Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Profissionais com a missão de auxiliar Sampaoli

A grande notícia da quinta-feira (19.03) foi o anúncio da contratação do treinador de goleiros. Nem Robertinho, desejado por muitos Torcedores, tampouco o deslocamento do Jorcey Anísio da equipe de transição para o time principal.

Desconhecido para alguns amiGalos que troquei mensagem, via whatsapp, assume essa condição o gaúcho Rogério Maia.

Em seu currículo: Internacional, Caxias, Coritiba, Criciúma, Chapecoense, Flamengo, Vitória, base da Seleção Brasileira (incluindo o ouro olímpico de 2016) e duas passagens pela Arábia Saudita, enfim – a meu juízo – outra aposta da diretoria.

Uma hora dá certo, tomara que Maia seja uma delas. Ao que soube, Robertinho sofreu resistências internas, o que entendo ser uma barbaridade.

Igualmente, soube tem mais tempo, ocorreu com Gilberto Silva. O ex-meio campista e campeão mundial pelo Brasil (2002) e – como zagueiro – da Libertadores pelo Galo (2013), seria muito mais útil ao clube que outros que estão na folha de pagamento atualmente.

Torçamos então pelo sucesso do Maia e que as contratações aguardadas sejam pontuais para resolver os problemas que temos no nosso time.

Em tempo: é bom que certo assessor da presidência, bem como alto prócer da gestão Atleticana, se conscientize que não disputo clicks aqui neste espaço. Tanto que, com essa paralisação, sigo com a mesma produtividade de sempre.

Disputo sim, o mesmo que o presidente e todos que estão na sede de Lourdes e na Cidade do Galo, também almejam. Eu quero títulos, acredito que essa gente também sonhe com conquistas. Caso contrário…

A propósito, falamos pouco sobre o novo diretor de futebol aqui neste espaço. Seu currículo é renomado, claro. Diria que muito superior ao do preparador de goleiros, contratado já sob a égide de sua gestão no Galo.

No adversário de Belo Horizonte, foi duas vezes campeão Brasileiro. Mérito que divide com o então presidente do clube e sua diretoria e – evidentemente – com o treinador Marcelo Oliveira.

Por menos que acompanhe o noticiário do lado de lá, é sabido que as contratações daquele início de gestão tiveram o dedo indicador do Marcelo.

Por exemplo: Dedé e Everton haviam trabalhado com o treinador no Vasco e Coritiba. Foi dele essas duas e outras indicações.

Depois, por duas vezes campeão Brasileiro no Palmeiras, até tentou reeditar essa dupla, mas o treinador foi – como sempre – o primeiro a ser dispensado. Pois bem, nas duas oportunidades, a olhos vistos, não houve limite de gastos.

Aqui em Belo Horizonte, depois de receber o clube já um pouco endividado, aquele momento serviu para agravar mais a situação que estourou recentemente. Isso não é pauta nossa, mas a “austeridade” do momento não sugere gastação de dinheiro.

No Palmeiras então, ao que parece, tem uma Casa da Moeda dentro da Tesouraria do clube. Vamos ver onde o Galo vai chegar.

Nesse meu confinamento social espontâneo e necessário pela idade, tento me atualizar daquilo que no meu dia a dia não me é possível acompanhar. Vi a entrevista do Alexandre Matos por três vezes.

Definitivamente ele não me deixou com o pé atrás como seus três antecessores, mas também não conseguiu me firmar com as duas pernas no chão.

Impressionou, ele até disse que é amigo pessoal do nosso presidente faz tempos, o tanto de oportunidades que ele usou – como Sette Câmara – a expressão “obviamente”. Seria contagioso isso?

Foi sincero em relação ao Roger Guedes, até porque – convenhamos – ele estava dando sopa pela paralisação do futebol na China. Lá as coisas estão se normalizando, aqui apenas começando, então podemos esquecer. Acho!

Por fim, sem querer ser implicante, reitero que o currículo do Mattos é invejável, mas um pouco de humildade ajuda e faz o estilo Atleticano. Somos um povo sofrido, injustiçado e que sempre se destacou pela nossa resignação.

Agora é hora de brigar lá em cima e bater de frente contra os poderosos da CBF e televisão. Acredito mais no jeito mineiro para essa briga do que na empáfia italiana por onde comemorou conquistas do seu histórico profissional.

*fotos: 1) website Rogério Maia; 2) Bruno Cantini/Atlético

13 thoughts to “Profissionais com a missão de auxiliar Sampaoli”

  1. Boa tarde Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    nesses tempos de confinamento forçado vai ai uma dica pra ajudar a passar o tempo.
    Que tal assistir “O dia do Galo” pela enésima vez???? Nunca é demais reviver aquele dia mágico!!!

  2. Comentário sobre a situação atual do Victor no nosso Galo.
    Sobre o jogar com os pés.
    Infelizmente tenho que dizer que goleiros não aprendem depois de determinada idade, ou seja, quem não teve este fundamento trabalhado na base, na idade de 9,10 e 11 anos, agora não adianta.
    A procura pelo Galo de mais um goleiro também da o indício de que Victor não serve para o Sampaoli nem para ser a segunda opção para o gol.
    Quando assisti ao jogo entre Atlético e Cruzeiro, tinha a certeza que estava me despedindo do Victor como goleiro titular do Galo, a menos que aconteça algo e o Sampaoli saia do Galo, e mesmo assim, mesmo apenas como goleiro debaixo das traves, ele é inferior aos outros, no momento.

  3. BOM DIA.
    SÓ ESTENDENDO OS COMENTÁRIOS JÁ PUBLICADOS. TENHO A MESMA DÚVIDA DO TEOBALDO. O QUE VALE MAIS, TER UM CLUBE QUEBRADO E COM VÁRIOS TÍTULOS, OU TER UM CLUBE EQUILIBRADO FINANCEIRAMENTE E COM POUCOS TÍTULOS? PERGUNTE AOS TORCEDORES RIVAIS SE ALGUM DELES TROCARIA OS 2 TÍTULOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO E OS 2 TÍTULOS DA COPA DO BRASIL PELO SANEAMENTO FINANCEIRO DO CLUBE? DE OUTRA FORMA, TAMBÉM CONCORDO PLENAMENTE COM O PAULO SILVA, O PROBLEMA DE QUALQUER EMPRESA NÃO É E, NUNCA FOI, A DÍVIDA EM SI. MAS, COMO ELA É ADMINISTRADA. NO SISTEMA FINANCEIRO QUE REGE A MAIORIA DOS PAÍSES, O NEGÓCIO É CAPITALIZAR OS LUCROS E SOCIALIZAR OS PREJUÍZOS. O GOVERNO SEMPRE SOCORRE AS INSTITUIÇÕES ENDIVIDADAS. AINDA MAIS AQUELAS QUE TEM APELO EMOCIONAL/POLÍTICO. OBS: SOU CONTRA SOCORRO GOVERNAMENTAL. TORÇO PARA QUE ESTA GESTÃO SAIBA ADMINISTRAR AS DÍVIDAS DO GALO.
    POR FIM, TODO TRABALHADOR TEM DIREITO A RECLAMAR NA JUSTIÇA, O RECEBIMENTO DE HONORÁRIOS ADEQUADOS AO TRABALHO QUE FOI PRESTADO, RESPEITANDO OS CONTRATOS ASSINADOS. MAS, O QUE O GILBERTO SILVA EXTRAPOLOU! FOI MUITA FALTA DE BOM SENSO. MAS COMO DIRIA O OUTRO: O RUIM DO BOM SENSO É QUE TODO MUNDO ACHA QUE TEM!

    1. Caro Galo da Madrugada. Saudações atleticanas. Realmente, o modo de administrar as dívidas faz toda a diferença. Tem gente que entende que juros são veneno ou castigo. E não são. São apenas o salário do emprestador. E quem paga salários? O empresário, ou seja, o dono do negócio. Como dono ele faz não só o dinheiro que recebeu emprestado como também os juros que paga trabalharem a seu favor. O dinheiro ele transforma em renda e os juros abate nos impostos. Esta é a essência do capitalismo. Só não funciona se houver descontrole ou má fé, que foi o ocorrido do outro lado da lagoa. porém, nem eles perderão. O próprio capitalismo cuidará de ajudá-los.

  4. Bom dia,

    Será realmente a prova de fogo no trabalho do Mattos, mostrar serviço sem a grana jorrando.
    Quanto ao treinador de goleiro, julgo que tudo relacionado com a equipe deve passar pelo crivo do Sampaoli, então, vejamos como será.
    No Palmeiras o comportamento do Mattos foi predatório, saiu contratando todos os destaques do campeonato do ano anterior, então, julgo normal alguns erros, diferentemente do Galo que a pouca verba não permitia erros, e por aqui estatisticamente foram maiores.

  5. Em relação a Gilberto Silva, prezado Eduardo, respeito sua opinião, mas um cara que processou o Atlético reivindicando o recebimento de horas-extras por ter disputado partidas de futebol (o trabalho dele, sem dúvida) em horários noturnos, feriados e finais-de-semana, deveria ser proibido de passar na porta da sede. Simples assim! Para outro tema do post de hoje, confesso um sentimento dúbio: o que seria importante para nós, torcedores? Ter um clube sempre equilibrado e bem administrado, mas não ganhar nada (no nosso caso, não ganhamos nada e fomos mal administrados, é fato!) ou quebrar o clube e ganhar muitos títulos? Sinceramente, não sei a resposta! Abraços!

    1. Quanto ao Gilberto Silva estou completamente de acordo.
      Seria como uma empregada doméstica levar o patão na justiça e ele continuar com ela dentro de casa. Impossível, improvável e ilógico.

  6. Fico, às vezes, pensando nos AmiGalos que se preocupam com as dívidas do CAM. Não os compreendo.
    Será que eles imaginam ser possível lidar com futebol ou outro empreendimento qualquer sem dívidas? Ou melhor, será que eles entendem realmente o que é dívida? Se em qualquer empreendimento dever é uma constante, pois, no sistema capitalista são as dívidas – também chamadas de crédito – que fazem o mundo funcionar, então porque se preocupar com as dívidas do CAM se desde o dia da sua fundação ele é um devedor?
    Eu, particularmente, gostaria que o CAM devesse dez vezes mais do que deveu nesses seus cento e doze anos de existência porque isso significaria um patrimônio no mínimo umas oito vezes maior que o atual, presumindo-se que os outros 20% seriam os juros que ele teria pago.
    Dever não é problema. É a solução mágica do capitalismo. A própria Lei protege e beneficia quem deve, pelo bem do capitalismo, porque são os capitalistas que fazem as leis. No Código Civil essa solução chama-se novação de dívida. A mídia chama de rolagem. E o CAM deita e rola nas dívidas. É assim no capitalismo, quando todo mundo pensa que a vaca vai pro brejo, o capitalismo cria um meio dela não se afogar. Vaca no brejo é uma coisa. Tem jeito. Vaca afogada, não.
    Ruim é perder o controle da dívida como ocorreu do lado de lá da lagoa. Mesmo assim tem solução. A vaca deles atolou mas, não afogou, foi salva a tempo. Eles estão solucionando com recursos prescritos no Código Civil e na CLT. Por isso nossos rivais vão sair alegres e saltitantes como uma gazela da sua difícil situação e ficarão muito mais vaidosos. O que parecia ruim e aflitivo se transformará em motivo de muita alegria e festa principalmente para os ricaços que estão aos poucos “guardando” o seu rico dinheirinho nos cofres de lá, onde não tem traça para roê-lo e nem fisco para incomodar. (Continua em outra oportunidade)

    1. Bom dia,

      Tudo isto é válido apenas se o devedor possuir o tal “poder de endividamento”. Está é a diferença entre os rivais de Minas, o Atlético possui o tal poder de endividamento, ou seja, bem que são seu fiador, o que não existe em grande número do outro lado da Lagoa, e o pouco que tem já deva estar hipotecado nesta dívida atual.
      Inclusive está é a lei que reje o juros entre os devedores, quem pode pagar, paga menos juros porque o risco é menor.

      1. Caro Wellington de Souza. Saudações atleticanas. É certo que há uma regra que rege a taxa de juros. Quem pode mais paga menos. Porém no caso dos clubes de futebol no Brasil os negócios nem sempre seguem essa regra, pois os emprestadores, em vários negócios continuam no controle do dinheiro através da garantia cruzada, ou seja, ficam donos dos direitos sobre o jogador. É como ocorre nos contratos com garantia fiduciária usados para a compra do carro. Quem faz o financiamento “finge” que é dono do carro mas, na verdade ele pertence ao emprestador do dinheiro. Como os clubes no Brasil são instituições sem fins lucrativos, essa transações são obscuras e ausentes nos balanços. Preste atenção na entrevista do Alexandre Mattos ao assumir o cargo no CAM. Uma das primeiras coisas que ele disse foi referente ao fato dos clubes serem instituições sem fins lucrativos. Isso é uma maravilha para ele e para eles e abordo essa situação nos tópicos seguintes, a partir de segunda-feira

  7. Bom dia!
    Espero que o novo diretor, não deixe o Galo mais endividado, e que suas contratações no Galo não sejam do nível de Hyoran, Juninho, e uma baciada de coisa ruim que ele contratou pra porcada!

    Com essa parada obrigatória, será que Tardelli, Cazares e Blanco um dia vão entrar em forma?

    O Sport está doido pra fechar com Patric e o Galo ainda vai esperar a onda Corona passar? Cuidado porque o cavalo arriado pode passar também!!!

    Parece que o contrato de Otero foi estendido. Agora vai hein…pros árabes não serviu mas pro Galo…fico imaginando nosso time com Patric pela direita, Fábio Santos pela esquerda e Otero pelo meio enfiando aquelas bolas que só ele sabe, pra Ricardo Oliveira e Di Santo….aí o framengo não vai aguentá!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *