
Quem não se lembra do slogan da Rádio BandNews, “em 20 minutos tudo pode mudar”, em tempos já vividos. A velocidade do mundo moderno chegou ao futebol. No caso mineiro, pelo que estamos acompanhando, não foram os times do interior que evoluíram e sim os três da capital – especialmente o nosso e o rival – que involuíram. O retrocesso já vem de tempos anteriores, quando ambos – inclusive – experimentaram o dissabor de queda no campeonato brasileiro. Depois, no caso do Galo, oscilando entre bons e maus momentos. Destaco os anos de 2012 a 2014 e também 2021 e parte da temporada seguinte. Fora isso, agonia continuada, como no caso que estamos atravessando.
Vendo e comparando as últimas edições do campeonato estadual, me deixa estarrecido perceber que embora tenhamos chegado em todas as finais desde 2007, sendo 12 vezes campeão e em sete ocasiões vice, agora corremos risco de sequer avançar nas semifinais. Seria e ainda pode ser a vigésima final consecutiva, chegando a 13 conquistas em duas décadas e até o inédito hepta campeonato. Mas isso não é prioridade ao – cada vez mais – contestado treinador Sampaoli. Fala, fala, fala e pouco explica, afinal no Brasileirão conquistou um miserável ponto dentro de casa em seis (dois jogos) possíveis. A “contundência” repetida na voz do técnico não existe no gramado.
Para contribuir com essa agonia e pessimismo do Torcedor, por azar ou fatalidade (quem sabe até mesmo conveniência) caímos sistematicamente em chave onde a disputa é mais acirrada. Ano passado, vejamos, ficamos com a melhor campanha entre os segundos colocados. Com 16 pontos, a mesma pontuação de Tombense que foi líder geral. Os líderes dos demais grupos somaram 13 e 11 cada. Fizemos a finalíssima com o América. Nos anos anteriores, além dos dois da capital, enfrentamos nessa decisão ainda três representantes do interior, cinco times diferentes. Pois é, agora numa única rodada tudo mudou e a vaga que poderia ter sido assegurada no final de semana, fica para a rodada final precisando vencer e secar adversários.

O futebol brasileiro como um todo sofre com essa completa degeneração. São inúmeros os fatores. A várzea raiz acabou, de onde se pinçava habilidosos jogadores que não tem mais lugar em competições que o condicionamento físico é decisivo. Garoto franzino, um ou outro, com muita dedicação consegue superar e vencer na carreira. Os empresários que invadiram o espaço vazio deixado por dirigentes carreiristas em prejuízo dos clubes que formavam seus próprios atletas. Não se repete uma formação de uma temporada para a outra, mudando muitas vezes mais de metade do elenco mal montado pelos treinadores e diretores que mudam de acordo com essa mesma velocidade de tempo. Não existem mais jogadores torcedores e sim profissionais em busca da fama, sucesso e dinheiro. Fazer o que? É a realidade. Nem aqui, nem ali ou em qualquer equipe brasileira.
As safs, ainda que aqui tenham sido capitaneadas por torcedores, não conseguem dar sequência aos sonhos de seus tempos de torcedor. Dirigentes antigamente, sem citar nomes – só do Galo sei de vários – que faliram de tanto investir com recursos próprios. Existem também aqueles que se aproveitaram e deixaram buracos e rastros de má gestão. Determinadas grupos de torcedores, isso é generalizado, que se valem do pseudo amor pela equipe para finalidades pessoais de alguns poucos privilegiados. Enfim, existem outros fatores, que estão acabando como romantismo de quem viveu uma vida de total dedicação ao time do coração. Presença em jogos, garganta em busca do resultado, consumidor de ingressos e produtos licenciados. Esse é o mais desrespeitado pela instituição.

E fora deste contexto interno, o mais grave dessa situação, é o interesse econômico fora do gramado. Refiro, no caso nacional, ao privilégio dados aos times do eixo – RJ e SP – desde as transmissões até na indisfarçável interferência nos resultados. Business comanda e privilegia o comercial ao técnico. Os erros gritantes, via de regra, favorecem aos times dos dois estados e os programas esportivos não dão destaque. Finalmente e escandalosamente, as casas de apostas (bets) que invadiram o mundo. E o mais grave nesse caso, mais que essa influência em campo – onde penalizam seletivamente jogadores e clubes com menor visibilidade comercial (vejam o flamídia) -, destroem famílias com esse vício. O futuro é sombrio não só para o nosso caso e sim para o futebol brasileiro.
De volta ao campeonato mineiro, como numa rodada tudo mudou, a equipe com menor possiblidade de classificação entre os cinco favoritos antes da rodada, agora é líder geral da competição. Poderia sim arguir aqui que a benevolente arbitragem e var foi visivelmente mais permissiva (perversa e duvidosa) que nos três jogos do Galo que fomos prejudicados. Foi assim – com esse assopro amigo – frente ao América, o próprio csa/MG e Athletic, mas não vou permitir que essa realidade esconda os equívocos do treinador Sampaoli sob o silêncio da diretoria de futebol e seus superiores. Nos resta agora vencer o Itabirito, secar URT e/ou Tombense, únicas possibilidades de classificação para a fase decisiva. Caso isso ocorra, o que sugere muita dificuldade, entrar na reta final com a determinação e contundência que o treinador tanto fala a nada mostra. Sem time alternativo, cara! Caso contrário, ou mesmo se isso ocorrer, reavaliar o trabalho do argentino. Torçamos! Afinal: em uma rodada, tudo pode mudar.
*fotos: 1) Luís Amaral/Atlético; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

Fizeram uma limpa mas falta uns peixe grande ai que pode deixar sumir, este grupo é um grupo fracassado e não tem conserto, foram três decisões de alto nível e nada, toda essa turma fracassada deve sumir dai urgente
O Galo realmente está abaixo do esperado. Temos elenco pra fazer muito mais. O Treinador parece perdido em alguns jogos, vários jogadores em má fase técnica.
No sábado, o único que se salvou foi o jovem Cisse. E surpreendentemente foi sacado. Não entendi o motivo. Renan Lodi, que vinha sendo destaque, começou bem e caiu demais no segundo tempo. Cuello tem muita vontade, mas pouca inteligência pra jogar. O meio campo pouco produziu e a zaga comprometeu novamente. Aí veio mais um empate indigesto.
Mas o maior problema, nesse momento, são os erros absurdos contra o Atlético. São 5 jogos com arbitragem suspeita, 2 pelo BR e 3 no Mineiro. Assim não dá. Tem gente que afirma que, mesmo prejudicado, o time tem obrigação de vencer. Será mesmo? Creio que não seja tão simples assim. A arbitragem, após o advento do VAR, continua determinado os resultados.
Outra coisa que está muito clara é a necessidade de colocarem o time do supermercado na final. E quem sabe darem o título a ele. O poderio econômico do dono de lá talvez seja beeeemmm maior do que os donos de cá. O cara quer ganhar de qualquer jeito. Já deixou isso claro e não medirá esforços. E ao que parece, do lado de cá da lagoa a força nos bastidores não está surtindo efeito.
Então vamos empurrando com a barriga. Torcendo pra que Sampaoli consiga dar padrão de jogo e torcendo para que os atletas não o derrubem antes.
Caros Avia e Atleticanos, Sampaoli não deveria ter voltado de jeito nenhum, tanto que quando isso aconteceu me manifestei contrariamente nesse bloq e coloquei que o time não conseguiria nada com ele. Por outro lado, o elenco continua a mesma sina de dois anos atrás, contratações que não dizem ao que vieram, o time continua mal montado e sem peças para ocupar qualitativamente todas as posições e a ampla e irrestrita ineficiência e qualidade dos setores do time: defesa que cada ano que passa piora, meio campo torto e sem qualidade, ataque praticamente inexistente. e a dívida, sem comentários! Assim o resultado do time em campo é reflexo dessa bagunça e a desqualificação de elenco que hoje reina no futebol do Atlético. 2026, ao que parece, será mais um ano jogado lixo.
Eita, blogueiro! Até ao sexto parágrafo você foi bem, concordando eu plenamente, identificando razão, lógica e verdade em tudo o que foi exposto. A partir do sétimo e último parágrafo, começou a choramingueira desenfreada. Tem jeito, não! Pau que nasce torto, morre torto!!!
Já ia atirar na lixeira, mas reavaliando vou lhe dar a oportunidade que tanto gosta. Ah! Esse sujeito ou sei lá quem, está querendo aparecer e vai. Então, como vc mesmo disse, entra aqui pq seu time não tem um espaço como o Galo. Ok. Entendo, até pq…deixa pra lá.
Agora, convenhamos, querer ser meu conselheiro editorial. Ou vc é muito pretensioso, ou o mais provável, bobo da corte. Anônimo pois usa Nick e não nome próprio, coisa de covarde. Eu tenho cara, nome e sobrenome. Todos expostos e a maioria que aqui frequenta tb, já os hipócritas…
Agora dá um tempo, apesar de se notabilizar como um babão anônimo, nos divertindo aqui no espaço ATLETICANO.
FAÇA BOM PROVEITO DA TAÇA DO RURALITO 2026 TRIODEORION MAS PASSA UMA MANTEIGUINHA NELA ANTES….
Olha, é verdade que arbitragem prejudicou, mas ficar aqui chorando por causa disto contra os times que disputam o mineiro, fala sério, é o final do fim. Sampoli no sabado não tomou seu remedinho, como aliás é de costume, time mau escalado, estratégia errada, substituições estúpidas (coisa de amador). Na moral, seria bom pra gente não classificar, um choque de realidade, talvez levar a serio o brasileirão, e se as coisas não forem bem nas proximas duas ou tres rodadas do BR, dar um adeus pro sampaoli, não sou a favor de vai e vem de treinadores, mas ás vezes não tem jeito, a mudança é necessaria. Sampaoli teve alguns lampejos de genio na sua carreira, não acredito que isto aconteça mais, ele nem consegue fazer o simples. Mas a gente vai acabar classificando o que ao meu ver será ruim pro nosso futuro.
Bom dia! Surreal essa situação, um campeonato horroroso e nosso Galo nao consegue passar da primeira fase. Sampaoli manda no clube, ele mesmo ja disse que nao alinha nada com a diretoria.
Está ai a explicação pelos nossos fracassos, time nao tem comando, quando a cabeça falha o corpo padece, o clube nao tem dono, é a casa da mae Joana.
O argentino está fazendo um péssimo trabalho e o Galo continua com uma folha altíssima e sem elenco decente. Mais um ano de penúria. Nao duvidem de perdemos para o Remo na quarta, a ver.
Abs
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
Claro está que o galo está entregando pouco pelo muito que tem. Podemos não ter um plantel de prateleira de cima, mas o que temos é suficiente para apresentar melhor futebol, De quem é a responsabilidade? Creio eu, e não tem a menor importância, que é fruto de escolhas e estratégias de jogo equivocadas. O Sampaoli bate na tecla que o time tem que ser rodado, o que concordamos. O que não entendemos é porque não ter ainda oportunizado o centroavante e o meia atacante contratados. Coloca-los aos quarenta ou quarente e cinco minutos do segundo tempo, não há tempo sequer de pegar na bola e em assim sendo, são criticados. O galo continua a mercê de lampejos do Hulk para fazer gols. O time do galo não é pior que a maioria que disputa o brasileirão. O que não temos é estratégia de jogo e seleção dos melhores em cada posição. Culpa de quem? Do treinador, naturalmente. O diabo é que não vejo disponível no mercado, treinador que possa chegar e dar uma sacudida no time. E assim, somos obrigados a continuar acreditando no imponderável! Sampaoli ter a clarividência necessária de escolher os melhores em detrimento dos protegidos. Precisamos de reforços? claro, principalmente para a defesa. O miolo de área não dá tranquilidade. Contrata-se muito, mas as posições carentes na defesa, são negligenciadas. Com mais um central e um quarto zagueiro, com qualidades, podemos sim, almejar melhores atuações, desde que o Sampaoli não invente. O diabo é que o tempo está passando e continuamos no mesmo, esperando que o treinador enxergue o que o jogo pede, coisa que convenhamos, será difícil de acreditar, se não houver a compreensão de que, com burrice e teimosia não vamos a lugar algum.
Hoje e sempre, galo!!!
Traduzindo, mais uma vez, tudo de real que o blogueiro diz, reafirmo que o futebol está ficando sem graça! Como COMPETIR num cenário no qual as cartas são mais que marcadas em favor do eixo RJ/SP, desde o apitador até o STJD, passando pela CBF de histórico mais corrupto do mundo? Tá difícil, ainda mais quando os DONOS do nosso Galo entendem tanto de time de futebol, quanto eu entendo de mandarim ou japonês: NADA!
Se o Cruzeiro perder para URT teria grande chance do Atlético ser eliminado e vou torcer pra isto para que este campeonato que não vale nada seja decidido por dois times pequenos
Salve Massa e Guru
Nove jogos, nove gols sofridos e onze gols marcados, estes são os ridículos números de Sampaoli e sua trupe.
Até o ceguinho Geraldo Magela está vendo que nossa defesa é sofrível e o ataque não ficando atrás.
Mas tb pudera, se lá atrás temos os cracaços Jr Alonso, Ruan Tressoldi e Vitor Hugo, devidamente assessorados por Natanael, lá na frente vivemos de ex-jogadores, assessorados pelo agonia nas pernas.
Estamos falando de 6 jogadores em um time de 11.
Precisa de mais?
E agora estamos dependendo de resultados alheios para classificar no ruralito.
Chega por hoje.
Bom dia xará e amigalos. O que me preocupa é o próximo jogo do Brasileirão contra o Remo. Em 9 jogos na temporada essa DEFESA DE PENEIRA conseguiu ser vazada 9 vezes. Sai ano, entra ano e isso na muda. GALO é uma máquina de levar gols.
Bom dia! O Galo provavelmente vai classificar, mas isso não quer dizer nada, o maior problema é que o time a muito tempo não engrena nem a pau.
É muito ruim essa montanha russa entra técnico e sai técnico e nada, faz alguns lampejos de jogos bons e no jogo seguinte já nos faz raiva! Na minha opinião o trabalho do Sampaoli até aqui é péssimo, mas a culpa não é só dele ainda falta contratar zagueiro e primeiro volante! E na minha opinião esse ataque de mais de 100 anos com Bernard, Hulk e Dudu não machuca ninguém deveria mudar.
Tá osso viu quando vamos ter uma sequência de vitórias com o time jogando bem????