito bom

  4. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Acho acertada a decisão de parar as atividades no CT em função dos riscos de propagação desse maldito vírus.
    Plagiando o nosso AmiGalo Paulo Silva, até que enfim os ASPONES já estão dando linha. Quanto aos Seguranças também discordo.
    Bem, como “Sessentão” fico agora de castigo em casa saboreando as Séries da Netflix.
    Que Deus cuide do nosso Planeta e do nosso Galo.
    Saudações Alvinegras,

  5. Verdade seja dita, essa pandemia vai fazer com que tudo aquilo que têm relacão evento x platéia, será cancelado por um bom tempo e com o futebol não será diferente… acho eu que este ano de 2020 está quase perdido com tantos torneios para terminar e sem datas suficientes e ainda o Brasileirão que nem começou com 38 rodadas pra serem jogadas… muito triste mas uma realidade nua e crua, fato!!!!!

    Obs.: demorou mas finalmente chegou um que viu aquilo que todos sabiam mas não queriam comprar a ideia… o treinador de goleiros do nosso CAM foi mandado embora… boa sorte em outro CT Chiquinho mas já passava da hora de você sair… parabéns Sampaoli, pela decisão tomada e que venha um novo treinador pra colocar esses goleiros no patamar que precisam!!!

  6. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    que o Galo aproveite bem essa paralisação forçada pra fazer as mudanças que se fazem necessárias e que as dispensas não fiquem só na parte administrativa…
    Na minha opinião, para o futebol feminino decolar é preciso aproximá-lo da torcida e uma forma de fazer isso é colocar os jogos nas preliminares do futebol masculino e em estádios profissionais… Não sei se jogar nas preliminares afetaria o gramado para o jogo principal, mas me lembro que antes sempre tinha preliminar e ninguém reclamava do gramado…
    Que todos tenham consciência do momento difícil pelo qual passamos e que façam a sua parte para podermos superá-lo….

  7. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que como eu não têm assunto para comentar.

    Diz o ditado, pleno de sabedoria, que quem não tem o que dizer deve ficar calado. Isso evita um monte de bobagens que são ditas a toda hora em todos os lugares.

    Eu prefiro a anti-sabedoria, ou seja, a bobagem. Falo o que me dá na telha na hora que eu quiser. Faz diferença mais um idiota num país de ignorantes?

    Estupidez pura essa de paralisar os treinos por causa do vírus. Vírus muito pior está na cara dos dirigentes do clube todos os dias há alguns anos. O vírus da ruindade que infecta o time atleticano.

    Se dispensarem dos treinamentos esse monte de amebas que estão comendo o feijão do CT, sobrarão alguns poucos jogadores prestáveis que formarão pelo menos um time bom e que será bem treinado e ficará pronto para defender o Galo quando o mal vírus for embora.

    A dispensa dessas amebas, além de economizar o feijão, vai evitar aglomeração no CT sem precisar prejudicar todo o grupo. Além do técnico e seus auxiliares, que podem, inclusive ser intercalados aparecendo dia sim, dia não, teríamos pouco mais de trinta pessoas no CT por dia o que não configura aglomeração.

    E os poucos prestáveis atletas seriam bem treinados.

    Mudando de assunto, vamos ao estádio. Quer dizer ao assunto estádio porque ao estádio eu não irei nunca. Não vou deixar a minha poltrona especial e nem a companhia da querida Stella prá enfrentar a balbúrdia de estádios onde o torcedor é o que menos importa.

    Enfrentar trânsito caótico, filas desorganizadas nas bilheterias e entradas, aguentar desaforos de policiais e fiscais ignorantes e despreparados para lidar com o público, e várias outras inconveniências que se tornaram próprias desse ambiente, é coisa de abnegado. Abnegado nesse caso quer dizer aquele que abdicou de si mesmo pra valorizar o que não tem valor algum.

    Falei e não disse, falar bobagens nem sempre é sinal de ignorância.

    Boa quarta-feira para todos os AmiGalos, para os inimigalos eu desejo um bom vírus, daqueles que causam muita diarreia com tosse.

  8. Bom dia!
    Quando a gente pensa “agora vai”. Treinador de ponta, limpeza no elenco e na Cidade do Galo, perspectiva de novos e bons tempos, rival comendo o vômito da arrogância…aí vem essa praga que saiu do inferno, digo China e pára tudo na vida do Galo. Que fase!!!

  9. Bom dia!!!

    O Coronavírus irá impactar severamente o futebol brasileiro por causa do calendário 2020 que poderá ser totalmente desconfigurado.

    Como não se tem previsão a retomada das competições e isso poderá se estender além de dois meses, o calendário do futebol não terá como ser cumprido.

    Clubes, federações e a CBF, sem unanimidade, falam em diversas possibilidades, como cancelar os estaduais definitivamente, o mesmo com a Copa do Brasil e redefinir o Brasileirão talvez com um turno só etc, para efeito de 2020.

    Falaram até em aproveitar a crise do vírus para igualar o calendário brasileiro ao europeu.

    A Comennbol já teria adiado para 2021 a Copa América…

    Embora a China tenha anunciado ontem a descoberta da vacina que ainda precisa ser testada em humanos, ainda vai demorar um pouco a normalidade da vida.

    Melhor agora é se cuidar e cada um fazer sua parte na prevenção da doença.

    Hora de desarmar espíritos e pensar no social.

    Hora de colaborar!!!

    Cuidem-se todos!!!

    Na vida tudo passa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.