Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Emoção e contagem regressiva

Com 95% das obras já concluídas, tivemos a oportunidade de visitar a Arena do Galo, recebidos pelo engenheiro e CEO do projeto e do Clube Atlético Mineiro, Bruno Muzzi. Éramos mais de dez Atleticanos – entre youtubers e blogueiros -, que ainda pudemos conversar com outro engenheiro Bruno – nesse caso Santos -, que é da Beta Engenharia (fiscalizadora da obra) e também o jornalista Rivelle Nunes, responsável pela área de Comunicação da nossa nova casa.

Passeamos pelos corredores e cadeiras do estádio, que será – sem dúvida – orgulho de todos nós Atleticanos. O gramado, que foi plantado no último dia 3 de dezembro, embora ainda em fase de consolidação, já supera muitos que estamos vendo e acompanhando nesse campeonato mineiro. Um tapete verde maravilhoso. Lá de alto, conforme a foto do Wilder Marcos (acima), pudemos apreciar cada detalhe desse empreendimento.

São cerca de 800 trabalhadores atuando nessa reta final de conclusão do projeto. Quando o Torcedor do Galo tiver acesso e as partidas forem realizadas naquele local, seguramente terão uma grande e agradável surpresa. Tudo amplo. Corredores espaçosos, área agradável de bares (serão 40), até os banheiros – cuja passagem de entrada e saída são muito maiores que os que estamos acostumados a ver por aí – contando com inesperado número de vasos e pias na parte interna. Tem até banheiro família e para PCDs (portadores com deficiência), com trocador de alvenaria.

Como se não bastasse, entre os 46 mil lugares, 1.194 deles são para obesos e 460 para usuários de cadeiras de rodas. Existem rampas em todos os setores e até mesmo espaço para cão guia. Braile, piso e mapas táteis para os deficientes visuais. São 179 mil metros quadrados em nove pavimentos, sendo quatro deles de estacionamento. Das 2330 vagas para automóveis, 50 delas serão para PCDs.

O público, espalhado pelos 112 camarotes e até mesmo o espaço para a torcida adversária, além – claro – da Massa Atleticana irá se encantar com a acústica daquele local. O som ficará restrito à parte interna e não vai ecoar pelo lado de fora, fazendo até quem ainda não passou pela experiência tremer. Assim como alguns já conhecem esse fenômeno quando enfrentam o Galo na condição e visitante e diante dessa maior e mais apaixonada Torcida de Minas Gerais.

Ao que vimos, baseado nas considerações que ouvimos, arriscaria em afirmar que – chute meu – fechamos o turno ou inauguramos o returno (refiro a jogos oficiais) frente ao Bahia ou Santos, na nossa casa de futebol. Quem viver, verá! E eu pretendo vivenciar esse momento e ainda muitos outros naquele local. Será mais um motivo de orgulho para o Atleticano. Logo logo, com casa própria, honrar o nome de Minas no cenário esportivo mundial. Somos o orgulho do esporte nacional. Lutar, lutar, lutar! Vencer, vencer, vencer!

*fotos: 1) Wilder Marcos; 2) Alexia Guerra; 3) Breno Galante

14 thoughts to “Emoção e contagem regressiva”

  1. https:/twitter.com/CentralDoCAM/status/1626195859464486912

    Para mim está muito claro que o clube deu um passo muito maior do que a perna em idealizar e construir esse empreendimento. O CAM nunca teria/teve condições financeiras para construir esse estádio com a divida ENORME que temos. Quem apoiou e incentivou essa loucura, são IRRESPONSAVEIS(4Rs principalmente) O dinheiro do shopping(primeira e segunda parte) deveria ter sido usado para pagar dividas. Tudo bem que teve pandemia, tem a guerra, aumento de custos, inflação mas houve um erro de orçamento e planejamentos absurdos nesse projeto. A arena estava prevista inicialmente em 450 milhões. Hoje já está em 1 bilhão e ainda está faltando dinheiro para concluir. Nada justifica mais do que dobrar os custos de uma obra para empresários experientes no ramo de construção(MRV)

  2. Boa tarde!
    Bela casa. Tomara que com um belo time. Galo anunciou dois jogadores hoje. Um zagueiro e um LD. Agora vai? O lateral tem prazo até o meio do ano pra acertar um cruzamento, senão estará demitido. Enquanto isso PH estará no spa aguardando uma transferência…Ô Caetano! Acho que cê tá rasgando dinheiro.
    Ontem, um duas faces (ou mais) me criticou por eu dizer que a cidade maravilhosa fede. Uai…é só descer a serra e chegar na av Brasil que o fedor aparece. Né não?

  3. Caros,

    O q precisamos agora, nós, OS VERDADEIROS ATLETICANOS, é de um time.

    Já tivemos estádio onde hj é um mercado, em Lourdes, o Mineirão sempre será NOSSO.

    Minas é NOSSA CASA!!!…

    ..o de q NOSSO GALO precisa é de 10 jogadores mais um centroavante clássico, um CENTRAVANTÃO, matador, artilheiro, fominha…sem isso NOSSO GALO ñ é nada. O GALO sem centroavante definidor ñ é NADA, é histórico, tá comprovado.

    Empatar com o TRI BBB foi um tiro no pé…lamentável.

    HULK é o cara, não tem duvida, mas não vai decidir todos os jogos…revejam a FANTÁSTICA CAMPANHA de 2021, uma das maiores de todos os tempos de um clube no Brasil, afirmado a condição de GIGANTE do time de Nossa Sra de Lourdes, Hulk era UMA peça na engrenagem, não A peça…

    Outra coisa, com a volta de PATRICÃO da MASSA tudo se torna mais complicado…

    ……………………………………………………………………..

    Adorei a PEA q o mais querido tomou no mundial, só prá frisar.

    VAI MECENAS, trás um CENTROAVANTE de respeito…

  4. Caro Amigalos!
    Para inauguração da arena do galo, poderíamos ver em ação o seguinte time:
    Taffarel, Nelinho, Procópio, Luisinho e Cincunegue.
    Toninho Cerezo, Ronaldinho Gaúcho e Paulo Isidoro.
    Hulk, Reinaldo e Dario.
    Com certeza daria liga!
    Sonhar não paga impostos!!!

  5. Ter o estádio próprio é o sonho se realizando. Os poucos que conseguirem ir nos jogos, que zelem pelo patrimônio, e sempre joguem a favor do GALO. As regras no estádio estao apertando, qualquer vacilo cai no colo do mandante. Segurança própria funcionando e torcida jogando sempre a favor, e é claro, time funcionando, é o que esperamos. Depois daquela guerra, armadilha armada pelo cruzeiro no último clássico, algum dirigente do GALO se pronunciou pedindo providências? Que não deixem passar em branco. Aquilo foi uma cilada, tragédia anunciada.

  6. A casa do nosso CAM está pra lá de espetacular, em todos os sentidos… ao final, o custo total será uma fortuna absurda mas a Arena é nossa, de um jeito ou de outro… se vai demorar pra pagar os empréstimos etc, não interessa, o que vale é que vai nos deixar numa condição de mandatário do lugar, ali todo e qualquer centavo que entrar é pro cofre do Clube e será muito bem vindo pra sempre… com time bom e vitorioso jogando nesse tapete mostrado na foto, a arrecadação jogo após jogo (além de shows etc) será gigantesca pra pagar as dívidas… chega de pagar aluguel pra jogar!!!

  7. Bom dia,

    Muito boa a reportagem, lendo consegui visualizar as dependências e sentir o quão será maravilhoso estar lá participando dos jogos.
    Hoje por motivos de perdas familiares estou cada vez mais afastado de Minas, mas senti após a leitura uma necessidade do retorno nestas terras, para ver e rever meu Galo de perto.
    Bom quinta feira a todos!

  8. Bom dia xará e amigalos!
    Maravilha essa Arena do GALO! Esse estádio vai trazer muito dinheiro e títulos! Quanto ao time para enfrentar o Caradebobo na próxima quarta-feira devem ser os mesmos jogadores que começaram a partida contra o CSA-MG. Não vejo Pavón que cumpre suspensão como desfalque nessa Libertadores. Pra ser sincero até agora estou esperando a estreia dele(19 jogos e apenas 1 gol). O jogador nem é opção de Coudet no segundo tempo das partidas. Neste jogo espero mais futebol e empenho do que no último jogo. Com exceção de HULK que é “hors concours” em todos os jogos o time precisa se explicar assim como treinador.

  9. Bom dia, todos! Só de ler o texto fiquei arrepiado, principalmente com os detalhes passados. Muito bom saber que em breve teremos a arena mais moderna do país. Gostaria de saber se já foi definido os nomes dos setores das arquibancadas, serão Naming Rights? Talvez seria interessante colocar nomes que fizeram parte da nossa história, como Dadá Maravilha Reinaldo Victor e outros. Só não vejo necessidade em buscar um grande time para fazer a inauguração. Por mim poderia ser um jogo oficial simples mesmo.

  10. Bom dia Massa e Guru

    Pelo que fiquei sabendo estão chegando os dois reforços pedidos por Chacho: um lateral e um zagueiro.
    O zagueiro creio, por não termos a real data da volta de Rabelo e o lateral será outro tampão para a reserva de Mariano, que já deu mostras que não aguentará a temporada, e o nosso famoso PH, já mostrou não ter capacidade nenhuma de vestir nosso manto.
    Foda é que os dois reforços, pelo que fiquei sabendo, estão vindo na condição de contratação por produtividade, um indicativo de que não estão em seus melhores momentos físicos e principalmente técnico.
    Resumo: apostas
    Só nos resta rezar para que os titulares não se machuquem, porque como diz aquela famosa frase do lendário Evaristo Macedo: o problema de ter um jogador ruim no elenco é que um dia vc precisar dele.
    Espero estar errado.

  11. Bom dia Eduardo.

    Muito legal sua matéria sobre a nova casa dos atleticanos (nossa casa).
    Também estou ansioso para a inauguração.
    Esperamos que o Galo faça valer o seus mando de campo.
    Que venham as vitórias, que venham os Títulos!!
    Aqui é galo!!!!

    Abraços!!

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bela reportagem! Nos coloca a par dos acontecimentos na construção da arena do galo. E ainda existem pessoas que questionam a iniciativa do galo ter o seu próprio estádio.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *